Quantcast
Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
270 Respostas
60418 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
com o futebol "de férias", volta a ter actualidade a sucessão de AS no SCBraga.
Depois da conhecida carta de renúncia de AS (apenas um pró-forma???) surge na imprensa a eminência de uma reunião tripartida para os proximos dias entre joao Marques, M melo e A Salvador.
Curiosamente, começa a surgir na imprensa a convicção de que AS terá nas maos condições para continuar e não apenas o desejo de por termo ao mandato e dedicar-se às empresas...
Afinal, e vejam como o discurso está amudar lentamente..., aventa-se já e parece-me que vai ser levado a ser uma "coisa natural" que exiustam condições para AS continuar. à cabeça de tudo e, no fundo até já indiciado por AS, a necessidade da Academia  como factor crucial para o desenvolvimento do Braga e , sobretudo, como ponto crucial da continuidade de AS.

Surge agora a hipotese de continuidada SE...
e não a tentaiva de persuadir e convencer AS.
A questão agora parece não ser convencer AS a continuar. O que interessa agora é conseguir os tais apoios para a Academia. E a continuidade é garantida.

Mas a minha convicção é que agora, mais do que ser capaz de persuadir, Monsenhor Melo e João marques vão ter mesmo de garantir os tais apoios ...não para AS ...mas para a Academia.
E aqui é que a porca torce o rabo... é que no meu entender seria muito mais fácil convencer AS a continuar do que conseguir os apoios suficientes para a Academia ser uma realidade...

Os proximos dias vão ser interessantes e de muitas surpresas...

e quer queiramos quer não, voltaremos a ter uma relação estreita entre a CMB e o SCB. A menos que as "forças vivas" mostrem os trunfos ou os euros para a Academia...
fut Juvenis
  • **
  • 221
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #1 em: 14 de Outubro de 2007, 15:53 »

Os proximos dias vão ser interessantes e de muitas surpresas...

e quer queiramos quer não, voltaremos a ter uma relação estreita entre a CMB e o SCB. A menos que as "forças vivas" mostrem os trunfos ou os euros para a Academia...

Nem sei se os próximos dias vão ser interessantes ou ter surpesas. O que sei é que no Braga é sempre mais do mesmo.

Ainda um dia destes um presidente de um clube vizinho deu uma entrevista em que, entre outros assuntos, dizia que como objectivos do mandato tinha a construção de (mais) dois pavilhões. Se a isto quisermos juntar um complexo com uma série de campos  relvados mais um pavilhão já existentes dá para ver a diferença de mentalidades.

Ah... nessa entrevista não foi feita qualquer referência à Câmara Municipal lá da terra.
Anuncios M
Anuncios M
semprebraga
semprebraga Equipa Principal
  • *****
  • 1093
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #2 em: 14 de Outubro de 2007, 16:07 »
Caro Ric,

Vejo com muita apreensão que no fórum se discuta mais a vida privada dos jogadores do que o seu futuro directivo que é o que, directamente, está (ou devia estar) nas mãos dos associados. Elogio aqui a tua tentativa repetida de colocares o assunto em discussão. (já escrevi sobre isto aqui: http://avenidacentral.blogspot.com/2007/10/crise-directiva-do-sporting-de-braga.html)

A questão vai muito para lá destas eleições. Quem manda no SC Braga? Deveriam ser os associados, mas não são. Ao contrário do que sucede noutros clubes, em Braga nunca ninguém quer avançar sem o apoio do Presidente da Câmara. Isto é um péssimo sinal para o Sporting de Braga e é motivo do afastamento de uma parte significativa da cidade relativamente ao clube.

Salvador não avança por causa do não apoio de MM à Academia? Péssimo. E péssimo por 2 motivos. Em primeiro, porque o não apoio à academia representa falta de visão na defesa dos interesses do concelho. Em segundo, porque se demonstra mais uma vez que o clube está demasiado dependente de MM e das suas posições.

Na minha opinião, é isto que deve ser discutido no fórum.
semprebraga
semprebraga Equipa Principal
  • *****
  • 1093
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #3 em: 14 de Outubro de 2007, 16:45 »
Aliás, acho que o tópico dedicado às eleições, por ser um assunto vital para o futuro do clube, devia estar em cima na zona dos inamovíveis.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2007, 16:51 por semprebraga »
A.COSTA
A.COSTA Equipa Principal
  • *****
  • 12738
  • ALLEZ, ALLEZ, MÁGICO BRAGA ALLEZ
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #4 em: 14 de Outubro de 2007, 17:32 »
Ora aqui está um assunto sério e preocupante. Pelo menos para quem gosta do SCBraga. Preocupante porque sucessivamente é uma aflição para encontrar quem gira bem os destinos do Clube e da SAD. Outras agremiações com mais dificuldades surgem sempre várias candidaturas. Em Braga há críticos mas não há alternativas.

Espero que António Salvador continue a ser o rosto mais visível deste SCBraga de sucesso. Todos os braguistas agradecem.

Espero ainda que esta indefenição não se arraste no tempo como periodicamente acontece.
No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo
MANUFER Juvenis
  • **
  • 169
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #5 em: 14 de Outubro de 2007, 18:49 »
Não entendo !? porque ninguem quer ser presidente da SAD DO SC BRAGA ! sera assim tão dificil gerir um clube de futebol ?... sera um "frete" tão grande ser presidente do BRAGA ? os corpos gerentes da SAD não são profissionais ?não recebe um salario ?
Pelo contrario dá a entender que estão a fazer um favor ao nosso clube !
Pergunto ao SR ANTONIO SALVADOR não tirou nenhum proveito pelo o facto de ser presidente do BRAGA , a sua empresa " BRITALAR " não ganho fama e proveito ? portanto deixemo-nos de lamechices e lutemos pelo um BRAGA ainda maior !
Ao senhor MESQUITA MACHADO não quer ver o BRAGA crescer ? porque esta com tantas esquesitisses por causa do centro de estagio , voce não é o HOMEM de alguns "elefantes brancos " tipo nave de parque de exposiçoes ,mercado caranda e esta mesmo o MUNICIPAL ( naquelo sitio ).
outros clubes conseguem eleger presidentes atraves de disputas eleitorais ( 2,3 candidatos ) aqui em  BRAGA o presidente é sempre empurado para o cargo ! assim se as coisas correm mal a culpa não é dele !!
soccer Juvenis
  • **
  • 235
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #6 em: 14 de Outubro de 2007, 18:52 »
 >:( TOU A FIKAR PREOCUPADO ESPERO QUE SEJAM CEDIDOS OS TERRENOS PARA ACADEMIA NÃO PODEMOS PERDER O PRESISDENTE
braga2007
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #7 em: 14 de Outubro de 2007, 18:59 »
Espero que ele continue, mas acho que já está a exagerar um pouco nas suas exigências....será um centro de estágio assim tão importante? Creio que uma boa politica de marketing faria mais jeito nesta altura.
Anuncios M
Anuncios M
Augusto Gomes Equipa Reservas
  • ****
  • 966
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #8 em: 14 de Outubro de 2007, 20:02 »
É uma evidência que Mesquita Machado está farto de levar porrada por causa do Braga...

A ultima, que me lembre, foi ainda o protocolo de utilização do estádio, criticado pela oposição PSD  e até por braguista, se calhar também muito alinhados ideologicamente.

Bem sei que há mais vida para além do futebol e Portugal é um país miserável, mas compete aos braguistas a defesa da opção politica da CM Braga de desonerar do Braga das despesas possíveis, mesmo que em contradição com o seu pensamento politico de base.

Mas não são aqueles que mais invectivaram Mesquita Machado por excessivamente "doar" ao Braga que agora o criticam por não apoiar (pelo menos para já...) a construção da Academia de Formação?Se calhar até são...

Acresce, se não estou em erro, que a questão da Academia e da sua necessidade foi suscitada por Ricardo Rio, principal candidato de Mesquita Machado nas próximas eleições autárquicas, e com um bom histórico de apoio eleitotal obtido no passado, pelo que é natural que Mesquita esteja a gerir politicamente a matéria de  forma a sair do caso com o habitual sucesso...

Mas será que Salvador traíu politicamente Mesquita Machado lançando a Academia à sua revelia e ainda por cima, se calhar, conluiado com a oposição PSD, colocando-o em dificuldades? E se sim porquê?Será que desta vez é Salvador a querer tirar o  protagonismo tradicional a Mesquita Machado? Só por razões desportivas e de imagem ou terá Salvador também aspirações politicas?

Tudo perguntas sem resposta...

Como irá Mesquita Machado sair-se desta casca de laranja que lhe colocaram à sua revelia ou talvez não?

Mas, ninguém debate o essencial, não será uma Academia um elefante branco para o Braga?

Como mantê-la?A Câmara Municipal dará terrenos e as despesas correntes que o espaço aporta?Vai depois negociar ainda protocolos financeiros com a autarquia para a manutenção dos espaços?Vamos atrair craques que hoje vão para o Benfica, Porto ou Sporting e pagar-lhes bem?Não bastam ums bons campos relvados como o Vitória de Guimarães tem?

Ainda não vi ninguém debater a questão da imprescindibilidade da Academia...ou haverá pessoas que querem ficar ligadas ao seu nome?

FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!
1
1 Equipa Principal
  • *****
  • 3346
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #9 em: 14 de Outubro de 2007, 20:49 »
Não surgem alternativas mas também em Braga que eu me lembre (e já tenho alguns anos de sócio) só houve uma vez eleições com 2 candidatos (Alberto Silva contra João Gomes Oliveira) e isto foi em 1989. Andamos sempre "à rasca" para arranjar presidente(s) mas neste caso acho que também tem uma certa lógica porque não se têm procurado (porque cá precisamos sempre de procurar alternativas nunca aparecem sozinhas) e porque Salvador tem feito um trabalho fantástico e a grande maioria dos Bracarenses/Braguistas querem que ele fique.

A câmara apoia o Braga é verdade mas não nos ofereceu o estádio nem a sua "reconstrução" como a uns vizinhos nossos e também não nos ofereceu um "pseudo" centro de estagio no centro da cidade.  Acho que neste caso a câmara de Braga tem estado mal sinceramente não percebo porque é que não cede os terrenos.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #10 em: 14 de Outubro de 2007, 20:58 »
a inevitabilidade da Academia foi lançada por AS em algumas entrevistas e recentemente no seu discurso na AG.
è AS que fala desse grande objectivo como factor essencial para aproximar o clube dos grandes. E para quem conseguiu nos ulktimos tempos essa aproximação, quem sou eu ou quem será o associado que possa por em causa esta "grande opção do plano " para AS?

Gostaria tb de colocar em equação mais dois pormenores:

Ao que me parece AS nunca conotou a Academia com a CMB. R Rio falou da Academia na CMB e dai a colagem AS/SCB/CMB

Falaram acima na questão de AS estar agora numa posição de "entalar" MM. Não me parece mas lembro-me das "intricadas" palavras de vespasiano na AG do clube onde lançou algumas ideias sobre a politização dos últimos presidentes do clube...

assuntos a rever e , como disse o semprebraga, muito mais interessante que a vida privada do César peixoto (Topico que obviamente foi trancado...)
Anuncios G
semprebraga
semprebraga Equipa Principal
  • *****
  • 1093
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #11 em: 14 de Outubro de 2007, 20:59 »
Mas será que Salvador traíu politicamente Mesquita Machado lançando a Academia à sua revelia e ainda por cima, se calhar, conluiado com a oposição PSD, colocando-o em dificuldades?

Esta visão do clube é muito grave. O que é que o Presidente do Braga deve ao Mesquita Machado???
Reis
Reis Equipa Reservas
  • ****
  • 855
  • 1 REGIÃO, 1 IDENTIDADE. BRAGA
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #12 em: 14 de Outubro de 2007, 21:43 »
Esta questão está onde queiramos que esteja... vamos ver:



- 1) A Academia é uma mais valia para o SC Braga? e para Braga?

- 2) Este presidente deve continuar, mesmo com as suas exigencias? há alternativas VÁLIDAS?

- 3) A Camara está de olhos fechados para o SC Braga? Há oposição às ajudas camarárias ao SC SBraga?

- 4) Porque é que os famosos criticos à gestão do AS não se candidataram?

- 5) Monsenhor Melo é um interessado na continuação do AS? Porquê?



Estas são as perguntas que me fazem muita confusão... Porque realmente ninguém de direito as responde!

Mas pelo sim, pelo não, e comparando o antes e depois de AS, sou sem sombra de duvida 100% AS!
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.
semprebraga
semprebraga Equipa Principal
  • *****
  • 1093
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #13 em: 14 de Outubro de 2007, 22:00 »
- 4) Porque é que os famosos criticos à gestão do AS não se candidataram?

Quem são eles? Nunca ouvi nenhum famoso criticar o AS...
Reis
Reis Equipa Reservas
  • ****
  • 855
  • 1 REGIÃO, 1 IDENTIDADE. BRAGA
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #14 em: 14 de Outubro de 2007, 22:06 »
- 4) Porque é que os famosos criticos à gestão do AS não se candidataram?

Quem são eles? Nunca ouvi nenhum famoso criticar o AS...



Nunca ouviste dizer:

"Não acredito em bruxas, mas que as há, isso é que há!"
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.
Pedro-SCB
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #15 em: 14 de Outubro de 2007, 22:10 »
O Sr. Salvador mandou ontem uma carta de renúncia ao lugar de Presidente do clube...

Será que se vai manter ele presidente...

Será que está a fazer bluff, para chamar à atenção...

O que vai ser da administração do Sporting Clube de Braga??


 ::) ::)
Bracari Iniciados
  • *
  • 74
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #16 em: 14 de Outubro de 2007, 23:40 »
Tal como em todas estas discussões, a questão pode politizar-se excessivamente mas desta vez não há mesmo outra saída.

Apesar de bracarense, percebo alguns dos argumentos da oposição quando criticou a forma pouco transparente de relacionamento entre a CMB e o SCB em muitos e muitos "negócios e apoios" que aconteceram ao longo de décadas e de cujo benefício hoje nada resta no Clube.

Mas, devo dizê-lo, também percebo e aplaudo o apoio que agora dão ao projecto do Salvador, que só não será já unânime na Câmara por o Rio ter avançado primeiro com a questão publicamente.

Se a oposição se limitasse a concordar com um projecto apresentado por MM, já hoje a Academia estaria em curso e a recandidatura de Salvador garantida.

Mas, como muitos têm dito, mais importante do que discutir essa vertente política (sem dúvida importante porque mexe com muitas das tradições do clube e da cidade: a subordinação dos Presidentes do Clube a MM de que falou o Vespasiano na AG, o aparente apoio "permanente" deste ao Clube, a alegada oposição da oposição ao Clube que muitos temiam e que parece não ter fundamento), talvez valha a pena começar pelo princípio e perguntar o que é que o clube e, já agora, a cidade, podem ganhar com a Academia.

E, nesse aspecto, o artigo do Rio no Dm de sexta-feira até nem é um mau princípio...
disco infiltrator
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #17 em: 15 de Outubro de 2007, 01:24 »
Não entendo !? porque ninguem quer ser presidente da SAD DO SC BRAGA ! sera assim tão dificil gerir um clube de futebol ?... sera um "frete" tão grande ser presidente do BRAGA ? os corpos gerentes da SAD não são profissionais ?não recebe um salario ?
Pelo contrario dá a entender que estão a fazer um favor ao nosso clube !
Pergunto ao SR ANTONIO SALVADOR não tirou nenhum proveito pelo o facto de ser presidente do BRAGA , a sua empresa " BRITALAR " não ganho fama e proveito ? portanto deixemo-nos de lamechices e lutemos pelo um BRAGA ainda maior !
Ao senhor MESQUITA MACHADO não quer ver o BRAGA crescer ? porque esta com tantas esquesitisses por causa do centro de estagio , voce não é o HOMEM de alguns "elefantes brancos " tipo nave de parque de exposiçoes ,mercado caranda e esta mesmo o MUNICIPAL ( naquelo sitio ).
outros clubes conseguem eleger presidentes atraves de disputas eleitorais ( 2,3 candidatos ) aqui em  BRAGA o presidente é sempre empurado para o cargo ! assim se as coisas correm mal a culpa não é dele !!


Voltamos a este ponto. Como já disse anteriormente, tenho bem claro por que não surgem candidatos à Presidência do SCB. Enquanto estiver este presidente na CMB e ocorrerem estas relações muito pouco claras entre a CMB e alguns empresários (alguns deles ligados ao SCB), não existem condições que permitam que algumas pessoas fora desse "meio" apareçam. Acredito que existem braguistas com capacidade, vontade, competência e honestidade para entrarem na direcção do SCB, que só não o fazem por não querem ver os seus nomes associados a este "meio".

Pensando bem: ser Presidente de um Clube que está numa cidade em que o presidente da Câmara é o "famoso" MM, sabendo-se que este se envolve frequentemente em assuntos do SCB; em que na Direcção estão ou estiveram empresários do nível de um dos sócios da Rodrigues&Névoa; em que o Presidente da Mesa da AG é nem mais nem menos que o Cónego Melo, etc Alguém quer se candidatar a Presidente do SCB nestas condições? Olhem eu é que não queria, por muito Braguista que eu seja....


Kilo
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #18 em: 15 de Outubro de 2007, 01:35 »


E, nesse aspecto, o artigo do Rio no Dm de sexta-feira até nem é um mau princípio...



 Li e gostei!

 E pergunta que ele deixa no final é interessante!

 Algo deste género:

 "Não quererá MM que o SC Braga apenas tenha como património um busto do seu benemérito?"
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #19 em: 15 de Outubro de 2007, 01:43 »
Mas, como muitos têm dito, mais importante do que discutir essa vertente política (sem dúvida importante porque mexe com muitas das tradições do clube e da cidade: a subordinação dos Presidentes do Clube a MM de que falou o Vespasiano na AG, o aparente apoio "permanente" deste ao Clube, a alegada oposição da oposição ao Clube que muitos temiam e que parece não ter fundamento), talvez valha a pena começar pelo princípio e perguntar o que é que o clube e, já agora, a cidade, podem ganhar com a Academia.

Esta última questão é importante - o Reis aliás já a havia colocado, embora num outro estilo. ;D

Se o referido projecto é tão importante para António Salvador, a ponto de colocar o apoio camarário como condição para a sua própria candidatura, seria importante que ele fosse apresentado publicamente aos associados e aos bracarenses em geral de forma a que se pudesse avaliar da sua mais-valia não apenas para o clube como para a própria cidade. Dessa forma, muito do ruído que envolve a questão, decorrente de querelas de natureza política ficaria pelo menos mais esbatido - ou no mínimo poderíamos discutir com base em argumentos concretos e não esgrimir apenas com a questão genérica do apoio camarário ao clube. Ganharíamos pelo menos transparência:

- qual o valor do investimento em causa?
- qual a natureza dos apoios camarários solicitados? Trata-se "apenas" da cedência de terrenos?
- que filosofia preside à Academia/Centro de Alto Rendimento/Centro de estágios? Usufruto exclusivo do clube e das suas camadas juvenis? Possibilidade de usufruto por outras colectividades/cidadãos (ainda que eventualmente restrito a um espaço "público")?
- Que recursos humanos deverão ser mobilizados? Que custos operacionais estão em causa? Quem os suporta?

Creio que conhecendo estas variáveis, havendo se não um projecto no papel, pelo menos um esboço do que se pretende e uma estimativa do investimento que está em causa, a discussão teria outra substância. Sem isso, corremos o risco de nos ficarmos pela lógica político-partidária - e quem sai a perder é o clube que vê uma vez mais a sua imagem arrastada para lutas que lhe deveriam ser alheias...
 

Anuncios M