Quantcast
Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
270 Respostas
60419 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
pr_braga
pr_braga Juvenis
  • **
  • 196
  • Uma Cidade Um Clube, Orgulhosamente SCB
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #20 em: 15 de Outubro de 2007, 01:57 »

Na minha humilde opinião a CMB já fez mais do que o que devia pelo SCB. A CMB deve apoiar o SCB mas não sustentar!O clube tem de ser capaz de se sustentar a si próprio!!!A CMB deve investir num complexo desportivo, mas que sirva a todos os cidadãos!!

Força Braga campeões somos nós
Kilo
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #21 em: 15 de Outubro de 2007, 02:07 »
 Como sou vosso amigo e, principalmente, tenho demasiado tempo livre entre mãos, cá vai:

 Artigo de opinião de R. Rio no Diario do Minho de sexta feira, 12 de Outubro de 2007


 "Até que o próprio se expresse de forma clara, será sempre especulativo admitir que a razão para a hesitação de António Salvador em continuar a assumir as rédeas do clube/SAD assenta na falta de apoio municipal ao projecto de criação da Academia do Sporting Clube de Braga.

 
 Estrategicamente, desde que assegurada a qualidade da gestão e dos recursos humanos afectos, a possibilidade de criação de uma Academia de Formação é um pilar fundamental para o atingir de outra dimensão nos planos desportivo e financeiro.

 A aposta na formação de jovens valores, o reforço da área de prospecção e a criação das melhores condições possiveis para o desenvolvimento desportivo, humano e social dos milhares de jovens envolvidos nos vários escalões etários, são elementos essenciais para a afirmação e crescimento de um Clube como o SC Braga.

 Quer por via da melhoria generalizada da performance dos seus jogadores mais jovens e do aumento do seu índice de aproveitamento nas camadas seniores, quer por via das receitas acrescidas que poderão resultar das suas futuras transferências, cria-se uma base sólida para a sustentação e autonomia futura do Clube!

 Por acréscimo, a própria Academia poderá ser dotada de equipamentos e infra-estruturas igualmente rentabilizáveis pelo Clube no médio e longo prazo.

 Na óptica Municipal,para lá da melhoria das condições de formação desportiva de uma parcela fundamental dos seus jovens cidadãos (que jamais poderia prejudicar o apoio generalizado a todas as colectividades, como há muito defendo publicamente), esta Academia traria várias outras vantagens.

 Desde logo, porque libertaria para a prática pública a para as demais colectividades do Concelho vários espaços desportivos que se encontram ao dispor quase exclusivamente das camadas jovens do SC Braga, porque mobilizaria para Braga recursos qualificados na área da formação desportiva que poderiam ser aproveitados em projectos mais abrangentes e , ainda, porque a própria lógica de rentabilização da Academia teria efeitos positivos sobre várias outras franjas da actividade económica local.

 Finalmente, porque para uma qualquer Autarquia, dentro do que é razoável, não é indiferente o patamar de competitividade e afirmação nacional e internacional em que se encontram as suas colectividades e instituições mais representativas.

 Elencadas algumas vantagens, cumpre esclarecer que jamais se colocou a questão de a Câmara Municipal de Braga patrocinar integral ou significativamente a Academia do Clube. Na proposta que venho defendendo, trata-se apenas de participar na disponibilização dos terrenos necessários, mediante um processo claro, transparente e com diversas salvaguardas.

 Assim, qualquer que venha a ser a solução de localização encontrada, terá de ser a Autarquia a encetar as negociações necessárias de forma a ser a CMB a doar os terrenos em questão ao Clube, sem qualquer recurso a permutas cruzadas, e estipulando a introdução de uma cláusula de reversão automática caso o Clube procurasse dar aos mesmos uma utilização diversa da que agora for estabelecida, numa qualquer data futura.

 Como autarca  e como Bracarense (de Braga e do Braga) não percebo a estranha oposição de Mesquita Machado à concretização deste projecto. A não ser o objectivo de assegurar que o único verdadeiro património próprio do Clube seja o busto do seu benemérito..."


 Um texto interessante e que revela, na minha opinião, que é meramente por razões políticas que o projecto não avança!

 Pode não ser só por isso, mas é principalmente por isso!

 Não tou a ver o MM a dar um trunfo destes à oposição!

 E com isso fica o Braga a ver navios  >:(!

 Fica também a ideia de que não seria a CMB a "sustentar" o Braga! Seria quase como o ditado chinês: "Não dês o peixe, ensina a pescar."

 
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 02:00 por Kilo »
Anuncios M
Anuncios M
Guarda-Redes
Guarda-Redes Equipa Reservas
  • ****
  • 831
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #22 em: 15 de Outubro de 2007, 12:00 »
Mas, como muitos têm dito, mais importante do que discutir essa vertente política (sem dúvida importante porque mexe com muitas das tradições do clube e da cidade: a subordinação dos Presidentes do Clube a MM de que falou o Vespasiano na AG, o aparente apoio "permanente" deste ao Clube, a alegada oposição da oposição ao Clube que muitos temiam e que parece não ter fundamento), talvez valha a pena começar pelo princípio e perguntar o que é que o clube e, já agora, a cidade, podem ganhar com a Academia.

- qual o valor do investimento em causa?
- qual a natureza dos apoios camarários solicitados? Trata-se "apenas" da cedência de terrenos?
- que filosofia preside à Academia/Centro de Alto Rendimento/Centro de estágios? Usufruto exclusivo do clube e das suas camadas juvenis? Possibilidade de usufruto por outras colectividades/cidadãos (ainda que eventualmente restrito a um espaço "público")?
- Que recursos humanos deverão ser mobilizados? Que custos operacionais estão em causa? Quem os suporta?


Acrescentaria a estas perguntas:

- quais são os terrenos? e de quem são os terrenos?


Gostava mesmo de saber.....
O Braga não é um grande é o Enorme!
semprebraga
semprebraga Equipa Principal
  • *****
  • 1093
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #23 em: 15 de Outubro de 2007, 13:51 »
EU penso que Academia é fundamental para o crecimento do clube.

A questão não é saber quais são os terrenos mas sim qual a extensão da cooperação entre a Câmara e o Clube.
Guarda-Redes
Guarda-Redes Equipa Reservas
  • ****
  • 831
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #24 em: 15 de Outubro de 2007, 16:05 »
EU penso que Academia é fundamental para o crecimento do clube.

A questão não é saber quais são os terrenos mas sim qual a extensão da cooperação entre a Câmara e o Clube.

Mas para entender a cooperação, eu pelo menos gostava de saber:

-O Braga quer um terreno qualquer, ou um terreno específico? Tem esse terreno dono, ou é camarario?

Se alguém souber que me ajude, de forma a eu conseguir ter opinião sobre o assunto.

O Braga não é um grande é o Enorme!
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #25 em: 15 de Outubro de 2007, 16:20 »
EU penso que Academia é fundamental para o crecimento do clube.

A questão não é saber quais são os terrenos mas sim qual a extensão da cooperação entre a Câmara e o Clube.

Mas para entender a cooperação, eu pelo menos gostava de saber:

-O Braga quer um terreno qualquer, ou um terreno específico? Tem esse terreno dono, ou é camarario?

Se alguém souber que me ajude, de forma a eu conseguir ter opinião sobre o assunto.



Percebo as tuas dúvidas. A questão é: existe algum projecto em concreto, devidamente estudado ou há apenas uma declaração de intenções para a concretização das quais se pede o apoio camarário? É que, pelo menos do meu ponto de vista, é muito diferente solicitar o apoio público para uma iniciativa genérica que não se sabe muito bem o que será no concreto ou sensibilizar a CMB para um projecto devidamente ponderado.

Mais: aplaudindo o espírito de iniciativa de António Salvador, creio que um projecto deste calibre (presumindo que envolve um nível de investimento e custos operacionais muito significativos) merecia a abertura à discussão aos associados - hábito que no nosso clube, até pelo facto de nos últimos actos eleitorais não ter havido qualquer disputa entre diferentes alternativas, não existe. Não me posso esquecer do que neste momento se passa no Boavista (que paga o preço de se ter lançado na renovação do novo Bessa a expensas próprias) - sonhar é bonito mas há que ter realismo. E sem que conheçamos em concreto o que António Salvador tem em mente, ninguém pode garantir o realismo da sua proposta...
Nuno À-Braga
Nuno À-Braga Equipa Principal
  • *****
  • 1027
  • "O BRAGA não é um grande... É o ENORME!"
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #26 em: 15 de Outubro de 2007, 16:22 »
EU penso que Academia é fundamental para o crecimento do clube.

A questão não é saber quais são os terrenos mas sim qual a extensão da cooperação entre a Câmara e o Clube.

 Isso é o que diz o PSD local. Mas farto de situações mal esclarecidas já todo o povo Bracarense anda, e o PSD alinha no diapasão que não interesse de quem são os terrenos, provando que não possui alternativas credíveis, quer ao nível técnico quer ético.
 Se os terrenos são da CMB, é uma situação. Se os terrenos não são da CMB, é de loucos pôr sequer a hipótese de ser a CMB a adquiri-los, alimentando PRIVADOS, e DELAPIDANDO o seu dinheiro e DANDO ao Braga. Por isso, como diz o Guarda-redes, é importante saber do que se trata

 Eu não me importo se é o partido A ou B, mas dá toda a sensação que, neste processo, quem menos sabe são os Bracarenses!
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 16:26 por Nuno À-Braga »
Bracari Iniciados
  • *
  • 74
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #27 em: 15 de Outubro de 2007, 16:24 »
Caro Guarda-Redes,
Percebo onde queres chegar e é provável que vás chegar lá mesmo, mas aí a questão é outra: ainda há terrenos de dimensão considerável em Braga que não pertençam à meia dúzia de protagonistas habituais?
Anuncios M
Anuncios M
Nuno À-Braga
Nuno À-Braga Equipa Principal
  • *****
  • 1027
  • "O BRAGA não é um grande... É o ENORME!"
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #28 em: 15 de Outubro de 2007, 16:26 »
Caro Guarda-Redes,
Percebo onde queres chegar e é provável que vás chegar lá mesmo, mas aí a questão é outra: ainda há terrenos de dimensão considerável em Braga que não pertençam à meia dúzia de protagonistas habituais?

 Deve haver. Mas, se não há, não é a CMB que vai comprar um terreno para dar à SAD!!! Quando vou ao Feira Nova, a Junta de Freguesia de São Vítor não me paga o leite e o frango! E era o que mais faltava. Como não me paga a casa em que moro.
 Quanto muito, a Junta apoiaria um projecto meu de implementação de empresas qe trouxessem emprego, rendimento e impostos à freguesia. E apoiaria o desporto amador/jovem. De resto, mais nada lhe competiria.

 Quem devia participar no financiamento do Centro de Estágios era algum dos empreiteiros que fizeram dezenas de milhões ao longo de anos, à custa de má construção, e que, por isso, têm o dever moral de contribuir para a melhoria de sociedade local em que se inserem.
 Porque, como muito bem o Sr.Salvador defende,  o S.C.Braga merece um complexo desportivo, já agora, à imagem do do Urawa Reds!
 O Homem faz o que pode pelo Braga, e devia ser seguido por muita mais gente da cidade, gente que enriqueceu à custa da expansão da cidade, e que, até hoje, quase nada contribuíu para "agradecer". O Sr.Salvador e a CMB não são os únicos que têm obrigações.
 Mais... São os que mais dão ao Braga! Há muitos outros que têm o dever moral... E para alguns bastaria deixar de pagar camarotes em estádios adversários.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 16:41 por Nuno À-Braga »
Guarda-Redes
Guarda-Redes Equipa Reservas
  • ****
  • 831
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #29 em: 15 de Outubro de 2007, 16:33 »
Caro Guarda-Redes,
Percebo onde queres chegar e é provável que vás chegar lá mesmo, mas aí a questão é outra: ainda há terrenos de dimensão considerável em Braga que não pertençam à meia dúzia de protagonistas habituais?

Não sei. Mas entao chamem os bois pelos nomes. Eu não faço ideia do que se está a passar. Mas já sei o que a casa gasta....por isso.......
O Braga não é um grande é o Enorme!
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #30 em: 15 de Outubro de 2007, 17:27 »
bem, li no jornal que o Braga-SAD  tem um projecto no papael que passa por 2 campos, uma piscina, pavilhao e hotel...

se sonhei não sei. Acho que li isso algures. E não vo nada desmentido assim como tb ainda não vi onde quer o Braga a Academia. Se calhar o busilis da questão é esse...
Anuncios G
João-Braga
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #31 em: 15 de Outubro de 2007, 17:48 »
bem, li no jornal que o Braga-SAD  tem um projecto no papael que passa por 2 campos, uma piscina, pavilhao e hotel...

se sonhei não sei. Acho que li isso algures. E não vo nada desmentido assim como tb ainda não vi onde quer o Braga a Academia. Se calhar o busilis da questão é esse...
Não sonhou:
http://img49.imageshack.us/img49/6341/abolaij4.jpg
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #32 em: 15 de Outubro de 2007, 17:56 »
bem, li no jornal que o Braga-SAD  tem um projecto no papael que passa por 2 campos, uma piscina, pavilhao e hotel...

se sonhei não sei. Acho que li isso algures. E não vo nada desmentido assim como tb ainda não vi onde quer o Braga a Academia. Se calhar o busilis da questão é esse...
Não sonhou:
http://img49.imageshack.us/img49/6341/abolaij4.jpg



Falta quase tudo:

- que filosofia preside à Academia? Que relação com os cidadãos de Braga?
- que área ocupará?
- que investimento está em causa? Como será financiado o projecto?
- que recursos será necessário mobilizar para operar quotidianamente a Academia (nomeadamente recursos humanos)?
- quais os previsíveis custos de funcionamento da Academia?
- quem gere (e suporta os custos) da Academia? A SAD? O clube? Comparticipação de entidades públicas e privadas?

Dizer que o que se pretende é composto por esta e aquela valências não chega para perceber da viabilidade do projecto e quais as suas exigências...


Retenho do artigo d' A Bola a seguinte frase: " Os desenhos e maquetas da autêntica cidade desportiva que António Salvador pretende erigir estão guardados a sete chaves." Se é verdade, porquê?
« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 17:58 por Pedro Ribeiro »
at50 Juvenis
  • **
  • 128
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #33 em: 15 de Outubro de 2007, 18:43 »
Está tudo  muito confuso mas a mim parece-me que o ENORME está uma vez mais a depender dos fundos dos contribuintes (câmara). Já é tempo do sr. MM largar as amarras do nosso clube dando-lhe condições para se tornar autonomo e criar patrimonio que é o principal para o Braga se tornar livre.
pp Juvenis
  • **
  • 159
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #34 em: 15 de Outubro de 2007, 19:14 »
De facto isto é tudo muito complicado, estas ligações politicodesportivas ,por um lado diz-se que MM e a sua CMB  tanto tem dado ao longo dos anos ao Braga ,por outro deparamo-nos com um clube que tem como patrimonio 0 ,nada... A verdade de tudo isto é que a CMB com as "dadivas" ao clube(mas que o clube nada tem) tem "controlado"tudo e todos se tem controlado,ou seja o futebol serve de passadeira para aquilo que todos temos visto ao longo de muitos anos ,mas que quase ninguém tem a coragem de denunciar.
   Os empreiteiros compram camarotes,oferecem  autocarros, etc...
No entanto não interessa muito "dar asas" ao Clube ,porque pode levantar voo,e isso não interessa...convém mante-lo bem no chão e sob control...   um abraço !
disco infiltrator
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #35 em: 15 de Outubro de 2007, 19:51 »
Isto não me convence mesmo. O Salvador quer sair mas será por outras razões, não consigo ligar as duas situações.

semprebraga
semprebraga Equipa Principal
  • *****
  • 1093
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #36 em: 15 de Outubro de 2007, 20:46 »
Hoje, no Rádio Clube, o Presidente da Assembleia Geral do Braga disse que Salvador não se recandidata por causa da falta de apoios para a Academia. É preciso dizer mais?
Reis
Reis Equipa Reservas
  • ****
  • 855
  • 1 REGIÃO, 1 IDENTIDADE. BRAGA
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #37 em: 15 de Outubro de 2007, 21:45 »
Hoje, no Rádio Clube, o Presidente da Assembleia Geral do Braga disse que Salvador não se recandidata por causa da falta de apoios para a Academia. É preciso dizer mais?



Eu começo e dou 20€! para o AS se recandidatar e para que seja feita a sua vontade!
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.
Zezinho 3005
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #38 em: 15 de Outubro de 2007, 22:02 »
Pode nao ter logica,mas ja pensei que : Nao tera o  Salvador como uma das condiçoes para ficar,que a camara de braga conceda alguns beneficios á britalar?em obras publicas,etc etc.

Com toda acerteza que existe algo mais do que a questao da academia....
nandes
nandes Equipa Principal
  • *****
  • 2111
  • Gverreiro nandes!!!
  Re: Academia ou persuasão de Mons. Melo: qual fará mudar de ideias AS?
« Responder #39 em: 15 de Outubro de 2007, 22:58 »




Boas,

Não sei se irei agitar àguas com este post, até ao momento ainda não tive qualquer intervenção neste assunto, mas há aqui qualquer coisa que não está a bater certo.

Pelo que me tenho apercebido pelos restantes post’s e entrevistas de diversos ilustres bracarenses com peso na estrutura do clube, parece tudo indicar que a recusa ou aceitação da presidência por parte de António Salvador, assenta na construção da tão famosa Academia.

Mas não foi António Salvador que ainda há poucos anos atrás, era ainda presidente do clube Pedro Machado e ele presidente da SAD, que considerou na única(?) Assembleia Geral do Clube efectuada no novíssimo Auditório do Estádio Municipal de Braga, na altura, que a construção de uma Academia pelo S.C. Braga era um projecto “MEGALÓMANO”? Estarei errado de que essa era a posição de António Salvador à altura? Gostava que se alguém tivesse acesso à acta da dita Assembleia o pudesse confirmar, é que me recordo que estavam lá alguns foristas do superbraga, tendo mesmo efectuado algumas intervenções. Ora , é lógico que só não muda quem é burro, mas sinceramente gostava de saber se esta é a real causa para tanta indecisão e a ser assim, o que motivou tal mudança.


Um abraço,


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL
 

Anuncios M