Quantcast
Artigo de Freitas Lobo
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Artigo de Freitas Lobo
37 Respostas
6301 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
sol Juniores
  • ***
  • 616
  Artigo de Freitas Lobo
« em: 28 de Janeiro de 2008, 19:37 »
Peço desculpa, mas não pude deixar de criar este tópico após a leitura do artigo de Luís Freitas Lobo, publicado no Jornal do S.C. Braga, e que também está aqui na página de entrada do nosso site. Leiam por favor, é imperdível! Para mim foi particularmente emocionante porque nós devemos ter sensivelmente a mesma idade e temos exactamente as mesmas lembranças!! Foi uma supresa e uma revelação pois não fazia a menor ideia que o L. Freitas Lobo tivesse semelhante alma braguista. Impressionante!


Na poente de vermelho e branco!
braguista365
braguista365 Equipa Reservas
  • ****
  • 775
  • Surf é vida!
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #1 em: 28 de Janeiro de 2008, 19:57 »
Por acaso ja sabia que ele era socio do Braga,e mesmo em trabalho pede sempre para ser destacado para fazer os jogos do Enorme!Mas como o profisional que é nunca da a entender a sua paixão!
Anuncios M
Anuncios M
david Equipa Principal
  • *****
  • 2107
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #2 em: 28 de Janeiro de 2008, 20:18 »
para mim não foi surpresa já a muito tempo sabia que Luís é sócio do enorme e tal como nós tem uma enorme paixão pelo Braga, o texto está excelente, vale a pena ler é daqueles textos que quando acabamos de o ler, queríamos continuar, continua........................   
El_Gavion Equipa Principal
  • *****
  • 1562
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #3 em: 28 de Janeiro de 2008, 21:38 »
Arrepiante!!Uma delícia de texto!!Só não sei é como é que ele sabe que o Wender teve  AQUELA conversa com o Lininho:"...danças com golos de Wender..." ;D ;D ;D ;D
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!
Telmo Peixoto
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #4 em: 28 de Janeiro de 2008, 23:06 »
Que grande surpresa!!! Muito positiva mesmo! Este grande homem e bracarense e so espero k o nosso presidente possa aproveitar o valor em beneficio do enorme!

Luis Freitas Lobo deve ser das pessoas k mais sabe de futebol na europa, seja de jovens promessas k estao a aparecer ou sobre adversarios. Vamos aproveitar este bracarense exemplar!!!!


Saudacoes Bracarenses!!!
FIDELIS
FIDELIS Equipa Principal
  • *****
  • 1407
  • BRAGAHOLICS FAN CLUB - BRAGA E BASTA
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #5 em: 28 de Janeiro de 2008, 23:07 »
emocionante e apaixonante
muita gente precisa de ler isto para entender o que é ser Braguista

talvez percebam porque é que não somos grandes........somos enormes


Fidelis Bracara
Braga e Basta
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15112
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #6 em: 28 de Janeiro de 2008, 23:15 »
Muito bom!
Retrata bem qual é o espírito do adepto do Braga.
Muito sentimentalista (quase tanto como o Cardoso  ;D )
BRAGA SEMPRE MAIS!
Braguinha
Braguinha Equipa Principal
  • *****
  • 1069
  • Mágico Braga Allezzzz...
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #7 em: 28 de Janeiro de 2008, 23:42 »
Este homem é um senhor...
Anuncios M
Anuncios M
LeonelP
LeonelP Equipa Principal
  • *****
  • 2707
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #8 em: 29 de Janeiro de 2008, 00:33 »
Lindo, lindo, lindo!!! Todos os portugueses deveriam ver isto...
GanDhi
GanDhi Equipa Principal
  • *****
  • 1366
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #9 em: 29 de Janeiro de 2008, 00:50 »
Eu ainda nao li o artigo porque ou ainda nao o encontrei infelizmnte..Alguem me pode por aqi um link??
Eu sempre gostei deste senhor...Completamente imparcial nos comentarios..É um grande senhor do futebol..Da um baile tactico se for preciso a muitos treinadores profissionais..E nunca soube que ele era adepto do nosso Braga..Agora ainda tenho mais admiraçao por ele..Grande senhor do futebol..Admiro-o ja a um bom par de anos é um apaixonado pelo futebol tal como eu..Em breve terei o livro dele..Confesso que agora que soube que era adepto do nosso Braga estou ainda mais ansioso por o ler :)
El_Gavion Equipa Principal
  • *****
  • 1562
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #10 em: 29 de Janeiro de 2008, 00:57 »
Peço desculpa, mas não pude deixar de criar este tópico após a leitura do artigo de Luís Freitas Lobo, publicado no Jornal do S.C. Braga, e que também está aqui na página de entrada do nosso site.

Eu ainda nao li o artigo porque ou ainda nao o encontrei infelizmnte..Alguem me pode por aqi um link??


 ;) ;)
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!
Anuncios G
GanDhi
GanDhi Equipa Principal
  • *****
  • 1366
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #11 em: 29 de Janeiro de 2008, 01:02 »
Peço desculpa, mas não pude deixar de criar este tópico após a leitura do artigo de Luís Freitas Lobo, publicado no Jornal do S.C. Braga, e que também está aqui na página de entrada do nosso site.

Eu ainda nao li o artigo porque ou ainda nao o encontrei infelizmnte..Alguem me pode por aqi um link??


 ;) ;)

Obrigado ;D
Que puto de burro eu li isso mas fui ver ao site do Braga e nao encontrei..loooool
O burro sou eu ;D ;D ;D
Brigadoooo
Rato_RedBoys92
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #12 em: 29 de Janeiro de 2008, 01:04 »
Simplesmente genial...
GanDhi
GanDhi Equipa Principal
  • *****
  • 1366
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #13 em: 29 de Janeiro de 2008, 01:07 »
Simplesmente genial...

acabei de ler e ta td dito
magnifico
Zezinho 3005
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #14 em: 29 de Janeiro de 2008, 01:17 »
É por ler textos como este,que fico revoltado por haver milhares de parolos nesta cidade que passam ao lado desta instituição!!!
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10193
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #15 em: 29 de Janeiro de 2008, 02:18 »
Destaco estas palavras:

Citar
Tantas ilusões e jogadas gravadas na memória. E é esta a palavra-chave para entender e agarrar o momento que hoje vivemos. Memória. Só ela permite criar raízes. Perceber porque durante tanto tempo o clube viveu distante dessa elite, quais as razões que permitem este seu regresso e, mais importante, saber como transformar tudo o que hoje vivemos não num sucesso conjuntural mas numa ponte indestrutível para um futuro de conquistas.

Citar
(...) o abismo que parece separar esses dois tempos tão distantes, da fundação ao presente, é apenas ilusório. Porque é nele que está o nosso ADN. Um código genético que gostaria de ver estendido a todo o “mundo bracarense”. Uma forma de sentir e viver o Braga muito para lá do simples facto da bola entrar ou bater no poste.


Não sei se a interpretação que faço destas palavras de Luís Freitas Lobo coincide com o que ele pretendeu dizer. Mas vejo nelas (também) uma lição ou pelo menos uma chamada de atenção para os responsáveis do clube. Cuidado com as obsessões pelo êxito imediato, pelo sucesso desportivo a qualquer preço - que, supostamente arrastaria o crescimento do clube em todas as suas restantes dimensões! Apostar que a bola vai entrar sempre não é sensato. Vezes haverá em que a bola baterá no poste (quando não for para o quintal!) e o clube tem de ser suficientemente forte para encarar o insucesso - o êxito desportivo em nenhum lugar é permanente. É preciso reconstituir o "código genético" do clube, conseguir identificar as pessoas com a história do clube, com uma forma de estar e com valores - criar uma verdadeira identidade entre todos que ultrapasse os êxitos desportivos. E isso é, para mim, volto a repetir identificar o clube com aquelas que são as suas gentes. Penso na história do clube e vêm-me à memória as fotos da conquista da Taça de Portugal e da chegada à cidade da equipa, com clube e cidade fundidos em euforia...

Creio (espero) que hoje quem dirige o clube está (esteja) pelo menos mais perto de perceber que o caminho é por aí. Não sei se é o caminho mais curto. Não será certamente o caminho mais fácil. É um caminho de persistência, de paciência. É o que garante que algo maior que o sucesso permanece quando a bola bate no poste e não entra. E que permite que os sonhos se renovem. Para podermos sonhar em conjunto precisamos de uma identidade. E essa constrói-se e solidifica-se aos poucos até atingir um estádio em que ela própria se auto-alimenta, quase independentemente do êxito desportivo - e, no entanto, o êxito está assim sempre mais próximo.

Respeitar o clube. A sua história. As suas tradições. Aqueles que lhe vestiram a camisola e defenderam as suas cores. As gentes que por ele vibram e sofrem. A cidade que o acolhe. Nem sempre o temos feito, mesmo quando os tempos são de maior sucesso, devemos reconhecê-lo... Mas também nos cabe a nós, adeptos (e essa é outra das lições possíveis das palavras de Freitas Lobo) perceber que nem sempre a obsessão pelo sucesso imediato é compatível com este caminho. Coloquemos também nós a mão na consciência...
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 02:35 por Pedro Ribeiro »
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #16 em: 29 de Janeiro de 2008, 10:05 »
O perdo ribeiro pegou no essencial deste texto do LFL.
Memória!!!!!!

esse sentimento que enobrece os homens ao reconhecer quem, de uma forma ou de outra, muito lutou para qie o SCB seja o que é hoje.

Muitas vezes acho insensato dizer-se que X ou Y é o melhor presidente do SCBraga. A nossa MWMÓRIA, infelizmente muito volátil esquece feitos grandiosos de homens como os fundadores que foram iluminados por um ideal, dos muitos presidentes e directores que gastavam o que tinham e não tinham para que nada faltasse ao clube, e aqueles adeptos anónimos - milhares - que calcorreiam Kms deste pais atrás do nosso Enorme. daqueles que ficam tristes e pesarosos durante uma semana depois de uma derrota e aqueles que vibram e caiem sem voz com as glórias alcançadas.

Tudo isto é a alma do nosso clube. è viver com a memória - não passadista ou saudosista - mas com a sensação de se fazer parte de um clube com história, com vida , com vontade e muita chama interior. Não perceber isto e querer ultrapassar sentimentos com a vitória a qualquer preço pode significar o principio do fim.

O LFL neste artigo toca na mouche. Arrepia caminho e faz sentir que um clube vive muito acima de resultados. Mas isto só é sentido pelo verdadeiro adepto. Por aquele que tem PAIXÃO
Vlad
Vlad Equipa Principal
  • *****
  • 2808
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #17 em: 29 de Janeiro de 2008, 12:18 »
Muito bom!!!

"Durante aquelas duras épocas em que a luta por fugir à descida de divisão sufocou a passagem dos anos 80 para os 90, tal parecia um caminho impossível. Tudo começou a mudar com a classe do Karoglan, o desengonçado Toni, os penaltys do Artur Jorge contra o Vitesse… Três imagens daquele inesquecível onze que em meados dos anos 90 nos devolveu o direito a sonhar no cenário europeu.
Foi um caminho longo. Com avanços e recuos. O Braga nunca foi um clube fácil para sonhar. Aqueles que desde miúdos se habituaram a seguir com o coração apertado as viagens de uma bola desde as bancadas frias do 1º Maio sabem bem disso[/b
]"[/i]

Ai sei sei.  :)
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
daniel_ Juvenis
  • **
  • 197
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #18 em: 29 de Janeiro de 2008, 12:25 »
nao sabia que o melhor comentador portugues de futebol e bracarense como nós...agora ta explicado o porque de o braga ser muito falado nas cronicas dele na bola...realmente este homem e um sr...grande artigo e tb me faz lembrar esses jogos da taça uefa com o toni, esse homem era uma comedia a jogar...mas toda a gente gostava dele :)
Força Braga, e que o MM começe a ler as cronicas do SR Freitas Lobo, pra ver se aprende qualquer coisa sobre como por o braga a jogar.
disco infiltrator
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #19 em: 29 de Janeiro de 2008, 13:15 »
Destaco estas palavras:

Citar
Tantas ilusões e jogadas gravadas na memória. E é esta a palavra-chave para entender e agarrar o momento que hoje vivemos. Memória. Só ela permite criar raízes. Perceber porque durante tanto tempo o clube viveu distante dessa elite, quais as razões que permitem este seu regresso e, mais importante, saber como transformar tudo o que hoje vivemos não num sucesso conjuntural mas numa ponte indestrutível para um futuro de conquistas.

Citar
(...) o abismo que parece separar esses dois tempos tão distantes, da fundação ao presente, é apenas ilusório. Porque é nele que está o nosso ADN. Um código genético que gostaria de ver estendido a todo o “mundo bracarense”. Uma forma de sentir e viver o Braga muito para lá do simples facto da bola entrar ou bater no poste.


Não sei se a interpretação que faço destas palavras de Luís Freitas Lobo coincide com o que ele pretendeu dizer. Mas vejo nelas (também) uma lição ou pelo menos uma chamada de atenção para os responsáveis do clube. Cuidado com as obsessões pelo êxito imediato, pelo sucesso desportivo a qualquer preço - que, supostamente arrastaria o crescimento do clube em todas as suas restantes dimensões! Apostar que a bola vai entrar sempre não é sensato. Vezes haverá em que a bola baterá no poste (quando não for para o quintal!) e o clube tem de ser suficientemente forte para encarar o insucesso - o êxito desportivo em nenhum lugar é permanente. É preciso reconstituir o "código genético" do clube, conseguir identificar as pessoas com a história do clube, com uma forma de estar e com valores - criar uma verdadeira identidade entre todos que ultrapasse os êxitos desportivos. E isso é, para mim, volto a repetir identificar o clube com aquelas que são as suas gentes. Penso na história do clube e vêm-me à memória as fotos da conquista da Taça de Portugal e da chegada à cidade da equipa, com clube e cidade fundidos em euforia...

Creio (espero) que hoje quem dirige o clube está (esteja) pelo menos mais perto de perceber que o caminho é por aí. Não sei se é o caminho mais curto. Não será certamente o caminho mais fácil. É um caminho de persistência, de paciência. É o que garante que algo maior que o sucesso permanece quando a bola bate no poste e não entra. E que permite que os sonhos se renovem. Para podermos sonhar em conjunto precisamos de uma identidade. E essa constrói-se e solidifica-se aos poucos até atingir um estádio em que ela própria se auto-alimenta, quase independentemente do êxito desportivo - e, no entanto, o êxito está assim sempre mais próximo.

Respeitar o clube. A sua história. As suas tradições. Aqueles que lhe vestiram a camisola e defenderam as suas cores. As gentes que por ele vibram e sofrem. A cidade que o acolhe. Nem sempre o temos feito, mesmo quando os tempos são de maior sucesso, devemos reconhecê-lo... Mas também nos cabe a nós, adeptos (e essa é outra das lições possíveis das palavras de Freitas Lobo) perceber que nem sempre a obsessão pelo sucesso imediato é compatível com este caminho. Coloquemos também nós a mão na consciência...


Pedro,

Penso exactamente o oposto.

Quem dirige actualmente o clube nem tem conhecimento sobre o que o Freitas Lobo escreveu. Com certeza que não acompanhou esses jogos nem sente o SCB da forma que os seus adeptos o sentem.
Isso não seria grave, caso o Presidente tentasse entender o SCB e se dedicasse ao fundamental e ao que dá vida ao SCB: os Braguistas.
Claramente que os adeptos e sócios do SCB não são prioritários para esta direcção. O SCB continua a ser um entreposto de jogadores, são feitos bons negócios mas os sócios e adeptos continuam a estar em segundo ou terceiro plano.

Sinceramente não estou convencido que o SCB tenha ganho adeptos nestes últimos anos. Estou convicto que até perdeu. Vi o jogo do Tottenham no 1º de Maio, vi o jogo contra o Schalke 04, vi a meia final da taça contra o benfica, etc etc etc Poucas mais vezes se viu um mar de gente a apoiar o SCB em casa e nunca mais voltei a ver a alegria e entusiasmo que rodeavam estes jogos. O sinal que não estamos no caminho certo foi  dado pela fraquíssima adesão de público à maioria dos jogos da UEFA  que o SCB jogou recentemente em casa.

Nada está a ser feito para inverter esta situação. Uma acção pontual e isolada não vai ter efeitos práticos. Já muitas vezes aqui escrevi, para mim, o que faz a grandeza de um clube é a sua massa adepta a paixão que uma cidade e região dedicam a um clube. Nesse aspecto o nosso cenário é desolador.

Não queria ser pessimista mas não vai ser com esta política actual que vamos conseguir envolver a cidade e região com o clube. Temos um bom plantel mas isso não está a chamar adeptos. Estamos a perder uma excelente oportunidade.
Já basta desse discursso de que não é possível fazer tudo de uma vez, que é preciso dar tempo, etc. São muitas situações que já foram aqui, e em outros locais, expostas por várias vezes e nada foi feito para alterar o estado das coisas. Péssimas condições do estádio, falta de diálogo com os sócios, inexistência de marketing e promoção, inexistência de merchandising, falta de visibilidade do clube na cidade, falta de respeito pelos sócios e adeptos nas intervenções do presidente etc etc etc

Somos vistos pelos outros como um clube que tem tudo mas para o qual os adeptos não aderem. Isso não é verdade. Os Braguistas gostam do SCB e muito pois, da forma que são ignorados pela direcção, já há muito que teriam desistido. No entanto, com esta direcção é impossível atrair novos adeptos para o clube. É dificil seduzir alguém para ser adepto do SCB.

É este o meu sentimento e é com pena que escrevo isto.

Por que é que um clube como o Atlético de Madrid que não ganha nada há anos, e até desceu há uns anos, continua a ser grande? Porque é que um Corinthians, que desceu recentemente, continua a ser grande e sempre será grande?  Porque é que um Celtic de Glasgow será sempre grande?
Porque é que um Mónaco que já foi a finais como a Liga dos Campeões e que venceu campeonatos em França nunca será um grande? O que faz a diferença serão sempre os adeptos, a paixão dos adeptos e a capacidade que um clube tem em movimentar as massas.

Com certeza, que o SCB nunca terá tantos adeptos quanto um Celtic ou um Atlético de Madrid. No entanto, ter 8.000 espectadores em casa num jogo da UEFA, mesmo que o SCB vença esse jogo por 15 a 0,  o Braga será sempre pequeno. Infelizmente é essa a realidade, é essa a nossa realidade.
Muito gostaria que a direcção entendesse isso mas acho que não tem capacidade para tal.

O SCB está numa cidade e numa região que pode dar muito mais ao clube. Infelizmente temos uma direcção sem visão, gerida por uma pessoa arrogante e sem capacidade para ver um pouco mais além. Dou mérito ao Salvador por alguns negócios que se efectuaram, julgo que ele até poderá ser útil ao SCB mas sempre num segundo plano. Para o SCB crescer verdadeiramente, precisamos de maior visão e de alguém que se dedique aos Braguistas que são eles que fazem o SCB.

Isso não está a acontecer....
 

Anuncios M