Quantcast
Artigo de Freitas Lobo
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Artigo de Freitas Lobo
37 Respostas
6275 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #20 em: 29 de Janeiro de 2008, 15:22 »
Creio (espero) que hoje quem dirige o clube está (esteja) pelo menos mais perto de perceber que o caminho é por aí. Não sei se é o caminho mais curto. Não será certamente o caminho mais fácil. É um caminho de persistência, de paciência. É o que garante que algo maior que o sucesso permanece quando a bola bate no poste e não entra. E que permite que os sonhos se renovem. Para podermos sonhar em conjunto precisamos de uma identidade. E essa constrói-se e solidifica-se aos poucos até atingir um estádio em que ela própria se auto-alimenta, quase independentemente do êxito desportivo - e, no entanto, o êxito está assim sempre mais próximo.


Pedro,

Penso exactamente o oposto.

(...)

Isso não está a acontecer....



Disco,

Do que conheço das tuas opiniões, que aqui leio, parece-me que do que realmente discordas em relação às minhas palavras é da frase que destaquei. Do que devem ser os objectivos primordiais do clube, creio que estamos de acordo, em termos gerais - é fácil perceber a minha opinião em relação ao trabalho dos actuais responsáveis do clube quanto aos aspectos que como dizes e bem fazem realmente a grandeza de um clube - a sua identidade que só se pode encontrar nas suas gentes. Que não fiquem dúvidas, é claramente negativa...

Não sei contabilizar a paixão por um clube mas admito que tenhas (alguma) razão - talvez não haja tanta diferença assim relativamente à adesão ao clube relativamente a épocas não muito distantes... embora se sinta alguma diferença relativamente aos mais jovens. Mas é claramente insuficiente. E, concordo contigo, perdeu-se muito tempo. Tivemos oportunidade (histórica?) de ter uma acção continuada no sentido de cimentar a paixão pelo clube.

Mas não adianta chorar pelas opções erradas do passado. Importa não insistir nos erros, aprender com as asneiras que se fizeram, corrigir a trajectória e não continuar a dar tiros nos pés, apagando o que de bom se vai fazendo. Pede-se um trabalho de paciência. Não se trata de fazer ao não tudo de uma vez. Trata-se de não soçobrar aos primeiros revezes, como num outro tópico sublinhou o Manuel Pereira. Não esmorecer se os resultados imediatos não forem o que todos desejamos. Insistir, voltar a insistir, como por várias vezes repeti, "ir buscar as pessoas a casa". E saber falar às pessoas...

Creio que a entrada desta nova direcção (embora com a mesma liderança) trouxe alguns indícios de mudança. Juízo precipitado? Talvez. Mas tenho esperança de que assim não seja. É pouco tempo para se perceber se há uma acção coerente e continuada, concordo. Partilho das tuas dúvidas em relação à sensibilidade de António Salvador relativamente a este trabalho. Mas espero que haja agora em seu redor gente que seja sensível à necessidade desta acção e que o saiba persuadir da sua importância. Não podemos perder mais tempo...

Seria importante por isso que António Salvador se concentrasse naquilo em que é de facto uma mais-valia e concedesse alguma autonomia nalgumas áreas para as quais estará menos talhado: a relação com os adeptos e o marketing (não gosto desta palavra quando estamos a falar de paixão por um clube), a relação directa e diária com a equipa técnica e plantel, por exemplo. Isto não significa ausência. Significa que a sua presença se pode fazer sentir de outro modo...

Mas também me parece que a actuação do clube nos últimos tempos encontra eco em grande parte da sua massa associativa. Basta ler algumas mensagens que por aqui se escrevem (alguma mesmo em resposta a este tópico), para o perceber. Hostilizar os bracarenses (ou uma larga fatia deles) vai contra a identidade do clube. E se nós, adeptos, maioritariamente não o percebemos, como queremos que quem lidera o clube actue de forma diferente?

Repito, partilho das tuas preocupações e da tua análise do passado recente. Mas tenho esperança. Ingénua? Se calhar. Será uma síndrome que afecta em particular o adepto de futebol: "nascer de novo" semana a semana, renovar constantemente os sonhos. Como não ter esperança de que as pessoas mudem?

Abraço!!!
disco infiltrator
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #21 em: 29 de Janeiro de 2008, 16:47 »
Pedro não discordei de ti nem das tuas opiniões, penso que concordamos no essencial.

Discordo é exactamente da frase que destacaste. Pelo que tenho visto, esta direcção não consegue ver qual é o caminho para as pessoas de facto aderirem ao clube.

Sinceramente gostava mesmo que a actual situação se alterasse. É desanimador sentir que o clube poderia crescer, a cidade poderia se dedicar mais ao clube e isso não acontece, essencialmente, por manifesta incapacidade de quem está á frente do SCB. Estamos a perder uma oportunidade quase única.

Não será de um dia para o outro que tudo poderá ser feito. No entanto, seria gratificante sentir-se que caminhamos em frente. Eu não sinto isso. As contratações de nomes sonantes poderão encobrir a situação mas o essencial está por fazer.
Anuncios M
Anuncios M
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #22 em: 29 de Janeiro de 2008, 17:45 »
Não será de um dia para o outro que tudo poderá ser feito. No entanto, seria gratificante sentir-se que caminhamos em frente. Eu não sinto isso. As contratações de nomes sonantes poderão encobrir a situação mas o essencial está por fazer.


Percebo o teu cepticismo olhando para a actuação da última direcção presidida por António Salvador. Mas anima-me a ideia que a entrada de pessoas novas para a direcção que parecem ter uma visão do clube mais próxima da nossa. É cedo para dizê-lo, é preciso que não fiquemos por iniciativas isoladas e que haja uma actuação coerente de forma que algumas acções e palavras não contrariem o sentido de outras:



«Queremos fazer do futebol uma festa para toda a família»

Miguel Machado é o nosso novo vice-presidente para a área do Marketing. Esta é uma área cada vez mais vital para os clubes que, através deste departamento, procuram promover e distribuir ideias, produtos e serviços para satisfazer as necessidades das suas colectividades. Hoje em dia, os clubes sabem que não podem contar, apenas, com a qualidade dos seus produtos (jogadores) como garantia de sobrevivência e a imagem que projectam para exterior é cada vez mais importante. Miguel Machado é um homem ambicioso e com ideias claras e bem definidas. Chegar aos 30 mil sócios é o grande objectivo do nosso vice-presidente para o Marketing, que pretende ainda reactivar os núcleos do Sporting de Braga e criar um centro de atendimento no centro da cidade para os sócios.
Até ao final da época, serão oferecidos cinco mil bilhetes para os jogos do Braga pelas escolas da cidade.

-Porque decidiu aceitar este convite?

-Aceitei porque acredito no projecto que o nosso presidente tem para o clube. E como sou bracarense acredito que posso dar o meu contributo para valorizar ainda mais o Sporting de Braga.

-Quais os novos projectos para o nosso clube?

- Já começamos a contactar todas as escolas da cidade de Braga e vamos oferecer cerca de cinco mil bilhetes para as crianças com idades compreendidas entre os 7 e 13 anos e para os seus pais. Queremos que os miúdos criem raízes ao nosso clube, que fiquem ligados e deixem de pensar apenas nos três grandes. Depois, vamos sortear 10 viagens, onde está incluída a estadia e o bilhete para acompanhar o Sporting de Braga à Alemanha para o jogo com Werder Bremen. Vamos sortear dois bilhetes no jogo com o Belenenses e os outros serão sorteados dois dias antes do jogo, na Avenida Central, mas apenas para sócios do clube com as cotas em dia. Vamos, ainda, colocar autocarros à disposição nos dias dos jogos, no Campo da Vinha, para levar e trazer os nossos associados. Também conseguimos um acordo com a gerência do Parque do Campo da Vinha que irá oferecer 1 hora grátis, nos dias dos jogos, a quem apresente o bilhete, ou o cartão de sócio do nosso clube.


«Quero uma obra que orgulhe os bracarenses»

Fernando Jorge [novo vice-presidente para o património], 53 anos, conhecido arquitecto bracarense, é o homem escolhido para desenhar a nossa academia, o nosso centro de formação. Bracarense confesso, e autor de projectos importantes, casos do Palácio D. Chica, obras no Colégio Sete Fontes, ISAVE (Póvoa de Lanhoso), Sameiro (é vice-presidente da Confraria do Sameiro) e Bom Jesus, Fernando Jorge orgulha-se ver o seu filho ligado ao nosso clube (foi ele que idealizou as camisolas do Braga), e espera que o novo espaço «orgulhe todos os bracarenses». «A inexistência de uma academia é uma grande lacuna. É necessário criar condições para que as pessoas se identifiquem, cada vez mais, com o clube», explica Fernando Jorge.

Natural de Vieira do Minho, Fernando Jorge tem uma família numerosa (é o quarto de doze filhos), vive em Braga desde os sete anos. A paixão pelo Braga foi-lhe transmitida pelo seu pai e amigos. Casado, tem dois filhos, este é o homem que vai desenhar a nossa academia, onde os jovens vão poder, dentro de algum tempo, crescer como jogadores e como homens. «Os bracarenses precisam de algo novo, que os ligue ao clube», explica este arquitecto, que diz estar «perfeitamente identificado» com a direcção liderada por António Salvador e «todos os seus projectos». «O trabalho dele tem sido muito positivo e as pessoas devem estar satisfeitas com a obra que está a fazer. É um projecto ganhador», vincou.

Fernando Jorge já foi responsável por fazer o memorial do clube. Agora, quer ver nascer um novo projecto. «Os bracarenses precisam de algo novo, que seja ligado ao futebol mas que vá para além dele. Um espaço de convívio amplo, que seja deles. Temos muitas ideias, já fiz muitos projectos e algum deles vai ser escolhido», acrescentou, acreditando que a academia de formação será uma das melhores da Europa.


«Aceitei pelo amor ao voleibol»

Licenciada em Contabilidade e Administração, a nova vice-presidente para o voleibol [Nádia Patrícia], uma jovem com 31 anos, diz que o convite foi «completamente inesperado», mas sublinha que decidiu aceitá-lo «numa tarde». «Encaro isto como um desafio de grande responsabilidade e espero não defraudar as expectativas depositadas em mim. Aceitei o desafio pelo amor ao Voleibol», garante Nádia, que foi praticante de voleibol na Grundig durante quatro anos. «A minha mãe praticou a modalidade até aos 37 anos. Quando estava grávida eu já jogava voleibol na barriga dela. Tenho uma família com longas tradições no voleibol», junta a vice, que sucede a Maria do Céu.

O voleibol feminino já está enraizado nos bracarenses - «Começa a existir uma tradição», diz -, mas Nádia gostaria de ver o clube apostar no voleibol masculino, embora reconheça que não vê a cidade muito «virada» para a modalidade, no capítulo masculino. «Para isso acontecer é necessário formação de base», frisa.

Noutro âmbito, refere que a colaboração com a Escola de Lamaçães «é para manter, pois é ai que tudo nasce». «Fomos campeãs durante cinco anos seguidos em todos escalões», lembra Nádia, que sempre acompanhou a modalidade de perto. «Era e sou uma adepta assídua e ferrenha. Este ano estive a ajudar a equipa de juvenis, treinada pelo Professor Carlos Dias, e depois surgiu este convite relâmpago, que aceitei com agrado. Na minha família tudo gira à volta do desporto e do Braga e, por isso, estou por dentro de tudo… mesmo que não queira», finalizou a nossa simpática entrevistada.

in Jornal do S.C. BRAGA

Parece que há vontade de mudar. Terão estas pessoas peso nas grandes linhas de actuação do clube? Terão capacidade de persuadir António Salvador a dar prioridade às pessoas? Não sei responder. Esta nova direcção tem ainda pouco tempo. Mas, pelo menos da minha parte, merece o benefício da dúvida.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2008, 17:51 por Pedro Ribeiro »
disco infiltrator
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #23 em: 29 de Janeiro de 2008, 18:40 »
Já  tinha lido mas obrigado novamente Pedro.

Fiquei muito satisfeito em encontrar um nome, que bem conheço, entre os 3 referidos na notícia que enviaste.

- Pensava que se tratava do Miguel Mesquita Machado. Não conheço a pessoa  em causa, só espero que dinamize um departamento até aqui totalmente ignorado por esta direcção.


- O arquitecto Fernando Jorge não conheço o suficiente. No entanto, é um nome habitualmente associado à CMB e aos projectos da CMB. Mais um....

- O terceiro nome aparece associado ao voleibol. Fiquei imensamente satisfeito. Uma pessoa de uma família de verdadeiros Braguistas, que tenho a certeza que aceitou o cargo de uma forma desinteressada, com o único propósito de fazer crescer a modalidade e o SCB. 

Eram mais pessoas como a Nádia que gostaria de ver em cargos directivos do SCB. No entanto, pelas razões que acima apontei, sei que não é fácil. Com um Presidente da Câmara como o que temos, com o actual Presidente do SCB, com o actual Presidente da  Mesa da AG do SCB e com a relação que existe com vários empresários de Braga....é preciso pensar bem antes de se tomar uma decisão. Pensar muito bem.

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 17:06 por disco infiltrator »
fmrabit
fmrabit Equipa Reservas
  • ****
  • 863
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #24 em: 29 de Janeiro de 2008, 19:21 »
O Miguel Machado, vice presidente para o marketing, não é o filho do presidente da CMBraga!
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 18:16 por Pedro Ribeiro »
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #25 em: 29 de Janeiro de 2008, 19:33 »
Concordando quanto à excessiva conotação da actual gestão camarária com o clube (o que divide e não une os bracarenses), não é verdade que o novo vice-presidente para o marketing seja o filho de Mesquita Machado. Trata-se de Francisco Miguel Cubelo Faria Vasconcelos Machado (http://www.scbraga.pt/scbraga.php?tipo=clube&id=14), se não me engano, sócio-gerente da empresa mediadora de seguros SABSEG. Creio que não é familiar do actual Presidente da Câmara...

Não criemos fantasmas onde não os há...
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 18:17 por Pedro Ribeiro »
BN
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #26 em: 29 de Janeiro de 2008, 23:00 »
Gosto de Luís Freitas Lobo,"disseca" com uma grande limpeza as tácticas da equipa x,como joga e quais as principais características de certo jogador.
Sobre admirar o Braga,mais valor ainda tem. :)
braga2007
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #27 em: 29 de Janeiro de 2008, 23:03 »
Já tinha a ideia de ele ser braguista, mas assim tanto, para mim foi uma revelação. O artigo está muito bom, vê-se que este senhor sabe do que fala, fala com alma de braguista e muito emocionalmente tira um retrato daquilo que deve ser o caminho a seguir para um Braga europeu.
Anuncios M
Anuncios M
disco infiltrator
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #28 em: 30 de Janeiro de 2008, 17:04 »
Peço então desculpa pela confusão. Mas alerto que não fui o único :-) Grande parte das pessoas também confundiram os Miguel Machados. Ainda bem, então, que se tratam de pessoas diferentes.

O Miguel Mesquita Machado fica apenas responsável pela comercialização do merchandising, é isso?

PS: já corrigi o post acima para se evitarem confusões
BRAGA FOREVER
BRAGA FOREVER Equipa Principal
  • *****
  • 6806
  • QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE!
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #29 em: 30 de Janeiro de 2008, 18:27 »
Obrigado caro Braguista Luís Freitas Lobo por este texto fabuloso!

Eu sei que sempre que tiver oportunidade não vai deixar de continuar a elogiar o NOSSO Enorme!

Claro está,sem nunca misturar o seu profissionalismo,que é brilhante sem duvida nenhuma! Parabéns! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!
pauloA5
pauloA5 Juvenis
  • **
  • 231
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #30 em: 30 de Janeiro de 2008, 21:21 »
O artigo está simplesmente fabuloso. Apenas um verdadeiro braguista podia escrever algo assim. Eu já sabia que o L.F. Lobo tinha pelo menos uma costela braguista por ter visto uma vez o Marcelo Rebelo de Sousa insinuar isso num programa de tv em que estavam os dois, mas não imaginava que fosse um braguista a 100% e bracarense.
Revi-me em tudo o que ele fala a partir de finais da década de 80...
Anuncios G
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2708
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #31 em: 01 de Fevereiro de 2008, 17:53 »
Não sei se alguém já aqui o referiu, mas o "nosso amigo" tem um site pessoal de interesse geral sobre o futebol: http://www.planetadofutebol.com/
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2008, 19:35 por Arsenalista »
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3949
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #32 em: 01 de Fevereiro de 2008, 18:07 »
Desculpem, mas não encontro no artigo "na página inicial do nosso site"... eu sei que sou cegueta, por isso se alguém pudesse por aqui directamente o link, agradecia muito.

Obrigado
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #33 em: 01 de Fevereiro de 2008, 18:26 »
Desculpem, mas não encontro no artigo "na página inicial do nosso site"... eu sei que sou cegueta, por isso se alguém pudesse por aqui directamente o link, agradecia muito.

Obrigado


http://www.superbraga.com/noticias/?cid=339
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3949
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #34 em: 01 de Fevereiro de 2008, 22:37 »
Muito obrigado!
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3949
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #35 em: 01 de Fevereiro de 2008, 22:41 »
Acabei de ler - até me arrepiei!

Foi para compensar do arrepio de há pouco, no jogo com o Estrela...

Duas formas arrepiantes de sentir o Braga, uma boa, outra... miserável!
DiogoEA Equipa Principal
  • *****
  • 3051
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #36 em: 02 de Fevereiro de 2008, 00:32 »
Freitas Lobo a treinador! ;D
Pezinhuh
Pezinhuh Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • [Foi no ano 21]
  Re: Artigo de Freitas Lobo
« Responder #37 em: 02 de Fevereiro de 2008, 00:43 »
O LUIS FREITAS LOBO É SEGURAMENTE E SEM MARGENS PARA DUVIDA UM POÇO DO FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL, EU FICO "PARVO" COM TODAS AS ENTREVISTAS/REPORTAGENS ONDE ELE COMENTA DESPORTO MAIS DENOMINADAMENTE O DESPORTO REI...
FORÇA LUIS CONTINUA COM ESSA ALMA BRACARENSE...
 

Anuncios M