Quantcast
Cidade Desportiva do SC Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Cidade Desportiva do SC Braga
2121 Respostas
443135 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5994
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #200 em: 30 de Julho de 2015, 14:47 »
O Braga não pode cair nessa armadilha....a melhor solução para nos e para a autarquia é a demolição do elefante branco.
Por acaso esta é a minha posição, mas acho que ninguém tem coragem para se chegar à frente e dizer, isto foi um erro que sendo acabado terá ainda mais custos é preferível deitar abaixo e perder os 8 milhões ao lixo e pensar algo de raiz mais sustentável.
Acho que é bem mais fácil politicamente gastar mais 15 ou 20M a tentar reverter/acabar, do que por exemplo deitar aquilo abaixo e fazer outra piscina noutro sitio qualquer por 5milhões que provavelmente serviria perfeitamente o objectivo e poupava-se muito no presente e futuro.
A imagem que passa é complicada de se gerir.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #201 em: 30 de Julho de 2015, 15:21 »
O Braga não pode cair nessa armadilha....a melhor solução para nos e para a autarquia é a demolição do elefante branco.
Por acaso esta é a minha posição, mas acho que ninguém tem coragem para se chegar à frente e dizer, isto foi um erro que sendo acabado terá ainda mais custos é preferível deitar abaixo e perder os 8 milhões ao lixo e pensar algo de raiz mais sustentável.
Acho que é bem mais fácil politicamente gastar mais 15 ou 20M a tentar reverter/acabar, do que por exemplo deitar aquilo abaixo e fazer outra piscina noutro sitio qualquer por 5milhões que provavelmente serviria perfeitamente o objectivo e poupava-se muito no presente e futuro.
A imagem que passa é complicada de se gerir.

A única solução que eu consigo ainda ponderar é o esqueleto do edifício poder ser convertido e devidamente redimensionado de acordo com o projecto da academia, sem que os seus custos ultrapassem, ou possam até ser inferiores aos do projecto edificado de raiz.

Construir um pavilhão seria uma ideia excelente para albergar as nossas modalidades se o nosso clube tivesse capacidade para tal (academia + pavilhão), mas não  tem...relembro todos aqueles que o sugerem (pavilhão) que o scp está a construir um com custos estimados de edificação na ordem dos €10 milhões, sem piscina(s) claro.
Anuncios M
Anuncios M
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #202 em: 30 de Julho de 2015, 20:52 »
Não seria difícil converter aquilo num Pavilhão. O Braga ainda tem muita gente e modalidades que andam a treinar e a jogar em casa alheia... seria uma possibilidade.

Penso que não seria descabido de todo aquela espaço, e porque o projeto inicial era uma piscina olímpica mas e se não estou em erro, mais uma de 25 metros, converter o espaço da piscina olímpica para pavilhão e manter a de 25 metros.... digo eu!

Seria a situação ideal para o SCB, pois quase que centralizava toda a sua atividade!

Esta para mim também seria a melhor solução, se possível que permitisse além das actividades desportivas ser rentabilizado com feiras, exposições e concertos e outro tipo de eventos. Braga não tem neste momento um espaço fechado para concertos de maior dimensão, no fundo seria uma espécie de multiusos, de forma a poder rentabilizar o projecto e recuperar o dinheiro investido ou pelo menos dar para a manutenção e não dar prejuízo.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16459
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #203 em: 30 de Julho de 2015, 21:18 »
Não seria difícil converter aquilo num Pavilhão. O Braga ainda tem muita gente e modalidades que andam a treinar e a jogar em casa alheia... seria uma possibilidade.

Penso que não seria descabido de todo aquela espaço, e porque o projeto inicial era uma piscina olímpica mas e se não estou em erro, mais uma de 25 metros, converter o espaço da piscina olímpica para pavilhão e manter a de 25 metros.... digo eu!

Seria a situação ideal para o SCB, pois quase que centralizava toda a sua atividade!

Esta para mim também seria a melhor solução, se possível que permitisse além das actividades desportivas ser rentabilizado com feiras, exposições e concertos e outro tipo de eventos. Braga não tem neste momento um espaço fechado para concertos de maior dimensão, no fundo seria uma espécie de multiusos, de forma a poder rentabilizar o projecto e recuperar o dinheiro investido ou pelo menos dar para a manutenção e não dar prejuízo.
Mas aquilo não dá para rentabilizar em nada que não seja uma piscina, porque o que está para cima e pode ser aproveitado é muito pouco. O maior está na parte inferior e que só tem serventia como piscina (ou para aquacultura)
Quem não sente não é filho de boa gente.
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #204 em: 30 de Julho de 2015, 22:11 »
Não seria difícil converter aquilo num Pavilhão. O Braga ainda tem muita gente e modalidades que andam a treinar e a jogar em casa alheia... seria uma possibilidade.

Penso que não seria descabido de todo aquela espaço, e porque o projeto inicial era uma piscina olímpica mas e se não estou em erro, mais uma de 25 metros, converter o espaço da piscina olímpica para pavilhão e manter a de 25 metros.... digo eu!

Seria a situação ideal para o SCB, pois quase que centralizava toda a sua atividade!

Esta para mim também seria a melhor solução, se possível que permitisse além das actividades desportivas ser rentabilizado com feiras, exposições e concertos e outro tipo de eventos. Braga não tem neste momento um espaço fechado para concertos de maior dimensão, no fundo seria uma espécie de multiusos, de forma a poder rentabilizar o projecto e recuperar o dinheiro investido ou pelo menos dar para a manutenção e não dar prejuízo.
Mas aquilo não dá para rentabilizar em nada que não seja uma piscina, porque o que está para cima e pode ser aproveitado é muito pouco. O maior está na parte inferior e que só tem serventia como piscina (ou para aquacultura)
Por acaso é uma boa ideia. Fazíamos exploração de aquacultura e com esse dinheiro construiamos a afamada academia.

Enviado do meu HUAWEI G6-L11 através de Tapatalk

Sócio nº 2014
Kilo Equipa Principal
  • *****
  • 4091
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #205 em: 30 de Julho de 2015, 23:21 »
Não seria difícil converter aquilo num Pavilhão. O Braga ainda tem muita gente e modalidades que andam a treinar e a jogar em casa alheia... seria uma possibilidade.

Penso que não seria descabido de todo aquela espaço, e porque o projeto inicial era uma piscina olímpica mas e se não estou em erro, mais uma de 25 metros, converter o espaço da piscina olímpica para pavilhão e manter a de 25 metros.... digo eu!

Seria a situação ideal para o SCB, pois quase que centralizava toda a sua atividade!

Esta para mim também seria a melhor solução, se possível que permitisse além das actividades desportivas ser rentabilizado com feiras, exposições e concertos e outro tipo de eventos. Braga não tem neste momento um espaço fechado para concertos de maior dimensão, no fundo seria uma espécie de multiusos, de forma a poder rentabilizar o projecto e recuperar o dinheiro investido ou pelo menos dar para a manutenção e não dar prejuízo.
Mas aquilo não dá para rentabilizar em nada que não seja uma piscina, porque o que está para cima e pode ser aproveitado é muito pouco. O maior está na parte inferior e que só tem serventia como piscina (ou para aquacultura)
Por acaso é uma boa ideia. Fazíamos exploração de aquacultura e com esse dinheiro construiamos a afamada academia.

Enviado do meu HUAWEI G6-L11 através de Tapatalk

 O Rodovalho está pela hora da morte  :o
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5994
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #206 em: 30 de Julho de 2015, 23:49 »
Para aquacultura não é preciso fazer nada, agua já tem com fartura (um dos problemas graves daquela piscina na construção) e provavelmente peixes também.

Mais a sério, no que toca a pavilhão a Câmara acho que tem ideia de remodelar o PEB, para quando não sei, penso que está dependentes de fundos europeus virem ou não.
Mas acho que é fundamental para cimentar o estatuto da cidade, a todos os níveis ter um pavilhão de excelência que possa acolher concertos e grandes jogos.
kiko scb Equipa Principal
  • *****
  • 1025
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #207 em: 04 de Agosto de 2015, 23:44 »
Remodelar o PEB isso sim era uma opção viável... já para não falar na sua localização e capacidade de estacionamento por exemplo!
Anuncios M
Anuncios M
ombaiz
ombaiz Equipa Principal
  • *****
  • 1483
  • Quem não sente não entende...
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #208 em: 05 de Agosto de 2015, 08:50 »
Remodelar o PEB isso sim era uma opção viável... já para não falar na sua localização e capacidade de estacionamento por exemplo!

Quem me dera que o estádio municipal fosse onde é o 1º de Maio!! Ai o que eu gostava....
Cmcorreia Equipa Principal
  • *****
  • 2180
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #209 em: 06 de Agosto de 2015, 10:14 »
«A Câmara cedeu terrenos avaliados em 5 milhões de euros de forma gratuita ao SC Braga»






https://www.facebook.com/cmbraga.comunicacao?fref=photo
Cláudio Correia
Duarte
Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3844
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #210 em: 06 de Agosto de 2015, 10:59 »
Não deixa de ser engraçado que é com um presidente da CMB que não é 100% Braguista e que muitos até diziam que o Braga sairia prejudicado se ele ganhasse a câmara, que temos finalmente terrenos para a Academia...
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com
Anuncios G
agarb13
agarb13 Juniores
  • ***
  • 635
  • Braga 200%
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #211 em: 06 de Agosto de 2015, 11:32 »
"Sportinguista sim, mas primeiro o Braga" ...
ZT143
ZT143 Equipa Principal
  • *****
  • 1150
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #212 em: 06 de Agosto de 2015, 12:09 »
onde são os terrenos que vão ser usados para a Academia?
SCB | ABC | HCB | Braga Warriors | Braga Rugby | CTB
Mais Norte
Mais Norte Equipa Principal
  • *****
  • 2893
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #213 em: 06 de Agosto de 2015, 13:13 »
Ora bem, o projecto continua com pernas e está a andar. A escolha do local, junto do estádio, é a ideal.

É uma boa notícia e espero que o Clube agarre mesmo esta grande oportunidade. Será também importante que não surjam entraves ao projecto.

Vão surgir, necessariamente, parceiros para para este empreendimento. Espero que sejam credíveis e que dêem garantias para a boa implementação da Academia.

Nem tudo são notícias menos boas.

Força Braga.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 13:14 por Mais Norte »
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #214 em: 06 de Agosto de 2015, 13:51 »
Gostava que o projeto da Academia fosse apresentado aos sócios do clube de uma forma clara e rigorosa, através de uma AG devidamente divulgada. Para além das perguntas tradicionais de quanto vai custar, onde vai ser e como serão as infra-estruturas, gostava de compreender o modelo de financiamento pensado, se existirão parceiros externos e em que moldes estarão envolvidos, quem dá garantias financeiras para avançar com projeto, quem vai construir, quem ficará responsável pela gestão e manutenção do espaço, quanto irá custar a manutenção anualmente ao clube, etc. Acredito que seja cedo para que estas questões possam ser respondidas mas estando eu tão cético relativamente a este empreendimento preciso de coisas mais palpáveis para acreditar que este projeto não será um passo muito maior que as pernas. Não vejo a Academia como uma real mais valia para o clube, pelo menos neste momento de vida, mas sim um sorvedouro de recursos que o clube/SAD neste momento não tem!!! Não é uma Academia que produz melhores jogadores, o que faz aparecer melhores jogadores são melhores recursos humanos na parte técnica/pedagógica. Aceito que digam que a situação atual não seja a ideal, mas não seria suficiente dotar o Complexo do 1º de Maio de melhores condições? O atual presidente da CM Braga tem, recorrentemente, referido que a Academia irá permitir que o clube liberte o 1º de Maio para a cidade, e eu agora pergunto, para que? Para que precisa a cidade de um estádio velho e abandonado?

Outra grande questão que eu tenho é, precisa o Sporting Clube de Braga da Academia? Se sim, para que e porque? Está o nosso modelo de gestão desportivo assim tão errado que justifica um investimento numa infraestrutura de, pelo menos, 10M€? Vejo muita gente a falar em milhões como se fosse fácil obtê-los. Num jogador de futebol é fácil, pede-se ao Mendes, mas o Mendes não quer uma Academia. Será através da Academia que iremos dar o passo que todos pretendemos? É liquido que assim seja? Será a Academia a nossa galinha dos ovos de ouro que não é para mais ninguém em Portugal? Creio que todos os adeptos do Braga queiram vencer títulos, seja o campeonato nacional seja a Taça de Portugal, mas todos nós sabemos que nos próximos 25 anos até podemos vencer estas competições algumas vezes mas não chegaremos perto dos grandes na maioria delas. A minha pergunta é, com Academia será diferente? Ou será pior? Será que nós não apostamos nos nossos valores porque eles são fracos? É o Nuno Valente fraco? É o Tiago Sá fraco? Era o Gil Dias fraco? Ou fraca é a nossa capacidade de avaliação dos jovens que atualmente formamos? Eu vejo grandes jogadores a aparecerem com 17-18 anos, mas em Portugal não. Em Portugal só se pensa em apostar nos jovens quando eles estão "formados" e muitas vezes já estão é estagnados. Um exemplo disso é o Nelson Oliveira, quando o Benfica o emprestou ao Rio-Ave e depois ao Paços de Ferreira o miúdo até jogou, mas evolui a serio? O contexto onde ele esteve não o fez evoluir, fê-lo regredir. Se calhar ele devia era ter ficado a treinar com os seniores do Benfica e ai evoluía mais, um pouco como o Lopetegui tem feito com o Ruben Neves. Voltando à gestão desportiva em que temos trabalhado nos últimos 10 anos, considero que seja essa que devemos continuar a apostar. Atletas que não cabem nos grandes, mas que tenham qualidade, potencia-los num contexto desportivo mais favorável e posterior rentabilização financeira. Aposta em mercados praticamente inesgotáveis como Argentino, Brasileiro ou até algum europeu (Espanhol, por exemplo), isto claro, sem descurar a formação e captação de talentos locais. É este o caminho desportivo que eu defendo, por ser aquele mais seguro para um clube/SAD sem grandes capacidade financeiras. Desengane-se quem pensa que a Academia é, per si, a solução milagrosa para o nosso clube, não é. Aliás, se tivesse tempo, até gostava de estudar uma eventual correlação capacidade financeira versus sucesso desportivo entre clubes essencialmente formadores e clubes essencialmente compradores.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2015, 13:59 por Sérgio Gonçalves »
Sócio nº 2014
Robalo
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #215 em: 06 de Agosto de 2015, 13:57 »
mas o Mendes não quer uma Academia.

Nao?

Repara quanta lavagem de € já fez ele com o centro dos lamps do seixal...

bernardo,cavaleiro,cancelo,helder costa etc etc...os senhores 15 milhoes...
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #216 em: 06 de Agosto de 2015, 13:58 »
mas o Mendes não quer uma Academia.

Nao?

Repara quanta lavagem de € já fez ele com o centro dos lamps do seixal...

bernardo,cavaleiro,cancelo,helder costa etc etc...os senhores 15 milhoes...

Robalo, ele adquiriu os jogadores não o Seixal. Quanto aos valores todos desconfiamos deles não é? É como os nossos Silvios e Pizzi que hoje em dia jogam na Luz via Atletico de Madrid...
Sócio nº 2014
Cmcorreia Equipa Principal
  • *****
  • 2180
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #217 em: 06 de Agosto de 2015, 14:07 »
Gostava que o projeto da Academia fosse apresentado aos sócios do clube de uma forma clara e rigorosa, através de uma AG devidamente divulgada. Para além das perguntas tradicionais de quanto vai custar, onde vai ser e como serão as infra-estruturas, gostava de compreender o modelo de financiamento pensado, se existirão parceiros externos e em que moldes estarão envolvidos, quem dá garantias financeiras para avançar com projeto, quem vai construir, quem ficará responsável pela gestão e manutenção do espaço, quanto irá custar a manutenção anualmente ao clube, etc. Acredito que seja cedo para que estas questões possam ser respondidas mas estando eu tão cético relativamente a este empreendimento preciso de coisas mais palpáveis para acreditar que este projeto não será um passo muito maior que as pernas. Não vejo a Academia como uma real mais valia para o clube, pelo menos neste momento de vida, mas sim um sorvedouro de recursos que o clube/SAD neste momento não tem!!! Não é uma Academia que produz melhores jogadores, o que faz aparecer melhores jogadores são melhores recursos humanos na parte técnica/pedagógica. Aceito que digam que a situação atual não seja a ideal, mas não seria suficiente dotar o Complexo do 1º de Maio de melhores condições? O atual presidente da CM Braga tem, recorrentemente, referido que a Academia irá permitir que o clube liberte o 1º de Maio para a cidade, e eu agora pergunto, para que? Para que precisa a cidade de um estádio velho e abandonado?

Outra grande questão que eu tenho é, precisa o Sporting Clube de Braga da Academia? Se sim, para que e porque? Está o nosso modelo de gestão desportivo assim tão errado que justifica um investimento numa infraestrutura de, pelo menos, 10M€? Vejo muita gente a falar em milhões como se fosse fácil obtê-los. Num jogador de futebol é fácil, pede-se ao Mendes, mas o Mendes não quer uma Academia. Será através da Academia que iremos dar o passo que todos pretendemos? É liquido que assim seja? Será a Academia a nossa galinha dos ovos de ouro que não é para mais ninguém em Portugal? Creio que todos os adeptos do Braga queiram vencer títulos, seja o campeonato nacional seja a Taça de Portugal, mas todos nós sabemos que nos próximos 25 anos até podemos vencer estas competições algumas vezes mas não chegaremos perto dos grandes na maioria delas. A minha pergunta é, com Academia será diferente? Ou será pior? Será que nós não apostamos nos nossos valores porque eles são fracos? É o Nuno Valente fraco? É o Tiago Sá fraco? Era o Gil Dias fraco? Ou fraca é a nossa capacidade de avaliação dos jovens que atualmente formamos? Eu vejo grandes jogadores a aparecerem com 17-18 anos, mas em Portugal não. Em Portugal só se pensa em apostar nos jovens quando eles estão "formados" e muitas vezes já estão é estagnados. Um exemplo disso é o Nelson Oliveira, quando o Benfica o emprestou ao Rio-Ave e depois ao Paços de Ferreira o miúdo até jogou, mas evolui a serio? O contexto onde ele esteve não o fez evoluir, fê-lo regredir. Se calhar ele devia era ter ficado a treinar com os seniores do Benfica e ai evoluía mais, um pouco como o Lopetegui tem feito com o Ruben Neves. Voltando à gestão desportiva em que temos trabalhado nos últimos 10 anos, considero que seja essa que devemos continuar a apostar. Atletas que não cabem nos grandes, mas que tenham qualidade, potencia-los num contexto desportivo mais favorável e posterior rentabilização financeira. Aposta em mercados praticamente inesgotáveis como Argentino, Brasileiro ou até algum europeu (Espanhol, por exemplo), isto claro, sem descurar a formação e captação de talentos locais. É este o caminho desportivo que eu defendo, por ser aquele mais seguro para um clube/SAD sem grandes capacidade financeiras. Desengane-se quem pensa que a Academia é, per si, a solução milagrosa para o nosso clube, não é. Aliás, se tivesse tempo, até gostava de estudar uma eventual correlação capacidade financeira versus sucesso desportivo entre clubes essencialmente formadores e clubes essencialmente compradores.
É que escreveste tudo (ou quase) do que me vai na alma em relação a este assunto...

Era importante este projeto ser apresentado com cabeça tronco e membros aos sócios, e deixar a eles a decisão de avançar ou não, mas isso não vai acontecer...

No fundo, fico a rezar para que o projeto seja de facto uma ferramenta essencial para o nosso futuro, mas neste momento é só mesmo uma questão de fé
Cláudio Correia
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5994
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #218 em: 06 de Agosto de 2015, 14:51 »
Se alguém estiver à espera que a Academia venha trazer algum milagre e pior ainda espere que venha trazer títulos, bem pode esperar sentado.
Em mina opinião servirá apenas e só para trazer melhores condições estruturais para o clube. Não ter que andar com a casa às costas e ter um local do clube. Os jogadores passarão a ser melhores por isso? Duvido muito. Talvez de 0 a 100, a melhoria ande pelos 0,01%.

No fim sobra a qualidade e a cabeça que geralmente é que manda, quando a vontade e o profissionalismo é pouco ou nenhum não há academia, treinador ou milagre que valha!

Se mesmo por milagre a academia formar bons jogadores eles vão-se embora, seja para os grandes ou para o estrangeiro, não temos forma de os segurar, isto acho que nem tem discussão. Pensar a academia neste sentido não faz sentido, porque conhecemos o mercado. Se por acaso aparecer um Messi ou Ronaldo por cá aos 14 anos já se foi.

A academia faz falta? Para mim mais que falta faz sentido num projecto de qualquer clube que queira ser um clube decente e digno desse nome.
E não faz falta só a Academia, fazem falta muitas mais coisas. A academia é se calhar até começar a casa não pelo telhado, mas quase.

No resto das questões (custos, manutenção, estrutura, quem vai fazer, funcionamento, etc), já toda a gente as pôs e são tão óbvias que acho que não devia ser preciso pedir para se ser esclarecido.

No que toca à gestão desportiva, fazer o que fizemos nos últimso 10anos, ou seja, pegar nas sobras dos grandes é interessante, mas ninguém anda a dormir, alguém nos vai emprestar jogadores para andar a lutar com eles? Só se forem burros. Andaram a "dormir" durante meia dúzia de anos, e quando chegamos ao topo e pusemos o lugar deles em causa o que aconteceu? Secaram tudo à volta. Praticamente não fomos buscar mais nenhum jogador à nossa liga e emprestados coisa residual. Eles preferem-nos pôr na 2ªdivisão espanhola ou na Turquia que cá. Há 5 ou 6 anos, os emprestados do SLb ou do Porto já cá estariam provavelmente, agora nem vê-los.
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: e a ACADEMIA?
« Responder #219 em: 06 de Agosto de 2015, 15:26 »
PAF, há sempre atletas que não cabem nos grandes e podem-nos ser uteis. Lembro-me por exemplo do Vitoria, do Vítor. Ainda ontem o Sporting despachou o Heldon por 1.5M€ ao Maritimo, não era uma possibilidade para nós? Havendo interesse nosso nalguns jogadores não duvido que os consigamos resgatar. Não disse que é fácil disse sim é que é esse para mim parte do nosso caminho. Devo ter sido dos primeiros neste fórum a dizer que o mercado mudou muito nos últimos 3/4 anos mas mesmo assim temos um capital que não podemos deitar fora que é o facto de ser um clube europeu e que leva muitos jogadores às seleções. Financeiramente não somos tão atrativos como Turquia ou quejandos, mas temos caraterísticas que também são valorizadas pelos jogadores, como por exemplo até colocarmos jogadores no estrangeiro, Éder, Zé Luis, etc. Adicionalmente para formar uma boa equipa não é necessário contratar 20 jogadores, mas sim 4/5.

Sobre custos de manutenção da Academia (que é das coisas que mais me preocupa) encontrei um documento da ECA (Associação de Clubes Europeus) que indica que um clube de topo gasta em média 3M€/ano com a sua academia, enquanto que um clube de média dimensão gasta um valor superior a 1M€.
Sócio nº 2014
 

Anuncios M