Quantcast
Data de nascimento do S.C.Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Data de nascimento do S.C.Braga
325 Respostas
96993 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
PMPF
PMPF Equipa Principal
  • *****
  • 2087
  Data de nascimento do S.C.Braga
« em: 08 de Dezembro de 2010, 14:18 »
Eu não sei se vocês viram no final do jogo do benfas na RTP em rodapé no telejornal vinha que existe uma possibilidade de o Braga não ter nascido em 1921 mas sim em 1914. Não sei se isto e verdade e por isso decidi abrir este tópico.
Renato_1921
Renato_1921 Equipa Principal
  • *****
  • 1869
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #1 em: 08 de Dezembro de 2010, 14:22 »
Mesmo que existam provas que nascemos as 1914 acho que nao deviamos mudar isso! Acho que só deveriamos comemorar os 100 anos em 2021!
Anuncios M
Anuncios M
Zusco
Zusco Equipa Principal
  • *****
  • 2299
  • Quem não sente não entende
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #2 em: 08 de Dezembro de 2010, 14:25 »
Mesmo que existam provas que nascemos as 1914 acho que nao deviamos mudar isso! Acho que só deveriamos comemorar os 100 anos em 2021!

Exacto. Já temos música e tudo sobre isso. GRANDE BRAGA  ;D
BRAGA FOREVER
BRAGA FOREVER Equipa Principal
  • *****
  • 6806
  • QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE!
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #3 em: 08 de Dezembro de 2010, 14:31 »
O que fazer com a nossa música...

"Foi no ano 21 que o meu Braga nasceu..." ;D

Duvido da existência de provas para alterar uma data tão importante. :-\
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!
Renato_1921
Renato_1921 Equipa Principal
  • *****
  • 1869
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #4 em: 08 de Dezembro de 2010, 14:37 »
O que fazer com a nossa música...

"Foi no ano 21 que o meu Braga nasceu..." ;D

Duvido da existência de provas para alterar uma data tão importante. :-\

É  a nossa historia que está em causa! Já viram agora se o salvador se lembrasse de voltarmos a jogar de verde? Há coisas que nunca devem mudar e esta é uma delas! Foi a 21! Mai nada! Para além do mais que soa muito melhor ao cantar! Nao me estou a ver a cantar foi a 14 .....  ;D
alves
alves Juvenis
  • **
  • 229
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #5 em: 08 de Dezembro de 2010, 14:39 »
LOL 21 não rima com nada na música...

"foi no ano 14, que o meeeu Braga nasceu..."

Não é por aí  ;D
Renato_1921
Renato_1921 Equipa Principal
  • *****
  • 1869
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #6 em: 08 de Dezembro de 2010, 14:42 »
LOL 21 não rima com nada na música...

"foi no ano 14, que o meeeu Braga nasceu..."

Não é por aí  ;D

Foi só uma pequena piada! Acho que temos que aguentar até 2021!  ;D Nao sei o mundo vai acabar em 2012, mas mesmo assim nao dava visto que tamos a falar de 2014! ;D
BragaAtéMorrer
BragaAtéMorrer Equipa Principal
  • *****
  • 4302
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #7 em: 08 de Dezembro de 2010, 14:43 »
Se foi em 1914 o centenario comemorasse em 2014, é o que eu acho.
Anuncios M
Anuncios M
LeonelP
LeonelP Equipa Principal
  • *****
  • 2707
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #8 em: 08 de Dezembro de 2010, 14:45 »
Se há provas de que o Braga nasceu em 1914, porque não mudar a data? Penso eu de que...
alves
alves Juvenis
  • **
  • 229
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #9 em: 08 de Dezembro de 2010, 14:50 »
Eu também acho, se houverem provas de que o clube nasceu em 1914, então estamos a ser ignorantes ao manter a data como 1921. Estamos a faltar ao respeito e não homenagear aqueles que em 1914 criaram o clube...

Até lá, temos muito tempo para confirmar isto, mas se se provar que foi 7 anos antes, devemos acima de tudo homenagear o clube no verdadeiro ano em que nasceu, não na data que alguns mais gostam. Sempre se ter pensado que foi em 1921 e já termos músicas com essa data não é justificação aceitável meus amigos, mas isto, é a minha opinião...

O equipamento, essa história não tem nada a ver, antigamente jogava-se de verde, mudou-se para vermelho, e agora joga-se de vermelho. Já a data, o clube ou foi criado em 1914 ou em 1921, a data de fundação não se muda, é um marco na história, resta verificar a sua veracidade.
Ramiro Lopes Juniores
  • ***
  • 368
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #10 em: 08 de Dezembro de 2010, 15:02 »
Por aquilo que conheço do futebol em Braga e por aquilo que sei do SCBraga, este foi mesmo fundado em 1921. No ano que é mencionado neste topico existiam outros clubes mas nenhum era o SCBraga. No entanto podem existir dados que desconheço e se assim for concordo com a alteração da data de nascimento do clube, mas nao o aceitarei se estivermos a falar de dados cuja veracidade possam ser postos em causa, como fez por exemplo o FCPorto no anos 70 quando alterou a data de nascimento do clube numa AG de 1906 para 1893...
Futebol em 3D? É no EMB
Anuncios G
GverreiroMeister
GverreiroMeister Juvenis
  • **
  • 185
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #11 em: 08 de Dezembro de 2010, 15:15 »
Não há problema, faz-se 2 megas festarolas em 2014 e em 2021 xD
marmanjo Iniciados
  • *
  • 39
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #12 em: 08 de Dezembro de 2010, 15:23 »
Eu já comprei e li o livro (não todo, mas esta parte da data já) e o que vem claro como água é que em 1914 foi fundado um clube com a designação Sporting Clube de Braga, com os nomes dos órgãos e tudo lá explícito. O problema é que depois disso não existem mais notícias sobre esse clube até 1919, sendo provavelmente devido à I Guerra Mundial. A data oficial é 1921 porque foi nessa data que o Governo Civil "legalizou" esse clube, embora ele já existisse a 1919 em diversos eventos desportivos, com notícias de resultados a corroborar isso. Tanto é que há um documento comemorativo dos 15 anos do Braga e nessa data não é 21 que vem mas sim 19.

O livro é sem dúvida obrigatório para qualquer braguista bracarense. Custa 14€ e pode ser comprado no Zero 53 I e II, Café das Enguardas, Café Duarte, Café Beijo Frio, Café Bar do João, Restaurante Mini Sport e Café Piquenique no C. C. Cruz de Pedra.


 
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6005
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #13 em: 08 de Dezembro de 2010, 15:27 »
A noticia surge do lançamento do livro " A História da Bola em Braga 1908-1947"daqui, pelos vistos com alguma fundamentação, agora é uma questão de analisar os factos e se de facto há provas que em 1914 já havia Braga, porque não mudar a data!

"Se o SC Braga quiser, pode festejar o centenário já em 2014”, afirmou ontem João Nogueira Dias, um dos autores do livro ‘A História da “Bola” em Braga 1908-1947: como o jovem Sporting se tornou no respeitável Senhor Braga’ — publicação também da autoria de Evandro Lopes, que defende que o clube arsenalista pode, afinal, ter nascido em 1914 e não em 1921 como comemora oficialmente a colectividade bracarense. A afirmação está sustentada numa “aprofundada investigação” de Evandro, “a alma do livro”, como definiu o seu amigo co-autor.

A real data da fundação do SC Braga é uma discussão já antiga no seio do clube arsenalista, mas segundo os autores do livro, a verdade dos factos é a por eles apresentada, baseados numa ‘descoberta’ documentada numa notícia publicada no jornal “Ecos do Minho” de Setembro de 1914, que tinham na sua posse. Depois, devido à I Guerra Mundial, o clube desapareceu e só ressurgiu após esta terminar.

“Por muito menos, outros clubes festejaram o centenário”, disseram os autores, que pretendem com esta publicação implantar a discussão, e sobretudo, “al ertar o clube para a necessidade de uma investigação séria sobre o assunto”.
“Nem o Benfica, FC Porto e Sporting têm uma certidão de nascimento tão detalhada”, referiu mesmo Evandro.

Na cerimónia da apresentação do livro, que decorreu entre amigos no Café Bar Zero 53, foram ainda abordadas muitas outras questões, como a origem do equipamento e das cores do SC Braga, corroborando a tese apresentada por Antunes Guimarães, antigo dirigente do clube, em entrevista ao ‘Correio do Minho’, o responsável pela adopção da camisola à do Arsenal Londres.

Ilustrado por fotos inéditas, com prefácio de Luís Freitas Lobo (neto de Celestino Lobo, um dos fundadores do clube), o livro retrata ainda a história do aparecimento do futebol em Braga, onde são homenageados clubes como o Soarense e Maximinense, “a par do SC Braga, os dois clubes mais antigos ainda a funcionar na cidade”.
Satisfeitos com a obra, deixando antever mais um ou dois volumes, os autores deixaram uma palavra de apreço “a Joel Ribeiro (designer), Luís Lukas (fotógrafo) e ao Nelo do Zero (patrocinador do livro) que infelizmente já não há muitos mecenas como ele”.
In Correio do Minho
Sérgio_Gonçalves
Sérgio_Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 1248
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #14 em: 08 de Dezembro de 2010, 15:40 »


Sou a favor que haja uma investigação profunda e credível, para se apurar a verdadeira data de fundação do nosso clube, já à muito tempo que suspeitava, se teria sido criado mesmo em 1921, pois já tinha visto documentos com ano de fundação diferente

Quere- se ignorar a data de fundação do SC Braga, por causa de tudo o que se canta e do que sempre nos habituamos a ler, é desrespeitar os que trabalharam no passado para que este clube se erguesse.
Ramiro Lopes Juniores
  • ***
  • 368
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #15 em: 08 de Dezembro de 2010, 16:21 »
@ sagg tens esse livro comemorativo?

Novamente sobre a data, pelo que sei e pelo que fui procurando saber em 1916 existiam em Braga os seguintes clubes:

- Grupo Desportivo da Juventude Católica
- Futebol Clube de Braga
- Sport Lisboa e Braga
- Minho Sport Clube

isto segundo um jornal desportivo da altura, creio que se chamava Norte Desportivo ou algo do genero.
Sei que algures no tempo existiu um clube denominado Braga Sport Club e outro Sporting Clube de Braga mas segundo me contaram foi o primeiro que esteve na genese do actual Sporting Clube de Braga. Quem investigou isto deverá saber seguramente melhor toda esta historia.
Futebol em 3D? É no EMB
Sérgio_Gonçalves
Sérgio_Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 1248
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #16 em: 08 de Dezembro de 2010, 16:44 »
@ sagg tens esse livro comemorativo?

Novamente sobre a data, pelo que sei e pelo que fui procurando saber em 1916 existiam em Braga os seguintes clubes:

- Grupo Desportivo da Juventude Católica
- Futebol Clube de Braga
- Sport Lisboa e Braga
- Minho Sport Clube

isto segundo um jornal desportivo da altura, creio que se chamava Norte Desportivo ou algo do genero.
Sei que algures no tempo existiu um clube denominado Braga Sport Club e outro Sporting Clube de Braga mas segundo me contaram foi o primeiro que esteve na genese do actual Sporting Clube de Braga. Quem investigou isto deverá saber seguramente melhor toda esta historia.

Ramiro Lopes, não tenho este livro, esta foto foi retirada do blogue Alfarrábios de Braga, a minha intenção era a de provar que em 1919 já o SC Braga era clube.
Maria
Maria Equipa Principal
  • *****
  • 2213
  • Não vou morrer sem ver o Braga Campeão!
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #17 em: 08 de Dezembro de 2010, 19:29 »
O meu pai ja tem o livro. Ainda nao tive oportunidade de dar uma vista de olhos mas ele ja me falou da questao da data de nascimento.
Se realmente eh verdade, temos de mudar a data para 14. A historia eh mesmo assim... Quando ha novos factos ha que mudar as coisas.
GVERREIRA DO MINHO
Duarte
Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3844
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #18 em: 08 de Dezembro de 2010, 21:10 »
Isto é como na ciência, nuns anos é uma coisa e depois (com provas) já é outra. Antigamente acreditava-se que o sol andava à volta da terra, mas provaram que era ao contrário. Se provarem que o Braga nasceu em 1914 é em 1914!
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com
BRAGA FOREVER
BRAGA FOREVER Equipa Principal
  • *****
  • 6806
  • QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE!
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #19 em: 09 de Dezembro de 2010, 00:57 »
Ainda parecemos alguns jogadores que jogam nas camadas jovens...quando vão ao registo,já vão de mão dada ao pai.

Nós fomos ao registo com 7 anos de idade. ;D ;D ;D
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!
 

Anuncios M