Quantcast
art DM: Jaime e Paixão
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
cardoso
  art DM: Jaime e Paixão
« em: 10 de Abril de 2008, 14:54 »
Jaime, jogador brasileiro que já actuou no S. C. de Braga falhou uma grande penalidade decisiva no passado fim-de-semana. Como é óbvio, muitos adeptos do seu clube exprimiram a sua indignação pelo insucesso e insultaram o jogador. Este decidiu por isso pedir a rescisão do contrato com o clube.
Jaime é um jogador “especial”. É um “artista” do futebol, um atleta de grande qualidade técnica que, não tenho dúvidas, teria tido uma excelente carreira no campeonato brasileiro, onde a técnica é predominante e onde a velocidade menos elevada do jogo lhe permitiria exibir todos os dotes. Mas o futebol português é diferente: aqui exige-se “raça”, capacidade de luta, resistência e velocidade. Nestes aspectos, Jaime não é craque. Seja como for, é um profissional que mereceu a confiança do seu técnico e defendia as cores do seu clube. Portanto devia ser respeitado como tal.
Este acontecimento leva-me a reflectir sobre o papel dos adeptos no futebol. Até que ponto nós, os adeptos, nos podemos escudar sempre no argumento de que somos nós que pagamos e por isso temos o direito de exigir, reclamar e protestar? Parece-me pouco crível que um jogador melhore o seu desempenho pelo facto de ser assobiado. Portanto, o que ganhamos nós com os apupos? Ou melhor, alguém beneficia disso? Parece-me que não.
É claro que o futebol, como já escrevi muitas vezes, é do domínio das emoções. Mas as emoções têm de ser controladas. Não faz sentido nenhum que essas emoções actuem contra os interesses do clube que os adeptos apoiam. É por isso que quando procuramos explicações para o sucesso do futebol inglês ou espanhol, talvez nos devamos concentrar um pouco na maneira como vemos o jogo. Os últimos classificados do campeonato inglês, mesmo perdendo a maioria dos jogos e exibindo um futebol tão fraco como vimos no Bolton frente ao Sporting, têm no seu estádio mais de quinze mil adeptos fiéis. Isto em Portugal é impensável porque muitos de nós somos adeptos das vitórias. Quando o clube perde assobiamos, gritamos e não aparecemos no jogo seguinte.
Tal como em muitos outros aspectos da vida portuguesa é preciso mudar mentalidades; eu sei que é difícil. A mentalidade de um povo é quase imutável. Mas é preciso lutar por essa mudança, incrementando o interesse pelo futebol como festa e não como batalha entre cores ou emblemas.
Por outro lado, a atitude de Jaime, que louvo pela coragem e sinceridade, leva-me a pensar noutro aspecto: o senhor que fez o papel de árbitro no jogo Sporting – Braga não teria mais razões do que o Jaime para mudar de camisola? O erro de Jaime pode ter tirado um ponto ao Leixões. Mas o senhor Paixão não terá contribuído de forma decisiva para que o Braga perdesse pontos? Eu, na minha profissão sou avaliado; se fizer asneira, sofro as consequências, como qualquer profissional enquadrado nas leis. E um árbitro, quando erra, é penalizado? Não! Fica uma semana a descansar. Podem argumentar com as classificações dos árbitros mas não é preciso gastar mais que uma linha deste texto para deixar claro o que valem essas avaliações e como são feitas. Podem argumentar que não são profissionais. Mas se assim é, mais fácil se torna que asneiras destas levem os seus autores a dedicar-se às respectivas profissões para as quais, presume-se, estarão mais bem preparados.
Jaime fez os possíveis por marcar uma grande penalidade de forma espectacular. O guarda-redes adversário impediu-o, fazendo o seu papel de profissional. Bruno Paixão viu uma falta que ninguém viu e anulou um golo ao Braga, que poderia ter dado outro rumo ao jogo. Colocadas as coisas nestes termos simples, qual dos dois foi mais incompetente? Eu não tenho dúvidas: o segundo!
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #1 em: 10 de Abril de 2008, 15:01 »
Se o Braga estivesse na posição que está o Leixões, se estivesse com um resultado como estava naquele momento e se um jogador do Braga fosse marcar uma grande penalidade assim e se falha-se... também aplaudia que nunca mais pusesse os pés no Braga..

Com coisas sérias não se brinca.. e marcar um penaltie daquela maneira é gozar com quem sofre pelo clube...

Se estivesse a ganhar po 3-0 ai sim poderia brincar a vontade.

Saudações Ultras
« Última modificação: 10 de Abril de 2008, 15:07 por Pedro_RBA »
Anuncios M
Anuncios M
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #2 em: 10 de Abril de 2008, 15:04 »
O Jaime foi crucificado pelos adeptos pela atitude, não pelas suas características - das quais podemos também não gostar.

Não há jogadores que mais deteste do que aqueles que esbanjam talento... afastando-se do sucesso por falta de força de vontade. O Jaime é um exemplo evidente. Tem qualidades inatas, talento para dar e vender; poderia ser um dos melhores jogadores da nossa Liga. Mas não quer e já o demonstra há imenso tempo. Está no seu direito. Eu (e qualquer outro adepto) também estou no meu direito de não querer na minha equipa jogadores que não sabem/querem aproveitar o seu talento...

Quanto ao Bruno Paixão, tenho dúvidas se o problema é de talento ou de vontade...
disco infiltrator
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #3 em: 10 de Abril de 2008, 15:11 »
Gostei....

No entanto, acho que não poderemos comparar a realidade do futebol português com o inglês, no que respeita a adeptos mas também no que respeita à postura dos  jogadores.

Em Inglaterra sente-se que por muito mais tosco que um jogador seja ele dá sempre o máximo. O tipo que simula faltas é ridicularizado por todos, no jogo corre-se do inicio ao fim, cada jogador é responsável pelos seus actos, há respeito entre os jogadores, jogam-se cerca de 2 jogos por semana e a disponibilidade física é sempre grande.

Comparemos essa realidade com a nossa. Em que temos jogadores que sentimos que poderiam dar bem mais e estão perfeitamente acomodados. Jogadores que simulam lesões para não jogarem, jogadores que por já terem um contrato assegurado com outro clube nem se aplicam mais, jogadores que passam a vida na noite, jogadores que insultam e agridem os adeptos do próprio clube etc etc etc

Claro que esses têm que ser apupados e os adeptos têm que se fazer sentir.

No entanto, também admito que muitas vezes não damos o devido valor a alguns jogadores que sempre dignificaram o nosso clube. Não me consigo esquecer do Karoglan. Com certeza que se fosse em Inglaterra ele teria prontamente a sua festa de despedida e uma mais que justa homenagem.

Infelizmente as mentalidades são diferentes. Por isso é que um jogo do campeonato inglês é uma enorme emoção e assistir à grande maioria dos jogos do nosso campeonato seja uma penúria....
cardoso
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #4 em: 10 de Abril de 2008, 15:35 »
Poucas pessoas neste fórum criticaram amis o Jaime do que eu.
No entanto, nesta situação, acho que a sua atitude ao marcar o penalti daquela forma foi precipitada mas, reparem: a maioria dos guarda redes lança-se antes de poder verificar que a bola, afinal, vai para o meio. portanto, ao marcar assim, ele continuava a ter muitas probabilidades de marcar golo. Se o tivesse feito seria endeusado pelos adeptos. No entanto, o guarda redes fez bem o seu trabalho e o Jaime foi castigado.
O que está em causa agora é isto: que ganhamos nós, adeptos, com os assobios e insultos? NADA! por isso acho que assim só prejudicamos o clube.
Por outro lado, como pode ser aceitável que um erro a meu ver mais grave, como o de B. Paixão, possa passar incólume? Faço a comparação pela diferença de consequências entre os dois facto. Porque se formos falar de competência, obviamente estou de acordo com vocês se me disserem que ambos são incompetentes no futebol português.
Disco, o teu post dava outro artigo ;D
é evidente que esmiuçar a diferença entre o futebol português e inglês implicava muito mais do que um texto destes. Aliás, já falamos disso várias vezes. Aqui apenas indiquei um aspecto que é extensivo a outros países, como a Espanha. Aí há sem duvida um fervor clubistico maior, independentemente dos resultados. É por isso e por várias outras razões que os estádios, lá, enchem.
« Última modificação: 10 de Abril de 2008, 15:37 por cardoso »
Pezinhuh
Pezinhuh Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • [Foi no ano 21]
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #5 em: 10 de Abril de 2008, 15:46 »
O Jaime tinha e têm bastante talento, so que como tuda a gente sabe ele balçdava-se e em Braga não soube tirar partido da camisola que envergava, havia jogos que o jaime jogava, jogava, ate' nos fartarmos outras vzs mal passava do meio campo, será que não tem objectivos pessoais??

Enfim..

Cumprimentos
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #6 em: 10 de Abril de 2008, 15:51 »
O Jaime foi crucificado pelos adeptos pela atitude, não pelas suas características - das quais podemos também não gostar.

Não há jogadores que mais deteste do que aqueles que esbanjam talento... afastando-se do sucesso por falta de força de vontade. O Jaime é um exemplo evidente. Tem qualidades inatas, talento para dar e vender; poderia ser um dos melhores jogadores da nossa Liga. Mas não quer e já o demonstra há imenso tempo. Está no seu direito. Eu (e qualquer outro adepto) também estou no meu direito de não querer na minha equipa jogadores que não sabem/querem aproveitar o seu talento...

Quanto ao Bruno Paixão, tenho dúvidas se o problema é de talento ou de vontade...

É verdade estou totalmente de acordo com o que o Pedro escreveu, acho que o Jaime não é melhor por culpa propria
spinto
spinto Equipa Principal
  • *****
  • 2237
  • Nascido, criado e vivido em Braga
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #7 em: 10 de Abril de 2008, 15:58 »
quando as coisas saem mal é complicado
ninguem marca penaltis para falhar, só ele sabes as razões para ter saído do leixões, vamos respeitar.

já agora:
E se o postiga tivesse falhado o penalti contra a inglaterra lembram-se? aquele que marca a 0.5Km/hora no centro da baliza e pingada.
Tinha de mudar de nacionalidade, foi arriscado e ninguem lhe perdoava, era falta de profissionalismo, como marcou, foi lindo excelente técnica e finalização perfeita, para recordar, frieza e calculismo, etc...

São bem marcados qd entram.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!
Anuncios M
Anuncios M
cardoso
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #8 em: 10 de Abril de 2008, 16:02 »

Quanto ao Bruno Paixão, tenho dúvidas se o problema é de talento ou de vontade...

Era aí que eu queria chegar. Ou melhor, onde eu queria que vocês chegassem, porque eu não posso escrever isso no DM.
2378
2378 Equipa Principal
  • *****
  • 1359
  • orgulho braguista
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #9 em: 10 de Abril de 2008, 17:05 »
Não há jogadores que mais deteste do que aqueles que esbanjam talento... afastando-se do sucesso por falta de força de vontade.

  já somos dois Pedro.

   Não faltam Jaimes nos campos de futebol e nos passeios deste Portugal.

  Outros como o Paixão ainda são piores, não sabem, não querem  mas andam por lá porque dá jeito.



No entanto, também admito que muitas vezes não damos o devido valor a alguns jogadores que sempre dignificaram o nosso clube. Não me consigo esquecer do Karoglan. Com certeza que se fosse em Inglaterra ele teria prontamente a sua festa de despedida e uma mais que justa homenagem.


   sobre este assunto...

o "novo" dep. de marketing premite-nos sonhar com esse momento.
 Dificilmente será ainda esta época, mas acredito que no início da próxima esse sonho se vai realizar.

  cardosão desculpa ter desviado do assunto
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #10 em: 10 de Abril de 2008, 17:46 »
O que o jaime sentiu dos adeptos sente o vandinho muitas vezes....curioso é que até vieram juntos do rio ave para Braga...eheheheh

o jaime não aguentou a pressão e bateu com o pé.
o vandinho, e muito bem, aguenta . é profissional, tem contrato , espera por dias melhores. Aqueles dias em que os adeptos voltarão a cantar "vandiiinhoooo....olé "

Futebol!!!!!
Anuncios G
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #11 em: 10 de Abril de 2008, 17:52 »
o vandinho, e muito bem, aguenta . é profissional, tem contrato , espera por dias melhores. Aqueles dias em que os adeptos voltarão a cantar "vandiiinhoooo....olé "

Na RTP Memória...

O Vandinho é um jogador que deu muito ao clube, teve o seu lugar em algumas das nossas melhores temporadas e merece por isso o nosso reconhecimento. Mas o tempo não volta para trás...



E se o postiga tivesse falhado o penalti contra a inglaterra lembram-se? aquele que marca a 0.5Km/hora no centro da baliza e pingada.
Tinha de mudar de nacionalidade, foi arriscado e ninguem lhe perdoava, era falta de profissionalismo, como marcou, foi lindo excelente técnica e finalização perfeita, para recordar, frieza e calculismo, etc...


Para mim o que Postiga fez foi uma estupidez. E a minha reacção em caso de falhanço teria sido a mesma que os adeptos do Leixões tiveram em relação ao Jaime. Não se trata de falhar a grande-penalidade. É o modo como se falha. Felizmente para nós que a brincadeira saiu bem ao Postiga...
tony21 Juvenis
  • **
  • 247
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #12 em: 10 de Abril de 2008, 18:11 »
O que o jaime sentiu dos adeptos sente o vandinho muitas vezes....curioso é que até vieram juntos do rio ave para Braga...eheheheh

o jaime não aguentou a pressão e bateu com o pé.
o vandinho, e muito bem, aguenta . é profissional, tem contrato , espera por dias melhores. Aqueles dias em que os adeptos voltarão a cantar "vandiiinhoooo....olé "

Futebol!!!!!

 Pois é vandinho aguenta a pressão ( com um contrato renovado e melhorado) e nunca mais jogou nada. Não é pressão nenhuma, eu chamo-lhe pouco profissionalismo....
fjmp_scb
fjmp_scb Equipa Principal
  • *****
  • 1377
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #13 em: 10 de Abril de 2008, 19:35 »
Até joga fixe...falhou o pénalty...o que tem?

é um...apenas 1...
EMIGRANTE BRAGUISTA
EMIGRANTE BRAGUISTA Juniores
  • ***
  • 396
  • SOMOS ENORMES!!!
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #14 em: 10 de Abril de 2008, 20:05 »
Não foi este mesmo jogador que num jogo muito importante para a taça uefa contra o Red star (salvo erro) tambem nos minutos finais do jogo foi bater um livre sem nexo e que podia levar muito perigo à baliza contraria ainda por mais sem ordem do treinador que era na altura o Jesualdo Ferreira?!
A PAIXAO QUE TENHO POR TI  É MAIOR DE QUE A DISTANCIA QUE NOS SEPARA.
perrinchon 66 Juniores
  • ***
  • 629
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #15 em: 10 de Abril de 2008, 22:50 »
exactamente,foi contra o Estrela Vermelha
o Jesualdo entrou denro do campo para dizer quem batia o livre era o Rossato,e o Jaime fez ouvidos moucos e bateu ele para as"couves"
que vá pró Brasil jogar futebol de praia já que é brinca na areia
A.COSTA
A.COSTA Equipa Principal
  • *****
  • 12738
  • ALLEZ, ALLEZ, MÁGICO BRAGA ALLEZ
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #16 em: 10 de Abril de 2008, 23:23 »
O JAIME é péssimo profissional. Em Braga também o foi, infelizmente para nós. Neste jogo foi crucificado por querer embelezar o penalti. Se a bola entrasse seria elogiado e assim é trucidado. Lembro-me de 1 penalti de HELDER POSTIGA numa fase final (penso que contra a Inglaterra) que foi marcado de modo artístico e que por ter entrado foi elogiada.  É ténue a linha que separa o "besta" do "bestial". Mas o JAIME foi mau profissional ao contrariar a decisão do treinador, uma vez que não era quem marcaria o penalti a seguir ao Roberto mas o JORGE GONÇALVES. Mas ele decidiu fazer o que já fizera em Braga contra o Estrela Vermelha (como já foi referido).


Quanto ao Senhor PAIXÃO é uma incógnita que alguém um dia desvendará a forma um árbitro tão mau e tão incompetente chegou a internacional. Por aqui se vê a razão de Portugal não estar representado nas fases finais, salvo raras excepções. Para além de ser mau árbitro parece-me também uma pessoa pouco equilibrada e premeditada em decisões como aquela que nos remte para o SURREALISMO. Inacreditável de facto. O Sporting venceu esse jogo por 2-0 e pouco fez além daqueles 2 minutos em que marcou 2 golos, ao passo que o Braga dispôs de 6 ou 7 oportunidades claras de golo, além daquele que foi marcado mas não validado. Neste jogo da UEFA o Sporting provou desse veneno e perdeu um jogo em que não foi melhor do que contra o Braga e em que o Rangers foi menos produtivo do que o Braga. Triste sina ... Senhor Paixão.
« Última modificação: 10 de Abril de 2008, 23:30 por A.COSTA »
No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo
cardoso
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #17 em: 10 de Abril de 2008, 23:24 »
Peço desculpa se não fui claro mas o texto não se refere às qualidades do Jaime. Sinceramente não entendo como é que chegaram à ideia de que eu escrevi isto para defender o Jaime...
O que está no texto é uma comparação entre a consequência da incompetência do Jaime e a não-consequência da incompetencia do Paixão.
braga2007
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #18 em: 12 de Abril de 2008, 00:08 »
Acho injusto a maneira como o Jaime foi criticado. Na altura de marcar um pénalti, ainda por cima naquelas condições, a pressão deve ser imensa. É fácil criticar e usar o argumento de ser um profissional, mas todos os jogadores falham, sem excepção. Eu nunca faria tal coisa, se acontecesse no nosso clube, aplaudiria mais o jogador no jogo seguinte, porque teve a coragem para aceitar tal fardo. Mas a maioria não pensa assim, infelizmente.
spinto
spinto Equipa Principal
  • *****
  • 2237
  • Nascido, criado e vivido em Braga
  Re: art DM: Jaime e Paixão
« Responder #19 em: 12 de Abril de 2008, 08:48 »
Não foi este Paixão que á anos atrás num jogo qq no final andou com a porta aberta do balneário a passear nú, porque estava uma mulher policia encarregado de ficar á porta.
Se não foi o bruno foi o jacinto, é paixão na mesma, mas denota falta de brio profissional e estupidez do mais incrivel que há.
Houve um processo disciplinar na altura, isso lembro-me eu bem.

Os arbitros portugueses todos juntos dentro de uma batoneira, davam 1/2 duzia de porcos.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!
 

Anuncios M