Quantcast
Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
cardoso
  Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« em: 13 de Setembro de 2007, 00:18 »
Cá estamos nós de regresso, para mais um ano de bola. Bola que tem de ser jogada, mas também falada e escrita, como mandam as regras do bom desportista de bancada e sofá.
Para começar da melhor maneira, vamos falar de jornais (não, desta vez não é para desancar nos jornais desportivos). Quero só chamar a atenção para as manchetes dos últimos tempos. Se pegarmos, por exemplo no Diário de Minho, nas páginas generalistas encontramos coisas como: um homem detido em Famalicão por atear dois fogos a troco de dez euros; uma menina que desapareceu no Algarve, raptada ou coisa pior; sismo devastador na Indonésia; centenas de milhares de mortos no Iraque desde o início da intervenção americana. Por outro lado, nas secções desportivas encontramos temas como: selecção de basquetebol alcança resultados históricos, os “lobos” do rugby conquistam feito histórico; atletismo do SC de Braga alcança terceiro lugar no europeu de estrada; Carlos Dias, treinador de voleibol do SC de Braga considerado treinador do ano.
Há ou não algumas diferenças entre os dois tipos de notícias? É claro que alguns dos caros leitores estarão a pensar: “pois, mas ele está a misturar o desporto com coisas sérias”. Pois, respondo eu, mas a beleza do desporto é precisamente essa: não é coisa séria; é coisa para divertir e não para dar cabo dos nervos e neurónios. Mesmo quando, após um empate justíssimo, o nosso seleccionador de futebol assenta uma lambada num jogador sérvio, mesmo aí, não consigo deixar de rir. Tem a sua piada, sim senhor! Ao fim e ao cabo ninguém se magoou e tivemos mais acção num minuto do que durante todo o jogo.
Outros não menos caros leitores, estarão a cogitar: pois, é tudo muito divertido; vitórias surpreendentes, prémios para bracarenses, “lapadas” em sérvios… mas ele esquece-se por exemplo do Apito Dourado, que também é coisa séria. Pois, respondo eu antes que mudem de página, mas para nós, acima nomeados desportistas de bancada e sofá, esse apito colorido não tem que ser coisa séria. Pelo contrário, até o acho caso muito divertido: pode lá haver melhor chalaça que duas irmãzinhas engalfinhadas daquela forma por causa de uns milhares de euros ganhos à custa de um livro que nenhuma delas escreveu? O tal Apito pode até ser coisa séria; mas que assim o encare quem de direito. Eu não; para coisas sérias já chegam as que a Ministra da Educação me impinge (não é que ela não tenha piada, até tem as suas pilhérias, mas infelizmente não me fazem rir).
Cá por mim, prefiro concentrar-me naquilo que é deveras importante: a carreira do S. C. de Braga. Estamos ainda no início da vindima e daqui até lavarmos os cestos ainda muita uva há-de ser colhida, pisada e espremida. Para já apetece-me apenas salientar um nome que me parece estar a ser menos falado do que merece: Vandinho. Não é brilhante a defender como os nossos centrais; não é brilhante na recuperação de bolas como Madrid; não é brilhante na transição como é o jovem João Pinto; mas é muito bom em tudo isso. É o trabalhador modesto e incansável, o verdadeiro faz-tudo. Quando veio para Braga, chegou acompanhado de Jaime (ambos provenientes do Rio Ave). Mas aquele que trazia o carimbo de “artista” era o Jaime. E agora, quem é a estrela? Vandinho é um “carregador de pianos” que, para deixar tudo em campo, não precisa que ninguém o visite nas cabinas no intervalo dos jogos. Nem precisa de dar entrevistas e conferências de imprensa para ser “craque”.
Para terminar em beleza, os meus parabéns ao Carlos Dias pela justa distinção que acima referi e que muito honra o desporto bracarense.
braga2007
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #1 em: 13 de Setembro de 2007, 00:25 »
Mias um brilhante texto do Cardoso, com humor e a crítica social á mistura. Continue assim ;)
Anuncios M
Anuncios M
B_R_A_G_A
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #2 em: 13 de Setembro de 2007, 00:47 »
Aqui está um homem que sabe falar...
Texto muito bem estruturado e falar da actualidade!!!

Mafalda
Mafalda Juniores
  • ***
  • 291
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #3 em: 13 de Setembro de 2007, 09:52 »
Cardoso,
E eu a pensar q te rias da Senhora Ministra  ;D Ai esse sentido de humor!

Axo que tens toda a razão: temos mm que procurar rir até nas coisas mais sérias, pq a vida já é tão madrasta, que se não a levamos a rir...
Mafalda
Maria
Maria Equipa Principal
  • *****
  • 2213
  • Não vou morrer sem ver o Braga Campeão!
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #4 em: 13 de Setembro de 2007, 10:01 »
Para quando a compilação dos teus textos?!
Também tu podias vender uns livros... mas escritos por ti.
Grande Cardosão.
GVERREIRA DO MINHO
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #5 em: 13 de Setembro de 2007, 10:06 »
Excelente sátira ao nosso mundo desportivo actual  ;)

Saudações Ultras
fjmp_scb
fjmp_scb Equipa Principal
  • *****
  • 1377
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #6 em: 13 de Setembro de 2007, 10:25 »
Mais um exelente texto nestes arredores...
JORGEXINA
JORGEXINA Equipa Principal
  • *****
  • 1295
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #7 em: 13 de Setembro de 2007, 13:38 »
Vandinho desde que chegou a Braga sempre fui um jogador importantíssimo! E sempre lhe deram valor, num teve fui o protagonismo de outros... Mas o valor sempre lhe foi reconhecido! É um jogador que dá sempre tudo em campo, e daqueles que não há substituto, e acho esta referencia mais de que merecida!
Já agora, BL cantem mais vezes a musica dele que é bem fixe... E ele merece!!
Anuncios M
Anuncios M
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2717
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #8 em: 13 de Setembro de 2007, 15:35 »
Raçudo e Malabarista!!!    ;D
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
Vlad
Vlad Equipa Principal
  • *****
  • 2808
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #9 em: 13 de Setembro de 2007, 15:54 »
Muito bom!!
Bem lembrado o Vandinho, para mim o melhor do Braga até agora.

PS: para quando o lançamento do "Eu, Car...doso"  ;D
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2709
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #10 em: 13 de Setembro de 2007, 19:55 »
Eh pá... isto é grave!!... se a ministra vê isto ainda levas com um processo em cima ... ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Agora falando sério.... Muito BOM como sempre!!!
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
Anuncios G
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15095
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #11 em: 13 de Setembro de 2007, 22:31 »
Muito bem Cardoso!
Já tinha saudades dos teus textos. Faz falta de vez equando ler algo bem pensado e melhor escrito, por forma a contrabalançar a cada vez mais frequente escrita dos K e coisas que tais.
Relativamente ao que escreves, tocas numa série de assuntos que qualquer deles terá novos desenvolvimentos no futuro.
Relativamente ao Vandinho, acho que a referência é perfeitamente merecida, pois é um jogador esforçado e com qualidade, que contribui decisivamente para os êxitos da nossa equipa. É daqueles que dá vontade de ver jogar!
Relativamente aos êxitos do nosso desporto, acho que nunca é demis o realce.
Quanto à nossa ministra da educação, bem, obrigaste-me a consultar o dicionário, pois, quando te referiste às pilhérias, ainda pensei por momentos, querem ver que o Cardoso está aqui a usar algum impropério e ainda vai ser perseguido pela inquisição! Mas não, afinal pilhérias não são mais que graças ou piadas, antes assim, pois já temos casos suficientes de delito de opinião, que até perderam o emprego por causa disso...
Parabéns ao desporto português em geral, sobretudo ao amador, e ao bracarense em particular!

BRAGA SEMPRE MAIS!
Karoglan Taibraga
Karoglan Taibraga Juniores
  • ***
  • 503
  • Mais que um Amor, uma forma de vida, AMO-TE BRAGA"
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #12 em: 13 de Setembro de 2007, 22:44 »
Realmente a qualidade dos teus textos, continua a surpreender e sempre pela positiva, ja agora porque não um dia falares da estrutura interna do "Enorme"(roupeiros, organizadores de jogo, etc)
"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga
pamg
pamg Equipa Reservas
  • ****
  • 894
  • BRAGA SEMPRE! ORGULHO!
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #13 em: 13 de Setembro de 2007, 23:02 »
Muito bom o texto.
cardoso
  Re: Art. DM: vitórias, prémios e "chapadas"
« Responder #14 em: 14 de Setembro de 2007, 17:07 »
Para quando a compilação dos teus textos?!
Também tu podias vender uns livros... mas escritos por ti.
Grande Cardosão.
É, depois vinha a minha irmã e andavamos à porrada.... era giro era ;D ;)

Citação de: merelim
Eh pá... isto é grave!!... se a ministra vê isto ainda levas com um processo em cima
Pá, não digas nada à senhora...... please....... tenho filhos pra criar..... eu até curto bué a lurdinhas. A sério, ela é linda....... linda de morrer......


Citação de: Ferreira-Braga
Quanto à nossa ministra da educação, bem, obrigaste-me a consultar o dicionário, pois, quando te referiste às pilhérias, ainda pensei por momentos, querem ver que o Cardoso está aqui a usar algum impropério e ainda vai ser perseguido pela inquisição!
Se tu e o merelim não disserem nada talvez me safe. Mas eles andem por aí... ai andem, andem. Por isso nunca é demais deixar bem claro o que penso da Excelentissima Ministra: ela é linda.
Qunato à "pilhéria" faz parte do vocabulário dos Gato Fedorento, que são os meus heróis ;)


Citação de: Karoglan Taibraga
porque não um dia falares da estrutura interna do "Enorme"(roupeiros, organizadores de jogo, etc)

Bem gostava. Mas não tenho conhecimento de causa... mas a sério que tenho pena, porque, como em tudo, a malta anónima é tão importante como esquecida....

Quanto ao resto da malta, obrigado pelos incentivos. Vocês contam ;)
« Última modificação: 14 de Setembro de 2007, 17:09 por cardoso »
 

Anuncios M