Quantcast
algumas reflexões sobre associados...
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
algumas reflexões sobre associados...
29 Respostas
5609 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  algumas reflexões sobre associados...
« em: 30 de Agosto de 2007, 09:56 »
Amigos: fui ontem conhecer a minha nova numeração e de mais alguns amigos e filhas.

reparem então nas evid~encias:
1- Sócios com cerca de 30 anos de filiação
baixaram cerca de 500 números. São os fieis e a sua substituição dever-se-á a morte ou "abandono". interessaria saber o porquê...

2- Entre 1975 e 1995 temos apenas cerca de 3000 sócios, ou seja, com mais de 12 anos temos 4000 sócios aprox

3- entre 1995 e 2000 aumentamos apenas cerca de 1800 associados

4- associados até meados de 2003 tinhamos cerca de 8500 associados

5- De 2003 até agora e fazendo fé que temos 16000 sócios entraram cerca de 8000... ou seja, mais de metade dos associados actuais t~em menos de 5 anos de filiação...

Esta análise tem, como disse, uma leitura condizente com os anos de filiação e os n~umeros actuais de sócios. Pode ser alvo de várias analises mas para mim, preocupante é a do ponto 5. é que parece que um clube com"suporte" não se deve valer de associados que me parecem ser "fruto dos bons momentos desportivos". é que quando eles acabarem são os primeiros a desaparecer....
jaimec
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #1 em: 30 de Agosto de 2007, 10:16 »
Interessante ... a não fidelização dos mais antigos era natural e uma constante, na minha opinião devido á irregularidade do SCB e outras questões .É necessário estudar maneiras de manter o contacto e promover a fidelização junto dos associados mais antigos !

Mas esta de metade dos sócios terem menos de 4 anos prova o ponto de que, com resultados, com vitórias, o povo adere !!! ... mesmo não ganhando nada .É exponencial !

Imaginem quando vencermos uma competição a sério ! Vai ser a loucura !!
Anuncios M
Anuncios M
mitsubisho Juvenis
  • **
  • 148
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #2 em: 30 de Agosto de 2007, 10:28 »
Eu fiquei admirado com o meu novo número...
Sou sócio desde 1974, entrei com o enorme na 2. Divisão, no inicio da época em que acabou por subir.
Eu era o sócio 1100 e tais...agora ando pelo 880...quer dizer que há apenas 880 sócios com mais de 33 anos de associado...acho lamentavelmente pouco...
Mas mais preocupado fiquei quando, há bem pouco tempo ouvi na "Bola branca" a propósito da vinda do Linz para o Braga e a controvérsia que se gerou no Boavista, em que um sócio do Boavista alegadamente o sócio 880....e que teria 40 anos de associado veio mandar uns bitatites....
Então o Boavista que não tem ninguém, tem 880 sócios com mais de 40 anos? Será que no Bessa não fazem renumerações? Ou será que eu não estou a ver isto muito bem?

Acredito que o facto de ter havido uma baixa de 300 sócios nos sócios mais antigos, deve-se fundamentalmente a falecimentos, infelizmente...mas poderão haver outros motivos inevitáveis, se calhar... com a mudança do Estádio, com o fim dos cobradores, enfim, situações que afectaram aqueles mais tradicionalistas e que se calhar eram sócios do enorme mas muitas das vezes já não assistiam a muitos jogos...
Agora há que olhar em frente e cuidar dos que existem, para que não fujam ou desistam...

VIVA O SCBRAGA SEMPRE
aurelio
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #3 em: 30 de Agosto de 2007, 10:34 »
5- De 2003 até agora e fazendo fé que temos 16000 sócios entraram cerca de 8000... ou seja, mais de metade dos associados actuais t~em menos de 5 anos de filiação...

Estamos a crescer!
Para quem vê o Braga há 30 anos, os números são os esperados! Quem ia via. No 1º de Maio não éramos mais do que 4000 ou 5000. Fico admirado com a admiração de alguns! Até parece que começaram a ser adeptos do Braga há meia dúzia de anos...
comandantX
comandantX Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • Se podia viver sem o SC Braga? Não, não podia!!!
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #4 em: 30 de Agosto de 2007, 10:38 »
5- De 2003 até agora e fazendo fé que temos 16000 sócios entraram cerca de 8000... ou seja, mais de metade dos associados actuais t~em menos de 5 anos de filiação...

Estamos a crescer!
Para quem vê o Braga há 30 anos, os números são os esperados! Quem ia via. No 1º de Maio não éramos mais do que 4000 ou 5000. Fico admirado com a admiração de alguns! Até parece que começaram a ser adeptos do Braga há meia dúzia de anos...

Bem, essa dos 4000 ou 5000 não sei se será real.

Eu lembro-me em miúdo (anos 80) de ver Central e sobretudo o Tribunal a rebentar pelas costuras e mais umas pessoas atrás da baliza.

Isto quer dizer que devemos multiplicar por 3x ou 4x essas contas.

Os mais antigos que contem como era.

Saudações Superbraguistas
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular
semprebraga
semprebraga Equipa Principal
  • *****
  • 1093
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #5 em: 30 de Agosto de 2007, 10:38 »
Caro Ric,

Há um ponto que estás a esquecer e que se verifica em todas as renovações:

Há sócios antigos que se atrasam no pagamento de quotas e que depois quando vão pagar, a conta está demasiado grande. Como tal, esperam pela renumeração e fazem-se sócios outra vez. Conheço alguns casos assim e tive contacto com outros nas filas de espera da secretaria.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #6 em: 30 de Agosto de 2007, 11:24 »
Não esqueçam o seguinte: muitos dos novos sócios, das fornadas seguintes aos momentos actuais de grande fulgor podem ser associados oscilantes. São sócios enquanto andarmos "lá por cima...". O mesmo não se pode dizer daqueles com filiação antiga , que resistiram a tudo...
para além do contentamento desta nova "fornada" preocupa-me que possam ser associados a prazo...

podem , no entanto, perguntar: e então, não +é oque se quer? ter mais sócios e fazer valer oo actual momento?
é certo que sim mas deve a SAD sab3r cativar, prender e apaixonar estes novos associados...
semprebraga
semprebraga Equipa Principal
  • *****
  • 1093
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #7 em: 30 de Agosto de 2007, 11:37 »
Não esqueçam o seguinte: muitos dos novos sócios, das fornadas seguintes aos momentos actuais de grande fulgor podem ser associados oscilantes. São sócios enquanto andarmos "lá por cima...". O mesmo não se pode dizer daqueles com filiação antiga , que resistiram a tudo...
para além do contentamento desta nova "fornada" preocupa-me que possam ser associados a prazo...

podem , no entanto, perguntar: e então, não +é oque se quer? ter mais sócios e fazer valer oo actual momento?
é certo que sim mas deve a SAD sab3r cativar, prender e apaixonar estes novos associados...

É isso mesmo.
Há três aspectos que eu acho que são determinantes na perda recente de sócios:
1. o facto do estádio ser desconfortável e pouco funcional
2. a ausência de transportes públicos decentes e baratos para o estádio
3. a falta de transportes públicos e os deficientes acessos
Anuncios M
Anuncios M
Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 815
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #8 em: 30 de Agosto de 2007, 12:13 »
É de facto um factor que pode parecer preocupante termos muitos sócios na nova fornada. Mas atenção que o período mais forte do SCBraga são precisamente as 2/3 últimas jornadas.
Aliás, se algum de nós tiver o cuidado de olhar para os sócios durante um jogo, vai ver muitas caras jovens. É bom sinal. É sinal de vitalidade. Vejam o que se passa na envelhecida massa adepta do boavista ou belém...
Mas há um factor que nos escapa à analise. É indiscutível que os sócios do SCBraga são hoje diferentes do que eram. Pode ser impressão minha, mas há mais braguismo agora que dantes (não estou a dizer que hoje, os sócios fervorosos são melhores que o que eram antes. Digo, é que são mais).
Desta forma, a ideia dos bi-clubistas que infelizmente rotulam alguns dos nossos sócios, não só não é verdadeira, como serão casos cada vez mais esporádicos.
Não tenho dívidas de que as claques e a existência de fóruns (como este), captam mais adeptos novos para o clube.

Para mim, é um factor a ter em conta, mas mais preocupado estaria se as coisas não fossem assim (ou seja, se tivéssemos muitos sócios mais velhos e poucos novos.

Estamos no bom caminho



PS - já estou cansado dessa dos problemas do estádio. Se há pessoas que não vão, outras passaram a ir. Eu estou muitíssimo mais confortável agora, do que o que estava no 1º de Maio. Então em dias de chuva, nem se fala
Maria
Maria Equipa Principal
  • *****
  • 2213
  • Não vou morrer sem ver o Braga Campeão!
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #9 em: 30 de Agosto de 2007, 12:23 »
5- De 2003 até agora e fazendo fé que temos 16000 sócios entraram cerca de 8000... ou seja, mais de metade dos associados actuais têm menos de 5 anos de filiação...

Estamos a crescer!
Para quem vê o Braga há 30 anos, os números são os esperados! Quem ia via. No 1º de Maio não éramos mais do que 4000 ou 5000. Fico admirado com a admiração de alguns! Até parece que começaram a ser adeptos do Braga há meia dúzia de anos...

Bem, essa dos 4000 ou 5000 não sei se será real.

Eu lembro-me em miúdo (anos 80) de ver Central e sobretudo o Tribunal a rebentar pelas costuras e mais umas pessoas atrás da baliza.Isto quer dizer que devemos multiplicar por 3x ou 4x essas contas.

Os mais antigos que contem como era.

Saudações Superbraguistas

Ok. Certo. Mas nos anos 80 tu como eu e muitos outros miúdos entravamos de borla "Ó deixe-me entrar consigo". Hoje em dia não.
Por causa dessas "borlas" é que eu (proveniente de uma família esverdeada) sou apenas e só braguista.
Por isso é que defendo que todos os jovens até aos 18 anos, desde que associados, pagariam preço simbólico pelo bilhete. Sabemos que um clube não sobrevive económicamente dos associados. Mas é massa humana... são o futuro. Há que levá-los ao Estádio...

Eu sou sócia há 10 anos. Desde que comecei a trabalhar. Mas sou braguista há 35. Ou pelo menos desde que tomei consciência. E porquê? Provavelmente devido às borlas do 1.º de Maio.
GVERREIRA DO MINHO
Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 815
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #10 em: 30 de Agosto de 2007, 13:05 »
bem observado Maria.
euntambem me lembro de entrar de borla no 1ºde Maio, com tipos que nem conheçia de lado nenhum. apenas perguntava se podia entrar com ele e lá ia eu. fizesse chuva ou fizesse sol, lá estava. mas quase sempre, ao domingo à tarde...
Anuncios G
Maria
Maria Equipa Principal
  • *****
  • 2213
  • Não vou morrer sem ver o Braga Campeão!
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #11 em: 30 de Agosto de 2007, 13:08 »
...mas quase sempre, ao domingo à tarde...

Com as senhoras nos carros a fazerem croché! ;D agora ninguém faz croché... o mulherio passou também a ir ao futebol. E até a deixar os homens em casa (ex. a minha mãe - associada fresquinha do ENORME) ;) :D
GVERREIRA DO MINHO
semprebraga
semprebraga Equipa Principal
  • *****
  • 1093
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #12 em: 30 de Agosto de 2007, 13:44 »
5- De 2003 até agora e fazendo fé que temos 16000 sócios entraram cerca de 8000... ou seja, mais de metade dos associados actuais t~em menos de 5 anos de filiação...

Estamos a crescer!
Para quem vê o Braga há 30 anos, os números são os esperados! Quem ia via. No 1º de Maio não éramos mais do que 4000 ou 5000. Fico admirado com a admiração de alguns! Até parece que começaram a ser adeptos do Braga há meia dúzia de anos...


Eu só sou adeptos e sócio há precisamente meia dúzia de anos... :)
COmo não nasci em Braga nem tinha nenhuma ligação a esta cidade, era muito difícil ser do Braga. No entanto, vim para cá e concluí que a única lógica era apoiar o ENORME!

força braga!
disco infiltrator
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #13 em: 30 de Agosto de 2007, 14:41 »
É um tema gasto que discutido aqui vai dar origem, mais uma vez, a opinões díspares.

Falo com conhecimento de causa e sei de inúmeros exemplos: o SCB perde muitos sócios e adeptos devido às péssimas condições de acessibilidade e conforto do EMB. É uma  verdade e quem negar este facto está a encobrir um problema que em muito prejudica o SCB. Nem queria voltar a este tema pois tenho a certeza que não vai levar a nada.

Os mais jovens ainda poderão ter estofo para ir a numa segunda-feira à noite de inverno aquela pedreira. Os outros (nem estou a falar dos idosos) podem ter a certeza que preferem seguir o SCB pela TV.
Não há bilheteiras, não há estacionamento, chove em grande parte das cadeiras, subir escadas e mais escadas, funcionários antipáticos e sem preparação, falta de animação no estádio, falta de bares, falta de lojas, etc etc etc etc
Nem quero pensar quanto aquilo custou e o endividamento que aquilo provocou.... mas isso já é outra história

Nem tudo poderá ser corrigido mas alguma coisa poderia ser feita para se tentar fazer aquele estádio um pouco mais atractivo. Não vejo preocupação nesse sentido. Podem ter a certeza que o EMB é uma das principais razões (se não fôr a principal) porque não temos mais sócios e não vendemos mais cadeiras.
A.COSTA
A.COSTA Equipa Principal
  • *****
  • 12738
  • ALLEZ, ALLEZ, MÁGICO BRAGA ALLEZ
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #14 em: 30 de Agosto de 2007, 15:12 »
Com uma equipa vencedora a correspondência nos associados e nas cadeiras vendidas deixa muito a desejar.

Quando os bracarenses entenderem como é importante sentir o emblema do melhor clube do minho o SCBraga será certamente maior. Melhor do que qualquer teoria são as boas estratégias que conduzam ao sucesso. Nisso o SALVADOR tem sido mestre. E que mestre.
No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #15 em: 30 de Agosto de 2007, 15:26 »
Não se esquecam que o Municipal foi a primeira d emuitas obras que estão a ser projectadas para aquela zona. A ideia da Camara de Braga é criar lá uma zona de lazer e desporto, por isso aos poucos atractivos novos vão aparecendo..

Saudações Ultras
ZGANDULO
ZGANDULO Equipa Principal
  • *****
  • 1257
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #16 em: 30 de Agosto de 2007, 15:34 »
Com uma equipa vencedora a correspondência nos associados e nas cadeiras vendidas deixa muito a desejar.

Quando os bracarenses entenderem como é importante sentir o emblema do melhor clube do minho o SCBraga será certamente maior. Melhor do que qualquer teoria são as boas estratégias que conduzam ao sucesso. Nisso o SALVADOR tem sido mestre. E que mestre.

Para não estar aqui a exemplificar com as minhas ideias e observações resolvi sublinhar (a azul marinho) as palavras do A.Costa. ;)

 -Só quero acrescentar que, enquanto o povo da nossa região continuar a ser comodista não vamos lá.
 - Se alguns sócios desistiram, não pode ser mais verdade que foi por gostarem mais de outro clube e não o Braga.


Farricoco
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #17 em: 30 de Agosto de 2007, 15:37 »
          Temos que perceber que só começamos a estabilizar há quatro, cinco anos atrás. Lembram-se de Neca, Vitor Oliveira? Pois é, houve muita gente que também não esqueceu...
           Já repararam que a miudagem que nasceu, por exemplo em 1990, é toda portista? Por que será? Porque o porto foi, tão-só, a equipa mais vencedora destes últimos 15 anos!!
            Eu que sou sócio há 32 anos sei bem o que é sofrer por um clube como o Braga; os cantos das sereias dos outros clubes são muito tentadores - títulos, liga dos campeões, jogadores internacionais... Penso que se conseguirmos estabilidade financeira e desportiva, tavez consigamos - passo a passo- o número de sócios que um clube como o Braga merece.
            Como disse António Machado, poeta sevilhano, "o caminho faz-se caminhando..."
aurelio
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #18 em: 30 de Agosto de 2007, 17:47 »
5- De 2003 até agora e fazendo fé que temos 16000 sócios entraram cerca de 8000... ou seja, mais de metade dos associados actuais t~em menos de 5 anos de filiação...

Estamos a crescer!
Para quem vê o Braga há 30 anos, os números são os esperados! Quem ia via. No 1º de Maio não éramos mais do que 4000 ou 5000. Fico admirado com a admiração de alguns! Até parece que começaram a ser adeptos do Braga há meia dúzia de anos...


Eu só sou adeptos e sócio há precisamente meia dúzia de anos... :)
COmo não nasci em Braga nem tinha nenhuma ligação a esta cidade, era muito difícil ser do Braga. No entanto, vim para cá e concluí que a única lógica era apoiar o ENORME!

força braga!

Caro SempreBraga:

Ainda bem que és sócio e adepto do Braga há meia dúzia de anos! O que eu quero dizer é que antigamente, não há muito tempo, tínhamos muito menos gente a apoiar o Braga. Agora, vejo uma outra dinâmica. Muitos jovens, em especial do sexo feminino. Noto que estamos a crescer. Não percebo alguns comentários que se referem ao facto de sermos poucos, que é uma vergonha apenas se venderem 6100 cadeiras, etc. Eu nunca vi tanta gente a apoiar o Braga como agora!

Estamos a crescer! É isso que quero dizer!

Viva o nosso Braga!

P.S. - Em relação à falta de conforto do novo estádio, comparado com o 1º de Maio é um hotel de 5 estrelas. Quando chovia no 1º de Maio saíamos de lá com as cuecas molhadas, completamente congelados!!! Não tem nada a ver!
« Última modificação: 30 de Agosto de 2007, 18:06 por aurelio »
BRAGA FOREVER
BRAGA FOREVER Equipa Principal
  • *****
  • 6806
  • QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE!
  Re: algumas reflexões sobre associados...
« Responder #19 em: 30 de Agosto de 2007, 18:01 »
          Temos que perceber que só começamos a estabilizar há quatro, cinco anos atrás. Lembram-se de Neca, Vitor Oliveira? Pois é, houve muita gente que também não esqueceu...
           Já repararam que a miudagem que nasceu, por exemplo em 1990, é toda portista? Por que será? Porque o porto foi, tão-só, a equipa mais vencedora destes últimos 15 anos!!
            Eu que sou sócio há 32 anos sei bem o que é sofrer por um clube como o Braga; os cantos das sereias dos outros clubes são muito tentadores - títulos, liga dos campeões, jogadores internacionais... Penso que se conseguirmos estabilidade financeira e desportiva, tavez consigamos - passo a passo- o número de sócios que um clube como o Braga merece.
            Como disse António Machado, poeta sevilhano, "o caminho faz-se caminhando..."

Subscrevo!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!
 

Anuncios M