Quantcast
Claques legalizadas
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Claques legalizadas
49 Respostas
18986 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
«bracaras«
«bracaras« Juvenis
  • **
  • 164
  • Braga sempre...
  Claques legalizadas
« em: 17 de Agosto de 2007, 17:21 »

Apenas quatro claques de clubes foram consideradas, pelo Governo e pela Liga, como estando em condições regulamentares de actuarem na temporada que hoje se inicia. A grande novidade é a presença nesse curta lista dos grupos organizados do FC Porto, o Colectivo Ultras 95 e os Super Dragões, dado que a Torcida Verde foi a primeira claque a ostentar o carimbo da legalidade atribuído pela Comissão Nacional contra a Violência no Desporto (CNVD) e o Directivo Ultras XXI também já era conhecido como tendo dado esse passo.
Hermínio Loureiro confirmou a notícia ao JN, dizendo que tratar-se de "um sinal claro de que está a trabalhar-se para dar dignidade às claques que cumprem a lei".
Essa aprovação resultou de várias reuniões entre a Liga e o Conselho Nacional contra a Violência no Desporto (CNVD), em que foram avaliados esses grupos organizados de adeptos. Segundo a lei 16/2004, no seu art.º 18, aos "promotores dos espectáculos desportivos é lícito apoiarem, exclusivamente", as claques "constituídas em associações".
Só que estas têm de se registar, nos termos gerais do Direito, no CNVD, o que, actualmente, só acontece com as quatro associações referidas. Se houver incumprimento, segundo a legislação em vigor, os promotores dos espectáculos, no caso os clubes, poderão ver-se impossibilitados "de promover qualquer espectáculo desportivo". Assim, para fugirem a essa eventual sanção, os clubes não podem apoiar, oficialmente, os seus grupos de apoio, com risco de serem penalizados por isso.

in megafone

Apenas as claques do Porto e Sporting aderiram quem diria :o
Bracarense
Bracarense Equipa Principal
  • *****
  • 2143
  Re: Claques legalizadas
« Responder #1 em: 28 de Agosto de 2007, 23:09 »
Sendo este fórum frequentado pelos lideres das claques que apoiam o nosso clube, poderão eles dizer algo sobre este assunto?

Porque não se legalizaram?
Tentaram-no mas o clube não so apoiou?
Não estavam interessados?
É demasiado dispendioso?
Estão em processo de legalização? Para quando?

Anuncios M
Anuncios M
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Claques legalizadas
« Responder #2 em: 29 de Agosto de 2007, 09:33 »
Não sou lider da claque mas tenho a minha opinião.. Nunca aceitarei essa treta da legalização.. Isso é mais uma fantochada para aumentar ainda mais a descriminação e diferença entre adeptos normais e adeptos de claque...

Se não sabem o que implica essa lei, informem-se bem e digam-me se acham correcto...  >:(

Saudações Ultras
Bracarense
Bracarense Equipa Principal
  • *****
  • 2143
  Re: Claques legalizadas
« Responder #3 em: 30 de Agosto de 2007, 04:38 »
Mas porque é que dizes que há adeptos normais e adeptos de claques? Isso não é discriminação?

E desde quando estar na legalidade é uma treta? Pode-se discordar da lei mas não cumprir a lei... ... ...

Se a lei é assim tão má, porque é que claques tão antigas e com tantos elementos como os SuperDragões e a Torcida Verde aderiram?
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Claques legalizadas
« Responder #4 em: 30 de Agosto de 2007, 11:24 »
Mas é isso mesmo que eles querem fazer. Separar adeptos de claques dos adeptos normais! E eu sou contra isso.
Para quem não está a par da lei, ela só permite a adeptos organizados a entrarem com faixas, bandeiras, tambores, etc.. se os mesmos estiverem legalizados, inscritos e com o numero de Bi fornecido.....!!

Ora para mim isto é uma grande fantochada pois nós claques não podemos entrar com bandeiras e faixas, mas o "adepto normal" ao lado já pode entrar! Acham isso normal?? Ou correcto? Porque é que eu tenho de fornecer os meus dados pessoais á Federação e Policia para entrar de bandeira e bombo, e o senhor de familia ao lado pode entrar com uma faixa a dizer "Força Braga" ou com um cartaz a dizer "Wender faz-me um filho"?

As claques que já aderiram a esta estupida lei infelizmente cederam a pressão da própria direcção dos seus clubes.. Que ameaçaram a proibirem a entrar no estadio com qualquer tipo de faixa, tambor ou bandeiras sem se legalizarem..

O ultimo caso foi no jogo Benfica-Guimarães, onde as claques (Diabos Vermelhos, No Name, Insane Guys e White Angels) foram proibidas de entrar com qualquer tipo de material por não serem legalizadas!

Ora as claques do Benfica, infelizmente só teem de acatar as ordens e revoltarem-se coma situação.. mas agora eles proibirem as claques dos Guimarães de eles entrarem sem faixas isso já é contra a lei pois a direcção do Guimarães ainda não entrou com essa lei, e a direcção do benfica não tem poder para proibir uma claque que não lhe pertence de entrar sem material..

Enfim.. tanto que querem fazer que so fazem m****..  Querem acabar com a violencia no futebol mas com isto só vai criar ainda mais represálias...::)

Por isso sou totalmente contra essa nova lei e espero que a direcção do Braga continue a igora-la  ;)

Saudações Ultras ilegais!
Pedro-SCB
  Re: Claques legalizadas
« Responder #5 em: 01 de Setembro de 2007, 11:18 »
Juve Leo legaliza-se
DOCUMENTOS ENTREGUES NA CNVD

A Juventude Leonina entregou ontem os elementos que faltavam à documentação para apreciação e registo no Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto (CNVD). A mais antiga claque do Sporting segue, assim, o exemplo do Directivo Ultras XXI e da Torcida Verde, que já estão legalizados.


in record
Rato_RedBoys92
  Re: Claques legalizadas
« Responder #6 em: 01 de Setembro de 2007, 13:16 »
Aqueles que sempre defenderam o IDEAL ULTRA sao os primeiros a baixar as calças...
Bracarense
Bracarense Equipa Principal
  • *****
  • 2143
  Re: Claques legalizadas
« Responder #7 em: 01 de Setembro de 2007, 14:11 »
Se por acaso se legalizassem o que mudava objectivamente no apoio dado ao Braga no estádio?
Anuncios M
Anuncios M
B_R_A_G_A
  Re: Claques legalizadas
« Responder #8 em: 01 de Setembro de 2007, 14:41 »
posso que na minha opiniao mudava muito...
Mas  é a minha opiniao....

visitem o blog www.enorme-braga.blogspot.com
visitem o forum www.jornalsodesporto.com/forum
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Claques legalizadas
« Responder #9 em: 01 de Setembro de 2007, 18:21 »
Aqueles que sempre defenderam o IDEAL ULTRA sao os primeiros a baixar as calças...

Acredita Tiago.. e logo eles que se diziam ser os unicos verdadeiros Ultras em Portugal.. Palhaçada.. mais um grupo a cair.. Espero que essa doença não chegue a Braga...

Saudações Ultras que eu vou pa bola agora... Braaaaaaaaaaaaaaaaaga
Rato_RedBoys92
  Re: Claques legalizadas
« Responder #10 em: 01 de Setembro de 2007, 21:26 »
Se por acaso se legalizassem o que mudava objectivamente no apoio dado ao Braga no estádio?

Nao mudava nada...
Anuncios G
Bracarense
Bracarense Equipa Principal
  • *****
  • 2143
  Re: Claques legalizadas
« Responder #11 em: 04 de Setembro de 2007, 14:52 »
Se por acaso se legalizassem o que mudava objectivamente no apoio dado ao Braga no estádio?
Nao mudava nada...

Então qual o problema com a legalização?
Será que se podem dar ao luxo de perder os apoios da SAD se a lei for cumprida?
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Claques legalizadas
« Responder #12 em: 04 de Setembro de 2007, 20:15 »
Não mudava nada a nivel de apoio porque nós estavamos la na mesma.

Apenas é uma questão de principios. Não gosto de ser diferenciado de um adepto normal só porque apoio a equipa 90 minutos de pé e vou a deslocações organizadas. Não gosto de ver o meu bom nome associado a uma lista com informações pessoais como se de vandalos tratassemos.. Por isto e por muito mais, e para mim é o suficiente.

Saudações Ultras
Rato_RedBoys92
  Re: Claques legalizadas
« Responder #13 em: 04 de Setembro de 2007, 20:59 »
Se por acaso se legalizassem o que mudava objectivamente no apoio dado ao Braga no estádio?
Nao mudava nada...

Então qual o problema com a legalização?
Será que se podem dar ao luxo de perder os apoios da SAD se a lei for cumprida?

A resposta a isso é igualzinha a do Pedro...
Eu nao sou criminoso nenhum nem sou mais nem menos que qualquer outro socio qualquer...
Quanto aos apoios para mim era indefente...Socio ha 13 anos, quotas pagas ate ao fim do ano, cadeira anual...
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Claques legalizadas
« Responder #14 em: 06 de Setembro de 2007, 22:39 »
 
Laurentino Dias defende legalização das claques
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto defendeu hoje a legalização das claques de futebol, única forma de continuarem a existir, segundo Laurentino Dias.
 
 
 
ASF 
«As claques que não iniciarem o processo de legalização terão muita dificuldade em manter-se. As claques e os clubes terão de perceber que alguma coisa vai mudar. A regularização separa o trigo do joio», defendeu Laurentino Dias.

Ainda segundo o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, quatro claques já estão legalizadas, casos de Superdragões e Colectivo Ultras 95, do FC Porto, e Torcida Verde e Directivo Ultras XXI, do Sporting. Juventude Leonina (Sporting), Panteras Negras (Boavista) e VIII Exército (V. Setúbal) estão em vias de regularização, enquanto Diabos Vermelhos (Benfica), Frente Leiria (U. Leiria), Magia Tricolor (Est. Amadora) e Colectivo Maravilhas (Naval) também já iniciaram os respectivos processos de legalização.

«Durante 10 anos, apenas uma claque esteve registada, a Torcida Verde. No final da época passada, tomámos várias iniciativas no sentido de informar os clubes de que não toleraríamos mais esta situação. O Governo não podia aceitar que os clubes, as SAD e os adeptos continuassem a viver na ilegalidade», acrescentou Laurentino Dias, sem esconder que, neste momento, o «balanço é positivo», ou seja, várias claques já aderiram ao processo de legalização.


in abola on-line
El_Gavion Equipa Principal
  • *****
  • 1562
  Re: Claques legalizadas
« Responder #15 em: 06 de Setembro de 2007, 22:57 »
"Os Ultras Red Boys, claque de apoio ao Sporting de Braga, ainda não trataram da legalização, mas esperam começar em breve. "Estamos a pensar em avançar com o processo", disse à Lusa João Mané, dos Red Boys, acrescentando que o objectivo "é ter o processo concluído antes do final do ano"."

retirado do blog megafone
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!
Rato_RedBoys92
  Re: Claques legalizadas
« Responder #16 em: 06 de Setembro de 2007, 23:14 »

Laurentino Dias defende legalização das claques
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto defendeu hoje a legalização das claques de futebol, única forma de continuarem a existir, segundo Laurentino Dias.
 
 
 
ASF 
«As claques que não iniciarem o processo de legalização terão muita dificuldade em manter-se. As claques e os clubes terão de perceber que alguma coisa vai mudar. A regularização separa o trigo do joio», defendeu Laurentino Dias.

Ainda segundo o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, quatro claques já estão legalizadas, casos de Superdragões e Colectivo Ultras 95, do FC Porto, e Torcida Verde e Directivo Ultras XXI, do Sporting. Juventude Leonina (Sporting), Panteras Negras (Boavista) e VIII Exército (V. Setúbal) estão em vias de regularização, enquanto Diabos Vermelhos (Benfica), Frente Leiria (U. Leiria), Magia Tricolor (Est. Amadora) e Colectivo Maravilhas (Naval) também já iniciaram os respectivos processos de legalização.

«Durante 10 anos, apenas uma claque esteve registada, a Torcida Verde. No final da época passada, tomámos várias iniciativas no sentido de informar os clubes de que não toleraríamos mais esta situação. O Governo não podia aceitar que os clubes, as SAD e os adeptos continuassem a viver na ilegalidade», acrescentou Laurentino Dias, sem esconder que, neste momento, o «balanço é positivo», ou seja, várias claques já aderiram ao processo de legalização.


in abola on-line

Eu é que curto aqueles que todos sabems ser da elite dos mais chulos do país a falar em ilegalidades...
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15109
  Re: Claques legalizadas
« Responder #17 em: 07 de Setembro de 2007, 00:14 »
Legalização das claques é uma obrigação!

As claques dos clubes servem essencialmente para dinamizar um espectáculo de futebol. Maioritariamente constituídas por jovens, as claques compõem coreografias, dão colorido aos estádios e, acima de tudo, puxam pelos adeptos das suas cores. Esta é a parte bonita das claques e aquela que eu concebo e defendo.
Há no entanto, elementos infiltrados que têm como único objectivo a provocação e os confrontos físicos com os outros adeptos. Sabe-se que chega a haver a presença de cadastrados e traficantes de droga no meio das claques. Não quer isto dizer que são todos criminosos, energúmenos ou pouco recomendáveis. Sou contra as generalizações, mas também sou contra a violência que as claques trouxeram para dentro do futebol.
É muito desagradável pagar um bilhete, já de si caro, para ver um jogo, e ser constantemente incomodado pelos impropérios e gestos obscenos de uns quantos rapazolas que, em vez de desfrutarem do espectáculo, preferem insultar todos aqueles que não são da sua cor clubística.

Como vivemos num Estado democrático e como a democracia tem regras, pois a nossa liberdade termina quando interfere com a do nosso próximo, é de todo salutar que as claques se legalizem e passem a cumprir a lei, como qualquer cidadão deste país o deve fazer. È necessário incutir e fazer cumprir o princípio da responsabilização individual. Uma claque não é um bando, é formada por um conjunto de cidadãos portugueses que como tal, estão obrigados cada um por si, a cumprir as leis da República, como todos os portugueses. Quem pratica o mal deve ser responsabilizado por isso. A culpa não pode morrer solteira, quando há distúrbios têm que ser encontrados os seus causadores e fazê-los pagar por isso, não pode o clube continuar a ser sempre penalizado pelos estragos ou distúrbios causados por elementos anónimos de um grupo a que se chama claque. A legalização ao identificar os elementos da claque permite a responsabilização individual e evita que pague o justo pelo pecador. Não há que haver receio da legalização, o mundo do futebol não pode ser uma anarquia onde vale tudo e onde se pratique a ilegalidade, tem que se submeter às mesmas regras de vivência em sociedade que existem para todos os cidadãos e para todas as circunstâncias. É assim que se constrói um mundo civilizado.
A legalização traz várias vantagens ao contrário daquilo que alguns pensam. Desde já permite uma relação transparente entre o clube e as suas claques. O clube passa a poder apoiar de uma forma transparente as suas claques sem correr o risco de ser penalizado por isso, logo o apoio por parte dos clubes poderá ser maior. Outra das vantagens da legalização reside na possibilidade de poderem apresentar uma candidatura aos fundos da União Europeia destinados à promoção da ocupação dos tempos livres da juventude, através de um quadro comunitário específico, semelhante ao que já acontece com a generalidade das associações juvenis.

O nosso clube tem actualmente três claques, os Red Boys, os Bracara Legion e As Braguinhas, mas o clube não reconhece oficialmente nenhuma delas e limita-se a destinar os espaços próprios no estádio.
Nas deslocações, cada claque organiza-se por si própria e o clube não tem controlo sobre estas, nem sobre os seus elementos, porque não as reconhece, pelo que também não prevê penalizações caso surjam problemas ou actos violentos. Por isto mesmo, o clube acaba por assumir os custos dos estragos provocados nos estádios por onde passam as claques, assim como no próprio Estádio Municipal de Braga.
Soube hoje que os “Os Ultras Red Boys” irão em breve tratar da legalização. Desde já saúdo esta sua intenção, que espero se concretize rapidamente e apelo a que as restantes procedam de igual forma. Saúdo também aquelas que nesta altura já estão legalizadas, assim todas aquelas que já iniciaram o processo de legalização.
O processo de legalização é simples. É semelhante ao da constituição das associações, consistindo basicamente numa ida ao notário e o posterior envio da documentação para o CNVD (Conselho Nacional contra a Violência no Desporto) que, em princípio se limita a ratificar o registo, pois as claques passam a ser associações como outras quaisquer.
Termino como comecei, para mim as claques dos clubes servem essencialmente para dinamizar um espectáculo de futebol. Compõem coreografias, dão colorido aos estádios e, acima de tudo, puxam pelos adeptos das suas cores.
BRAGA SEMPRE MAIS!
Rato_RedBoys92
  Re: Claques legalizadas
« Responder #18 em: 07 de Setembro de 2007, 00:47 »
Ferreira eu so quero que me esclareças uma coisa e desde ja alargo a pergunta aos restantes foristas...
Se eu me juntasse a um grupo de 400 amigos e fossemos todos para o mesmo local do estadio, mas nao "utilizavamos" o nome de claque tambem nos teriamos de legizar?!se nao tivessemos um local proprio no estadio ms comprassemos todos bilhete ao mesmo tempo ou entao possuissemos cadeira anual todos juntos teriamos de nos legalizar?!se cada um de nos levasse um estandarte e uma bandeira teriamos de nos legalizar?!é que sinceramente so acho que temos e fazer isso porque temos o nome de claque...

Eu sou contra isto de legalizar porque simplesmente nao me sinto ilegal..eu sou socio do meu clube, pago quotas, tenho cadeira...nao sou menos do que qualquer outro socio...ou será porque paso o jogo em pé a cantar que sou mais arruaceiro do que o outros?!...sou cidadao portugues e como tal tenho os mesmos dveres do que os outros.se for apanhado num estadio a causar problemas sou identiicado e pago pelo que fiz,caso nao seja ai sim é o clue.ou será que se for um adepto "normal" a causar problemas tambem nao vai ser o clube a pagar os seus estragos?!qual é a diferença de ser um socio  ser identificado ou eu?!?nenhum, so que eu sou de uma claque e isso pelos vistos diferencianos...

Acreditem que eu nesse "jogo" nao entro.Nao porue tenha receio da justiça mas sim porque mais uma vez tao-nos a tomar por criminosos e a diferenciar-nos dos restantes adeptos...
Citando uma claque de outro clube: NEM SANTOS NEM CRIMINOSOS...APENAS ULTRAS...
« Última modificação: 07 de Setembro de 2007, 00:49 por Rato_RedBoys92 »
B_R_A_G_A
  Re: Claques legalizadas
« Responder #19 em: 07 de Setembro de 2007, 02:36 »
Ferreira eu so quero que me esclareças uma coisa e desde ja alargo a pergunta aos restantes foristas...
Se eu me juntasse a um grupo de 400 amigos e fossemos todos para o mesmo local do estadio, mas nao "utilizavamos" o nome de claque tambem nos teriamos de legizar?!se nao tivessemos um local proprio no estadio ms comprassemos todos bilhete ao mesmo tempo ou entao possuissemos cadeira anual todos juntos teriamos de nos legalizar?!se cada um de nos levasse um estandarte e uma bandeira teriamos de nos legalizar?!é que sinceramente so acho que temos e fazer isso porque temos o nome de claque...

Eu sou contra isto de legalizar porque simplesmente nao me sinto ilegal..eu sou socio do meu clube, pago quotas, tenho cadeira...nao sou menos do que qualquer outro socio...ou será porque paso o jogo em pé a cantar que sou mais arruaceiro do que o outros?!...sou cidadao portugues e como tal tenho os mesmos dveres do que os outros.se for apanhado num estadio a causar problemas sou identiicado e pago pelo que fiz,caso nao seja ai sim é o clue.ou será que se for um adepto "normal" a causar problemas tambem nao vai ser o clube a pagar os seus estragos?!qual é a diferença de ser um socio  ser identificado ou eu?!?nenhum, so que eu sou de uma claque e isso pelos vistos diferencianos...

Acreditem que eu nesse "jogo" nao entro.Nao porue tenha receio da justiça mas sim porque mais uma vez tao-nos a tomar por criminosos e a diferenciar-nos dos restantes adeptos...
Citando uma claque de outro clube: NEM SANTOS NEM CRIMINOSOS...APENAS ULTRAS...

Assim é que rato... Quem fala assim não é gago...

visitem o blog www.enorme-braga.blogspot.com
visitem o forum www.jornalsodesporto.com/forum
 

Anuncios M