Quantcast
Assembleia Geral da SAD
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
cardoso
  Assembleia Geral da SAD
« em: 15 de Agosto de 2007, 21:19 »
Foi marcada para 14 de Setembro.
Dos 5 pontos da ordem de trabalhos, o primeiro ("Deliberar sobre o relatório de gestão e contas") é o que desperta mais curiosidade mas, como é óbvio, esperam-se excelentes resultados.
Mas o segundo ponto intriga-me muito: "Deliberar sobre uma proposta de aplicação de resultados". Isto, a meu ver, confirma os bons resultados esperados mas deixa no ar uma misteriosa proposta de aplicação de resultados. De que se tratará? Aceitam-se palpites.
Não menos curioso é o terceiro ponto: "Deliberar sobre o aumento de capital no valor de 835.419,35, por incorporação de reservas". Eu, que não percebo népia de finanças, pergunto: alguém me explica o que significa "incorporação de reservas"?
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #1 em: 15 de Agosto de 2007, 21:47 »
incorporação de reservas , é isto mais ou menos: no final de um ano fiscal, existe uma parte de lucros que não transitam nem para os accionistas  mas que podem ficar na empresa (reserva legal). Este valor pode mais tarde ser usado para destinos vários e , neste caso, este valor servirá para aumentar o Capital social sem necessidade de introdução de "dinheiro vivo" mas sim com esta "reserva" que "sobrou" das contas do exercicio.será pois apenas uma questão de transferencia de contas contabilisticas

talvez desta forma possam compreender...


Outro ponto: é voz corrente na cidade (nalguns meios) e não sei se estou a dizer um "segredo do outro mundo" que uma das "conmdições" de AS para ficar é a CMB doar ao clube um terreno para o centro de formação. Não sei se essa deliberação da SAD será uma antecipação disto mesmo abrindo permissão à SAD a utilização de meios para a construção do tal dito centro. Isto poderia "pressionar" a CMB para a  cedencia ou então poderá já saber-se que a CMb avança com este desejo bracarense e a SAD começa a reunir fundos e autorização dos accionistas para va sua construção.

Será?????
« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 21:51 por ric »
Anuncios M
Anuncios M
Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 813
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #2 em: 15 de Agosto de 2007, 21:54 »
uma sociedade quanto tem lucros, eles ficam espelhados nos resultados liquidos.
atenção, que resultados liquidos elevados, é diferente de ter muito dinheiro disponível...
um exemplo simples: a sociedade A compra o jogador X por 600 e paga-o em cash.
vende-o a meio desse ano por 1200, mas o pagamento ocorre faseado em 12 meses (12 x 100).
o resultado liquido seria de 600 positivo, mas em termos de liquidez a empresa no fim do ano da compra e da venda estava exactamente igual (pagou 600  recebeu 6 x 100).

os resultdos liquidos, podem depois ter 2 destinos:
- ou são distribuidos aos sócios/accionistas
- ou ficam na empresa

se ficam na empresa, transitam para as chamadas "Reservas", que neste caso são "resultados transitados" (atenção que as Reservas de uma empresa, não tem todas origem apenas nos resultadas líquidos).
Aqui classificadas, pode-se fazer um aumento do capital social (pela tal incorporação de reservas).


Imaginemos que no nosso caso inicial, a empresa tinha um capital social de 100.
Como teve um resultado liquido de 600, o seu património global (débitos menos créditos) aumentou 600.
Ora como forma de tornar a sociedade mais "forte", pode-se efectuar um aumento do seu capital social, de 100 para 700, o que só é positivo...

espero que, quem sabe dito tanto ou mais que eu, perceba que o exemplo é dado para que quem não está familiariazdo, o compreenda. ;)


 
« Última modificação: 15 de Agosto de 2007, 21:57 por Bracarus »
cardoso
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #3 em: 15 de Agosto de 2007, 22:02 »
Obrigado pelas explicações.
Sendo assim, temos boas notícias, não?
disco infiltrator
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #4 em: 15 de Agosto de 2007, 22:09 »
incorporação de reservas , é isto mais ou menos: no final de um ano fiscal, existe uma parte de lucros que não transitam nem para os accionistas  mas que podem ficar na empresa (reserva legal). Este valor pode mais tarde ser usado para destinos vários e , neste caso, este valor servirá para aumentar o Capital social sem necessidade de introdução de "dinheiro vivo" mas sim com esta "reserva" que "sobrou" das contas do exercicio.será pois apenas uma questão de transferencia de contas contabilisticas

talvez desta forma possam compreender...


Outro ponto: é voz corrente na cidade (nalguns meios) e não sei se estou a dizer um "segredo do outro mundo" que uma das "conmdições" de AS para ficar é a CMB doar ao clube um terreno para o centro de formação. Não sei se essa deliberação da SAD será uma antecipação disto mesmo abrindo permissão à SAD a utilização de meios para a construção do tal dito centro. Isto poderia "pressionar" a CMB para a  cedencia ou então poderá já saber-se que a CMb avança com este desejo bracarense e a SAD começa a reunir fundos e autorização dos accionistas para va sua construção.

Será?????


Quanto à segunda parte, sinceramente duvido que essa seja uma condição que o António Salvador pretenda impôr para ponderar a continuidade no SCB. Parece-me que ele está disposto a sair e com vontade de sair por cima. Ou pretende que com esta indefinição se crie uma onda de manifestações a pedirem a sua continuidade.

Essa tal "condição" nem acho que seria dificil de se conseguir junto da CMB. Uma câmara que "doou" parques subterrâneas e praças da cidade a empresas privadas poderá perfeitamente doar um terreno à entidade mais representativa da cidade. Penso que não seria algo díficil de se conseguir. Em Braga, nesse aspecto, tudo é possível. Temos vários exemplos disso.

Penso que as razões do Salvador serão outras ....
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #5 em: 15 de Agosto de 2007, 22:14 »
olha que não, disco...olha que não...
JORGEXINA
JORGEXINA Equipa Principal
  • *****
  • 1295
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #6 em: 15 de Agosto de 2007, 22:23 »
Quando os resultado liquido do exercicio é positivo, numa sad, esse resultado tem que ir obrigatoriamente para reservas, já q nao pode ser distribuido pelos socios, certo???
cardoso
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #7 em: 15 de Agosto de 2007, 23:12 »
olha que não, disco...olha que não...

Também me parece que não...
Anuncios M
Anuncios M
ZGANDULO
ZGANDULO Equipa Principal
  • *****
  • 1257
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #8 em: 15 de Agosto de 2007, 23:28 »


Quanto à segunda parte, sinceramente duvido que essa seja uma condição que o António Salvador pretenda impôr para ponderar a continuidade no SCB. Parece-me que ele está disposto a sair e com vontade de sair por cima. Ou pretende que com esta indefinição se crie uma onda de manifestações a pedirem a sua continuidade.

Essa tal "condição" nem acho que seria dificil de se conseguir junto da CMB. Uma câmara que "doou" parques subterrâneas e praças da cidade a empresas privadas poderá perfeitamente doar um terreno à entidade mais representativa da cidade. Penso que não seria algo díficil de se conseguir. Em Braga, nesse aspecto, tudo é possível. Temos vários exemplos disso.

Penso que as razões do Salvador serão outras ....

Eu ouvi dizer pela cunhada de um primo de um vizinho do meu tio que o que o A. Salvador quer, é um terreno para fazer um estaleiro para a britalar... :-*

Isto há cada uma??!

mas está bem, siga para bingo porque senão ainda me acusam de defensor cego do A.Salvador... ::)

B_R_A_G_A
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #9 em: 15 de Agosto de 2007, 23:31 »
BRITALAR?  ??? ???


Visitem o blog enorme-braga.blogspot.com
Visitem o forum www.jornalsodesporto.com/forum
El_Gavion Equipa Principal
  • *****
  • 1562
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #10 em: 16 de Agosto de 2007, 02:13 »
Quando os resultado liquido do exercicio é positivo, numa sad, esse resultado tem que ir obrigatoriamente para reservas, já q nao pode ser distribuido pelos socios, certo???

É uma questão interessante!E não te sei dizer isso porque resultados positivos em SAD's neste país são uma coisa raríssima e por isso não sei se tenho algum exemplo de que me possa socorrer! ;D ;D Também não sei se esse caso especial(se é que o é) estará presente no Código das Sociedades!

PS:atenção que os resultados não são distribuídos aos sócios,mas sim aos accionistas!
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!
Anuncios G
JORGEXINA
JORGEXINA Equipa Principal
  • *****
  • 1295
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #11 em: 16 de Agosto de 2007, 02:48 »
Quando os resultado liquido do exercicio é positivo, numa sad, esse resultado tem que ir obrigatoriamente para reservas, já q nao pode ser distribuido pelos socios, certo???

É uma questão interessante!E não te sei dizer isso porque resultados positivos em SAD's neste país são uma coisa raríssima e por isso não sei se tenho algum exemplo de que me possa socorrer! ;D ;D Também não sei se esse caso especial(se é que o é) estará presente no Código das Sociedades!

PS:atenção que os resultados não são distribuídos aos sócios,mas sim aos accionistas!
Cria-me referir aos accionistas!
« Última modificação: 16 de Agosto de 2007, 03:01 por jorgexina »
paulop Juniores
  • ***
  • 267
  Re: Assembleia Geral da SAD
« Responder #12 em: 16 de Agosto de 2007, 03:32 »
Quando os resultado liquido do exercicio é positivo, numa sad, esse resultado tem que ir obrigatoriamente para reservas, já q nao pode ser distribuido pelos socios, certo???

É uma questão interessante!E não te sei dizer isso porque resultados positivos em SAD's neste país são uma coisa raríssima e por isso não sei se tenho algum exemplo de que me possa socorrer! ;D ;D Também não sei se esse caso especial(se é que o é) estará presente no Código das Sociedades!

PS:atenção que os resultados não são distribuídos aos sócios,mas sim aos accionistas!
Cria-me referir aos accionistas!


vamos por partes..

quando existe resultado liquido do exercicio ele pode ter diversso destinos e o tal ponto que esta na ordem de trabalhos que se refere á aplicaçao dos resultados é exactamente para isso.. que os acionistas se pronunciem sobre o distino que querem dar ao resultado liquido.. entre outras aplicaçoes as mais normais sao as de destribuir todo ou parte do reultado(vulgo lucro) aos acionistas.. e qaaqui tanto faz que sejam SADs ou nao, por isso os accionistas em AG podem deliberar que o resultado lhes seja distribuido e a isso chama-se dividendo... a outra forma mais comum de aplicar o resultado liquido é o de o colocar em resultados transitados passando a reservas.. no fundo as reservas sao uma conta do capital proprio sem ser capital proprio.... por isso e´q eu existe o tal outro ponto que é o de aumento de capital por incorpuraçao de reservas.. a SAD do braga tenm  tido resultado liquidos positivos e como nao foram distribuidos aos accionistas existem reservas  e pelos vistos o objectivo e´fazer um aumento de capital incorpurando essas reservas.. isto é um acto normal em qualquer sociedade(principalmente nas que querem crescer).. visto que aumenta a autonomia financeira(entre outro racios financeiros) proferindo á sociedade uma maior capacidade de investimento...

por isso no fundo o que a sad ira fazer é primeiro votar o relatorio contas.. depois decidir o que fazer com o resultado liquido, parece-me que a sugestao da direcçao será a de nao distribuir dividendos passando o resultado para reservas.... (disse sugestao da direcçao, pois em AG a direcçao apenas sugere de acordo com o seu plano , visto  a AG ser suberana).. e por ultimo vao votar se as reservas existentes devem ser passadas a capital proprio fazendo dessa forma um aumento do capital proprio...



Ric... falaste em reservas legais, ms nem todas as sociedades estão obrigadas a constituir reservas legais.... os bancos e demais instituiçoes financeiras estao obrigadas a faze.lo... mas a maioria das sociedades anonimas nao estao.. nao conheço o codigo das sociedades desportivas, mas parece-me que as sociedades desportivas nao estao obrigadas a constituir reservas legais... pelo queas reservas que a nossa SAD tenha sao reservas livres

espero ter ajudado a explicar o assunto

 

Anuncios M