Quantcast
artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
socio771
  artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« em: 23 de Julho de 2007, 20:17 »
  hoje  segunda feira dia 23,abro o diario do minho e nao é que vem uma pagina interira  contra o acordo do s.c.Braga,por uma tal associação  ASPA,de um tal Miguel Bandeira.
pois é,só que ele como não passa de um PARASITA ,que  ganha á custa de subsidios do ESTADO , e deve ser PORTISTA ,pois é que que está na moda hoje em dia,vem ate propor um debate público para o porquê de mudar nome do estádio.
LAMENTÁVEL ,para quem vive á custa de fundos dos PORTUGUESES,neste caso o ESTADO.
ja tentei enviar mail, mas veio  de volta(tem caixa cheia)
ABRAÇO
fut Juvenis
  • **
  • 221
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #1 em: 23 de Julho de 2007, 20:44 »
Não conheço o sr. Miguel Bandeira de lado nenhum portanto não estou cá para o defender. Quanto aos subsidios também não quero saber portanto não estou cá para o insultar. Estou cá porque me parece pertinente a questão levantada e o nosso amigo 711 não conseguiu escrever uma única palavra contra a argumentação do sr. Miguel Bandeira que em representação de uma associação de defesa do património bracarense, de útilidade pública, expressou a sua ( da associação) opinião. A única coisa que conseguiu foi o insulto.
Não consegui até perceber como não conhecendo o senhor nem a dita associação sabe que é um parasita:haja coerência...
Anuncios M
Anuncios M
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #2 em: 23 de Julho de 2007, 20:59 »
Li o artigo: Não recordo o nome de quem o assina (seria o tal Miguel Bandeira que o sócio 771 refere) mas identificava-se como pertencente à associação ASPA - ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA, ESTUDO E DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO CULTURAL E NATURAL, com sede em Braga e que intervém sobretudo nos distritos minhotos. Para quem não conhece, aqui fica o link: http://www.aspa.pt/ .
Não creio que a mensagem fosse dirigida contra o Sporting de Braga. O alvo é sobretudo a CMB pelo facto de ter permitido o negócio envolvendo a exploração do nome do EMB entre o clube e a AXA. A opinião expressa não é mais do que a "vox populi", entendendo o escriba que o clube "vende" algo que não é sua propriedade. Já discutimos aqui bastante este assunto, não vou repetir argumentos. Acredito que em termos formais esta questão está ultrapassada, mas em termos substantivos considero que há alguma razão neste argumento.
Outra argumento de que, neste caso, discordo frontalmente é o de que o nome de um espaço (tido como) público não deveria ser objecto de alienação. Para mim, desde que a propriedade e a capacidade de determinação do uso a dar à infra-estrutura esteja em mãos públicas, nada tenho a opor à cedência dos direitos dobre o nome da mesma, sobretudo se as contrapartidas forem substantivas.
De todo o modo, há um argumento em relação ao qual desconheço a validade: estando o EMB em vias de ser (ou já é?) classificado como património nacional pelo IPPAR, alega-se que o nome do espaço deve ser sujeito a consulta pública. Desconheço se é assim ou não...
« Última modificação: 23 de Julho de 2007, 21:19 por Pedro Ribeiro »
aurelio
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #3 em: 23 de Julho de 2007, 21:07 »
Não ponho sequer em questão o facto de se poder concordor ou discordar com o acordo entre o SCBraga e a AXA. O que noto é que o Diário do Minho tem tido, ultimamente, uma certa tendência contra o clube da terra. Surgem muitos artigos anti-braga e destaca mais os nossos amigos espanhóis do que o próprio Braga!
Para atacar estão aí todos mas para dizer bem... o Cardoso e poucos mais!
É óbvio que Braga é uma cidade de metralhas...
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #4 em: 23 de Julho de 2007, 21:15 »
Não ponho sequer em questão o facto de se poder concordor ou discordar com o acordo entre o SCBraga e a AXA. O que noto é que o Diário do Minho tem tido, ultimamente, uma certa tendência contra o clube da terra. Surgem muitos artigos anti-braga e destaca mais os nossos amigos espanhóis do que o próprio Braga!
Para atacar estão aí todos mas para dizer bem... o Cardoso e poucos mais!
É óbvio que Braga é uma cidade de metralhas...

Não me parece que isso tenha a ver com o clube. É um posicionamento ideológico do jornal que se reflecte sobretudo na atitude perante a actual gestão camarária: conivente (Correio do Minho) ou crítica (Diário do Minho) - sendo tão simplista quanto possível. De todo o modo, este texto está assinado e é publicado como artigo de opinião.
disco infiltrator
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #5 em: 23 de Julho de 2007, 21:24 »
Isto é engraçado......

Foi a primeira vez que soube da existência dessa tal ASPA. Considero-me uma pessoa minimamente informada e nunca li nada sobre essa associação. Engraçado que apareça agora para este assunto.

Todos sabemos, e está à vista de todos, as asneiras em termos urbanisticos que a todo o momento são feitas em Braga. Não é coisa recente já é coisa de há muitos anos..infelizmente.

Então pergunto, porque só agora esta associação adquire visibilidade? Quando se trata de algo que até já é um dado adquirido.

Onde estava esta associação quando se fez aquela porcaria no campo da vinha? Onde estava esta associação quando se venderam espaços públicos da cidade a empresas privadas? Onde está esta associação quando sumariamente vemos destruir monumentos da nossa cidade? Onde estava esta associação quando se construiu o gueto do vale de lamaçães? Onde está esta associação quando se assiste á permanente degradação do parque da ponte? Só alguns exemplos....entre centenas possíveis

Eu acho que o SCB começa a incomodar muita gente......
Ana Cunha
Ana Cunha Equipa Principal
  • *****
  • 2082
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #6 em: 23 de Julho de 2007, 21:53 »
Eu comecei a ler esse artigo e parei no final do 1.º parágrafo porque já sentia náuseas ::). Já se sabe que, seja lá qual for a medida que se tome,há sempre quem seja do contra. Vai ser sempre assim. Arranjam sempre alguma coisa para falar e só vêem o lado que lhes interessa.

P.S.: Os artigos de opinião nada têm a ver com o jornal em si. Cada um é livre de opinar sobre o que quiser (com os devidos limites, como é óbvio!). E já li no DM artigos a falar bem do estádio AXA...
Guarda-Redes
Guarda-Redes Equipa Reservas
  • ****
  • 831
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #7 em: 23 de Julho de 2007, 23:07 »
Eu às vezes fico varado.

Começo por dizer, que não li o artigo, apenas me foi dito o que tinha escrito, e pelo que me disseram que lá vinha, concordo de uma forma geral com o que fala, mas repito, não o li. Por outro lado, devo dizer que conheço o Dr. Miguel Bandeira, pela intervenção em defesa do património arquitectónico da cidade. Em reposta ao Disco, é uma falha enorme tua não conheceres a ASPA, já teve acções muito importantes, se por exemplo ainda hoje existem as 7 Fontes (quem não conhece devia conhecer), muito à ASPA se deve, pela CMB, já tinham vindo a baixo; foi também a ASPA que organizou as 7 maravilhas e pesadelos de Braga, mas muitas mais coisas, que certamente deve haver aqui alguém mais capaz do que eu de enumerar, mas digo-te que a ASPA existe há muitos e bons anos, e sempre com opinião marcada.

Quanto ao Sócio700 e não sei das quantas, acho que o que diz é suficientemente estúpido, sem nexo e de quem não respeita a opinião dos outros. Há algum argumento contra o que lá diz, para além do insulto?


Quanto à opinião da Ana e do Aurelio, ainda bem que cada coisa que se faça, há sempre alguém contra. Mau era o tempo em que não havia. As pessoas pensam todas pela sua cabeça e cada uma tem a sua opinião. Há algum mal nisso? 
O Braga não é um grande é o Enorme!
Anuncios M
Anuncios M
Gambit
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #8 em: 23 de Julho de 2007, 23:18 »
Óbvio que não tem mal nenhum ser do contra. Aliás, a diversidade de opinões só enriquece a sociedade.
Mas o que a Ana e o Aurélio quiseram dizer foi que nunca nada é bem feito, seja em que campo for (política, desporto, ...)!!
Se é feito de uma maneira, é porque devia ser de outra; se é feito da outra maneira, é porque devia ser feito de uma maneira... nunca se está satisfeito com o que se tem.
Por um lado é bom, mas por outro, ser do contra só por ser não favorece em nada as situações.
Não sei se é este o caso e, muito sinceramente, nem quero saber.
Politiquices não é comigo.
Guarda-Redes
Guarda-Redes Equipa Reservas
  • ****
  • 831
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #9 em: 23 de Julho de 2007, 23:27 »
Óbvio que não tem mal nenhum ser do contra. Aliás, a diversidade de opinões só enriquece a sociedade.
Mas o que a Ana e o Aurélio quiseram dizer foi que nunca nada é bem feito, seja em que campo for (política, desporto, ...)!!
Se é feito de uma maneira, é porque devia ser de outra; se é feito da outra maneira, é porque devia ser feito de uma maneira... nunca se está satisfeito com o que se tem.
Por um lado é bom, mas por outro, ser do contra só por ser não favorece em nada as situações.
Não sei se é este o caso e, muito sinceramente, nem quero saber.
Politiquices não é comigo.

É assim, se tiveres a falar de uma pessoa, que tá sempre contra quer se faça de uma maneira quer se faça de outra, tens toda a razão só pode estar chéché.

Agora tamos a falar de um conjunto de pessoas, que qualquer coisa que se faça, umas concordam outras não. Mas que mal é que isso tem? Claro que num conjunto de pessoas umas pensam de uma maneira outras de outra.
O Braga não é um grande é o Enorme!
fut Juvenis
  • **
  • 221
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #10 em: 23 de Julho de 2007, 23:28 »
O guarda -redes explica sumariamente e bem o que é a ASPA. Se me permites eu acrescentava que a ASPA escreve com alguma regularidade no Diário do Minho e certamente é responsável pelo que escreve. Ainda bem que estas coisas se discutem e independentemente de se concordar ou não o artigo está muito bem escrito, expressa uma posição; agora quem quiser pode, com se costuma dizer, exercer o contraditório: isso é que é bonito e enriquece a discussão. Um abraço.
Anuncios G
aurelio
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #11 em: 23 de Julho de 2007, 23:34 »
Quanto à opinião da Ana e do Aurelio, ainda bem que cada coisa que se faça, há sempre alguém contra. Mau era o tempo em que não havia. As pessoas pensam todas pela sua cabeça e cada uma tem a sua opinião. Há algum mal nisso?
Caro Guardião!

Para já envio-te um abraço pelo facto de seres bracarense como eu! Espero apoiar o nosso clube muitas vezes ao lado de pessoas como tu! Em relação ao meu post acho que não interpretaste bem o que eu escrevi. Não estou contra a referida associação, inclusive escrevo que: "... nem sequer ponho em questão o poder-se concordar ou discordar..." Estou contra uma certa tendência anti-Braga que tenho notado no referido diário. Aliás, se não estou em erro, já aqui foi focado esse problema. O meu velhote, com 70 primaveras, um dos maiores fanáticos do nosso clube, já me tinha avisado: "Não compres a merd@ desse jornal porque eles falam mais dos espanhóis do que do Braga!" É óbvio que os artigos do Cardoso são a excepção!!!

Um abraço para ti!
« Última modificação: 23 de Julho de 2007, 23:36 por aurelio »
Ana Cunha
Ana Cunha Equipa Principal
  • *****
  • 2082
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #12 em: 23 de Julho de 2007, 23:38 »
Óbvio que não tem mal nenhum ser do contra. Aliás, a diversidade de opinões só enriquece a sociedade.
Mas o que a Ana e o Aurélio quiseram dizer foi que nunca nada é bem feito, seja em que campo for (política, desporto, ...)!!
Se é feito de uma maneira, é porque devia ser de outra; se é feito da outra maneira, é porque devia ser feito de uma maneira... nunca se está satisfeito com o que se tem.
Por um lado é bom, mas por outro, ser do contra só por ser não favorece em nada as situações.
Não sei se é este o caso e, muito sinceramente, nem quero saber.
Politiquices não é comigo.

É assim, se tiveres a falar de uma pessoa, que tá sempre contra quer se faça de uma maneira quer se faça de outra, tens toda a razão só pode estar chéché.

Agora tamos a falar de um conjunto de pessoas, que qualquer coisa que se faça, umas concordam outras não. Mas que mal é que isso tem? Claro que num conjunto de pessoas umas pensam de uma maneira outras de outra.

E viva a diversidade de opiniões! Não sou nada contra isso, muito pelo contrário! O que quis dizer é que há entidades / partidos políticos / organizações que simplesmente criticam e arranjam sempre algo de negativo porque são isso mesmo... a oposição. Até podem concordar mas não fica bem dizer que a oposição fez bem, portanto vamos lá ver o que arranjamos aqui para pegar... Vemos isso em todas as medidas que o governo toma diariamente. E não estou aqui a falar da ASPA, porque não tenho conhecimentos suficientes para falar disso! Falo de um modo geral. Quando de apontam defeitos porque realmente se pensa assim, óptimo. Mas neste mundo, a maior parte das críticas são feitas porque há quem só veja um lado das coisas e só queira criticar... seja lá o que for. Repito: falo de um modo geral, não me refiro ao artigo. Mas que é verdade, é, e toda a vida assim será: não há nada que agrade a todos e se quisermos apontar defeitos arranjamo-los sempre.
Guarda-Redes
Guarda-Redes Equipa Reservas
  • ****
  • 831
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #13 em: 23 de Julho de 2007, 23:44 »
Quanto à opinião da Ana e do Aurelio, ainda bem que cada coisa que se faça, há sempre alguém contra. Mau era o tempo em que não havia. As pessoas pensam todas pela sua cabeça e cada uma tem a sua opinião. Há algum mal nisso?
Caro Guardião!

Para já envio-te um abraço pelo facto de seres bracarense como eu! Espero apoiar o nosso clube muitas vezes ao lado de pessoas como tu! Em relação ao meu post acho que não interpretaste bem o que eu escrevi. Não estou contra a referida associação, inclusive escrevo que: "... nem sequer ponho em questão o poder-se concordar ou discordar..." Estou contra uma certa tendência anti-Braga que tenho notado no referido diário. Aliás, se não estou em erro, já aqui foi focado esse problema. O meu velhote, com 70 primaveras, um dos maiores fanáticos do nosso clube, já me tinha avisado: "Não compres a merd@ desse jornal porque eles falam mais dos espanhóis do que do Braga!" É óbvio que os artigos do Cardoso são a excepção!!!

Um abraço para ti!

Não tenho lido o DM, mas penso que eles publicam o que para lá se manda. E com a ASPA, penso que têm um acordo de publicação.  Pelo menos tinham.

Mas quanto a falarem pouco do Braga, temos que lhes dar na cabeça! ;)
O Braga não é um grande é o Enorme!
Nelson Iniciados
  • *
  • 37
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #14 em: 23 de Julho de 2007, 23:45 »
Eu, pessoalmente, considero A ASPA, associação de defesa e divulgação do património, uma associação bracarense muito digna,  que ao longo de 25 anos tem lutado sozinha e heroicamente contra a destruíção dos grandes valores patrimoniais da cidade de Braga. Sei que teve grandes entraves por parte da Câmara de Braga para conseguir o estatuto de utilidade pública. Aquando do "atentado" cometido naquela que já foi uma bela praça da cidade, o Campo da Vinha, convocou uma concentração de bracarenses para protestarem contra esse atentado. Os bracarenses, lamentavelmente,  nessa altura,  pura e simplesmente ignoraram tal apelo.
Pela primeira vez, não concordo com esta associação com a abordagem que hoje fez no DM, acerca do nome do Estádio, talvez porque "tocou" no meu clube do coração. Mas se fizermos um esforço para tentar sermos  neutros e percebermos esta questão do nome do estádio, acho que a ASPA, como outras opiniões contrárias que têm vindo a público, estão a ser radicais, pois não foi por causa do negócio, transparente,  que o nosso clube conseguiu fazer, que foi prejudicado minimamente o interesse público. As paredes continuam no mesmo sítio e nem o nome Estádio Municipal de Braga sofreu qualquer alteração no registo cadastral do imóvel. Por isso, algum munícipe para quem eventualmente o clube nada represente, pode dizer que foi lesado neste negócio, no que quer que fosse? Haja bom senso e saibamos distinguir o trigo do joio.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #15 em: 24 de Julho de 2007, 09:22 »
amigos:

existem aqui algumas situações que devem ser clarificadas mas antes, um ponto único inicial (não li o texto mas voi ler hoje)

a) o texto não representa qq orientação editorial do Diario do Minho
b) o texto é de opinião, de uma pessoa alheia ao jornal e que este (o DM) numa atitude de pluralismo decide dar eco
c) A ASPA é uma entidade que me merece o maior respeito e tem vindo há décadas a alertar para o uso e abuso do camartelo e do betão nesta cidade em detrimento dos seus valores arquitectónicos e culturais
d) não sei se a opinião de miguel bandeira vincula a ASPA. Se assim for, é apenas mais uma opionião que vem no sentido do PSD, PCP e BE na CMB
e) tenho alguma pena de não ver da mesma forma, textos favoráveis ao negocio com a AXA e os seus pontos de vista no jornal.
f) Não me parece que haja uma mera preseguição ao SCBraga. Mas se houver, é importante que o clube também tenha as suas criticas e considerações sobre a sua orientação. Do pluralismo de opiniões tb se retiram dividendos e nºao me choca nada que a cidade tenha alguns detractores. Cabe a nós, adeptos e á direcção, sobretudo, provar que estão errados.
Errado é meter a cabeça na areia e fazer como o Calimero dizendo que mal da nossa vida e que tudo o persegue. Acho mesmo que a emancipação do clube não acontece com mais força porque existe unanimidade e falta de alternativas válidas de forma a fomentar a discussão

Nota final: espero que não voltemos ao assunto doe stadop e da AXA que está superdesenvolvido em topico especifico
Apenas_Braga
Apenas_Braga Equipa Principal
  • *****
  • 1195
  • De nascimento até à Eternidade Apenas_Braga
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #16 em: 24 de Julho de 2007, 10:37 »
Nunca opinei sobre este assunto, mas hoje tenho de o fazer.

1. O Estádio Municipal de Braga NÃO MUDOU DE NOME

2. O Estádio AXA é só e apenas uma designação para quando o S.C. de Braga jogar no seu terreno nos mais diversos campeonatos onde se encontra inserido

3. Não percebi ainda porque é que todas estas pessoas indignadas com o nome, não se insurgiram quando lhe começaram a chamar o Estádio da Pedreira

4. Será porque simplemente não houve dinheiro em troca ? É OBVIO QUE SIM

5. Agora, sempre que o Presidente António Salvador faz um negócio a favor do S.C. de Braga, tem de ser contestado ?

6. Agora, sempre que o Presidente António Salvador faz algo a favor do S.C. de Braga tem de ser contestado ?

7. Agora que o comercio e a hotelaria e a cidade andam a ganhar com o facto de o S.C. de Braga andar nos lugares cimeiros e nas competições europeias, porque não falam disso ?

8. Dantes é porque não tinhamos equipa, não tinhamos dirigentes, o Braga lutava sempre para meio da tabela, etc, etc, agora que está na mó de cima tem de ser constantemente atacado ?


PORRA, cada vez mais me convenço que os críticos (sobretudo anti-bracarenses, infelizmente alguns nascidos nesta cidade) tudo fazem para deitar o S.C. de Braga abaixo, e por isso eu digo, Sr. Miguel e todos os outros

DEIXEM O S.C. DE BRAGA EM PAZ
Augusto Gomes Equipa Reservas
  • ****
  • 966
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #17 em: 24 de Julho de 2007, 13:01 »
"Onde estava esta associação quando se fez aquela porcaria no campo da vinha? Onde estava esta associação quando se venderam espaços públicos da cidade a empresas privadas? Onde está esta associação quando sumariamente vemos destruir monumentos da nossa cidade? Onde estava esta associação quando se construiu o gueto do vale de lamaçães? Onde está esta associação quando se assiste á permanente degradação do parque da ponte? Só alguns exemplos....entre centenas possíveis" DISCO INFILTRADOR

Por acaso não é verdade.A ASPA, desde a sua constituição, tem sido sempre anti-Câmara Municipal de Braga, em razão, claro, de diferentes concepções  urbanisticas, artisticas, etc.

Tanto assim é que conseguiu a declaração de utilidade públicapor parte do Governo pela "porta do cavalo" e só recentemente.É que o regime legal da concessão da utilidade pública impõe que a Câmara Municipal dê parecer favorável e esta nunca o deu.Curiosamente foi um Governo do PSD que atribuiu tal qualificação prescindindo de qualquer parecer da Câmara Municipal.

Mas claro, a ASPA e outras entidades têm a "sua" razão.

Só que os Braguistas, como eu, e também apaixonados da bola, valorizam, se calhar desproporcionadamente talvez,  (como eu...) a componente SC Braga,a sua inserção no meio, a sua função representativa na sociedade...

Eu, como bracarense, acho bem que a Câmara se endivide e não busque outras opções de investimento em razão disso, para ter um Estádio Municipal de qualidade e ao serviço do Braga.Quer dizer, fazer com que o Braga reduza as despesas e lhe potencie as receitas (autorizar que use uma designação comercial para o Estádio, por exemplo...) é uma opção estratégica da Câmara Municipal que eu aprecio.

Porque para mim o Braga é (quase) tudo...

Mas também tenho de respeitar quem está contra, principalmente se essa posição tiver um fundo politico (penso que a maioria das posições...)
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!
lipe
lipe Equipa Principal
  • *****
  • 3649
  • 100% braga
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #18 em: 24 de Julho de 2007, 13:07 »
O Miguel Bandeira foi meu prof de geogafia.
Ele também protestou aquando da construção do parque de estacionamento e consequente praça na Av. Central.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.
Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 813
  Re: artigo no Diario do Minho contra s.c.Braga
« Responder #19 em: 24 de Julho de 2007, 13:14 »
amigos:

existem aqui algumas situações que devem ser clarificadas mas antes, um ponto único inicial (não li o texto mas voi ler hoje)

a) o texto não representa qq orientação editorial do Diario do Minho
b) o texto é de opinião, de uma pessoa alheia ao jornal e que este (o DM) numa atitude de pluralismo decide dar eco
AXA que está superdesenvolvido em topico especifico
....


esculpa RIC, mas discordo.

O DM está em luta com o SCBraga !

Artigos destes contra o SCBraga estão a ser cada vez mais frequentes.
Eu próprio, e em resposta a um desses atques enviei há um semana o artigo que anexo devidamente identificado.
O DM não o publicou, o que contraria a tese que defendes no ponto a) e b).
Quanto à Aspa, só tenho uma palavra : lixo.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Sendo assíduo leitor deste Jornal, e na qualidade de bracarense e braguista dedico maior atenção às noticias locais mais importantes que respeitam à minha cidade e ao meu clube, Sporting Clube de Braga.

Ora, no passado dia 13.07.2007, despertou interesse um artigo redigido por Acácio Brito e designado por “Outro ponto de vista...”.

Não é que seja leitor das suas crónicas, nem tão pouco me mova qualquer sentimento de apreço ou de repulsa perante quem a escreveu. Nem tão pouco nos conhecemos.

Mas, quando numa breve e simples leitura em diagonal verifico no artigo em questão, a conjugação de Benfica e Braga, qualquer pêlo meu, por mais pequeno que fosse, ficou irremediavelmente hirto...

 

Bom, lendo então o artigo com mais atenção, verifico que o senhor em questão nem de Braga é, mas sente-se no direito de opinar como sendo.

 

Verifico também, que, e admitindo que o senhor Acácio Brito não seja natural de Lisboa, é provavelmente mais um vulgaríssimo e banal adepto “tuga”, que habitualmente se refugia no apoio a um dos 3 maiores clubes nacionais, apoio esse que só encontro justificação pessoal, na ânsia de que os sucessos desportivos daqueles, possam compensar alguns infortúnios pessoais. Não afirmo que seja o eu caso, porque o não conheço.

Ao contrário desses banais adeptos das vitórias, eu não necessito que o SCBraga ganhe títulos para dele ser adepto de corpo, alma e com imensurável paixão.

Só por isso já me sinto num patamar bem superior ao seu !

 

Mas o assunto, ao qual este não bracarense nem braguista se debruça, é precisamente pelo facto do SCBraga SAD, ter efectuado um contrato de venda da designação temporária do Estádio Municipal.

 

Reconheço que não tenho em mãos, todos os elementos possíveis sobre esta matéria. Mas ao que sei, há um contrato de cedência do Estádio Municipal de Braga ao SCBraga, e que este esteja a suportar as despesas de funcionamento do mesmo.

 

Ora, sendo esta inovadora medida da Direcção do Clube de alienação temporária da designação comercial do recinto, a ter de ser repartida com o Município, eu pergunto, se pelo mesmo critério se não deveriam repartir as receitas da venda de bilhetes, de publicidade, de transmissões televisivas, etc... E onde andou o senhor até aqui ? Distraído ?

 

E permitam-me os leitores deste jornal, mais uma questão: se tanta gente e gentinha se preocupa com as “benesses” dadas pelo Município de Braga ao clube (prática habitual em todo este país e regiões autónomas), não se devia rejubilar pelo facto do SCBraga estar a criar fontes de receita alternativas, que minimizam essa suposta dependência camarária ?

 

Sabemos que daqui a 3 anos, o contrato termina e garanto-lhe, senhor Acácio Brito, que o Estádio fica onde está, igual ao que está e eu como bracarense e braguista nem estarei por isso, mais rico ou mais pobre. Ainda não percebi onde isto afectará os benfiquistas e os não bracarenses. Espero o seu contributo para o clarificar.

 

Mas permita-me agora, sendo o senhor adepto de um clube que intitula de glorioso, mas ao qual não lhe constato actualmente glória alguma, que lhe retribua alguns comentários ao seu clube, da mesma forma que teceu ao meu:

-          acha o senhor ajustado que o Estado português e CMLisboa tenham contribuído para a construção de um estádio (da Luz), sendo certo que “deram” dinheiros públicos para um bem que é agora privado ?

-  acha o senhor ajustado, que a Federação Portuguesa de Futebol numa suspeita desigualdade de tratamento, agende "n" jogos da Selecção Nacional para o Estádio da Luz, em detrimento de outros Estádios, entre os quais o de Braga, permitindo assim encaixes monetários desiguais ao seu "Benfiquinha" ?

-          acha o senhor ajustado, que a CGD, banco estatal e por isso de todos nós, delapide o seu património patrocinando um centro de estágios, em prol de um clube de futebol ?

 

 

Depois disto, faça um favor aos bracarenses e braguistas: regresse à base que cá não faz falta alguma. Nem sequer para tecer a necessária critica e oposição num Estado democrático. É que a critica deve ser construtiva, coerente, sensata e acima de tudo, imparcial.

 

Por fim, parabéns ao Presidente do meu SCBraga, cuja gestão tem sido de facto tão bem sucedida, que não me canso de ver adeptos de outros clubes cada vez mais incomodados por isso.

É bom sinal !

 



 

Anuncios M