Quantcast
Artigo DM: festa brava
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
cardoso
  Artigo DM: festa brava
« em: 07 de Junho de 2007, 02:10 »
Já devem ter passado perto de trinta anos anos. Era eu um miúdo. Um tarde qualquer de domingo. Na bancada superior, o saudoso tribunal do Primeiro de Maio, com o meu pai (como agora com o meu filho) assistia com fé e sofrimento a mais um jogo do nosso Braga. À nossa frente um senhor dos seus sessenta anos, irritado com o mau desempenho do árbitro, atira num assomo de fúria o rádio na direcção do árbitro. O pobre aparelho desfez-se em cacos sobre a relva. Mas não foram necessários seguranças nem polícias para repor a ordem: a esposa do infeliz, numa fúria de mulher do norte, desfere uma série de vigorosas bordoadas de guarda-chuva nas costas do zeloso braguista, para gáudio dos presentes.
É também destes episódios trágico-cómicos que vive a festa do futebol. Somos latinos, gente de barba rija e palavrão fácil.
Há dias, na correctíssima e exemplar Dinamarca um adepto invadiu o campo e agrediu o árbitro durante um jogo da sua selecção frente à Suécia. Que isto aconteça num qualquer país latino, é normal. Mas no reino da Dinamarca é, de facto, de estranhar. Quando vi as imagens fiquei estupefacto: o dinamarquês exaltado entra em campo esbaforido, abanando desordenadamente os braços como se tivesse um enxame de abelhas à frente do nariz e quando se abeira do homem do apito acerta-lhe com o antebraço esquerdo no pescoço (!) e, com o braço direito, o melhor que consegue é acertar num jogador dinamarquês que o tentava acalmar. Só no final percebi o motivo de tanta falta de jeito para a “coisa”: o herói dinamarquês tinha bebido vinte cervejas! Vista e revista a cena, continuo a não perceber porque é que se colocam hipóteses como atribuir a derrota à Dinamarca por tão divertida cena! Estes incidentes dão sal ao futebol; isto deve ser motivo para umas boas gargalhadas e não para nos assaltarem com teorias puritanas!
Há dias terminou a Clericus Cup, uma espécie de campeonato do mundo para padres e seminaristas de todo o mundo. A equipa do Redemptoris Mater venceu na final a Universidade Pontifícia de Latrão por 1-0. O jogo disputou-se bem perto da Catedral de S. Pedro, no Vaticano. O que achei mais curioso na notícia que li na Internet foi o facto de se ter instalado um verdadeiro pandemónio no final do jogo porque o golo da vitória resultou de um penalti muito duvidoso. O próprio treinador dos religiosos de Latrão se insurgiu contra o mistério do pretenso penalti fantasma! Afinal, meus amigos, nem no Vaticano o futebol escapa a uma boa polémicazinha!
Como dizia o Perestrelo, é disto que o meu povo gosta. Aliás, parece-me que este espírito latino está em expansão. Veja-se, por exemplo, como o futebol inglês se tem tornado muito mais divertido com as polémicas em que o nosso José Mourinho se envolve! Lá por terras de Sua Majestade estavam a fazer falta umas boas guerras de palavras, bem à portuguesa!
O futebol é feito de diversão, e não só de teorias, de esquemas tácticos, de debates e análises carrancudas. É festa e regabofe!
zebraga1985
zebraga1985 Equipa Principal
  • *****
  • 1110
  • Contra os adeptos modernos!
  Re: Artigo DM: festa brava
« Responder #1 em: 07 de Junho de 2007, 10:06 »
Excelente texto, mais um...
No entanto tenho saudades da forma como os jogos eram vividos no 1º de Maio, desde que nos mudamos para o EMB os adeptos parece que ficaram mais calmos e adoptaram uma maneira diferente de ver os jogos. O Tribunal, a antiga bancada superior, perdeu aquela força e aquela revolta que a caracterizava no 1º de Maio. Porque terá sido?

BragaSempre
http://braga-sempre.blogspot.com/
Menos internet, mais estádio...

O futebol é no estádio e não no PC
Anuncios M
Anuncios M
Manuel Pereira Equipa Principal
  • *****
  • 1846
  Re: Artigo DM: festa brava
« Responder #2 em: 07 de Junho de 2007, 12:28 »
Excelente!
A ironia sempre presente!
A desmistificação de factos!
O abanar (ao de leve como convém) as teorias apocalípticas!

Uma chapelada para o Cronista Mor do Reino Braguista!

Saudações braguistas.
 
Ricardo Equipa Principal
  • *****
  • 1632
  Re: Artigo DM: festa brava
« Responder #3 em: 07 de Junho de 2007, 13:24 »
Caro amigo Cardoso:

Creio que infelizmente não concordo contigo neste texto. O que aconteceu na Dinarmarca de nada tem de hilariante. Bastava que a pessoa em causa tivesse uma navalha na mão para a coisa azedar e muito. Acho que dar os três pontos à Suécia é estúpido mas castigar exemplarmente (se bem que não gosto da expressão, pode ser tomada de várias maneiras) a Dinamarca é preciso, para que evite que alguns rambos de cá do burgo se lembrem de fazer algo do género.
Quanto ao Mourinho também tenho as minhas reservas mas é bom ver os bifes todos lixados por não terem léria para ele...  ;D
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com
braguista365
braguista365 Equipa Reservas
  • ****
  • 775
  • Surf é vida!
  Re: Artigo DM: festa brava
« Responder #4 em: 07 de Junho de 2007, 15:46 »
É a falta da rede a volta do relvado,quando o arbitro fazia asneira,lá ia o pessoal todo abanar com a pobre rede,e gritar a plenos pulmões que ía matar este e aquele,agora sem rede ja não ha tanta "garganta" "se nao fosse a rede trincava-te todo",agora ja não podem fazer isso,porque não ha obstaculos,não ha desculpas!
zebraga1985
zebraga1985 Equipa Principal
  • *****
  • 1110
  • Contra os adeptos modernos!
  Re: Artigo DM: festa brava
« Responder #5 em: 07 de Junho de 2007, 16:09 »
É a falta da rede a volta do relvado,quando o arbitro fazia asneira,lá ia o pessoal todo abanar com a pobre rede,e gritar a plenos pulmões que ía matar este e aquele,agora sem rede ja não ha tanta "garganta" "se nao fosse a rede trincava-te todo",agora ja não podem fazer isso,porque não ha obstaculos,não ha desculpas!

Bom ponto de vista... Acaba por ser verdade, ninguem tem "tomates" para fazer algo do género...
Menos internet, mais estádio...

O futebol é no estádio e não no PC
Ricardo Equipa Principal
  • *****
  • 1632
  Re: Artigo DM: festa brava
« Responder #6 em: 07 de Junho de 2007, 17:18 »
É a falta da rede a volta do relvado,quando o arbitro fazia asneira,lá ia o pessoal todo abanar com a pobre rede,e gritar a plenos pulmões que ía matar este e aquele,agora sem rede ja não ha tanta "garganta" "se nao fosse a rede trincava-te todo",agora ja não podem fazer isso,porque não ha obstaculos,não ha desculpas!
É a falta da rede a volta do relvado,quando o arbitro fazia asneira,lá ia o pessoal todo abanar com a pobre rede,e gritar a plenos pulmões que ía matar este e aquele,agora sem rede ja não ha tanta "garganta" "se nao fosse a rede trincava-te todo",agora ja não podem fazer isso,porque não ha obstaculos,não ha desculpas!

Bom ponto de vista... Acaba por ser verdade, ninguem tem "tomates" para fazer algo do género...
Redes são para os animais no Jardim Zoológico. Quem não se consegue controlar não deve ir aos jogos de futebol.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com
1
1 Equipa Principal
  • *****
  • 3346
  Re: Artigo DM: festa brava
« Responder #7 em: 07 de Junho de 2007, 17:41 »
Caro amigo Cardoso:

Creio que infelizmente não concordo contigo neste texto. O que aconteceu na Dinarmarca de nada tem de hilariante. Bastava que a pessoa em causa tivesse uma navalha na mão para a coisa azedar e muito. Acho que dar os três pontos à Suécia é estúpido mas castigar exemplarmente (se bem que não gosto da expressão, pode ser tomada de várias maneiras) a Dinamarca é preciso, para que evite que alguns rambos de cá do burgo se lembrem de fazer algo do género.
Quanto ao Mourinho também tenho as minhas reservas mas é bom ver os bifes todos lixados por não terem léria para ele...  ;D

Navalha? Que eu saiba supostamente os adeptos devem ser revistados ao entrar. Se alguém entrar com uma navalha num estádio devia ser banido dos estádios de futebol.

Quanto a ele entrar em campo é quase impossível controlar isso. 40000 pessoas num estádio com prai 300 stewards...

Quanto a ser hilariante depende do ponto de vista e de como olhamos para a "vida" também. Para os dinamarqueses e para o arbitro não deve ter sido nada divertido... aliás era mais lógico ele ter dado o "soco" ao Poulsen
Anuncios M
Anuncios M
cardoso
  Re: Artigo DM: festa brava
« Responder #8 em: 07 de Junho de 2007, 22:10 »
Amigo Ricardo
se o tipo levasse uma navalha eu não teria escrito o que escrevi, não é? ;)
Se isso tivesse acontecido, como diz o 1, teria que se por em causa a segurança e a punição dos responsáveis teria de ser a doer!
Eu limitei-me a comentar o que vi: um monte de banhas a cambalear dentro do campo, bêbado como uma carroça, a enxotar as moscas ao árbitro...

Caro braguista365
adorei a tua observação. Realmente nunca tinha pensado nisto: quando havia rede, era só "valentes" que partiam tudo, que iam às ventas ao árbitro, tipo "agarrem-me senão eu mato-o" e agora, sem redes, nem pio!
Lembro-me de uma cena, há muitos anos em que houve um desses valente que trepou até ao cimo da rede. Atirou-se para o outro lado e começou a correr para o campo. Quando, a meio da pista de tartan se virou para trás e viu que não havia ninguém a acompanhá-lo, era vê-lo a dar meia volta e a voltar a trepar a rede!!!
É destes heróis de meia tigela que dá gosto rir!
pamg
pamg Equipa Reservas
  • ****
  • 894
  • BRAGA SEMPRE! ORGULHO!
  Re: Artigo DM: festa brava
« Responder #9 em: 07 de Junho de 2007, 22:22 »
Toca a substituir o gradeamento do estadio por rede....
 

Anuncios M