Quantcast
Informação SUPERBRAGA.COM
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Informação SUPERBRAGA.COM
300 Respostas
19561 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Informação SUPERBRAGA.COM
« em: 02 de Agosto de 2023, 15:28 »
Informação SUPERBRAGA.COM

Ao longo de mais de duas décadas, o Superbraga.com foi um dos principais motivos de vivência e tertúlia clubista.
Ainda bem antes da transformação do SCBraga num clube moderno e que explora as redes sociais, este espaço foi o único que, através das vantagens da Internet, conseguiu unir bracarenses espalhados pelo mundo e dar oportunidade a que todos pudessem ter conhecimento do dia a dia do clube.

O principal motivo da criação do SB (superbraga.com) foi ter um fórum livre, moderado, mas responsável, onde todos  tivessem direito a expressar a sua opinião e trazer para discussão os temas quentes do clube.

Algum tempo depois, passamos a incluir no site, conteúdos adicionais e que continuavam a ser o principal veículo de comunicação do clube, para a divulgação de agenda desportiva, de resultados, classificações, dados das equipas e modalidades entre informação variada de interesse comum.
Assim nos mantivemos anos a fio com números crescentes de adesões e visualizações record. Passamos ainda a ser citados na imprensa e na rádio e tivemos “honras” de reportagem televisiva!

Paralelamente, enquanto a família Superbraga alargava, surgiram as ações de cariz social levados a efeito pelos “superbraguistas”: exposições de desenhos infantis, a germinação da Associação Braguista,  tertúlias e os célebres “jantares Superbraga”  que foram a parte mais visível de algo “cibernético”.
Tudo feito por amor a um clube, de livre e espontânea vontade e com total carolice. E mesmo assim, mantendo uma independência que nos  honra em relação à direção do clube.

Ao longo destes anos, temos a sensação - responsáveis do site e moderadores do fórum -  e sem falsas modéstias, que ajudamos o clube a crescer, a impor-se no panorama nacional e internacional e a difundir o “braguismo”!
Juntamos num espaço bracarenses espalhados pelo mundo que se habituaram a ter aqui  a sua “cadeira “ para acompanhar o clube…
Ou seja, tivemos uma missão e ela foi levada até ao fim de forma positiva.

Hoje, felizmente, o clube tem uma nova visão para a sua comunicação institucional. O site, as redes sociais oficiais e a plataforma NEXT oferecem múltiplas opções e preenchem muito daquilo que era uma lacuna e que o SB tentava e tentou preencher.
Por outro lado, as redes sociais e sobretudo, o Whatsap e Telegram, possibilitam a discussão e a troca de ideias que o Fórum Superbraga tinha como missão desde há mais de 20 anos de uma forma mais célere e facilitada, embora mesmos aprofundada e menos estruturada.

Assim, e fruto da nova modernidade, os responsáveis pelo Superbraga.com decidiram fazer uma pausa e terminar com o espaço neste formato.

Manteremos o registo atualizado e na segunda quinzena de agosto terminamos com o forum. Mantenham-se atentos e vão visitando o site. Teremos novas ideias e voltaremos mais tarde com novos formatos.

Aos braguistas e habituais frequentadores do site, desejamos que o fervor clubista nunca esmoreça estando certos que a natural necessidade da discussão e participação da vida do clube se divida, para já, pelas centenas de espaços que existem no mundo da Internet.

Voltaremos em breve.
Viva o Sporting Clube de Braga!

Hucry
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #1 em: 02 de Agosto de 2023, 15:31 »
Vão fechar o fórum?

Então e as mil e umas alterações que o EUMESMO estava a incorporar?

Já estava familiarizado com o pessoal daqui e com os seus nicknames, vinha aqui para poder ler alguns comentários de certas pessoas que não tenho acesso nas redes sociais..

Que tristeza.

O site para mim é irrelevante, queria continuar era a poder trocar ideias, discussões e mandar bitaites ao pessoal. Dia negro para mim.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2023, 15:33 por O ILUMINADO »
Anuncios M
Anuncios M
Hucry
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #2 em: 02 de Agosto de 2023, 15:38 »
Porque é que vão modernizar o site mas vão fechar o fórum?

Eu não percebo nada de programação ou informática, mas dá assim tão mais trabalho o fórum? É por questões financeiras?

E em relação as plataformas inovadoras que o clube dispõe, todos os outros dispões e os seus fóruns de adeptos continuam a bombar.

Não me levem a mal, mas não considero a existência de novas formas de comunicação, uma razão plausível.

Era preferível ir logo ao assunto..
SCB!
SCB! Equipa Reservas
  • ****
  • 950
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #3 em: 02 de Agosto de 2023, 15:38 »
espero que a decisão seja repensada, pois faltará sempre um espaço como este para debate na nossa comunidade, independentemente dos meios de comunicação oficial.

Penso que o caminho a seguir deveria ser outro, mas percebo perfeitamente que era necessário tempo que hoje nas nossas vidas pessoais é escasso. O fórum devia ser limitado a sócios do clube para evitar que diversas vezes termos de ler comentários de infiltrados que por vezes têm mais atenção do que merecem.

Deveria também haver alguma ética nos comentários, para evitar lermos algumas diarreias verbais.

Claro que isto envolve dedicação e tempo (e conhecimento especializado) e que hoje em dia o tempo é escasso.

 
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7425
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #4 em: 02 de Agosto de 2023, 15:46 »
Muito triste mesmo. Entre desabafos de maus resultados e para me manter atualizado sobre o Braga sempre preferi vir aqui do ver Facebooks ou Twitters. Já ando aqui desde o velho Superbraga desde miúdo e vir aqui é como já fizesse parte do meu dia.

Como disseram preferia que fosse feito o contrário, acabar com o site e nunca com o fórum. Se houver alguma maneira de ajudar para o fórum se manter de certeza que haverá pessoal que o possa fazer (eu incluído, apesar de só ter conhecimentos básicos de programação, por exemplo).
« Última modificação: 02 de Agosto de 2023, 15:49 por Luso »
RcRb2
RcRb2 Equipa Reservas
  • ****
  • 919
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #5 em: 02 de Agosto de 2023, 15:48 »
A decisão deve.se prende mais pelo tempo necessário para moderação do que outra coisa (custos de serviço?). Se for o caso não deve faltar pessoas disponíveis a ajudar tanto financeiramente como para moderação.

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Hucry
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #6 em: 02 de Agosto de 2023, 15:48 »
Muito triste mesmo. Entre desabafos de maus resultados e para me manter atualizado sobre o Braga sempre preferi vir aqui do ver Facebooks ou Twitters. Já ando aqui desde o velho Superbraga desde miúdo e vir aqui é como já fizesse parte do meu dia.

Como disseram preferia que fosse feito o contrário, acabar com o site e nunca com o fórum. Se houver alguma maneira de ajudar para o fórum se manter de certeza que haverá pessoal que o possa fazer (eu incluído, apesar de só ter conhecimentos básicos de programação, por exemplo).


Tudo dito.
Hucry
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #7 em: 02 de Agosto de 2023, 15:53 »
Isto marcou a minha infância, estamos a falar do sítio que eu mais utilizo na internet. Terminar assim, e sem uma justificação plausível (volto a dizer, era preferível ir direto ao assunto, sem rodeios), é só triste.

Vir com um testamento (cheio de nada) destes sem dar uma razão plausível para fechar o fórum, que me desculpem, mas não lembra a ninguém.

Agradeço muito o trabalho, a dedicação e o empenho de todos os que contribuíram para isto ao longo dos tempos, mas para fechar em grande, pelo menos, eram sinceros.
Anuncios M
Anuncios M
BRAGA.COM
BRAGA.COM Equipa Principal
  • *****
  • 1819
  • BRAGA ATÉ MORRER
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #8 em: 02 de Agosto de 2023, 15:55 »
Pois, eu também vinha apenas pelo Forum e pela troca de ideias, e visão do ponto de vista de outros adeptos e socios do clube dos jogos realizados.

Eu também pouco ligo as redes sociais do clube, só mesmo para ver os onzes iniciais, fotos e vídeos, rigorosamente mais nada.

Isto sem Forum vai morrer logo a nascença.
NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15095
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #9 em: 02 de Agosto de 2023, 15:58 »
Estando envolvido desde o seu início neste fórum, é com tristeza que o vejo acabar, no atual formato. Dificilmente teremos um novo espaço de discussão como o atual, organizado por tópicos, com possibilidade de discutir aprofundadamente os temas e com abertura para troca de ideias, por vezes contrastantes. É para isso que servem os fóruns.
Tudo tem o seu tempo de vida e a deste fórum está a chegar ao fim.
A todos os que participaram no fórum deixo um abraço do tamanho do mundo!
Obrigado a todos!
BRAGA SEMPRE MAIS!
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8084
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #10 em: 02 de Agosto de 2023, 16:02 »
Repensem a situação fechar um espaço de debate do Clube com tanta história não devia ser opção. Isto não é uma rede social.

Digo mais matar o fórum é matar um pouco a discussão sã à volta do dia a dia do clube.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2023, 16:04 por SEMPRESCB »
Anuncios G
Hucry
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #11 em: 02 de Agosto de 2023, 16:03 »
Redes sociais? Debates no facebook?

O sumo está todo aqui.
Enorme_Guerreiro
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #12 em: 02 de Agosto de 2023, 16:11 »
Para quem, como eu, vive fora do país, e sem contacto diário com portugueses (muito menos com braguistas), este é O sítio que uso para me informar e discutir o meu clube. Sem este espaço, ficarei algo vazio nesse aspeto, porque as redes sociais não são a mesma coisa, obviamente! Não há a mesma organização, estamos a falar para todos e não apenas para os nossos, e não há espaço para as divagações que tantas vezes aqui fiz...

E concordo com o Iluminado, quando diz que não apresentaram nenhuma razão convincente para justificar esta decisão. Dizer que tudo tem o seu tempo é apenas uma tanga que não cola... Muito menos justificar esta decisão com os meios de comunicação oficiais do clube, que em nada cumprem o propósito que cumpre um fórum. Mas pronto, cada um com as suas decisões.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3438
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #13 em: 02 de Agosto de 2023, 16:14 »
Bem, ando aqui há mais de 13 anos (não é muito comparando a alguns que cá andam mas também não é pouco) e sinceramente há muito tempo que não sei o que é a internet sem o SuperBraga.

Tenho muita pena se se vier a confirmar o fim do fórum. O tipo de discussão que se consegue ter em fóruns destes, mais à moda antiga, é algo dificílimo de encontrar (e certamente não vai ser no Facebook, Reddit, etc, que o vamos encontrar).

Um dia manifestamente triste para a internet bracarense.
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8084
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #14 em: 02 de Agosto de 2023, 16:16 »
Bem, ando aqui há mais de 13 anos (não é muito comparando a alguns que cá andam mas também não é pouco) e sinceramente há muito tempo que não sei o que é a internet sem o SuperBraga.

Tenho muita pena se se vier a confirmar o fim do fórum. O tipo de discussão que se consegue ter em fóruns destes, mais à moda antiga, é algo dificílimo de encontrar (e certamente não vai ser no Facebook, Reddit, etc, que o vamos encontrar).

Um dia manifestamente triste para a internet bracarense.
Eu diria mesmo que é impossível de encontrar, limitar este tipo de debate e discussão diária à volta do Clube é até torná-lo mais pequeno com franqueza.
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2717
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #15 em: 02 de Agosto de 2023, 16:18 »
Também sou dos antigos por cá, e com o movimento que este fórum de discussão apresenta, não faz sentido fechar... e as restantes redes sociais nunca foram, nem serão um substituto à altura deste espaço de convívio clubístico... Acho que seria bom senso repensar a decisão e encontrar soluções para a continuidade deste espaço.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3438
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #16 em: 02 de Agosto de 2023, 16:19 »
Bem, ando aqui há mais de 13 anos (não é muito comparando a alguns que cá andam mas também não é pouco) e sinceramente há muito tempo que não sei o que é a internet sem o SuperBraga.

Tenho muita pena se se vier a confirmar o fim do fórum. O tipo de discussão que se consegue ter em fóruns destes, mais à moda antiga, é algo dificílimo de encontrar (e certamente não vai ser no Facebook, Reddit, etc, que o vamos encontrar).

Um dia manifestamente triste para a internet bracarense.
Eu diria mesmo que é impossível de encontrar, limitar este tipo de debate e discussão diária à volta do Clube é até torná-lo mais pequeno com franqueza.
Digo mais: não tenho dados que atestem isto mas tenho a sensação que o movimento no fórum até tinha vindo a aumentar nos últimos anos (apesar da partida definitiva de alguns dos seus mais ilustres membros).
Hucry
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #17 em: 02 de Agosto de 2023, 16:22 »
Bem, ando aqui há mais de 13 anos (não é muito comparando a alguns que cá andam mas também não é pouco) e sinceramente há muito tempo que não sei o que é a internet sem o SuperBraga.

Tenho muita pena se se vier a confirmar o fim do fórum. O tipo de discussão que se consegue ter em fóruns destes, mais à moda antiga, é algo dificílimo de encontrar (e certamente não vai ser no Facebook, Reddit, etc, que o vamos encontrar).

Um dia manifestamente triste para a internet bracarense.
Eu diria mesmo que é impossível de encontrar, limitar este tipo de debate e discussão diária à volta do Clube é até torná-lo mais pequeno com franqueza.
Digo mais: não tenho dados que atestem isto mas tenho a sensação que o movimento no fórum até tinha vindo a aumentar nos últimos anos (apesar da partida definitiva de alguns dos seus mais ilustres membros).


A participação tem vindo a aumentar, é inegável.
guerreiro1921 Equipa Principal
  • *****
  • 3047
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #18 em: 02 de Agosto de 2023, 16:22 »
Estou incrédulo!
Tantos anos de SB, tantas mensagens escritas, tantas horas aqui passadas a ler páginas e páginas de opiniões, tanta afinidade que se criou mesmo não conhecendo quem estava do outro lado.
Isto não é simplesmente um sítio onde se vem cá dar umas opiniões. Tantas vezes que funcionários do Braga andaram cá a cuscar. Tantas iniciativas espontâneas saíram daqui, como cordões humanos e receções ao autocarro. A atualidade ao minuto em dias de jogos passava por aqui. Fecha-se o fórum e perde-se tudo isso.

Mais, manter o site e encerrar o fórum faz ainda menos sentido. Diria que 99% das pessoas não vem cá ver os resultados dos jogos ou as notícias; vem cá para mandar umas postas e ler o que outros adeptos têm para dizer.

Custa também ver que os moderadores tomaram esta decisão sem que antes tenham dito alguma coisa; além do facto de tudo apontar no sentido contrário, com as alterações que o eumesmo tinha anunciado.

Aceito perfeitamente que os moderadoras não queiram perder mais tempo da sua vida pessoal com isto. Não faço ideia dos custos e da logística necessária para manter o fórum. Mas diria que a atitude mais sensata a fazer era avisar que queriam deixar a pasta e tentava-se arranjar uma solução. Não faltará gente caaz de assumir este fórum. Qualquer uma seria melhor que encerrar o fórum.

Fechar o fórum é perder um espaço importantíssimo para a vida do clube. Espero que se repense muito bem esta situação.
Hucry
  Re: Informação SUPERBRAGA.COM
« Responder #19 em: 02 de Agosto de 2023, 16:23 »
Estou incrédulo!
Tantos anos de SB, tantas mensagens escritas, tantas horas aqui passadas a ler páginas e páginas de opiniões, tanta afinidade que se criou mesmo não conhecendo quem estava do outro lado.
Isto não é simplesmente um sítio onde se vem cá dar umas opiniões. Tantas vezes que funcionários do Braga andaram cá a cuscar. Tantas iniciativas espontâneas saíram daqui, como cordões humanos e receções ao autocarro. A atualidade ao minuto em dias de jogos passava por aqui. Fecha-se o fórum e perde-se tudo isso.

Mais, manter o site e encerrar o fórum faz ainda menos sentido. Diria que 99% das pessoas não vem cá ver os resultados dos jogos ou as notícias; vem cá para mandar umas postas e ler o que outros adeptos têm para dizer.

Custa também ver que os moderadores tomaram esta decisão sem que antes tenham dito alguma coisa; além do facto de tudo apontar no sentido contrário, com as alterações que o eumesmo tinha anunciado.

Aceito perfeitamente que os moderadoras não queiram perder mais tempo da sua vida pessoal com isto. Não faço ideia dos custos e da logística necessária para manter o fórum. Mas diria que a atitude mais sensata a fazer era avisar que queriam deixar a pasta e tentava-se arranjar uma solução. Não faltará gente caaz de assumir este fórum. Qualquer uma seria melhor que encerrar o fórum.

Fechar o fórum é perder um espaço importantíssimo para a vida do clube. Espero que se repense muito bem esta situação.


A justificação dada ainda torna a situação mais triste.
 

Anuncios M