Quantcast
Mercado de Verão 2020/2021
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Mercado de Verão 2020/2021
5871 Respostas
747860 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5800 em: 07 de Outubro de 2020, 12:45 »
Finalmente fechou o mercado.
A grande notícia para mim é a manutenção de 90% da equipa. Termos conseguido manter Paulinho e Horta que no ano passado significaram 50 golos é uma excelente notícia. Andámos anos e anos a pedir estabilidade, a pedir para se formar uma base e não andar a mudar 10 ou 15 jogadores por época. Fizemos isso este ano e afinal devia-se era ter mudado mais 10 jogadores.

A saída do Trincão era impossível de suprir, porque não temos capacidade para contratar alguém próximo da sua qualidade. Ainda assim, Gaitán e Iuri parecem-me boas alternativas (o Iuri esteve na origem de 3 golos em Tondela). A saída do Palhinha foi suprida com Musrati e Castro. São jogadores diferentes do Palhinha mas que podem perfeitamente substituí-lo com qualidade. Castro tem jogado bem (e já conta com 1 golo) e o Musrati já mostrou muita qualidade no passe. O Moura é uma boa aposta para ala esquerdo (que não tínhamos no ano passado) e duvido que o Zé Carlos seja pior que o Diogo Viana (contratação completamente falhada no ano passado).

Tirando essas 2 posições o resto do plantel é o mesmo. O mesmo plantel que com 5 treinadores no ano passado conseguiu ganhar a taça da liga, ficar em 1º na fase de grupos da LE e ficar em 3º lugar. A qualidade do nosso plantel foi visível no ano passado. Mesmo com tantas mudanças termos conseguido os resultados que conseguimos só se justifica por termos, na época passada, o 3º melhor plantel do campeonato. Eu não compro a ideia que o Sporting esteja melhor pois como já disseram acima saíram 6 titulares e nenhum dos que veio é melhor que esses 6. Têm, no entanto, um grande treinador e aí sim estão muito melhores. Mas o grande trunfo deles é o "sistema" que os puxa para cima, como aconteceu nos últimos 3 anos. No ano passado não chegou porque estiveram paupérrimos, mas foi por pouco que não os colocaram à nossa frente. Quer se queira quer não eles partem sempre à nossa frente devido a isto e, este ano, devido a terem um bom treinador. Veremos no final da época quem tinha o melhor plantel.

Este mercado também mostrou as muitas dificuldades que todos os clubes passam devido à pandemia. A perda de patrocínios, de venda de merchandizing e bilhética foi um rombo enorme nas finanças de todos os clubes e é por isso que a maior parte pouco contratou. Achar que o Braga estaria aparte disto é estar alheado da realidade.

Prefiro este mercado em que mantemos todas as peças-chave do que ter vendido Fransérgio, Galeno e, principalmente, Paulinho e R. Horta e terem vindo 5 ou 6 novos para os substituir. Com estes sei com o que conto. Na época passada estes 4 estiveram envolvidos em cerca de 70 golos.

Se o Sporting não tem melhor plantel que o Braga, então parte bem atrás de nós, pois o nosso treinador é melhor, tem outra tarimba, outra experiência, que não tem o Ruben Amorim.

Eu acho o Amorim, pelo que mostrou até agora, um grande treinador e que tem potencial para chegar ao nível que o Mourinho chegou. Não é normal um treinador com tão pouca experiência obter os resultados que obteve nos trabalhos que fez até agora. Tem uma ideia clara de jogo e uma forma de comunicar que cativa os jogadores. É claramente um upgrade ao Silas e poderá até ser o 2º melhor treinador do campeonato atrás do JJ. Vamos ver se esta época mostra isso ou não (a bem dos nossos interesses, espero que não).

Como disse acima, o Sporting não pode ser visto só pelo plantel e o treinador. Eles têm tido uma média de 15 penalties por campeonato nas últimas 3 épocas e este ano vai pelo mesmo caminho pelo que se viu em Paços. Nas últimas épocas tiveram, à vontade, mais 10 a 15 pontos por época do que o que deviam ter tido devido a ajudas de arbitragem. Eles partem à nossa frente por causa disto. As últimas 3 épocas foram bastante claras neste aspecto.
RuberAlbus
RuberAlbus Equipa Principal
  • *****
  • 3541
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5801 em: 07 de Outubro de 2020, 12:46 »
Acabamos por ficar com um plantel mais homogéneo, na minha opinião. Tomando como base o último onze, temos no banco jogadores como Raul, Tormena, Musrati, André Horta, Gaitán, Abel Ruiz e Schettine, por exemplo. Opções mais que válidas para mexer no jogo e ir implementar a rotação do mesmo.

Agora, ficou faltar o tal salto de qualidade no plantel. Para mim, há muitas posições com lacunas, da baliza ao ataque. Sendo assim, eu não exijo a luta pelo pódio, mas parece-me que temos mais que qualidade para conseguir o quarto com relativo à vontade. Tem a palavra a equipa técnica.
Anuncios M
Anuncios M
Hucry
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5802 em: 07 de Outubro de 2020, 12:52 »
Tenho muita esperança que Gaitán venha a ser um jogador diferenciado e que nos eleve para um nível maior a nível indvidual e coletivo, mesmo que não seja titular, será sempre um substituto de grande nível, um abre latas com grande definição dos lances no último terço em jogos que possam estar bloqueados.

Pode já não ter grande intensidade e grande velocidade... mas a bola é mais rápida que qualquer jogador.

Espero que não seja daqueles que ande sempre lesionado, se se apresentar bem fisicamente, não tenho dúvidas que vai render, a técnica e a inteligência não desaparece.
Luís Duarte
Luís Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3972
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5803 em: 07 de Outubro de 2020, 12:52 »
André Pinto está livre.......

Fujam de jogadores "livres"!
Normalmente são jogadores em clara perda de rendimento desportivo, com salários elevados e a caminharem a passos largos para o fim de carreira.
Mas este é de fugir mesmo!

Também se pode ir buscar o Ricardo Rocha para dar uma perninha como comentador na NEXT
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5643
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5804 em: 07 de Outubro de 2020, 12:53 »
Mais um mercado que passou mais uma época que vou ter que levar com o Bruno Viana a titular.

O esgaio que é um jogador limitadíssimo não tem uma real alternativa ( Zé Carlos pareceu me muito verdinho nos jogos que fez).
A não ser que o Diogo Figueiras volte a ser uma opção não consigo perceber porque é que se emprestou o Fabiano.
Para mim, e pelo que mostrou nos dois jogos que fez pela equipa principal no final da época, merecia ter ficado no plantel e possivelmente num curto espaço de tempo até poderia ganhar lugar como titular. Esgaio é muito limitado, tanto defensiva como ofensivamente.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
bstrider Equipa Principal
  • *****
  • 1500
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5805 em: 07 de Outubro de 2020, 13:49 »
Tenho muita esperança que Gaitán venha a ser um jogador diferenciado e que nos eleve para um nível maior a nível indvidual e coletivo, mesmo que não seja titular, será sempre um substituto de grande nível, um abre latas com grande definição dos lances no último terço em jogos que possam estar bloqueados.

Pode já não ter grande intensidade e grande velocidade... mas a bola é mais rápida que qualquer jogador.

Espero que não seja daqueles que ande sempre lesionado, se se apresentar bem fisicamente, não tenho dúvidas que vai render, a técnica e a inteligência não desaparece.

Se tudo correr bem já deve estar disponivel para o proximo jogo com o Nacional, certo ?
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8085
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5806 em: 07 de Outubro de 2020, 14:06 »
Sinceramente eu só tenho medo dos Ruis Costas, Fabios Verissimos e dos Luis Godinhos. Espero que ao contrário de praticamente todas as épocas a diferença nos penaltis a favor não sejam de 5 para 20 e não ganhemos nas expulsões e nos penaltis contra como de costume. Já seria uma boa melhoria. De resto é ir para a luta. Não acho que o zborting esteja muito melhor que o ano passado só os acho mais na moda, depois de contratarem o estagiário de treinador da moda (falta pagar ainda) foram buscar um conjunto de jogadores da moda no tugão (falta os pagar ainda). De resto quem perde jogadores com tarimba como Acuña, Battaglia, Mathieu, Wendel, Bruno Fernandes e contrata jogadores da moda não se pode dizer que está muito melhor. Sinceramente de todas as contratações deles só cá gostaria de ter Pote, Palhinha e João Mário. Tal como não duvido que a eles lhes sabia bem terem um gajo da qualidade do Gaitan ou capacidade do Castro. De resto, Nuno Santos foi por muito tempo suplente do Galeno no Rio Ave, Tabata pouco mais provou cá dentro que o Schettine e bem menos que o Iuri, o Feddal não me parece mais que um Raul Silva marroquino. Posto isto acho que melhoraram sim (também seria dificil piorar) e serão um pouco mais regulares relativamente a como acabaram a época mas sinceramente não os considero sequer estar a um pequeno nível superior do Braga. Veremos o que acontece, um resultado adverso com o porto agora em casa e parece me a mim que seria já um excelente ponto de histerismo para aquelas bandas e bom para se aproveitar.   
« Última modificação: 07 de Outubro de 2020, 14:07 por SEMPRESCB »
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7426
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5807 em: 07 de Outubro de 2020, 14:07 »
Como é o futebol... Aqui diz se que temos melhor plantel que o Sporting mas quando vejo opiniões de adeptos do Sporting também dizem todos que têm melhor plantel que nós.

Quanto ao treinador sei bem qual prefiro dos dois.
Anuncios M
Anuncios M
Invest NO Braga
Invest NO Braga Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5808 em: 07 de Outubro de 2020, 14:17 »
Acho que nunca houve tanta unanimidade numa apreciação ao mercado, mas como é normal na internet numas tomadas de posição puxa-se mais para um argumento, noutras para outro. Acho que todos concordamos que a manutenção de boa parte do plantel é positiva e quase todos manifestaram mais ou menos a mesma ideia que certas posições podiam ou deviam ter sido melhoradas.
Apenas duas ou três considerações, não levem a mal os que estão a fazer comparações 'like for like' com os jogadores do alvalixo mas parece-me um pouco ingénuo, quem viu o início do jogos deles com o Paços sabe do que estou a falar. Partirmos sempre uns 10 ou mais pontos atrás dado tratar-se de um campeonato desleal e à partida viciado. E o mesmo é válido com os outros clubes acima, claro. Eram essas as variáveis que se devia ter tomado em linha de conta antes para melhorar ao máximo a equipa em tempo útil, não se fez, siga pra bingo. Aliás também ficamos muito mais às escuras em relação à forma como o dinheiro é gasto. Basta ver em Espanha por exemplo a contestação que houve e há em Bilbao e Valência por abordagens preguiçosas ao mercado, claro que o background e contexto varia muito de lugar para lugar mas a ideia é parecida, aqui ninguém quer saber, siga pra bingo. Vamos aplicar todo o dinheiro e continuar a obra colossal durante uma pandemia ao lado de um estádio que não é nosso ficando sem qualquer margem negocial para ameaçar de novo com novos estádios noutros sítios (diferente de só a academia construída), mas, igualmente siga pra frente.
Sobre a parte da nossa equipa que mereceu menos confiança e mais abordagens de mercado e comentários de adeptos a defesa sobretudo os centrais, espero que os jogadores pelo menos se tenham apercebido e que pode ser que com tudo isto haja a vantagem de acordarem finalmente para a vida e mostrarem todo o potencial que julgo que ainda pode existir.
Antes de um treinador ser contratado há discussão acérrima, depois de facto consumado 'é o nosso treinador'...Com os jogadores é mais ou menos o mesmo, são os nossos e termina por agora esta discussão.
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8075
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5809 em: 07 de Outubro de 2020, 14:23 »
Eu também sei bem qual treinador prefiro dos dois. O Amorim continuando inflexível não vai sair disto e vai fazer figurinhas na Europa, como fez cá e como fez este ano com o sporting.
Em Portugal deve chegar para fazer muitos pontos, mas para isso até o Keizer dava...
FORÇA BRAGA
Fernandão Juniores
  • ***
  • 356
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5810 em: 07 de Outubro de 2020, 14:28 »
Finalmente fechou o mercado.
A grande notícia para mim é a manutenção de 90% da equipa. Termos conseguido manter Paulinho e Horta que no ano passado significaram 50 golos é uma excelente notícia. Andámos anos e anos a pedir estabilidade, a pedir para se formar uma base e não andar a mudar 10 ou 15 jogadores por época. Fizemos isso este ano e afinal devia-se era ter mudado mais 10 jogadores.

A saída do Trincão era impossível de suprir, porque não temos capacidade para contratar alguém próximo da sua qualidade. Ainda assim, Gaitán e Iuri parecem-me boas alternativas (o Iuri esteve na origem de 3 golos em Tondela). A saída do Palhinha foi suprida com Musrati e Castro. São jogadores diferentes do Palhinha mas que podem perfeitamente substituí-lo com qualidade. Castro tem jogado bem (e já conta com 1 golo) e o Musrati já mostrou muita qualidade no passe. O Moura é uma boa aposta para ala esquerdo (que não tínhamos no ano passado) e duvido que o Zé Carlos seja pior que o Diogo Viana (contratação completamente falhada no ano passado).

Tirando essas 2 posições o resto do plantel é o mesmo. O mesmo plantel que com 5 treinadores no ano passado conseguiu ganhar a taça da liga, ficar em 1º na fase de grupos da LE e ficar em 3º lugar. A qualidade do nosso plantel foi visível no ano passado. Mesmo com tantas mudanças termos conseguido os resultados que conseguimos só se justifica por termos, na época passada, o 3º melhor plantel do campeonato. Eu não compro a ideia que o Sporting esteja melhor pois como já disseram acima saíram 6 titulares e nenhum dos que veio é melhor que esses 6. Têm, no entanto, um grande treinador e aí sim estão muito melhores. Mas o grande trunfo deles é o "sistema" que os puxa para cima, como aconteceu nos últimos 3 anos. No ano passado não chegou porque estiveram paupérrimos, mas foi por pouco que não os colocaram à nossa frente. Quer se queira quer não eles partem sempre à nossa frente devido a isto e, este ano, devido a terem um bom treinador. Veremos no final da época quem tinha o melhor plantel.

Este mercado também mostrou as muitas dificuldades que todos os clubes passam devido à pandemia. A perda de patrocínios, de venda de merchandizing e bilhética foi um rombo enorme nas finanças de todos os clubes e é por isso que a maior parte pouco contratou. Achar que o Braga estaria aparte disto é estar alheado da realidade.

Prefiro este mercado em que mantemos todas as peças-chave do que ter vendido Fransérgio, Galeno e, principalmente, Paulinho e R. Horta e terem vindo 5 ou 6 novos para os substituir. Com estes sei com o que conto. Na época passada estes 4 estiveram envolvidos em cerca de 70 golos.

Se o Sporting não tem melhor plantel que o Braga, então parte bem atrás de nós, pois o nosso treinador é melhor, tem outra tarimba, outra experiência, que não tem o Ruben Amorim.

Eu acho o Amorim, pelo que mostrou até agora, um grande treinador e que tem potencial para chegar ao nível que o Mourinho chegou. Não é normal um treinador com tão pouca experiência obter os resultados que obteve nos trabalhos que fez até agora. Tem uma ideia clara de jogo e uma forma de comunicar que cativa os jogadores. É claramente um upgrade ao Silas e poderá até ser o 2º melhor treinador do campeonato atrás do JJ. Vamos ver se esta época mostra isso ou não (a bem dos nossos interesses, espero que não).

Como disse acima, o Sporting não pode ser visto só pelo plantel e o treinador. Eles têm tido uma média de 15 penalties por campeonato nas últimas 3 épocas e este ano vai pelo mesmo caminho pelo que se viu em Paços. Nas últimas épocas tiveram, à vontade, mais 10 a 15 pontos por época do que o que deviam ter tido devido a ajudas de arbitragem. Eles partem à nossa frente por causa disto. As últimas 3 épocas foram bastante claras neste aspecto.

Discordo do que disseste a negrito. Ele entrou muito bem no Braga em Janeiro, conseguiu uma vitória no Dragão logo ao 3.º jogo (com a particularidade do Porto ter falhado 2 penaltis — a diferença entre o resultado da época passada e o deste ano foi a diferença entre os dois penaltis falhados e os dois convertidos; exibicionalmente, até se calhar estivemos melhor neste último jogo), e logo 7 dias depois conseguiu vencer a Taça da Liga. Isso deu um boost tremendo. Lembro-me que a equipa jogasse bem ou jogasse mal, ganhava — por causa desse boost psicológico. Ou seja, há mérito do treinador, mas bastava o jogo com o Porto ter dado para o torto (como podia facilmente ter dado), ou o Braga não ter conseguido aquelo golo com o Sporting no último segundo dos descontos na meia-final da TdL, e acredita que confiança seria diferente e a sequência de resultados também teria sido bem diferente.

Recordo também que o primeiro jogo do Amorim foi a 4 de Janeiro e o último foi no final de Favereiro. Nem dois meses foram, bolas! A 1 de Março já estava em Lisboa! Não deu para ver o quão sólidas eram as bases do trabalho que estava a realizar. Deu para ver contudo que existe muita rigidez no seu modelo de jogo, o que estava a tornar o jogo demasiado previsível para os adversários. Veja-se a decepcionante 2.ª mão com o Rangers, em que não me lembro de criarmos uma oportunidade. Ou veja-se o jogo com o Gil Vicente, em que, quando se viu com um jogador a menos, ele tirou um médio para refazer o trio de centrais e com isso perdemos o meio-campo (e por milagre não perdemos por 2-3 nos minutos finais).

Acho que o maior mérito dele é sobretudo o equilíbrio posicional das suas equipas. É uma equipa que defende sempre com uma linha de 5, portanto vendo-se em vantagem, é muito difícil para o adversário ter oportunidades. Mas as equipas dele não são muito vistosas. E vai precisar dos penaltis caídos do céu, ou de expulsões de jogadores adversários, para desbloquear certos jogos.

O que é que conseguiu no Sporting até agora? Recuperou 4 pontos de desvantagem em relação ao Braga, com um calendário muuuuuito mais fácil, mas não ganhou UM JOGO — repito, não ganhou um único jogo! — a equipas da primeira metade da tabela! Uau, novo Mourinho! Em jogos internacionais, até agora fez 4 na sua carreira: só ganhou um, 1-0 ao todo-poderoso Aberdeen, e foi humilhado quando apanhou uma equipa melhorzinha pela frente. Mesmo no Braga, fez muito pior que o Sá Pinto (10 jogos sem derrotas, alguns frente a grandes equipas como Spartak Moscovo e Wolves).

É bom treinador? É! Vale 14 ou 16 milhões? Nem pensar!   ;D Não é a última coca-cola no deserto. Mas tem muito boa imprensa este momento, o que não me surpreende (há interesse em promovê-lo o mais possível para justificar o investimento dos lagartos). Ainda tem muito que provar. E duvido que consiga provar alguma coisa este ano, pois na Europa já não vai participar, e acima do 3.º lugar de certeza não fica. Se ficar abaixo, o que espero que aconteça  ;), é um barrete de todo o tamanho para os viscondecos.
Anuncios G
ricardobraguinha
ricardobraguinha Juniores
  • ***
  • 375
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5811 em: 07 de Outubro de 2020, 14:45 »
Ontem por curiosidade vi o mais transferências e segundo o RPB, e vale o que vale, o SCP abordou o Braga para eventuais contratações (só algumas formalizadas) de: Sequeira, Esgaio, Fransérgio, R. Horta, Tormena, Paulinho, Carmo... Devo estar a esquecer algum.
Reforçaram-se bem? Não duvido nem discuto, mas também não tenho dúvidas que tinham mais fragilidades.
Se os deles são tão melhores que os nossos porque seriam os nossos as suas primeiras opções?

É inegável que existem algumas lacunas no nosso plantel e também já não suporto a falta de atitude de um ou outro, mas o próximo mercado abre em breve e seria inconsciente, na conjuntura atual, entrar em devaneios financeiros passíveis de colocar a estabilidade e sustentabilidade conquistada ao longo de anos em causa.

Pensemos mais em nós e menos no próximo, nós trilhamos o nosso caminho e eles trilham o deles.

Tenho mais receio da equipa de arbitragem e do vídeo-árbitro que propriamente dos nossos opositores. Se nem com câmaras lá vão não auguro um futuro propriamente risonho para nós neste contexto.
Ainda estamos no início do campeonato e a tendência continua evidente.
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2488
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5812 em: 07 de Outubro de 2020, 14:48 »
Finalmente fechou o mercado.
A grande notícia para mim é a manutenção de 90% da equipa. Termos conseguido manter Paulinho e Horta que no ano passado significaram 50 golos é uma excelente notícia. Andámos anos e anos a pedir estabilidade, a pedir para se formar uma base e não andar a mudar 10 ou 15 jogadores por época. Fizemos isso este ano e afinal devia-se era ter mudado mais 10 jogadores.

A saída do Trincão era impossível de suprir, porque não temos capacidade para contratar alguém próximo da sua qualidade. Ainda assim, Gaitán e Iuri parecem-me boas alternativas (o Iuri esteve na origem de 3 golos em Tondela). A saída do Palhinha foi suprida com Musrati e Castro. São jogadores diferentes do Palhinha mas que podem perfeitamente substituí-lo com qualidade. Castro tem jogado bem (e já conta com 1 golo) e o Musrati já mostrou muita qualidade no passe. O Moura é uma boa aposta para ala esquerdo (que não tínhamos no ano passado) e duvido que o Zé Carlos seja pior que o Diogo Viana (contratação completamente falhada no ano passado).

Tirando essas 2 posições o resto do plantel é o mesmo. O mesmo plantel que com 5 treinadores no ano passado conseguiu ganhar a taça da liga, ficar em 1º na fase de grupos da LE e ficar em 3º lugar. A qualidade do nosso plantel foi visível no ano passado. Mesmo com tantas mudanças termos conseguido os resultados que conseguimos só se justifica por termos, na época passada, o 3º melhor plantel do campeonato. Eu não compro a ideia que o Sporting esteja melhor pois como já disseram acima saíram 6 titulares e nenhum dos que veio é melhor que esses 6. Têm, no entanto, um grande treinador e aí sim estão muito melhores. Mas o grande trunfo deles é o "sistema" que os puxa para cima, como aconteceu nos últimos 3 anos. No ano passado não chegou porque estiveram paupérrimos, mas foi por pouco que não os colocaram à nossa frente. Quer se queira quer não eles partem sempre à nossa frente devido a isto e, este ano, devido a terem um bom treinador. Veremos no final da época quem tinha o melhor plantel.

Este mercado também mostrou as muitas dificuldades que todos os clubes passam devido à pandemia. A perda de patrocínios, de venda de merchandizing e bilhética foi um rombo enorme nas finanças de todos os clubes e é por isso que a maior parte pouco contratou. Achar que o Braga estaria aparte disto é estar alheado da realidade.

Prefiro este mercado em que mantemos todas as peças-chave do que ter vendido Fransérgio, Galeno e, principalmente, Paulinho e R. Horta e terem vindo 5 ou 6 novos para os substituir. Com estes sei com o que conto. Na época passada estes 4 estiveram envolvidos em cerca de 70 golos.

Se o Sporting não tem melhor plantel que o Braga, então parte bem atrás de nós, pois o nosso treinador é melhor, tem outra tarimba, outra experiência, que não tem o Ruben Amorim.

Eu acho o Amorim, pelo que mostrou até agora, um grande treinador e que tem potencial para chegar ao nível que o Mourinho chegou. Não é normal um treinador com tão pouca experiência obter os resultados que obteve nos trabalhos que fez até agora. Tem uma ideia clara de jogo e uma forma de comunicar que cativa os jogadores. É claramente um upgrade ao Silas e poderá até ser o 2º melhor treinador do campeonato atrás do JJ. Vamos ver se esta época mostra isso ou não (a bem dos nossos interesses, espero que não).

Como disse acima, o Sporting não pode ser visto só pelo plantel e o treinador. Eles têm tido uma média de 15 penalties por campeonato nas últimas 3 épocas e este ano vai pelo mesmo caminho pelo que se viu em Paços. Nas últimas épocas tiveram, à vontade, mais 10 a 15 pontos por época do que o que deviam ter tido devido a ajudas de arbitragem. Eles partem à nossa frente por causa disto. As últimas 3 épocas foram bastante claras neste aspecto.

Discordo do que disseste a negrito. Ele entrou muito bem no Braga em Janeiro, conseguiu uma vitória no Dragão logo ao 3.º jogo (com a particularidade do Porto ter falhado 2 penaltis — a diferença entre o resultado da época passada e o deste ano foi a diferença entre os dois penaltis falhados e os dois convertidos; exibicionalmente, até se calhar estivemos melhor neste último jogo), e logo 7 dias depois conseguiu vencer a Taça da Liga. Isso deu um boost tremendo. Lembro-me que a equipa jogasse bem ou jogasse mal, ganhava — por causa desse boost psicológico. Ou seja, há mérito do treinador, mas bastava o jogo com o Porto ter dado para o torto (como podia facilmente ter dado), ou o Braga não ter conseguido aquelo golo com o Sporting no último segundo dos descontos na meia-final da TdL, e acredita que confiança seria diferente e a sequência de resultados também teria sido bem diferente.

Recordo também que o primeiro jogo do Amorim foi a 4 de Janeiro e o último foi no final de Favereiro. Nem dois meses foram, bolas! A 1 de Março já estava em Lisboa! Não deu para ver o quão sólidas eram as bases do trabalho que estava a realizar. Deu para ver contudo que existe muita rigidez no seu modelo de jogo, o que estava a tornar o jogo demasiado previsível para os adversários. Veja-se a decepcionante 2.ª mão com o Rangers, em que não me lembro de criarmos uma oportunidade. Ou veja-se o jogo com o Gil Vicente, em que, quando se viu com um jogador a menos, ele tirou um médio para refazer o trio de centrais e com isso perdemos o meio-campo (e por milagre não perdemos por 2-3 nos minutos finais).

Acho que o maior mérito dele é sobretudo o equilíbrio posicional das suas equipas. É uma equipa que defende sempre com uma linha de 5, portanto vendo-se em vantagem, é muito difícil para o adversário ter oportunidades. Mas as equipas dele não são muito vistosas. E vai precisar dos penaltis caídos do céu, ou de expulsões de jogadores adversários, para desbloquear certos jogos.

O que é que conseguiu no Sporting até agora? Recuperou 4 pontos de desvantagem em relação ao Braga, com um calendário muuuuuito mais fácil, mas não ganhou UM JOGO — repito, não ganhou um único jogo! — a equipas da primeira metade da tabela! Uau, novo Mourinho! Em jogos internacionais, até agora fez 4 na sua carreira: só ganhou um, 1-0 ao todo-poderoso Aberdeen, e foi humilhado quando apanhou uma equipa melhorzinha pela frente. Mesmo no Braga, fez muito pior que o Sá Pinto (10 jogos sem derrotas, alguns frente a grandes equipas como Spartak Moscovo e Wolves).

É bom treinador? É! Vale 14 ou 16 milhões? Nem pensar!   ;D Não é a última coca-cola no deserto. Mas tem muito boa imprensa este momento, o que não me surpreende (há interesse em promovê-lo o mais possível para justificar o investimento dos lagartos). Ainda tem muito que provar. E duvido que consiga provar alguma coisa este ano, pois na Europa já não vai participar, e acima do 3.º lugar de certeza não fica. Se ficar abaixo, o que espero que aconteça  ;), é um barrete de todo o tamanho para os viscondecos.
O mérito que ele teve no Braga foi colocar o Horta e o Trincão a jogar por dentro com os alas a dar muita largura e assim colocava muita gente na área e zonas de decisão. A juntar a isto ainda tinha a boa chegada de Fransergio a zonas adiantadas e as movimentações do Paulinho que são excelentes

Se o Sporting tiver esse tipo de jogadores que consigam perceber o que o modelo de jogo pede vai ser muito complicado ficar á frente deles. Na minha opinião não têm por isso acho que vai ser uma luta equilibrada
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2717
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5813 em: 07 de Outubro de 2020, 15:22 »
Fiquei satisfeito com a aposta na manutenção da espinha dorsal do nosso plantel, o que entendo como um investimento. Muitas vezes nos queixamos nas constantes mexidas no plantel nestas janelas de mercado aberto, desta vez tal não aconteceu. Uma estratégia que também foi pensada em dar espaço aos nossos jovens valores da formação na equipa principal, tal como aconteceu já no ultimo encontro da liga.
Penso que não estamos em condições de competir no mercado com os 3 clubes do sistema, e nem será só pelo valor a investir no passe de transferencia, onde até nos conseguimos aproximar, mas depois vem a componente salarial... e aí estamos longe dos valores praticados por esses 3 clubes... Daqui resulta que a nossa abordagem tem que ser diferente, na antecipação. Competir no mercado interno por jogadores em idade de elevada progressão e que tiveram épocas promissoras, nunca nos será fácil, casos de Nanu ou Tabata, teríamos que lá ter chegado antes, mas nada garante que vão render a um nível de exigência superior.
Podemos ter ficado com alguma folga para investir no mercado de inverno, se tal se justificar, pois é apartir dessa altura que as competições  se começam a definir em termos de objectivos.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2020, 15:29 por Arsenalista »
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
Cão Vadio
Cão Vadio Equipa Principal
  • *****
  • 1290
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5814 em: 07 de Outubro de 2020, 16:21 »
Como é o futebol... Aqui diz se que temos melhor plantel que o Sporting mas quando vejo opiniões de adeptos do Sporting também dizem todos que têm melhor plantel que nós.

Quanto ao treinador sei bem qual prefiro dos dois.
Eles ao dizer isso, estão a referir-se ao banco de suplentes mencionado pelo "SempreSCB" no post anterior. Ou seja, eles sabem que têm bons reforços quando realmente necessitam tais como, Fábio V, o desmesurado gatuno Rui Costa, l.Godinho, entre outros...!!!
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7426
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5815 em: 07 de Outubro de 2020, 17:41 »
Gostava de ver o 11 combinado das duas equipas feito por alguns membros.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5816 em: 07 de Outubro de 2020, 17:48 »
estamos a analisar o mercado que agora fecha com as reais possibilidades de Zporting e Braga.
Analisar uma equipa de futebol antes de começar a competição a sério é a tal história do melão. Bons Jogadores não fazem boas equipas apesar de serem um passo bastante importante para tal. Depois existe a sorte, o treinador e a sua forma de unir o plantel, os árbitros, a tranquilidade salarial, o apoio á equipa, o respaldo dos adptos, etc , etc...ajufdando

Sinceramente considero o Zporting no mesmo patamar do Braga. Quiçá um pouco a frente motivado pelo habitual XISTEMa que vai ajudando os grandes e dando-lhes o empurrãozito necessário.

Mesmo assim, o Braga tem a seu favor:
- uma equipa base estável
- alguns reforços  interessantes e lutadores
- um jogador acima da média apesar de em reta final
- um treinador maduro e ambicioso
- uma direção atenta ,cooperante e muito ambiciosa

Pontos que podem fazer diferença.
AMartins
AMartins Equipa Principal
  • *****
  • 3403
  Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5817 em: 07 de Outubro de 2020, 17:51 »
Sinceramente eu só tenho medo dos Ruis Costas, Fabios Verissimos e dos Luis Godinhos.

Eu também. Acontece que a única forma que temos de combater isso é jogar muito mais do que os outros e não dar casas lá atrás, de forma a não dar hipóteses aos árbitros de fazerem “o jogo deles”...e isso faz-se com um plantel forte e equilibrado em todos os sectores. Acho que temos um plantel relativamente forte, mas que continua desequilibrado. Vamos ver se após este período de paragem o CC coloca a máquina a carburar melhor, pois bem que vamos precisar.
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8075
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5818 em: 07 de Outubro de 2020, 17:54 »
No modelo do Amorim:
Matheus, Porro, Tormena, Coates, Carmo/Feddal, Nuno Mendes, Palhinha, Fransérgio, João Mário, R. Horta e Paulinho.

No do Carvalhal provavelmente trocava o Porro pelo Esgaio (acho que defensivamente, para já, consegue ser melhor), o Carmo/Feddal pelo Sequeira e o meio campo também é mais discutivel (a chegada a zonas de finalização do Fransérgio não é tão usada pelo Carvalhal e acho que um jogador como o Palhinha também não é necessário). O Nuno Mendes possivelmente também saíria para entrar o Galeno.
O GR também é discutível e falta ver o nível do Gaitan.

No geral, na minha opinião, diria que os onzes são equilibrados...
FORÇA BRAGA
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8085
  Re: Mercado de Verão 2020/2021
« Responder #5819 em: 07 de Outubro de 2020, 19:36 »
 

Anuncios M