Quantcast
[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
[Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
514 Respostas
87773 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Invest NO Braga
Invest NO Braga Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #400 em: 14 de Novembro de 2021, 15:32 »


Sobre o EMB - é referido muitas vezes o custo gigante do projecto como uma desvantagem ou um argumento contra a manutenção do Braga no EMB. Não é uma coisa nem outra! Concordo totalmente que o custo foi absurdo e que tudo devia ter sido de outra forma, mas na actualidade não é por ter sido mais caro ou mais barato que o torna melhor ou pior.

O resultado final da obra foi uma grande obra de arte em termos de arquitetura, basta lembrarmo-nos do que foi quando abriu há quase 20 anos e que era considerado por todos como um dos mais bonitos estádios do mundo, mais uma vez independentemente de ter custado demasiado.

Entretanto o tempo passou, as coisas foram-se naturalmente degradando e as exigências de conforto que já não era famoso há quase 20 anos foram naturalmente aumentando, chegando-se ao ponto de ter cada vez menos público e se falar numa mudança de estádio.

O facto de o estádio ter sido caro e de entretanto se ter tornado cada vez menos confortável não implica que tudo tenha que ser deitado fora! É uma solução drástica absurda que comparando por exemplo à mudança prematura de estádio da Juventus encontra muitos poucos paralelos: no velho Del´Alpi era necessário ver o futebol de binóculos e o problema era inultrapassável (para além da Juve ser um clube rico), no EMB os condicionalismos são ULTRAPASSÁVEIS e em termos de visão de jogo temos duas bancadas que oferecem todas as garantias.
Invest NO Braga
Invest NO Braga Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #401 em: 14 de Novembro de 2021, 15:34 »

Relativamente ao problema dos direitos de autor é um falso problema e até é ridículo propor-se uma demolição de uma obra de 160 milhões por causa disso. Há várias coisas a dizer sobre o assunto mas acima de tudo só um ingénuo não sabe que vivemos num país com regulamentação para tudo e mais alguma coisa e cujas consequências se arrastam no tribunal muitas vezes para sempre. Não sou a favor de desrespeitar direitos de autor e muito menos destruir obras de arte mas convenhamos que a relação com o arquitecto se degradou bastante. As consequências de efectuar obras de fundo que o estádio necessita acabaria no máximo com o pagamento de uma indemnização de pouca relevância atendendo aos valores envolvidos nestas obras mas dificlmente se chegaria a uma conclusão. A principal consequência ainda anterior à monetária seria um "repúdio" da obra por parte do arquitecto que pouco interesse terá em fazê-lo, deixando de utilizar o seu nome. Recorde-se que é uma das suas obras de referência, senão a mais valiosa. Ora se este aspecto pode ser problemático por exemplo para uma casa, que tem valor de mercado e interessa valorizar, na realidade pouco ou nada importa para um adepto que quer ver o jogo em conforto e mesmo para o proprietário do recinto. Quem tem mais a perder é o arquitecto. Na verdade
o dito fulano até já tentou mais essa como referiu numa entrevista há uns poucos anos (dizia ele que saiu do estádio a chorar ou coisa assim porque se tinha mexido muito na obra(!!)) e com zero consequências (todas as indemnizações em tribunal diziam respeito a outros assuntos).
 
É preciso perceber que esta questão é posta a público quase como um "boato" com outros interesses. Veja-se a questão das cadeiras do alvalixo já aqui descrita. Não há uma única obra em Portugal nem noutros países com leis que não preveja os direitos de autor. Esta questão não é inultrapassável, apenas sujeita os "infractores" às consequências descritas. Não se trata de um crime nem de uma vandalização, apenas aceitar as consequências de um acto caso não se chegue a acordo de forma a satisfazer todas as partes. De qualquer forma é de lamentar de novo que a construção do estádio tenha sido entregue a pessoas destas sem grandes escrúpulos.
Por curiosidade fui ver quem tinha feito a remodelação do estádio olímpico de Londres agora entregue ao West Ham, e que alterou profundamente o mesmo que também era considerado uma grande obra de arte e mais do que isso com grande simbolismo para a cidade. Claro que as coisas se conseguiram acertar para interesse de todos e como seria normal quem fez tudo para tornar o estádio confortável e adaptável a um clube de futebol mantendo a pista olímpica mais ou menos escondida foi a mesma firma que participou na construção original (Populus). Daí que entregar o EMB a quem foi entregue tenha sido uma grande asneira.

Sobre o dito arquitecto mais duas coisas que acho que têm interesse neste assunto dos direitos: na década de 80 fez em Braga o Marcado do Carandá junto ao Sardinha, uma obra fria e terrivelmente desconfortável no inverno. As obras e as adaptações foram feitas ao londo do tempo, a maioria das vezes já sem a participação do autor, e nese momento pouco resta do original. Já sobre a suposta maravilha no EMB e do que contribiui para o seu prémio Prtizker (o Nobel da arquitectura), basta ver no youtube a entrega do prémio por parte de Obama para perceber que o dito fulano arquitecto nunca na vida repudiaria a obra que o elevou ao maior patamar mundial e que seria a maior consequência de alteração ao projecto não acordadas com o mesmo, e pior do que tudo para percebermos a fraude monumental que esteve em jogo em todo o processo: disse o pobre Obama, certamente indizido em erro, que se tratava de uma obra extremamente democrática pois possibilitava com as duas aberturas por detrás da baliza que quem não pudesse pagar pelo jogo tivesse acesso ao mesmo (!!!). Além disso, as bancadas teriam sido supostamente construídas com o material extraído da pedreira sendo assim super sustentável(!). Enfim, tudo nada menos do que uma fraude monumental que seria uma óptima abertura para qualquer processo movido pelo sujeito caso obras de melhoria fossem para a frente. Seja como for já passou demasiado tempo e já custou demasiado a Braga e ao SCB para continuar de braços cruzados e, pior do que tudo, admitir vir a pagar mais 60 milhões por toda esta fraude.
Finalmente não deixa de ser curioso ver a direcção propôr um projecto para o 1º Maio (bem) à revelia da câmara, mas estar com tantos escrúpulos relativamente a possíveis problemas com os direitos de autor... Fosse sempre assim e alguns dos elementos que até fazem parte do Braga talvez tivessem poupado a cidade a certos mamarrachos...
Anuncios M
Anuncios M
Invest NO Braga
Invest NO Braga Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #402 em: 14 de Novembro de 2021, 15:36 »

Temos assim um estádio "em bruto" e a precisar de grandes obras de remodelação e actualização, mas que está longe de ser um edifício inutilizável e continua até a ser uma grande obra de arquitectura, goste-se ou não do artista. Essa obra ainda por cima está junto à academia e outras futuras peças a inaugrar brevemente como escritórios, museu, loja etc.
Tudo isso torna um regresso ao passado completamente desajustado.

A questão da propriedade também dá muito que falar e parece até ser a que despoleta toda a discussão uma vez que o contrato de utilização termina em pouco mais de 10 anos, mas acho que aqui só se resolvem as coisas analisando tudo de forma pragmática e para o interesse de todas as instituições sabendo que:

- o Braga nunca comprará o estádio por valores elevados, e havendo preços para novos recintos em cima da mesa uma aquisição do EMB com tantos problemas seria sempre por menos de um terço do valor de um recinto novo
- parece-me pouco razoável oferecer o estádio ao clube como fizeram outras câmaras e ninguém ganha com isso
- o Braga já não precisa de uma câmara que pague todas as despesas e até fica mal
- a obra existe e nunca será demolida e nunca uma entidade terceira oferecerá algum valor decente por um presente com inúmeros problemas

Assim que fazendo-se todo o tipo de especulação, parece-me que não fará muito sentido algo que não seja uma concessão pela câmara por um período muito longo, talvez até final do século, com o clube a oferecer contrapartidas que favoreçam o município, contrapartidas reais com grande valor concreto e não simbólico principalmente através da utilização dos espaços do clube
Invest NO Braga
Invest NO Braga Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #403 em: 14 de Novembro de 2021, 15:37 »
Além disto ainda há outra questão paralela a das candidaturas ao Euro 2028/Mundial 2030 (ou até torneios mais tardios) por Portugal ou Espanha. Tudo o que se sabe neste momento é que só os estádios dos estarolas estão incluídos mas que seria desejável um quarto ou até quinto estádio em Portugal que teria que ter mais de 40k lugares e que, diga-se o que se disser, ainda pode acontecer haja sobretudo vontade política. À partida só Braga ou Algarve teriam a possibilidade de oferecer esse número com bancadas amovíveis (como aconteceu no Brasil e na Rússia). Desde há algum tempo que uma questão deste tipo ou se ama ou se odeia, a minha opinião é que um país/cidade que depende tanto do turismo e que tem infraestruturas bastante avançadas e já no terreno (comunicações, estradas, hotéis etc) só por autêntica loucura ou novo riquismo é que no mínimo não se tenta chegar à frente para tentar também entrar no plano. Estamos a falar de dois dos maiores eventos mundiais, tendo Braga um estádio caríssimo que só foi aproveitado no Euro para dois jogos menores. E mesmo que não se projecte gastar muito mais para além do que existe, não tenham dúvidas que caso alguma candidatura seja aceite irá sempre haver dinheiro do governo, da bazuca ou lá o que seja, para renovar os estádios incluídos. Por isso não se trata propriamente de estar a favor ou contra do evento - esse comboio já passou - trata-se de fazer um esforço para incluir a terceira cidade do país que tem um estádio tão original. Infelizmente ainda nada se ouviu em Braga sobre esta matéria, na minha opinião caso não se tente sequer aderir a este projecto e com todas as condicionantes referidas (turismo, infraestruturas existentes etc) isso sim será um verdadeiro e grave acto de gestão danosa! Incluí isso neste tópico do estádio pois provavelmente uma ou outra obra que ajudasse a requalificar o recinto podia ser incluída com a organizaçao de um evento destes com natural benefício para o Braga.
Invest NO Braga
Invest NO Braga Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #404 em: 14 de Novembro de 2021, 15:40 »

Sobre as obras que é necessário realizar há uma coisa que salta a vista que são os 60 milhões de euros propostos para "gastar"... Sendo assim acho que há grande liberdade naquilo que se pode propor para a tal actualização do EMB, sendo que o ideal seria gastar mesmo com grandes obras menos de metade desse valor a longo prazo, fazendo remodelações à medida das necessidades e mesmo assim deixando com trabalho suficiente os elementos da direcção que estão no Braga e que sabemos bem a que actividade se dedicam. Ficava toda a gente contente e não corríamos o risco de ter o mesmo destino de Salgueiros, Boavista, Guimarães, Leiria etc

A brincar já passaram 20 anos desde o projecto anterior e é até normal que haja inovações e formas de resolver problemas que não existiam antes, e com tantos estádio espectaculares e tanta inovação que existe basta andar por aí e perceber que muito se pode fazer para tornar o monstro em bruto que é o actual estádio em algo moderno e confortável.

Algumas ideias entre tanta e tanta coisa que se pode fazer:

- como foi atrás sugerido, a cobertura da bancada nascente para tornar o recinto menos frio no inverno e aproveitar melhor comercialmente algumas áreas.
Muito do que tem sido feito ao nível de renovação de estádio antigos passa por fazer um novo "revestimento" como tem sido feito em alguns estádios em Espanha e Itália. No caso do EMB essa questão só se coloca actualmente numa bancada e por forma a não estragar a beleza da obra podia ser feita uma estrutura transparente perpendicular ao chão (a contrastar com o oblíquo da bancada) que mantivesse a bancada visível e que até servisse para projectar imagens e diferentes tipos de iluminação visíveis da alameda que seria um dos principais acessos. No interior desse novo edifício, os famosos elevadores

- renovar a pedreira - parece uma questão sem importância mas qualquer obra precisa de renovação com o passar dos anos e se o estádio em 2003 era mais acarinhado também era porque tudo brilhava mais. A pedreira devia ser limpa com regularidade e até ser aproveitada para efeitos luminosos no início dos jogos, marcação de golos etc. Um ecrã novo e talvez placards electrónicos na separação das bancadas superiores e inferiores também dava outro colorido

- cadeiras novas - por exemplo com as cores do estádio do Bayern ou de Varsóvia que têm que ver com o Braga ou algo mais variado como o Olímpico de Tóquio

- aproveitar a poente superior de outra maneira - com um edifício totalmente dedicado a camarotes e escritórios ou até um pequeno hotel. Um pequeno canto com o mínimo legal para uma bancada de visitantes com acesso pelo pinhal como já aqui sugerido vezes sem conta

- cobertura total do estádio - na altura estava até previsto na cobertura "inca" do SM fechar totalmante com uns painéis, segundo me recordo os testes num túnel de vento ou coisa que o valha não deram bons resultados, pode ser que já haja inovações nesse campo ou pelo menos que se aumente um pouco a cobertura para que as partes inferiores das bancadas não levem com chuva

- estacionamento e acessos -  se a parte de acessos principalmente para a poente continua a ser falha da câmara, creio que um dos motivos do afastamento de público se deve à falta de estacionamento. Não faltam terrenos perto do estádio que pudessem resolver o problema, mesmo que tenham proprietário, mesmo que tenham destino futuro previsível, não faltam cidades pel o mundo fora que enquanto a construção não aparece asfaltam o terreno e fazem um parque. De tudo que há a volta do estádio já se perderam 20 anos de terrenos que podiam ter sido aproveitados dessa forma mesmo que provisoriamente/longo prazo e de tantos que há era possível fazer uma gestão que trouxesse muito mais gente ao estádio

- bancadas versáteis - aproveitamento de parte inferior do relvado que até já existe e com parte amovível da metade do relvado oposta à pedreira e duas bancadas amovíveis tinhamos um pavilhão/courts ténis/ palco concertos etc dentro do estádio assim um pouco como em Lille ou no novo do Real tínhamos um recinto para render todo o ano e com muitas actividades. Seria naturalmente uma obra muito cara

- nova bancada/estrutura oposta à pedreira - para mim um dos principais problemas do estádio e que o torna tão estranho e impessoal é o facto de termos na prática dois estádios sem nenhuma ligação visível entre as bancadas e que separa totalmente aquilo que devia ser só um. Se uma pedreira fica giro e é original, duas são demais. Nesta parte do recinto devia existir no mínimo uma pequena bancada que podia estar destinada ás claques e a parte superior com um passadiço que ligasse as duas bancadas (como existe por detrás do ecrã gigante) e com bares na parte superior mais ou menos discretos e que permitisse a união das bancadas (mesmo que cada um só tivesse acesso à sua).
Em vez disto podia haver coisas mais ambiciosas, por exemplo um edifício de vidro como existe no estádio de Copenhaga e que permitisse fechar ainda mais o estádio e resolver melhor a questão do frio no inverno, ou uma solução mais creativa que precisasse de um bom arquitecto e que fechasse o estádio como o de Dublin, ou uma solução mista bancada/edifício como o do novo Pacaembu de S.Paulo, ou com qualquer outra solução que vá buscar só ideias como por exemplo nos novos estádios de Atlanta e Dallas. Estádios caros ou mais baratos, não faltam soluções originais sobre como fechar unir duas centrais

Muitas mais ideias são possíveis, algumas mais ou menos delirantes mas tudo menos delirante do que sair agora de um estádio ainda com tanto potencial e onde se pode ir investindo dinheiro à medida que ele exista e sem comprometer o futuro do clube.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5994
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #405 em: 14 de Novembro de 2021, 18:24 »
Se pegares nos 60milhoes previstos para o 1-de Maio  e os gastares no Municipal, por incrível que pareça continuarias a ter um estádio sem condições mínimas para o futebol do séc XXI. Há problemas que são tão graves e estruturais que dinheiro nenhum os resolve, circulação à volta do estádio por exemplo, a não ser que se faça o que alguém sugeriu, demolir e fazer ao lado...
Sendo que todo o investimento de melhoria vai trazer custos de manutenção ainda mais elevadíssimos que os esperados com retorno perto de zero.
Se alguém pensar nisso prendam-no antes disso.
Quanto a estádios de 40mil e mundiais, esqueçam isso para cidades que não Lisboa e Porto, pensei que o euro tivesse servido para o pessoal ganhar algum juízo, mas pelos vistos não, ou não conhecem o país que temos.
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #406 em: 14 de Novembro de 2021, 19:17 »
Neste ponto partilho da opinião do PAF, investir no EMB será sempre um paliativo e tentar minimizar problemas e não solução efetiva, quer pelo design do estádio (um estádio aberto mais propício para zonas geográficas quentes sem contar com outros problemas, escadas, etc) e pela localização (zona da cidade e não permitir que se circule à sua volta). Se é para investir 60 milhões que seja para levar o clube novamente para o coração da cidade de onde não devia ter saído e para criar um estádio que permita também rentabilizar o mesmo e ajude a pagar o investimento.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2711
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #407 em: 15 de Novembro de 2021, 11:02 »
Se é para investir 60 milhões que seja para levar o clube novamente para o coração da cidade de onde não devia ter saído e para criar um estádio que permita também rentabilizar o mesmo e ajude a pagar o investimento.
Coração da cidade? Talvez um estádio em frente à Sé? ou na avenida central... Não estou a ver no coração da cidade espaço, terrenos ou mesmo viabilidade para nascer uma estrutura dessa dimensão, com os impactos que terá nas zonas circundantes nem viabilidade por parte da CMB ou mesmo dentro das regras do PDM em vigor, mas sonhar não paga imposto...
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
Anuncios M
Anuncios M
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2741
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #408 em: 15 de Novembro de 2021, 11:06 »
Um exemplo como será possível mexer no 1º de Maio
https://www.youtube.com/watch?v=nLJOXFb0TeE&t=160s
Antes

Depois

« Última modificação: 15 de Novembro de 2021, 11:13 por Observador »
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5629
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #409 em: 15 de Novembro de 2021, 11:08 »
À uns anos atrás circulou um rumor que o Braga tinha comprado os terrenos junto à volvo. Verdade ou não, não sei mas o que é certo é que possivelmente terrenos como esses serão das poucas opções que existirão para a eventual construção de um novo estádio.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Guerreiro03 Equipa Principal
  • *****
  • 1717
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #410 em: 15 de Novembro de 2021, 13:21 »
À uns anos atrás circulou um rumor que o Braga tinha comprado os terrenos junto à volvo. Verdade ou não, não sei mas o que é certo é que possivelmente terrenos como esses serão das poucas opções que existirão para a eventual construção de um novo estádio.
Comprou os terrenos na zona da rotunda da Decathlon e penso que até á Volvo. Supostamente acho que será a área de implementação do Estádio Centenário

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Anuncios G
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #411 em: 15 de Novembro de 2021, 14:34 »
Se é para investir 60 milhões que seja para levar o clube novamente para o coração da cidade de onde não devia ter saído e para criar um estádio que permita também rentabilizar o mesmo e ajude a pagar o investimento.
Coração da cidade? Talvez um estádio em frente à Sé? ou na avenida central... Não estou a ver no coração da cidade espaço, terrenos ou mesmo viabilidade para nascer uma estrutura dessa dimensão, com os impactos que terá nas zonas circundantes nem viabilidade por parte da CMB ou mesmo dentro das regras do PDM em vigor, mas sonhar não paga imposto...

Quando me refiro a “levar novamente o clube para o coração da cidade onde não devia ter saído” refiro-me ao Braga regressar ao 1’ de Maio, não me fiz entender, erro meu.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2711
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #412 em: 15 de Novembro de 2021, 15:50 »
Se é para investir 60 milhões que seja para levar o clube novamente para o coração da cidade de onde não devia ter saído e para criar um estádio que permita também rentabilizar o mesmo e ajude a pagar o investimento.
Coração da cidade? Talvez um estádio em frente à Sé? ou na avenida central... Não estou a ver no coração da cidade espaço, terrenos ou mesmo viabilidade para nascer uma estrutura dessa dimensão, com os impactos que terá nas zonas circundantes nem viabilidade por parte da CMB ou mesmo dentro das regras do PDM em vigor, mas sonhar não paga imposto...

Quando me refiro a “levar novamente o clube para o coração da cidade onde não devia ter saído” refiro-me ao Braga regressar ao 1’ de Maio, não me fiz entender, erro meu.
Ok, entendido!
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3956
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #413 em: 15 de Novembro de 2021, 16:05 »
Se é para investir 60 milhões que seja para levar o clube novamente para o coração da cidade de onde não devia ter saído e para criar um estádio que permita também rentabilizar o mesmo e ajude a pagar o investimento.
Coração da cidade? Talvez um estádio em frente à Sé? ou na avenida central... Não estou a ver no coração da cidade espaço, terrenos ou mesmo viabilidade para nascer uma estrutura dessa dimensão, com os impactos que terá nas zonas circundantes nem viabilidade por parte da CMB ou mesmo dentro das regras do PDM em vigor, mas sonhar não paga imposto...

Quando me refiro a “levar novamente o clube para o coração da cidade onde não devia ter saído” refiro-me ao Braga regressar ao 1’ de Maio, não me fiz entender, erro meu.
Há de facto essa ideia da centralidade do 1° Maio mas é mais impressão que realidade. O 1° Maio fica numa ponta de saída da cidade. E estando no verdadeiro coração da cidade - que será a zona entre a Arcada / Sé / Jardim de Santa Bárbara, é mais perto e mais rápido ir a pé para o EMB (pelo menos para a poente) do que para o 1° Maio. Demoro 10/15 minutos da Câmara ao portão do EMB (indo pelo mercado - Abade da Loureira - B. da Misericórdia) e nesse tempo não chego ao 1° Maio.
O caminho é mais desagradável, mas em termos de centralidade propriamente dita não vejo grande diferença.
Concordo com o que aqui já foi dito que a localização do EMB não é assim tão má quanto isso; o problema é o estádio em si e os acessos, não propriamente a localização.
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #414 em: 17 de Novembro de 2021, 00:08 »
Para mim, é demolir o EMB (havendo problemas estruturais não deverá ser difícil justificar do ponto de vista judicial) e construir no local um novo estádio com ligação às Palhotas, Bairro da Misericórdia e variante. O 1o de Maio que fique para a ASPA e os amantes da arquitectura salazarista se deliciarem. Quando este cair de podre ou houver lá algum acidente, a CMB fica com excelente espaço para fazer um Parque Central que vai até ao Picoto.
Sócio nº 2014
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #415 em: 17 de Novembro de 2021, 15:07 »
Para mim, é demolir o EMB (havendo problemas estruturais não deverá ser difícil justificar do ponto de vista judicial) e construir no local um novo estádio com ligação às Palhotas, Bairro da Misericórdia e variante. O 1o de Maio que fique para a ASPA e os amantes da arquitectura salazarista se deliciarem. Quando este cair de podre ou houver lá algum acidente, a CMB fica com excelente espaço para fazer um Parque Central que vai até ao Picoto.

Não se demoliram as piscinas (agora futuro pavilhão do SCB) porque à data se falava em 9M€ só para demolir. Demolir o estádio, a ser verdade esse valor de 9M€ que se falava há mais de 10 anos, deve ficar num valor engraçado.
Duarte
Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3844
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #416 em: 17 de Novembro de 2021, 15:34 »
Para mim, é demolir o EMB (havendo problemas estruturais não deverá ser difícil justificar do ponto de vista judicial) e construir no local um novo estádio com ligação às Palhotas, Bairro da Misericórdia e variante. O 1o de Maio que fique para a ASPA e os amantes da arquitectura salazarista se deliciarem. Quando este cair de podre ou houver lá algum acidente, a CMB fica com excelente espaço para fazer um Parque Central que vai até ao Picoto.

Não se demoliram as piscinas (agora futuro pavilhão do SCB) porque à data se falava em 9M€ só para demolir. Demolir o estádio, a ser verdade esse valor de 9M€ que se falava há mais de 10 anos, deve ficar num valor engraçado.

9M foi o que custou a estrutura que já estava feita, não seria o mesmo valor para demolir. Também nunca ouvi falar de custos de demolição.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3956
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #417 em: 17 de Novembro de 2021, 19:26 »
9M foi o montante gasto na infraestrutura já feita. O custo da demolição não faço ideia, mas os antigos estádios da Luz, de Alvalade e das Antas foram demolidos, e nunca se ouviu que os custos fossem desmesurados. Além disso, a venda dos metais e do entulho costuma amortizar muito os custos com a demolição.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5994
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #418 em: 18 de Novembro de 2021, 00:16 »
Para mim, é demolir o EMB (havendo problemas estruturais não deverá ser difícil justificar do ponto de vista judicial) e construir no local um novo estádio com ligação às Palhotas, Bairro da Misericórdia e variante. O 1o de Maio que fique para a ASPA e os amantes da arquitectura salazarista se deliciarem. Quando este cair de podre ou houver lá algum acidente, a CMB fica com excelente espaço para fazer um Parque Central que vai até ao Picoto.
Para ligar ao bairro só de elevador ou escadas rolantes. Esse é o maior problema daquele estádio os declives que tem nos acessos, seja subir e descer rampas, seja subir e descer bancadas. Fazer novo tem que se pensar numa coisa acessível, de fácil acesso pedonal coisa que no local do municipal nunca se vai conseguir. Acho que é mais fácil subir ao bom jesus!
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2711
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: [Sondagem] O Braga deveria construir um estádio próprio?
« Responder #419 em: 18 de Novembro de 2021, 10:51 »
Para mim, é demolir o EMB (havendo problemas estruturais não deverá ser difícil justificar do ponto de vista judicial) e construir no local um novo estádio com ligação às Palhotas, Bairro da Misericórdia e variante. O 1o de Maio que fique para a ASPA e os amantes da arquitectura salazarista se deliciarem. Quando este cair de podre ou houver lá algum acidente, a CMB fica com excelente espaço para fazer um Parque Central que vai até ao Picoto.
Para ligar ao bairro só de elevador ou escadas rolantes. Esse é o maior problema daquele estádio os declives que tem nos acessos, seja subir e descer rampas, seja subir e descer bancadas. Fazer novo tem que se pensar numa coisa acessível, de fácil acesso pedonal coisa que no local do municipal nunca se vai conseguir. Acho que é mais fácil subir ao bom jesus!
Só entra pelo bairro quem quer. Pelo lado de Dume ambas as bancadas inferiores estão acessíveis e sem recurso a escadas. Obviamente que do lado do bairro se poderiam fazer melhorias nos acessos, mas nunca vai ser tão fácil como entrar por Dume.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
 

Anuncios M