Quantcast
SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
190 Respostas
18439 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
RibeiroSCB
RibeiroSCB Equipa Principal
  • *****
  • 1400
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #160 em: 04 de Novembro de 2019, 13:15 »
a jogada do segundo golo começa com um central que nao tem ninguem a marcar-lo e decide galgar uns metros, tudo porquê? porque o sá pinto dedidiu tirar um lá da frente e meter para trás.

i miss a man
Braga United
Braga United Juniores
  • ***
  • 430
  • LAMACAES COUNTY
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #161 em: 04 de Novembro de 2019, 13:20 »
Já ouvi chamar lhe de muita coisa agora chamar sorte a incompetencia defensiva enfim...

Qualquer equipa por mais fraca que seja se for um pouco audaz em 2 ou 3 momentos corre o risco de nos fazer 2 ou 3 golos a verdade é esta. E não é por acaso que fazmos 2 golos a Maritimo, Slovan e Famalicão e não conseguimos vencer nenhum dos 3 jogos. E arrisco me a dizer que o Santa Clara não pontuou cá porque não foi capaz de ligar uma unica jogada. Acho que neste momento até uma equipa do CP nos faria golos com facilidades. Não pode acontecer principalmente quando somos muito melhores individualmente que esses adversários.


PS: Espero o rápido regresso de Raul e Tormena assim como uma oportunidade ao Gonçalo Gregório que já fez por a merecer.

Exactamente, ia-me referir precisamente a esses 3 jogos que terminaram 2 - 2. Fica a ideia que com estes marretas da defesa o Braga começa o jogo não com o resultado a 0 - 0 mas sim em 0 - -1 ou -2 pq uma coisa é certa, mais cedo ou mais tarde vamos sofrer um ou 2 golos... Aliás, contra o clube da avenida aguentamos uns estonteantes 6 minutos, uma fartura, sendo certo q sofremos primeiro e esta frágil equipa em clima de adversidade é quase dizer adeus, não há garra p/ "remontadas"... ontem por acaso ia acontecendo milagrosamente uma por iniciativa individual mas a super defesa voltou a fazer das suas...

Posto isto, quando dizes q somos muito melhores, somos mesmo ou queres dizer q estes marretas simplesmente ganham bem mais q outos pares da 1ª e 2ª Liga e CP????

GALLAECIA NW IBERIA
Anuncios M
Anuncios M
BracaraAvgvsta1994
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #162 em: 04 de Novembro de 2019, 13:31 »
i miss a man

Sua doida! Aquele 9º lugar 13/14...
Braga United
Braga United Juniores
  • ***
  • 430
  • LAMACAES COUNTY
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #163 em: 04 de Novembro de 2019, 13:43 »
i miss a man

Sua doida! Aquele 9º lugar 13/14...

Tb não entendi... Mas tb não me venham c/ o António Oliveira como já ouvi por aí, esse é p/ subir equipas da 2ª Liga, já andou por Braga tb e foi o q se viu...
GALLAECIA NW IBERIA
Enorme_Guerreiro
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #164 em: 04 de Novembro de 2019, 14:03 »
O Galeno se decidisse sempre bem, ou se não cometesse os erros que dizem que comete, estava neste momento no Barcelona ou no City, não estava no Braga.
A diferença é apenas essa. Claro que pode ser melhor, mas falta o ser.
Vamos ver se evolui ou se vai ser sempre isto. Se evoluir vamos fazer a maior venda da história, se não evoluir vai ser um bom jogador para o Braga (isto se ainda assim tiver cabeça, que também faz falta).
Ontem foi o único jogador a desequilibrar e a tentar levar a equipa para a frente sem medo de arriscar.
Foi de longe o melhor jogador em campo e quando assim é pouco mais há a dizer.

Nos 2 últimos jogos aceito que tivemos alguma azar, porque fomos superiores e controlamos os jogos devíamos ter ganho, especialmente ontem, tal como tivemos sorte em Inglaterra, na Turquia a equipa jogou bem e mereceu a vitória. Em Setúbal, Slb etc, jogamos simplesmente mal e não se pode falar em azar.
Por isso disse que nestes 2 últimos jogos consigo ver alguma evolução, vê-se mais equipa, só que erros defensivos e ofensivos deitam tudo a perder.
Boavista e Famalicão, não sendo grandes equipas têm mostrado bons conjuntos, unidos e com qualidade de jogo. Depois de ver os jogos percebe-se perfeitamente a sua classificação na liga.

O Rafa também desequilibrava com muita facilidade no drible e velocidade e decidia muito melhor que o Galeno, e não está no Barcelona nem no City, e jogou aqui... Percebo o argumento, mas também não é assim.
Na Turquia fomos melhores e merecemos ganhar, mas tivemos sorte porque ainda assim tivemos 3 bolas nos nossos ferros, por isso digo que tivemos alguma sorte por não termos perdido outra vez pontos num jogo em que fomos claramente melhores. Em Setúbal fomos melhores e fizemos mais que o adversário, em Alvalade idem, no Bessa igual, com Marítimo e Famalicão em casa nem se fala e, no entanto, nesses 5 jogos fizemos 2 pontos. Para mim é uma mistura de erros com muito azar...
Magicobraga
Magicobraga Equipa Principal
  • *****
  • 10592
  • Saci Colorado
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #165 em: 04 de Novembro de 2019, 14:11 »
a jogada do segundo golo começa com um central que nao tem ninguem a marcar-lo e decide galgar uns metros, tudo porquê? porque o sá pinto dedidiu tirar um lá da frente e meter para trás.

i miss a man

Porque o wilson eduardo nao quis correr para tras, devia tar muito cansado, afinal ja tava em campo a uns 20 minutos coitado

Exemplo de capitão.
Eskol Equipa Principal
  • *****
  • 2967
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #166 em: 04 de Novembro de 2019, 14:11 »
Acabei de ver agora pela primeira vez o resumo.
Se o primeiro golo já foi suficientemente mau, ainda não quero acreditar no segundo golo do Famalicão. O posicionamento da defesa é ridículo, ao nível de uma equipa da distrital.

Já vamos com 4 meses de época e 3 de jogos, se até agora o treinador ainda não foi capaz de dotar a defesa de rotinas defensivas básicas, então não está cá a fazer nada. Andor com ele, quanto mais cedo melhor.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #167 em: 04 de Novembro de 2019, 14:18 »
Infelizmente não é só sorte ou azar. Falamos de um padrão. E um padrão tem que ter uma razão por baixo.
O Braga em 20 jogos sofreu 25 golos. Sofreu golos em 16 dos 20 jogos que fez.

Se virmos a carreira do Sá Pinto como treinador a história não é diferente: No Legia sofreu 29 golos em 28 jogos, no standard sofreu 56 golos em 45 jogos e se formos ver no resto das equipas que treinou o panorama é idêntico.

Isto é um padrão muito claro, que mostra que as equipas dele de facto são muito ofensivas e marcam muitos golos (nós 35g em 20j, no légia 42g em 28j, no standard 74g em 45j) mas sofrem sempre muitos golos. Defensivamente é claro que as equipas dele têm um problema. Da mesma forma que o Peseiro tem o mesmo problema e não mudou nas 2 épocas que nos treinou, nem no Porto, nem no Sporting.

Este padrão mostra que não podemos esperar sofrer poucos golos esta época com Sá Pinto. Podemos é esperar que se marquem ainda mais e ganhemos mais jogos...

Este tipo de padrões deveriam ser tidos em conta aquando da contratação de um treinador. Uma época ou alguns jogos podem ser exceções, mas 4 ou 5 épocas mostram um padrão muito claro do que esperar...
« Última modificação: 04 de Novembro de 2019, 14:20 por NightHawk »
Anuncios M
Anuncios M
Enorme_Guerreiro
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #168 em: 04 de Novembro de 2019, 14:39 »
Infelizmente não é só sorte ou azar. Falamos de um padrão. E um padrão tem que ter uma razão por baixo.
O Braga em 20 jogos sofreu 25 golos. Sofreu golos em 16 dos 20 jogos que fez.

Se virmos a carreira do Sá Pinto como treinador a história não é diferente: No Legia sofreu 29 golos em 28 jogos, no standard sofreu 56 golos em 45 jogos e se formos ver no resto das equipas que treinou o panorama é idêntico.

Isto é um padrão muito claro, que mostra que as equipas dele de facto são muito ofensivas e marcam muitos golos (nós 35g em 20j, no légia 42g em 28j, no standard 74g em 45j) mas sofrem sempre muitos golos. Defensivamente é claro que as equipas dele têm um problema. Da mesma forma que o Peseiro tem o mesmo problema e não mudou nas 2 épocas que nos treinou, nem no Porto, nem no Sporting.

Este padrão mostra que não podemos esperar sofrer poucos golos esta época com Sá Pinto. Podemos é esperar que se marquem ainda mais e ganhemos mais jogos...

Para mim é azar não ganhar os jogos, não é azar sofrer golos. É óbvio que quem sofre pouco está mais perto de ganhar jogos, mas ganha jogos quem marca mais, e é aí que tem faltado a pontinha de sorte para marcarmos o que criamos, independentemente de sofrermos ou não.

Vou fazer uma comparação, que pode ser disparatada, mas só para mostrar o meu ponto de vista:
- Chelsea na Premier: 11 jogos, 17 golos sofridos, 4º lugar.
- Barça na La Liga: 11 jogos, 14 golos sofridos, 1º lugar.
- Bayern na Bundesliga: 10 jogos, 16 golos sofridos, 4º lugar.

A juntar a isto alguns golos caricatos, que não são culpa do treinador: o golo do Setúbal, o segundo golo do Marítimo, 3 dos 4 golos dos lampiões (2 auto-golos e um penalty oferecido), o segundo dos lagartos, etc.
Eu não me importo de sofrer golos, desde que marquemos mais golos que os adversários na maioria dos jogos.
Acho que se nota falta de trabalho do treinador nas bolas paradas ofensivas e no pouco jogo interior, mas a defender ainda não consigo dizer que seja uma falha sistémica, e não falhas individuais. Mesmo ontem, no primeiro golo falha a cobertura ao 3º homem do Famalicão, que devia ter sido feita pelo Galeno ou pelo A. Horta (na minha maneira de ver o lance), e no segundo golo falha a pressão do Wilson e falham o Agbo e o Palhinha que não podem deixar que o trinco contrário receba a bola nas suas costas. A nível de posicionamento defensivo dos 4 defesas, do controlo da profundidade e da proximidade entre-linhas temos estado geralmente bem, com excepções pontuais, por isso que não sei se é sistémico ou individual...
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16467
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #169 em: 04 de Novembro de 2019, 14:48 »
Os jogadores podem não ser craques, mas a maneira como a equipa (não) defende não pode ser só dos indivíduos senão pegamos em jogadores do Boavista ou do Setúbal para reforçar a nossa equipa.
O prof Neca falava exactamente disso: o trabalho da equipa para poderem render mais do que o valor nominal. Basicamente tem sido isto que as equipas mais pequenas e principalmente o Braga, têm feito: potenciar estes jogadores que à partida não servem para os grandes.
Como agravante há ausência de evolução e as respostas de Sá Pinto não são satisfatórias.

Quanto às trocas, estávamos bem no jogo e passamos a convidar o Fama a atacar. Não acho necessário fazer trocas contra um adversário com 10 e quando a equipa está por cima. Mas a reforçar o meio campo, não se retira o avançado centro, que no mínimo mete os centrais em sentido. Não é ser mestre da tática mas se existisse um livro "futebol para totós" acho que esta regra estaria lá.

Sobre o Galeno acho ridículas as críticas então no jogo de ontem. Só faltava ter feito de redes não? Um rapaz novo, cada vez a entrar melhor, a ser mais influente. Se calhar o melhor mesmo é tornar lo posicional. Dasse.

E já não há pachorra pra sorte e o azar. Existem e podem justificar um ou outro jogo. Agora quando se recorre muitas vezes à sorte e ao azar, é porque não se tem controlo do processo, da equipa e do jogo. Logo se é sorte ou azar, não é preciso treinador nem treinos. Logo se vê. É só lançar os dados.

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
Satmar
Satmar Equipa Principal
  • *****
  • 2775
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #170 em: 04 de Novembro de 2019, 14:54 »
Mais dois pontos perdidos...
Lá andamos a iludir-nos com a bela campanha na Liga Europa.
Equipa desequilibrada, faltas de concentração gritantes e muito cruzamento sem qualquer nexo para a área. Claramente de uma equipa que tem pouco de sistema de jogo.
Não percebo o que treinam os centrais do Braga. É inacreditável a passividade com que atacam um jogo. Enfim. Volta Raúl.
No ataque, criticar Paulinho é como pouco interpretar as ideias de jogo. Não é nenhum Ronaldo, mas com o isolamento a que é votado na área.... não há milagres.
Sá Pinto, muito mau a gerir o timing de ataque ao jogo. Depois reage com uma entrada de Agbo a dar tudo para o Famalicão subir. Mau de mais.
O público tem razões para desesperar. A campanha na Liga está desastrosa. Esta podia ser uma época em que devíamos estar acima do Sporting, onde deveríamos estar a morder as asas às águias e o rabo aos dragões.
Não há muito mais a dizer sobre Salvador. Já falou e pronto. Para bom entendedor meia palavra basta.
Venha lá a nossa salvação... dinheiro da Liga Europa...LOL

Força Guerreiros!!!
Anuncios G
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #171 em: 04 de Novembro de 2019, 15:03 »
O 2º golo é um exemplo de uma falha sistémica: houve 4 erros defensivos na mesma jogada: a não pressão ao central, o espaço dado ao médio entre 2 médios nossos, os 2 laterais encostados aos centrais para marcar 1 PL, levando a que o passe entrasse com o Sequeira a mover-se para a linha de passe para o PL (que já estava com os 2 centrais) e não a cobrir o extremo, os centrais que estando 2 vs 1 para o PL deixam-no sozinho para encostar.

E o 1º golo é uma cópia do contra-ataque do Boavista e se formos a ver já sofremos outras jogadas parecidas como o penalty do Marítimo. Há uma falha constante na reação pós perda de bola, o principal problema que permite o início do contra ataque e há sempre depois uma falha de posicionamento: no Boavista o palhinha desce para colocar o mateus em jogo e sendo ele o único jogador que ali estava em vez de fechar logo nele deixou um espaço enorme, ontem depois do 1º erro na reação, o Pablo não ataca o portador da bola, fazendo praticamente figura de corpo presente, o andré horta em vez de ir ajudar à direita fica parado e leva a que o Esgaio vá fechar no meio deixando o autor do golo sozinho.

Podemos falar de outros como o 1º golo do Boavista onde não há um acompanhamento em condições ao marcador do golo nem ninguém para ajudar no centro, o golo do pizzi aqui onde não há o mesmo acompanhamento e marca sozinho no meio.

Isto tudo são erros crassos de posicionamento e para mim são erros sistémicos. Claro que há muito golo sofrido por estupidez como os penalties, os auto-golos, os frangos, mas os outros preocupam-me mais.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2019, 15:06 por NightHawk »
enormeBRAGA
enormeBRAGA Equipa Principal
  • *****
  • 6508
  • QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #172 em: 04 de Novembro de 2019, 15:04 »
Mais dois pontos perdidos...
Lá andamos a iludir-nos com a bela campanha na Liga Europa.
Equipa desequilibrada, faltas de concentração gritantes e muito cruzamento sem qualquer nexo para a área. Claramente de uma equipa que tem pouco de sistema de jogo.
Não percebo o que treinam os centrais do Braga. É inacreditável a passividade com que atacam um jogo. Enfim. Volta Raúl.
No ataque, criticar Paulinho é como pouco interpretar as ideias de jogo. Não é nenhum Ronaldo, mas com o isolamento a que é votado na área.... não há milagres.
Sá Pinto, muito mau a gerir o timing de ataque ao jogo. Depois reage com uma entrada de Agbo a dar tudo para o Famalicão subir. Mau de mais.
O público tem razões para desesperar. A campanha na Liga está desastrosa. Esta podia ser uma época em que devíamos estar acima do Sporting, onde deveríamos estar a morder as asas às águias e o rabo aos dragões.
Não há muito mais a dizer sobre Salvador. Já falou e pronto. Para bom entendedor meia palavra basta.
Venha lá a nossa salvação... dinheiro da Liga Europa...LOL

Força Guerreiros!!!
Voltando ao Paulinho, e porque cada vez mais leio coisas inacreditáveis a seu respeito. Que me digam que não é o homem ideal para jogar neste sistema de bombear bolas para a área, eu até percebo, agora criticar um gajo, que faz pressão nos centrais, acompanha médios, recupera bolas ainda no meio campo ofensivo, cria jogo, está ligado a muitos golos da equipa, abre espaços para os colegas de equipa, e ainda tem tempo para marcar meia dúzia de golos, isso eu não entendo.

Sent from my Mi A2 using Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco
joelvm
joelvm Equipa Principal
  • *****
  • 1716
  • We are SCBraga!!!
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #173 em: 04 de Novembro de 2019, 15:12 »
- Galeno. É difícil criticar um gajo que "saca" um cartão vermelho depois de fintar 5 adversários e que marca os dois golos da equipa. Mas foi mais um jogo onde este rapaz voltou a mostrar o que tenho dito dele desde o início: é como ver o Bolt a ganhar a medalha de prata, é sempre uma medalha, mas toda a gente sabe que ele podia ganhar a de ouro. O Galeno é muito mau a decidir, é muito individualista, tem uma técnica de recepção fraquíssima (segundo a estatística, teve 5 maus domínios, sendo de longe o pior da equipa), não defende,... O primeiro golo sofrido nasce dum toque de bola ridículo do Galeno, que depois desce em velocidade de cruzeiro e só acelera quando a bola já está a chegar ao Toni Martinez. Mas claro, é mais fácil criticar o Pablo que não tinha hipótese nenhuma de chegar à bola nem ao homem (ele ainda estica o braço a tentar chegar-lhe, mas o gajo ia em frente e do nada mandou a bola bastante para o lado, é normal que o defesa não chegue lá) ou até o Bruno Viana que fez o que lhe competia: o Sequeira foi ao homem da bola, e o Viana foi cobrir o jogador que estava a entrar pelo meio. Nesta jogada, há 2 jogadores que fingiram que defenderam mas não cobriram nenhum adversário nem nenhuma linha de passe, que foram o Galeno e o A. Horta. Ou seja, foi praticamente uma situação de 3 para 3, se o Pablo é batido em drible, ficamos em inferioridade numérica... Não consigo culpar os centrais que são apanhados nesta situação, mas sim o resto dos companheiros que não ajuda (e não, não era o Esgaio que estava lá à frente na linha lateral que tinha de defender).
Concordo com praticamente toda a análise ao jogo excepto a que diz respeito a Galeno, de facto ele perde algumas bolas comprometedoras, mas ele é um jogador de risco, e assume o 1x1 como nenhum outro, criando desiquilibrios e situações de perigo na area contrária como ontem se viu, e vale a pena o risco! desde que devidamente compensado pelo flanco que ocupa, seja o lateral ou um médio mais recuado, minimizando assim os efeitos de uma possível perda de bola, e é isso que a meu ver tem falhado. Nem todos podem ter esta liberdade, pois seria a anarquia total em campo, mas existem jogadores que pela sua qualidade devem ter essa liberdade e Galeno é um deles.
De resto espero que os centrais que ainda estão no estaleiro recuperem rápido, pois esta dupla já mete dó... outra situação tem sido a dos laterais, sempre os mesmos, está na hora de fazer alguma rotação.

Mas isso eu concordo totalmente, aliás, há muitas vezes em que ele recebe a bola e eu já estou a dizer "vai para cima dele" porque ele passa pelos adversários com uma facilidade fora do normal. O que eu critico é a tomada de decisão, particularmente após o primeiro drible, e são vários os lances esta época. Acho que ele ignora colegas em melhor posição que ele demasiadas vezes (assim como fez o R. Horta ontem na primeira parte em que rematou quando o Paulinho estava sozinho ao segundo poste), que vai para o segundo drible quando devia ter soltado a bola após o primeiro, que trava quando tem linhas de passe escancaradas, que remata quando tem melhores opções (ainda ontem faz um remate para fora quando tinha o Paulinho a fazer uma diagonal para se isolar). É nisso que eu critico. Se calhar estou a ser exigente demais, mas este rapaz, se tiver a inteligência e leitura de jogo do R. Horta ou do Trincão, vale 30 ou 40 milhões, assim vale 10 ou 15... Se tem sido dos melhores jogadores esta época? Tem! Mas ele tem tudo para ser o melhor destacado, por isso que "critico" (não vejo bem como crítica, simplesmente quero mais dele porque sei que o pode dar). Mesmo no lance da expulsão, há duas leituras: o gajo "mama" 5 adversários, que craque (facto); teve por 2 vezes boas linhas de passe escancaradas e mesmo assim continuou no lance individual. Se por acaso o Roderick chega um bocadinho mais cedo e corta a bola, todos diríamos "passa a bola", mas como acabou por correr bem, foi de génio. Eu tenho esperança que ele cresça nesse sentido e se torne mais altruísta e mais inteligente e, nesse caso, teremos um caso sério. Quando ele aliar a qualidade no desequilíbrio a uma boa definição dos lances, será um autêntico craque. Até lá, vai acabar por marcar golos como tem feito, porque tem muita qualidade nos pés, mas vai desperdiçar o dobro dos lances por decidir mal.

Eu sei que parece complicado, e até esperava reações piores, realmente criticar um jogador que arranca um vermelho e faz 2 golos, parece que não vai na cabeça de ninguém.
Eu a semana passada disse que o menino mimado jogava nesta equipa porque a sua capacidade de aceleração e troca de velocidade cria muitos desequilíbrios.
No entanto, a medida que o tempo vai passando começar a percebes certas coisas:
- se não tem a bola nos pés , está a reclamar, mas raramente se vê a pedir no espaço, tem que ser no pé
- Ao contrário do que parece, tecnicamente deixa muito a desejar, nomeadamente a nível de recepção
- E já percebi porque decide invariavelmente mal, porque não decide os lances mediante as circunstâncias, é tipo uma lotaria, agora vou passar, agora vou rematar,  não acredito que mude sinceramente
- E aqueles tiques de vedeta, tipo tirar a camisola ao marcar contra o Famalicão em casa? Por amor de Deus

Sei bem que tem uma capacidade natural de desequilibrar, mas será que é isso que o jogo pede sempre? Ir sempre para cima do adversário, e várias vezes perder a bola, ou permitir o alívio, e consequente reorganização do adversário, será benéfico? Será que por vezes o jogo não pede, uma posse paciente, um adormecer do adversário, esperando o melhor momento para dar o golpe?
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #174 em: 04 de Novembro de 2019, 15:49 »
O Galeno é só o nosso maior desequilibrador e já resolveu muitos problemas. Mas tem que crescer e muito, mas isso é função dos treinadores que tem. É um diamante bruto que precisa de ser lapidado. A forma como em todos os jogos cria 4 ou 5 situações de desequilíbrio é muito importante mas é responsabilidade de quem o treina garantir que ele evolui nas decisões e o colocam com os pés no chão. É isso que uma equipa técnica tem que fazer. Eu acho que o Galeno pode vir a ser um caso sério se tiver cabeça e souber aprender. A forma como em todos os jogos consegue criar perigo no 1vs1 não está ao alcance de todos, e para além disso ganha muitas bolas no corpo-a-corpo e de cabeça.

O Galeno nas mãos de um Jesus ou um Paulo Fonseca...
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8075
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #175 em: 04 de Novembro de 2019, 16:30 »
Ter um jogador como o Galeno é uma clara mais valia, ainda que ele tenha de crescer muito, o que leva tempo. Ainda assim, a curto prazo pode melhorar algumas situações.

É o tipo de jogador que faz falta em quase todas as equipas: um jogador que fique mais alheado do processo coletivo da equipa, que jogue mais aberto (preferencialmente á esquerda) e que seja muitas vezes chamado para partir no 1vs1.
O ideal seria ter um Rafa, que além de saber acelerar etc. etc. também participava no processo coletivo (até porque jogava muito bem por dentro).

O cenário perfeito para o Galeno é ter uma equipa que jogue mais pela direita e por dentro e este jogador jogar bem aberto e “isolado” na esquerda (por exemplo, Sané no City desempenhava várias vezes esse papel).
O problema é que o R. Horta também joga melhor a partir da esquerda, o A. Horta igual e na direita é onde há menor qualidade.

Ainda assim, gostava de ver esta equipa (do meio para a frente):
     Palhinha-A. Horta
Trincão-R. Horta-Galeno
              Paulinho
Depois, poderia entrar um Wilson ou o Murilo para uma das alas (embora não goste de ver o wilson numa ala) e o Xadas para trás do avançado (ou o próprio Fonte/Wilson).
FORÇA BRAGA
BracaraAvgvsta1994
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #176 em: 04 de Novembro de 2019, 17:02 »
Depois, poderia entrar um Wilson ou o Murilo para uma das alas (embora não goste de ver o wilson numa ala) e o Xadas para trás do avançado (ou o próprio Fonte/Wilson).

Fds, lembraste-me que o Xadas existe
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8075
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #177 em: 04 de Novembro de 2019, 17:20 »
Depois, poderia entrar um Wilson ou o Murilo para uma das alas (embora não goste de ver o wilson numa ala) e o Xadas para trás do avançado (ou o próprio Fonte/Wilson).

Fds, lembraste-me que o Xadas existe
Só deve voltar a jogar lá para o Natal. Provavelmente até nem vai entrar mal, mas depois só jogará novamente lá para fevereiro e, mais tarde, em abril/maio  ;D

O melhor provavelmente era ser emprestado na primeira liga (o problema é queimarmos vagas com um Stoi, Diogo Figueiras, e agora já não temos...)
Sinceramente custa-me perceber porque é que não joga mais (ainda para mais quando todos os seus concorrentes, incluindo o A. Horta, tem estado mal!)
Por ser macio? O A. Horta não disputa uma bola dividida... o wilson, por exemplo, é pouco pressionante, o Fransérgio e o Novais são maioritariamente macios.

Sinceramente não arranjo justificação e ninguém parece interessado justificar a ausência de uma “pérola” da formação, mesmo tendo concorrentes fracos.
FORÇA BRAGA
Enorme_Guerreiro
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #178 em: 04 de Novembro de 2019, 17:40 »
O 2º golo é um exemplo de uma falha sistémica: houve 4 erros defensivos na mesma jogada: a não pressão ao central, o espaço dado ao médio entre 2 médios nossos, os 2 laterais encostados aos centrais para marcar 1 PL, levando a que o passe entrasse com o Sequeira a mover-se para a linha de passe para o PL (que já estava com os 2 centrais) e não a cobrir o extremo, os centrais que estando 2 vs 1 para o PL deixam-no sozinho para encostar.

E o 1º golo é uma cópia do contra-ataque do Boavista e se formos a ver já sofremos outras jogadas parecidas como o penalty do Marítimo. Há uma falha constante na reação pós perda de bola, o principal problema que permite o início do contra ataque e há sempre depois uma falha de posicionamento: no Boavista o palhinha desce para colocar o mateus em jogo e sendo ele o único jogador que ali estava em vez de fechar logo nele deixou um espaço enorme, ontem depois do 1º erro na reação, o Pablo não ataca o portador da bola, fazendo praticamente figura de corpo presente, o andré horta em vez de ir ajudar à direita fica parado e leva a que o Esgaio vá fechar no meio deixando o autor do golo sozinho.

Podemos falar de outros como o 1º golo do Boavista onde não há um acompanhamento em condições ao marcador do golo nem ninguém para ajudar no centro, o golo do pizzi aqui onde não há o mesmo acompanhamento e marca sozinho no meio.

Isto tudo são erros crassos de posicionamento e para mim são erros sistémicos. Claro que há muito golo sofrido por estupidez como os penalties, os auto-golos, os frangos, mas os outros preocupam-me mais.

Percebo o teu ponto de vista, mas para mim no 2º golo há 2 erros individuais: o do Wilson na falta de pressão e o do Agbo no posicionamento (não estava a marcar ninguém). Tudo o resto surge daí: o Pablo sai na bola para compensar a falha do Agbo, o Sequeira começa a fechar no meio o espaço deixado pelo Pablo e a bola entra por aí (entra pela frente do Sequeira, não por trás, logo ele não estava a cobrir a linha de passe para o extremo como dizes). Depois, o Bruno Viana vem (e bem) cobrir a linha de passe para o PL, sendo que a defesa do Matheus os apanha em movimento contrário, com vantagem para o PL, o homem não podia adivinhar para onde o Matheus iria defender a bola antes sequer de saber se o extremo ia rematar ou não. Para mim, as falhas individuais do Wilson e do Agbo é que criaram o desequilíbrio, sendo que os restantes até fizeram a movimentação que lhes competia: o Pablo saiu na bola, o Sequeira fez o movimento de compensação e o Bruno Viana fechou a linha de passe para o PL. O que não pode acontecer é o trinco adversário receber a bola junto aos nossos centrais.

E nos outros golos que falas concordo contigo, mas voltam a ser erros individuais, quer do Palhinha no Bessa no posicionamento, quer do acompanhamento passivo da jogada por parte do A. Horta e do Galeno ontem. Não acho que o Pablo tenha culpa, assim que avançou, o jogador do Famalicão desviou a bola para a direita tornando impossível o corte.

Eu acho que têm sido erros individuais sistemáticos, mas ainda não fiquei convencido que sejam sistémicos. Mas também é irrelevante, também é a função do treinador corrigir erros individuais sistemáticos, quer seja corrigindo o jogador, quer seja colocando outro.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: SC BRAGA 2-2 Famalicão 03-11-2019 - 20H15 - PRÉ E PÓS-JOGO
« Responder #179 em: 04 de Novembro de 2019, 17:56 »
A questão é mesmo essa.

São erros individuais de posicionamento, todos eles (e nao um erro tecnico ou uma paragem por falta de concentração). Falamos aqui de 4 ou 5 erros individuais de posicionamento de 4 ou 5 jogadores diferentes, isto é sistémico... ninguém compreende corretamente o posicionamento defensivo!


Enviado do meu SM-G973F através do Tapatalk

 

Anuncios M