Quantcast
Estatutos do SCBraga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Estatutos do SCBraga
526 Respostas
43304 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2568
  • Nós somos gverreiros!
  Estatutos do SCBraga
« em: 25 de Janeiro de 2019, 11:06 »
Estou a fazer umas pesquisas sobre o SCBraga para um livro sobre o clube que estou a preparar.
Gostaria de ter acesso a versões antigas dos estatutos, nomeadamente para perceber em que altura passou a constar no art. 1º a indicação da data de fundação.
Os primeiros estatutos do clube (reproduzidos integralmente no livro de Barros Pereira de 1985) não fazem essa referência.
Terá sido posteriormente nalguma revisão que essa indicação da data de fundação  sucedeu.
Alguém tem acesso a versões antigas dos estatutos? Se sim, agradeço que me possa contactar.
AMartins
AMartins Equipa Principal
  • *****
  • 3400
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #1 em: 25 de Janeiro de 2019, 14:13 »
Estou a fazer umas pesquisas sobre o SCBraga para um livro sobre o clube que estou a preparar.
Gostaria de ter acesso a versões antigas dos estatutos, nomeadamente para perceber em que altura passou a constar no art. 1º a indicação da data de fundação.
Os primeiros estatutos do clube (reproduzidos integralmente no livro de Barros Pereira de 1985) não fazem essa referência.
Terá sido posteriormente nalguma revisão que essa indicação da data de fundação  sucedeu.
Alguém tem acesso a versões antigas dos estatutos? Se sim, agradeço que me possa contactar.

Já entraste em contacto com o clube? Obtiveste algumas resposta?
Anuncios M
Anuncios M
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2568
  • Nós somos gverreiros!
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2019, 23:50 »
Estou a fazer umas pesquisas sobre o SCBraga para um livro sobre o clube que estou a preparar.
Gostaria de ter acesso a versões antigas dos estatutos, nomeadamente para perceber em que altura passou a constar no art. 1º a indicação da data de fundação.
Os primeiros estatutos do clube (reproduzidos integralmente no livro de Barros Pereira de 1985) não fazem essa referência.
Terá sido posteriormente nalguma revisão que essa indicação da data de fundação  sucedeu.
Alguém tem acesso a versões antigas dos estatutos? Se sim, agradeço que me possa contactar.

Já entraste em contacto com o clube? Obtiveste algumas resposta?

Estou à espera duma resposta para ter acesso aos documentos do clube.

O meu interesse centra-se em perceber quando foi colocada a data de 19 de janeiro de 1921 nos estatutos.
E para tal ter sucedido, deve ter havido uma assembleia geral que validou a nova redação.
Procuro também qualquer documento antigo que tenha essa data.  O mais antigo que conheço é uma caderneta de cromos dos anos 1950.

Quim
Quim Juniores
  • ***
  • 458
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #3 em: 27 de Janeiro de 2019, 00:03 »
Que tipo de livro estás a preparar?

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #4 em: 27 de Janeiro de 2019, 00:39 »
Como está a correr essa empreitada João? Nem imaginas quantas vezes me lembro disso...

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Sócio nº 2014
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2568
  • Nós somos gverreiros!
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #5 em: 29 de Janeiro de 2019, 13:50 »
Que tipo de livro estás a preparar?

Estou a preparar um livro com tudo sobre o SCBraga.
Todos os resultados, todas as fichas de jogos, todos os jogadores e treinadores, (quase) todas as modalidade... isto na parte mais estatística da coisa.
Depois também terá uma parte mais narrativa, com a história do clube (e a sua fundação) e os momentos marcantes
Quando a coisa estiver fechada, anunciarei aqui o projeto com mais detalhe, pois penso que muita gente aqui do Fórum quererá/poderá ajudar a tornar o livro ainda melhor.
Quim
Quim Juniores
  • ***
  • 458
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #6 em: 29 de Janeiro de 2019, 17:38 »
Que tipo de livro estás a preparar?

Estou a preparar um livro com tudo sobre o SCBraga.
Todos os resultados, todas as fichas de jogos, todos os jogadores e treinadores, (quase) todas as modalidade... isto na parte mais estatística da coisa.
Depois também terá uma parte mais narrativa, com a história do clube (e a sua fundação) e os momentos marcantes
Quando a coisa estiver fechada, anunciarei aqui o projeto com mais detalhe, pois penso que muita gente aqui do Fórum quererá/poderá ajudar a tornar o livro ainda melhor.
Isso parece-me muito interessante. Força com esse trabalho

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16461
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #7 em: 29 de Janeiro de 2019, 17:46 »
Acho que uma coisa interessante, do meu ponto de vista, era ter testemunhos em primeira mão de jogadores em momentos chave. Por exemplo Custódio na meia final LE, do Alan por exemplo na Vitória na taça, ultima subida divisao. Descida evitada na ultima, o ambiente do 1o de maio, derbis escaldantes, o roubo das chuteiras.

Não sei se se enquadra no trabalho que projectaste
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2568
  • Nós somos gverreiros!
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #8 em: 30 de Janeiro de 2019, 09:30 »
Acho que uma coisa interessante, do meu ponto de vista, era ter testemunhos em primeira mão de jogadores em momentos chave. Por exemplo Custódio na meia final LE, do Alan por exemplo na Vitória na taça, ultima subida divisao. Descida evitada na ultima, o ambiente do 1o de maio, derbis escaldantes, o roubo das chuteiras.

Não sei se se enquadra no trabalho que projectaste

Obrigado pela dica... Vou equaciná-la.
Gverreiro21
Gverreiro21 Juniores
  • ***
  • 517
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #9 em: 04 de Fevereiro de 2019, 04:03 »
E que tal haver uma parte do livro dedicada aos sócios/adeptos do SCB? Referência aos Nucleos do SCB, as claques e grupos de Braguistas (por ex: Arsenal de Toronto, Ultras SCB Suiça, Braguistas da Margem Sul, etc). Fica a sugestão.
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2568
  • Nós somos gverreiros!
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #10 em: 05 de Fevereiro de 2019, 17:13 »
Alguém me sabe dizer quem foi o compositor da música/hino "Foi no ano 21 que o meu Braga nasceu"?
E já agora em que ano foi criada essa música? Foi seguramente após 1966, pois a música faz referência à conquista da 1.ª Taça de Portugal.
Anuncios G
martinge
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #11 em: 05 de Fevereiro de 2019, 19:51 »
     JoaoMF quem interpretou a cancao foi Teixeira Pinto nao sei se foi o compositor.

      Este senhor por vezes esta no sector B4.
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2568
  • Nós somos gverreiros!
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #12 em: 08 de Fevereiro de 2019, 23:48 »
     JoaoMF quem interpretou a cancao foi Teixeira Pinto nao sei se foi o compositor.

      Este senhor por vezes esta no sector B4.

Obrigado pela informação.
Alguém tem  o contacto dele?
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #13 em: 10 de Fevereiro de 2019, 09:08 »

Já deves ter ouvido falar deste livro sobre a história da bola em Braga, talvez te ajude.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2568
  • Nós somos gverreiros!
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #14 em: 10 de Fevereiro de 2019, 18:53 »
Já deves ter ouvido falar deste livro sobre a história da bola em Braga, talvez te ajude.

Sim, já li esse livro que tem algum material interessante.
Na realidade, já li mais de 100 livros para poder elaborar o meu livro, pois pretendo fazer uma coisa com pés e cabeça.
A maior novidade desse livro do Evandro Lopes é a revelação das duas notícias do jornal "Echos do Minho" de 1914 que dão conta da existência dum clube designado Sporting Clube de Braga. É, de facto, uma descoberta muito importante para quem quiser estudar a história do nosso clube.
Com base naquilo que se conhece hoje, não consigo estabelecer uma relação entre esse SCBraga e o nosso clube. Têm o mesmo nome, foram criados na mesma cidade, mas não há ninguém do primeiro que tenha feito parte de segundo.

Quim
Quim Juniores
  • ***
  • 458
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #15 em: 10 de Fevereiro de 2019, 19:59 »
Na minha opinião são clubes diferentes. Como aconteceu com o Tirsense. Em nenhum dos principais jornais da cidade da época há qualquer referência a esse clube.

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2568
  • Nós somos gverreiros!
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #16 em: 10 de Fevereiro de 2019, 23:37 »
Na minha opinião são clubes diferentes. Como aconteceu com o Tirsense. Em nenhum dos principais jornais da cidade da época há qualquer referência a esse clube.

Não conheço a história do FC Tirsense. Podes aqui resumir a forma como foi fundado?
Quim
Quim Juniores
  • ***
  • 458
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #17 em: 11 de Fevereiro de 2019, 09:03 »
Na minha opinião são clubes diferentes. Como aconteceu com o Tirsense. Em nenhum dos principais jornais da cidade da época há qualquer referência a esse clube.

Não conheço a história do FC Tirsense. Podes aqui resumir a forma como foi fundado?
Não é a história oficial do clube, mas numa altura em que trabalhava em Santo Tirso um colega que sabia da existência de um Tirsense anterior ao actual clube pediu-me se conseguia localizar notícias da fundação desse clube. O que acabei por encontrar. Não só da fundação como de jogos. Ora do SC Braga de 1914 há a notícia da fundação, apenas num jornal (que nem era dos mais relevantes há época) e mais nada

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

GverreiroMeister
GverreiroMeister Juvenis
  • **
  • 185
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #18 em: 11 de Fevereiro de 2019, 10:04 »

Já deves ter ouvido falar deste livro sobre a história da bola em Braga, talvez te ajude.
Alguém sabe se ainda está disponível para venda e onde?
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2568
  • Nós somos gverreiros!
  Re: Estatutos do SCBraga
« Responder #19 em: 12 de Fevereiro de 2019, 01:04 »
Já deves ter ouvido falar deste livro sobre a história da bola em Braga, talvez te ajude.
Alguém sabe se ainda está disponível para venda e onde?

Tens uma cópia disponível para consulta na biblioteca de Braga (Praça do Munícipio).
 

Anuncios M