Quantcast
Futebol português em debate
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Futebol português em debate
2757 Respostas
442683 Visualizações
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2560 em: 04 de Julho de 2023, 10:05 »


Citação de:  link=topic=28954.msg817635#msg817635 date=1688461296
O Jogo



NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2561 em: 04 de Julho de 2023, 17:02 »
Isto de sorteio não tem nada.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/detalhe/liga-anuncia-condicionantes-do-sorteio-da-liga-bwin-202324?ref=HP_Ultimas

É tudo à volta dos 3 grandes... porque raio não pode ir um jogar a Famalicão e outro a Barcelos na mesma jornada?
Anuncios M
Anuncios M
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8086
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2562 em: 04 de Julho de 2023, 17:12 »
Isto de sorteio não tem nada.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/detalhe/liga-anuncia-condicionantes-do-sorteio-da-liga-bwin-202324?ref=HP_Ultimas

É tudo à volta dos 3 grandes... porque raio não pode ir um jogar a Famalicão e outro a Barcelos na mesma jornada?
Pelo menos garantiram que nas primeiras 3 jornadas (na 4ª é certinho que apanhamos algum estarola) não defrontamos ninguém do top 6, pode ser importante para as eliminatórias da LC.
Estes "sorteios" são uma treta, isto devia ser puro sempre.
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2563 em: 04 de Julho de 2023, 17:30 »
Isto de sorteio não tem nada.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/detalhe/liga-anuncia-condicionantes-do-sorteio-da-liga-bwin-202324?ref=HP_Ultimas

É tudo à volta dos 3 grandes... porque raio não pode ir um jogar a Famalicão e outro a Barcelos na mesma jornada?

Que raio de pergunta! Então não se está mesmo a ver... porque coiso.
Nunca mais ninguém diga que os fulanos da liga não fazem nada. Imagino o tempo que demora inventar regras destas, não lhes invejo o trabalho.
Com estas condicionantes prevê-se os 3 grandes com jogos difíceis bastante intervalados, como foi esta época. Um clássico fcp vs slb ou slb vs scp perto do fim da época, o chamado jogo do título.
Neste momento chamar isto de sorteio é ter muita imaginação.
Como é que o campeonato pode ser competitivo, um chaves desta vida pode ter um ciclo de jogos que o arraste para o fundo da tabela. Os lordes lá de cima (nós incluídos nesta condicionante absolutamente ridicula) não podem ter sequer dois jogos seguidos com os crónicos 4 classificados. Ora bem sem grande dificuldade se percebe que facilmente teremos novamente um fosso brutal do 4º para baixo.

Quanto a nós, dificilmente conseguimos mais que o temos feito, porque invariavelmente chegamos aos jogos com os grandes com o "ónus" da decisão, uma vez que estes têm sempre ciclos mais simples quando a coisa lhes corre mal entre eles (basta ver as recuperações que conseguem durante a época). Há condicionantes que até se atropelam, só mesmo um computador para conseguir tal façanha e gostava mesmo de saber se existe solução ótima ou se fica pela melhor possível descrita nas condicionantes como "na medida do possível".

Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3443
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2564 em: 04 de Julho de 2023, 19:44 »
Isto de sorteio não tem nada.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/detalhe/liga-anuncia-condicionantes-do-sorteio-da-liga-bwin-202324?ref=HP_Ultimas

É tudo à volta dos 3 grandes... porque raio não pode ir um jogar a Famalicão e outro a Barcelos na mesma jornada?

Imposição da polícia creio.
tiago1992 Equipa Principal
  • *****
  • 1958
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2565 em: 04 de Julho de 2023, 22:17 »
Isto de sorteio não tem nada.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/detalhe/liga-anuncia-condicionantes-do-sorteio-da-liga-bwin-202324?ref=HP_Ultimas

É tudo à volta dos 3 grandes... porque raio não pode ir um jogar a Famalicão e outro a Barcelos na mesma jornada?

Imposição da polícia creio.

Certo ... Alegam que não tem efetivo para garantir a segurança de ambos os jogos...
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2566 em: 04 de Julho de 2023, 22:57 »
Equipas da mesma cidade não poderem jogar em casa na mesma jornada faz sentido; equipas que disputam pré eliminatórias de acesso ás competições europeias não poderem defrontar os cinco primeiros nas três primeiras jornadas também faz sentido; equipas que jogam as competições europeias não se poderem defrontar nas jornadas imediatamente antes e depois dos seus confrontos europeus também faria/faz sentido (na primeira volta porque a segunda terá que ser o espelho da primeira)...todas as restantes condicionantes para mim não deveriam existir e relativamente a algumas gabo mesmo a imaginação e justificação para sua implementação por parte da LPFP/sport TV, como se os adeptos dos restantes 15 clubes comecem gelados com a testa.

Pode estar a escapar-me algo ou ser tão óbvio que quanto mais olho menos vejo mas, por exemplo, não percebo como podendo haver confrontos nas jornadas 5, 8 e 15 não os poderá haver depois nas jornadas espelho da segunda volta, nomeadamente nas jornadas 22, 25 e 32:

"Por outro lado, fica já definido que não haverá clássicos ou dérbis - e duelos entre equipas que estão nas competições europeias - nas jornadas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32."
« Última modificação: 05 de Julho de 2023, 00:39 por Lipeste »
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6010
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2567 em: 05 de Julho de 2023, 00:10 »
Isto de sorteio não tem nada.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/detalhe/liga-anuncia-condicionantes-do-sorteio-da-liga-bwin-202324?ref=HP_Ultimas

É tudo à volta dos 3 grandes... porque raio não pode ir um jogar a Famalicão e outro a Barcelos na mesma jornada?
Nem no Porto e Braga ou Guimarães no mesmo dia mesmo a horas diferentes muitas vezes é possível.
Tenho amigos no Porto que fizeram pelo menos 2 jogos em Braga esta época.
Deslocar 50 ou 100 policias é cada vez mais complicado.
Anuncios M
Anuncios M
db1921 Juniores
  • ***
  • 382
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2568 em: 05 de Julho de 2023, 07:42 »


Pode estar a escapar-me algo ou ser tão óbvio que quanto mais olho menos vejo mas, por exemplo, não percebo como podendo haver confrontos nas jornadas 5, 8 e 15 não os poderá haver depois nas jornadas espelho da segunda volta, nomeadamente nas jornadas 22, 25 e 32:

"Por outro lado, fica já definido que não haverá clássicos ou dérbis - e duelos entre equipas que estão nas competições europeias - nas jornadas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32."

Pois, supostamente não pode... Basicamente só pode haver jogos entre os primeiros seis classificados da época transata nas jornadas 4,11,14,16,17 (salvo erro) e as que correspondem na segunda volta.
 É o que faz "sentido" mediante essa condicionante. Isto de sorteio não tem nada.
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8086
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2569 em: 05 de Julho de 2023, 09:54 »
Com todas estas condicionantes uma pessoa com um pouco de paciência quase que faz o "sorteio" possivel.   ;D
Enorme_Guerreiro
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2570 em: 05 de Julho de 2023, 10:01 »
Eu por acaso gostava de saber o que o pessoal acha do sorteio à inglesa, que é o completo oposto do nosso, porque acho que muita gente também não gosta do sorteio deles. Para quem não sabe, na liga inglesa, não há duas voltas espelhadas, o sorteio das 38 jornadas é (penso eu) completamente livre. Acho que no limite pode-se mesmo jogar contra o mesmo adversário 2 jornadas seguidas... O que achariam de um sorteio assim?
Anuncios G
Hucry
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2571 em: 05 de Julho de 2023, 10:04 »
Não via mal nenhum modificarem a regra da segunda volta ser um espelho da primeira, já várias ligas não utilizam este método, ao fim da primeira volta volta a haver um sorteio com novas condicionantes, face às equipas que continuam nas competições europeias e face às equipas que estão classificadas nos primeiros lugares.

Não tenho a certeza, mas a Serie A, faz isso, e até fazem uma jornada em que os 8 primeiros classificados jogam entre si.

Este sorteio em Portugal é altamente beneficiário dos melhores, face às condicionantes, é altamente improvável um estarola ter dois deslizes seguidos.. depois ficam admirados por haver equipas com 12 ou 13 vitórias consecutivas de forma regular no Tugão.
Hucry
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2572 em: 05 de Julho de 2023, 10:04 »
Eu por acaso gostava de saber o que o pessoal acha do sorteio à inglesa, que é o completo oposto do nosso, porque acho que muita gente também não gosta do sorteio deles. Para quem não sabe, na liga inglesa, não há duas voltas espelhadas, o sorteio das 38 jornadas é (penso eu) completamente livre. Acho que no limite pode-se mesmo jogar contra o mesmo adversário 2 jornadas seguidas... O que achariam de um sorteio assim?


Eu acho bem, e até acho que faz sentido haver de novo regras para aqueles que continuam a jogar competições europeias..
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8086
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2573 em: 05 de Julho de 2023, 10:27 »
"a. Nas jornadas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32, não poderá haver jogos entre equipas da UEFA Champions League e UEFA Europa League / UEFA Conference League..."

Gosto especialmente desta, nova, criada este ano porque o Braga ficou em 3º. Metem ali as 3 primeiras jornadas no meio de outras para não dar cana. Assim garantem que ao contrário do que tivemos na jornada 1 da época passada o 4º classificado não defronte o 2º da época passada e um deles fique logo para trás. Qual era mesmo o problema de um Porto - Sporting na primeira jornada? Visto que nem um nem outro têm pré-eliminatórias e entram diretos nos seus grupos. Enfim, sabem muito estes gajos.  ;)  Com tudo isto quase aposto até que os estarolas só se irão defrontar depois da 13 jornada...
« Última modificação: 05 de Julho de 2023, 10:31 por SEMPRESCB »
SCB!
SCB! Equipa Reservas
  • ****
  • 950
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2574 em: 05 de Julho de 2023, 10:37 »
era interessante sabermos quantas chaves possíveis existem com essas condicionantes
Jose_scb_1993 Juniores
  • ***
  • 383
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2575 em: 05 de Julho de 2023, 11:07 »
"a. Nas jornadas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32, não poderá haver jogos entre equipas da UEFA Champions League e UEFA Europa League / UEFA Conference League..."

Gosto especialmente desta, nova, criada este ano porque o Braga ficou em 3º. Metem ali as 3 primeiras jornadas no meio de outras para não dar cana. Assim garantem que ao contrário do que tivemos na jornada 1 da época passada o 4º classificado não defronte o 2º da época passada e um deles fique logo para trás. Qual era mesmo o problema de um Porto - Sporting na primeira jornada? Visto que nem um nem outro têm pré-eliminatórias e entram diretos nos seus grupos. Enfim, sabem muito estes gajos.  ;)  Com tudo isto quase aposto até que os estarolas só se irão defrontar depois da 13 jornada...

E nós iremos apanhar os espanhois á 5 como já temos apanhado várias vezes penso eu! Concordo um Porto-Sporting ou Benfica-Sporting na 1ª jornada não vejo qual o problema. Até para os emigrantes e tudo era bom (nunca conseguem apanhar esses jogos grandes em Agosto).
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8086
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2576 em: 05 de Julho de 2023, 11:13 »
"a. Nas jornadas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32, não poderá haver jogos entre equipas da UEFA Champions League e UEFA Europa League / UEFA Conference League..."

Gosto especialmente desta, nova, criada este ano porque o Braga ficou em 3º. Metem ali as 3 primeiras jornadas no meio de outras para não dar cana. Assim garantem que ao contrário do que tivemos na jornada 1 da época passada o 4º classificado não defronte o 2º da época passada e um deles fique logo para trás. Qual era mesmo o problema de um Porto - Sporting na primeira jornada? Visto que nem um nem outro têm pré-eliminatórias e entram diretos nos seus grupos. Enfim, sabem muito estes gajos.  ;)  Com tudo isto quase aposto até que os estarolas só se irão defrontar depois da 13 jornada...

E nós iremos apanhar os espanhois á 5 como já temos apanhado várias vezes penso eu! Concordo um Porto-Sporting ou Benfica-Sporting na 1ª jornada não vejo qual o problema. Até para os emigrantes e tudo era bom (nunca conseguem apanhar esses jogos grandes em Agosto).
Não interessa porque a lagartada o ano passado ficou cedo fora da corrida. Então toca a fazer regras manhosas.
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2577 em: 05 de Julho de 2023, 11:16 »
era interessante sabermos quantas chaves possíveis existem com essas condicionantes

Quase aposto que aplicando cegamente todas as condicionantes não tens uma solução ótima. É necessário atribuir pesos às "condições", daí aquela frase "na medida do possível".
Alguém disse acima que com paciência fazia o sorteio, tenho sérias dúvidas que sem computador alguém consiga sequer responder aquelas condições todas, ainda por cima mantendo condições na segunda volta que terá que ser um espelho da primeira, ou seja há condicionantes que aplicadas à segunda volta que têm influência na primeira.
Luís Duarte
Luís Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3974
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2578 em: 05 de Julho de 2023, 11:58 »
era interessante sabermos quantas chaves possíveis existem com essas condicionantes
Eles dizem sempre antes de sortear o número. Se bem me recordo é na ordem dos 6 dígitos.
Enorme_Guerreiro
  Re: Futebol português em debate
« Responder #2579 em: 05 de Julho de 2023, 14:22 »
Eu por acaso gostava de saber o que o pessoal acha do sorteio à inglesa, que é o completo oposto do nosso, porque acho que muita gente também não gosta do sorteio deles. Para quem não sabe, na liga inglesa, não há duas voltas espelhadas, o sorteio das 38 jornadas é (penso eu) completamente livre. Acho que no limite pode-se mesmo jogar contra o mesmo adversário 2 jornadas seguidas... O que achariam de um sorteio assim?


Eu acho bem, e até acho que faz sentido haver de novo regras para aqueles que continuam a jogar competições europeias..
Mas isso é diferente do que eu disse. Eu não tenho 100% de certeza, mas eu acho que em Inglaterra eles fazem 38 jornadas completamente livres. Ou seja, no limite podes ter um City-Arsenal na 1ª jornada e um Arsenal-City na 2ª, não há voltas sequer. As únicas regras que eles têm são a de distribuir justamente os jogos em casa e fora, e evitar que equipas da mesma zona joguem em casa no mesmo dia. Tirando isso, não há condicionantes nenhumas.
 

Anuncios M