Quantcast
Futebol português em debate
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Futebol português em debate
2757 Respostas
442681 Visualizações
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6010
  Re: Futebol português em debate
« Responder #840 em: 17 de Fevereiro de 2020, 12:25 »
Nesta situação todos têm telhados de vidro, todos sem excepção. Não adianta andar a ir buscar casos antigos ou declarações antigas porque uma coisa não justifica a outra. O que se nota nestas situações é que sendo dificil provar os dirigentes escondem sempre, defendem-se mesmo sabendo que é verdade em vez de resolver o assunto. Os de Guimarães ontem tiveram azar que o caso foi mais grave e pior, Marega saiu de jogo. Não tivesse saído de jogo e o assunto morria ali sem nada se passar como em tantas outras vezes.
SC ainda há semanas disse que não há racismo em Portugal, já agora coisa que eu concordo no geral, situações como a de ontem é mais pura estupidez que racismo (embora a consequência seja um ato racista). Meia dúzia de estúpidos que provavelmente até têm amigos pretos começam e quando se dá conta está meio estádio a  fazer a fazer o mesmo som. Fazem-no mais por provocação que por racismo. Em Braga 2 ou 3 estúpidos começaram, mas felizmente o resto teve bom senso e a coisa ficou por ali. Mas podia perfeitamente ter acontecido o contrário, se calhar fosse um Porto ou Slb como adversário e a reação até teria sido diferente da que foi.
Os casos passados servem só para demonstrar que o principal azar dos vitós para mim não foi o Marega sair do campo, o principal azar foi o Marega ser jogador do Porto como seria se fosse do Benfica ou Sporting. Se fosse de um Alverca ou de um D.Aves? Saía um quadradinho pequeno num jornal desportivo, ninguem ouvia a Catarina Martins (porque nem ia saber de nada possivelmente) nem o Costa e o caso durava até quarta feira com uma multa de 500€. Racismo para mim é algo intolerável e punido em qualquer lado e independentemente da cor da camisola ou da profissão de qualquer um e acho que sinceramente neste país existe isso quase nunca acontece.
Por acaso acho que independentemente de quem fosse ia ter sempre repercussões quer a nível nacional quer internacional. basta ver os casos que vão aparecendo nas noticias de situações idênticas por esse mundo fora. Obviamente que sendo um jogador do Porto teve mais repercussões e mais impacto, mas não tenho dúvidas que iria ter sempre algum impacto (ainda assim houve jornais de referência que meteram isso num cantinho quase sem destaque por isso...). Isto se o jogador saísse de campo, que penso é situação inédita em Portugal.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Futebol português em debate
« Responder #841 em: 17 de Fevereiro de 2020, 12:26 »
Alguém pode colocar aqui o áudio dos insultos racistas que o grande Palhaço do Marega "foi" alvo?
https://twitter.com/NotaNaConta/status/1229119628623974400
Não é o audio dos insultos, mas fica o testemunho de quem comentava que não deixam duvidas.

Na parte final deste vídeo dá para ouvir os sons de macacos: https://www.vsports.pt/vsports/vod/fc-porto-caso-marega-61-57550
Eu vi o jogo pela RTP Internacional e nesta altura do jogo era tão audível que o próprio comentador da RTP I não conseguiu esconder e referiu várias vezes os sons racistas que se ouviam da bancada. Eram perfeitamente audíveis na transmissão.

(link editado, estava errado)
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 12:28 por NightHawk »
Anuncios M
Anuncios M
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16482
  Re: Futebol português em debate
« Responder #842 em: 17 de Fevereiro de 2020, 12:30 »
Fosse aqui em Braga e o fórum ficaria parecido com os dos espanhóis a julgar por algumas amostras.
Não ser penalizado no passado serve de desculpa para o presente? Bom argumento.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Rondo
Rondo Equipa Principal
  • *****
  • 1175
  Re: Futebol português em debate
« Responder #843 em: 17 de Fevereiro de 2020, 12:31 »
Eu sabia que havia muitos asnos aqui também, mas pensei que fossem esconder as orelhas durante uns dias. Subestimei.
"100% de respeito e 0% de medo"
enormeBRAGA
enormeBRAGA Equipa Principal
  • *****
  • 6508
  • QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE
  Re: Futebol português em debate
« Responder #844 em: 17 de Fevereiro de 2020, 12:35 »
Alguém pode colocar aqui o áudio dos insultos racistas que o grande Palhaço do Marega "foi" alvo?
https://www.facebook.com/1584923188219784/videos/694199708067270/

Testemunho dos repórteres da RTP

Sent from my Mi A2 using Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Futebol português em debate
« Responder #845 em: 17 de Fevereiro de 2020, 12:36 »
Alguém pode colocar aqui o áudio dos insultos racistas que o grande Palhaço do Marega "foi" alvo?
https://twitter.com/NotaNaConta/status/1229119628623974400
Não é o audio dos insultos, mas fica o testemunho de quem comentava que não deixam duvidas.

Na parte final deste vídeo dá para ouvir os sons de macacos: https://www.vsports.pt/vsports/vod/fc-porto-caso-marega-61-57550
Eu vi o jogo pela RTP Internacional e nesta altura do jogo era tão audível que o próprio comentador da RTP I não conseguiu esconder e referiu várias vezes os sons racistas que se ouviam da bancada. Eram perfeitamente audíveis na transmissão.

(link editado, estava errado)
Obrigado.

Neste vídeo ouvem-se os insultos  mas não de cariz racista.



https://miragens.abola.pt/processaVideo.ashx?id=34873
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 12:45 por Lipeste »
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Futebol português em debate
« Responder #846 em: 17 de Fevereiro de 2020, 12:41 »
Bracarenses solidário: «Pelo Marega, por todos»

O SC Braga reagiu, através do twitter, aos incidentes em Guimarães, que levaram Moussa Marega a abandonar o encontro depois de ouvir insultos racistas.

«Hoje e sempre, somos pelos valores do desporto e da dignidade humana. Pelo Marega, por todos!», pode ler-se.

      

D_PAC
D_PAC Equipa Principal
  • *****
  • 1779
  Re: Futebol português em debate
« Responder #847 em: 17 de Fevereiro de 2020, 13:04 »
Agora na TVI, a PSP a alertar que a vídeo vigilância e os torniquetes não funcionam correctamente no estádio dos espanholitos....
#VãoTerDeContarConnosco
Anuncios M
Anuncios M
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6010
  Re: Futebol português em debate
« Responder #848 em: 17 de Fevereiro de 2020, 13:11 »
Agora na TVI, a PSP a alertar que a vídeo vigilância e os torniquetes não funcionam correctamente no estádio dos espanholitos....
Nunca funcionaram. E neste caso como noutros as imagens evaporam-se, já fui vitima disso.
LS
LS Equipa Principal
  • *****
  • 4996
  Re: Futebol português em debate
« Responder #849 em: 17 de Fevereiro de 2020, 13:13 »
Agora na TVI, a PSP a alertar que a vídeo vigilância e os torniquetes não funcionam correctamente no estádio dos espanholitos....

Os torniquetes já se sabia à bastante tempo  ::) ::)
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6010
  Re: Futebol português em debate
« Responder #850 em: 17 de Fevereiro de 2020, 13:17 »
http://videos.sapo.pt/mL4uCiQ424VYZDZZDAVb?fbclid=IwAR1Bl3InMHSYi3WhfybolH1HA8cIWq3A1YR1yELHwN-ywMxr7GBeNSEAvVk

Se alguém estava no estádio e não ouviu só pode ser surdo e tem que ir a uma consulta urgentemente.
Anuncios G
AMartins
AMartins Equipa Principal
  • *****
  • 3404
  Futebol português em debate
« Responder #851 em: 17 de Fevereiro de 2020, 13:34 »
O "damage control" por parte dos espanhóis é qualquer coisa de anedótico. Acho que aquela gente nunca se apercebeu da forma patética e endeusada com que são levados ao colo pelos media e avençados portugueses, em grande maioria na tentativa de mossa ao nosso clube e aos nossos adeptos.Agora que lhes caem em cima, estancam a hemorragia com duas ou três facadas no ferimento.
Se sofressem da perseguição que nós sofremos há anos a esta parte, eles já tinham desmoronado há muito.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 14:19 por AMartins »
Baldinotti
Baldinotti Equipa Principal
  • *****
  • 1932
  Re: Futebol português em debate
« Responder #852 em: 17 de Fevereiro de 2020, 13:42 »
Agora na TVI, a PSP a alertar que a vídeo vigilância e os torniquetes não funcionam correctamente no estádio dos espanholitos....

Os torniquetes já se sabia à bastante tempo  ::) ::)

El mito a ruir  ;D ;D ;D
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5647
  Re: Futebol português em debate
« Responder #853 em: 17 de Fevereiro de 2020, 14:11 »
http://videos.sapo.pt/mL4uCiQ424VYZDZZDAVb?fbclid=IwAR1Bl3InMHSYi3WhfybolH1HA8cIWq3A1YR1yELHwN-ywMxr7GBeNSEAvVk

Se alguém estava no estádio e não ouviu só pode ser surdo e tem que ir a uma consulta urgentemente.
"Não me apercebi de nada." "Não ouvi nada de anormal." "Não comento."
E é claramente perceptível que foram apenas "meia dúzia"  ::)
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Luís Duarte
Luís Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3974
  Re: Futebol português em debate
« Responder #854 em: 17 de Fevereiro de 2020, 14:13 »
Acho que dificilmente vão escapar a algum jogo à porta fechada, que é a punição mais grave, de resto levam uma multa de 1000€ ou coisa parecida e assunto arrumado até voltar a acontecer.
1 a 3 jogos à porta fechada e 8.000€ a 40.000€ de multa
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2568
  • Nós somos gverreiros!
  Re: Futebol português em debate
« Responder #855 em: 17 de Fevereiro de 2020, 14:49 »
Incrível como até aqui já se está quase a chegar ao equivalente "ela estava a pedi-las, não se devia ter vestido assim".

O que aconteceu ontem foi muito grave e a UEFA atualmente não perdoa (como nós bem sabemos). Não interessa se ele festejou, não interessa se ele jogou lá ou não, o Marega ontem tomou a decisão que muitos não têm coragem de fazer, decidiu não comer e calar. Pelo que tenho vindo a perceber, esta novela já se arrasta desde o jogo da Final Four. Durante o aquecimento os adeptos já o estavam a insultar e ele quando marca o golo aponta para a cor da pele (caso semelhante ao Hulk quando levou com insultos racistas na Luz). Claro que os "únicos" não iam deixar a situação passar em branco e começou a clássica chuva de cadeiras da aldeia (e atenção que nem sequer era a bancada dos WA, eram adeptos sem ligação a claques). O resto está registado na TV, os insultos foram bem audíveis na transmissão.

Adeptos de m*rda todos os clubes têm e é compreensível que seja difícil controlá-los e impedi-los de fazer asneira naquele tipo de ambiente. Volto a referir o nosso caso, em que a UEFA com razão intreviu e aplicou um castigo que me pareceu ter um peso adequado para a situação, apesar de se calhar pouco fazer para previnir casos futuros.

Os acontecimentos de Guimarães são bastante diferentes, não só pela reacção do Marega mas porque o próprio clube foi incapaz de pôr água na fervura. As declarações do André André e do Ivo Vieira foram ao bom estilo do político português "Eu não sei de nada, eu não vi nada, eu não ouvi nada" e as declarações do presidente então são surreais, dignas de adepto de café. Isso é que vai ser o pior para os manolos, isto diz à UEFA que não acham que houve problema e não há vontade de responsabilizar os culpados.
As posições de organizações que em nada estão ligadas ao caso (o Sporting, o Tweet do Braga e as posições de outros clubes como o Dortmund, por exemplo) não são inocentes. Os clubes sabem é muito difícil controlar o que um punhado de grunhos poderá fazer nas suas bancadas e qualquer um corre o risco de ter um episódio destes em sua casa, mas a organização tem de desmarcar e tem de mostrar desde o início que tem uma posição forte contra o racismo. Neste aspeto o Vitória esteve muito mal e foi o que me fez mais confusão.

Excelente análise. De facto, este presidente do Guimarães é muito fraquinho.
Guerreiro03 Equipa Principal
  • *****
  • 1718
  Re: Futebol português em debate
« Responder #856 em: 17 de Fevereiro de 2020, 14:57 »
É preciso não ter mesmo o mínimo de noção. Parece que existe uma realidade paralela naquela cidade

https://www.facebook.com/106349590991/posts/10158460012550992/

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

SCB Monsul
SCB Monsul Equipa Principal
  • *****
  • 1918
  Re: Futebol português em debate
« Responder #857 em: 17 de Fevereiro de 2020, 15:07 »
Alguém pode colocar aqui o áudio dos insultos racistas que o grande Palhaço do Marega "foi" alvo?
https://www.facebook.com/1584923188219784/videos/694199708067270/

Testemunho dos repórteres da RTP

Sent from my Mi A2 using Tapatalk
Toda a gente que aqui está a comentar viu o jogo? É que eu vi e ouvi num stream sem comentadores e garanto-vos, não tenho memória de ver tantos apupos racistas perfeitamente audíveis num jogo de futebol em Portugal, nem em Braga nem em outro lado nenhum. Podem defender quem quiserem, dizer que o culpado é o Marega ou outro qualquer e tapar o sol com a peneira, mas não foram meia dúzia nem uma dúzia vos garanto, o barulho era insucerdor .
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320
Enorme_Guerreiro
  Re: Futebol português em debate
« Responder #858 em: 17 de Fevereiro de 2020, 15:13 »
Isto é surreal! Não o que se passou no estádio, porque isso infelizmente ainda é comum nos estádios, ainda que, felizmente, se oiça cada vez menos. Mas as tentativas de defesa e contra-argumentação, os contorcionismos morais a que se tem assistido, são de facto incríveis e nojentos!

O Marega nunca tinha festejado um golo contra o Vitória... Ontem, depois de ter tido aquele aquecimento que nós vimos, ao marcar um golo, foi precisamente para aquela zona da bancada de onde tinham vindo os insultos no aquecimento. E, embora não seja a bancada dos White Angels, tem sim uma claque ali, penso que são os Insane Guys, a claque mais antiga deles. Aquela é claramente a zona mais problemática daquele estádio, onde estão os arruaceiros em maior concentração. Ora, o jogador marca um golo e vai a correr para aquela zona da bancada a apontar para a própria pele e parece-me que diz algo como "é preto" enquanto corre. Depois de ver o vídeo do aquecimento e de ver a reação dele ao marcar, parece-me básico fazer a conta de 2+2 e assumir que ele sofreu insultos racistas durante o aquecimento e no golo decidiu responder. Ainda que no vídeo não sejam perceptíveis insultos racistas, o vídeo tem alguns segundos e apenas se houve uma pequena parte dos "insultadores". Não será difícil de deduzir que a certa altura, e por poucos que tenham sido, alguém proferiu insultos racistas dirigidos ao Marega. E, a partir daí, ele tem toda a legitimidade para reagir como reagiu, tanto no golo como a sair de campo.

Depois, para os anormais que andam por essa internet fora (incluindo aqui) a dizer que se chamassem "palhaço", "filho da p...", "cabrã0", etc., já não seria racismo, eu respondo-lhes que têm toda a razão. Esses insultos não são racistas, chamar de macaco é racista... É essa a diferença! "Ai, mas se o jogador fosse branco, ninguém falava de racismo"... Pois, mas se o jogador fosse branco, ninguém faria barulhos de macaco... Ou seja, até a insultar descriminam. É que nunca vi um jogador branco a abandonar um relvado por insultos, mas pretos, já vi alguns, e ainda recentemente houve casos famosos de racismo vindo das bancadas (Balotelli, Boateng, Kean, Dani Alves, Lukaku, Sterling, Erving Botaka-Yoboma, etc.). É um reflexo da sociedade em que vivemos, onde até no parlamento se tem normalizado isto com o escudo de contrariar o "politicamente correto", que começa a albergar coisas que fogem muito disso. É preciso irradiar isto do futebol, visto que da sociedade é difícil. Não consigo conceber como em 2020 ainda haja gente que acha que a cor da pele define superioridade...

Por último, para os que dizem que só se fala porque foi um jogador dos estarolas e que no passado não fizeram nada, eu só digo: quero lá saber. Se no passado ignoraram, não têm de continuar a ignorar! "Ah, mas os adeptos do Porto já fizeram o mesmo", deviam ter sido castigados! "Ah, mas quando foi ao Alan não acreditaram nele", fizeram mal! Mas eu pergunto também: e quando o Nilson, GR do Vitória, vinha jogar a Braga, alguma vez fomos castigados pela música que era cantada sempre que ele cá vinha ("Macaco volta para a selva")? Quantas vezes já não ouvi "uh uh uh" no nosso estádio? Felizmente é cada vez mais raro, e quando acontece é abafado pelo resto das pessoas. Mas acho que este caso, por ser grande parte dum estádio em uníssono, era demasiado evidente para deixar passar. Isso e, claro está, o peso que tem o jogador ter abandonado o relvado. No entanto, não critico especialmente os vitorinos, porque sei que isto podia ter acontecido noutro estádio, houvessem condições que o proporcionassem...

P.S.: a parte cómica dos torniquetes, a fazer ruir o El Mito, é a única coisa de engraçado que tiro desta situação toda
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2720
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Futebol português em debate
« Responder #859 em: 17 de Fevereiro de 2020, 15:13 »
Para além de punir os comportamentos racistas, a Liga deveria prever nos seus regulamentos punição para todo tipo de cânticos ofensivos e insultuosos para com as equipas adversárias, já que é prática cada vez mais habitual nos nossos estádios. Se quiserem ir mais longe também poderiam abranger alguns comentadores de programas ditos desportivos, que mais não são que programas de propaganda clubistica, e que usam do seu tempo de antena para incentivar o ódio entre adeptos em vez de falarem sobre o jogo.

Os adeptos e o actual clube do Marega que hoje, e com razão, se sentem indignados com os comportamentos racistas durante o jogo de ontem, não se sentiram indignados pela forma como se comportaram na última final da taça da liga, em que os cânticos insultuosos contra o nosso clube foi uma constante durante toda a segunda parte?
O actual treinador do Marega não se sentiu indignado por atirar com a medalha para o meio da assistência quando perdeu a final da edição do ano passado da taça da liga?
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2020, 16:00 por Arsenalista »
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
 

Anuncios M