Quantcast
NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/05
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/05
0 Respostas
1021 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bruno3429 Equipa Principal
  • *****
  • 12966
  NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 22/05
« em: 22 de Maio de 2016, 07:32 »
Taça de Portugal: 50 anos depois... Em busca da glória
Carlos Costinha Sousa

Precisamente 50 anos depois o Sporting Clube de Braga quer repetir o feito da conquista da Taça de Portugal. A 22 de Maio de 1966, os Guerreiros do Minho derrotaram o Vitória de Setúbal, com um golo solitário apontado por Perrichon, e festejaram a conquista do tão desejado troféu, até hoje a primeira e única Taça de Portugal presente no palmarés arsenalista.
Hoje, precisamente 600 meses ou 2609 semanas ou 18263 dias depois, os bravos arsenalistas querem voltar a festejar essa conquista, derrotar o FC Porto e levar a tão desejada Taça de Portugal para Braga.

A cidade dos arcebispos quer um São João antecipado. Há sede de festejos e este troféu, que fugiu no ano passado de forma escandalosa, cria nos bracarenses um fascínio incrível. A vontade é enorme e ainda maior fica face ao trajecto já percorrido pelos arsenalistas até à final.
No mítico Estádio do Jamor, a partir das 17.15 horas, serão 30 mil adeptos a incentivar a sua equipa.

De Braga e um pouco de todo o país viajam mais de 13 mil bracarenses que vão pintar de vermelho e branco metade do Estádio Nacional e que prometem, pelo segundo ano consecutivo, não vacilar no apoio à sua equipa, prometendo mesmo redobrar o incentivo aos bravos arsenalistas de forma a, todos juntos, conseguirem assegurar a vitória sobre os dragões e, após o apito final, ver os Guerreiros do Minho subirem à tribuna presidencial do estádio e receberem, curiosamente das mãos de um seu adeptos e associado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a desejada Taça de Portugal.

Precisamente 50 anos depois, os bracarenses desejam ‘perder’ mais uma noite de sono em festejos que certamente se vão prolongar por muitas horas noite fora, estando obviamente marcada, caso a vitória no jogo e a respectiva conquista da Taça de Portugal se confirmem, uma recepção apoteótica aos que se espera que se tornem, à imagem dos seus ‘antepassados’ de 1966, nos novos heróis do Sporting Clube de Braga, os heróis de 2016.

Paulo Fonseca: “Todos os jogadores estão no pico da sua motivação”

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, assumiu que a final da Taça de Portugal é um sonho perseguido desde de criança, frisando que não é mais especial por ser frente ao FC Porto. 'Este jogo tem um significado especial porque é um final da Taça. É um sonho para mim estar aqui, que persigo há muito tempo, desde criança. Frente ao FC Porto não a torna mais especial', começou por dizer o técnico ‘arsenalista' na conferência de antevisão à final.

Paulo Fonseca lembrou que “no início da época tínhamos o objectivo de repetir a presença na final da Taça de Portugal e outros que já cumprimos. Esta era a cereja no topo do bolo”, salientou. “O clube não ganha esta competição há 50 anos e vem de uma final em que esteve muito próximo de vencer. Ganhar este troféu era transformar uma época muito boa numa época fantástica”, salientou o treinador em conferência, já no Jamor.

O treinador do SC Braga reconhece que “este jogo tem um significado especial porque é uma final da Taça de Portugal” e vinca que “era um sonho de criança estar neste dia único”. Quanto ao adversário, que bem conhece, refere qye “não o torna mais especial”. Centra as atenções na sua equipa. “O SC Braga chega aqui com todos os objectivos da época cumpridos mas os últimos jogos não foram como pretendíamos, Isso não nos retira ambição nesta final, até porque este jogo é sempre diferente. Todos os jogadores vão estar no pico da sua motivação”, adiantou Paulo Fonseca. Em jeito de motivação, deixa um reparo aos jogadores. “Quem vem disputar este desafio não pode pensar noutra coisa que não seja subir as escadas e pegar naquela taça única”.

Paulo Fonseca considera que o favoritismo para este jogo da final da Taça de Portugal cai para o lado do FC porto, “ por haver significativas diferenças em relação ao que foram os objectivos e investimentos dos clubes”, mas apresenta argumentos para discutir a vitória. “Este grupo não desconfia da sua capacidade e esta é uma final. O que se passou na época anterior pouca influência vai ter”, mencionou.
Como sempre, o treinador do SC Braga deixou ainda uma palavra de apreço aos adeptos. “Vamos ter aqui a grande maioria a dos nossos adeptos e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para lhes darmos a alegria que querem”, constatou.

Alan: “Coragem, dedicação e concentração para vencer”

Alan destacou, ontem, a importância de poder oferecer a Taça de Portugal aos adeptos do Sporting Clube de Braga, enaltecendo o bom momento dos colegas de equipa.
“É um sonho de todos os adeptos e pretendemos realizá-lo. É uma alegria imensa vê-los juntos no estádio. A equipa está tranquila e temos muita ambição”, referiu o capitão arsenalista, acrescentando já ter sonhado “em subir os degraus e levantar a Taça”.

O experiente extremo brasileiro afirma que a equipa está preparada para disputar o jogo e lutar pela conquista do troféu, mesmo considerando que é um grupo jovem, mas lembrando que tem bastante qualidade e ambição: “tenho a certeza que o grupo está tranquilo, apesar de ser jovem. Já provámos que somos uma equipa grande e com ambição”. Mas Alan acrescenta que para tal acontecer, o SC Braga tem que ultrapassar um FC Porto que “é uma grande equipa e são favoritos” e que só mesmo com “coragem, dedicação e concentração” se pode vencer.

“O FC Porto é uma grande equipa, são favoritos e estão aqui a lutar pela Taça. A época que realizaram não tem qualquer influência neste jogo”, referiu o brasileiro, acrescentando: “o SC Braga tem de jogar como sempre: com coragem , dedicação e concentração. A amizade dentro e fora de campo também é fundamental”.

Alan é o único jogador do plantel dos Guerreiros do Minho que já passou pela experiência de levantar a Taça de Portugal, quando estava ao serviço precisamente do FC Porto e aproveitou para transmitir essa experiência aos seus companheiros de equipa. “[A propósito da final da Taça de Portugal que Alan venceu pelo FC Porto em 2006, após triunfo frente ao V. Setúbal por 1-0] Expliquei-lhes [aos colegas] o que era a festa da Taça, uma festa fenomenal com uma alegria imensa. Mostrei-lhes algumas coisas desse ano. Os nossos jogadores estão muito felizes por estarem numa final como esta e estão cheio de vontade de lutar pela vitória”.

Uma festa que se estende do Minho até ao Jamor

A final da Taça de Portugal é a “autêntica” festa do futebol, uma montra de excelência para os jogadores, que só por si é sinal de motivação para qualquer um dos intervenientes. Os adeptos, como sempre, provam que estão ao lado da equipa do SC Braga e esperam-se mais de 12 mil espectadores no Estádio do Jamor, a fazerem frente aos adeptos do clube adversário. Não restam dúvidas que as atenções deste domingo estarão centradas por completo neste final FC Porto - SC Braga, com a festa a estender-se desde a capital do Minho até ao centro do país, mais concretamente no Jamor.

O dia promete ser longo, com os adeptos do SC Braga a acordarem bem cedo para cumprirem mais 300 quilómetros e ocupar o respectivo lugar no Estádio Nacional. São mais de 130 os autocarros devidamente preparados e que seguem assim destino ao Vale do Jamor, tal como aconteceu há um ano, quase todos a partirem da zona do Estádio Municipal de Braga. Para os que optaram por este meio de transporte, o despertar está marcado para bem cedo, pois a frota arranca às 5.30 horas.

Quem ficar por Braga não deixa de ter motivos para se associar a esta festa do futebol e do SC Braga. A câmara municipal instalou um ecrã gigante na Praça do Município para que todos os bracarenses possam assistir ao encontro da Final da Taça de Portugal.Deste modo, os apoiantes que não se deslocarem ao Jamor têm oportunidade de acompanhar em directo as incidências da partida e participar em mais um momento histórico para o clube e para a cidade, na esperança de repetir uma conquista que se consumou há precisamente 50 anos.

A animação na Praça do Município tem início às 15 horas, antecedendo a transmissão do jogo da final, que está marcado para as 17.15 horas. Todos os Bracarenses estão convidados a participar.

Correio do Minho
 

Anuncios M