No seguimento do assunto que estava a ser debatido no tópico do jogo com o Slovan Liberec referente ao público nas bancadas penso que vale a pena abrir um tópico específico para o tema que ajude a reunir as ideias e sugestões dos foristas, se a moderação achar que não vale a pena esteja à vontade para fazer o que entender.
Os adeptos são, na minha opinião, o maior património do Braga e fidelizar os actuais e atrair mais é fundamental para o nosso sucesso e crescimento. As medidas praticadas nos últimos tempos pelo clube têm sido, na minha opinião, tiros nos pés nomeadamente o preço dos bilhetes praticados como no último jogo, o desajustado aumento do valor das quotas particularmente nas crianças, reformados e correspondentes que como era espectável estão a ter resultados negativos ao nível de público e com repercussões que julgo, quanto mais tempo se mantêm, mais difíceis serão de reverter, já quase não se vêm crianças no estádio.
Felizmente temos um núcleo interessante de adeptos fieis que está sempre presente, mas temos cidade e região para sermos ainda mais. Perdemos uma grande oportunidade com os melhores anos desportivos do clube para atrair mais adeptos, quem sabe não estamos agora a construir mais uma bela caminhada, temos de a saber aproveitar para trazer a cidade para junto do clube e não tomar medidas que a afastem, temos de ter uma visão de médio e longo prazo, não esquecer que muitas vezes menos é mais, como referiu um forista, vejam o exemplo da Ryanair.
Acredito que podemos ter uma média boa de assistências haja um departamento de marketing no clube que saiba trabalhar a questão dos adeptos, temos tentado apostar no departamento de comunicação que é importante mas comunicação não é marketing são coisas diferentes, cabe ao departamento de marketing criar estratégias de captação e fidelização de adeptos e gerir a marca Braga, a comunicação é só uma mais uma ferramenta do marketing.
Temos, nos últimos anos, sido algumas vezes o 4º clube com mais adeptos nas bancadas em Portugal embora a comunicação social por vezes parece não querer ver isso.
Horários dos jogos, estacionamento, bares, acesso aos pisos superiores, segurança, filas de entrada, animação do estádio, quotas, lugares anuais etc são tudo questões que para o adepto fiel podem não ser limitativas mas para atrair novos adeptos é importante que sejam trabalhadas.
Nota: Quando digo que devemos ter preços mais ajustados não me refiro a borlas, sou contra a não ser em ocasiões pontuais que se justifiquem.