.
Essa do simbolo realmente não entendi!! posso estar a ser ignorante.... mas como é que por exemplo o emblema do SCB pode passar de facturar 1 milhão para 10 milhões por exemplo?! Havendo alteração do nosso Emblema os sportinguistas, benfiquistas, portistas, chineses, vão comprar as nossas camisolas?! ou os Braguistas vão comprar 20 camisolas de cada vez que vão ao estádio?!! É que não me parece que haja alguém que AME o SCB e não ame o seu emblema, logo poderia haver uma melhoria nas vendas mas não me parece que fosse substancial, porque quem compra já compra por amor e não só por moda! não entendo esses números em relação apenas à mudança de emblema!! Certo que um Clube hoje deve-se ver como uma marca, mas dai a comparar-se a uma marca tipo nike ou lacatoni (mudou recentemente) na sua estratégia em relação ao emblema parece-me descabido!! Eu como sócio, de certeza que não aceitaria e contra isso lutaria se o nosso Emblema fosse alterado apenas e somente por uma lógica de merchandising!! O nosso Emblema acarreta História e Identidade, e não apenas valor comercial! Para teres essa diferença sustancial que referes a nivel de vendas terias de vencer competições (de certeza que ser Campeão Nacional faz vender muitas camisolas) e ter pelo menos 1 Craque na equipa (de preferência goleador que são os que mais vendem), isto na minha opinião, mas se puderes dar a tua explicação...
Em relação ao emblema dos Gverreiros do Minho, é um emblema secundário e na minha opinião muito bem conseguido que deve ter continuidade no merchandising no nosso apoio ao Clube. Eu utilizo os 2 emblemas, são lindos!
Obviamente que nas condições actuais quando refiro o 1milhão não estou a falar do Braga mas de grandes marcas. há logos que são um desastre, em vez de chamar atenção, fazem exactamente o contrário. Um mau logotipo pode significar desastre de vendas.
No Braga à sua dimensão podemos estar a falar de centenas de milhares de euros. Um chinês não vai andar com a camisola do Braga por ter um a boa imagem, seja pelo logo, seja pela imagem que esteja estampada, etc etc? Desculpa mas aqui estás redondamente enganado. Quantas dezenas de milhões de pessoas não vestem equipamentos de clubes americanos de basebol, hoquei gelo e mesmo basquete (só para falar de alguns desportos) sem fazerem a mínima ideia do que são essas equipas ou mesmo até que estão a comprar camisolas dessas equipas? Compram apenas pela imagem que lhes está a ser vendida.
O pessoal compra por amor ao clube? Infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista de cada um), as compras são cada vez mais por impulso e moda. Se fosse por amor ao clube bem estavam lixados os clubes para vender camisolas. Desde logo o Real Madrid a vender camisolas a 120€.
Não é descabido um clube ver-se como a Nike ou Lacatoni, pelo contrário esse é o caminho, basta ver o caminho seguido pelos maiores clubes do mundo, não há muito que enganar. Nalguns casos mais que os resultados importa o show off criado a imagem e estatuto associada.
Obviamente para aumentar exponencialmente as vendas os resultados são um fator importante ou pelo menos ter craques. No caso do Braga o mercado ainda é pequeno, mas em minha opinião tem uma margem de crescimento exponencial, pode ir muito, mas muito além dos sócios e da sua base de apoio actual.
Isto só é possível com uma comunicação moderna que pode ou não incluir o simbolo. Como referi o simbolo dos guerreiros se bem trabalhado neste momento tem um valor provavelmente bem acima do valor do simbolo do clube. (coisa que não faz muito sentido em minha opinião) Tem possibilidades quase ilimitadas.
Um pouco como termos o estádio com o nome Estádio municipal de Braga/ a pedreira ou o Rochedo (ou algo parecido). Qual teria mais possibilidades de sucesso?
No resto estás completamente no teu direito de estares contra qualquer mudança, ninguém pode pôr isso em questão.
Mas não te esqueças que qualquer mudança é feita tendo em conta a história e a identidade, só que a pensar no futuro. Um novo simbolo se bem feito é apenas uma continuidade, não uma rotura. Um novo simbolo continua a ter identidade e história, se for bem conseguido tem ainda mais que o anterior.
Não tenho duvidas nenhumas que 99% das pessoas preferem o actual simbolo do Arsenal (com certeza tu incluído)e não foi por isso que o clube perdeu alguma coisa, pelo contrário provavelmente até ganhou.