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SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
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SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
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RuberAlbus
RuberAlbus Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1100 em: 03 de Janeiro de 2021, 21:40 »
Enquanto não reverterem o colossal erro de umas épocas atrás, vai ser complicado reverter a tendência de queda num clube que, ao nível dos resultados desportivos, está algo estagnado.
PAF Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1101 em: 03 de Janeiro de 2021, 23:19 »
A última renumeração tinha sido para inglês ver, muita gente que não pagava cotas há anos continuou com novo número. Desta vez a limpeza foi maior. Pelo menos dos casos que conheço ligaram a perguntar se queriam continuar a ser sócios, já nem tinham feito a última renumeração, mas acho que o Braga fez bem ligar.
Não esquecer o aumento de quotas, quem desistiu continuou com número.
Neste momento provavelmente mais de 70 ou 80% dos sócios têm quotas em atraso (desde Fevereiro/março do ano passado), devem escapar os que pagam por transferência e os que foram ver o jogo da Liga europa.
Se o Braga (e já agora todos os outros clubes em Portugal e por esse mundo fora) nada fizer uma grande percentagem deles vai à vida, se forem uma família de 3 ou 4 pessoas quando os jogos com público retomarem podemos estar a falar de 500€ de uma vez. Já todos sabem o que vai acontecer.
Se agora 15mil parecem poucos a realidade infelizmente deve ser bem pior. A realidade não reflete a pandemia.
Vão ser precisas medidas radicais para que não se perca trabalho de dezenas de anos, vamos ver se o clube vai ter a sabedoria de as tomar, num passado recente fez exatamente o oposto, sendo o aumento pornográfico de cotas o mais evidente.
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guerreiro1921 Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1102 em: 03 de Janeiro de 2021, 23:56 »
Foi uma descida previsível, devido ao momento que atravessamos. No entanto, acho que o a pandemia não justifica tudo, o que torna esta descida  grave e preocupante.

E é também pelo momento que vivemos que o clube deveria repensar seriamente a politica de angariação de sócios. Temos das quotas mais baratas no país, somos uma cidade jovem e em crescimento, o clube tem alcançado cada vez mais sucesso desportivo. Mas então o que falta para conseguirmos aumentar e manter o número de sócios?
Acho que está na hora do clube pensar muito seriamente neste assunto, pois claramente as medidas que têm sido feitas não têm surtido efeito.   

Lembro-me, por exemplo, de um post do rpo.castro há uns anos atrás com inúmeras medidas que poderiam ser tomadas para melhorar  as condições dos sócios. Quantas medidas foram tomadas nesse sentido? Sem dúvida alguma Insuficientes, tendo em conta os resultados da renumeração.

Ir às escolas oferecer uns bilhetes ou ter quotas baixas não chega para angariar sócios. É preciso fazer muito mais, e com o passar do tempo vai ser preciso fazer ainda mais. Que o clube comece a pensar seriamente neste assunto e arranje soluções para estas consecutivas quedas. Ontem já era tarde.
PAF Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1103 em: 04 de Janeiro de 2021, 01:31 »
Foi uma descida previsível, devido ao momento que atravessamos. No entanto, acho que o a pandemia não justifica tudo, o que torna esta descida  grave e preocupante.

E é também pelo momento que vivemos que o clube deveria repensar seriamente a politica de angariação de sócios. Temos das quotas mais baratas no país, somos uma cidade jovem e em crescimento, o clube tem alcançado cada vez mais sucesso desportivo. Mas então o que falta para conseguirmos aumentar e manter o número de sócios?
Acho que está na hora do clube pensar muito seriamente neste assunto, pois claramente as medidas que têm sido feitas não têm surtido efeito.   

Lembro-me, por exemplo, de um post do rpo.castro há uns anos atrás com inúmeras medidas que poderiam ser tomadas para melhorar  as condições dos sócios. Quantas medidas foram tomadas nesse sentido? Sem dúvida alguma Insuficientes, tendo em conta os resultados da renumeração.

Ir às escolas oferecer uns bilhetes ou ter quotas baixas não chega para angariar sócios. É preciso fazer muito mais, e com o passar do tempo vai ser preciso fazer ainda mais. Que o clube comece a pensar seriamente neste assunto e arranje soluções para estas consecutivas quedas. Ontem já era tarde.
Esta descida pelo que percebi não inclui a pandemia, não tem nada a ver com o momento, é o reflexo da realidade pré pandemia, que diga-se já se adivinhava, bastava ver as assistências que íamos tendo. (aqui salvo raras exceções e infelizmente no clube sempre acharam que a culpa era das pessoas...)
É preocupante o nº de sócios com mais de 25 anos de associativismo que desiste, 20 a 25% pelos nº que o pessoal vai apresentado, é estranho.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1104 em: 04 de Janeiro de 2021, 06:05 »
Acredito piamente que enquanto o nosso clube jogar no estádio onde joga, as assistências nunca vão passar muito disto. O número de adeptos cresceu mas o número de pessoas que vão ao estádio não acompanha esse crescimento e o motivo é mais que evidente, o nosso estádio é uma *****. É uma ***** bonita, mas é uma *****.

Os resultados desportivos nos últimos 15 anos são os melhores da história do clube e ainda assim a média de espectadores não é muito melhor do que era no 1º de Maio (porque será ...).

Queremos fortalecer a relação entre o clube e a cidade mas o clube praticamente nem joga na cidade. A única coisa que invejo aos espanhóis é a situação do estádio deles. Um estádio normal com 4 bancadas (coitados, nós temos uma "obra de arte", pena que obras de arte pertençam aos museus) bem dentro da cidade. O que eu não dava por isso.

Até podíamos ganhar uma Champions, as assistências nunca iam passar muito do que já foram. Renovar o 1º de Maio ou construir um estádio novo, um estádio decente, são as únicas formas que vejo de mudar a situação. Infelizmente creio que hei de morrer e o nosso Braga ainda jogar no Municipal.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1105 em: 04 de Janeiro de 2021, 06:12 »
E outra coisa, vejo muita gente a dizer "o clube devia fazer isto devia fazer aquilo" mas porra, estamos a falar de um clube que anda há mais de 15 anos a obter resultados fantásticos para a realidade portuguesa. Um clube que por pouco não foi campeão e por pouco não ganhou uma competição europeia. Um clube no qual se está a tornar "habitual" ganhar títulos. No qual é normal passar fases de grupos da Europa, no qual o 4º lugar já sabe a pouco de tantas vezes que acontece. Que mais querem que o clube faça ?

Braga é uma excelente cidade para um clube de futebol, o problema é que em Braga vivem portugueses. Este país e esta cidade não merecem clubes como o nosso.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1106 em: 04 de Janeiro de 2021, 14:29 »
E outra coisa, vejo muita gente a dizer "o clube devia fazer isto devia fazer aquilo" mas porra, estamos a falar de um clube que anda há mais de 15 anos a obter resultados fantásticos para a realidade portuguesa. Um clube que por pouco não foi campeão e por pouco não ganhou uma competição europeia. Um clube no qual se está a tornar "habitual" ganhar títulos. No qual é normal passar fases de grupos da Europa, no qual o 4º lugar já sabe a pouco de tantas vezes que acontece. Que mais querem que o clube faça ?

Braga é uma excelente cidade para um clube de futebol, o problema é que em Braga vivem portugueses. Este país e esta cidade não merecem clubes como o nosso.
Isto é a apologia do adepto metralha: ser adepto porque ganha. Se fosse assim que teria sido do Braga até agora ou que será das centenas de clubes pelo país fora que não ganham nada. Não merecem adeptos? Ou não os têm sequer?
Se um clube só tem para oferecer vitórias, oferece muito pouco.

Mas a mentalidade de pensar que nós estamos bem e quem não "compra" é que é estúpido/ingrata, é sem dúvida uma fórmula de sucesso.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1107 em: 04 de Janeiro de 2021, 15:12 »
E outra coisa, vejo muita gente a dizer "o clube devia fazer isto devia fazer aquilo" mas porra, estamos a falar de um clube que anda há mais de 15 anos a obter resultados fantásticos para a realidade portuguesa. Um clube que por pouco não foi campeão e por pouco não ganhou uma competição europeia. Um clube no qual se está a tornar "habitual" ganhar títulos. No qual é normal passar fases de grupos da Europa, no qual o 4º lugar já sabe a pouco de tantas vezes que acontece. Que mais querem que o clube faça ?

Braga é uma excelente cidade para um clube de futebol, o problema é que em Braga vivem portugueses. Este país e esta cidade não merecem clubes como o nosso.
Isto é a apologia do adepto metralha: ser adepto porque ganha. Se fosse assim que teria sido do Braga até agora ou que será das centenas de clubes pelo país fora que não ganham nada. Não merecem adeptos? Ou não os têm sequer?
Se um clube só tem para oferecer vitórias, oferece muito pouco.

Mas a mentalidade de pensar que nós estamos bem e quem não "compra" é que é estúpido/ingrata, é sem dúvida uma fórmula de sucesso.

Não disse nada disso. Só não percebo genuinamente que mais é que as pessoas querem que o clube em si faça. Em campo, faz-se do melhor que se pode, as cotas são baratas, os bilhetes para os jogos idem, depois da loja do Braga Parque (que é de facto pequeníssima) abrimos uma loja em condições bem no centro da cidade. Se o clube podia fazer mais ? Certamente que podia mas sinceramente acho que já se chega a um ponto em que simplesmente se tem que aceitar que provavelmente não se vai "converter" muita mais gente. A maior parte das pessoas que se "converteram" ao Braga são putos que não têm capacidade de ir aos jogos sozinhos ou de se fazerem sócios e pagarem cotas. Pelo menos quando ando pela cidade vejo muita juventude com roupa do nosso clube, bem mais do que quando eu era puto. Diria que as nossas assistências se melhorarem vai ser mais para o futuro, independentemente dos resultados desportivos melhorarem ou piorarem até, porque a base já está lá, daqui a uns 10 anos provavelmente, quando muita dessa juventude chegar à idade de poder ir ao estádio e gastar dinheiro no clube.

Merecer este clube merecia que toda a cidade e arredores o apoiasse, mas estamos em Portugal, a realidade não é essa. Acredito que um dia possa vir a ser mas é um processo que vai durar gerações, não vai ser em 15 ou 20 anos.

E volto a repetir que no meio disto tudo o estádio é o nosso maior entrave ao crescimento. Não se consegue criar o bom hábito de ir aos jogos com um estádio como o nosso. Os transportes públicos são maus, o estacionamento é mau, o estádio em si é horrível (até podia ser exactamente no mesmo sítio, ao menos que fosse um estádio normal com 4 bancadas onde não se tivesse que subir 600 escadas para ver um jogo de futebol). Lembro-me perfeitamente de ir a pé ao primeiro de Maio e de ver um mar de gente a andar todo na mesma direcção. Sonho em um dia ver um cenário semelhante outra vez.

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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1108 em: 04 de Janeiro de 2021, 15:56 »
Não disse nada disso. Só não percebo genuinamente que mais é que as pessoas querem que o clube em si faça. Em campo, faz-se do melhor que se pode, as cotas são baratas, os bilhetes para os jogos idem, depois da loja do Braga Parque (que é de facto pequeníssima) abrimos uma loja em condições bem no centro da cidade. Se o clube podia fazer mais ? Certamente que podia mas sinceramente acho que já se chega a um ponto em que simplesmente se tem que aceitar que provavelmente não se vai "converter" muita mais gente. A maior parte das pessoas que se "converteram" ao Braga são putos que não têm capacidade de ir aos jogos sozinhos ou de se fazerem sócios e pagarem cotas. Pelo menos quando ando pela cidade vejo muita juventude com roupa do nosso clube, bem mais do que quando eu era puto. Diria que as nossas assistências se melhorarem vai ser mais para o futuro, independentemente dos resultados desportivos melhorarem ou piorarem até, porque a base já está lá, daqui a uns 10 anos provavelmente, quando muita dessa juventude chegar à idade de poder ir ao estádio e gastar dinheiro no clube.

Merecer este clube merecia que toda a cidade e arredores o apoiasse, mas estamos em Portugal, a realidade não é essa. Acredito que um dia possa vir a ser mas é um processo que vai durar gerações, não vai ser em 15 ou 20 anos.

E volto a repetir que no meio disto tudo o estádio é o nosso maior entrave ao crescimento. Não se consegue criar o bom hábito de ir aos jogos com um estádio como o nosso. Os transportes públicos são maus, o estacionamento é mau, o estádio em si é horrível (até podia ser exactamente no mesmo sítio, ao menos que fosse um estádio normal com 4 bancadas onde não se tivesse que subir 600 escadas para ver um jogo de futebol). Lembro-me perfeitamente de ir a pé ao primeiro de Maio e de ver um mar de gente a andar todo na mesma direcção. Sonho em um dia ver um cenário semelhante outra vez.
Não percebo o teu discurso.
Acredito que para ti e muitos outros não seja preciso mais nada, mas não consigo compreender que não vejas tudo o que está ao redor, que não vejas os números, as consequências de acções do clube (positivas e negativas) e a necessidade obrigatória de cativar mais gente.

O Braga não merece nem deixa de merecer. Não é uma ONG ou uma entidade que faz algo altruísta. É, para quem não foi mordido pelo bichinho, uma empresa, que compete com muita coisa, desde outros clubes, a outras actividades de lazer, que disputam o mesmo tempo (a mesma atenção entenda-se).

A falta de dimensão (de sócios e adeptos) é um travão ao crescimento desportivo, porque está ligada directamente às receitas, e indirectamente aos apoios desportivos. Quando o Braga desportivamente está perto do topo, várias mãos se erguem para nos rebaixar, porque não temos dimensão.

E sobre estas recontagens - e um ponto que o PAF salienta muito bem - a questão nem se coloca em evangelizar novos adeptos mas naqueles que se perdem num número atroz. Se perder sócios que nunca o foram na verdadeira acessão da palavra (ofertas por exemplo) é algo relativamente normal, perder sócios com anos e anos de fidelização, décadas até, é extremamente preocupante. E como dizes não é pelo factor desportivo.
O Estádio pode explicar muita coisa, mas não pode servir como lava mãos. O péssimo estádio não explica inacção do clube. Nem é uma sentença de morte que devemos aceitar pacificamente até que a lâmina nos caia em cima.

O clube pode fazer muita coisa, e até tem feito alguma coisa. Algumas boas, a nível da comunicação e do martketing, outras incipientes, más ou desastrosas. A alameda do adepto está na 1ª (e a Final 4 da Taça da Liga demonstra o que pode ser feito), o aumento de quotas está no últimos.

Quotas baratas? Comparado com quém?
Eu se olhar para o fcp, vejo vários sectores com quotas muito mais baratas, sobretudo nos jovens e nos sócios por correspondência. Lá está nos sócios que tu dizes serem o futuro (jovens, e que o são) o clube resolveu criar barreiras ao estabelecimento da sua ligação com o clube. Jovens que têm dezenas de alternativas à disposição. Gratuitas, confortáveis, apelativas. Sem necessidade de acompanhamento apoio parental.

E para os sócios que de repente sofreram um aumento de 33% na quotas? Alguém julgaria que isso não teria um efeito nefasto?

Temos um "produto" que é o mesmo de há 60 atrás, um estádio que por termo de comparação (e se calhar em comparação directa) é pior, e para ajudar paga mais!

Os bilhetes são baratos? Mas se é pelo preço, posso ficar no conforto da minha casa, com 1 PC e assistir ao mesmo à borla.
O SC Braga é um clube, e tem de vender o que o vendem os clubes: um sentimento de pertença e de partilha. Tem de oferecer algo que não ofereça em outro lado. Tem de oferecer experiências, que façam uma pessoa querer voltar uma e outra vez. Têm de mostrar preocupação pela satisfação de cada um. É o que fazem a maior parte das empresas que vendem serviços. Têm de ser "chatos", têm de trabalhar duro para conquistar migalha a migalha, não podem montar uma barraca das 10h às 18h00 e esperar que o dinheiro entre nos bolsos.

Não consigo perceber como alguém com anos e anos disto, não compreende a urgência e a necessidade de tudo isto, de fazer mais e mais, de nos adaptarmos a um mundo que muda a todos os dias (e este ano mudou tanto em tão pouco tempo). Há clubes de distrital a fazerem muito mais do que faz o Braga. Clubes a refundarem-se ou a mudarem, com gente com novas ideias, e que de repente conseguiam encher os estádios outra vez, que levavam enormes ondas de apoio nos jogos fora, que conseguiram receitas onde não as existiam. Não nos podemos conformar. Não podemos aceitar o "vai morrer assim".

E com isto não quero dizer que está tudo mal, ou que se fez tudo mal (ou nada) ou atacar alguém. É só constatar que neste aspeto estamos a fazer muito aquém do que podemos e temos de fazer, e por isso discordo.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1109 em: 04 de Janeiro de 2021, 16:15 »
Não percebo o teu discurso.
Acredito que para ti e muitos outros não seja preciso mais nada, mas não consigo compreender que não vejas tudo o que está ao redor, que não vejas os números, as consequências de acções do clube (positivas e negativas) e a necessidade obrigatória de cativar mais gente.

O Braga não merece nem deixa de merecer. Não é uma ONG ou uma entidade que faz algo altruísta. É, para quem não foi mordido pelo bichinho, uma empresa, que compete com muita coisa, desde outros clubes, a outras actividades de lazer, que disputam o mesmo tempo (a mesma atenção entenda-se).

A falta de dimensão (de sócios e adeptos) é um travão ao crescimento desportivo, porque está ligada directamente às receitas, e indirectamente aos apoios desportivos. Quando o Braga desportivamente está perto do topo, várias mãos se erguem para nos rebaixar, porque não temos dimensão.

E sobre estas recontagens - e um ponto que o PAF salienta muito bem - a questão nem se coloca em evangelizar novos adeptos mas naqueles que se perdem num número atroz. Se perder sócios que nunca o foram na verdadeira acessão da palavra (ofertas por exemplo) é algo relativamente normal, perder sócios com anos e anos de fidelização, décadas até, é extremamente preocupante. E como dizes não é pelo factor desportivo.
O Estádio pode explicar muita coisa, mas não pode servir como lava mãos. O péssimo estádio não explica inacção do clube. Nem é uma sentença de morte que devemos aceitar pacificamente até que a lâmina nos caia em cima.

O clube pode fazer muita coisa, e até tem feito alguma coisa. Algumas boas, a nível da comunicação e do martketing, outras incipientes, más ou desastrosas. A alameda do adepto está na 1ª (e a Final 4 da Taça da Liga demonstra o que pode ser feito), o aumento de quotas está no últimos.

Quotas baratas? Comparado com quém?
Eu se olhar para o fcp, vejo vários sectores com quotas muito mais baratas, sobretudo nos jovens e nos sócios por correspondência. Lá está nos sócios que tu dizes serem o futuro (jovens, e que o são) o clube resolveu criar barreiras ao estabelecimento da sua ligação com o clube. Jovens que têm dezenas de alternativas à disposição. Gratuitas, confortáveis, apelativas. Sem necessidade de acompanhamento apoio parental.

E para os sócios que de repente sofreram um aumento de 33% na quotas? Alguém julgaria que isso não teria um efeito nefasto?

Temos um "produto" que é o mesmo de há 60 atrás, um estádio que por termo de comparação (e se calhar em comparação directa) é pior, e para ajudar paga mais!

Os bilhetes são baratos? Mas se é pelo preço, posso ficar no conforto da minha casa, com 1 PC e assistir ao mesmo à borla.
O SC Braga é um clube, e tem de vender o que o vendem os clubes: um sentimento de pertença e de partilha. Tem de oferecer algo que não ofereça em outro lado. Tem de oferecer experiências, que façam uma pessoa querer voltar uma e outra vez. Têm de mostrar preocupação pela satisfação de cada um. É o que fazem a maior parte das empresas que vendem serviços. Têm de ser "chatos", têm de trabalhar duro para conquistar migalha a migalha, não podem montar uma barraca das 10h às 18h00 e esperar que o dinheiro entre nos bolsos.

Não consigo perceber como alguém com anos e anos disto, não compreende a urgência e a necessidade de tudo isto, de fazer mais e mais, de nos adaptarmos a um mundo que muda a todos os dias (e este ano mudou tanto em tão pouco tempo). Há clubes de distrital a fazerem muito mais do que faz o Braga. Clubes a refundarem-se ou a mudarem, com gente com novas ideias, e que de repente conseguiam encher os estádios outra vez, que levavam enormes ondas de apoio nos jogos fora, que conseguiram receitas onde não as existiam. Não nos podemos conformar. Não podemos aceitar o "vai morrer assim".

E com isto não quero dizer que está tudo mal, ou que se fez tudo mal (ou nada) ou atacar alguém. É só constatar que neste aspeto estamos a fazer muito aquém do que podemos e temos de fazer, e por isso discordo.

Aceito tudo o que dizes e admito que me escapou o facto de haverem muitos sócios que o deixaram de ser, não era a isso que me referia. Referia-me mais à captação de "novos" adeptos e sócios.

O aumento das cotas iria sempre ter um efeito nefasto é claro mas também compreendo que o clube se sinta quase obrigado a fazê-lo, é um negócio como dizes e tem que tentar maximizar a participação financeira dos seus sócios. Foi claramente um erro mas percebo a intenção do clube. Tendo mais sócios é natural que tente fazer com que isso se traduza em mais receitas.

E concordo em absoluto que se precisa de vender o sentimento de partilha e de pertença, o problema é que esses sentimentos só se atingem nos estádios, não é com likes no facebook ou instagram (onde o nosso clube até nem está nada mal). Sinceramente não vejo muita coisa que possa ser feita para melhorar as condições do estádio (para além de talvez uns elevadores ou umas protecções laterais contra o vento/chuva).

E eu digo que este clube "merece" porque é provavelmente a instituição que mais representa esta cidade tanto cá dentro como lá fora. Somos uma cidade com muito para oferecer mas se não fosse pelo SC Braga provavelmente muita gente no estrangeiro nem saberia que Braga existe.

No entanto mantenho o que disse, penso que daqui a uns 10/15 anos o cenário será bem mais animador visto que vem aí a primeira geração de bracarenses que são na sua maioria adeptos do Braga. E isto, por muito que se diga que é responsabilidade do clube (e em parte é) deve-se principalmente aos resultados desportivos. Pode ser difícil de digerir mas a verdade é que a maioria das pessoas se sentem atraídas pelo sucesso, particularmente numa cultura desportiva como a do nosso país. 
rpo.castro
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1110 em: 04 de Janeiro de 2021, 17:55 »
No entanto mantenho o que disse, penso que daqui a uns 10/15 anos o cenário será bem mais animador visto que vem aí a primeira geração de bracarenses que são na sua maioria adeptos do Braga. E isto, por muito que se diga que é responsabilidade do clube (e em parte é) deve-se principalmente aos resultados desportivos. Pode ser difícil de digerir mas a verdade é que a maioria das pessoas se sentem atraídas pelo sucesso, particularmente numa cultura desportiva como a do nosso país.

E concordo em absoluto que se precisa de vender o sentimento de partilha e de pertença, o problema é que esses sentimentos só se atingem nos estádios, não é com likes no facebook ou instagram (onde o nosso clube até nem está nada mal). Sinceramente não vejo muita coisa que possa ser feita para melhorar as condições do estádio (para além de talvez uns elevadores ou umas protecções laterais contra o vento/chuva).
Tens o potencial, mas se não os levares, cativares e reteres, nada feito. Não vão cair no mel.

É diferente ires ao estádio para ver 1h30 de futebol, que podes ver na tv, ou passar 3 horas a conviver, com actividades para todos os gostos e toda a família, que inclui um jogo de futebol. Parece o mesmo, mas não é.

Ano passado o Famalicão chegou a oferecer bebidas quentes num jogo de inverno, e acho que ofereceu qualquer coisa numa deslocação fora enquanto a malta aguardava aquele tempo para sair. Não é isso que faz um gajo ir. Mas é daquelas merdas que um gajo quando lá está sente que pensaram nele, que o sacrifício não é só de um lado.

Perder 10.000 sócios é perder à volta de 1 milhão de euros/ano só em quotas (fora bilhetes e afins). Quanto precisaria o clube de investir só para reter 25% ou 50% desses sócios? Certamente que não seriam 250 ou 500k/ano, só para reter esses.
Quem não sente não é filho de boa gente.
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Magicobraga
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1111 em: 04 de Janeiro de 2021, 19:25 »
Mas não se perde mais ou menos isto sempre que há remuneração?
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1112 em: 04 de Janeiro de 2021, 19:29 »
Tens o potencial, mas se não os levares, cativares e reteres, nada feito. Não vão cair no mel.

É diferente ires ao estádio para ver 1h30 de futebol, que podes ver na tv, ou passar 3 horas a conviver, com actividades para todos os gostos e toda a família, que inclui um jogo de futebol. Parece o mesmo, mas não é.

Ano passado o Famalicão chegou a oferecer bebidas quentes num jogo de inverno, e acho que ofereceu qualquer coisa numa deslocação fora enquanto a malta aguardava aquele tempo para sair. Não é isso que faz um gajo ir. Mas é daquelas merdas que um gajo quando lá está sente que pensaram nele, que o sacrifício não é só de um lado.

Perder 10.000 sócios é perder à volta de 1 milhão de euros/ano só em quotas (fora bilhetes e afins). Quanto precisaria o clube de investir só para reter 25% ou 50% desses sócios? Certamente que não seriam 250 ou 500k/ano, só para reter esses.

Concordo com tudo. Temos um espaço enorme na alameda do estádio por aproveitar. No entanto até com as rulotes se conseguiu acabar (tenho ideia de ser só contra os grandes e espanhóis mas sinceramente já não me lembro de as ver abertas).
GverreirodoMinho
GverreirodoMinho Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1113 em: 04 de Janeiro de 2021, 20:00 »
O problema não é o estádio em si, e não é por isso que as pessoas não vão ao estádio.
O problema é o ambiente de convívio que não se consegue criar por termos o estádio num sítios tão desviado, e sem nada nos arredores, onde só dá para ir ver a bola mesmo.
Quando era no 1° de Maio, as pessoas tiravam o dia para ir ver o Braga. A seguir ao almoço ia-se para a avenida, beber um café, fino, etc, e depois na hora do jogo é que se fazia, a pé, a romaria para o estádio.
Da maneira como as coisas estão montadas ali, isso não dá para fazer. O estádio está num sítio sem movimento, onde não está ninguém que não seja quem vai ver o Braga. Não há cafés, esplanadas, lojas, parques, roulotes ou o que quer que seja. Resumindo, só compensa ir para lá quando começa o jogo.
Neste momento, como não há mais nada, só há dois tipos de pessoas que vão ao estádio: as que realmente adoram o Braga, e as que realmente adoram futebol. O grande problema é que a maior parte das pessoas não gostam assim tanto de futebol, gostam sim do convívio que é ver um jogo (do que quer que seja) com os amigos, e nesse caso é mais prático reunir num café ou em casa de alguém do que estarem a ir ao estádio.
 Se houvesse oferta para convívio pré-jogo, garanto que havia muita mais gente a ir ao estádio (e os resultados pouco têm a ver com isso neste aspecto, tanto faz irmos em 4° como em 10°).
Adeptos do Braga só se ganham levando-se ao estádio, mas para isso é preciso que haver maiores atrações extra-jogo.

Que alegria me deu ver na final da Taça da Liga as pessoas todas reunidas nas roulotes, na Poente Superior, 1/2 horas antes do jogo, a comer, beber e conviver. Acho que bastava uma zona dessas em cada uma das entrada (na entrada principal, e na entrada pelo bairro) para dar um ambiente completamente diferente à experiência de ir ao jogo.


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guerreiro1921 Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1114 em: 04 de Janeiro de 2021, 21:38 »
Foi uma descida previsível, devido ao momento que atravessamos. No entanto, acho que o a pandemia não justifica tudo, o que torna esta descida  grave e preocupante.

E é também pelo momento que vivemos que o clube deveria repensar seriamente a politica de angariação de sócios. Temos das quotas mais baratas no país, somos uma cidade jovem e em crescimento, o clube tem alcançado cada vez mais sucesso desportivo. Mas então o que falta para conseguirmos aumentar e manter o número de sócios?
Acho que está na hora do clube pensar muito seriamente neste assunto, pois claramente as medidas que têm sido feitas não têm surtido efeito.   

Lembro-me, por exemplo, de um post do rpo.castro há uns anos atrás com inúmeras medidas que poderiam ser tomadas para melhorar  as condições dos sócios. Quantas medidas foram tomadas nesse sentido? Sem dúvida alguma Insuficientes, tendo em conta os resultados da renumeração.

Ir às escolas oferecer uns bilhetes ou ter quotas baixas não chega para angariar sócios. É preciso fazer muito mais, e com o passar do tempo vai ser preciso fazer ainda mais. Que o clube comece a pensar seriamente neste assunto e arranje soluções para estas consecutivas quedas. Ontem já era tarde.
Esta descida pelo que percebi não inclui a pandemia, não tem nada a ver com o momento, é o reflexo da realidade pré pandemia, que diga-se já se adivinhava, bastava ver as assistências que íamos tendo. (aqui salvo raras exceções e infelizmente no clube sempre acharam que a culpa era das pessoas...)
É preocupante o nº de sócios com mais de 25 anos de associativismo que desiste, 20 a 25% pelos nº que o pessoal vai apresentado, é estranho.
Provavelmente não fui suficientemente explico.

O que quis dizer é que, quem já tinha quotas por pagar e sofreu uma redução do rendimento provocada pela pandemia, não esteve disposto a pagar tudo o que tinha para trás e, assim, perdeu o número de sócio.
D_PAC
D_PAC Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1115 em: 04 de Janeiro de 2021, 22:55 »
Já há alguma informação do design dos novos cartões de sócio?
#VãoTerDeContarConnosco
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1116 em: 04 de Janeiro de 2021, 23:51 »
SCB 1921

Eu acho que daqui por 15/20 anos vamos (ou vão ter os clubes ) ter que pagar aos adeptos para irem aos jogos de futebol, isto se as coisas continuarem como até aqui. Os jovens dos dias de hoje (10-20 anos) querem ser jogadores, mas estão-se completamente a marimbar para o futebol, tem 500 melhores opções para passarem o seu tempo do que ir a um estádio gastar dinheiro, passar fome, chuva e frio e ser maltratado e arriscar-se a acabar no hospital.
Ir a um jogo em Portugal é um sacrifício em 99% dos jogos.
A festa que se vive numa final da taça, ou que se viu na final four nos 3 anos em Braga não existe no resto do ano  seja em Braga, seja no Porto, Slb.
O produto futebol em Portugal é tratado como lixo autentico.
O que diz o Rpo castro é tão obvio que só mesmo os amadores/comedores que gerem ( ou se quiserem profissionais comissionistas) os clubes em Portugal é que não vêm. Todos os dias o futebol morre mais um pouco... o nosso clube é um bom exemplo disso.
Eu pelos dias de hoje tenho imensamente mais prazer em ver um jogo do Inatel do clube da terra que ver o Braga na maior parte das vezes e quem for a um jogo demora 5 minutos a perceber o porquê. Desde a cerveja barata, passando pelas bifanas e acabando nas familias que ainda se juntam, tem tudo o que o futebol profissional perdeu há muito.
Se querem gente no futebol, só têm um caminho, famílias. Enquanto não conseguirem chamar famílias os estádios vão esvaziar, o tempo do homem ir ao futebol e a mulher ficar no parque da ponte (ou se quiserem hoje mesmo no shopping) já lá vai)
AMartins
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  SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1117 em: 05 de Janeiro de 2021, 00:21 »
Quase que me apetece dizer que é conveniente para a SAD que o clube não saia da cepa torta em termos “humanos”. E que o amadorismo e visão distorcida, com que certas medidas são tomadas e muitas outras são completamente ignoradas, não são um acaso.

Coisas básicas; os responsáveis do clube nem conseguem exercer a pressão necessária (nem que tenha de sair do bolso) para que haja iluminação decente na alameda; os lugares para pessoas com deficiência motora passaram de estacionamento no estádio, para os lugares mais distantes (junto ao portão) possíveis; a alimentação continua medíocre (estamos em 2021, e à excepção de não ser possível adquirir cerveja com álcool, as diferenças com as condições dos bares no 1o de Maio são quase nulas); não há merchandising com critério no estádio o que é patético...são tantas as coisas a apontar.

Ir ver um jogo de futebol não chega...chega para alguns, mas não é suficiente para fidelizar e incentivar muitos outros, acima de tudo as famílias. Esse tem de ser o grande foco. É preciso ter algo de muito apelativo para oferecer, para que se torne menos penoso o transtorno que é a deslocação, o estacionamento e as pobres condições de conforto para ver um jogo de futebol no EMB. As condições só pioraram desde 2003...não houve uma única melhoria (à excepção talvez de um WC na poente inferior) para os “sócios comuns”. Se queremos ter adeptos e um ambiente condizente as coisas têm de mudar e muito. Infelizmente já quase perdi a esperança.
D_PAC
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1118 em: 05 de Janeiro de 2021, 00:47 »
A questão do estádio terá que ser, obrigatoriamente resolvida, na medida em que, sendo a CMBraga a proprietária , nunca haverá um investimento sério e ajustado às reais necessidades por parte do Braga.

Não passará de ajustes pontuais e empurrar os problemas com a barriga! É uma questão delicada e envolve diversas questões mas tem que se fechar esse processo.

A câmara usou a bandeira da venda a terceiros, mas rapidamente se percebe que é pólvora seca, o ideal seria chegar a um entendimento entre as partes.
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joaoPC Equipa Principal
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  Re: SC Braga - Departamento de Marketing | Departamento de Comunicação
« Responder #1119 em: 05 de Janeiro de 2021, 08:20 »
SCB 1921

Eu acho que daqui por 15/20 anos vamos (ou vão ter os clubes ) ter que pagar aos adeptos para irem aos jogos de futebol, isto se as coisas continuarem como até aqui. Os jovens dos dias de hoje (10-20 anos) querem ser jogadores, mas estão-se completamente a marimbar para o futebol, tem 500 melhores opções para passarem o seu tempo do que ir a um estádio gastar dinheiro, passar fome, chuva e frio e ser maltratado e arriscar-se a acabar no hospital.
Ir a um jogo em Portugal é um sacrifício em 99% dos jogos.
A festa que se vive numa final da taça, ou que se viu na final four nos 3 anos em Braga não existe no resto do ano  seja em Braga, seja no Porto, Slb.
O produto futebol em Portugal é tratado como lixo autentico.
O que diz o Rpo castro é tão obvio que só mesmo os amadores/comedores que gerem ( ou se quiserem profissionais comissionistas) os clubes em Portugal é que não vêm. Todos os dias o futebol morre mais um pouco... o nosso clube é um bom exemplo disso.
Eu pelos dias de hoje tenho imensamente mais prazer em ver um jogo do Inatel do clube da terra que ver o Braga na maior parte das vezes e quem for a um jogo demora 5 minutos a perceber o porquê. Desde a cerveja barata, passando pelas bifanas e acabando nas familias que ainda se juntam, tem tudo o que o futebol profissional perdeu há muito.
Se querem gente no futebol, só têm um caminho, famílias. Enquanto não conseguirem chamar famílias os estádios vão esvaziar, o tempo do homem ir ao futebol e a mulher ficar no parque da ponte (ou se quiserem hoje mesmo no shopping) já lá vai)
Concordo com grande parte da opinião exprimida, discordo quando dizes que nos outros clubes também é assim

O Benfica passou os jogos em casa para meio da tarde para puder levar as famílias aos jogos. O Porto tem uma Alameda gigante até ao estádio cheia de roulottes, o clube colocou sítios para fazer pinturas faciais para os miúdos e outras atividades que não sei de cor, para além de terem o shopping mesmo ao lado do estádio.

Só em Braga é que não se aproveita aquela Alameda para fazer da ida ao futebol uma festa
 

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