"Eu acho que as pessoas não têm bem noção da diferença que faria, porque nunca a tiveram, e culturalmente para nós o comboio é visto como pouco prático (basta ver a reação do pessoal à utilização do comboio para o Jamor), mas a nossa visão é que está errada,"
O comboio já existiu em todas as esquinas do país e não foi assim há tantos anos, algumas linhas fecharam já neste século ou perto disso.
O comboio para o jamor era uma anedota no geral, duvido que na Alemanha, França ou outro qualquer país houvesse uma logística destas. Isto simplesmente porque o jamor fica no meio do nada, não fica na capital. Uma coisa seria ter o jogo na Luz por exemplo, não tenho duvidas que a adesão seria muito maior até que os autocarros se calhar. Tal como funcionava para os jogos do Slb na champions. E estamos a falar que foi de borla...Imaginemos a pagar.
Comparar a ferrovia na europa com Portugal não faz muito sentido sentido, porque não há quase nada para comparar. Nas 30 maiores cidades da Alemanha entrariam quantas portuguesas? Se tirarmos as 2 grandes áreas metropolitanas acho que nenhuma. Depois a distancia entre cidades, depois as ligações ao exterior, de Portugal ligas onde? a que países? Há muitas condicionantes.
Eu percebo perfeitamente o quadrilátero aqui no minho, mas tenho as minhas duvidas sobe o sucesso de uma linha a ligar as 4 cidades. Barcelos tem 80 freguesias, Braga 60, as pessoas estão muito dispersas, pequenas ligações dificilmente compensará um comboio. Só mesmo a questão financeira poderá interferir e aí claro com dinheiro de impostos a subsidiar. Eu de carro moro a no máximo20 minutos de Braga, de Famalicão e de Barcelos e Guimarães. De comboio/metro de uma qualquer freguesia chegaria num espaço razoável de tempo a qualquer uma dessas cidades? Teria sempre que usar 2 transportes no mínimo.
Não tenho dúvidas que é necessário fazer alguma coisa, mas tem que ser muito ponderado para daqui a meia dúzia de anos não estar tudo como ficou a ferrovia no passado. O metrobus se funciona como eu penso pode ser uma hipótese.
Por exemplo Braga-Barcelos será que existe gente suficiente para ter tipo20/ 30 ligações diárias de um metro ou comboio? Quantos milhares de pessoas fazem essa ligação diariamente? E a Famalicão? Ou vamos fazer para ter 10 ligações ao dia? Ou nem isso?
Na europa entre as grandes cidades ainda tens médias, como Braga, famalicão, ou Barcelos, em Portugal tens aldeias com 1000 pessoas ou nem isso.
Espero que quem manda tome as melhores decisões com base em algo sustentável.
E quando falo em moda, ou radicalização da sustentabilidade, é no sentido de não se fazer só por fazer porque o comboio é que é o futuro. Ele só é futuro se tiver passageiros... e parece-me que há gente que com ou sem passageiros acha que se deve fazer porque há lá pessoas.
A verdade é que a CP é deficitária, isto mesmo depois de fechar dezenas de linhas que não tinham gente. Vamos ver o que a concorrência traz.
"O comboio já existiu em todas as esquinas do país"
Não, não existiu, não ao nível que eu estava a sugerir.
"O comboio para o jamor era uma anedota no geral, duvido que na Alemanha, França ou outro qualquer país houvesse uma logística destas. Isto simplesmente porque o jamor fica no meio do nada, não fica na capital."
Duvidas certamente porque não conheces a realidade... O Jamor tem uma estação de comboio a 15min a pé do estádio, está completamente dentro da AML. Da mesma maneira que o Stade de France é em St. Denis e não em Paris, e se vieres de outra cidade francesa, que não seja a norte de Paris, a logística obrigaria-te sempre a mudar de transporte, mas vocês continuam a achar que só em Portugal é que isto acontece e nos outros lados os adeptos são levados de porta a porta. Os dois estádios de Berlim também são bem fora do centro da cidade, ainda na terça-feira demoramos 25-30min de comboio a chegar lá, vindos do centro da cidade. O mesmo acontece com o Signal Iduna Park e a Allianz Arena, por exemplo, ambos são nos arredores da cidade (fazendo a comparação, seria como o Braga ter o estádio em Merelim, por exemplo). Todos os adeptos adversários que se deslocam a Dortmund, chegam de comboio à estação central e depois têm de apanhar um metro até ao estádio, mas em Portugal é uma anedota apanhar um comboio e depois um autocarro...
"Eu percebo perfeitamente o quadrilátero aqui no minho, mas tenho as minhas duvidas sobe o sucesso de uma linha a ligar as 4 cidades. Barcelos tem 80 freguesias, Braga 60, as pessoas estão muito dispersas, pequenas ligações dificilmente compensará um comboio."
Quer dizer, primeiro não se pode comparar Portugal com os outros porque as nossas cidades são pequenas, mas depois afinal as nossas cidades já são "grandes" porque têm muitas freguesias? Eu acho é que tu, tal como o Rpo.castro fez, estás a pensar ao contrário... A questão não é se atualmente há movimento, a questão é que ias criar condições para esse movimento. Se tiveres um comboio que em meia hora (ou 40min, irrelevante) te ponha de Esposende na estação em Braga, vais permitir que muita gente se mude para Esposende, por exemplo. Claro que não se iam mudar dezenas de milhares de pessoas, mas tudo somado, e a mobilidade facilita muito isto. Claro que isto precisa de ter como suporte umas boas redes de transportes públicos locais que liguem as estações de comboio às redondezas, mas este é o caminho para tirar os carros das cidades e para facilitar a mobilidade e acessibilidade. Na Alemanha, não são só as grandes cidades que estão ligadas entre elas, era esse o meu ponto de comparação... Todas as cidades, pequenas, grandes ou médias, estão conectadas à linha férrea, e mesmo lugares mais remotos (os nossos apeadeiros), também lá estão, ligados ao resto.
"Por exemplo Braga-Barcelos será que existe gente suficiente para ter tipo20/ 30 ligações diárias de um metro ou comboio? Quantos milhares de pessoas fazem essa ligação diariamente? E a Famalicão? Ou vamos fazer para ter 10 ligações ao dia? Ou nem isso?"
Isso depois é preciso estudar e ir ajustando o número de carruagens e de ligações. Mas isto para mim é uma má desculpa... Por essa Europa, não faltarão cidades com 300-400mil habitantes e com redes de metros/elétricos, que terão necessariamente menos carruagens, serão menores e menos frequentes que em cidades como Londres, Paris, Nova Iorque, Seul, Tóquio,...
Quanto a Famalicão, só porque tu mencionaste, a ligação já existe... O urbano Porto-Braga já passa em Famalicão, por isso as duas cidades já estão ligadas.
"E quando falo em moda, ou radicalização da sustentabilidade, é no sentido de não se fazer só por fazer porque o comboio é que é o futuro. Ele só é futuro se tiver passageiros... e parece-me que há gente que com ou sem passageiros acha que se deve fazer porque há lá pessoas."
A questão é mais: tem de ser o futuro! E sim, eu acho que se deve fazer porque há lá pessoas... Eu já morei no interior, numa das capitais de distrito com piores acessibilidades de certeza. E depois isto torna-se a pescadinha de rabo na boca: as pessoas saem de lá porque as condições são más, e as condições ficam piores porque há menos pessoas lá. Para contrariar isto, há que criar as condições para que as pessoas fiquem/voltem, e não o contrário, não é a esperar que as pessoas existam/queiram para que se crie.
Claro que todos os alemães vão para os seus estádios mudando 2 ou 3 vezes de transporte, andando 15 minutos a pé com o seu merendeiro e as suas grades de cerveja!
Com que então as cidades são grandes porque têm 60 ou 80 freguesias? Grande conclusão que retiraste, quando o que fica óbvio daí é simplesmente é impossível ter um transporte que consiga abranger todas essas freguesias sem ter um prejuízo gigantesco.
Dizes que num passado não existiram linhas de comboio em todas as esquinas, a não ser que queiras levar o comboio a sítios onde não existe gente, não vejo que mapa de comboios queres inventar hoje para o futuro que não tenha já no passado existido com uma ou outra alteração.
O que tu queres fazer é completamente insustentável quer no imediato quer daqui a 100 anos. As linhas custam centenas de milhões a fazer e custam milhões a manter.
Uma linha Braga Esposende teria 1000 pessoas por dia a circular? Mesmo que fossem mais duvido que fosse minimamente sustentável.
Na europa há cidades com 300 ou 400mil pessoas com metro? Claro que há. Em Portugal fora da área metropolitanas não há nem uma cidade com essa população! A cidade maior será Braga e nem a 200mil pessoas chega. Sendo que Braga até nem é muito grande em termos de área ao contrário de Barcelos por exemplo.
Dimensionar redes de transportes para zonas onde existem apenas umas centenas de pessoas é uma tarefa herculana.
Mesmo os comboios que ligam as capitais de distrito não sei se são todas rentáveis aos dias de hoje. Claro que nas grandes áreas urbanas, com grande densidade populacional é fácil justificar a construção e ter uma gestão sustentável, mas em meios menores a situação muda muito.
Não conheço bem o estrangeiro para poder falar, pelo que me abstenho disso, mas a realidade portuguesa vou conhecendo.
Na realidade as pessoas saíram de muitas das cidades do interior quando ainda tinham comboio e continuaram a sair quando tinham autoestradas.
A ligação Famalicão Braga é capaz de ser um bom exemplo, é ver o nº de pessoas que se desloca especificamente de Braga-famalicão-Braga de comboio, com sorte cabem todas num autocarro da TUB.
Volto a repetir, o comboio é uma excelente meio de locomoção, mas só é viável em pouco mais de uma dúzia de cidades em Portugal, sob pena de acontecer o mesmo que no passado.
"Claro que todos os alemães vão para os seus estádios mudando 2 ou 3 vezes de transporte, andando 15 minutos a pé com o seu merendeiro e as suas grades de cerveja!"
A questão é que tu estás a ser irónico, mas é exatamente isso que acontece!!! Eu moro na Alemanha, e ao fim-de-semana essa é a imagem mais comum nos transportes públicos: milhares de adeptos de futebol a irem para os jogos das suas equipas. Da Bundesliga até às ligas regionais, isto é super comum e o comboio é de longe o meio de transporte mais usado para jogos fora, de muito longe mesmo! E os adeptos da equipa da casa, que fazem a viagem mais curta, vêm com uma/duas cervejas na mão, ou um saquito. Os adeptos que vêm de fora, sim, trazem efetivamente grades nos comboios e depois carregam-nas para fora dali, é uma imagem bastante comum mesmo! E no fim do jogo, os adeptos da casa, que jogam em estádios maiores que os nossos, à vontade uns 80% deles vai embora de metro/comboio, o que, como podes imaginar, demora mais de 1h a escoar tanta gente, em carruagens apinhadas. Ainda na terça-feira, mais de 2h depois do jogo acabar, os comboios do estádio para a estação central de Berlim ainda vinham todos cheios de adeptos do Union. Mas claro, sou eu que estou a inventar, se calhar...
Pega este vídeo, uma reportagem sobre os problemas gerados pelos adeptos de futebol nos comboios (como é que era um problema se eles não viajam de comboio?):
https://www.ardmediathek.de/video/report-mainz/fussballfans-veraengstigen-zugreisende-und-zerstoeren-bahnwaggons/das-erste/Y3JpZDovL3N3ci5kZS8xNDczMzc1Mg"Com que então as cidades são grandes porque têm 60 ou 80 freguesias?"
Obviamente que não, por isso que pus as aspas... Tu é que dizes que as nossas cidades não são comparáveis porque são muito pequenas, mas depois ter 60 ou 80 freguesias é um impedimento. Como se o facto de nós dividirmos os munícipios quase por quarteirões fosse assim tão importante...
"O que tu queres fazer é completamente insustentável quer no imediato quer daqui a 100 anos."
Insustentável é ter um carro por pessoa a circular, isso é que é insustentável...
"Uma linha Braga Esposende teria 1000 pessoas por dia a circular?"
O teu problema é que tu estás a individualizar rotas! A linha Braga-Esponsende seria a mesma de Braga-Barcelos, de Braga-Guimarães, e possivelmente extensível até mais longe. Ou seja, tinhas as 1000 pessoas que iam de Braga a Esposende, mais 1500 de Barcelos a Esposende, mais 1500 de Barcelos a Braga, mais 1500 de Braga a Guimarães, e por aí fora. Da mesma maneira que o suburbano de Lisboa vai até Sintra, mas 95% das pessoas sai a meio do caminho antes de chegar a Sintra propriamente dita...
E o número de pessoas por dia a circular será maior, se as alternativas existirem e forem eficientes. Se as alternativas não existem, óbvio que não tens tanta gente a circular.
"Na europa há cidades com 300 ou 400mil pessoas com metro? Claro que há. Em Portugal fora da área metropolitanas não há nem uma cidade com essa população!"
Mas eu estava a defender a criação de metros noutras cidades portuguesas? Ou estava só a dar um exemplo de que o mesmo tipo de infraestrutura pode existir a escalas diferentes? Mas também te posso dizer que há cidades com população menor que Braga e com bons metros/elétricos...
"Não conheço bem o estrangeiro para poder falar, pelo que me abstenho disso, mas a realidade portuguesa vou conhecendo."
Eu conheço algumas realidades fora de Portugal, e quantas mais conheço, mais me convenço que algumas destas coisas iriam melhorar substancialmente a qualidade de vida em Portugal. Para mim é atualmente um suplício a dificuldade que tenho de me movimentar como deve ser em Braga, e mesmo eu sabendo que a rede da TUB deve ser das melhores do país em termos de área de cobertura. Mas andar num autocarro, que fica preso no trânsito, faz curvas (anda uma pessoa aos tombos lá dentro), faz fila para entrar, etc., já me aflige.
E sim, pode ser injusto comparar com cidades alemãs de 500 ou 600mil habitantes. Mas e se eu comparar com a qualidade das ligações de cidades menos populadas que Braga? Tipo Brugge e Leuven na Bélgica, Basileia na Suíça, Arnhem, Venlo, Nijmegen e muitas outras nos Países Baixos, Pisa e Bérgamo em Itália, entre várias outras. Claro que nós estamos condicionados a estar num canto da Europa, mas dentro deste canto, podíamos e devíamos poder mexer-nos mais facilmente.
"A ligação Famalicão Braga é capaz de ser um bom exemplo, é ver o nº de pessoas que se desloca especificamente de Braga-famalicão-Braga de comboio, com sorte cabem todas num autocarro da TUB."
Mais uma vez, este é o raciocínio errado, é indiferente quantas pessoas fazem Braga-Famalicão de comboio, tal como é indiferente quantas fazem Mazagão-Couto de Cambeses. O que interessa é quantas usam a linha Braga-Porto, quer comecem em Braga e saiam no Porto, quer entrem/saiam em qualquer outra estação pelo caminho. São as linhas Braga-Porto e Guimarães-Porto que tornam tão fácil às pessoas de Ermesinde e Rio Tinto, por exemplo, chegarem ao Porto. Será que se justifica uma linha Rio Tinto-Porto? Se calhar não, mas a linha maior proporciona a estas pessoas essa possibilidade. E o mesmo se aplicaria à linha horizontal que eu dei como exemplo.