Quantcast
NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/05
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/05
0 Respostas
1927 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Carvalhinha
Carvalhinha Equipa Principal
  • *****
  • 5298
  NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/05
« em: 07 de Maio de 2006, 00:23 »
Carvalhal anunciado segunda-feira



«PORTUGUÊS, jovem, ambicioso , organizado, bem identificado com o clube e a cidade.» Foi assim que António Salvador traçou o perfil do próximo treinador do Sp. Braga, seguramente Carlos Carvalhal, como A BOLA anunciou. Compromissos pessoais impediram que o líder da SAD anunciasse o homem que já apalavrou há três anos e há três meses, mas essas são contas de outros rosários.
Nunca se viu, em Braga, António Salvador e Jesualdo Ferreira tão próximos e tão distanciados, mas há evidências que seriam desnecessárias num clube distinto e com ideais de crescimento permanentes: por que razão, com instalações tão generosas, o líder da SAD preferiu dar uma conferência de imprensa subordinada a um tema tão sensível e actual, no hall de entrada do estádio, onde chilreavam, maravilhadas, quatro dezenas de adolescentes acabados de visitar o monumento de Eduardo Souto Moura? Por que razão não usou o mesmo palco onde, um quarto de hora depois, estava prevista a habitual conferência semanal do técnico? Por que razão, finalmente, não concertaram horários e debateram em conjunto, com a imprensa em peso, um divórcio apresentado de forma tão adocicada e que não é nada fácil de entender para os associados, mesmo com a certeza de que quem sucede a Jesualdo Ferreira é um homem sem grande currículo como técnico mas com bom passado futebolístico e uma ligação muito particular à cidade e ao clube, que capitaneou há pouco mais de década?

Tudo muito «sui generis»

O facto é que continua tudo muito sui generis na condução exterior do futebol bracarense, num contraste gritante com a mão de ferro com que reergueu o clube à condição de indiscutível quarta potência do futebol português, e a questão que se colocava a seguir à improvisada conferência do líder era uma só: o que acrescentou? Isto: «Quero pôr ponto final na especulação, não vou confirmar nem desmentir o nome que se fala, esse assunto é para tratar segunda-feira. O futuro treinador do Sp. Braga será português, jovem, ambicioso, organizado, uma pessoa que conheça bem a realidade do clube.» Só faltou a idade, peso e altura de Carlos Carvalhal, mas o presidente da SAD, envolvido nos seus tabus, manteve distâncias: «Carvalhal ou outros, não confirmo.»
Depois de anunciado um atraso de 15 minutos em relação ao horário da conferência de Jesualdo Ferreira, António Salvador limitou-se a repetir os elogios e as razões da mudança:
«Jesualdo Ferreira fez um bom trabalho, mas tudo na vida tem ciclos e quem vier vai triunfar. Se algo não correr bem, cá estarei para assumir as responsabilidades.»

Carvalhal por perto

De uma conferência improvisada e muito pouco esclarecedora ou sumarenta, retira-se a conclusão principal: Carvalhal está a chegar, sendo provavelmente anunciado ou apresentado segunda-feira, de acordo com o pouco que se pode inferir das palavras do líder.
ABOLA já traçou-os contornos essenciais da ligação, que será por dois anos (com Carlos Garcia como nº. 2), o presidente espera, apenas, pelo final da Liga para o apresentar.
Carvalhal é uma figura querida da cidade e começa a preparar-se para o maior desafio da sua carreira que teve como ponto alto a presença do Leixões no Jamor, há quatro anos, depois de eliminar o Sp. Braga nas meias-finais.
Apesar do célebre episódio de há três anos, Carlos Carvalhal está ligado ao clube na área comercial (é um dos sócios da empresa que veste o Sp. Braga, a Lacatoni), está ansioso pela confirmação oficial depois do último contacto com Salvador, há três dias, e entretanto faz a sua vida normal na sua cidade, dando-se a curiosidade de ter passado a poucas centenas demetros do estádio quando António Salvador promovia a conferência, mas preferindo adiar o anúncio do seu nome para depois de amanhã...

In A Bola

****************

Wender é dúvida
 
Após trabalhar quase toda a semana limitado por problemas musculares ao nível da coxa esquerda, Wender voltou ontem a treinar-se sem condicionalismos, mas Jesualdo Ferreira ainda não dá como certa a sua inclusão no onze no jogo de amanhã, frente ao Sporting.

O extremo brasileiro será reavaliado no treino matinal de hoje, tal como Davide, pelo que a utilização de ambos no derradeiro jogo da época permanece ainda em dúvida.

Por ter sido expulso na última ronda, com o Gil, o brasileiro Vandinho vai cumprir 1 jogo de castigo, ao passo que o quinteto formado por Hugo Leal, Marinelli, Sidney, Cesinha e Rossato está fora de Alvalade por questões de ordem física.

In Record

****************

António Salvavor
"O treinador vai ser português e que conheça a realidade do clube"

Presidente da SAD traçou o perfil de Carlos Carvalhal, mas explicou que só segunda-feira tratará da contratação de um novo técnico e... não confirmou qualquer nome
LINO DEVESAS

António Salvador falou ontem sobre a mudança de treinador no Braga. Momentos antes da habitual conferência de Imprensa do técnico Jesualdo Ferreira, o presidente da SAD passou junto aos jornalistas e, quando questionado sobre o novo treinador, referiu que "apenas na próxima segunda-feira" vai "analisar o assunto", explicando de imediato não saber ainda "quem é", mas sustentando que já tem, "na minha cabeça, o seu perfil". "Vai ser um treinador português, mais jovem, com ambição e organização, que conheça a realidade do clube e seja capaz de dar corpo a este novo ciclo desportivo", adiantou.

Carlos Carvalhal encaixa em absoluto em semelhante perfil, mas o presidente adiantou de imediato que o antigo capitão do Braga "encaixa, tal como muitos outros". António Salvador referiu ainda que "o clube, como em tudo na vida, tem ciclos", e reconheceu que Jesualdo Ferreira "fez um bom trabalho em Braga", enquanto afirmava estar ali para "assumir toda a responsabilidade no futuro".

Um lugar-comum - "não confirmo nem desminto nenhum nome" - foi depois a forma encontrada pelo líder arsenalista para ladear questões mais objectivas. A concluir, e em relação ao plantel, apenas realçou que "o Braga vai ficar com os jogadores que lhe interessam".

Jesualdo Ferreira
"A vida continua..."

Jesualdo Ferreira considerou ontem sentir-se "motivado para este último jogo, como para todos os outros, e até será com o Sporting, num grande estádio e com muita gente". Será, portanto, uma forma a encerrar a passagem pelo Braga com "uma equipa grande", tal como começou, na altura "frente ao Benfica". O técnico arsenalista confessou ainda estar esperançado em conseguir "transmitir o mesmo estado de espírito aos jogadores" e, em relação à importância que o confronto terá para o segundo lugar, disputado pelos leões e pelo Benfica, acrescentou: "Este é um jogo determinante para o Sporting, que vai tentar ganhar ou empatar para segurar o segundo lugar, enquanto o Braga vai lá para discutir o jogo e tentar ganhar, de uma forma séria e sem se preocupar com os interesses dos outros. Apesar de termos a consciência que existem alguns factores, como o de jogar em casa perante uma grande massa associativa, que são mais favoráveis ao Sporting".

Em relação a sua saída do Braga, Jesualdo Ferreira sustentou que a sua vontade "não interessa", acrescentando que "a SAD do Braga tem toda a legitimidade para tomar decisões". "A SAD não me fez nenhuma proposta e por isso este é um assunto encerrado. A vida continua", referiu. O técnico assegurou ainda que não tinha "nenhum lamento a fazer". "Só tenho alegrias para recordar destes três anos, porque toda a gente conseguiu fazer deste um clube diferente. Em conjunto, conseguimos ao longo destes anos construir boas equipas e discutir os lugares de cima, para além de fidelizarmos a massa associativa", afirmou, acrescentando: "A SAD escolhe o treinador que acha capaz de continuar o trabalho desenvolvido, tal como me escolheu a mim. Esses são aspectos que não discuto e só tenho a agradecer às pessoas de Braga, independentemente daquelas que não gostam de mim", completou.
 
Convites só do estrangeiro

Jesualdo Ferreira não tem ainda definido o seu futuro, mas mesmo assim destaca que, seja qual for o clube que o contratar, vai "entrar para ganhar". "Faz parte do meu carácter. Onde estiver vou dar tudo para ganhar, tal como fiz no Braga", sublinhou, enquanto esclarecia que neste momento não possui qualquer convite de clubes portugueses. "Só tenho convites de fora e isso até é normal, porque durante muito tempo passou para a opinião pública a ideia de que seria treinador do Braga... Mas o importante, nesta altura, é poder cativar ainda os jogadores para o encontro com o Sporting", concluiu.

Continuação de Vital por definir

Independentemente das estratégias delineadas, a verdade é que Carlos Carvalhal será o novo treinador do Braga e tem praticamente definida a equipa técnica que o vai acompanhar. Para além de Rifa, seu colaborador desde sempre, e do preparador-físico Miguel Cardoso, que trabalhou com ele no Belenenses, e do actual técnico do Vizela, Carlos Garcia, o novo treinador dos arsenalistas deverá contar ainda com outro colaborador, nomeadamente um treinador de guarda-redes, subsistindo por isso a possibilidade de Jorge Vital permanecer na cidade dos Arcebispos. Uma indicação que carece ainda de confirmação. O trabalho desenvolvido por Jorge Vital é muito apreciado em Braga, mas também pelo técnico Jesualdo Ferreira, pelo que o facto de o treinador de guarda-redes não ter sido convidado a renovar o seu vínculo e a possibilidade de entretanto o seu actual chefe encontrar colocação que lhe permita chamá-lo são aspectos que poderão condicionar o futuro de Vital.

Preparador-físico não vai ao Canadá

José Pedro não deverá integrar a comitiva arsenalista na digressão ao Canadá. O preparador-físico irá permanecer em Braga para trabalhar com os futebolistas que não vão participar na deslocação, nomeadamente os que já estão praticamente restabelecidos das lesões que os apoquentaram, cumprindo um programa de reintegraçã. Neste contexto, e sendo certa a ausência de Jesualdo Ferreira, caberá a Rui Águas orientar a equipa minhota em Toronto, com a colaboração de João Cardoso e Jorge Vital.

Wender disponível

Wender está disponível para defrontar o Sporting. O esquerdino emprestado pelos leões, que na primeira volta marcou dois dos três golos com que os arsenalistas derrotaram a equipa de Alvalade, treinou ontem praticamente sem condicionalismos e por isso deverá ser opção para defrontar o Sporting, embora o técnico apenas hoje tome uma decisão em relação à sua integração na convocatória. Ao invés, indisponível está o internacional Davide, que trabalhou ainda com alguns condicionalismos. Para hoje de manhã, a partir das 10h00, está projectado o último ensaio de preparação para o campeonato, após o qual será divulgada a lista dos eleitos e se dará a partida na viagem para Lisboa.

In O Jogo


 

Anuncios M