Há muitos anos que sabemos que o Braga não é um grande, mas sim Enorme. Ainda assim, e apesar das grandes campanhas e excelentes resultados obtidos nos últimos anos, a imprensa tem ignorado constantemente o Braga, quer enquanto clube quer enquanto marca. Ora, se a imprensa pode ignorar e asfixiar mediaticamente as prestações do Braga, não consegue impedir que o Braga, de quem não se pode deixar de falar dada a qualidade de jogo e resultados apresentados, seja referido constantemente na internet.
Neste âmbito, é interessante olhar os resultados do Primeiro Barómetro de Social Media em Portugal (http://jpn.icicom.up.pt/documentos/pdf/barometro_social_media.pdf) que vieram agora a público, da responsabilidade da Identidade Digital e da Cision, referente ao mês de Março de 2012. Em Março, o Braga foi referido mais de 40.000 vezes, pouco menos vezes que o Sporting (45.000), num total de 231.321 referências aos quatro maiores clubes portugueses.
Estes dados tornam-se mais interessantes se olharmos para o número de referências por ferramenta de Media Social. De acordo com a síntese disponibilizada pelo Barómetro, é no Facebook que mais se fala de Futebol (52,4%), sendo este meio responsável por mais de metade das referências a Benfica, Porto e Sporting.
Pelo contrário, apenas 20,8% das referências ao Braga é feita no Facebook, sendo as restantes feitas no Twitter, Blogues, Youtube e Fóruns de Discussão. Para estes, a síntese não apresenta a proporção de utilização, mas podemos imaginar que o canal do CABANASAXA e o SuperBraga.com sejam responsáveis por muitas delas.
Quanto ao Facebook, o Braga deu um grande passo nos últimos meses, apresentando desde aí uma página bastante profissional e activa. Ainda assim, e também por ter chegado bastante tempo depois dos rivais, está ainda longe dos resultados ideais - que é como quem diz, tem ainda muita margem de progressão.
Neste âmbito, é interessante olhar os resultados do Primeiro Barómetro de Social Media em Portugal (http://jpn.icicom.up.pt/documentos/pdf/barometro_social_media.pdf) que vieram agora a público, da responsabilidade da Identidade Digital e da Cision, referente ao mês de Março de 2012. Em Março, o Braga foi referido mais de 40.000 vezes, pouco menos vezes que o Sporting (45.000), num total de 231.321 referências aos quatro maiores clubes portugueses.
Estes dados tornam-se mais interessantes se olharmos para o número de referências por ferramenta de Media Social. De acordo com a síntese disponibilizada pelo Barómetro, é no Facebook que mais se fala de Futebol (52,4%), sendo este meio responsável por mais de metade das referências a Benfica, Porto e Sporting.
Pelo contrário, apenas 20,8% das referências ao Braga é feita no Facebook, sendo as restantes feitas no Twitter, Blogues, Youtube e Fóruns de Discussão. Para estes, a síntese não apresenta a proporção de utilização, mas podemos imaginar que o canal do CABANASAXA e o SuperBraga.com sejam responsáveis por muitas delas.
Quanto ao Facebook, o Braga deu um grande passo nos últimos meses, apresentando desde aí uma página bastante profissional e activa. Ainda assim, e também por ter chegado bastante tempo depois dos rivais, está ainda longe dos resultados ideais - que é como quem diz, tem ainda muita margem de progressão.