Quantcast
Nova direcção do SCB e as modalidades
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Nova direcção do SCB e as modalidades
9 Respostas
3377 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Nova direcção do SCB e as modalidades
« em: 22 de Dezembro de 2010, 17:08 »
Com a nova direcção chefiada por ASalvador foi com admiração que verifiquei - e peço desculpa se não estiver a dizer a verdade - a opção de apenas nomear Manuel Costa para a Natação e futebol jovem e Paulo Resende (da anterior SAD) para vice de todas as modalidades.
Nas outras direcções , tinhamos vices para todas as modalidades e na sua essência, pessoas do seio da modalidade
Não me parece que esta opção seja a mais indicada para os interesses das modalidades muito embora ache estes dois elementos de grande valor. No entanto, parece-me que as modalidades poderão ter mais dificuldades em termos de relacionamento com o clube pois os Vices têm muito para "onde se virar".
Por outro lado, gostaria de deixar ficar aqui a ideia que poderemos ter o SCB como "parente pobre" da liderança de AS. Até no site oficial não encontro o elenco da direcção do clube...verificando apenas a constituição da SAD.

Recordo que com o advento das SAD´s os clubes perderam muito do seu estatuto. Mas as Sad´s e neste caso a de Braga que tem no SCBraga o seu principal accionista, a relação antes de ser accionista é de "pai para filho".

Não me lembro ainda de ter ouvido falar em qualquer politica de fomento e desenvolvimento das modalidades baseada numa politica concertada. Tudo continua nas mãos dos heroicos dirigentes das secções e do seu estatuto de autonomia. Ora é assente na autonomia que tudo gira quando, no meu entender, a autonomia deveria ser também orientada  numa politica única de objectivos e parcerias/cedências. O que  quero dizer
É que se assiste a um esforço enorme por parte de cada secção em conseguir espaços, punlicidade e logistica quando poderia haver maior convergência entre todos.

Ao que parece, só mesmo o futebol jovem poderá ter , para já, planos com a hipotética criação da academia (que tb pouco se sabe).

Volto a frisar que mesmo entre as modalidades , devia-se tornar claro que tipo de apostas se vão fazer, que modalidade se deve apostar mais em força ou se se pretende ter um clube eclético mas não forte na competição. Entendo que um clube deve , antes de mais , possibilitar competição e ter como objectivo vencer. paralelamente sim, pode ter interesses sociais e de fomento do desporto. Mas em bom rigor, o fomento e a disponibilização do desporto para todos é uma incumbência do estado , através das escolas e dos organismos públicos. Wm portugal mistura-se tudo...
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:Nova direcção do SCB e as modalidades
« Responder #1 em: 03 de Janeiro de 2011, 14:42 »
estranhamente, não vejo nenhum comentário acerca desta obeservação...
Anuncios M
Anuncios M
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3956
  Re:Nova direcção do SCB e as modalidades
« Responder #2 em: 04 de Janeiro de 2011, 16:22 »
estranhamente, não vejo nenhum comentário acerca desta obeservação...

Talvez porque os Bracarenses (em geral) deixaram de ver o Braga como clube de modalidades!
Quando se fala em andebol, pensamos no ABC; quando falamos em hóquei, pensamos no HCB; quando se fala em voleibol, pensa-se mais em escola de Lamaçães; quando se fala em futsal, já se pensa em AAUM; a natação quase desapareceu; o atletismo já não dá grandes alegrias; o basquetebol só tem miúdos; do bilhar ninguém se lembra; o taekwondo ainda ninguém conhece - e é só!
Se queres que te digo, acho que daqui a meia dúzia não vamos ter nenhuma modalidade de alta competição... - o futsal vai passar de vez para a AAUM; o basquetebol e o voleibol são apostas apenas para a formação; a natação vai funcionar apenas como escola, e só enquanto der algum lucro; o taekwondo depressa veio como parece que já se está a ir; o atletismo desaparece quando a Sameiro Araújo se reformar; e do bilhar ninguém se lembra.
Infelizmente ric, és só tu e pouco mais a remar contra a maré do definhamento das modalidades...
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:Nova direcção do SCB e as modalidades
« Responder #3 em: 04 de Janeiro de 2011, 18:48 »
tenho a certeza que não sou único a remar....

O problema é baixar-se os braços, pensar só no pontapé na bola...

Mas um clube é eclético e só assim terá estatuto de utilidade pública e possibilitará o entendimento perfeito entre a sociedade e o clube.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3956
  Re:Nova direcção do SCB e as modalidades
« Responder #4 em: 05 de Janeiro de 2011, 03:51 »

Mas um clube é eclético e só assim terá estatuto de utilidade pública

Essa é que é a questão! Para ter utilidade pública um clube tem de ter um número mínimo de praticantes e de modalidades. Mas não necessitam de ser modalidades de competição! Só na natação temos centenas de praticantes, mas meia dúzia de atletas de competição; no basquetebol e voleibol também temos largas dezenas, mas de miúdos; no futebol, só nas escolinhas são mais de 300 miúdos, entre os 4 e os 8 anos. O Braga vai ter sempre estas modalidades, para ter estatuto de utilidade pública, e desporto para jovens e crianças, para ter subsídios do Estado e camarários, mas nunca mais serão modalidades de alta competição.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:Nova direcção do SCB e as modalidades
« Responder #5 em: 05 de Janeiro de 2011, 12:04 »
nunca mais serão modalidades de alta competição?
Quem te garante? tens alguma informação adicional? Ao que sei não existe qq plano para isso...
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re:Nova direcção do SCB e as modalidades
« Responder #6 em: 05 de Janeiro de 2011, 12:18 »
Com toda a franqueza, a mim não me preocupa que as modalidades não tenham alta competição. Importa-me sim é que o clube possa ser o veículo para as pessoas poderem praticar vários desportos, não para obter subsídios, mas porque é essa a sua vocação. As pessoas que leiam o livro "A história da bola em Braga" para perceberem o que esteve na génese do clube (e presumivelmente de muitos clubes). Ainda que inicialmente ligado ao futebol, o intuito dos fundadores era fazer do clube veículo para praticarem, eles próprios, desporto.

É evidente que os tempos mudam, mas é importante não esquecer isto. O clube foi fundado para que as pessoas pudessem praticar desporto, não para assistir a jogos (desta ou daquela modalidade) todos os Sábados ou Domingos.

Portanto, acho que o importante é que as modalidades sejam acarinhadas e que o clube seja um espaço em que elas possam ser praticadas com condições. Se depois cada modalidade consegue ter expressão ao nível da alta competição, é outra questão.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2011, 12:26 por Pedro Ribeiro »
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3956
  Re:Nova direcção do SCB e as modalidades
« Responder #7 em: 05 de Janeiro de 2011, 16:37 »
nunca mais serão modalidades de alta competição?
Quem te garante? tens alguma informação adicional? Ao que sei não existe qq plano para isso...

Caro ric
Não tenho nenhuma informação privilegiada, nem creio que exista nenhum plano para acabar com as modalidades, ou pelo menos com a competição sénior, mais ou menos profissional.
Mas tal resulta inequivocamente do comportamento desta Direcção - nada fez para acabar com a comprtição nas modalidades, mas também nada fez para a incentivar! Ora, se ninguém faz nada para desenvolver ou pelo menos incentivar as modalidades - a começar por quem tem maiores responsabilidades, que é a Direcção - é óbvio que estas começam a definhar, até acabarem por desaparecer, mais cedo ou mais tarde.

Se quiseres um dia conto-te a história completa do futsal do Braga, com todos os detalhes, desde a sua passagem para o Braga (mediante o protocolo assinado com o Grupo Desportivo e Recreativo de S. Lázaro) até à passagem há dois anos para a AAUM, para tu veres o abandono a que as modalidades estão sujeitas, e de que o futsal é um óptimo, embora triste, exemplo. E como o futsal vai desaparecendo do Braga, o mesmo vai acabar por acontecer, mais cedo ou mais tarde, com todas as outras (como aconteceu com o andebol, que depois de estar na 1ª divisão, ir à final da Taça de Portugal com o ABC, e se qualificar para as competições europeias, foi extinto, tudo no mesmo ano...)

Não sei segredo nenhum, mas é uma mera constatação dos factos! Para esta Direcção apenas conta o futebol, mais nada! O Braga é cada vez mais a SAD e menos o clube.
Aliás (e não é nenhuma crítica, á apenas uma cosntatação) o nosso próprio SuperBraga.com faz essa discriminação entre futebol e "as outras", havendo um separador para o futebol e outro para as modalidades, que tem (muito) pouca participação...
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2011, 16:41 por JR2969 »
Anuncios M
Anuncios M
Vasco Soares
Vasco Soares Equipa Principal
  • *****
  • 3727
  • Gverreiro desde 14-09-1979
  Re:Nova direcção do SCB e as modalidades
« Responder #8 em: 05 de Janeiro de 2011, 17:57 »
Infelizmente, as modalidades amadores nao sao do interesse geral, isto é nao teem a visibilidade que tem o futebol de onze,como tal ha poucos patrocinios,e os que existem sao pequenos mal dando talvez para pagar as deslocaçoes. Mas mudando um pouco a discussao de sentido, pergunto aqui quais sao as melhores equipas de hoquei patins em italia? e em espanha? muitos responderao em italia o novara,viareggio,bassano, mas nao vao responder inter nem milan,nem roma, nem fiorentina, se formos para espanha com excepçao do barcelona, dirao: reus, igualada, liceo da corunha, mas nao dirao valencia nem real madrid, nem sevilha, se passarmos para o andebol na alemanha destacamos o lowen, e o kiel, mas nao falamos do bayern munique nem do schalke, nem estugarda, nem dortmund. A minha pergunta é se os colossos europeus nao conseguem, ou nao querem com todo o seu poderio financeiro ter nas outras modalidades o mesmo grau de exigencia que tem no futebol, como podera o scb no  país dos 3 metralhas conseguir ter outras modalidades de alta competiçao para alem do futebol.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3956
  Re:Nova direcção do SCB e as modalidades
« Responder #9 em: 05 de Janeiro de 2011, 23:14 »
pergunto aqui quais sao as melhores equipas de hoquei patins em italia? e em espanha? muitos responderao em italia o novara,viareggio,bassano, mas nao vao responder inter nem milan,nem roma, nem fiorentina, se formos para espanha com excepçao do barcelona, dirao: reus, igualada, liceo da corunha, mas nao dirao valencia nem real madrid, nem sevilha, se passarmos para o andebol na alemanha destacamos o lowen, e o kiel, mas nao falamos do bayern munique nem do schalke, nem estugarda, nem dortmund. A minha pergunta é se os colossos europeus nao conseguem, ou nao querem com todo o seu poderio financeiro ter nas outras modalidades o mesmo grau de exigencia que tem no futebol, como podera o scb no  país dos 3 metralhas conseguir ter outras modalidades de alta competiçao para alem do futebol.

Concordo plenamente.
Acho que a cidade e o concelho de Braga merecem desporto de alta competição em todas as modalidades, e preferia que fosse sob o nosso símbolo, mas não me repugna nada que haja equipas especializadas em específicas modalidades, tal como o ABC (que agora se especializou em andebol, mas que foi fundado como equipa de basquetebol e depois disso apostou principalmente no hóquei em patins e só mais recentemente no andebol) e o HCB (e em tempos a Associação Grundig em voleibol). O SCBraga especializa-se em futebol! (e também não tem concorrência no concelho).
 

Anuncios M