Quantcast
NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/10
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Kintaro
  NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/10
« em: 02 de Outubro de 2006, 09:01 »
Não temos medo!
CARLOS CARVALHAL não acusa o toque e rebate diversas teorias de Jesualdo Ferreira. Entre outras ideias, o treinador portista defende que o Sp. Braga é este ano mais forte e é também candidato ao título. Verdade? Mentira? O técnico dos bracarenses, sem entrar declaradamente no jogo psicológico patrocinado pelo líder dos dragões, responde à letra e protege inquestionavelmente os seus jogadores da pressão que o responsável azul e branco procurou injectar em doses elevadíssimas.


— O FC Porto chega a Braga imbatível no campeonato. É grande o desafio que se lhes depara?
— É, seguramente. Além de 100 por cento vitorioso na Liga, o FC Porto aposta forte e justificadamente nesta época, tanto a nível nacional como internacional, através da Champions. Por tudo isso, o FC Porto parece-me favorito. Depois há o facto de estarmos em desvantagem em termos físicos, pois temos menos dois dias de recuperação. Mas atenção: vamos discutir o jogo até final e há que capitalizar os níveis de confiança e de moralização garantidos pelo momento histórico que se vive, com o acesso à fase de grupos da UEFA. Não digo que vamos ganhar, mas faremos por isso.
— Jesualdo foi mais claro: disse que vai ganhar.
— Se acha que vai ganhar, é lá com ele. E nem conheço treinador algum que entre em campo a pensar que vai perder. Eu não entro, certamente. Apesar das limitações da equipa, acredito que temos uma palavra a dizer. Aliás, dentro das quatro linhas é que se vê quem é quem. Não são as palavras e os discursos bonitos que ganham jogos...
— Sente-se pressionado por Jesualdo ter dito que o Braga é candidato ao título?
— Aqui, os objectivos são definidos pela administração e pelo treinador, não é quem está de fora que o faz. Dos dois objectivos a que nos propusemos, um está conquistado: a presença na fase de grupos da UEFA. E, a nível nacional, tentaremos superar o quarto lugar, mas a Liga é uma prova de regularidade e ainda só agora a iniciámos. No final, fazem-se as contas.
— Há alguma táctica especial para contrariar o favoritismo do dragão?
— Não. Já alguém o disse e fê-lo acertadamente: o mal das equipas portuguesas, quando defrontam clubes grandes, é que o medo provocado por esses confrontos leva a alterações injustificadas nas suas estruturas. Nós não o vamos fazer. Não temos medo nem nos acobardamos.
— Mas como surpreender o FC Porto?
— Não o digo, porque estaria a dar trunfos ao FC Porto, um adversário fortíssimo. Estou até convencido que este FC Porto é mais forte que o de Adriaanse. É também mais equilibrado e o trabalho de Jesualdo é muito bom. Tentaremos aproveitar os pontos fracos do adversário e potencializar as nossas virtudes para alcançarmos um bom resultado.
— E este Sp. Braga também é mais forte que o da última época, como acha Jesualdo?
— Não sei se é mais forte... Diferente é. Entraram muitos jogadores novos e há também a adaptação da equipa a novos processos de jogo, coisa que leva o seu tempo.

Chievo é da... Itália!

— Está a gostar das exibições do Braga?
— Por vezes há que ser pragmático e pensar nos pontos. À excepção do jogo com o U. Leiria, que terminou com um resultado anormal [ndr: derrota por 1-0], penso estarmos a fazer um bom campeonato. E na Europa é o que se sabe: estamos na fase de grupos.
— Sente-se plenamente realizado com essa proeza?
— Plenamente não digo, mas realizado estou, porque sei que, daqui a 20 anos, eu e os meus jogadores seremos recordados pelos bracarenses. OK, até dou de barato que foi o Chievo que eliminámos, mas acho que há motivos para nos sentirmos orgulhosos. E perdoem-me por estar a ser irónico...
— Porquê essa ironia?
— Porque houve quem tentasse desvalorizar o nosso feito. O Chievo não é da Macedónia... É, sim, do campeonato italiano e, se bem me lembro, a Itália é que se sagrou campeã do Mundo.

in ABOLA



Superbraga.com é a página favorita dos adeptos arsenalistas na Internet
O sítio da evangelização
Em apenas seis anos o sítio não oficial do Braga deixou de ser um mero entretenimento pessoal para se tornar num dos espaços mais frenquentados pelos sócios e adeptos arsenalistas. É também um tubo de ensaio para futuros dirigentes


Há quem o faça em diferentes momentos do dia. Logo ao acordar; durante o almoço e jantar; a meio da tarde se o chefe da repartição estiver distraído ou até mesmo pela noite dentro. Quem é sócio ou adepto do Braga e souber o mínimo necessário para navegar na Internet, costuma frequentar normalmente o mesmo "sítio". Chama-se superbraga.com. "É um café virtual onde se pode escrever tudo sobre o nosso clube", resume Alfredo Miguel Rebelo, um gestor de 32 anos, que em 2000 resolveu tornar mais séria "uma brincadeira" iniciada em 1997 por um estudante universitário, que, entretanto, desapareceu sem deixar rasto. "Sou um curioso na matéria, mas achei por bem arriscar, porque naquela altura vários clubes já tinham sites oficiais. E o Braga não tinha nada. Foi uma iniciativa isolada, mas de repente já não tinha mão para aquilo, principalmente para gerir o fórum, e tive de pedir ajuda", recorda.

Os reforços (ou novos moderadores) chamavam-se José António Oliveira, um oficial de justiça; Ricardo Amorim, um engenheiro informático; José Manuel Rodrigues, um operador de computadores; e Afonso Matos, um outro oficial de justiça - uns amigos de longa data, outros "velhos" conhecidos no referido fórum. De repente, o tal sítio não oficial do Braga transformou-se numa gigantesca sede social do clube e os seus responsáveis só lamentam que a direcção do clube "ignore determinadas ideias propostas" por visitantes. "Alguns dos nossos foristas poderiam constituir perfeitamente uma direcção. Na brincadeira, um dia até distribuímos cargos", confidencia Ricardo Amorim. Além do sentido crítico (construtivo) que o caracteriza, o superbraga.com tem ajudado ainda no crescimento do universo de associados do Braga. José Manuel Rodrigues explica: "Conseguimos evangelizar muitos adeptos. A maioria deles não era sócio e gostava de outros clubes". E esta?

"Alguns dos nossos foristas poderiam constituir perfeitamente uma direcção. Na brincadeira, um dia até distribuímos cargos"

Ricardo Amorim, moderador do superbraga.com



Esta noite
Maciel "deve" entrar de início


A visita do FC Porto mexeu com o superbraga.com. O regresso de Jesualdo Ferreira a Braga, agora como treinador dos dragões, é "um atractivo" a levar em conta, mas no fundo o interesse comum a todos é vencer e assistir ao despertar do monstro das últimas épocas. "Vamos ver como se apresentará o Braga frente a um adversário que jogará de forma aberta. O Maciel é que deve jogar de início, não é para esconder", sugere Miguel Rebelo. Se possível, também "em 4x3x3", junta José Manuel Rodrigues.



O post impopular
Carlos Carvalhal não se discute


Para quem não saiba, o superbraga.com não é propriamente uma sala rica em expressões de reprovação. Insultos é coisa que não se permite, motivo pelo qual os seus moderadores fazem questão de pesquisar diariamente a sala do fórum, filtrando mensagens mais inflamadas, ricas em adjectivos pejorativos. "Ainda há pouco tempo alguém colocou um post a perguntar se o Carvalhal é treinador ou não para o clube. Resultado: a maior parte das pessoas perguntou se isso fazia sentido agora", conta Miguel Rebelo. Inventado para ficar... provavelmente para sempre é um "post" denominado ponto (representa um ponto final), que funciona como espaço livre para "devaneios e anedotas".



Os números do sítio
Meia centena de visitantes registados


Com 554 referências no motor de busca google (já foram até contadas 800), o superbraga.com só não ultrapassa o scbraga.pt (o sítio oficial do clube) em número de mensagens e utilizadores por ter sofrido uma recontagem em Abril de 2006, altura em que se transferiu de um servidor brasileiro para um português, o que representou um regresso parcial ao ponto incial. De acordo com uma contabilidade facultada pelos seus representantes, o sítio do Braga apresentará actualmente um acumulado de 32061 mensagens e 2682 utilizadores registados desde 2003/04, a época marcada pela sua fundação, enquanto o superbraga.com conta 17905 mensagens e 450 utilizadores registados desde Abril de 2006. Ou seja, a recuperação tem decorrido a um ritmo galopante. De resto, velhos e novos, preferencialmente homens, são habituais frequentadores deste curioso sítio, que já vai despertando o interesse do sexo feminino. Por enquanto, elas ocupam 20% da população cibernauta arsenalista e a tendência será para crescer.



Nova linguagem
Chegaram os kapas


Uma boa prova de que o superbraga.com não parou no tempo, nem é frequentado exclusivamente pela geração dos seus fundadores é o tipo de escrita que começa a inundar o fórum, comum também aos célebres sms trocados pelos jovens e adolescentes através dos telemóveis. "É a linguagem dos kapas. Agora já começa a ser difícil compreender o que eles querem dizer. Isto não é um fenómeno de uma geração; tem tido acompanhamento dos adeptos", sublinha Miguel Rebelo.



Amanhã conhece os rivais
Braga no último pote do sorteio da UEFA


O Braga conhece amanhã os seus adversários na fase de grupos da Taça UEFA. O sorteio será efectuado em Nyon, na Suíça, e a equipa portuguesa está colocada no Grupo 5, tendo forçosamente de encontrar opositores de grande qualidade, já que não é cabeça-de-série. Os potes do sorteio - ao Braga tocará um clube de cada um dos quatro primeiros grupos - têm as seguintes equipas:

Grupo 1
Sevilha, Newcastle, Panathinaikos, Parma, Ajax, Leverkusen, Feyenord e Auxerre.

Grupo 2
Brugge, Basileia, Alkmar, Sparta Praga, Glasgow Rangers, Celta de Vigo, Paris Saint Germain e Lens.

Grupo 3
Besiktas, Palermo, Espanhol, Heerenveen, Partizan de Belgrado, Rapid Bucareste, Wisla Cracóvia, Liberec.

Grupo 4
Fenerbahce, Áustria de Viena, Hapoel, Osassuna, Blackburn Rovers, Grasshoppers, Dínamo de Bucareste e Livorno.

Grupo 5
Tottenham, Maccaci Haifa, Braga, Nancy, Eintracht, Waregem, Odense e Bolseslav.

in O Jogo Online



"Vamos jogar para discutir o resultado"

"Não digo que vamos ganhar, mas, antes, que vamos jogar para discutir o resultado com o F. C. Porto". Foi, assim, com esta síntese, que Carlos Carvalhal, técnico do Braga, analisou o jogo com o campeão nacional, a disputar hoje, pelas 21.15 horas, no Municipal de Braga.

Carvalhal não vai mudar a táctica

Carlos Carvalhal reconhece que, para este importante duelo, tem uma equipa com duas faces uma, positiva, outra, mais negativa. "Temos menos dois dias de preparação do que o nosso adversário, portanto, dispomos de menos tempo de recuperação do esforço de 120 minutos, o que é uma desvantagem,mas estamos moralizados por termos protagonizado um êxito histórico para o Braga, ante uma formação difícil pertencente a um futebol que é campeão do mundo".

O discurso de Jesualdo Ferreira, técnico portista, tem sido muito afirmativo para este encontro, asseverando, mesmo, que vai triunfar.

Carvalhal é cauteloso na reacção a esse optimismo excessivo "Não há treinador que entre em campo para perder. Vamos defrontar um adversário forte, com uma boa equipa e um bom treinador. Só que as palavras não ganham jogos. Tudo o que antecede a partida tem uma importância relativa. É, nos 90 minutos, no relvado, que se vê quem triunfa, ou não. Reconheço, porém, que este F. C. Porto está mais forte e equilibrado do que o da época anterior. Assim, procuraremos aproveitar os poucos pontos fracos do adversário e neutralizar os fortes".

O técnico portista também considerou que o Braga era um candidato ao título. Carvalhal, de novo, foi prudente "Eu e a minha Direcção traçámos dois objectivos. Um, seria passar à fase de grupos, na Taça UEFA, o que já foi conseguido, O outro, será obter uma classificação honrosa numa prova de regularidade como é o campeonato. No mínimo, queremos o quarto lugar da época transacta. Se pudermos subir mais, melhor."

A uma questão do JN, Carvalhal falou da estratégia a implementar frente a um adversário muito especial, só com vitórias, bem como da adopção, ou não, de marcações individuais (Anderson, Quaresma...) "Os que me conhecem sabem que não sou adepto de marcações individuais e que não costumo descaracterizar as minhas equipas, em função do nome do adversário. Não vamos mudar absolutamente nada. A filosofia de jogo mantém-se. Em Verona, a perder 1-0, coloquei mais um avançado e não um médio ou um defesa. Tenho uma equipa de coragem, sem medo".

João Pinto e Frechaut foram dos atletas que mais acusaram o desgaste do jogo de Verona, pelo que não fizeram o treino de recuperação, mas foram integrados no lote de 20 eleitos, em que a principa novidade é a estreia do jovem Irineu.

in JN




“O Sp. Braga não tem medo de ninguém!”
A equipa do Sp. Braga vai entrar hoje em campo de peito aberto para o duelo com o Dragão. Carlos Carvalhal mostrou ontem respeito pelo FC Porto, mas não medo. O treinador bracarense sabe que tudo pode acontecer, pois a equipa portista é o líder da Liga com todo o mérito, mas a equipa arsenalista não se vai encolher ou prestar vassalagem. “O Braga nunca teve medo de ninguém”, frisou.


O treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal, garantiu ontem que vai manter a sua habitual estratégia para o jogo com o FC Porto, da quinta jornada da Liga. "Não vamos fazer marcações individuais, nem vamos descaracterizar a equipa, seja contra que adversário for", afirmou Carvalhal, na antevisão do jogo de hoje, a disputar no Estádio Municipal, às 21h15.
Carvalhal reconheceu o favoritismo dos campeões nacionais, mas sublinhou que os "arsenalistas" serão iguais a si próprios, estarão em campo "sem receios" e porque o "o Sporting de Braga nunca teve medo de ninguém".

Recusando comentar as afirmações do treinador portista, Jesualdo Ferreira, que assumiu claro favoritismo para este jogo,Carvalhal retribuiu, todavia, a gentileza do técnico portista ao afirmar que o Braga é "um dos candidatos ao título".
"O FC Porto chega a Braga na condição de líder, estando cem por cento vitorioso no campeonato, numa clara e forte aposta nas competições em que está a participar. Desse modo, estamos a falar de um adversário forte e que me parece claramente favorito".

Com um discurso positivo, Carvalhal alertou o FC Porto para a ideia de ir encontrar um adversário que "quer discutir o resultado", apesar dos bracarenses terem uma desvantagem de menos dois dias de descanso, depois de 5.ª feira se qualificarem para a fase de grupos Taça UEFA.
"Também sentimos, do nosso lado, a moralização de termos conseguido um feito histórico na vida do Sp. Braga. Esse 'handicap' de disponibilidade, que possamos apresentar, esperamos seja compensado com o apoio e auxílio da nossa fervorosa massa associativa".

in Correio do Minho



Carvalhal dá favoritismo aos portistas

Motivados pelo apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA, o Sp. Braga vai hoje ter mais um difícil desafio, desta feita a contar para a 5.ª jornada da Liga portuguesa. A equipa de Carlos Carvalhal recebe o líder FC Porto, equipa que ainda não perdeu na Liga e a quem o técnico bracarense atribui o favoritismo para este jogo.

“O FC Porto fez o pleno de vitórias no campeonato. Está a apostar forte nesta época, não só a nível nacional, mas também internacional. Além de ser o campeão em título, venceu a Taça de Portugal e tem grandes ambições na Liga dos Campeões. É um adversário forte e é o favorito para este encontro”, assegurou.

Ainda assim, Carvalhal não dá já o encontro por perdido e, embora não prometa a vitória, garante que a sua equipa, embora cansada pelo jogo realizado na quinta- -feira com o Chievo, irá discutir o encontro do princípio ao fim. “Estamos em desvantagem por menos dois dias de recuperação, mas conscientes que temos do nosso lado a moralização de um feito histórico. Não digo convictamente que vamos ganhar, mas vamos discutir o jogo e tentar vencer”, disse.

Entretanto, Carlos Carvalhal chamou 20 jogadores para este jogo, com destaque para o defesa Irineu, que se estreia entre os eleitos bracarenses. Convocados: Paulo Santos, Dani, Pedro Costa, Carlos Fernandes, Paulo Jorge, Maurício, Nem, Irineu, Frechaut, Luís Filipe, Madrid, Hugo Leal, Castanheira, Ricardo Chaves, Wender, João Pinto, Césinha, Maciel, Marcel e Zé Carlos.

in Correio da Manhã
 

Anuncios M