Para mim, este tipo de números só terão alguma validade quando tivermos uma época sem borlas. Até lá, não se pode ter uma noção exacta do apoio que o nosso clube tem.
A questão é que as borlas também não faltaram para os visitantes. Ainda no último jogo em casa a um domingo e com bilhetes de borla para quase toda a gente meteram 12 mil pessoas.
Infelizmente, a tendência do futebol é caminhar cada vez mais para promoções/bilhetes oferecidos/bilhetes a quantias irrisórias. Isto porque cada vez mais as direcções tem a percepção que as receitas de bilheteiras ( tirando determinados jogos) são insignificantes e que mais vale ter um estadio bem composto do que vazio. Vejam só as equipas que este ano abriram as portas do seu estádio e que andaram a dar bilhetes...quase todas do campeonato.
Até o sporting e o benfica já o fazem . O benfica só nas meias finais contra o Braga deu à volta de 25 mil bilhetes. Contra o PSV voltou a dar à volta de 30 mil entradas... O sporting com esta nova direcção voltou a meter mais gente e porquê? bilhetes oferecidos e promoções.
Focas aqui um ponto fundamental que custa a compreender a muita gente, principalmente no que toca às borlas. O importante é ter lá muita gente, não importa como, isso é que dá dinheiro. Então em jogos em que a receita é residual este é um aspecto fundamental. Os clubes quando negoceiam os seus direitos televisivos, os seus patrocinios têm em conta a sua massa adepta, quanto maiores os números maior os valores dos patrocinios.
Cada dia as receitas bilheteira são menores em função do orçamento total.
Sem as borlas (que todos os clubes têm porque começaram a compreender que mais importante que vender bilhetes era ter lugares ocupados nos estádios)teriamos tido menos 30/40mil adeptos ou por aí. A base sólida de apoio deve andar nos 11/12mil pessoas. Penso que mantendo resultados nos próximos anos chegaremos aos 15mil.
É pena não termos um estádio de 20mil pessoas, penso que isso daria ainda mais animo às pesoas para irem aos jogos, pois teriamos o estádio muitas mais vezes lotado, o que transmite sempre uma imagem de grandeza e penso eu motiva para ir aos jogos.