Quantcast
Amadoras - Que futuro?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Amadoras - Que futuro?
23 Respostas
6732 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Amadoras - Que futuro?
« em: 17 de Setembro de 2009, 19:04 »
Nota e: este tópico é de 2009

caros amigos:

Confesso que sempre entendi o SCBraga como um clube eclético e que só assim corresponde verdadeiramente a agremiação de utilidade pública e medalha de ouro da cidade.
Ao longo dos anos, com altos e baixos, as modalidades do SCBraga sempre garantiram ao clube mérito, vitórias, competição e sobretudo serviço público aos jovens da cidade e arredores.

Ao longo dos tempos passaram pelo clube alguns atletas de élite e que atingiram marcas dignas de mérito aqui e além fronteiras. Tivemos presenças nas olimpiadas e alguns títulos nacionais nas diversas modalidades e escalões etários. Arrisco mesmo que em termos comparativos, as modalidades trouxeram mais louros ao clube que própriamente o futebol (salvaguardando, como disse, as proporções).

A estrutura e a filosofia da gestão destas modalidades têm sido diversas ao longo dos anos. Já tivemos mecenas que suportavam todos os custos de uma secção, já tivemos o clube a suportar despesas, já tivemos autonomias financeiras e de gestão, já tivemos autonomias económicas...

Penso , no entanto, que , por arrastamento, o futebol devia ter levado as modalidades para a frente perseguindo cada uma um capital de excelência que se prevê para o futebol mas que não aconteceu em muitos casos nas modalidades.

Somos um clube com história, tradição e memória.
temos um papel na sociedade que nos faz ser o motor do desenvolvimento desportivo da nossa cidade e da nossa juventude. Sem sombra de qualquer erro, afirmo que o clube retirou muitos jovens dos “chamados maus caminhos” e os tornou verdadeiros atletas e homens com integração plena na sociedade.

É por isso que não devemos esmorecer nem deixar de vincar e enaltecer o trabalho que centenas atletas fazem diáriamente nem o trabalho de herói que dezenas de directores  efectuam quer faça sol ou chuva.

Parece-me , no entanto, que o clube tem que actuar claramente na definição das expectativas das modalidades amadoras.

O clube terá que ser “avalistas” de mudanças e de incentivos para essas modalidades. È que sem esse “aval” dificilmente poderão ir longe.

Sei que a SAD e o futebol profissional é um sorvedouro de dinherio e que todos nos orgulhamos de ter uma equipa de topo. Mas não podemos esquecer que , nas amadoras poderemos ter também prática de excelência e competição de grande nível.

Ora o que me parece é que o clube tem esquecido as amadoras em dois perfis:

1-   Instalações
2-   Definição e aposta em modalidades chave

Sei que Roma e Pavia …
Mas há muito que penso que o clube devia ter lutado para a concretização de um pavilhão multi-usos próprio. Seria o “seu património” e seria marcante para o futuro dos nossos jovens.
O que vejo é uma constante discussão em torno de academias e formação de futebol sem falarmos de qualquer projecto de pavilhão. Eu , pelo menos , deconheço-o…

E sem o aval do clube dificilmente uma secção e meia dúzia de seccionistas carolas  poderão vencer esta barreira.

Mas este pavilhão também não iria resolver tudo pois as modalidades e as secções são muitas e com centenas de praticantes.

Teríamos de arranjar um GRANDE CAMPUS DESPORTIVO DO  clube , onde teríamos “naves” despidas de bancadas e luxos mas com tecto e piso condizente com a prática desportiva.
Talvez até estas “naves” fizessem mais falta ao clube neste momento que vive com enormes problemas de instalações para o voleibol  e basquet, pelo menos

O segundo ponto tem a ver com a politica desportiva.

A minha opinião é que a formação, no seu sentido estrito tem sido efectuada com mérito e sabedoria. O clube tem alguns dos melhores técnicos nacionais em muitas modalidades e  a formação tem sido alimentada , ano após ano, com sempre mais e mais atletas mesmo quando as condições não parecem mudar significativamente.

Digamos que em termos de formação estamos num bom patamar.
Problema é com a competição.
No meu entender, o que se tem visto é a competição ser o passo seguinte á formação e esta ser feita á base da prata da casa.Ora, salvo raras excepções, as exigências competitivas ao mais alto nível , obrigam a condições melhoradas. De instalações, apoios logísticos, médicos e afins.

Para além disso, os custos sobem em flecha e sem jogadores “contratados” dificilmente qualquer equipa pode sustentar “ de per si” uma presença certa na ribalta .
Os exemplos disto que acabei de falar são claros: veja-se o atletismo que tem resuiltados bons nos escalões jovens e mais tarde vacila.
O mesmo acontece com o sensacional voleibol feminino que depois de atingir o galarim, sentiu dificuldades atrás de dificuldades para se manter no topo. E o mesmo sucede no basquet e na natação.

Com a poltica actual de independência das secções, dificilmente teremos possibilidade de ver o nome do clube no topo e a lutar pelos primeiros lugares.

Ora para os mais jovens que optam mais tarde por avançar para a competição “a sério” , já num patamar júnior ou mesmo sénior, dificilmente terão hipóteses de continuar carreira de elite e tendem a ser chamados por outros clubes. Ora , o clube perde na formação e depois não tem mais-valias. Ou seja, anadmos a formar atletas para os ceder a outros...

Lembro ainda que sem uma equipa de topo em cada modalidade e a lutar pelos lugares cimeiros , dificilmente se sutenta e suporta a formação.
Todos os jovens gostam de ver e contactar os seus ídolos. Sem equipa seniores de nível, perde.se este trabalho de paixão e de ilusão para os mais jovens que sabem não ter possibilidade de representar o clube que amam no mais alto nível.

È por isso que sou apologista na aposta , concreta e com supervisão do clube em duas pou 3 modalidades como um projecto global . Desde a formação, a sua maturação, a afirmação como atletas de nível e mais tarde a passagem gradual para uma euqipa sénior a disputar os campeonatos.

Vejam , por exemplo, o voleibol  ou basquetdo nosso vizinho Guimarães. Teve formaçºao, tem dezenas de miúdos na sua prática, apostou numa boa equipa sénior e hoje tem o futuro garantido. Tem pavilhões cheios, orgulho dos simpatizantes, exemplos para os jovens praticantes. é certo que tem inúmeros problemas financeiros mas estes decorrem tb daquilo que sucede com o próprio clube.

Para mim, seria este o trajecto indicado pois, se se aposta na formação  TEMOS QUE TER DIVIDENDOS . E no desporto, temso que ter objectivos e ganhar. Senão, vamos mandar os miúdos todos para os ginásios privados ….

É que  os clubes têm também uma vocação que ultrapassa a  desportiva que é a competitiva..

O que queria deixar aqui é a ideia de que temos de ter uma poltica arrojada, definindo directrizes que levem a um aproveitamento da prata da casa .
E esses atletas sejam 50 a 60% das futuras equipas seniores.

Sem objectivos arrojados não vejo futuro na formação. Os miúdos perderão o gosto pela competição, terão sempre desculpas nos seus jogos e nunca alcançarão um  perfil de verdadeiro atleta.
E podemos conjugar sempre o lado formativo e de manutenção, como a base da pirâmide que é necessária para quelquer projecto vingar.

Mas neste tipo de projecto não basta a carolice dos seccionistas. Teremos que ter um objectivo colectivo, assumido pela colectividade e com apostas sérias e concretas.

De outra forma, é ver andar os eléctricos e a fazer craques para as outras equipas…
« Última modificação: 20 de Abril de 2012, 15:18 por ric »
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3956
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #1 em: 17 de Setembro de 2009, 19:21 »
Colocas bem o problema, Ric, mas deixaste numa ar um aspecto fundamental:dizes que se devia apostar em 2 ou 3 modalidades, mas não dizes quais...

Pelo teu discurso, e pela referência a um pavilhão, suponho que te refiras a modalidades de pavilhão, e provavelmente colectivas, o que exclui a natação e o atletismo.

Ora no andebol temos o ABC.
No hóquei em patins temos o Hóquei Clube de Braga.

Sobram poucas... e todas com as seguintes dificuldades:

O futsal é já uma modalidade muito cara! Lugar na 1ª divisão penso que é fácil, desde que haja um pequeno investimento. Mas lutar pelos primeiros lugares é muito caro, basta ver os orçamentos do benf, sport, belen e freixieiro; já não falo na fundação jorge antunes pois desinvestiu muito este ano. De qualquer forma penso que seria uma das 3 modalidades a escolher.

O basquetebol está um deserto em Portugal! Os clubes estão a desaparecer, e fico os 2 ou 3 do costume. Sinceramente acho que é uma modalidade que, por questoes organizativas, está a desaparecer lentamente, e a perder todos os seus patrocinadores. Já temos formação, e vemo-nos à rasca para arranjar um número minimamente aceitável de atletas. Por outro lado, por exemplo nos juniores femininos, o campeonato regional tem 4 ou 5 equipas, e engloba os distritos de Braga e Viana do Castelo! Não creio que seja interessante.

Quanto ao voleibol, já tivemos uma equipa decente em Braga, que desapareceu pois não tinha qualquer apoio e as assistências eram zero. Já temos, no entanto, esta modalidade nos seniores, no sector feminino, depois de um caminho de vários anos na formação. Poder-se-ia seguir esse caminho também nos masculinos, e poderia talvez ser a segunda modalidade.

E a terceira???

O râguebi, que é das poucas modalidades a crescer em Portugal?
O pólo aquático ou o hóquei em campo? Não têm grande expressão em Portugal, mas porque não?

De qualquer forma, fossem quais fossem as opções, teria que se ter sempre a noção que são modalidades para ter, pelo menos nos primeiros 10 anos, pouca expressão, poucos praticantes e 100 pessoas na bancada (talvez exceptuando o futsal).

Valerá a pena o investimento??



Anuncios M
Anuncios M
DM92 Juvenis
  • **
  • 158
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #2 em: 17 de Setembro de 2009, 19:53 »
Caro JR2969

Se toda a gente pensar como voce é lógico que nao haja modalidade nenhuma alem do futebol...
Se nao apostarmos nas modalidades elas nao desenvolvem.. Nao acha?

Para uma equipa ser campeã nacional tem de haver muitos anos de formação.. e a formação nao se compra.. faz-se, e para se fazer uma formaçao tem de haver instalações e condições para tal.

Eu sou atleta do basquetebol do SC Braga, e posso dizer que para as condições e instalações que temos, o basquetebol tem uma grande formação.. É lógico que se houver mais patrocinios, e melhores instalações e mais apoio do clube, que a modalidade começa a dar passos largos..

Posso dizer que a direcção da secçao do basquetebol do SC Braga tem feito de tudo para que se consiga arranjar melhores condições e aquilo que mais se deseja, um pavilhao exclusivo para o basquetebol do Braga.

Belo Tópico, Ric


Os meus parabens.. ;)
Se toda a gente deste clube tivesse as suas preocupações pelas restantes modalidades do clube, para alem do futebol,teriamos muitos melhores exitos desportivos nao só no futebol
Sempre Contigo .. BRAGAAAA
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #3 em: 18 de Setembro de 2009, 12:21 »
Apesar de ter sido eu a criá-lo, este é um dos tópicos que devia ter atenção de todos aqueles que se dizem braguistas. Sentir o clube não é ir á Pedreira, gritar uma série de BBRAAAGAAA e já esá. Ser braguista é ta,mbém estar atento ao que se vai fazendo no clube e ter noção que o ecletismo é fundamental para o futuro da agremiação. Um clube só com futebol perdia alma, carisma , carinho...

por isso acho que devemos olhar as modalidades com outra atenção e que a direcção deve ter para com elas carinho especial.

Em todas as kdalidades - e felizmente - o clube orgulha-se de ter largas dezenas de praticantes. isto diz da pujança do clube e do carisma dos seus directores que sem condições conseguem fazer das "Tripas coração".

Hoje, o futebol de formação do clube é o maior polo desportivo do distrito e o basquetebol, segundo sei, representa o segundo polo desportivo do distrito a nível de formação.

Por isso termos de olhar com cuidado para isto e veroificar que devemos -ou o clube tem - que ter atenção especial.

Cim um Estado a cada vez mais se alhear da prática desportiva - direito constitucionalmente garantido para todos - são os clubes quem EFECTIVAMENTE  fazem alguma coisa pela sanidade mental e fosoca da nossa juventude.

Já não estou em idade de me iniciar no desporto. Mas certamente que ficaria triste e talvez desmotivado se verificar que se tivesse alguma qualidade, teria mais tarde de deixar a modalidade ou transferir-me para outro clube porque o meu de smpre não tem continuidade nem investe a sério no "aproveitamento" da formação ao nível dos séniores. E quem melhor para a divulgação da modalidade que ter resultados nacionais relevantes e um bom par de atletas de eleição para incentivar os jovens?

JASL Iniciados
  • *
  • 58
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #4 em: 18 de Setembro de 2009, 12:32 »
Caro JR2969, não concordo com o que diz e considero que a visão que tem estará baseada em pressupostos errados. E não terá culpa quanto a isso, uma vez que o desprezo a que as modalidades ditas amadoras são votadas quase que as faz desaparecer aos olhos dos bracarenses.  

Concordo com a visão do RIC e gostaria de a ver aplicada ao meu SC BRAGA. Gosto de futebol mas fico triste quando vejo que os jovens, e sobretudo as jovens, que gostam do Braga não encontram muitas condições para praticarem desporto no clube do seu coração.  

As modalidades ditas amadoras estão na origem de muitos braguistas e dão muitas alegrias aos bracarenses.

Quer em pavilhão, quer fora dele, os jovens bracarenses têm revelado qualidades merecedoras de destaque. E são muitos os jovens bracarenses que praticam modalidades amadoras (veja os cromos do Braga do ano passado) e são muitos mais aqueles que ainda não praticam e passariam a praticar caso as condições fossem melhoradas. E os pavilhões para as modalidades amadoras do Braga são mais do que necessários, são urgentes. Não me refiro a luxos ou pavilhões para grandes jogos mas sim a pavilhões que permitam a massificação dos treinos e jogos dos campeonatos dos escalões de formação. Pavilhões com vários campos de treino simultâneo que podem ser pouco mais do que piso e cobertura com balneários.Quando dermos oportunidade aos jovens bracarenses (são tantos )de praticarem desporto estes vão  aproveitar a formação e, anos mais tarde vão trazer os resultados desportivos que os adeptos "exigem". É fácil desprezar resultados quando não se conhece a realidade difícil em que trabalha a generalidade da formação das modalidades amadoras do Braga.

No jogo Braga-Académica do final da época 2007-2008 as modalidades do S.C.Braga desfilaram em pleno estádio Axa para se apresentarem aos sócios e simpatizantes bracarenses. Acredito que muitos deles não faziam ideia da existência de algumas das secções.

O futebol e a sua formação são, sem dúvida, a maior fatia dos praticantes do clube. Aqui não me parece que haja necessidade de grandes transformações e reforço de apoios.

Quanto ás modalidades que não exigem pavilhão, o atletismo tem o 1º de Maio e a natação tem as piscinas municipais e terá dentro de algum tempo a piscina olímpica junto ao Axa.

As modalidade de pavilhão estão muito abandonadas à carolice e capacidade criativa dos seus responsáveis.

O Voleibol é apenas feminino e o número de atletas e equipas muito restrito. A ligação a uma escola poderá ter a ver com isso, e reflecte a falta de apoio e de condições oferecidas pelo clube.

"O basquetebol está um deserto em Portugal! Os clubes estão a desaparecer, e fico os 2 ou 3 do costume. Sinceramente acho que é uma modalidade que, por questoes organizativas, está a desaparecer lentamente, e a perder todos os seus patrocinadores. Já temos formação, e vemo-nos à rasca para arranjar um número minimamente aceitável de atletas. Por outro lado, por exemplo nos juniores femininos, o campeonato regional tem 4 ou 5 equipas, e engloba os distritos de Braga e Viana do Castelo! Não creio que seja interessante."

Sabia que  o basquetebol é a segunda modalidade em número de praticantes federados do S. C. BRAGA? Em apenas 4 anos a secção de basquetebol passou de cerca de 40 atletas para 216. E sem qualquer pavilhão do clube no apoio a esta formação. Os treinos repartem-se por vários pavilhões e, ainda assim, os praticantes não param de aumentar.
Sabia que o S.C. Braga já é o clube com maior número de jovens basquetebolistas em actividade no distrito de Braga? Á frente de VSC e Barcelos BC que dispõem de pavilhão próprio.
Sabia que a formação do basquetebol do Braga tem mais atletas do que a do o ABC  e que é a mais numerosa a seguir à do futebol ?
Sabe que o basquetebol nacional teve 36.000 atletas federados em 2008, apenas sendo superado pelo futebol (142.000)e vólei (41.000).
Sabe que o minibasquete do S.C. Braga viu reconhecida pela segunda vez a sua qualidade de escola de minibasquete nacional?  

O basquetebol está em crescimento por todo o lado (olhe-se para vizinha Espanha e restante Europa)e também em Portugal. Dificuldades em campeonatos profissionais passam por todas as modalidades.O número de equipas e praticantes não para de crescer também em Portugal. È a maior modalidade de pavilhão do Mundo e aquela que mais atrai os jovens (as estrelas da NBA são tão conhecidas como as do futebol).

Julgo, por isso, por já ser a segunda modalidade do clube, que esta modalidade merecia muito apoio de todos os bracarenses. Com pavilhões para treinos  e jogos, transporte dos atletas e aposta prioritária na formação dos jovens, o clube teria motivo de orgulho no trabalho feito e alcançaria, a medio prazo, resultados nas futuras equipas seniores que ajudasse acrescer e criar.

Afinal de contas, quantos são os atletas da equipa senior de futebol criados no Braga?  

José Soares Equipa Principal
  • *****
  • 2052
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #5 em: 18 de Setembro de 2009, 13:03 »
"Ao longo dos anos, com altos e baixos, as modalidades do SCBraga sempre garantiram ao clube mérito, vitórias, competição e sobretudo serviço público aos jovens da cidade e arredores."

Concordo contigo RIC. Quanto vale esta dedicação ao desporto? Certamente jovens saudáveis, bracarenses mais motivados, ligação cada vez maior ao clube. Tal como o futebol.

Apoiem as modalidades amadoras.

Olhem para o basquetebol. 216 atletas sem pavilhão. E as inscrições estão novamente abertas. Força bracarenses pratiquem desporto e apoiem as modalidades amadoras inscrevendo os filhos nas modalidades do clube.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #6 em: 20 de Abril de 2012, 15:05 »
Puxei este tópico para cima pois parece-me que 2 anos depois muita pouca coisa mudou.
Valha-nos bons resultados alcançados pela formação nas várias modalidades.

No entanto, é tempo de redefinir estratégias e o novo ano desportivo está aí á porta.

PS: CONTINUO SEM SABER A ESTRATÉGIA PARA AS AMADORAS DO CLUBE (PARA ALÉM DA TÃO FALADA AUTONOMIA FINANCEIRA QUE TANTO QUEREM E FAZEM QUESTÃO. MAS MESMO ISTO SERIA E DARIA ..."PANO PARA MANGAS"

PS2: ESTE TÓPICO , NA SUA DATA , TEVE  MUITAS VISITAS MAS POUCAS respostas o que pressupo~em que os foristas nãoe stão vocacionados para o ecletismo do nosso clube.Tenho pena pois é com este mole imensa de atletas que diáriamente tb se conbstroi uma modalidade.

PS3: há poucas semanas estive num evento desportivo amador de cariz nacional. Mini basquet, mais precisamente. 10 equipas presentes , algumas delas dos clubes mais representativos da modalidade no nosso país. sabem um comentário que ouvi de um dos participantes a telefonar aos pais? " estão cá muitas equipas e sabes que vou jogar frente ao Braga? eles vieram e eu vou jogar contra eles...." Este era o cementário que ouvi , por acaso, de uma miúda de Coimbra a telefonar aos pais. Sim, mesmo nas amadoras temos um nome e um simbolo a levar a todo o país e a dignificar
BRG_1921
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #7 em: 20 de Abril de 2012, 17:00 »
O que devia ser feito era fazer o que o Braga fez no futsal com a AAUM, ou seja, fundir os dois, os resultados estão à vista de todos. Acho que deveria ser feito o mesmo com o ABC e HC Braga, ficava o Braga a ganhar pois seria um clube mais ecléctico e ficava o ABC e o HC Braga porque rapidamente teriam muito mais apoio e visibilidade na cidade e fora dela.
Anuncios M
Anuncios M
Kriticus
Kriticus Equipa Principal
  • *****
  • 5709
  • #2210 - desde 14/08/1989
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #8 em: 20 de Abril de 2012, 17:10 »
O que devia ser feito era fazer o que o Braga fez no futsal com a AAUM, ou seja, fundir os dois, os resultados estão à vista de todos. Acho que deveria ser feito o mesmo com o ABC e HC Braga, ficava o Braga a ganhar pois seria um clube mais ecléctico e ficava o ABC e o HC Braga porque rapidamente teriam muito mais apoio e visibilidade na cidade e fora dela.

Outra vez isto? A AAUM é uma associação académica, o ABC e o HC Braga são clubes independentes. Só alguém sem o mínimo de identificação com esses dois clubes pode dizer uma coisa dessas. Então porque não juntar o Braga e o ABC, mas adoptar o nome do ABC, por exemplo? Deixem-se disso, os sócios dos clubes nunca permitiriam que acontecesse.
BRG_1921
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #9 em: 20 de Abril de 2012, 17:23 »
O que devia ser feito era fazer o que o Braga fez no futsal com a AAUM, ou seja, fundir os dois, os resultados estão à vista de todos. Acho que deveria ser feito o mesmo com o ABC e HC Braga, ficava o Braga a ganhar pois seria um clube mais ecléctico e ficava o ABC e o HC Braga porque rapidamente teriam muito mais apoio e visibilidade na cidade e fora dela.

Outra vez isto? A AAUM é uma associação académica, o ABC e o HC Braga são clubes independentes. Só alguém sem o mínimo de identificação com esses dois clubes pode dizer uma coisa dessas. Então porque não juntar o Braga e o ABC, mas adoptar o nome do ABC, por exemplo? Deixem-se disso, os sócios dos clubes nunca permitiriam que acontecesse.

É a tua opinião, há anos que sigo o Hóquei e o ABC e até joguei num deles esta é a minha opinião, devem se fundir com o Braga.

« Última modificação: 20 de Abril de 2012, 17:31 por BRG_1921 »
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #10 em: 20 de Abril de 2012, 18:08 »
Fusões parece-me uma solução "out". Sobre todos os aspectos. Temos que dar valor á história e ao simbolismo destes clubes.

O que me parece é que , para já, seria uma estupidez o Braga avançar com andebol e hóquei.

A questão do tópico é outra.
Anuncios G
Kriticus
Kriticus Equipa Principal
  • *****
  • 5709
  • #2210 - desde 14/08/1989
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #11 em: 20 de Abril de 2012, 19:24 »
O que devia ser feito era fazer o que o Braga fez no futsal com a AAUM, ou seja, fundir os dois, os resultados estão à vista de todos. Acho que deveria ser feito o mesmo com o ABC e HC Braga, ficava o Braga a ganhar pois seria um clube mais ecléctico e ficava o ABC e o HC Braga porque rapidamente teriam muito mais apoio e visibilidade na cidade e fora dela.

Outra vez isto? A AAUM é uma associação académica, o ABC e o HC Braga são clubes independentes. Só alguém sem o mínimo de identificação com esses dois clubes pode dizer uma coisa dessas. Então porque não juntar o Braga e o ABC, mas adoptar o nome do ABC, por exemplo? Deixem-se disso, os sócios dos clubes nunca permitiriam que acontecesse.

É a tua opinião, há anos que sigo o Hóquei e o ABC e até joguei num deles esta é a minha opinião, devem se fundir com o Braga.

A esmagadora maioria dos miúdos que se formaram numa dessas casas (nos quais me incluo apesar de ter passado pouco tempo por lá), sente o clube, o seu simbolismo e mística, dá valor à sua história e palmarés, construídos sem precisar de se fundir com ninguém. Infelizmente, pelos vistos, não são todos assim, mas enquanto a esmagadora maioria o for, já fico feliz por a cidade de Braga estar tão bem representada em diversas modalidades, por diversos emblemas.

Repito: se é assim, porque não adoptar o nome do outro clube então? Por exemplo, no caso do ABC, a história e palmarés é esmagador no andebol, com que moral é que o Braga o "açambarcaria"?
« Última modificação: 20 de Abril de 2012, 19:26 por Kriticus »
BRG_1921
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #12 em: 21 de Abril de 2012, 01:09 »
O que devia ser feito era fazer o que o Braga fez no futsal com a AAUM, ou seja, fundir os dois, os resultados estão à vista de todos. Acho que deveria ser feito o mesmo com o ABC e HC Braga, ficava o Braga a ganhar pois seria um clube mais ecléctico e ficava o ABC e o HC Braga porque rapidamente teriam muito mais apoio e visibilidade na cidade e fora dela.

Outra vez isto? A AAUM é uma associação académica, o ABC e o HC Braga são clubes independentes. Só alguém sem o mínimo de identificação com esses dois clubes pode dizer uma coisa dessas. Então porque não juntar o Braga e o ABC, mas adoptar o nome do ABC, por exemplo? Deixem-se disso, os sócios dos clubes nunca permitiriam que acontecesse.

É a tua opinião, há anos que sigo o Hóquei e o ABC e até joguei num deles esta é a minha opinião, devem se fundir com o Braga.

A esmagadora maioria dos miúdos que se formaram numa dessas casas (nos quais me incluo apesar de ter passado pouco tempo por lá), sente o clube, o seu simbolismo e mística, dá valor à sua história e palmarés, construídos sem precisar de se fundir com ninguém. Infelizmente, pelos vistos, não são todos assim, mas enquanto a esmagadora maioria o for, já fico feliz por a cidade de Braga estar tão bem representada em diversas modalidades, por diversos emblemas.

Repito: se é assim, porque não adoptar o nome do outro clube então? Por exemplo, no caso do ABC, a história e palmarés é esmagador no andebol, com que moral é que o Braga o "açambarcaria"?
Não estamos a falar de açambarcar estou a falar de fusão, são coisas bem distintas. Felizmente o ABC tem conseguido se manter, mas por exemplo, e se não estou em erro, o Francisco de Holanda não conseguiu e só não se fundio com os Espanhóis porque estes também não estavam bem financeiramente.
sedas Equipa Principal
  • *****
  • 2684
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #13 em: 21 de Abril de 2012, 01:29 »
O que devia ser feito era fazer o que o Braga fez no futsal com a AAUM, ou seja, fundir os dois, os resultados estão à vista de todos. Acho que deveria ser feito o mesmo com o ABC e HC Braga, ficava o Braga a ganhar pois seria um clube mais ecléctico e ficava o ABC e o HC Braga porque rapidamente teriam muito mais apoio e visibilidade na cidade e fora dela.

Outra vez isto? A AAUM é uma associação académica, o ABC e o HC Braga são clubes independentes. Só alguém sem o mínimo de identificação com esses dois clubes pode dizer uma coisa dessas. Então porque não juntar o Braga e o ABC, mas adoptar o nome do ABC, por exemplo? Deixem-se disso, os sócios dos clubes nunca permitiriam que acontecesse.

É a tua opinião, há anos que sigo o Hóquei e o ABC e até joguei num deles esta é a minha opinião, devem se fundir com o Braga.

A esmagadora maioria dos miúdos que se formaram numa dessas casas (nos quais me incluo apesar de ter passado pouco tempo por lá), sente o clube, o seu simbolismo e mística, dá valor à sua história e palmarés, construídos sem precisar de se fundir com ninguém. Infelizmente, pelos vistos, não são todos assim, mas enquanto a esmagadora maioria o for, já fico feliz por a cidade de Braga estar tão bem representada em diversas modalidades, por diversos emblemas.

Repito: se é assim, porque não adoptar o nome do outro clube então? Por exemplo, no caso do ABC, a história e palmarés é esmagador no andebol, com que moral é que o Braga o "açambarcaria"?
Não estamos a falar de açambarcar estou a falar de fusão, são coisas bem distintas. Felizmente o ABC tem conseguido se manter, mas por exemplo, e se não estou em erro, o Francisco de Holanda não conseguiu e só não se fundio com os Espanhóis porque estes também não estavam bem financeiramente.

Pessoalmente acho um disparate o ABC fundir-se com o SC Braga... É a única equipa Portuguesa que jogou 1a final da Taça dos Campeões Europeus em Andebol e é um símbolo do desporto na cidade, sendo 1 caso único a nível de todo o desporto nacional no que toca a formação...
Prefiro pagar ser sócio com quotas em dia dos 2 clubes do que vê-los algum dia fundirem-se, pois perder-se-á parte da história do desporto Bracarense...
Alguém se lembra de um clube de futebol chamado Comercial de Braga??
Não... Foi o que deu a fusão...
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #14 em: 26 de Abril de 2012, 09:37 »
No jogo com o olhanense, as amadoras serão chamadas ao intervalo para desfilarem.
Uma boa oportunidade para se lembrar que existem...

mas para os espectadores , a grande maioria deve estar por dentro do que fazem.
o ideal seria trazer estas exibições para fora do AXA, mostrando visibilidade á cidade e não aos espectadores do AXA
BRG_1921
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #15 em: 26 de Abril de 2012, 11:16 »
Não vejo como a fusão do ABC / SC Braga ou do Hóquei Clube de Braga acabaria com a história destes clubes, prefiro ver o ABC a chamar-se ABC/BRAGA do que um dia ter de ver chamar-se ABC/Robbialac ou outra empresa qualquer como já acontece em outros clubes.
« Última modificação: 26 de Abril de 2012, 15:41 por BRG_1921 »
nando11
nando11 Juniores
  • ***
  • 666
  • DE FERREIROS PARA O AXA
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #16 em: 26 de Abril de 2012, 15:32 »
No jogo com o olhanense, as amadoras serão chamadas ao intervalo para desfilarem.
Uma boa oportunidade para se lembrar que existem...


mas para os espectadores , a grande maioria deve estar por dentro do que fazem.
o ideal seria trazer estas exibições para fora do AXA, mostrando visibilidade á cidade e não aos espectadores do AXA
Na minha humilde opinião e como mero espetador dos jogos efetuados no AXA, deveria ser obrigatório o "desfile" das amadoras em todos os jogos, e porquê? Porque o Sporting Clube de Braga não é só futebol.
Ainda esta semana, vou inscrever a minha filha num dos parentes pobres do nosso clube , o atletismo. Digo pobre, não pela visão que tem A NÍVEL NACIONAL mas, pelo reconhecimento do próprio clube e pelos sócios.
Agora, em tom GRANDE OTIMISMO, digo o seguinte: VOU TER, ALÉM DO FUTEBOL, UM GRANDE MOTIVO DE ORGULHO EM CARREGAR ESTE GRANDE SÍMBOLO AO PEITO, QUE É O SPORTING CLUBE DE BRAGA.
GVERREIRO BERMELHO E BRANCO
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #17 em: 27 de Abril de 2012, 09:26 »
Chegou-me aos ouvidos que existe algum mal estar entre as modalidades e a direcção do clube . Algumas dificuldades em termos de condições podem fazer equacionar projectos de futuro.
Vou tentar saber o que se trata mas sei que não é boato. é mesmo realidade
Kriticus
Kriticus Equipa Principal
  • *****
  • 5709
  • #2210 - desde 14/08/1989
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #18 em: 27 de Abril de 2012, 11:50 »
Chegou-me aos ouvidos que existe algum mal estar entre as modalidades e a direcção do clube . Algumas dificuldades em termos de condições podem fazer equacionar projectos de futuro.
Vou tentar saber o que se trata mas sei que não é boato. é mesmo realidade

Pelo menos no basquetebol isso é uma realidade. Chega-se ao ridículo de terem de pagar ao clube para alugar um dos autocarros do clube para fazer deslocações. Preferem deslocar-se em carros privados, sujeitando os pais a fazer de motoristas no caso dos mais jovens... Para além disso, o clube não dá apoio financeiro rigorosamente nenhum, nem sequer fornece os equipamentos, é tudo autónomo.
jaimeh
jaimeh Equipa Principal
  • *****
  • 1937
  • O meu coração só tem uma cor clubística!
  Re:Amadoras - Que futuro?
« Responder #19 em: 27 de Abril de 2012, 14:26 »
Chegou-me aos ouvidos que existe algum mal estar entre as modalidades e a direcção do clube . Algumas dificuldades em termos de condições podem fazer equacionar projectos de futuro.
Vou tentar saber o que se trata mas sei que não é boato. é mesmo realidade

Pelo menos no basquetebol isso é uma realidade. Chega-se ao ridículo de terem de pagar ao clube para alugar um dos autocarros do clube para fazer deslocações. Preferem deslocar-se em carros privados, sujeitando os pais a fazer de motoristas no caso dos mais jovens... Para além disso, o clube não dá apoio financeiro rigorosamente nenhum, nem sequer fornece os equipamentos, é tudo autónomo.

Como é possível num clube que se quer cada vez maior, acontecerem coisas lamentáveis como essas?!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!
 

Anuncios M