Quantcast
Art DM: coisas da canícula
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
cardoso
  Art DM: coisas da canícula
« em: 11 de Julho de 2007, 21:47 »
Pois é, meus amigos, aí está o Verão! Chegou o tempo da canícula (não sei porquê mas sempre gostei desta palavra). Chegou o tempo do ciclismo, dos incêndios, da praia e das moscas. Por isso, este espaço vai de férias e só volta em Setembro. Nesta época é costume os jornais trazerem uns passatempos mais ou menos patetas com perguntas e repostas. Por isso cá vai também a minha contribuição:
Sabe o caro leitor qual a semelhança entre um talho e uma repartição de finanças? Não sabe? Pois… esta é, realmente, um pouco difícil. Não, não vá já procurar a solução na última página; eu digo-lhe já a resposta: em ambos os sítios se esquartejam carnes, peles e ossos (uns com os bichos, outros com os pobres).
Bem, mas aí vai uma mais fácil: o que é que os talhos e repartição de finanças têm que a secretaria do Primeiro de Maio não tem? Vá, puxe lá pela cabeça que esta é fácil. Então? Não vou ficar aqui eternamente à espera que descubra! Pronto, eu digo-lhe: é aquela geringonça de onde se tira um papelinho com um número e umas letras a dizer assim: “a sua vez”. Pois é, esta semana, para renovar o assentalho no tribunal do estádio “AXA” (ui, ui…) tive de ir lá tantas vezes como Pedro negou Cristo porque tinha aí sempre uma fila medonha, mau grado a simpatia e profissionalismo do senhor Adão e seus pares! Claro, ao ver aquela serpentina espalhada pelo aposento, qualquer coitado como eu prefere deixar para amanhã o que podia fazer hoje. É que além da fila (não sei porquê não gosto da palavra “bicha”) há ainda o problema da canícula. Sim, a famosa canícula! Lá até tem aparelho de ar condicionado mas provavelmente está a funcionar em “modo lareira”. Mas se tivesse lá a tal geringonça de que falei acima, a malta podia recolher o papelinho e ir jogar uma suecazinha ou uma bisca-lambida com os amigos debaixo dos plátanos do parque da Ponte, enquanto a bicha encolhia. Assim não, temos de ficar lá a penar como um deputado na Assembleia, a sonhar com uma praiazinha tropical. Bem, neste ponto a canícula do aposento até ajuda a criar clima.
Mas à terceira vez lá consegui chegar à renovação da tão desejada cadeirinha. O pior é que fiquei a saber uma coisa terrível: que o meu pai não é da família! Era meu propósito renovar os lugares de meu pai e do meu filho, além do meu, ao abrigo do descontozinho do pacote “família nascente triplo”. Mas, para meu espanto, fui informado que… não dá! “Só dava se fosse a sua senhora”, informou-me um camarada que estava atrás de mim na fileira. Ora essa! Então a minha “senhora”, que nem sabe se a bola é esférica ou parecida com um paralelo da calçada, é da família e o meu pai, que é bracarense do tempo dos irmãos Mendonça, não é? Bem, que remédio tive eu senão pagar por inteiro; não seria por isso que deixava o meu pai à porta do estádio AXA (ui outra vez…). Desculpem lá estas irritantes (e irritadas) interjeições sempre que falo do estádio da Pedreira mas, por mais que me convença que a modernidade (leia-se os euros) assim o exige, não consigo deixar de sentir este novo nome como um som parecido com o da esferovite roçada num vidro… mas pronto, o euro comanda a vida. Para mim, no entanto, aquele será sempre o estádio Bracara Augusta ou, simplesmente, a Pedreira. Porque os estádios são o que a gente quiser que eles sejam… “axo” eu…
Gambit
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #1 em: 11 de Julho de 2007, 22:09 »
Enquanto a bicha encolhia?  ;D ;D
Para quem prefere a palavra fila, em detrimento de bicha, utilizar esta última assim, é um bocado, digamos, manhoso!!  ;D ;D ;D
Quanto ao resto, lá está o espírito de sempre, a tocar em pontos fulcrais.
Vou só realçar a última parte do texto, em que se fala do nome do estádio: o dinheiro é muito importante, sem dúvida. E quem é do SC Braga não o vai deixar de ser só porque o estádio "mudou" de nome por algum tempo!! Para quem gosta do clube, o estádio vai ser sempre o mesmo, quer tenha nome de patrocinador, quer de municipal, ou de Pedreira!
O espírito da coisa irá estar sempre presente!  ;)
Anuncios M
Anuncios M
disco infiltrator
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #2 em: 11 de Julho de 2007, 22:33 »
Coisas de um clube moderno e arrojado como os equipamentos.....
pamg
pamg Equipa Reservas
  • ****
  • 894
  • BRAGA SEMPRE! ORGULHO!
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #3 em: 12 de Julho de 2007, 00:42 »
Bom texto, um bocado cómico, que so lhe engrandece a qualidade.

Essa do pai não ser da familia ta muito boa. Só por cá é que se ouve destas coisas. Infelizmente.

E o estadio é para os adeptos aqulo que os adeptos quiserem(Tou de acordo), para as direcções do clube é o que os euros mandarem.
monica-sousa
monica-sousa Equipa Principal
  • *****
  • 1089
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #4 em: 12 de Julho de 2007, 01:18 »
felizmente que o meu pai é da minha família, se não estava bem tramada...  :P
isto realmente não se percebe, mas cada um com a sua mania!

de resto concordo PLENAMENTE com tudo, axo que deixei isso explicito a quando da minha opinião sobre a mudança do nome do estádio!

Bom texto, só para variar um bocadinho...  ;D
ZGANDULO
ZGANDULO Equipa Principal
  • *****
  • 1257
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #5 em: 12 de Julho de 2007, 01:28 »
Cardosão,??






Você é memo malandrão, cara !?! ;D :D ;D


Excelente!!! :)

Mafalda
Mafalda Juniores
  • ***
  • 291
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #6 em: 12 de Julho de 2007, 09:24 »
Cardoso, "axo" que te informaram mal...

O meu pai tb é da família ;D e renovamos as cadeiras (eu e os meus filhos), com desconto família.
Quanto ao texto...como sp, muito bom!
Mafalda
Reis
Reis Equipa Reservas
  • ****
  • 855
  • 1 REGIÃO, 1 IDENTIDADE. BRAGA
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #7 em: 12 de Julho de 2007, 11:18 »
...tive de ir lá tantas vezes como Pedro negou Cristo porque tinha aí sempre uma fila medonha, mau grado a simpatia e profissionalismo do senhor Adão e seus pares! Claro, ao ver aquela serpentina espalhada pelo aposento, qualquer coitado como eu prefere deixar para amanhã o que podia fazer hoje.


Pois é.... Depois a culpa é "aquela geringonça de onde se tira um papelinho "... Nunca é nossa!

Renovação (somente para titulares de Lugar Anual 06/07) – 18 Junho a 13 Julho
In www.SCBRAGA.COM


Mas à terceira vez lá consegui chegar à renovação da tão desejada cadeirinha.


Das duas, uma... ou estão e renovar mais do que existem, ou então foram quase todos na mesma altura que tu... é que dividir o n.º de cadeiras vendidas por os dias existentes que há possibilidade para o fazer...

O pior é que fiquei a saber uma coisa terrível: que o meu pai não é da família! Era meu propósito renovar os lugares de meu pai e do meu filho, além do meu, ao abrigo do descontozinho do pacote “família nascente triplo”. Mas, para meu espanto, fui informado que… não dá!
“Só dava se fosse a sua senhora”, informou-me um camarada que estava atrás de mim na fileira. Ora essa! Então a minha “senhora”, que nem sabe se a bola é esférica ou parecida com um paralelo da calçada, é da família e o meu pai, que é bracarense do tempo dos irmãos Mendonça, não é?


Realmente, foi-me informado que para poder comprar pacote familia, os sócios familiares têm de habitar na mesma morada!


não seria por isso que deixava o meu pai à porta do estádio AXA (ui outra vez…).


Certos Portugueses, antes das naus sairem de Belém, também fizeram estas mesmas e  "irritantes (e irritadas) interjeições "

Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.
Anuncios M
Anuncios M
cardoso
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #8 em: 12 de Julho de 2007, 14:52 »
...tive de ir lá tantas vezes como Pedro negou Cristo porque tinha aí sempre uma fila medonha, mau grado a simpatia e profissionalismo do senhor Adão e seus pares! Claro, ao ver aquela serpentina espalhada pelo aposento, qualquer coitado como eu prefere deixar para amanhã o que podia fazer hoje.


Pois é.... Depois a culpa é "aquela geringonça de onde se tira um papelinho "... Nunca é nossa!  a não ser quando não se tem tempo de sobra para passar em filas

Renovação (somente para titulares de Lugar Anual 06/07) – 18 Junho a 13 Julho
In www.SCBRAGA.COM


Mas à terceira vez lá consegui chegar à renovação da tão desejada cadeirinha.


Das duas, uma... ou estão e renovar mais do que existem, ou então foram quase todos na mesma altura que tu... é que dividir o n.º de cadeiras vendidas por os dias existentes que há possibilidade para o fazer... contabilizaste nessa matemática o tempo que leva a atender cada pessoa? E tiveste em conta que a esmagadora maioria das pessoas só pode lá ir ao fim da tarde porque trabalha?

O pior é que fiquei a saber uma coisa terrível: que o meu pai não é da família! Era meu propósito renovar os lugares de meu pai e do meu filho, além do meu, ao abrigo do descontozinho do pacote “família nascente triplo”. Mas, para meu espanto, fui informado que… não dá!
“Só dava se fosse a sua senhora”, informou-me um camarada que estava atrás de mim na fileira. Ora essa! Então a minha “senhora”, que nem sabe se a bola é esférica ou parecida com um paralelo da calçada, é da família e o meu pai, que é bracarense do tempo dos irmãos Mendonça, não é?


Realmente, foi-me informado que para poder comprar pacote familia, os sócios familiares têm de habitar na mesma morada!  Pois, provavelmente foi por isso que a Mafalda pode inscrever o pai. Mas se o pai mora na porta ao lado, já não dá. Isto para mim é um disparate pegado. Mas é melhor eu calar-me porque sou um bota-abaixo...


não seria por isso que deixava o meu pai à porta do estádio AXA (ui outra vez…).


Certos Portugueses, antes das naus sairem de Belém, também fizeram estas mesmas e  "irritantes (e irritadas) interjeições "  que exagero, Reis! Há palavras que te irritam a ti, não há? Pois a mim irrita-me esta. Eu sei perfeitamente quais são as vantagens do negócio. Só falei da palavra, Reis. Só isso

Nemec
Nemec Juniores
  • ***
  • 567
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #9 em: 13 de Julho de 2007, 02:12 »
Na minha opinião, penso que o Dr. ou o Eng. ou o simples Sr. que teve a ideia luminosa de criar o pack familia de maneira a facilitar a vida ao Braguista sofredor esqueceu-se de um pormenor: uma pessoa pode ser pai e ser filho ao mesmo tempo! E ao que parece essa benesse na compra das cadeiras não beneficia as 3 gerações neste caso. Estranho...mas real... Não sei até que ponto um familiar directo que não reside debaixo do mesmo tecto tem direito a ser abrangido. Sinto-me como um burro na ponte que não sabe para que lado ir... Quer uma quer outra opção tem os seus pontos que a tornaria aceitável. Supõe-se então que este pack é destinado a uma familia cujos familiares directos vivem em conjunto fazendo por isso todos os rendimentos parte do mesmo orçamento familiar tendo de sair o dinheiro das cadeiras do mesmo "bolso"; não contemplando por isso qualquer tipo de familiar directo que não pertença ao mesmo agregado e que tenha um orçamento diferente! Assim sendo concordo na medida em que facilita e incentiva a compra de todos aqueles que têm de contar os trocos no fim do mês ou que têm filhos menores ou sem qualquer fonte de rendimento; porém não é pela residência ser diferente que o grau de parentesco se modifica, sendo também legitimo que estes casos sejam abrangidos por tal beneficio. O que na verdade me parece é que o regulamento ou pouca gente tem acesso a ele e o conhece ou então ele é pouco esclarecedor nestes casos ou mesmo inexistente...



Para mim, no entanto, aquele será sempre o estádio Bracara Augusta ou, simplesmente, a Pedreira. Porque os estádios são o que a gente quiser que eles sejam… “axo” eu…

E "axa" muito bem! eu já disse isto algures aqui no fórum num texto que também foi publicado no DM de quarta-feira passada, mas volto a repetir! O estádio vai continuar a ser conhecido pelo nome que era anteriormente, seja ele qual for, tal e qual como o 1º de Maio ainda hoje é referenciado como 28 de Maio e mais recentemente "velhinho" (um dia tem direito a ser "Estádio cota")  :D

Quanto ao patrocinador em si eu até não desgosto. Uma das razões é ser a minha seguradora, outra é ter as inicias do nome do meu pai, e segundo ele o estádio tem agora também o nome dele, pertencendo-lhe parte por direito! :D

Boas férias da escrita e espero voltar a ler qualquer coisa lá para o dia 7 de Setembro ;)
4338
4338 Equipa Principal
  • *****
  • 1684
  • Nick anterior: 6589, no fórum desde 6 Novemb 2006
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #10 em: 13 de Julho de 2007, 09:49 »
Ah grande texto cardoso, parabens...
Anuncios G
cardoso
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #11 em: 13 de Julho de 2007, 16:10 »
´Nemec
tens razão, mas o que me mete impressão é que tenham inventado um novo conceito de "família", dando azo até a dualidade de critérios. Com "jeitinho" eu tinha conseguido o desconto, mas como não gosto de "jeitinhos"... pago e não bufo.
Seja como for, o importante é que tenhamos mais cadeiras vendidas do que no ano passado. Vou continuar a torcer por isso.
Quanto ao teu artigo no DM, concordo com tudo o que tu dizes. e já gora não me importava nada que o nome do estádio passasse a ser "Padaria d'Aldeia" ;D
Vlad
Vlad Equipa Principal
  • *****
  • 2808
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #12 em: 13 de Julho de 2007, 16:13 »
´Nemec
tens razão, mas o que me mete impressão é que tenham inventado um novo conceito de "família", dando azo até a dualidade de critérios. Com "jeitinho" eu tinha conseguido o desconto, mas como não gosto de "jeitinhos"... pago e não bufo.

Exactamente como eu.
Como saí de casa, deixei de ser filho do meu pai e da minha mãe. Agora sou apenas um vizinho de cadeira dos meus ex-pais.  ::)
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
Nemec
Nemec Juniores
  • ***
  • 567
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #13 em: 13 de Julho de 2007, 20:23 »
Com "jeitinho" eu tinha conseguido o desconto, mas como não gosto de "jeitinhos"...

Realmente como não é pedido qualquer documento comprovativo de residência, é fácil "mudar" o número da porta para se passar a ser "familiar". Mas isso já é outra história. Louvo a atitude de apesar de não concordar com a forma como as coisas estão a ser feitas, se negar a arranjar o tal "jeitinho" tão comum no portuga...

...e já gora não me importava nada que o nome do estádio passasse a ser "Padaria d'Aldeia" ;D

Era bom sinal, era sinal que eu não tinha de andar a trabalhar 9 nove horas por dia  :D mas a única coisa que a padaria consegue patrocinar são as festas de verão das freguesias próximas e, quanto muito, dá para patrocinar o Bragalotto desta época com meia dúzia de trigo, uma sandes mista ou uma rosca ao domingo para o vencedor semanal e uma garrafinha de "Lágrima" para o campeão  :D
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6028
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #14 em: 13 de Julho de 2007, 21:01 »
Familia é familia e não tem mais discussão... essa de o pai não ser familia só mesmo um funcionário do Braga para inventar!! nas condições de compra nada refere acerca disso.

Eu já há 3anos que compro cadeira para a namorada no pacote família, mais só compro por esse motivo já que ela nem é de Braga e vai ver 2/3jogos por época e eu lá lhe faço o favor de pagar cotas e cadeira... nunca puseram problemas nisso.
se calhar quando casar ainda perde o direito a comprar o pack familia!!
antimouros
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #15 em: 14 de Julho de 2007, 01:23 »
mais um grande texto do cardoso parabens és o miguel sousa tavares do scb
monica-sousa
monica-sousa Equipa Principal
  • *****
  • 1089
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #16 em: 14 de Julho de 2007, 01:53 »
mais um grande texto do cardoso parabens és o miguel sousa tavares do scb

que triste comparação...
quem conhece o cardoso sabe que ele é bem melhor que esse senhor!
Nuno À-Braga
Nuno À-Braga Equipa Principal
  • *****
  • 1027
  • "O BRAGA não é um grande... É o ENORME!"
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #17 em: 15 de Julho de 2007, 20:54 »
 Concordo com muito do que diz o Cardoso.

 Discordo terminantemente que, determinados foristas, tenham comentários completamente diferentes em assuntos idênticos, dependendo de quem escreve!
aurelio
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #18 em: 15 de Julho de 2007, 21:18 »
Já agora, renovei 4 cadeiras. Uma para mim, outra para O MEU PAI, outra para o meu sobrinho e outra para o meu irmão! Mas isto não é igual para todos? Alguma coisa falhou no caso do Cardoso...
cardoso
  Re: Art DM: coisas da canícula
« Responder #19 em: 15 de Julho de 2007, 22:43 »
Já agora, renovei 4 cadeiras. Uma para mim, outra para O MEU PAI, outra para o meu sobrinho e outra para o meu irmão! Mas isto não é igual para todos? Alguma coisa falhou no caso do Cardoso...

fiquei com a sensação nítida que se tivesse sido o sr Adão a atender-me tinha conseguido o desconto.
Mas o que está em causa não é o pormenor do desconto; felizmente não são 15 euros que me vão deixar mais pobre. O que está em causa é a falta de uniformidade de critério. Estas coisas não podem ficar ao critério do funcionário.
 

Anuncios M