Mundial em Portugal, Espanha e Marrocos com jogos de abertura na Argentina, Uruguai e Paraguai?
Não sei que fumaram, mas devia ser bom. Devem ter pensado "É só atravessar aquele rio que separa a europa da américa". Tudo muito sustentável.
E como este mundial já tem países da Europa, áfrica e américa do sul, e os regulamentos dizem não se poder repetir em 2034 não haverá outra escolha senão a Arábia Saudita (eles nem queriam....) se calhar em parceria com a Nova Zelândia ou as ilhas Fiji.
Em 2030 já estava mais que certo em Portugal, Espanha e Marrocos. Espanha tem muito poder no futebol mundial e diga-se Portugal também, face à sua dimensão. E a FIFA estava a dever este mundial roubado pela corrupção Russa e do Catar. Não havia grande volta a dar.
A américa do sul apareceu pelo centenário que poderia fazer sentido, mas acordaram tarde.
Os regulamentos existem para ser mudados, por isso é que vamos ter a prova em 3 continentes.
A arábia tem uma grande probabilidade de receber o mundial seguinte, tem dinheiro, sendo que na ásia china e coreia e japão já organizaram não sobram muitas hipóteses. só se for tipo indonésia ou índia. O dinheiro é que manda.
Para Portugal acho que pode ser interessante este mundial, na teoria os estádios estão feitos, podem fazer alguma coisa no Algarve além dos 3 grandes. No resto acredito que a rede ferroviária vá ganhar motivos para ser feita, embora por exemplo Porto vigo mais não servirá do que enterrar dinheiro, mas enfim, vamos ver o que dá.
Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha
2 comboios por dia em cada sentido, 80 passageiros em cada comboio (40% da lotação), números em ano recorde.
Isto justifica uma altavelocidade?
Qual a grande razão para justificar um potencial grande movimento de pessoas entre Porto e vigo (que não vejo na A3)? A movida de Vigo? Eles virem ao Ikea?
https://eco.sapo.pt/2023/07/02/comboio-porto-vigo-chega-aos-dez-anos-mais-lento-e-ameacado-por-independencia-espanhola/
Ui, eu falei de TGV em Porto - Vigo?
Falei que era a única linha com sucesso atualmente por isso não serve para enterrar dinheiro. E se tem pouca utilização é pela entrada de autocarros no mercado liberalizado com preços baixíssimos. Se melhorarem as condições os utilizadores aparecem.
E o comboio também serve para mercadorias, não é só para passageiros.
Para além de ser o meio mais eficiente a nível energético
Se tivesse pouca utilização por causa dos autocarros, não teria crescido, teria recuado.
A verdade é que cresceu porque baixaram os preços e baixaram os preços porque passaram a ter concorrência. Antes pagavas camarão por tremoços.
Mas ainda assim tens uma procura baixíssima. Então o teu investimento porto vigo não era alta velocidade (que sempre foi o falado) seria o quê? Uma nova linha com o trajeto do TGV mas em comboio normal, que custaria na mesma milhares de milhões não recuperáveis face ao volume passageiros?
Mais anos a andar a fazer festinhas à linha que é o que se tem feito no nosso país?
E não vejo grande relevo no transporte mercadorias porto vigo. Eles têm um bom porto lá. Quem usa o serviço carga ferroviária não é quem transporta 3 ou 4 camiões. São indústrias pesadas como cimenteira, papel, automóvel. Não vejo essas a atravessar a fronteira, ou em quantidade que justifique o aluguer do comboio carga.
Agora de Porto a Lisboa é onde tens a linha congestionada, sendo que tens espaço para crescer a norte do Porto se for possível resolver estrangulamento Ermesinde-Contumil.
Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk
"Pode ser que tenham como meta finalmente ligar Porto e/ou Lisboa a Madrid com uma ligação de alta velocidade."
"Não entendo porque Porto - Vigo mais não servirá do que para enterrar dinheiro.
É a única linha que atualmente consegue ligar com o mínimo de sucesso Portugal e Espanha"
Isto foi o que eu disse. Não entendo como daqui se retira que defendo um investimento no TGV nessa linha.
Depois puxas a notícia que fala em autocarros e eu apenas refiro que se não se deixassem as coisas ao abandono se calhar havia mais utilização. Por algum motivo a renfe quer deixar a CP encostada e começar a usar só eles a linha.
Queres que volte a repetir o meu último post?
Falas em alta velocidade.
Falas em investir na linha Porto-vigo, sendo que sempre que se fala em investir na linha porto-vigo é em alta velocidade. Se querias falar de um investimento diferente, deverias ter especificado.
Mas qual eravo investimento? Perguntei te e continuas a não responder. Só dizes que não é a alta velocidade.
Dizes que basta criar condições e aparecem.
Depois que não aparecem porque existem autocarros (e a culpa é minha por partilhar o que li).
Tens o Celta há vários anos e não é sucesso. E aumentou os passageiros porque baixou os preços como reação aos autocarros. Ainda assim para uns fantásticos 80 passageiros por comboio, ou seja 160 para lá, 160 para cá. "Sucesso".
A Renfe quer licença. Sim diz que linha porto vigo não é rentável e quer entrar em portugal e ir sozinha ate lisboa, da mesma maneira que opera linhas sozinha em França, em parceria no reino unido, mexico, dallas e arabia saudita e pretende entrar no centro da europa.
Porque é por de repente o comboio melhorar entre porto e vigo vão surgir clientes?
Se dissesses que há clientes que não vão no comboio por falta de alternativa, mas onde estão eles? Na estrada que é o sitio normal onde se pretenda retirar eles não existem, não em numero suficiente. Não tens nenhuma razao para haver um fluxo diario constante de várias centenas de pessoas como existe em braga-lisboa ou Guimarães-lisboa, sobretudo no troco porto lisboa.
Não se criam condições à espera que os clientes surjam por milagre. Tens de criar soluções para os clientes que têm problemas que estão localizados no eixo porto lisboa e nas duas AMP's
Transportes colectivos rodoviários de qualidade movidos a hidrogénio ou combustível sintetico para muitos casos serão soluções muito mais sustentáveis que ferrovias com escassa utilização (como o metro sul do tejo)
Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk