Quantcast
Universo Braguista - Assuntos genéricos
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Universo Braguista - Assuntos genéricos
1209 Respostas
189527 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3509
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1020 em: 13 de Março de 2024, 13:18 »
Acho que a celeuma de quem levou isto a mal se prende com o Braga "dar a mão" a uma das religiões e comunidades mais intolerantes à face da terra.

Nem que isto fosse verdade (que não é), ler comentários do género: "não chega os brasileiros todos, agora também muçulmanos" (como está na foto que aqui postei) e chegar a esta conclusão... Que contorcionismo.
Está bem, experimenta rezar uma missa na Arábia Saudita.
MagicoMito
MagicoMito Equipa Reservas
  • ****
  • 790
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1021 em: 13 de Março de 2024, 13:31 »
Este pessoal consegue criar cenários na cabeça de mudanças de hinos, emblemas, etc e ainda se fazer de vitima com esses cenários inventados para justificar comentários xenófobos, racistas e retrógados.

Gostam de dizer que hoje em dia as pessoas se ofendem por tudo e por nada ou que tornam tudo politico mas são as maiores florzinhas de estufa que se andam a chorar todos por um post das redes sociais a acusar o braga disto ou daquilo.

Ninguem vos está a obrigar a mudar de religião ou a fazer seja o que for, só respeitem, cresçam e sejam melhores.

Felizmente temos atletas de varias nacionalidades e religiões, vamos manter um ambiente inclusivo a todos eles.

Este pessoal deve querer que sejamos um clube a la Beitar Jerusalem.

Enviado do meu Redmi Note 8T através do Tapatalk

Anuncios M
Anuncios M
HenDua
HenDua Equipa Principal
  • *****
  • 1949
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1022 em: 13 de Março de 2024, 13:49 »
Eu só gostava que me dissessem uma coisa: sendo eu português, filho, neto, bisneto e por aí fora de portugueses, se praticar o ramadão passarei a ser menos português?

Se alguém aqui no fórum achar que os verdadeiros portugueses são apenas os cristãos por favor explique-me a lógica.

Já agora, quando as redes sociais do Braga publicam em inglês não há tanta polêmica porquê?
Seria certamente um português diferente da maioria.
Não entrarei numa discussão sobre o que é ser português e se há portugueses que o são mais ou menos que outros.

Acho que a celeuma de quem levou isto a mal se prende com o Braga "dar a mão" a uma das religiões e comunidades mais intolerantes à face da terra.

Seria um português diferente da maioria, certo, mas nisso não há problema nenhum. Por isso pergunto qual o problema do Braga desejar um feliz ramadão, Halloween, ou o que for?
Se formos só a comunicar para a maioria, cá teríamos de comunicar para benfiquistas e lá fora teríamos de comunicar em chinês.

Dizer que Portugal é de todos é entrar num debate que não interessa e para mim não tem espaço no futebol. Deveriam ter dito "o Braga é de todos" - cristãos, muçulmanos, ateus, judeus e por aí fora.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3509
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1023 em: 13 de Março de 2024, 14:06 »
Eu só gostava que me dissessem uma coisa: sendo eu português, filho, neto, bisneto e por aí fora de portugueses, se praticar o ramadão passarei a ser menos português?

Se alguém aqui no fórum achar que os verdadeiros portugueses são apenas os cristãos por favor explique-me a lógica.

Já agora, quando as redes sociais do Braga publicam em inglês não há tanta polêmica porquê?
Seria certamente um português diferente da maioria.
Não entrarei numa discussão sobre o que é ser português e se há portugueses que o são mais ou menos que outros.

Acho que a celeuma de quem levou isto a mal se prende com o Braga "dar a mão" a uma das religiões e comunidades mais intolerantes à face da terra.

Seria um português diferente da maioria, certo, mas nisso não há problema nenhum. Por isso pergunto qual o problema do Braga desejar um feliz ramadão, Halloween, ou o que for?
Se formos só a comunicar para a maioria, cá teríamos de comunicar para benfiquistas e lá fora teríamos de comunicar em chinês.

Dizer que Portugal é de todos é entrar num debate que não interessa e para mim não tem espaço no futebol. Deveriam ter dito "o Braga é de todos" - cristãos, muçulmanos, ateus, judeus e por aí fora.
Nem eu disse que havia problema. Não vejo mal em desejar um feliz Ramadão aos muçulmanos que possam acompanhar o nosso clube, muito menos quando temos tido consistentemente jogadores dessa fé nos nossos plantéis.

Achei a resposta "Portugal é de todos" algo infeliz e essa que sugeres teria sido mais apropriada e pacífica a meu ver.
E concordo que estas discussões, por muito interessantes que sejam, não devem ser tidas aqui.
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5686
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1024 em: 13 de Março de 2024, 14:21 »
A minha opinião é que o Braga estava muito bem calado, não por ser um post relativo a determinada religião mas sim por se tratar de religião no geral.
A exemplo de comparação, alguma vez o Braga fez um post relativo à Páscoa ou a outra data religiosa que não o Natal (que já nem é bem visto como uma data religiosa se virmos bem as coisas)? Porque razão se haveria de se fazer um post relativo a uma religião especifica de uma minoria neste país e não fazer o mesmo a outra praticada pela maioria? A religião sempre foi um tema que gera conflitos... quanto menos se falar neste tema melhor.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
vulcano
vulcano Juniores
  • ***
  • 664
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1025 em: 13 de Março de 2024, 14:43 »
Imaginem alguém muçulmano recentemente chegado a cidade, que se tenha interessado pelo nosso clube, a ler as coisas que por aqui e nas redes sociais se dizem... Ia de facto sentir-se muito bem vindo! Que enorme exemplo de inclusão nós somos, a epítome da civilização segundo alguns, não é?
O problema é que a vergonha à muito que se perdeu, e o resultado no último domingo está aos olhos vistos.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3509
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1026 em: 13 de Março de 2024, 14:59 »
Imaginem alguém muçulmano recentemente chegado a cidade, que se tenha interessado pelo nosso clube, a ler as coisas que por aqui e nas redes sociais se dizem... Ia de facto sentir-se muito bem vindo! Que enorme exemplo de inclusão nós somos, a epítome da civilização segundo alguns, não é?
O problema é que a vergonha à muito que se perdeu, e o resultado no último domingo está aos olhos vistos.
A Europa Ocidental? Não há sequer dúvida em relação a isso. Nunca na história da humanidade existiu uma civilização tão aberta e tolerante como o Ocidente europeu no século XXI.

Um muçulmano que chegue ao Ocidente veria uma civilização onde pode praticar a sua religião livre de qualquer condicionalismo e repressão, onde se pode expressar livremente e aspirar a uma vida melhor mesmo sendo estrangeiro.
De certeza que não são uns quantos comentários racistas na internet que vão impedir quem quer que seja de tentar a sua sorte na Europa (e os números provam-no).

Deixem-se mas é desses auto flagelamentos: há muito a melhorar, mas estamos a anos luz da maior parte do mundo.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16561
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1027 em: 13 de Março de 2024, 15:57 »
Verdade seja dita, era escusado responder com "Portugal é de todos", ainda pra mais hoje em dia onde se sabe com toda a certeza que uma frase dessas pode cair mal a muita gente.
Era escusado responder a verdade? A verdade incomoda só àqueles que estão demasiado inseguros de si e precisam de apelar e agarrar-se a uma identidade que não existe, que é uma fabricação fascista (reforçada no tempo da ditadura) e que é racista e xenófoba.

Enviado do meu SM-S928B através do Tapatalk
Então não há identidade, não existem nacionalidades, culturas, regionalismos, bairrismos, clubismos? Que grande patranha.

Felizmente neste lugar à beira mar plantado, ao contrário do que alguns gostam de fazer querer, existe liberdade e direitos para todos indiscriminadamente da sua religião, etnia, etc, coisa que não existe de facto ou é muito limitada na maior parte do mundo.

Mas existe liberdade e existe identidade, uma coisa não anula a outra. Qualquer pessoa pode celebrar a sua religião. Em Lisboa em completamente normal, pela sua dimensão e pela dimensão das comunidades imigrantes, é normal ver celebrações de religiões como o Hinduísmo. Mesmo em Braga é fácil assistir a celebrações públicas (na rua) da igreja ortodoxa.

No entanto Portugal tem feriados, para além dos políticos, católicos/cristãos e outros pagãos. Não tem nem hindus, muçulmanos, ortodoxos. Por uma simples razão, de a maioria dos portugueses ser católico ou de tradição católica.

Falamos para as maiorias? Falamos pois. É importante respeitar as minorias e garantir que têm os mesmos direitos, não pode é existir uma subversão que é o que acontece em determinados países de "sucesso" em que uma minoria tem o poder.

Quem está à frente de uma instituição mediática tem de medir muito mais o que escreve e publica do que o cidadão comum, mas este post e sobretudo a resposta foram um erro como se pode ver. Foi acender um rastilho sem qualquer necessidade, e depois uma resposta arrogante quando geralmente impera o bom senso que não se responda ou que seja de forma apaziguadora, e por último se descamba, fechar ou limitar os comentários.
Estamos aqui há 2 ou 3 dias a discutir isto sem necessidade nenhuma, e diziam que era bom marketing? Deve ser um bom marketing do caraças. Não sei se aquela frase "falem bem ou mal de mim não importa, desde que falem" se aplica aqui.

Mas enquanto se fala disso e se fala que vem o Daniel Sousa a malta já deixará os lenços brancos em casa. Afinal querem ver...
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2520
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1028 em: 13 de Março de 2024, 16:08 »
As palavras xenofobia, racismo e  fascismo estão a cair no vazio pela boca e pelos teclados de n pessoas que as usam por tudo e por nada, na maioria das vezes inadequadamente.

Nem com a mais recente "surpresa"  aprenderam alguma coisa... é a banalização do poder da(s) palavra(s).
Quantos exemplos de xenofobia devido a este publicação queres?

joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2520
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1029 em: 13 de Março de 2024, 16:14 »


A minha opinião é que o Braga estava muito bem calado, não por ser um post relativo a determinada religião mas sim por se tratar de religião no geral.
A exemplo de comparação, alguma vez o Braga fez um post relativo à Páscoa ou a outra data religiosa que não o Natal (que já nem é bem visto como uma data religiosa se virmos bem as coisas)? Porque razão se haveria de se fazer um post relativo a uma religião especifica de uma minoria neste país e não fazer o mesmo a outra praticada pela maioria? A religião sempre foi um tema que gera conflitos... quanto menos se falar neste tema melhor.

Outra vez arroz? Sim, já fez publicações na páscoa. Se não as encontrares apita que eu meto o print
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2520
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1030 em: 13 de Março de 2024, 16:15 »


Imaginem alguém muçulmano recentemente chegado a cidade, que se tenha interessado pelo nosso clube, a ler as coisas que por aqui e nas redes sociais se dizem... Ia de facto sentir-se muito bem vindo! Que enorme exemplo de inclusão nós somos, a epítome da civilização segundo alguns, não é?
O problema é que a vergonha à muito que se perdeu, e o resultado no último domingo está aos olhos vistos.
A Europa Ocidental? Não há sequer dúvida em relação a isso. Nunca na história da humanidade existiu uma civilização tão aberta e tolerante como o Ocidente europeu no século XXI.

Um muçulmano que chegue ao Ocidente veria uma civilização onde pode praticar a sua religião livre de qualquer condicionalismo e repressão, onde se pode expressar livremente e aspirar a uma vida melhor mesmo sendo estrangeiro.
De certeza que não são uns quantos comentários racistas na internet que vão impedir quem quer que seja de tentar a sua sorte na Europa (e os números provam-no).

Deixem-se mas é desses auto flagelamentos: há muito a melhorar, mas estamos a anos luz da maior parte do mundo.

E a julgar pelos teus comentários tu não fazes parte dessa sociedade ocidental aberta e tolerante
Anuncios G
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3509
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1031 em: 13 de Março de 2024, 16:17 »


Imaginem alguém muçulmano recentemente chegado a cidade, que se tenha interessado pelo nosso clube, a ler as coisas que por aqui e nas redes sociais se dizem... Ia de facto sentir-se muito bem vindo! Que enorme exemplo de inclusão nós somos, a epítome da civilização segundo alguns, não é?
O problema é que a vergonha à muito que se perdeu, e o resultado no último domingo está aos olhos vistos.
A Europa Ocidental? Não há sequer dúvida em relação a isso. Nunca na história da humanidade existiu uma civilização tão aberta e tolerante como o Ocidente europeu no século XXI.

Um muçulmano que chegue ao Ocidente veria uma civilização onde pode praticar a sua religião livre de qualquer condicionalismo e repressão, onde se pode expressar livremente e aspirar a uma vida melhor mesmo sendo estrangeiro.
De certeza que não são uns quantos comentários racistas na internet que vão impedir quem quer que seja de tentar a sua sorte na Europa (e os números provam-no).

Deixem-se mas é desses auto flagelamentos: há muito a melhorar, mas estamos a anos luz da maior parte do mundo.

E a julgar pelos teus comentários tu não fazes parte dessa sociedade ocidental aberta e tolerante

Se pelos meus comentários é essa a conclusão a que chegas, lamento mas o teu julgamento pouco me importa.
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5686
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1032 em: 13 de Março de 2024, 16:21 »


A minha opinião é que o Braga estava muito bem calado, não por ser um post relativo a determinada religião mas sim por se tratar de religião no geral.
A exemplo de comparação, alguma vez o Braga fez um post relativo à Páscoa ou a outra data religiosa que não o Natal (que já nem é bem visto como uma data religiosa se virmos bem as coisas)? Porque razão se haveria de se fazer um post relativo a uma religião especifica de uma minoria neste país e não fazer o mesmo a outra praticada pela maioria? A religião sempre foi um tema que gera conflitos... quanto menos se falar neste tema melhor.

Outra vez arroz? Sim, já fez publicações na páscoa. Se não as encontrares apita que eu meto o print
Outra vez arroz? Páscoa dos ovos de chocolate não conta como referência religiosa... mas estás à vontade para meter os prints.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Dr. Hipólito
Dr. Hipólito Juniores
  • ***
  • 496
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1033 em: 13 de Março de 2024, 16:31 »


Imaginem alguém muçulmano recentemente chegado a cidade, que se tenha interessado pelo nosso clube, a ler as coisas que por aqui e nas redes sociais se dizem... Ia de facto sentir-se muito bem vindo! Que enorme exemplo de inclusão nós somos, a epítome da civilização segundo alguns, não é?
O problema é que a vergonha à muito que se perdeu, e o resultado no último domingo está aos olhos vistos.
A Europa Ocidental? Não há sequer dúvida em relação a isso. Nunca na história da humanidade existiu uma civilização tão aberta e tolerante como o Ocidente europeu no século XXI.

Um muçulmano que chegue ao Ocidente veria uma civilização onde pode praticar a sua religião livre de qualquer condicionalismo e repressão, onde se pode expressar livremente e aspirar a uma vida melhor mesmo sendo estrangeiro.
De certeza que não são uns quantos comentários racistas na internet que vão impedir quem quer que seja de tentar a sua sorte na Europa (e os números provam-no).

Deixem-se mas é desses auto flagelamentos: há muito a melhorar, mas estamos a anos luz da maior parte do mundo.

E a julgar pelos teus comentários tu não fazes parte dessa sociedade ocidental aberta e tolerante


Certeiro, Joaopc.
Fui silenciado por quem de direito.
HenDua
HenDua Equipa Principal
  • *****
  • 1949
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1034 em: 13 de Março de 2024, 16:51 »
A minha opinião é que o Braga estava muito bem calado, não por ser um post relativo a determinada religião mas sim por se tratar de religião no geral.
A exemplo de comparação, alguma vez o Braga fez um post relativo à Páscoa ou a outra data religiosa que não o Natal (que já nem é bem visto como uma data religiosa se virmos bem as coisas)? Porque razão se haveria de se fazer um post relativo a uma religião especifica de uma minoria neste país e não fazer o mesmo a outra praticada pela maioria? A religião sempre foi um tema que gera conflitos... quanto menos se falar neste tema melhor.

Referente ao Natal faz todos os anos. Referente à Páscoa pelo menos o ano passado fez:

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1645003641776996352
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15119
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1035 em: 13 de Março de 2024, 16:56 »
Acho que a celeuma de quem levou isto a mal se prende com o Braga "dar a mão" a uma das religiões e comunidades mais intolerantes à face da terra.

Nem que isto fosse verdade (que não é), ler comentários do género: "não chega os brasileiros todos, agora também muçulmanos" (como está na foto que aqui postei) e chegar a esta conclusão... Que contorcionismo.
Está bem, experimenta rezar uma missa na Arábia Saudita.

Isso é não é possível, em espaço público. Já lá estive e é dos países mais radicais em termos religiosos. É proibida a prática de qualquer religião que não seja a Islâmica. É proibida a exibição de qualquer símbolo associado a outra religião - por exemplo - é proibido andar com um fio ao pescoço com uma cruz.
O único lugar em Riade onde era possível celebrar missa, era na embaixada espanhola, pois, pelo direito internacional, é considerado território espanhol e aí era possível.
Nos países árabes não há a tolerância que é praticada na Europa. Lá as pessoas, têm mesmo que, são obrigadas a cumprir tudo aquilo que são as normas deles.
Seria bom passarem uns tempinhos num desses países árabes - Arábia Saudita, ou Catar, para terem noção do que é a tolerância (não apenas religiosa) ou a falta dela.
BRAGA SEMPRE MAIS!
HenDua
HenDua Equipa Principal
  • *****
  • 1949
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1036 em: 13 de Março de 2024, 17:03 »
As palavras xenofobia, racismo e  fascismo estão a cair no vazio pela boca e pelos teclados de n pessoas que as usam por tudo e por nada, na maioria das vezes inadequadamente.

Nem com a mais recente "surpresa"  aprenderam alguma coisa... é a banalização do poder da(s) palavra(s).
Quantos exemplos de xenofobia devido a este publicação queres?



Acho que o que o lipeste queria dizer é que a palavra  xenofobia é uma palavra que se perdeu no seu significado. Fobia = medo.

Aracnofobia é o medo de aranhas e xenofóbia  é o medo de estrangeiros.

O ódio, aversão, hostilidade a uma religião, nacionalidade, tradições e culturas, cor de pele etc para mim é racismo e não xenofobia.
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2520
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1037 em: 13 de Março de 2024, 17:05 »


A minha opinião é que o Braga estava muito bem calado, não por ser um post relativo a determinada religião mas sim por se tratar de religião no geral.
A exemplo de comparação, alguma vez o Braga fez um post relativo à Páscoa ou a outra data religiosa que não o Natal (que já nem é bem visto como uma data religiosa se virmos bem as coisas)? Porque razão se haveria de se fazer um post relativo a uma religião especifica de uma minoria neste país e não fazer o mesmo a outra praticada pela maioria? A religião sempre foi um tema que gera conflitos... quanto menos se falar neste tema melhor.

Outra vez arroz? Sim, já fez publicações na páscoa. Se não as encontrares apita que eu meto o print
Outra vez arroz? Páscoa dos ovos de chocolate não conta como referência religiosa... mas estás à vontade para meter os prints.

Os seus desejos são ordens



Edit: entretanto fui buscar mais, desculpem o spam



Um bocado de falta de originalidade nos textos
« Última modificação: 13 de Março de 2024, 17:07 por joaoPC »
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2520
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1038 em: 13 de Março de 2024, 17:11 »
As palavras xenofobia, racismo e  fascismo estão a cair no vazio pela boca e pelos teclados de n pessoas que as usam por tudo e por nada, na maioria das vezes inadequadamente.

Nem com a mais recente "surpresa"  aprenderam alguma coisa... é a banalização do poder da(s) palavra(s).
Quantos exemplos de xenofobia devido a este publicação queres?



Acho que o que o lipeste queria dizer é que a palavra  xenofobia é uma palavra que se perdeu no seu significado. Fobia = medo.

Aracnofobia é o medo de aranhas e xenofóbia  é o medo de estrangeiros.

O ódio, aversão, hostilidade a uma religião, nacionalidade, tradições e culturas, cor de pele etc para mim é racismo e não xenofobia.
O que o Lipeste queria dizer é que as palavras não têm significado porque são usadas por tudo e por nada.
E eu até concordo, principalmente na política onde qualquer coisa é considerada fascismo.

Neste caso em concreto é mesmo xenofobia e racismo.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Universo Braguista - Assuntos genéricos
« Responder #1039 em: 13 de Março de 2024, 18:28 »
As palavras xenofobia, racismo e  fascismo estão a cair no vazio pela boca e pelos teclados de n pessoas que as usam por tudo e por nada, na maioria das vezes inadequadamente.

Nem com a mais recente "surpresa"  aprenderam alguma coisa... é a banalização do poder da(s) palavra(s).
Quantos exemplos de xenofobia devido a este publicação queres?



Acho que o que o lipeste queria dizer é que a palavra  xenofobia é uma palavra que se perdeu no seu significado. Fobia = medo.

Aracnofobia é o medo de aranhas e xenofóbia  é o medo de estrangeiros.

O ódio, aversão, hostilidade a uma religião, nacionalidade, tradições e culturas, cor de pele etc para mim é racismo e não xenofobia.
O que o Lipeste queria dizer é que as palavras não têm significado porque são usadas por tudo e por nada.
E eu até concordo, principalmente na política onde qualquer coisa é considerada fascismo.

Neste caso em concreto é mesmo xenofobia e racismo.

O Lipeste disse o quiz dizer...o termo xenofobia e principalmente o termo racismo, estão a ser abusiva e erradamente utilizados em n situações o que, em minha opinião, pode acabar por retirar peso, a  gravidade a situações que são verdadeiramente graves...por exemplo, quando alguém acusa outro  de ser xenófobo por defender uma política de migração/imigração diferente daquela que temos, com outras regras, ou pior ainda quando é acusado de racismo por isso, não está a fazer outra coisa senão a retirar o verdadeiro significado a esses termos, a tentar minar e  deturpar a discussão, a contribuir para que muitos deixem de lhes atribuir a sua verdadeira gravidade...quando se aproveita, por exemplo, uma piada com bacon ou leitões relativamente a uma religião para se atirar logo com o rótulo da intolerância ou preconceito,  colocando-a ao mesmo nível de alguém que possa ter dito algo como "vão para a vossa terra" não se está a fazer mais do que a demostrar intolerância, tratando por igual o que é diferente (felizmente por cá os católicos não só encaixam com naturalidade as piadas relacionadas com a sua religião/igreja, como são os próprios a dize-las e a rir-se delas mas depois há alguns mais papistas que o papa e quando a piada é feita com muçulmanos/islão (neste caso), já acham que é intolerância religiosa, preconceito, xenofobia mas se calhar é só agenda...).

Em Portugal há muito preconceito mas racismo? Haverá "meia dúzia" que consideram outras raças ou nacionalidades como sendo interiores mas 99,9% não partilham essa estupidez (nem sequer a maioria daquelas que são acusados de racismo para com uma determinada etnia que se auto exclui e que é, ela própria, racista). Xenofobia sim poderá estar a crescer mas também me parece que não será no sentido que a maioria lhe atribui, pelo que consigo observar essa "xenofobia" não assenta no ódio intrínseco por estrangeiros (pode lá vir a chegar) mas sim nos medos e receios relacionados com o mercado de trabalho, essencialmente).

É por tudo isto e por muito mais que acho que esses termos tem vindo a ser abusiva e imprecisamente usados em n situações e na maior parte da opinião publicada com o objectivo de servir determinada agenda.

PS: Para mim este tema fechou e nem mais uma palavra lhe dedico no fórum, não é o local.
« Última modificação: 13 de Março de 2024, 18:48 por Lipeste »
 

Anuncios M