Quantcast
Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
28 Respostas
7247 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8348
«A Câmara Municipal de Braga está "interessada e disponível" para integrar o projecto da candidatura ibérica ao Mundial de futebol de 2018 ou 2022, revelou à Agência Lusa o presidente da edilidade, Mesquita Machado.

O autarca foi contactado pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Gilberto Madail, que recebeu de Mesquita Machado a total disponibilidade para se aliar à candidatura e disponibilizar uma solução para adequar a lotação do Estádio Municipal de Braga às exigências da FIFA.

"Já tive uma conversa com o presidente da FPF e transmiti-lhe que estamos perfeitamente disponíveis para participar nesse evento e colaborar com as nossas instalações", afirmou o responsável.

O novo recinto tem capacidade para 31.000 lugares, mas os requisitos da FIFA para as candidaturas a um Mundial fixam um mínimo de 40.000 cadeiras, exigência que Mesquita Machado diz ser "exequível e ultrapassável, sem grandes custos".

"Essa exigência é perfeitamente possível de ser contornada. O estádio tem capacidade para 31.000 lugares, mas pode ser instalada uma bancada suplementar no topo Norte para resolver essa questão", explicou à Lusa o autarca.

Braga junta-se, desta forma, a Faro e Loulé, outros dois municípios, que repartem a gestão do Estádio Algarve, que já transmitiram a disponibilidade em integrar também a candidatura de Portugal e Espanha ao Mundial de 2018 ou 2022.

Tal como terá de suceder com o Estádio Municipal de Braga, também o Estádio Algarve, actualmente com capacidade para 30.000 lugares, teria de ser alvo de uma ampliação, que substituiria as bancadas provisórias dos dois topos do recinto.

Caso Braga e Algarve avencem, Portugal passaria a ter cinco estádios "elegíveis" para a candidatura com Espanha, com os dois recintos a juntarem-se à Luz (65.000), Alvalade (50.000) e Dragão (52.200), até ao momento os três únicos recintos lusos que respeitam os critérios da FIFA.

No plano ibérico, a oferta alargar-se-ia para um total de 14 estádios com capacidade para integrar uma candidatura e ofereceria ao lado português uma projecção do território de Norte a Sul.
»

noticia http://www.destak.pt/artigos.php?art=32754
Zinired
Zinired Equipa Principal
  • *****
  • 1687
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #1 em: 27 de Junho de 2009, 15:14 »
Sinceramente acho que é uma asneira  ::)
Anuncios M
Anuncios M
joaobl03 Equipa Principal
  • *****
  • 1955
  • 100% SCB
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #2 em: 27 de Junho de 2009, 17:01 »
Se realmente for necessário aumentar a lotação do estádio acho que não vale a pena .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #3 em: 27 de Junho de 2009, 18:52 »
Sou claramente a favor. Colocasse a bancada provisória e no final retirasse não há problema nenhum, trás notoriedade para a cidade e gera uma micro economia que é sempre positiva.

Se ainda aproveitarmos para resolver alguns dos actuais problemas da funcionalidade do estádio então seria perfeito.

Força Braga!
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Kriticus
Kriticus Equipa Principal
  • *****
  • 5709
  • #2210 - desde 14/08/1989
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #4 em: 27 de Junho de 2009, 19:19 »
Se a ideia de expandir o estádio passe pela colocação de uma bancada provisória, como aconteceu em Leiria no Euro 2004, estou totalmente de acordo com a candidatura, caso contrário parece-me um desperdício de dinheiro, estar a fazer obras definitivas naquele estádio, que é o mais belo do Mundo como está, não precisa de mais nenhuma bancada!

BRAGA SEMPRE!!!
pamg
pamg Equipa Reservas
  • ****
  • 894
  • BRAGA SEMPRE! ORGULHO!
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #5 em: 27 de Junho de 2009, 19:27 »
A nova bancada era boa para colocar lá os arroasseiros de claques adversarias... assim ja não precisava de passar quase um jogo inteiro a olhar para cima com medo que me caísse um petardo em cima!!
Zeus
Zeus Equipa Principal
  • *****
  • 2562
  • Guerreiro nº1258
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #6 em: 27 de Junho de 2009, 22:34 »
Acho que toda a gente está de acordo que o estádio não precisa de ser aumentado, e que uma bancada no topo norte vai retirar alguma originalidade ao estádio.
Mas se  for para que o Mundial passe por Braga, se o custo não for excessivo não sou contra...........
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.
DiogoEA Equipa Principal
  • *****
  • 3052
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #7 em: 27 de Junho de 2009, 22:43 »
Acho que toda a gente está de acordo que o estádio não precisa de ser aumentado, e que uma bancada no topo norte vai retirar alguma originalidade ao estádio.
Mas se  for para que o Mundial passe por Braga, se o custo não for excessivo não sou contra...........


Não concordo. A bancada no topo Norte iria, quanto a mim, melhorar o ambiente dentro do estádio, seria um sítio onde se poderia colocar todos aqueles palermas que acham que é tudo deles e se divertem a mandar petardos e urinar da bancada de cima para a bancada de baixo (anjinhos brancos) e poderia ainda ser solução para aquelas "brisas frescas" como quem diz ventanias geladas com que apanhamos nos jogos de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro.


Quanto a mim deveríamos aliar-nos a este projecto, não envolveria grandes custos, haveria melhoramentos no estádio, seria bom para a cidade se acolhesse 2 ou 3 jogos do Mundial e resolvia-se os problemas do ambiente dos adeptos adversários e do frio (já referi aqui a adopção de uma solução tipo St. James Park -http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=11205.40).


Opiniões...
« Última modificação: 27 de Junho de 2009, 22:47 por Diogo-scb »
Anuncios M
Anuncios M
Anabela Equipa Principal
  • *****
  • 4774
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #8 em: 28 de Junho de 2009, 01:35 »
Acho que toda a gente está de acordo que o estádio não precisa de ser aumentado, e que uma bancada no topo norte vai retirar alguma originalidade ao estádio.
Mas se  for para que o Mundial passe por Braga, se o custo não for excessivo não sou contra...........


Não concordo. A bancada no topo Norte iria, quanto a mim, melhorar o ambiente dentro do estádio, seria um sítio onde se poderia colocar todos aqueles palermas que acham que é tudo deles e se divertem a mandar petardos e urinar da bancada de cima para a bancada de baixo (anjinhos brancos) e poderia ainda ser solução para aquelas "brisas frescas" como quem diz ventanias geladas com que apanhamos nos jogos de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro.


Quanto a mim deveríamos aliar-nos a este projecto, não envolveria grandes custos, haveria melhoramentos no estádio, seria bom para a cidade se acolhesse 2 ou 3 jogos do Mundial e resolvia-se os problemas do ambiente dos adeptos adversários e do frio (já referi aqui a adopção de uma solução tipo St. James Park -http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=11205.40).


Opiniões...

E depois, teríamos um estádio para 40 mil pessoas com 12mil pessoas por jogo!
O mundial aqui em SCBraga traria muita gente à cidade (e ao país) mas, construir mais uma bancada é um desperdício de €€ já para não falar que o estádio ficaria "desfigurado" e provavelmente o sr Souto Moura não deixaria modificar a obra que tantos prémios venceu.
kaspanamona
kaspanamona Juniores
  • ***
  • 587
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #9 em: 28 de Junho de 2009, 14:22 »
Acho que toda a gente está de acordo que o estádio não precisa de ser aumentado, e que uma bancada no topo norte vai retirar alguma originalidade ao estádio.
Mas se  for para que o Mundial passe por Braga, se o custo não for excessivo não sou contra...........


Não concordo. A bancada no topo Norte iria, quanto a mim, melhorar o ambiente dentro do estádio, seria um sítio onde se poderia colocar todos aqueles palermas que acham que é tudo deles e se divertem a mandar petardos e urinar da bancada de cima para a bancada de baixo (anjinhos brancos) e poderia ainda ser solução para aquelas "brisas frescas" como quem diz ventanias geladas com que apanhamos nos jogos de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro.


Quanto a mim deveríamos aliar-nos a este projecto, não envolveria grandes custos, haveria melhoramentos no estádio, seria bom para a cidade se acolhesse 2 ou 3 jogos do Mundial e resolvia-se os problemas do ambiente dos adeptos adversários e do frio (já referi aqui a adopção de uma solução tipo St. James Park -http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=11205.40).


Opiniões...

E depois, teríamos um estádio para 40 mil pessoas com 12mil pessoas por jogo!
O mundial aqui em SCBraga traria muita gente à cidade (e ao país) mas, construir mais uma bancada é um desperdício de €€ já para não falar que o estádio ficaria "desfigurado" e provavelmente o sr Souto Moura não deixaria modificar a obra que tantos prémios venceu.
- muitos adeptos bracarenses questionaram-se ao longo destes anos do porquê do velhinho 1º de Maio ser aberto numa das pontas; agora, o Municipal é aberto em duas pontas; deste modo, sou a favor de uma bancada no topo norte (que deverá ser igual à bancada nascente que, diga-se, é fabulosa visualmente, parecendo um barco) tanto mais que, futuramente, o BRAGUINHA, será um dos campeões deste país com o consequente aumento do número de adeptos;
- cumprimentos.
« Última modificação: 28 de Junho de 2009, 15:44 por kaspanamona »
"Bebo porque sou egocêntrico... Gosto quando o mundo gira à minha volta"
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #10 em: 28 de Junho de 2009, 16:00 »
Acho que toda a gente está de acordo que o estádio não precisa de ser aumentado, e que uma bancada no topo norte vai retirar alguma originalidade ao estádio.
Mas se  for para que o Mundial passe por Braga, se o custo não for excessivo não sou contra...........


Não concordo. A bancada no topo Norte iria, quanto a mim, melhorar o ambiente dentro do estádio, seria um sítio onde se poderia colocar todos aqueles palermas que acham que é tudo deles e se divertem a mandar petardos e urinar da bancada de cima para a bancada de baixo (anjinhos brancos) e poderia ainda ser solução para aquelas "brisas frescas" como quem diz ventanias geladas com que apanhamos nos jogos de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro.


Quanto a mim deveríamos aliar-nos a este projecto, não envolveria grandes custos, haveria melhoramentos no estádio, seria bom para a cidade se acolhesse 2 ou 3 jogos do Mundial e resolvia-se os problemas do ambiente dos adeptos adversários e do frio (já referi aqui a adopção de uma solução tipo St. James Park -http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=11205.40).


Opiniões...

E depois, teríamos um estádio para 40 mil pessoas com 12mil pessoas por jogo!
O mundial aqui em SCBraga traria muita gente à cidade (e ao país) mas, construir mais uma bancada é um desperdício de €€ já para não falar que o estádio ficaria "desfigurado" e provavelmente o sr Souto Moura não deixaria modificar a obra que tantos prémios venceu.
- muitos adeptos bracarenses questionaram-se ao longo destes anos do porquê do velhinho 1º de Maio ser aberto numa das pontas; agora, o Municipal é aberto em duas pontas; deste modo, sou a favor de uma bancada no topo norte (que deverá ser igual à bancada nascente que, diga-se, é fabulosa visualmente, parecendo um barco) tanto mais que, futuramente, o BRAGUINHA, será um dos campeões deste país com o consequente aumento do número de adeptos;
- cumprimentos.

Não é este o motivo porque sou a favor, mas este pormenor é engrassado seria uma espécie de 1º de Maio futurista.

O principal motivo porque sou a favor da bancada é pela possibilidade de corrigir as "deficiencias" do actual:

- Cortar o frio e vento gelido que se faz sentir na maior parte da época
- Encontrar solução para os mais de duzentos degraus do estádio, é um castigo ir ao futebol
- Colocar os adeptos adversários nessa bancada, antes que aconteça uma verdadeira tragédia como se prevê
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Anuncios G
Braguinha
Braguinha Equipa Principal
  • *****
  • 1069
  • Mágico Braga Allezzzz...
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #11 em: 28 de Junho de 2009, 22:54 »
só não disse que tipo de bancada era...


definitiva ou provisória ?
Apenas_Braga
Apenas_Braga Equipa Principal
  • *****
  • 1195
  • De nascimento até à Eternidade Apenas_Braga
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #12 em: 29 de Junho de 2009, 10:01 »
Só se for uma bancada amovível, caso contrário, prescindo do mundial em BRAGA
DiogoEA Equipa Principal
  • *****
  • 3052
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #13 em: 29 de Junho de 2009, 11:55 »
Só se for uma bancada amovível, caso contrário, prescindo do mundial em BRAGA


Não sei se a FIFA permite que os estádios destas competições tenham bancadas amovíveis...  :-\
JCosta
JCosta Equipa Principal
  • *****
  • 1021
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #14 em: 29 de Junho de 2009, 12:19 »
Só se for uma bancada amovível, caso contrário, prescindo do mundial em BRAGA


Não sei se a FIFA permite que os estádios destas competições tenham bancadas amovíveis...  :-\

É frequente o uso destas bancadas. Não podem ser daquelas como usa o Carcavelinhos da Serra nos jogos da taça com uma equipa que chama muito público. As exigências são grandes.
Mas pode-se usar.
Saudinha... da boa.
disco infiltrator
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #15 em: 29 de Junho de 2009, 15:51 »
Se, de algum modo, esta situação ajudar a corrigir alguns dos inúmero erros do pseudo-estádio onde o SCB tem jogado nas últimas épocas..acho uma excelente iniciativa.

Com este "estádio" onde o SCB tem jogado nunca iremos verdadeiramente crescer. Assistir a um jogo de  futebol deverá ser um prazer e nunca um sacrificio.

Pelo que este "estádio" custou não deveria existir a mínima margem de erro. Os acessos deveriam ser eficientes, deveria existir estacionamento, o estádio deveria ter sido construído tendo em conta as condições atmosféricas da cidade (chove e faz frio), a acústica do estádio deveria ter sido uma preocupação, não se admite que num estádio se tenha que subir o escadório do Bom Jesus para se chegar a determinados lugares, não se admite que chova em pelo menos umas 20 filas. Um estádio sem topos não é um estádio. etc etc etc

Se este estádio, e se este projecto, fosse uma referência já deveriam ter sido contruídos vários nestes moldes. No Mundial da Alemanha ou no último Euro viram algum estádio assim? Na África do Sul vão construir algum assim? Ou no Brasil? Com certeza que não.

Uma coisa é um projecto de arquitectura para ser visitados por estudantes e por  turistas outra coisa é uma obra para servir os seus propósitos e que possa  ser utilizada pelos cidadãos.


Este "estádio"  é única e simplesmente uma vergonha.

limascb
limascb Juniores
  • ***
  • 334
  • FCP+SLB+SCP+VSC= 1/2 SCB
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #16 em: 01 de Julho de 2009, 13:41 »
Se, de algum modo, esta situação ajudar a corrigir alguns dos inúmero erros do pseudo-estádio onde o SCB tem jogado nas últimas épocas..acho uma excelente iniciativa.

Com este "estádio" onde o SCB tem jogado nunca iremos verdadeiramente crescer. Assistir a um jogo de  futebol deverá ser um prazer e nunca um sacrificio.

Pelo que este "estádio" custou não deveria existir a mínima margem de erro. Os acessos deveriam ser eficientes, deveria existir estacionamento, o estádio deveria ter sido construído tendo em conta as condições atmosféricas da cidade (chove e faz frio), a acústica do estádio deveria ter sido uma preocupação, não se admite que num estádio se tenha que subir o escadório do Bom Jesus para se chegar a determinados lugares, não se admite que chova em pelo menos umas 20 filas. Um estádio sem topos não é um estádio. etc etc etc

Se este estádio, e se este projecto, fosse uma referência já deveriam ter sido contruídos vários nestes moldes. No Mundial da Alemanha ou no último Euro viram algum estádio assim? Na África do Sul vão construir algum assim? Ou no Brasil? Com certeza que não.

Uma coisa é um projecto de arquitectura para ser visitados por estudantes e por  turistas outra coisa é uma obra para servir os seus propósitos e que possa  ser utilizada pelos cidadãos.


Este "estádio"  é única e simplesmente uma vergonha.




Uma vergonha são as palavras que saem da tua boca,neste caso escreves.
disco infiltrator
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #17 em: 01 de Julho de 2009, 14:28 »
Se, de algum modo, esta situação ajudar a corrigir alguns dos inúmero erros do pseudo-estádio onde o SCB tem jogado nas últimas épocas..acho uma excelente iniciativa.

Com este "estádio" onde o SCB tem jogado nunca iremos verdadeiramente crescer. Assistir a um jogo de  futebol deverá ser um prazer e nunca um sacrificio.

Pelo que este "estádio" custou não deveria existir a mínima margem de erro. Os acessos deveriam ser eficientes, deveria existir estacionamento, o estádio deveria ter sido construído tendo em conta as condições atmosféricas da cidade (chove e faz frio), a acústica do estádio deveria ter sido uma preocupação, não se admite que num estádio se tenha que subir o escadório do Bom Jesus para se chegar a determinados lugares, não se admite que chova em pelo menos umas 20 filas. Um estádio sem topos não é um estádio. etc etc etc

Se este estádio, e se este projecto, fosse uma referência já deveriam ter sido contruídos vários nestes moldes. No Mundial da Alemanha ou no último Euro viram algum estádio assim? Na África do Sul vão construir algum assim? Ou no Brasil? Com certeza que não.

Uma coisa é um projecto de arquitectura para ser visitados por estudantes e por  turistas outra coisa é uma obra para servir os seus propósitos e que possa  ser utilizada pelos cidadãos.


Este "estádio"  é única e simplesmente uma vergonha.




Uma vergonha são as palavras que saem da tua boca,neste caso escreves.


Olha lá rapaz, sabes o que é argumentar e direito de opinião?

Então eu vou-te explicar. Certos ou errados eu apresentei argumentos que me levam a uma conclusão final. É discutível, obviamente, e para isso serve um forum.

Tu apenas apresentas uma frase que em nada esclarece, não argumentas e apenas te limitas a ser mal-educado. Consegues mais que isso?

Então explica-me, que eu agradeço. Tendo em conta uma óptica de custo benefício e tendo por comparação outros estádios que vão sendo construídos pelo mundo (alguns deles com orçamentos bem mais baixos), porque o estádio, onde actualmente joga o SCB, é um sucesso?

Relembro que nunca o SCB pediu um estádio nestes moldes e pouca ou nenhuma intervenção teve durante a fase de projecto.

Fico a aguardar....


Maria
Maria Equipa Principal
  • *****
  • 2213
  • Não vou morrer sem ver o Braga Campeão!
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #18 em: 01 de Julho de 2009, 14:57 »
Pois eu com bancada móvel ou imóvel acho que era simplesmente um espectáculo termos o Mundial a passar por Braga!
Portanto, Sr. Presidente da Câmara, estou consigo!
Venha de lá a World Cup!
GVERREIRA DO MINHO
limascb
limascb Juniores
  • ***
  • 334
  • FCP+SLB+SCP+VSC= 1/2 SCB
  Re: Braga preparada para candidatura ibérica ao Mundial de Futebol 2018 ou 2022
« Responder #19 em: 01 de Julho de 2009, 15:24 »
Se, de algum modo, esta situação ajudar a corrigir alguns dos inúmero erros do pseudo-estádio onde o SCB tem jogado nas últimas épocas..acho uma excelente iniciativa.

Com este "estádio" onde o SCB tem jogado nunca iremos verdadeiramente crescer. Assistir a um jogo de  futebol deverá ser um prazer e nunca um sacrificio.

Pelo que este "estádio" custou não deveria existir a mínima margem de erro. Os acessos deveriam ser eficientes, deveria existir estacionamento, o estádio deveria ter sido construído tendo em conta as condições atmosféricas da cidade (chove e faz frio), a acústica do estádio deveria ter sido uma preocupação, não se admite que num estádio se tenha que subir o escadório do Bom Jesus para se chegar a determinados lugares, não se admite que chova em pelo menos umas 20 filas. Um estádio sem topos não é um estádio. etc etc etc

Se este estádio, e se este projecto, fosse uma referência já deveriam ter sido contruídos vários nestes moldes. No Mundial da Alemanha ou no último Euro viram algum estádio assim? Na África do Sul vão construir algum assim? Ou no Brasil? Com certeza que não.

Uma coisa é um projecto de arquitectura para ser visitados por estudantes e por  turistas outra coisa é uma obra para servir os seus propósitos e que possa  ser utilizada pelos cidadãos.


Este "estádio"  é única e simplesmente uma vergonha.




Uma vergonha são as palavras que saem da tua boca,neste caso escreves.


Olha lá rapaz, sabes o que é argumentar e direito de opinião?

Então eu vou-te explicar. Certos ou errados eu apresentei argumentos que me levam a uma conclusão final. É discutível, obviamente, e para isso serve um forum.

Tu apenas apresentas uma frase que em nada esclarece, não argumentas e apenas te limitas a ser mal-educado. Consegues mais que isso?

Então explica-me, que eu agradeço. Tendo em conta uma óptica de custo benefício e tendo por comparação outros estádios que vão sendo construídos pelo mundo (alguns deles com orçamentos bem mais baixos), porque o estádio, onde actualmente joga o SCB, é um sucesso?

Relembro que nunca o SCB pediu um estádio nestes moldes e pouca ou nenhuma intervenção teve durante a fase de projecto.

Fico a aguardar....





Da uma "voltinha" pelo forum e com certeza que encontras a minha opinião acerca do estadio,caso fosses um membro atento "digo atento mesmo e não activo,porque andam aqui membros que pelos vistos gostam de escrever apenas para a estatistica" ja saberias o que eu penso!

Espero agora que fiques esclarecido,e não aguardes muito senão corres o risco de adormecer e babar o teclado...

Dou o assunto como encerrado da minha parte,portanto não respondo mais porque além de romper teclado,é uma total perca de tempo!
 

Anuncios M