Quantcast
Acesso às competições europeias 2021/2022
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Acesso às competições europeias 2021/2022
25 Respostas
9358 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Enorme_Guerreiro
  Re: Acesso às competições europeias 2021/2022
« Responder #20 em: 04 de Agosto de 2020, 17:06 »
Compreendo perfeitamente este raciocínio, e penso que o Nighthawk estava a caminhar nessa direção também. A questão é: "um Rio Ave" ganha mais por entrar na fase de grupos da EL ou por chegar aos oitavos da ECL? Eu não tenho resposta, mas se tivesse de arriscar, diria que ganha menos, da mesma maneira que compensa mais financeiramente entrar na fase de grupos da CL do que ganhar a EL. Ora, basta olhar para o caso do Vitória nesta época que passou: entraram na fase de grupos e ainda fizeram 5 pontitos, ganhando algum dinheiro. Não sei ao certo quanto, mas terão ganho entre 5 a 6M€, diria eu (2,9M€ pela entrada na fase de grupos, 570mil por uma vitória, 190mil vezes 2 empates, mais alguns "trocos" pelas pré-eliminatórias e play-off, mais o correspondente ao coeficiente do ranking). Com estas novas vagas, e acreditando que o Braga e os estarolas se mantêm nos 4 primeiros lugares, as equipas como o Vitória, o Rio Ave e o Famalicão só conseguem chegar à Liga Europa ganhando a Taça de Portugal. Ou seja, ficam privadas da possibilidade de receber estes prémios. Claro que é mais provável chegarem mais longe na ECL do que na EL, e que é provável ganharem mais jogos lá. Mas será que financeiramente compensa mais ganhar 1 jogo na EL ou 5 na ECL? E eu assumo que os prémios na EL irão subir bastante com a redução do número de equipas, o que criará um fosso entre a EL e a ECL, que favorecerá as equipas dos países mais fortes, porque serão elas a ocupar uma grande parte das vagas da EL. Fazendo uma analogia com o nosso campeonato e notas de euro, temos o Porto e o Benfica na Champions a lutar por notas de 500 e vamos continuar a ter. Mas onde tínhamos 3/4 equipas a lutar por notas de 100, vamos passar a ter 2 (Braga e Sporting) a lutar por essas notas de 100 e mais 3 (Rio Ave, Vitória e Famalicão) a lutar por notas de 50. Ou seja, acabamos a ter mais uma equipa a lutar por uma nota, mas houve 2 delas que passaram a lutar por uma nota de 50 quando antes tinham a oportunidade de lutar por notas de 100. Não sei se me fiz entender, mas acho que é um bocado por aqui que critico.
São sempre os médios que pagam, na economia, como no futebol. Os grandes geram as grandes receitas, estão ameaçar criar Superliga Europeia, portanto são intocáveis. Para dar aos pequenos, restam os médios.

Sobre o nosso exemplo, Rio Ave, Vitória, etc. É óbvio que se entrar na FG da LE é mais vantajoso que entrar na fase de grupos da ECL, mesmo com uma prestação superior. É um caso semelhante mas menos abissal entre a LE e a LC. Portanto a hipótese de apuramento para a LE vale mais do que a hipótese de apuramento para a ECL. Disso não há dúvida. A cenoura, ou a nota, é mais pequena.

Só que quantas vezes as nossas equipas fora os 4 habituais, conseguem passar as eliminatórias de qualificação? Raramente.
Como geralmente rodam, não conseguem ter bons coeficientes e ser cabeças de série no Play-off (o Guimarães teve um piço de todo tamanho e nós apanhamos a fava, mas é a excepção, não a regra), e acabam eliminados com poucos pontos amealhados.

Se conseguirem entrar na ECL, porque as equipas terão à partidas coeficientes mais baixo, terão mais probabilidade de ir à fase de grupos e ir construindo uma boa pontuação, para que num ano consigam.
Com a ECL há mais hipóteses de terem uma fase de grupos. Menor valor mas maior probabilidade vs maior valor menor probabilidade

Agora se for um Braga ou um sporting a caírem para esta ECL ( e basta uma outra equipa ganhar a taça) e é óbvio que é uma fo.da. Será o mesmo que ter um Arsenal ou um Nápoles na LE, podem até ganhar-la, mas querem é estar na champions mesmo sem reais hipóteses de a ganhar.

Mas numa perpesctiva global acaba por ser boa. Para os países como Portugal, Holanda, Rep. Checa, Russia, não. Têm é mais hipóteses de ganhar um caneco, porque a Liga Europa anda cheia de trutas.

Mais uma vez, percebo perfeitamente o teu argumento. Mas na prática não é bem assim...

"Só que quantas vezes as nossas equipas fora os 4 habituais, conseguem passar as eliminatórias de qualificação? Raramente."
Depende. Se estiveres a falar de a mesma equipa passar com frequência as eliminatórias, é verdade que isso não acontece. Mas, se estiveres a falar de ter equipas portuguesas na Europa, a coisa não é bem assim. Nas últimas 8 épocas, apenas em 2 não tivemos pelo menos 5 equipas na fase de grupos duma competição europeia (em 18/19 tivemos 3 e em 16/17 tivemos 4). Depois tivemos uma vez 6 equipas (em 12/13) e por cinco vezes tivemos 5 equipas nas fases de grupo (19/20, 17/18, 15/16, 14/15 e 13/14). Ou seja, em 6 das últimas 8 épocas tivemos 5 ou mais equipas nas fases de grupos da Liga Europa e Liga dos Campeões, cenário que passará a ser impossível com as novas regras.

Isto torna quase impossível que os 5 primeiros do ranking sejam alcançados, uma missão que já com estas regras era utópica. Vai fazer com que de Portugal para baixo, o ranking seja mais competitivo, mas tornará as big-5 intocáveis.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16561
  Re: Acesso às competições europeias 2021/2022
« Responder #21 em: 04 de Agosto de 2020, 18:50 »
Mais uma vez, percebo perfeitamente o teu argumento. Mas na prática não é bem assim...

"Só que quantas vezes as nossas equipas fora os 4 habituais, conseguem passar as eliminatórias de qualificação? Raramente."
Depende. Se estiveres a falar de a mesma equipa passar com frequência as eliminatórias, é verdade que isso não acontece. Mas, se estiveres a falar de ter equipas portuguesas na Europa, a coisa não é bem assim. Nas últimas 8 épocas, apenas em 2 não tivemos pelo menos 5 equipas na fase de grupos duma competição europeia (em 18/19 tivemos 3 e em 16/17 tivemos 4). Depois tivemos uma vez 6 equipas (em 12/13) e por cinco vezes tivemos 5 equipas nas fases de grupo (19/20, 17/18, 15/16, 14/15 e 13/14). Ou seja, em 6 das últimas 8 épocas tivemos 5 ou mais equipas nas fases de grupos da Liga Europa e Liga dos Campeões, cenário que passará a ser impossível com as novas regras.

Isto torna quase impossível que os 5 primeiros do ranking sejam alcançados, uma missão que já com estas regras era utópica. Vai fazer com que de Portugal para baixo, o ranking seja mais competitivo, mas tornará as big-5 intocáveis.
Volto a dizer, olhando para a competição e para as 55 federações membro, é sempre uma boa solução. Agora não é bom para todos. Especialmente para a equipa que está na parte debaixo da linha.
Os 4 primeiros são intocáveis e serão sempre. Basta ver os sucessos das suas equipas. Já o 5º, França, não o é. Nas duas ultimas épocas fizemos mais pontos que eles, mesmo com um benfica a pastar (exepto 18-19). Não fosse a desastrosa campanha de 16/17 onde perdemos 6 dos 7,5 pontos que nos separam e a história é outra (também é a próxima a ir de vela).
Se esta época fizéssemos os mesmos pontos que a França, iniciariamos 21-22 a apenas 1,1 ponto da França, onde para além do PSG pouco têm conseguido.

Fiquei um pouco supreendido pois já não me lembrava das prestações do estoril (2 anos) e do belenenses. Mas temos lá equipas que só se apuraram por vencerem a taça (directo à fase de grupos) como a académica e o v. guimarães. Na fase de grupos a prestação de cada equipa foi pobre. Numa ECL poderá haver mais hipóteses de vitórias e de avançar, embora lá está, é preferível a LE à ECL da mesma maneira que é preferível a Champions à LE. Porque escolheste os últimos 8 anos e nãos os últimos 10? Geralmente fazem-se análise a 5 ou 10 anos. 8 é estranho embora se perceba porquê.

Por isso, sim, para quem está na posição 6-15, este sistema é pior. Desapareceram 12 vagas da LE, tinham de vir de algum lado. E fizessemos a nossa parte, e não andassem os clubes a brincar aos arbitros e poderíamos estar à frente da França.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Acesso às competições europeias 2021/2022
« Responder #22 em: 04 de Agosto de 2020, 18:50 »
Não vejo nada de positivo para nós (I Liga, Portugal, principalmente para aqueles que ficarem fora do top 3 ou 4 se o vendedor da TP for top 3 na Liga)... é a protecção total às big five,  e o acelerar do fosso para todas as outras Ligas...para nós, Portugal (e para um SCB a ambicionar e a lutar com assiduidade pelo top 3) o mal menor passa por lutarmos com unhas e dentes para mantermos o mais possível o sexto lugar do Ranking, até que a UEFA se lembre de retirar a essa posição uma vaga da LC e atribui-la ao quinto classificado.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2020, 21:25 por Lipeste »
Eskol Equipa Principal
  • *****
  • 2989
  Re: Acesso às competições europeias 2021/2022
« Responder #23 em: 04 de Agosto de 2020, 18:55 »
Acho que o verdadeiro problema não está nesta reestruturação para a criação da ECL, mas sim na reestruturação que foi feita há uns anos e em que o 4º classificado das 4 ligas de topo passou a entrar direto na LC sem sequer ter de ir ao Playoff. Aí é que foi feita a jogada para lixar as ligas mais pequenas.
Foram dadas mais vagas diretas aos tubarões à custa de mais eliminatórias para o peixe miúdo. Dantes o 3º lugar entrava no Playoff da LC, como aconteceu quando jogamos com a Udinese. Como seria uma repetição da situação em 2021? A Udinese, 4º classificada italiana, entrava direta e nós tínhamos de fazer mais uma eliminatória para compensar.
A mesma coisa para a LE, tínhamos vagas com entrada direta + Playoff + 3ªPE que foram despromovidas para entrada direta + 3ªPE + 2ªPE. Para o Braga essa questão até tem um efeito reduzido devido à qualidade média das equipas nas PE da LE, mas para quem em Portugal está abaixo do Braga a música já é outra.
Longe vão os anos em que Académicas, Marítimos, Nacionais e Belenenses chegavam às fases de grupo. E duvido muito que o Rio Ave consiga, o bitorinha o ano passado foi o que foi porque teve uma vaca tremenda com os sorteios. Nos moldes atuais não vejo ninguém abaixo dos 3 estarolas + Braga a sobreviver nas PE da LE.
Por essa razão vejo com bons olhos o novo modelo. É verdade que é mais um contributo para aumentar o fosso, mas depois da cagada estar feita acaba por ajudar. Se com a ECL for possível às equipas portuguesas terem constantemente PEs ao nível das que o bitorinha teve o ano passado para a LE, a Liga Portuguesa sai a ganhar.
donbalon
donbalon Juvenis
  • **
  • 160
  • mais vale um golo na mão que dois a voar...
  Re: Acesso às competições europeias 2021/2022
« Responder #24 em: 21 de Agosto de 2020, 12:40 »
Compreendo perfeitamente este raciocínio, e penso que o Nighthawk estava a caminhar nessa direção também. A questão é: "um Rio Ave" ganha mais por entrar na fase de grupos da EL ou por chegar aos oitavos da ECL? Eu não tenho resposta, mas se tivesse de arriscar, diria que ganha menos, da mesma maneira que compensa mais financeiramente entrar na fase de grupos da CL do que ganhar a EL. Ora, basta olhar para o caso do Vitória nesta época que passou: entraram na fase de grupos e ainda fizeram 5 pontitos, ganhando algum dinheiro. Não sei ao certo quanto, mas terão ganho entre 5 a 6M€, diria eu (2,9M€ pela entrada na fase de grupos, 570mil por uma vitória, 190mil vezes 2 empates, mais alguns "trocos" pelas pré-eliminatórias e play-off, mais o correspondente ao coeficiente do ranking). Com estas novas vagas, e acreditando que o Braga e os estarolas se mantêm nos 4 primeiros lugares, as equipas como o Vitória, o Rio Ave e o Famalicão só conseguem chegar à Liga Europa ganhando a Taça de Portugal. Ou seja, ficam privadas da possibilidade de receber estes prémios. Claro que é mais provável chegarem mais longe na ECL do que na EL, e que é provável ganharem mais jogos lá. Mas será que financeiramente compensa mais ganhar 1 jogo na EL ou 5 na ECL? E eu assumo que os prémios na EL irão subir bastante com a redução do número de equipas, o que criará um fosso entre a EL e a ECL, que favorecerá as equipas dos países mais fortes, porque serão elas a ocupar uma grande parte das vagas da EL. Fazendo uma analogia com o nosso campeonato e notas de euro, temos o Porto e o Benfica na Champions a lutar por notas de 500 e vamos continuar a ter. Mas onde tínhamos 3/4 equipas a lutar por notas de 100, vamos passar a ter 2 (Braga e Sporting) a lutar por essas notas de 100 e mais 3 (Rio Ave, Vitória e Famalicão) a lutar por notas de 50. Ou seja, acabamos a ter mais uma equipa a lutar por uma nota, mas houve 2 delas que passaram a lutar por uma nota de 50 quando antes tinham a oportunidade de lutar por notas de 100. Não sei se me fiz entender, mas acho que é um bocado por aqui que critico.
São sempre os médios que pagam, na economia, como no futebol. Os grandes geram as grandes receitas, estão ameaçar criar Superliga Europeia, portanto são intocáveis. Para dar aos pequenos, restam os médios.

Sobre o nosso exemplo, Rio Ave, Vitória, etc. É óbvio que se entrar na FG da LE é mais vantajoso que entrar na fase de grupos da ECL, mesmo com uma prestação superior. É um caso semelhante mas menos abissal entre a LE e a LC. Portanto a hipótese de apuramento para a LE vale mais do que a hipótese de apuramento para a ECL. Disso não há dúvida. A cenoura, ou a nota, é mais pequena.

Só que quantas vezes as nossas equipas fora os 4 habituais, conseguem passar as eliminatórias de qualificação? Raramente.
Como geralmente rodam, não conseguem ter bons coeficientes e ser cabeças de série no Play-off (o Guimarães teve um piço de todo tamanho e nós apanhamos a fava, mas é a excepção, não a regra), e acabam eliminados com poucos pontos amealhados.

Se conseguirem entrar na ECL, porque as equipas terão à partidas coeficientes mais baixo, terão mais probabilidade de ir à fase de grupos e ir construindo uma boa pontuação, para que num ano consigam.
Com a ECL há mais hipóteses de terem uma fase de grupos. Menor valor mas maior probabilidade vs maior valor menor probabilidade

Agora se for um Braga ou um sporting a caírem para esta ECL ( e basta uma outra equipa ganhar a taça) e é óbvio que é uma fo.da. Será o mesmo que ter um Arsenal ou um Nápoles na LE, podem até ganhar-la, mas querem é estar na champions mesmo sem reais hipóteses de a ganhar.

Mas numa perpesctiva global acaba por ser boa. Para os países como Portugal, Holanda, Rep. Checa, Russia, não. Têm é mais hipóteses de ganhar um caneco, porque a Liga Europa anda cheia de trutas.
Boas meus amigos
Já fiz este pedido no tópico do mercado de verão mas só agora reparei que aqui tb tenho hipótese de conseguir uma ferramenta que tb uso no trabalho -sou jornalista freelancer - e o que preciso é  de uma listagem em pdf ou word onde seja visivel o escalonamento para este ano das equipas apuradas por pais e por competição.  Ou seja as equipas que se aouraram cimo campeãs e as restantes:
PORTUGAL: CHAMPIONS:fcporto slbenfica
                       EUROPA LEAGUE :scbraga scportugal rio ave.
.........

TURQUIA CHAMPIONS basaksehir besiktas
                  EUROPA LEAGUE sivasspor alanyaspor
Ajudem me por favor. Tentei o site da uefa.com sem sucesso
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16561
  Re: Acesso às competições europeias 2021/2022
« Responder #25 em: 21 de Agosto de 2020, 13:39 »
Compreendo perfeitamente este raciocínio, e penso que o Nighthawk estava a caminhar nessa direção também. A questão é: "um Rio Ave" ganha mais por entrar na fase de grupos da EL ou por chegar aos oitavos da ECL? Eu não tenho resposta, mas se tivesse de arriscar, diria que ganha menos, da mesma maneira que compensa mais financeiramente entrar na fase de grupos da CL do que ganhar a EL. Ora, basta olhar para o caso do Vitória nesta época que passou: entraram na fase de grupos e ainda fizeram 5 pontitos, ganhando algum dinheiro. Não sei ao certo quanto, mas terão ganho entre 5 a 6M€, diria eu (2,9M€ pela entrada na fase de grupos, 570mil por uma vitória, 190mil vezes 2 empates, mais alguns "trocos" pelas pré-eliminatórias e play-off, mais o correspondente ao coeficiente do ranking). Com estas novas vagas, e acreditando que o Braga e os estarolas se mantêm nos 4 primeiros lugares, as equipas como o Vitória, o Rio Ave e o Famalicão só conseguem chegar à Liga Europa ganhando a Taça de Portugal. Ou seja, ficam privadas da possibilidade de receber estes prémios. Claro que é mais provável chegarem mais longe na ECL do que na EL, e que é provável ganharem mais jogos lá. Mas será que financeiramente compensa mais ganhar 1 jogo na EL ou 5 na ECL? E eu assumo que os prémios na EL irão subir bastante com a redução do número de equipas, o que criará um fosso entre a EL e a ECL, que favorecerá as equipas dos países mais fortes, porque serão elas a ocupar uma grande parte das vagas da EL. Fazendo uma analogia com o nosso campeonato e notas de euro, temos o Porto e o Benfica na Champions a lutar por notas de 500 e vamos continuar a ter. Mas onde tínhamos 3/4 equipas a lutar por notas de 100, vamos passar a ter 2 (Braga e Sporting) a lutar por essas notas de 100 e mais 3 (Rio Ave, Vitória e Famalicão) a lutar por notas de 50. Ou seja, acabamos a ter mais uma equipa a lutar por uma nota, mas houve 2 delas que passaram a lutar por uma nota de 50 quando antes tinham a oportunidade de lutar por notas de 100. Não sei se me fiz entender, mas acho que é um bocado por aqui que critico.
São sempre os médios que pagam, na economia, como no futebol. Os grandes geram as grandes receitas, estão ameaçar criar Superliga Europeia, portanto são intocáveis. Para dar aos pequenos, restam os médios.

Sobre o nosso exemplo, Rio Ave, Vitória, etc. É óbvio que se entrar na FG da LE é mais vantajoso que entrar na fase de grupos da ECL, mesmo com uma prestação superior. É um caso semelhante mas menos abissal entre a LE e a LC. Portanto a hipótese de apuramento para a LE vale mais do que a hipótese de apuramento para a ECL. Disso não há dúvida. A cenoura, ou a nota, é mais pequena.

Só que quantas vezes as nossas equipas fora os 4 habituais, conseguem passar as eliminatórias de qualificação? Raramente.
Como geralmente rodam, não conseguem ter bons coeficientes e ser cabeças de série no Play-off (o Guimarães teve um piço de todo tamanho e nós apanhamos a fava, mas é a excepção, não a regra), e acabam eliminados com poucos pontos amealhados.

Se conseguirem entrar na ECL, porque as equipas terão à partidas coeficientes mais baixo, terão mais probabilidade de ir à fase de grupos e ir construindo uma boa pontuação, para que num ano consigam.
Com a ECL há mais hipóteses de terem uma fase de grupos. Menor valor mas maior probabilidade vs maior valor menor probabilidade

Agora se for um Braga ou um sporting a caírem para esta ECL ( e basta uma outra equipa ganhar a taça) e é óbvio que é uma fo.da. Será o mesmo que ter um Arsenal ou um Nápoles na LE, podem até ganhar-la, mas querem é estar na champions mesmo sem reais hipóteses de a ganhar.

Mas numa perpesctiva global acaba por ser boa. Para os países como Portugal, Holanda, Rep. Checa, Russia, não. Têm é mais hipóteses de ganhar um caneco, porque a Liga Europa anda cheia de trutas.
Boas meus amigos
Já fiz este pedido no tópico do mercado de verão mas só agora reparei que aqui tb tenho hipótese de conseguir uma ferramenta que tb uso no trabalho -sou jornalista freelancer - e o que preciso é  de uma listagem em pdf ou word onde seja visivel o escalonamento para este ano das equipas apuradas por pais e por competição.  Ou seja as equipas que se aouraram cimo campeãs e as restantes:
PORTUGAL: CHAMPIONS:fcporto slbenfica
                       EUROPA LEAGUE :scbraga scportugal rio ave.
.........

TURQUIA CHAMPIONS basaksehir besiktas
                  EUROPA LEAGUE sivasspor alanyaspor
Ajudem me por favor. Tentei o site da uefa.com sem sucesso
https://kassiesa.net/uefa/

 "See the preliminary access list and a preliminary qualifying scheme."
Quem não sente não é filho de boa gente.
 

Anuncios M