Quantcast
"Reinventar o futebol"
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
"Reinventar o futebol"
9 Respostas
1929 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Equipa Reservas
  • ****
  • 768
  "Reinventar o futebol"
« em: 26 de Setembro de 2008, 21:04 »
È uma frase forte mas é aquela que talvez melhor descreva a filosofia e princípios de jogo com que o SCB se apresenta. Daí o uso de aspas.
O SCB de Jorge Jesus apresenta um sistema baseado num 4-4-2.
 Losango? Clássico?  Pode parecer um paradoxo, mas tanto o 4-4-2 losango como o 4-4-2 clássico, são esquemas apresentados pela nossa equipa.
Mais que o sistema, no SCB de Jorge Jesus, o que importa é a dinâmica e atitude da equipa. Estes sim os principais atributos a considerar e evidentes no SCB de Jorge Jesus..
O SCB de Jorge Jesus não tem esquema predefinido. Este ajusta o sistema  mediante o adversário e selecciona os jogadores em face do mesmo, do timing e de outros factores como o momento. Numa determinada fase do jogo, podemos ver o SCB a actuar num 4-4-2 losango, e logo a seguir, a optar por clássico 4-4-2, como num determinado jogo optar por um sistema e no outro imediatamente a seguir optar por outro. Para isso contribui o facto de ter jogadores com as mais variadas características.

Devo dizer que este aspecto me surpreendeu… mas outro, e muito mais, foi as escolhas para o meio campo.
Existe a concepção predefinida de que no meio campo deve pontuar pelo menos um médio de características defensivas, com a evidente intenção de equilibrar a equipa,  emprestando assim coesão, energia e força naquele importante sector que é o meio campo. Regra geral um “trinco” revela raça, atitude, boa capacidade de desarme e de marcação, posicionamento,  mas falha quando é necessário driblar, cruzar ou marcar golo… A generalidade das equipas, inclusive, quando utiliza um único médio defensivo, costuma utilizar outro médio que conceda à equipa coesão e força em detrimento da criatividade e capacidade ofensiva.
Só em determinadas situações, como estarem em desvantagem, os treinadores arriscam a inclusão de dois médios ofensivos.
Também era (é) adquirido que somente médios de categoria mundial é que conseguem cumprir com as tarefas atribuídas a um médio defensivo, dando à equipa força, cultura táctica, coesão e, simultaneamente, possuírem atributos ofensivos que lhes permitem subir no terreno e provocarem desequilíbrios na defesa contrária, conseguindo driblar, rematar para golo como um médio ofensivo.

No  SCB de Jorge Jesus, o que estava instituído nas “regras” do futebol não tem razão de  subsistir. A equipa tem que jogar indivisível, agrupada, mas mais importante, revelar raça e atitude, a cultura táctica… tudo isto tem que ser atributos de todos os médios, não só tipicamente dos trincos, mas de todos… por exemplo, na posição 6 já jogaram jogadores como o Vandinho, Luís Aguiar… e bem! Quantas vezes vimos o Vandinho jogar fora da sua posição e lamentar a sua inabilidade?
Jogadores como o César Peixoto, Mossoró, Luís Aguiar,  Matheus, Alan, cujas características sugerem um médio ofensivo, jogam constantemente a médios interiores e revelam capacidades defensivas que para mim eram desconhecidas. César Peixoto, Mossoró, Luís Aguiar,  Matheus, Alan são médios de que posição? Será que são médios centro? Alas? 

O mesmo se verifica na dupla de avançados…
 Recentemente estalou uma discussão acerca do Linz e inevitavelmente a questão das repetidas substituições de Linz. Aqui no fórum, e em conversas de café, com alguma frequência, li observações acerca da contínua substituição de Linz em detrimento de Meyong. A explicação poderá residir no facto de Meyong ser um jogador com maior sentido do colectivo. Linz, apesar de estar mais activo e jogar mais para a equipa quando comparado com o ano passado, fica aquém do Meyong. Meyong, além de ser mais jogador de equipa também tem melhores dotes técnicos, como controlo de bola e drible, o que para Jorge Jesus é importante. Se um avançado deve ou não revelar em jogo espírito de equipa e de entreajuda em detrimento de outros atributos é outra questão, mas é evidente que para Jorge Jesus, o avançado além das qualidades associadas à posição também tem que defender e pressionar o adversário, porque caso contrário…

Por tudo isto ouso dizer que Jorge Jesus no SCB “reinventou o futebol”…  passe o exagero, como é óbvio.
Força Gverreiros
barinho
  Re: "Reinventar o futebol"
« Responder #1 em: 26 de Setembro de 2008, 21:27 »
Bem o Jesus acho que disse uma vez que existem 5 modelos e que 3 foram inventados por ele portanto ;D.

De resto concordo e também não estava à espera de ver uma equipa tão ofensiva e não concordo quando dizem que este modelo causa muito desequilíbrio.Precisamente porque jogadores como o César,Alan,Mossoró e Luis Aguiar me estão a surpreender pelo facto de conseguirem recuperar bem quando não temos a bola e depois lançarem bem o ataque que é muito rápido.E acho que nos últimos jogos já se nota bem que as transições já estão a ficar mais bem aperfeiçoadas.O único erro acho que foi o Matheus de início contra o sporting porque ele defensivamente não está ao nível dos outros.Esse tipo de táctica é melhor para jogar contra equipas mais fracas ou quando precisamos recuperar de desvantagem.
Anuncios M
Anuncios M
Equipa Reservas
  • ****
  • 768
  Re: "Reinventar o futebol"
« Responder #2 em: 26 de Setembro de 2008, 21:34 »
Bem o Jesus acho que disse uma vez que existem 5 modelos e que 3 foram inventados por ele portanto ;D.

De resto concordo e também não estava à espera de ver uma equipa tão ofensiva e não concordo quando dizem que este modelo causa muito desequilíbrio.Precisamente porque jogadores como o César,Alan,Mossoró e Luis Aguiar me estão a surpreender pelo facto de conseguirem recuperar bem quando não temos a bola e depois lançarem bem o ataque que é muito rápido.E acho que nos últimos jogos já se nota bem que as transições já estão a ficar mais bem aperfeiçoadas.O único erro acho que foi o Matheus de início contra o sporting porque ele defensivamente não está ao nível dos outros.Esse tipo de táctica é melhor para jogar contra equipas mais fracas ou quando precisamos recuperar de desvantagem.

Também concordo contigo Barinho, quando dizem que este modelo causa muito desequilíbrio. A atitude e empenho no jogo revelado pelos jogadores compensa qualquer lacuna relacionada com as características dos mesmos.
Força Gverreiros
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2708
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: "Reinventar o futebol"
« Responder #3 em: 26 de Setembro de 2008, 22:32 »
Tópico com bastante interesse,
Eu ainda sou dos que pensa, espero que os próximos jogos me mostrem o contrário, que um dos problemas deste esquema é não termos coesão defensiva no meio campo. Temos jogado regularmente com um médio de tarefas defensivas, o Frechaut, que na minha opnião, não tem sido suficiente para equilibrar a equipa quando não tem bola, perdendo o meio campo para o adversário. Na realidade também não temos muitas outras opções para o lugar, o Bruno Tiago lesionado, o Madrid lesionado e o Vandinho com dificuldades para render o que já vimos no tempo do Jesualdo, depois temos o Stélvio, que quanto a mim ainda tem que ganhar alguma experiência.
Que o Alan, Mossoró, ou Peixoto recuperam é verdade, mas não me perece que tenha chegado para desiquilibrar o jogo a meio campo a nosso favor. Era necessário um jogador ao nível do melhor Madrid que já vimos, mas tarda em aparecer. Mesmo nessa altura jogavamos com outro médio de caracteristicas defensivas a meio campo, Vandinho, os dois conseguiam parar as ofensivas adversárias ou pelo menos fechavam melhor as entradas da área, é onde a nossa equipa precisa de evoluir, porque do meio campo para a frente, e com posse de bola, todos tem bom "recorte técnico" e podem desiquilibrar.

Amanhã, todos ao Axa!
« Última modificação: 26 de Setembro de 2008, 22:34 por Arsenalista »
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
spinto
spinto Equipa Principal
  • *****
  • 2237
  • Nascido, criado e vivido em Braga
  Re: "Reinventar o futebol"
« Responder #4 em: 27 de Setembro de 2008, 08:52 »
Pareçe-me que o braga de jesus joga em 4-4-2 a defender e que passa automáticamente para 4-2-4 quando estamos em posse de bola e a atacar.
Por vezes até jogamos em 3-3-4 já que ficamos só com 2centrais e frechaut ou vandinho.

Acho que ficamos sempre com 4 lá na frente (meyong-renteria-e dois que depende de quem fica atrás a armar jogo).

há sempre 2 jogadores a armar jogo e são sempre o vandinho e outro qualquer, o que varia pois ninguém tem posição fixa e a mobilidade da frente de ataque faz com que todos defendam e todas as posições tenham sempre um jogador não interessa quem, dái por vezes vermos o alan a ajudar o defesa esquerdo/direito, etc...

Somos também uma equipa ofensiva porque temos 2 laterais rápidos que gostam de ter a bola e subir, temos o trinco (posição 6) que não é de raiz e que quando é o vandinho é sempre ofensivo e quando é o frechaut é mais de contenção.

jogadores defensivos na equipa só mesmo os centrais e o frechaut quando joga.
 
Ainda espero por Madrid em forma e no que nos habituou.

Uma lógica do futebol de jesus é quer ter sempre mais gente e dominio do meio-campo, é aqui que tudo se decide.

tenho-me apercebido disso embora possa estar errado

Vai ser esta equipa que mais para a frente vai trazer mais gente ao estádio, estou convicto disso.

« Última modificação: 27 de Setembro de 2008, 08:57 por spinto »
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!
SCM Equipa Principal
  • *****
  • 1296
  Re: "Reinventar o futebol"
« Responder #5 em: 27 de Setembro de 2008, 10:33 »
Por mim podem enventar o que quiserem desde que dei resultado, em uma vitória.
É bom viver o Braga.
Rvben
Rvben Juniores
  • ***
  • 601
  Re: "Reinventar o futebol"
« Responder #6 em: 27 de Setembro de 2008, 10:39 »
Por mim podem enventar o que quiserem desde que dei resultado, em uma vitória.
Mais nada!
cardoso
  Re: "Reinventar o futebol"
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2008, 23:51 »
Na globalidade concordo com o teu raciocínio. Mas, olhando para o jogo de ontem só posso tirar uma conclusão: este sistema, um inacreditável 4.1.3.2 só funciona se "aqueles" 3 do meio campo forem uns bravos lutadores no apoio ao pobre desgraçado "1", nas compensações defensivas e no apio aos laterais. Ou seja, se correrem como o caraças. O que se viu ontem é que, embora com muita habilidade, verdadeiros artistas, o Mossoró, o Aguiar e o Alan, não correram como o caraças... e o sistema que reinventou o futebol foi exactamente para lá... para o tal caraças!!!
Anuncios M
Anuncios M
Kilo
  Re: "Reinventar o futebol"
« Responder #8 em: 29 de Setembro de 2008, 00:14 »
 Gosto bastante do esquema implementado pelo JJ.Não gosto é de muitas peças que tem sido encaixadas nas diferentes posições!

 Acho que nos vértices laterais não podemos jogar com dois médios declaradamente ofensivos.

  Jogamos com o tradicional trinco, indispensavel nesta situação, e depois deviamos jogar em pelo menos um dos vértices com um jogador mais posicional! E nesse para essa realidade, só temos o vandinho! Mas que só tem jogado na posição 6!

 Jogar com César peixoto ou Matheus e Alan ao mesmo tempo nesses dois vértices, parece-m demasiado arriscado!

                                 trinco

       Alan ou Vandinho            Vandinho ou César Peixoto/Matheus


                            Médio organizador

 Falta-nos claramente um jogador para um dos vértices, de preferencia o esquerdo! Um jogador com carcteristicas mistas. um jogador àimagem de Zé Pedro, do Belenenses, por exemplo!

 Outra das situações que tenho notado é o "estaticismo" dos dois avançados, quando um deles devia cair muito para as alas (para compensar a ausencia de um ala verdadeiro num dos vertices) e um devia ser o 3 elemento de meio campo em situações de defesa!

 Com o Renteria a equipa ganha alguma dessa capacidade(quando comparado com Linz, p.e.) mas mesmo assim ainda falta alguma coisa...

 

 
Kramer
Kramer Equipa Principal
  • *****
  • 2757
  • Dream until your dream come true
  Re: "Reinventar o futebol"
« Responder #9 em: 29 de Setembro de 2008, 00:31 »
Pois é Kilo, nós já tínhamos falado sobre isso. Faz falta ao meio campo jogadores que tenham mais agressividade e saibam defender melhor. Os 3 jogadores que estão à frente do trinco têm todos eles características ofensivas deixando o trinco muito só.
Faz falta um número 8 para dar mais luta ao meio campo, se o Madrid e o Vandinho tivessem em bom nível a situação estava resolvida. Sendo assim temos que nos aguentar com os que temos.

\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos
 

Anuncios M