Corroboro os elogios a esta iniciativa. Pergunto-me onde poderíamos estar caso nos últimos quatro anos se tivessem levado a cabo com regularidade mais iniciativas deste género...
Estavam certamente mais do que o número oficial de 13 500 espectadores. Posso garanti-lo. Perdi os primeiros cinco minutos de jogo porque, numa partida em que seria previsível uma assistência a rondar os 15 mil espectadores, apenas existia uma porta (com dois torniquetes) aberta para quem, tendo bilhete ou cadeira na bancada poente, entrasse pelo lado nascente! O que aconteceu foi que à hora do início do jogo ainda havia centenas de pessoas num magote, impacientes (e aos berros!), à espera de entrar. A dada altura (já com o jogo a decorrer), alguém "arrombou" uma das portas (laterais aos tornquetes), permitindo que as centenas de pessoas que ali se acumulavam entrassem como um furacão, ante a impotência dos dois seguranças que ali estavam. Repito, foram centenas de pessoas que entraram sem passar pelos torniquetes...
É inadmissível que continuemos a ser um clube de paróquia nestes pormenores organizativos. Não o digo por mim, que sou adepto fiel e assisto às partidas "faça sol ou faça chuva". Mas, recorde-se, tratava-se nesta partida de uma "operação de charme", no sentido de atrair novas pessoas ao futebol, não fidelizadas. Evidentemente que situações destas não contribuem para que essas pessoas se sintam tentadas a repetir a experiência. Devemos receber como bons cicerones quem nos visita pela primeira vez. Organizem-se! Não permitam que estas coisas minem o que de bom estas iniciativas contêm!!!
É preciso que, paralelamente às acções junto dos adeptos (muito importantes e de aplaudir) sejam complementadas pelo crescimento ao nível organizativo e administrativo da parte do clube. Por exemplo, se decorrendo de este conjunto de acções, tivermos um movimento mais forte de adesão de novos sócios, os nossos serviços estão preparados para isso? Terão capacidade para atender os novos sócios com rapidez e eficiência - recordo uma vez mais que se trata de adeptos (ainda) pouco fidelizados, que porventura não "estão para aturar" serviços demorados e anacrónicos... e a primeira impressão é muito importante! Arrisco dizer que não me parece que estejamos convenientemente preparados para isso. É preciso crescermos (muito!) também a este nível!!!!