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Art DM
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cardoso
  Art DM
« em: 19 de Dezembro de 2007, 23:58 »
O Braga ganhou ao Estrela Vermelha por dois a zero e voltámos a festejar a passagem da fase de grupos, desta vez sem derrotas. Participámos num grupo bem mais difícil do que o do ano passado e ficamos mais bem classificados. Nas palavras pouco sábias de Jorge Jesus, o Braga e o Porto fazem milagres na Europa. Quanto ao Porto não me pronuncio, mas quanto ao meu clube, só quem não conhece bem a realidade bracarense é que pode usar estas palavras.
A administração de A. Salvador tem cimentado (nunca o termo veio tão a-propósito) a posição do S. C. de Braga como quarto clube português mas o que se passa está longe de ser um milagre. Pelo contrário, tem causas bem concretas. Em primeiro lugar, uma administração competente e zelosa em termos financeiros tem efectuado negócios bem proveitosos, não só ao nível da transferência de jogadores como noutros domínios; veja-se, por exemplo, o contrato celebrado com a AXA para utilização do nome do estádio.
Mas Jorge Jesus considera que dentro de alguns anos o futebol português será ultrapassado por Chipre, Bulgária e Roménia. Exactamente daqui por cinco anos. Os “Gato Fedorento” decidiram abandonar a RTP mas parece que já têm substituto à altura. A explicação que o técnico dá para este fenómeno futuro é o facto de termos cada vez menos pessoas nos estádios. É claro que isto é um problema. Mas conseguiremos nós imaginar grandes enchentes em jogos de média dimensão nos campeonatos destes países? Jorge Jesus, assim como muitos outros pessimistas que por aí ouvimos e lemos, parece esquecer que as receitas de bilheteira estão longe de ser o factor mais representativo nos orçamentos dos clubes. Com médias a rondar os dois ou três mil espectadores por jogo, como poderia a União de Leiria, por exemplo, suportar um orçamento de 3,5 milhões de euros? Como diria alguém, “é fazer as contas”.
O sucesso desportivo está longe de depender das bilheteiras e o S. C. de Braga é outro exemplo disso. Confesso que não conheço, em concreto, os números mas não andarei longe da verdade se afirmar que a duplicação do número de sócios pagantes não acrescentaria mais de dois milhões de euros ao orçamento anual do S. C. de Braga. Seria tal valor suficiente para modificar significativamente o estatuto do clube no futebol português? Não me parece. Isso equivaleria a dizer que o nosso orçamento ficaria mais próximo do Marítimo, que é o quarto orçamento da Liga.
Mais uma vez, A. Salvador ficou decepcionado com a assistência ao jogo frente ao Estrela Vermelha. Não vou aqui discutir essa polémica. Quero só lembrar que o mais grave não é a pouca presença de público: é o pouco envolvimento da cidade na vida do clube. Os clubes modernos podem não viver das bilheteiras. Mas arrecadam milhões com o marketing e merchandising. Da mesma maneira que as salas de cinema ganham mais dinheiro com as pipocas e bebidas, também os clubes, Braga incluído, têm de investir na promoção da imagem do clube e na venda dos produtos que a SAD, na sua dinâmica empresarial deve oferecer.
É neste aspecto que António Salvador não tem razão. Os bracarenses podem não ir ao estádio e podem preferir o conforto do sofá. Mas isso não significa que não possam ser “braguistas” e que não se envolvam na vida do clube. Por isso, mais importante do que criticar o seu comodismo é encontrar formas de os cativar; formas de, como já escrevi várias vezes, levar a montanha até Maomé.
Elvis
Elvis Juvenis
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  Re: Art DM
« Responder #1 em: 20 de Dezembro de 2007, 01:08 »
"É neste aspecto que António Salvador não tem razão. Os bracarenses podem não ir ao estádio e podem preferir o conforto do sofá. Mas isso não significa que não possam ser “braguistas” e que não se envolvam na vida do clube. Por isso, mais importante do que criticar o seu comodismo é encontrar formas de os cativar; formas de, como já escrevi várias vezes, levar a montanha até Maomé."

È msm Isto.... :-\ so tenho pena q as coisas quando estao boas de um lado biram-se mal para outro

« Última modificação: 20 de Dezembro de 2007, 01:27 por Elvis »
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Vlad
Vlad Equipa Principal
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  Re: Art DM
« Responder #2 em: 20 de Dezembro de 2007, 01:31 »
Por isso, mais importante do que criticar o seu comodismo é encontrar formas de os cativar; formas de, como já escrevi várias vezes, levar a montanha até Maomé.

Cardoso,

BRILHANTE esta frase!!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
ric Equipa Principal
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  Re: Art DM
« Responder #3 em: 20 de Dezembro de 2007, 10:06 »
como disse noutro tópico e assino por baixo ao pensamento do cardoso...

Antonio salvador continua a bater na mesma tecla. Por um lado compreendo-o. Tem feito esforços visiveis e não vê correspondência da parte da massa associativa.
No entanto, esta é a segunda vez que espicaça(?) os adeptos. da primeira vez que pretendeu levar o clube para barcelos ou guimarães o que ganhou com isso? NADA...NADA...

Então eu pergunro mais uma vez e esta é uma questão que não me canso de fazer:

Se temos uma equipa de luxo, um clube organizado, craques de alto quilate, presenças na Uefa e vitórias porque não arrasytamos mais gente? A culpa é das pessoas? essencialmente não.
Senão vejamos:
Imaginemos uma empresa de bebidas. A sua bebida é considerada das melhores, tem uma qualidade acima da média, produção avançada... mas não vende. A bebida é preterida pela XPTO mais "rasca" e sem qualidade. Reune o Conselho de Administração para ouvir explicações. O director geral diz que a culpa é dos consumidores que não compram.
O CA despede o Director imediatamente. Contrata novos directores de produção e de marketing, faz um protocolo com uma empresa de estudo de mercado, revoluciona a embalagem, a forma de apresentação, faz campanhas na radio e TV e tenta saber qual o seu público alvo. Canaliza os seus esforços para ganhar mercado nesse público que um estudo definiu.
A bebida pasa vender.
Já temn quota de mercado.
Mudou-se as estratégias, definiu-se rumos, trocaram-se as pessoas. A empresa já vende.

Passem a história para o SCBraga. A culpa é dos consumidores/adeptos/bracarenses?
ou será que o clube não consegue passar a sua imagem nem vender o seu produto
miguel_afonso
miguel_afonso Equipa Principal
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  Re: Art DM
« Responder #4 em: 20 de Dezembro de 2007, 10:29 »
O amor a um clube não é um produto Ric, seria bem mais fácil se o fosse.
ric Equipa Principal
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  Re: Art DM
« Responder #5 em: 20 de Dezembro de 2007, 11:22 »
O amor a um clube não é um produto Ric, seria bem mais fácil se o fosse.


O amor a um clube cria-se, intensiva-se, muitas vezes passa de pai para filho...
Se não existe um 1º clique nada feito...
Dou-te um exemplo:
tenho 3 filhas. todas sócias do Braga. Eu só lhes falo do Braga, mostro que devemos valorizar a nossa terra nos nossos valores e neste caso o Braga representa um valor desportivo da nossa cidade.Se não fosse eu, os 3 grandes entravam fácilmente na vida delas. Nos produtos de merchandising que vêm nos hipers, nas priomeiras páginas dos jornais, na TV, nos toques de telemoveis, etc, etc...é de tanto falar e vencer que o Porto tem agora muitos adeptos. tem um bom marketing, promove o que vende... incentiva o gosto pelo clube.

é isso que quer que o Braga faça. Se não fosse eu a importar-me com isso na educação das minhas filhas, quem o faria? perder--se-iam 3 adeptas nascidas e croadas em Braga? se não fosse eu um indefectível s´+ocio com mais de 28 anos de filiação quem incutiria este gosto braguista pelo clube? Não, o produto deve vender-se.
é como a água tónica. Aprende-se a gostar e...pronto.. O resto vem com dedicação e tempo
fjmp_scb
fjmp_scb Equipa Principal
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  Re: Art DM
« Responder #6 em: 20 de Dezembro de 2007, 11:43 »
"É neste aspecto que António Salvador não tem razão. Os bracarenses podem não ir ao estádio e podem preferir o conforto do sofá. Mas isso não significa que não possam ser “braguistas” e que não se envolvam na vida do clube. Por isso, mais importante do que criticar o seu comodismo é encontrar formas de os cativar; formas de, como já escrevi várias vezes, levar a montanha até Maomé."

Boas palavras.
PAF Equipa Principal
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  Re: Art DM
« Responder #7 em: 20 de Dezembro de 2007, 13:22 »
Sinceramente concordo em parte com o Jesus.
os apises que ele referiu economicamente estão praticamente a ultrepassar Portugal, não demora muito a sermos os mais pobres da Europa, e isso reflete-se também no futebol.
O Cluj consegui vir a Portugal comprar 10jogadores que o Braga não teria capacidade para comprar, e os resultados estão á vista, vão em primeiros com 10pontos de avanço! o Zé Carlos foi para o chipre ganhar o que o Braga não lhe quis ou não pôde pagar, e há por aí muitos mais exemplos de jogadores que foram para estes países, ganhar mais e pago a horas!!
A unica coisa que pode "salvar" Portugal é a habitual caracteristica do desenrasca, quem não tem cão caça com gato e lá nos vamos safando!
Os resultados do braga são autenticos milagres, não tenho dúvidas, é verdaee que se tem trabalhado bem, mas em condições normais o Braga muito raramente empata com o Bayern(como se viu pelo resultado de ontem) e nem sequer vai empatar a Bolton (o Manuel Machado referiu isso ontem).
O mesmo se aplica ás equipas portuguesas, o Porto Levou 4 em Liverpol, o SLB perdeu com o Celtic 2anos seguidos, o Sporting perdeu os 2jogos com o manchester, perdeu com a Roma, nada mais normal, mesmo o Braga já foi eliminado por equipas da Escocia e Servia!

Portugal pode lutar com equipas de Russia, Holanda Bélgica,Romenia, e dai para baixo, para cima com Espanha, Italia, Inglaterra e Alemanha as coisas complicam-se muito, e se calhar passamos 2/3 eliminatorias em cada 10 e quando jogamos com clubes de 2ªlinha desses campeonatos, nunca com os principais.

Quanto ao merchandising do Braga, as barracas á porta do estádio devem fazer mais dinheiro que o clube! De ceerteza absoluta! Porquê? Facil, estão onde as pessoas vão e quando as pessoas querem, que é no ESTádio!

Alguma vez eu vou ao centro comprar um cachecol só porque me lembrei? Obviamente que não, a não ser que seja para uma prenda ou isso.
As vendas dos principais clubes dão-se nos dias de jogos e o Braga nesses dias tem ZERO de receita!

O público de forma directa não é tão fundamental economicamente como era até há uns anos, mas sem público quem investe? quem compra produtos?
O Braga com 20mil pessoas sempre no EMB não tenho dúvidas que teria á vontade capacidade para ter orçamentos para cima de 10milhões de €, mesmo que fossem os 2Milhoes€ de euros que o Cardoso refere, daria para comprar 1/2 bons jogadores para o Braga, mas eu acredito que eram muitos mais milhões, pelas receitas indirectas.

Dos acordos feitos com o Montepio e AXa o que sobra? Quase nada. A Axa através da SabSeg ou coisa parecida ainda tem feito muita divulação, mas o Montepio até agora zero, e eu até sou cliente do banco.
Sem parcerias não há publicidade nos jornais! Leiam os jornais economicos e lá podem ler quase diariamente referencias aos 3grandes, sejam lá porque motivos for. As empresas que investem neles estão sempre a criar produtos para aparecerem, mesmo que eles tenham pouco sucesso, a marca aparece e é falada.
 

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