Quantcast
O Historial.
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
O Historial.
13 Respostas
4327 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Equipa Reservas
  • ****
  • 768
  O Historial.
« em: 12 de Abril de 2006, 22:22 »
Embora não tenha dados concretos e fundamentados, penso que não estarei enganado se considerar que existe uma relação entre a dimensão humana de um clube e o seu historial.

Quem tem mais adeptos em Portugal é, como todos sabemos, os chamados “grandes”. O SLB com 61 títulos nacionais e 2 europeus no seu historial destaca-se dos outros. O SCP talvez siga na preferência dos portugueses: 40 títulos nacionais e 1 europeu. O FCP é o terceiro nas preferências dos portugueses: 50 títulos nacionais e 4 títulos europeus e 2 taças intercontinentais. Curioso que o FCP conseguiu enorme sucesso nos últimos anos... a título de exemplo, até ao ano 76/77 conseguiu 8 campeonatos, nos anos seguintes, até aos dias de hoje, conseguiu 15 campeonatos e um enorme sucesso nas competições europeias, ou seja, conseguiu nos últimos 30 anos, o dobro de campeonatos que nos 55 anos anteriores...
Ao longo dos tempos, os 3”G” habituaram-se a dominar o campeonato nacional, e com a excepção do BFC e CFB, que ganharam uma única vez o campeonato nacional, eles arrecadaram ano após ano os campeonatos em disputa.

É contra estes números que o SCB tem que gladiar...passe a expressão.
É uma luta inglória e pode fazer esmorecer o espírito daqueles que desejam um SCB mais e cada vez mais forte... É importante para crescer a dimensão humana de um clube. É importante cativar mais associados, simpatizantes... Mas como se as pessoas correm atrás das vitórias, gostam de sentir o sabor doce do sucesso, a alegria agradável de triunfar... e conseguem tudo isso nos 3”G”.
Por isso eles são muitos... Os adeptos dos 3”G” dominam e mesmo quando o fôlego da razão da sua existência(SLB ou SCP ou FCP) está débil, ou moribundo, estes acreditam... na mensagem. Fazem passar a mensagem de que o passado renascerá, qual fénix das cinzas...E eles – os adeptos dos 3 “G” - piamente acreditam. Tem fé!  Tal como uma maldição, uma desgraça, uma teia maligna, os adeptos dos 3”G” estendem-se por todo o país. Envolvem tudo por onde passam pois nunca deixam de acreditar... Hoje, ontem, é sempre assim. Tanto quanto os meus olhos permitem ver, é sempre assim.
Há que ser persistente e consolidar o estatuto de 4º maior clube nacional. Pensei que o SCB nos últimos anos, graças à vontade da SAD, iria “queimar” algumas etapas no processo de crescimento. “Iria ser adulto à força” foi a expressão que uma vez utilizei num comentário com o Cardoso...
Infelizmente todos os anos há contrariedades e não foi possível, o que nos leva novamente à questão da persistência.

O SCB está a consolidar um estatuto, bem diferente das últimas épocas, onde o usual era ocupar lugares entre o 9º e a 14ª posição. Esta a verdade!!!
Durante o passado não existiu uma dinâmica de vitória, mas estou convicto que as circunstâncias alteraram-se.
O mais fácil está feito, o mais difícil vem a caminho que é conseguir manter o SCB nos lugares cimeiros. Já aqui disse que no futuro próximo os adversários do SCB irão ser o SLB, SCP e FCP. Para isso é importante agregar mais adeptos. A tal dimensão humana que permitirá o SCB arrecadar mais receitas que possibilite o SCB ter plantéis vencedores. Quando isso acontecer, então estaremos num patamar superior, consolidado e sustentado! Poderá haver oscilações, mas tenho a certeza que serão pontuais.

Todavia, o caminho a percorrer ainda é enorme. Há equipas em Portugal que uma assinalável massa associativa, que se pode equiparar ao SCB, caso do VSC.
A tabela abaixo colocada, pretende demonstrar as classificações dos últimos anos do SCB(B) e VSC(G).


01º
02º
03ºG G G
04ºB B B B B G G G G G G G G
05ºB B G G G G G G G G
06º B B B G G G G G G G G G G
07ºB B B B G G G G G G
08ºB B B
09ºB B B B B B G G G G G G
10ºB B B B B
11ºB B B G
12ºB B B B G
13ºB B G
14ºB B G G G
15ºB G
16º
17º
18º
Ano1955 a 2005

O VSC é um clube onde os adeptos, além de numerosos são fervorosos.
Quem quiser continuar a esconder no íntimo da nossa mente aquilo que os nossos olhos vêem, é problema dele. A verdade é que o VSC é um clube que tem infra-estruturas desportivas que poucos tem em Portugal e essencialmente no passado conseguiu melhores resultados no campeonato que o SCB.
O VSC nos últimos cinquenta anos esteve uma vez na segunda divisão, o SCB esteve três.
O VSC nos últimos cinquenta anos conseguiu 8 quartos lugares e 3 terceiros lugares; o SCB o melhor que conseguiu foi 6 quartos lugares.

Quero com isto dizer que o VSC ao longo dos tempos conseguiu consolidar um estatuto e apesar de algumas épocas menos boas, a “semente” estava lá... ao longo das gerações, estes(adeptos do VSC) tiveram sempre maiores motivos para sorrirem... agora nos dias de hoje, com alguma prepotência dizem que conseguem ter mais associados e vender muitas cadeiras...
Que importa dizer que na época 2003/04 ou 2000/01 estiveram quase a descer de divisão? Isso são percalços, pois o que conta é o estatuto e a regularidade no campeonato. Se eventualmente descerem de divisão e permanecerem algum tempo, então a situação será problemática.


Eles, como outros clubes por Portugal fora, tem os mesmos problemas que Braga. Lá, como cá, existem adeptos dos 3"G".
Há adeptos de conveniência mas, aqueles que "abraçaram" de corpo e alma um clube, embora aceite que alguns o sejam independentemente dos resultados, são adeptos do clube em virtude de anos "dourados" que tiveram no passado. Não o são de hoje ou de ontem... a preferência clubista foi-lhes transmitida no passado.

Peço para analisarem o quadro seguinte.
 

Classif.   Clubes........... Presenças..jogos...Vitórias      
1   S.L. Benfica........... 66.....1864...1268      
2   F.C. Poto.............. 66.....1864...1210      
3   Sporting C.P...........66.....1864...1159      
4   C. F. Belenenses..... 62.....1736....741      
5   Vitória S.C............. 60.....1740....674         
6   Boavista F.C.......... 46.....1392....558      
7   Vitória F.C............. 53....1518....546         
8   S.C. Braga.............48....1444....494         
9   A.A. Coimbra..........48....1372....417   
10   C.S. Marítimo...... ...24....800      
11   S.C. Farense   ..........23....      
12   S.C Salgueiro..........24   
13   S.C Beira Ma...........22   
14   G.D CUF............... 23   
15   Varzim S.C............. 21   
16   Atlético C.P............ 24   
17   G.D. Estoril.............19
18   Leixões S.C............ 21
19   União  Leiria............15
20   F.C. Barreirense.......24      

Ao olhar para este quadro, podemos facilmente constatar a relação que falei inicialmente: existe uma relação entre a dimensão humana de um clube e o seu historial.
 Sabemos então por que clubes como o Leiria, apesar de disputarem a 1ºdivisão, terem uma dimensão humana tão diminuta que se pode comprovar pela média de assistências. Realço o facto do Leiria ter 15 presenças, todas elas recentes. Posso adiantar que presenças interruptas no campeonato português, o Leiria somente desde o ano de 98/99 é que conseguiu afirmar-se consecutivamente.
Num plano oposto, veja-se o exemplo o Leixões. O Leixões tem 21+8(campeonato de Portugal) presenças no escalão máximo. Conseguiu mesmo uma Taça de Portugal... apesar da longa travessia do deserto consegue uma massa associativa superior a muitos clubes da 1ª divisão.
« Última modificação: 12 de Abril de 2006, 22:42 por Zé »
Força Gverreiros
Vlad
Vlad Equipa Principal
  • *****
  • 2808
  Re: O Historial.
« Responder #1 em: 12 de Abril de 2006, 23:51 »
Antes de mais, EXCELENTE tópico Zé.
Não fiquei surpreendido com nenhum dos dados apresentados, mas é sempre bom relembrar a história do nosso futebol e por conseguinte do S.C. Braga.

Só vou fazer uns pequenos comentários:


Quem tem mais adeptos em Portugal é, como todos sabemos, os chamados ?grandes?. O SLB com 61 títulos nacionais e 2 europeus no seu historial destaca-se dos outros. O SCP talvez siga na preferência dos portugueses: 40 títulos nacionais e 1 europeu. O FCP é o terceiro nas preferências dos portugueses: 50 títulos nacionais e 4 títulos europeus e 2 taças intercontinentais.


Não trocava todos estes títulos dos "grandes" pela simples rotina dos meus dias em que há jogo do Braga: ir com a minha família (mulher, pais, irmão e tia) ao estádio da minha cidade apoiar e vibrar com os jogos do clube da minha cidade, o SCB. Plagiando o El Gavion, "quem não sente, não entende".


O VSC é um clube onde os adeptos, além de numerosos são fervorosos.
Quem quiser continuar a esconder no íntimo da nossa mente aquilo que os nossos olhos vêem, é problema dele. A verdade é que o VSC é um clube que tem infra-estruturas desportivas que poucos tem em Portugal e essencialmente no passado conseguiu melhores resultados no campeonato que o SCB.
O VSC nos últimos cinquenta anos esteve uma vez na segunda divisão, o SCB esteve três.
O VSC nos últimos cinquenta anos conseguiu 8 quartos lugares e 3 terceiros lugares; o SCB o melhor que conseguiu foi 6 quartos lugares.


Não desvalorizando o que disseste acima, com o qual eu concordo e até está demonstrado com factos, ESQUECESTE-TE DISTO?
Nós temos um título "a sério", uma Taça de Portugal! Eles têm zero.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
Anuncios M
Anuncios M
jaimeh
jaimeh Equipa Principal
  • *****
  • 1937
  • O meu coração só tem uma cor clubística!
  Re: O Historial.
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2006, 00:14 »
Para além de concordar com o que foi aqui escrito, nós temos mais uma taça que ninguém tem que é a taça da Federação Portuguesa de Futebol, que por sinal só houve nesse ano que o Braga a ganhou, ñ sei bem qual dos anos da década de 70! (salvo erro!) mas alguém que me diga!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!
ferna Juvenis
  • **
  • 182
  Re: O Historial.
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2006, 09:53 »
Um clube não é só futebol...
Quantos títulos, nacionais e internacionais, temos nas outras modalidades?
Atletismo... muitos títulos nacionais, eurpeus e até atletas campeãs mundiais.
Natação... quantos campeões nacionais e campeonatos de equipas temos? ... MUITOS!
Bilhar... já alcançamos alguns títulos.
Mais recentemente, com a reemplantação do Voleibol feminino... os títulos vão aparecendo como as cerejas, aos molhos.
Só ainda não surgiram, para já, títulos das modalidades de Futsal e Basquetebol, mas irão aparecer!
ASSIM, meus amigos, perdoem-me se me esqueci de alguns títulos e/ou modalidades, mas com estas vitórias, só uma expressão...

SOMOS ENORMES!
karon
karon Equipa Principal
  • *****
  • 1353
  • Don`t blink you might miss!
  Re: O Historial.
« Responder #4 em: 13 de Abril de 2006, 10:41 »


Não desvalorizando o que disseste acima, com o qual eu concordo e até está demonstrado com factos, ESQUECESTE-TE DISTO?
Nós temos um título "a sério", uma Taça de Portugal! Eles têm zero.
[/quote]

Apesar de não ser tão importante, em termos de títulos, acho que o vitória tem uma supertaça.
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo
Vlad
Vlad Equipa Principal
  • *****
  • 2808
  Re: O Historial.
« Responder #5 em: 13 de Abril de 2006, 11:08 »

Apesar de não ser tão importante, em termos de títulos, acho que o vitória tem uma supertaça.

Por isso é que eu disse títulos "a sério"! A supertaça que eles conquistaram por terem sido apenas finalistas derrotados da Taça de Portugal é um título "a brincar"...  ;D
Títulos "a sério" e com história são os campeonatos e as taças de Portugal. Agora taças com "meia dúzia de anos" e com o nome de ex-treinadores do scp, fcp e fundadores de "a burla" (a bola)??? Isso não é nada... ;D
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
ZGANDULO
ZGANDULO Equipa Principal
  • *****
  • 1257
  Re: O Historial.
« Responder #6 em: 13 de Abril de 2006, 18:59 »
 Grande análise, mais uma vez concordo 100% contigo Enorme ZÉ. !!! ;)

Cmcorreia Equipa Principal
  • *****
  • 2180
  Re: O Historial.
« Responder #7 em: 13 de Abril de 2006, 20:26 »
Boas

Acho que fizeste uma excelente análise Zé! Isto que acabas de dizer já eu disse a um amigo meu de Guimarães numas das muitas discussões que tivemos e temos desde o tempo que nos conheçemos na UM. E o que eu lhe dizia era precisamente isso, o Braga ainda era um clube em crescimento, só desde 745 é que estamos ineterroptamente na 1ª divisão, e quer queiramos quer não mas o oscilamente de classificações que o Braga vinha a ter não era benéfico para consolidar uma massa adepta.

Agora se continuarmos como nos últimos anos não tenho dúvidas que seremos um dos maiores clubes em Portugal, temos todo o potencial, só temos de o utilizar nesse sentido.
Cláudio Correia
Anuncios M
Anuncios M
Ricardo Equipa Principal
  • *****
  • 1632
  Re: O Historial.
« Responder #8 em: 14 de Abril de 2006, 14:33 »
Ze, se puseres as nossas performances nas tacas de portugal e tacas europeias ves que as coisas se equilibram um bocado. Nao estou a falar de tacas ganhas mas quantas vezes e que os espanhois nos ultimos 10 anos foram a uns quartos de final, ou meias finais, ou ate mesmo finais? Menos do que o Braga,. asseguro-te!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: O Historial.
« Responder #9 em: 15 de Abril de 2006, 12:42 »
apesar de tudo, penso que mais importante do que estar a fazer comparações com vizinhos - até porque estas comp+arações podem ser comparações minimalistas - acho importante verificar que o Braga parace estar no caminho constante de crescimento.
A regularidade desportiva dos últimos 3 anos (não quer dizer que sejam para durar mas demonstram um prenúncio sério de que assim será ) alicerçada por uma politica financeira que mostra mais-valias e alguma contenção entre despesas VS receitas, pode motivar e levar o clube para mais altos voos.
A nível de estrutura, vejamos:

1- O Braga tem uma das melhores escolas de futebol juvenil (veja-se as presenças em fases finais e titulos jovens para além de ter seus atletas quase sempre em s4eleccções nacionais)
2- Apesar de ser de cariz autarquico, O Braga tem á sua disposiição (é o único clube nacional) 2 estádios, 1 campo d etreinos (ponte), outros relvados (parque notrte e rodovia)
3- Esta infraestrutura alicerçada em instalações dignas para jovens e séniores permite ter conforto e condições de bem estar para a prática do futebol
4- O Braga aposta na equipa B. Uma solução que não traz dividendos todos os anos mas é uma fonte  excelente de eventuais reforços a custos diminutos
5- O Braga tem actualemnte tb condições a nível de estadio para exploração condigna de camarotes e cadeiras de lugares anuais


Pralelamente, parece-me que em termos de investimentos para entrada de receitas é que a "porca torce o rabo". O Braga tem vivido de receitas extraordinárias , vindas de vendas de activos e valorização dos mesmos. Esta receita edxtraordinária , é, como se diz "extraordinária" e nada nos garante que a fonte possa secar.
Uma vez conseguido o estancamento de despesa e resolvido alguns problemas gritantes de organização e planeamento, não vejo o SCB preparar , em termos de sustentamento financeiro o seu futuro. O clueb investe apenas em activos (jogadores) que são perfeitamente aleatórios em termos de rendimento.Não vejo investimento noutras áreas como sejam o lazer ou imobiliário que lhe possam trazer receitas constantes e duradouras.

meus amigos, apesar de achar boa e dar uma vénia à gestão de ASalvador, parece-me que "pós Salvador" estaremos ainda nas "profundezes" pois não vejo o clube com vitalidade para ter um presidente "não rico" ou sem "conhecimentos para ter avalistas". Hoje, governar o Braga é sinónim,o de riqueza pessoal e companhia de "nomes com garantias na banca". Não está AINDA  ao alcance do Braga a presidência a um braguista desinheirado e "fora do sistema" bracarense.
Esta é a minha maior pena.
Vlad
Vlad Equipa Principal
  • *****
  • 2808
  Re: O Historial.
« Responder #10 em: 15 de Abril de 2006, 13:06 »
meus amigos, apesar de achar boa e dar uma vénia à gestão de ASalvador, parece-me que "pós Salvador" estaremos ainda nas "profundezes" pois não vejo o clube com vitalidade para ter um presidente "não rico" ou sem "conhecimentos para ter avalistas". Hoje, governar o Braga é sinónim,o de riqueza pessoal e companhia de "nomes com garantias na banca". Não está AINDA  ao alcance do Braga a presidência a um braguista desinheirado e "fora do sistema" bracarense.
Esta é a minha maior pena.

É bem verdade e também é a minha maior pena!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
Anuncios G
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2706
  Re: O Historial.
« Responder #11 em: 15 de Abril de 2006, 19:09 »
meus amigos, apesar de achar boa e dar uma vénia à gestão de ASalvador, parece-me que "pós Salvador" estaremos ainda nas "profundezes" pois não vejo o clube com vitalidade para ter um presidente "não rico" ou sem "conhecimentos para ter avalistas". Hoje, governar o Braga é sinónim,o de riqueza pessoal e companhia de "nomes com garantias na banca". Não está AINDA  ao alcance do Braga a presidência a um braguista desinheirado e "fora do sistema" bracarense.
Esta é a minha maior pena.

É bem verdade e também é a minha maior pena!

Pois... mas digam-me quantos Grandes clubes, Nacionais ou internacionais são geridos por pessoas sem dinheiro e/ou conhecimentos...

Mais... nisso o futebol português até tem uma vantagem pois os clubes não pertencem a 1 só pessoa ... Em Portugal os clubes AINDA pertencem aos sócios...
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
Ricardo Equipa Principal
  • *****
  • 1632
  Re: O Historial.
« Responder #12 em: 16 de Abril de 2006, 11:39 »
meus amigos, apesar de achar boa e dar uma vénia à gestão de ASalvador, parece-me que "pós Salvador" estaremos ainda nas "profundezes" pois não vejo o clube com vitalidade para ter um presidente "não rico" ou sem "conhecimentos para ter avalistas". Hoje, governar o Braga é sinónim,o de riqueza pessoal e companhia de "nomes com garantias na banca". Não está AINDA  ao alcance do Braga a presidência a um braguista desinheirado e "fora do sistema" bracarense.
Esta é a minha maior pena.

É bem verdade e também é a minha maior pena!

Exactamente Ric! Mas acho que estamos no bom caminho ao "matar" o defice para depois podermos adquirir patrimonio. Agora, uma coisa concordo com o Ze, as coisas tem que ser muito mais sistematizadas para que os custos com o pessoal descam e se tenham um maior racio lucros/custos...
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com
Equipa Reservas
  • ****
  • 768
  Re: O Historial.
« Responder #13 em: 17 de Abril de 2006, 23:37 »
meus amigos, apesar de achar boa e dar uma vénia à gestão de ASalvador, parece-me que "pós Salvador" estaremos ainda nas "profundezes" pois não vejo o clube com vitalidade para ter um presidente "não rico" ou sem "conhecimentos para ter avalistas". Hoje, governar o Braga é sinónim,o de riqueza pessoal e companhia de "nomes com garantias na banca". Não está AINDA  ao alcance do Braga a presidência a um braguista desinheirado e "fora do sistema" bracarense.
Esta é a minha maior pena.

É bem verdade e também é a minha maior pena!

Exactamente Ric! Mas acho que estamos no bom caminho ao "matar" o defice para depois podermos adquirir patrimonio. Agora, uma coisa concordo com o Ze, as coisas tem que ser muito mais sistematizadas para que os custos com o pessoal descam e se tenham um maior racio lucros/custos...

Concordo parcialmente, Ricardo. Não deixas de ter razão mas há uma questão que deve prevalecer: a dimensão e estrutura do ACTUAL SCB. Por exemplo, quando dizes que devemos adquirir património é um pouco vago. Digo isto porque adquirir património pode implicar duas coisas importantes:
1ª - Se houver aquisição de património, isso  implicará um desvio de verbas da equipa para a eventual aquisição de património.
2ª - Se houver património "próprio", implicará despesas, nomeadamente de manutenção. Verbas que sairão do orçamento, ie, da equipa.
Portanto, no caso particular do SCB, falar nesta altura em património poderá ser prejudicial porque implicará forçosamente um desinvestimento na equipa de futebol, importante que é, mola impulsionadora, para aumentar a dimensão humana do SCB(sócios, adeptos, simpatizantes...).
 
Força Gverreiros
 

Anuncios M