Quantcast
[Centro de Estágios/Academia]Promessa eleitoral de Salvador | construção quando?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
[Centro de Estágios/Academia]Promessa eleitoral de Salvador | construção quando?
114 Respostas
23473 Visualizações
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
sergiomaka Equipa Principal
  • *****
  • 1182
  • Ti amo Braga!
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #20 em: 23 de Agosto de 2007, 19:37 »
eu acho que a camara faz bem ao fazer isso, pois tem em mais que pensar na cidade e nas coisas que estao mal. agora quando houver mais estabilidade financeira pode ser...
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #21 em: 23 de Agosto de 2007, 20:23 »
Este assunto deve ser gerido com pinças. Não podemos deixar adensar a ideia de que somos um clube que vive de favores camarários. Esse é um dos factores que distancia muitos bracarenses do clube porque vêem algumas formas de apoio típicas de um passado mais ou menos recente como uma apropriação ilegítima dos recursos do município cujas prioridades deveriam, em seu entender, ser outras - o que não faz do nosso clube caso virgem, longe disso e outros exemplos há, particularmente nos nossos maiores clubes, pouco ou nada badalados mas mais graves...
Eu já há uns tempos sugeri que, a colocar a hipótese de construir um "centro de estágio", se deveria pensar no aproveitamento do que já existe no complexo do 1º de Maio. Não faz sentido uma cidade como a nossa construir de raiz um outro centro desportivo desaproveitando e deixando ao abandono uma infra-estrutura como a do 1º de Maio. Penso que seria possível a nossa colaboração com a Cãmara no sentido de fazer daquela zona envolvente um parque desportivo com duas componentes: uma de acesso reservado onde ficaria o "centro de estágio" propriamente dito, albergando infra-estruturas de apoio ao futebol jovem do clube; uma outra de acesso público, que serviria a prática desportiva dos bracarenses (eventualmente com regras a definir).  É apenas uma ideia cujas viabilidade e termos seria necessário avaliar. Seria, de qualquer maneira, uma forma de conciliar os interesses do clube com o serviço aos cidadãos, garantindo ainda a reabilitação de uma zona da cidade cada vez mais votada ao abandono e evitando a degradação de um equipamento de valor simbólico para a cidade...

De qualquer maneira, não estou seguro de que as pessoas estejam conscientes das exigências de uma Academia de formação. Não basta ter infra-estruturas físicas; é necessário um conjunto de recursos humanos muito exigente: responsáveis pela manutenção e planeamento; técnicos e médicos; pessoas que façam o acompanhamento dos jovens no seu percurso escolar, etc. É preciso ponderar com atenção se podemos suportar estes custos e se temos uma estrutura administrativa que nos permita suportar estas actividades...
Anuncios M
Anuncios M
JORGEXINA
JORGEXINA Equipa Principal
  • *****
  • 1295
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #22 em: 23 de Agosto de 2007, 20:36 »
Este assunto deve ser gerido com pinças. Não podemos deixar adensar a ideia de que somos um clube que vive de favores camarários. Esse é um dos factores que distancia muitos bracarenses do clube porque vêem algumas formas de apoio típicas de um passado mais ou menos recente como uma apropriação ilegítima dos recursos do município cujas prioridades deveriam, em seu entender, ser outras - o que não faz do nosso clube caso virgem, longe disso e outros exemplos há, particularmente nos nossos maiores clubes, pouco ou nada badalados mas mais graves...
Eu já há uns tempos sugeri que, a colocar a hipótese de construir um "centro de estágio", se deveria pensar no aproveitamento do que já existe no complexo do 1º de Maio. Não faz sentido uma cidade como a nossa construir de raiz um outro centro desportivo desaproveitando e deixando ao abandono uma infra-estrutura como a do 1º de Maio. Penso que seria possível a nossa colaboração com a Cãmara no sentido de fazer daquela zona envolvente um parque desportivo com duas componentes: uma de acesso reservado onde ficaria o "centro de estágio" propriamente dito, albergando infra-estruturas de apoio ao futebol jovem do clube; uma outra de acesso público, que serviria a prática desportiva dos bracarenses (eventualmente com regras a definir).  É apenas uma ideia cujas viabilidade e termos seria necessário avaliar. Seria, de qualquer maneira, uma forma de conciliar os interesses do clube com o serviço aos cidadãos, garantindo ainda a reabilitação de uma zona da cidade cada vez mais votada ao abandono e evitando a degradação de um equipamento de valor simbólico para a cidade...

De qualquer maneira, não estou seguro de que as pessoas estejam conscientes das exigências de uma Academia de formação. Não basta ter infra-estruturas físicas; é necessário um conjunto de recursos humanos muito exigente: responsáveis pela manutenção e planeamento; técnicos e médicos; pessoas que façam o acompanhamento dos jovens no seu percurso escolar, etc. É preciso ponderar com atenção se podemos suportar estes custos e se temos uma estrutura administrativa que nos permita suportar estas actividades...

Concordo em absoluto contigo... Mas do que se trata aqui (acho eu) é de um centro de treinos, não de uma academia! Pois para essa tenho quase a certeza que não temos recursos financeiros para tal, nem a curto nem a médio prazo! Muito menos “now-how”, já que não somos nenhum exemplo de formação! Para avançar para tal projecto além de recursos financeiros é necessário muito “now-how”, e em ambos os casos ainda temos muito que caminhar…

Em relação ao 1º de Maio acho que seria óptimo para ambas as partes… A câmara poupava imenso dinheiro em manutenção, e para nós seria uma excelente infra-estrutura. Mas mesmo assim era necessário investir alguns milhares de euros para reconstruir tudo a volta, para que fosse um espaço agradável e que desse para explorar a vertente comercial (patrocínios). Onde tb se podia construir um edifício que servisse de sede, secretaria, loja e de museu! Um acordo a 3 seria o ideal…
« Última modificação: 24 de Agosto de 2007, 00:16 por jorgexina »
disco infiltrator
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #23 em: 23 de Agosto de 2007, 20:41 »
Para a realidade portuguesa julgo que somos até um bom exemplo de formação. Apesar da falta de condições e estruturas, o SCB tem aproveitado alguns atletas vindos das suas escolas. Tal como a selecção nacional tem contado com vários atletas que vieram do SCB. O potencial está presente. Com melhores condições ao nível de estruturas poder-se-ia tirar maior rendimento das ecolas do SCB. No entanto não poderesmo depender das câmara para isso....
gonçalito_ Iniciados
  • *
  • 5
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #24 em: 23 de Agosto de 2007, 21:40 »
Bem... tou aqui a postar com este nick, prq tive um problem q os admins me estao a resolver com o meu user (gonçalo_) :P

Ó ric, os contratos programa pelo q sei ainda existem, mas para o Braga isso é mt pouco, pois o clube tem centenas de miudos a jogar à bola, e basta ver q tem todos os escalões, e nos infantis, iniciados e juvenis mais do q uma equipa.
O q tenho ouvido é q a SAD está na disposição de avançar para a construção de um centro de estágios para a formação, e a única coisa q o Braga quer é um terreno cedido pela câmara, tal como aconteceu com outros clubes (benfica, porto, sporting, guimaraes, etc...). Fico admirado com a posição da CMB ao dizer q o Braga tem condições de formação, o q não é verdade. Acho q todos conhecemos as condições do 1º de Maio e nao sao as melhores, assim como a rodovia, camélias, etc.. a maior parte dos braguistas q aqui “postam” têm alguem da familia ou algum conhecido q joga ou jogou em algum destes campos, por isso dá para saber melhor a falta de condições que há.
Isto é só a minha opinião, mas o q o clube quer será apenas os terrenos para construir, e isso será de certeza um grande beneficio para as centenas de jovens q praticam futebol no nosso Braga. O Salvador estruturou bem o futebol profissional, acho q a aposta na formação este ano é forte, mas com as condições q existem é só isso, uma “aposta forte”. O Braga se se quer assumir definitivamente tem de ir à base e acho q a CMB, nao pondo em causa q sempre ajudou o Braga, tem de apoiar a SAD neste passo importante para o clube e para a cidade e aqui não se pede q se construa, são apenas os terrenos e quantos não estão aí baldios!? Estou convencido q por aquilo q conheço e sei, a SAD está muito disponível para avançar para o projecto, acho q não fui o único a ouvir q esta direcção terá algo já projectado. O Braga tem 86 anos de historia e nenhum património. Não se pode adiar mais a falta de património e esse era um enorme investimento para o clube e para Braga. Se o projecto existe, acho q a câmara não lhe pode cortar as pernas.

Abraços :)
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8282
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #25 em: 23 de Agosto de 2007, 22:00 »
Bem... tou aqui a postar com este nick, prq tive um problem q os admins me estao a resolver com o meu user (gonçalo_) :P

Ó ric, os contratos programa pelo q sei ainda existem, mas para o Braga isso é mt pouco, pois o clube tem centenas de miudos a jogar à bola, e basta ver q tem todos os escalões, e nos infantis, iniciados e juvenis mais do q uma equipa.
O q tenho ouvido é q a SAD está na disposição de avançar para a construção de um centro de estágios para a formação, e a única coisa q o Braga quer é um terreno cedido pela câmara, tal como aconteceu com outros clubes (benfica, porto, sporting, guimaraes, etc...). Fico admirado com a posição da CMB ao dizer q o Braga tem condições de formação, o q não é verdade. Acho q todos conhecemos as condições do 1º de Maio e nao sao as melhores, assim como a rodovia, camélias, etc.. a maior parte dos braguistas q aqui “postam” têm alguem da familia ou algum conhecido q joga ou jogou em algum destes campos, por isso dá para saber melhor a falta de condições que há.
Isto é só a minha opinião, mas o q o clube quer será apenas os terrenos para construir, e isso será de certeza um grande beneficio para as centenas de jovens q praticam futebol no nosso Braga. O Salvador estruturou bem o futebol profissional, acho q a aposta na formação este ano é forte, mas com as condições q existem é só isso, uma “aposta forte”. O Braga se se quer assumir definitivamente tem de ir à base e acho q a CMB, nao pondo em causa q sempre ajudou o Braga, tem de apoiar a SAD neste passo importante para o clube e para a cidade e aqui não se pede q se construa, são apenas os terrenos e quantos não estão aí baldios!? Estou convencido q por aquilo q conheço e sei, a SAD está muito disponível para avançar para o projecto, acho q não fui o único a ouvir q esta direcção terá algo já projectado. O Braga tem 86 anos de historia e nenhum património. Não se pode adiar mais a falta de património e esse era um enorme investimento para o clube e para Braga. Se o projecto existe, acho q a câmara não lhe pode cortar as pernas.

Abraços :)


concordo totalmente contigo. Quanto ao facto de a SAD já ter um projecto para a construção do centro desconheço, mas acredito que tenhas mais informações do que eu sobre o assunto.

Mas se a CMB está a fazer finca pé pq a oposição na pessoa do lider da distrital de Braga do psd do distrito se lembrou agora de vir meter isso para a mesa.

 e se a SAD quer mesmo fazer, como eu disse no meu 2º Post é simples, recorram a amares, vila verde, prado, povoa de lanhoso, etc. Talvez aí tenham alguém que que os receba de braços abertos e melhores condições para a construção do mesmo. É que sendo muito sincero não estou a ver onde na cidade(sim limites "legais" que se considera cidade de Braga) possam encontrar um local adequado(sem estar rodeado de predios ou montanhas - como tem o 1º de maio o picoto sempre com gente de binoculos e maquinas fotograficas/video de grande definição - onde possam estar mirones a tirar notas dos treinos das nossas equipas(desde escolinhas até seniores))
disco infiltrator
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #26 em: 23 de Agosto de 2007, 22:12 »
Lembro-me que aqui há uns anos o empresário de futebol Manuel Barbosa pretendia construir um centro de estágios. Pelo menos falou-se nessa possibilidade.

Um dos locais que foi equacionado foi o antigo Parque Aquático de Navarra. A meu ver, uma localização privilegiada e de fácil acesso. Não vou lá há muito tempo, e como as coisas são em Braga, é bem possível que um empreita qualquer já tenha lá enfiado umas toneladas de betão. Julgo que essa região poderá ser interessante. Poderia ser um projecto da inciativa privada para estágios de equipas de futebol (e não só) em que o SCB pudesse ser um parceiro privilegiado. Existem exemplos de projectos desses em Portugal que estão a ter bastante sucesso. Aqui vai um exemplo que conheço bem: http://www.browns-club.com/. Este centro de estágios em Vila Moura recebe frequentemente equipas estrangeiras de futebol e rugby.

Por outro lado é triste a realidade do Estádio 1º de Maio e àreas adjacentes. Torna-se urgente tomar uma decisão sobre o que fazer com aquela àrea. Muita gente tem interesse que essa àrea seja esquecida durante uns tempos e que a degradação se processe rapidamente. Com certeza que é uma região muito interessante para os empreiteiros e câmara. Os lotes de terreno teriam um valor interessante para a realidade de Braga. Infelizmente é assim que as coisas se processam em Braga. O facto do estádio 1º de Maio ser classificado pelo IPPAR acho que de pouco vai valer neste caso...
Manuel Pereira Equipa Principal
  • *****
  • 1846
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #27 em: 23 de Agosto de 2007, 22:33 »
Centro de estágios sim ou não.
Depende daquilo que se entender por centro de estágios.
Um projecto megalómeno como o de Alcochete!
Não muito obrigado. É um survedouro de dinheiro da lagartagem.
Umas infraestruturas dignas suficientes para os atletas das escolas evoluirem?
Porque não?
Um "centro de estágios" que ajude a crescer o S C Braga?
Sim!
Um "centro de estágios" que comprometa o futruro do S C Braga?
Não muito obrigado!

Saudações braguistas
Anuncios M
Anuncios M
Pedro-SCB
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #28 em: 23 de Agosto de 2007, 22:38 »
Centro de estágios sim ou não.
Depende daquilo que se entender por centro de estágios.
Um projecto megalómeno como o de Alcochete!
Não muito obrigado. É um survedouro de dinheiro da lagartagem.
Umas infraestruturas dignas suficientes para os atletas das escolas evoluirem?
Porque não?
Um "centro de estágios" que ajude a crescer o S C Braga?
Sim!
Um "centro de estágios" que comprometa o futruro do S C Braga?
Não muito obrigado!

Saudações braguistas



Outras opiniões aqui:
http://superbraga.com/forum/index.php?topic=4074.0

 ;) ;)
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5953
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #29 em: 23 de Agosto de 2007, 22:41 »
A Camara está mesmo endividada e por muitos e longos anos, segundo o relatorio de contas só em juros do EMB são 2,5milhoes por ano fora a amortização da divida... só que este valor não conta para o défice da Camara ao abrigo dos contartos programas celebrados aquando do EURO.

Mas esta divida em nada interferia com a doação dos terrenos para o centro de estágio, uma vez que pelo que percebi eles já existem...
Quanto á politica parece-me que o MM e a Camara só não aceitaram porque foi uma proposta da oposição, e a oposição  parece-me que fez a proposta porque deve haver mais uma negocita á moda de Braga com estes terrenos...
O do FCP foi construido pela Camara de Gaia e está cedido ao Porto, com um contrato parecido com a cedencia do EMB ao Braga, o SLB teve os terrenos de borla da Camara do Seixal... ou seja em Braga, a Camara que durante muitos anos usou e abusou do Braga se não cede os terrenos (e partindo do principio que existe interesse do Braga) é só por politiquices á portuguesa e que todos nos vamos habituando.
 Para o Braga só terá interesse um centro de estágios, porque se forem campos de treinos isso já existe. É  verdade que tem custos de manutenção elevados, mas só em hoteis que o Braga paga para estágios no final de uma época já seriam uns bons milhares de euros.

Acho que seria boa ideia fazer numa vila proxima de Braga, Vila Verde acho que seria bastante interessante, bem localizada, perto do EMB
Bracari Iniciados
  • *
  • 74
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #30 em: 23 de Agosto de 2007, 23:37 »
Tentando desligar ao máximo as questões políticas do assunto (porque já não deve haver ossos suficientes  :P e porque não conseguiria usar argumentos tão brilhantes como aqueles do "eles propuseram de propósito porque já sabiam que ia ser chumbado pelos outros e assim iam conseguir prejudicar o Braga que até nem quer aquilo..."), acho que valia a pena fazer-se uma discussão séria e aberta sobre este assunto.

Para começar, se ainda não estiver defunta, a própria Associação Braguista podia promover um debate público, convidar as partes para apresentarem as suas perspectivas e até pedir ao presidente do Braga para apresentar o projecto que já está feito e que ele assume como condição para se recandidatar a um novo mandato.

Alguns tópicos para discussão:

1) Academia vs. Centro de Estágio
O que está em causa é a criação de uma Academia de Formação (modelo Alcochete). Se fosse um Centro de Estágio bastariam de facto os múltiplos campos de treino já existentes, embora isso continuasse a limitar o seu uso pelos outros clubes do concelho.

2) Aproveitamento 1º de Maio/Novo Espaço
Braga vai ter que decidir rapidamente o que fazer ao 1º de Maio e a toda a zona envolvente, sendo que integar lá este projecto é uma sugestão que pode ser positiva mas tem que ser ponderada pelo clube. Há numa Academia certas necessidades de "reserva de acesso e uso" que pode não se compadecer com a utilização de equipamentos públicos.

3) A gestão da Academia
Parece-me óbvio que o Braga só se pode abalançar para um projecto destes se garantir a estrutura humana adequada para que o mesmo tenha sucesso. O Sporting já fazia Figos antes de Alcochete. Os resultados da formação em Braga ainda não são muito claros.

4) O envolvimento da CMB
Pelo que tem vindo a público o que está em cima da mesa é a cedência de terrenos para a Academia e nada mais. Não sei quanto é que isso pode custar porque dependerá da área e da localização, mas para uma Câmara que já dá subsídos de 80 mil contos/ano sem se perceber bem para quê, este poderia ser um projecto mais vantajoso para o clube e para a cidade.

5) O endividamento da CMB
Os números são o que são e estão em várias fontes oficiais: a Câmara de Braga supostamente paga depressa aos fornecedores mas é a 5ª mais endividada do país (com mais de 90 milhões de Euros de crédito bancário, 3 milhões de juros anuais). Acontece que essas dívidas não contam para a capacidade de endividamento porque foram para pagar um estádio do Euro-2004. Lógicas estúpidas das nossas leis.
Em relação a isto, o que me parece incrível é ver Braguistas aceitarem o argumento de que a Câmara não deve apoiar mais o Braga porque já investiu 100 milhões num estádio para o clube.
A CMB investiu mais de 100 milhões num estádio com poucas vantagens para o Braga para que alguns se pudessem ver maiores ao espelho. Se o Braga optasse por ficar no 1º de Maio, o novo estádio só ia servir para jogos de sueca na Tribuna...
Anuncios G
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #31 em: 24 de Agosto de 2007, 00:10 »
Alguns tópicos para discussão:

1) Academia vs. Centro de Estágio
O que está em causa é a criação de uma Academia de Formação (modelo Alcochete). Se fosse um Centro de Estágio bastariam de facto os múltiplos campos de treino já existentes, embora isso continuasse a limitar o seu uso pelos outros clubes do concelho.

2) Aproveitamento 1º de Maio/Novo Espaço
Braga vai ter que decidir rapidamente o que fazer ao 1º de Maio e a toda a zona envolvente, sendo que integar lá este projecto é uma sugestão que pode ser positiva mas tem que ser ponderada pelo clube. Há numa Academia certas necessidades de "reserva de acesso e uso" que pode não se compadecer com a utilização de equipamentos públicos.

3) A gestão da Academia
Parece-me óbvio que o Braga só se pode abalançar para um projecto destes se garantir a estrutura humana adequada para que o mesmo tenha sucesso. O Sporting já fazia Figos antes de Alcochete. Os resultados da formação em Braga ainda não são muito claros.

4) O envolvimento da CMB
Pelo que tem vindo a público o que está em cima da mesa é a cedência de terrenos para a Academia e nada mais. Não sei quanto é que isso pode custar porque dependerá da área e da localização, mas para uma Câmara que já dá subsídos de 80 mil contos/ano sem se perceber bem para quê, este poderia ser um projecto mais vantajoso para o clube e para a cidade.

5) O endividamento da CMB
Os números são o que são e estão em várias fontes oficiais: a Câmara de Braga supostamente paga depressa aos fornecedores mas é a 5ª mais endividada do país (com mais de 90 milhões de Euros de crédito bancário, 3 milhões de juros anuais). Acontece que essas dívidas não contam para a capacidade de endividamento porque foram para pagar um estádio do Euro-2004. Lógicas estúpidas das nossas leis.
Em relação a isto, o que me parece incrível é ver Braguistas aceitarem o argumento de que a Câmara não deve apoiar mais o Braga porque já investiu 100 milhões num estádio para o clube.
A CMB investiu mais de 100 milhões num estádio com poucas vantagens para o Braga para que alguns se pudessem ver maiores ao espelho. Se o Braga optasse por ficar no 1º de Maio, o novo estádio só ia servir para jogos de sueca na Tribuna...

Excelente comentário!!!

Só uma observação a respeito da relação CMB/clube. Admito que tenhas alguma razão nos teus argumentos mas não podes deixar de concordar que, com razão ou sem ela, para o cidadão comum, o clube surge associado ao investimento exorbitante no actual estádio AXA. E o clube tem que ter algum cuidado com a imagem que passa para o exterior, particularmente para os bracarenses, adeptos ou não do clube - porque aí reside o grosso do seu "público-alvo". E nós, do meu ponto de vista, devemos afastar tudo o que contribua para que as pessoas percebam o clube como um sorvedouro de recursos públicos sem contrapartida para o cidadão comum. É necessário que as pessoas percebam que de alguma forma beneficiam da acção do clube. Por isso me parece que, a ser exequível, o aproveitamento e requalificação da zona do 1º de Maio poderia ser uma óptima ideia, sobretudo se daí também resultar um espaço requalificado aberto à prática do desporto pelo público e a outras instituições desportivas (obviamente com regras). Mas tens razão quanto à necessidade de se avaliar da real possibilidade de um projecto que concilie actividade pública e o acesso reservado a determinada área...
« Última modificação: 24 de Agosto de 2007, 00:14 por Pedro Ribeiro »
ELSA
ELSA Equipa Reservas
  • ****
  • 944
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #32 em: 24 de Agosto de 2007, 00:42 »
Tendo percebido a generalidade do ponto de vista, não compreendo esta passagem (admitindo que nem sequer é a mais importante):

...
A CMB investiu mais de 100 milhões num estádio com poucas vantagens para o Braga para que alguns se pudessem ver maiores ao espelho. Se o Braga optasse por ficar no 1º de Maio, o novo estádio só ia servir para jogos de sueca na Tribuna...
 

Peço desculpa pela franqueza, mas que sentido faz isto?

Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 807
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #33 em: 24 de Agosto de 2007, 09:19 »
Bracari,
parece-me que estamos a discutir coisas absurdas.
Enquanto não se souber mais nada acerca deste assunto, estamos todos a discutir conjunturas e conjecturas. Com a agravante, de que se divagam para temas que nada tem a ver.
Se me disponibilizo a escrever oputras vez, porque não gosto de ver asneiradas escritas.
Dizes tu, que a CMBraga é a 5ª câmara mais endividada. Sinceramente, gostava de saber em que te baseias para isso. Mas mesmo que seja verdade. dou-te o seguinte exemplo:
- o sr Bracari recebe 5.000 por mês, mas tem um financiamento que paga 2.500
- o Sr Joaquim, recebe 2.000 por mês, e tem um financiamento que paga 1.000 por mês

Como classificas o endividamento destes 2 ?
O Bracari está de facto muito mais endividado, paga 50% da sua receita mas tem um rendimento liquido de 2.500...
Sejamos sérios, ok !

Miguel Portela Juniores
  • ***
  • 399
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #34 em: 24 de Agosto de 2007, 10:33 »
Bem segundo a auditoria que o Governo fez as câmaras todas do pais. Havia 4 em boa situação económica.
Uma delas era a de Braga, eu só vi aquilo por alto mas a câmara de Braga pareceu-me muito saudável economicamente. A venda de parte Braval quase que liquidou as dividas todas referentes ao estádio municipal e agora são encargos de menor importância. Não acho que seja por ai que a câmara não apoie a construção do estádio.
É mais por ter sido o psd a apresentar e a presidente quer mostrar uma posição responsável.
Eu não sei qual e a proposta em fundo do psd se era só terrenos, se era alguma contrapartida financeira em contratos programa ect, se o Braga estava interessado na proposta ou não. Acho que para criticarmos ou apoiarmos a decisão temos de saber ao certo as clausulas da proposta.

Saudações Desportivas,
Miguel Portela
https://mipmed.com/
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #35 em: 24 de Agosto de 2007, 12:57 »
Atenção que os empréstimos relacionados com o Euro 2004 (e estamos a falar no caso de Braga em cerca de 85 milhões de euros) não são considerados para o cálculo da capacidade legal de endividamento, como aliás referiu o Bracari...
Este condicionalismo formal não impede que o Tribunal de Contas tenha referido em relação à CMB que o seu endividamento "real" é de molde a condicionar o investimento em áreas prioritárias nos próximos 20 anos...
Relembro que a CMB apresenta um orçamento a rondar os 100 milhões de euros...
Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 807
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #36 em: 24 de Agosto de 2007, 13:07 »
acerca do endividamento da CMBraga, é disparates atrás de disparates.
falem do que sabem !!!!!

e não criem disto, um jogo de arremesso politico, certo ?!
e se o quiserem fazer (mal), pelo menos não inventem bacoradas como as que por aí leio

Bracari Iniciados
  • *
  • 74
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #37 em: 24 de Agosto de 2007, 13:30 »
Acho que a questão da Academia é demasiado importante e merece ser discutida para estarmos a divergir para as questões do endividamento da CMB.

MAs só porque o Bracarus insiste e para quem tiver dúvidas aqui ficam duas ou três notas.

Primeiro, desde o Tribunal de Contas à Price Waterhouse, aos vários organismos independentes que se debruçaram sobre as contas da CMB a análise foi idêntica: Endividamento bancário elevado, investimentos em risco no futuro, encargos financeiros anuais pesados.

Segundo, aquilo que o MM sempre diz de Braga ainda ter muita capacidade de endividamento é uma falácia porque como já lembrei e julgo que o Pedro Ribeiro confirmou, as dívidas do Estádio não contam para esse limite. Como o Bracarus, bem lembrou é importante é ver as receitas. Neste caso, é como se tu ganhasses 1000 contos ano, devesses 1000 contos ao banco e o banco te dissesse: oh, homem! Peça mais emprestado que aqueles 1000 não contam porque foram para pagar o quintal...

Terceiro, estatísticas puras. A Câmara dos TOC lança todos os anos uma anuário das contas dos municípios. Neste ano, Braga ficou famosa por ser uma das câmaras que paga mais depressa aos fornecedores (O que é positivo, embora se consiga fazer isso de muitas maneiras).
Nesse mesmo anuário, são apresentadas classificações dos municípios face ao endividamento. Em termos absolutos, Braga é a 5ª Câmara com mais dívidas (90 milhões de Euros), atrás de Porto, Lisboa, Gaia e uma outra. Em termos relativos, BRaga é a 8ª na tabela das Câmaras que têm mais dívidas face às receitas anuais que obtêm. E nesse ranking, só uma das grandes está à frente de BRaga. As outras (mesmo mais endividadas) têm todas uma melhor cobertura das dívidas por receitas.

Quarto, os 25 milhões de Euros que rendeu a venda de 49% da Agere foram para pagar as obras das vésperas das eleições, não para amortizar passivo. A Câmara ainda tem que pagar mais de 20 milhões de Euros da nova piscina. Pavilhão nem vê-lo. E tudo o mais...

Podemos voltar ao Braga, agora?
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #38 em: 24 de Agosto de 2007, 13:59 »
acerca do endividamento da CMBraga, é disparates atrás de disparates.
falem do que sabem !!!!!

e não criem disto, um jogo de arremesso politico, certo ?!
e se o quiserem fazer (mal), pelo menos não inventem bacoradas como as que por aí leio




Julguei que nos irias elucidar de forma a que não fiquem dúvidas relativamente aos "disparates" que aqui leste...

Quanto às excepções aos limites de endividamento, consultar Orçamento Geral do Estado (via Direcção Geral do Orçamento)
Quanto às considerações do Tribunal de Contas: http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2004/rel019-2004-2s.pdf


Como é óbvio, o facto de um conjunto de empréstimos contraídos pela CMB não serem considerados para efeitos dos limites legais de endividamento não obsta a que eles pesem (e muito) nas contas do município porque tal como todos os outros têm que ser pagos com recursos que eventualmente poderiam ser aplicados noutras áreas...

É triste que quando as pessoas estão meramente a expressar as suas opiniões lhes atribuam sempre segundas intenções - não é apenas a etiqueta de "mal informado" que é colocada; é também a de desonesto (para ser polido). Se é assim que se pretende conversar e trocar ideias...
pp
  Re: Câmara não vai patrocinar centro de treino do S.C.Braga
« Responder #39 em: 24 de Agosto de 2007, 14:02 »
Isto é muito simples,a CMB só não apoia porque a ideia foi da oposição...Acham que a CMB iria apoiar algo lançado pela oposição!?
 O caso do endividamento é uma questão falsa,porque se for para encher o bolso dos "amigos"das empreitadas,tudo se faz...veja-se o caso do Theatro Circo, 25 milhões euros !!!!!!!!!!!!!!!!!
 

Anuncios M