Quantcast
Claques legalizadas
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Claques legalizadas
49 Respostas
19093 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bracarense
Bracarense Equipa Principal
  • *****
  • 2144
  Re: Claques legalizadas
« Responder #20 em: 07 de Setembro de 2007, 08:51 »
Só que ao juntares-te a uma claque assumiste algumas coisas:

   - tornaram-se um grupo que quer ser reconhecido como tal e que tem regras próprias de funcionamento
   - têm o previlégio de ver sempre o futebol nos seus lugares reservdos sem terem comprado cadeira
   - têm benefícios na aquisição de bilhetes
   - têm protecção policial nas deslocações a regiões mais "complicadas" (Guimarães p.e.)
   - têm o azar de viver com a fama originada não só em vós mas principalmente em muitas outras claques
   
Quando se organizam em Claque sois os primeiros a diferenciar-vos dos outros adeptos. Não foram os outros adeptos que decidiram deixar de pertencer a Claques... foram as claques que decidiram ser diferentes dos outros adeptos.

A necessidade da legalização surge apenas pela incapacidade das próprias organizações das claques em controlar as ilegalidades que se passam dentro delas e que toda a gente conhece (tráfico de droga, armas ilegais, pequeno roubo, cultura do bate antes e pergunta talvez um dia, etc). Quem faz isto é a excepção, mas num grupo, se não se pune a ovelha negra, todos acabam vistos como ovelhas negras.
Pedro-SCB
  Re: Claques legalizadas
« Responder #21 em: 07 de Setembro de 2007, 10:24 »
LAURENTINO DIAS E AS CLAQUES
TORCIDA VERDE MERECIA MEDALHA

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto advertiu ontem que as claques que não se legalizarem vão ter dificuldade em continuar a existir, congratulando-se com o saldo positivo do processo de regulamentação.


Laurentino Dias preferiu não adiantar que medidas serão tomadas, mas avisou que “as claques que não iniciaram o processo de legalização e que não se regularizarem nos próximos tempos vão ter dificuldades em se manterem como claques”.
“As claques e os clubes que ainda não iniciaram o processo vão ter de perceber que alguma coisa vai mudar. Porque a regularização separa o trigo do joio”, alertou. De acordo com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, quatro claques já estão registadas, duas do FC Porto (Super Dragões e Colectivo Ultras 95) e duas do Sporting (Torcida Verde e Directivo Ultras XXI).
A estas, acrescem a Juventude Leonina (Sporting), a claque de apoio ao Boavista Panteras Negras e o VIII Exército (V. Setúbal), cujos processos estão a ser finalizados, tendo os Diabos Vermelhos (Benfica), Frente Leiria, Magia Tricolor (E. Amadora) e Colectivo Maravilhas (Naval) já iniciado a regularização. “Em 10 anos, só uma claque é que esteve registada. A Torcida Verde, que merecia uma medalha. No final da época passada, fizemos um conjunto de iniciativas, no sentido de indicar que não toleraríamos mais esta situação. O Governo não aceitava que os clubes, as sociedades anónimas e os adeptos continuassem a insistir viver na ilegalidade”, referiu. Laurentino Dias fez um “balanço claramente positivo” deste processo, “porque rompeu-se com a tradição de recusa das claques para se legalizarem”.
“Vamos fazer tudo para que nos próximos 30 dias a regularização se complete com as outras claques, para que o futebol passe a ter nas claques uma situação de completa legalidade, que era inacreditável que não estivesse a acontecer”.
De acordo com Laurentino Dias, as claques que ainda não iniciaram o processo “não se podem esquecer que o têm de fazer”. “As claques estão a legalizar-se para que tudo seja diferente”, concluiu.

--------------------------------

JÁ HÁ QUATRO CLAQUES REGISTADAS



As associações de adeptos Panteras Negras (Boavista), Juventude Leonina (Sporting) e Colectivo Maravilhas (Naval) já têm o processo de registo em curso no Conselho Nacional contra a Violência no Desporto (CNVD), disse fonte do IDP. Até ao momento já se encontram registadas quatro associações de adeptos de clubes da principal liga portuguesa, no entanto, será de esperar uma continuidade dos pedidos de legalização junto do CNVD nos próximos meses. As últimas associações de adeptos a serem registadas junto do Conselho, em Agosto, foram os Super Dragões e o Colectivo Ultra 95, ambas do FC Porto. O Directivo Ultras XXI, do Sporting, passou a estar legalizado no início do mês passado, e a Torcida Verde, também «leonina», já se encontrava legalizada e foi agora alvo de actualização. Após a legalização inicial, a lei determina que as associações de adeptos actualizem o registo anualmente.
Além destas está também já registada no CNVD a Ultras Onda Azul, associação de adeptos do União da Madeira, clube da II Divisão.
O mais tardar, até ao fim deste mês, a Mancha Negra, apoiante da Académica, espera estar registada e legalizada. Os Ultras Red Boys, do Sporting de Braga, esperam começar em breve a legalização. A claque do Vitória do Guimarães White Angels teve esta semana uma reunião com o clube para definir o processo de legalização.


in onortedesportivo
Anuncios M
Anuncios M
Rato_RedBoys92
  Re: Claques legalizadas
« Responder #22 em: 07 de Setembro de 2007, 12:56 »
Só que ao juntares-te a uma claque assumiste algumas coisas:

   - tornaram-se um grupo que quer ser reconhecido como tal e que tem regras próprias de funcionamento
   - têm o previlégio de ver sempre o futebol nos seus lugares reservdos sem terem comprado cadeira
   - têm benefícios na aquisição de bilhetes
   - têm protecção policial nas deslocações a regiões mais "complicadas" (Guimarães p.e.)
   - têm o azar de viver com a fama originada não só em vós mas principalmente em muitas outras claques
   
Quando se organizam em Claque sois os primeiros a diferenciar-vos dos outros adeptos. Não foram os outros adeptos que decidiram deixar de pertencer a Claques... foram as claques que decidiram ser diferentes dos outros adeptos.

A necessidade da legalização surge apenas pela incapacidade das próprias organizações das claques em controlar as ilegalidades que se passam dentro delas e que toda a gente conhece (tráfico de droga, armas ilegais, pequeno roubo, cultura do bate antes e pergunta talvez um dia, etc). Quem faz isto é a excepção, mas num grupo, se não se pune a ovelha negra, todos acabam vistos como ovelhas negras.

compreendo o que dizes mas mais uma vez vai de encontro ao que eu disse no outro post...
o problema é usarms o nome de claque porque se assim nao fosse nao teriamos de nos legalizar...
quanto ao prevlegios ja disse que mim nao me afectam minimamente...e acreita que se eles fossem cortado havia muita gente a desistir mas os verdadeiros estariam SEMPRE lá...
trafico de droga dentro do estadio nao ha (ninguem é tolinho pa isso), posse de armas se ha vai continuar a haver ( nao é por me registar que se levasse a minha navalha no bolso a  deixar de levar)...quanto à questao da violencia sinceramete acham que é isso que vai alterar alguma coisa?!acham que quem entra nisso vai deixar de entrar?é que eu nao percebo qual é a diferença...Ate parece que todos nos nao somos possuidores de nacionalidade portuguesa e BI e como tal somos obrigados a cumprir todos os deveres como qualquer outro adepto..
Vlad
Vlad Equipa Principal
  • *****
  • 2808
  Re: Claques legalizadas
« Responder #23 em: 10 de Setembro de 2007, 09:32 »
"Os Ultras Red Boys, claque de apoio ao Sporting de Braga, ainda não trataram da legalização, mas esperam começar em breve. "Estamos a pensar em avançar com o processo", disse à Lusa João Mané, dos Red Boys, acrescentando que o objectivo "é ter o processo concluído antes do final do ano"."

retirado do blog megafone

Muito bem Red boys! Independentemente de concordarem ou não com alguns dos aspectos que passarão a ser norma, a legalidade será sempre o caminho.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Claques legalizadas
« Responder #24 em: 10 de Setembro de 2007, 11:09 »
Eu acho de uma grande ironia as pessoas que dizem que no meio da claque existem boas pessoas MAS também existem dorgados, vandalos, gatunos.... etc..

E no meio dos sócios? Não os há? Será que no meio dos sócios é só gente de bem? De elite?

Pensem bem..

Saudações Ultras
fjmp_scb
fjmp_scb Equipa Principal
  • *****
  • 1377
  Re: Claques legalizadas
« Responder #25 em: 10 de Setembro de 2007, 11:32 »
Venha as bracarenses!  ;D
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Claques legalizadas
« Responder #26 em: 10 de Setembro de 2007, 14:44 »
Venha as bracarenses!  ;D

Sinceramente não percebi o teu comentário..

Saudações Ultras
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10193
  Re: Claques legalizadas
« Responder #27 em: 20 de Novembro de 2007, 00:02 »
Boavista: claque Panteras Negras já está legalizada

A claque do Boavista, Panteras Negras, já está devidamente legaliza, conforme anuncia o clube axadrezado no seu «site» oficial. Aqui fica o anúncio:

«Depois de um logo e complexo processo de legalização e consequente registo da Claque 'Associação Panteras Negras' como Grupo Organizado de Adeptos nos termos do artigo 18º da Lei nº16/2004, de 11 de Maio, eis que pode o Conselho de Administração da Boavista Sad, anunciar que a partir do dia de hoje a Claque "Associação Panteras Negras " se encontra devidamente registada no recém - criado Conselho Nacional do Desporto, conforme notificação oficial hoje recebida.»

in maisfutebol
Anuncios M
Anuncios M
Rato_RedBoys92
  Re: Claques legalizadas
« Responder #28 em: 20 de Novembro de 2007, 00:15 »
Boavista: claque Panteras Negras já está legalizada

A claque do Boavista, Panteras Negras, já está devidamente legaliza, conforme anuncia o clube axadrezado no seu «site» oficial. Aqui fica o anúncio:

«Depois de um logo e complexo processo de legalização e consequente registo da Claque 'Associação Panteras Negras' como Grupo Organizado de Adeptos nos termos do artigo 18º da Lei nº16/2004, de 11 de Maio, eis que pode o Conselho de Administração da Boavista Sad, anunciar que a partir do dia de hoje a Claque "Associação Panteras Negras " se encontra devidamente registada no recém - criado Conselho Nacional do Desporto, conforme notificação oficial hoje recebida.»

in maisfutebol

Mais uns a baixar as calças...
É triste mas é a verdade...

Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15119
  Re: Claques legalizadas
« Responder #29 em: 20 de Novembro de 2007, 00:27 »
Legalização das claques é uma obrigação!

As claques dos clubes servem essencialmente para dinamizar um espectáculo de futebol. Maioritariamente constituídas por jovens, as claques compõem coreografias, dão colorido aos estádios e, acima de tudo, puxam pelos adeptos das suas cores. Esta é a parte bonita das claques e aquela que eu concebo e defendo.


Como vivemos num Estado democrático e como a democracia tem regras, pois a nossa liberdade termina quando interfere com a do nosso próximo, é de todo salutar que as claques se legalizem e passem a cumprir a lei, como qualquer cidadão deste país o deve fazer. É necessário incutir e fazer cumprir o princípio da responsabilização individual. Uma claque não é um bando, é formada por um conjunto de cidadãos portugueses que como tal, estão obrigados cada um por si, a cumprir as leis da República, como todos os portugueses. Quem pratica o mal deve ser responsabilizado por isso. A culpa não pode morrer solteira, quando há distúrbios têm que ser encontrados os seus causadores e fazê-los pagar por isso, não pode o clube continuar a ser sempre penalizado pelos estragos ou distúrbios causados por elementos anónimos de um grupo a que se chama claque. A legalização ao identificar os elementos da claque permite a responsabilização individual e evita que pague o justo pelo pecador. Não há que haver receio da legalização, o mundo do futebol não pode ser uma anarquia onde vale tudo e onde se pratique a ilegalidade, tem que se submeter às mesmas regras de vivência em sociedade que existem para todos os cidadãos e para todas as circunstâncias. É assim que se constrói um mundo civilizado.
A legalização traz várias vantagens ao contrário daquilo que alguns pensam. Desde já permite uma relação transparente entre o clube e as suas claques. O clube passa a poder apoiar de uma forma transparente as suas claques sem correr o risco de ser penalizado por isso, logo o apoio por parte dos clubes poderá ser maior. Outra das vantagens da legalização reside na possibilidade de poderem apresentar uma candidatura aos fundos da União Europeia destinados à promoção da ocupação dos tempos livres da juventude, através de um quadro comunitário específico, semelhante ao que já acontece com a generalidade das associações juvenis.

O nosso clube tem actualmente três claques, os Red Boys, os Bracara Legion e As Braguinhas, mas o clube não reconhece oficialmente nenhuma delas e limita-se a destinar os espaços próprios no estádio.
Nas deslocações, cada claque organiza-se por si própria e o clube não tem controlo sobre estas, nem sobre os seus elementos, porque não as reconhece, pelo que também não prevê penalizações caso surjam problemas ou actos violentos. Por isto mesmo, o clube acaba por assumir os custos dos estragos provocados nos estádios por onde passam as claques, assim como no próprio Estádio Municipal de Braga.
Falou-se há tempos que os “Os Ultras Red Boys” iriam em breve tratar da legalização. Espero que assim aconteça, que se concretize rapidamente e apelo a que as restantes procedam de igual forma. Saúdo também aquelas que nesta altura já estão legalizadas, assim todas aquelas que já iniciaram o processo de legalização.
O processo de legalização é simples. É semelhante ao da constituição das associações, consistindo basicamente numa ida ao notário e o posterior envio da documentação para o CNVD (Conselho Nacional contra a Violência no Desporto) que, em princípio se limita a ratificar o registo, pois as claques passam a ser associações como outras quaisquer.
Termino como comecei, para mim as claques dos clubes servem essencialmente para dinamizar um espectáculo de futebol. Compõem coreografias, dão colorido aos estádios e, acima de tudo, puxam pelos adeptos das suas cores.



O Sol quando nasce é para todos.
As leis da República quando são feitas, são para aplicar a todos os cidadãos portugueses...

Parabéns à claque Panteras Negras!
BRAGA SEMPRE MAIS!
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Claques legalizadas
« Responder #30 em: 22 de Novembro de 2007, 11:12 »
Já agora também quero o nome, morada e nº de Bi dos policias que me escoltam nas deslocações e dos "robocops" desses estádios por Portugal fora.. Quando isso acontecer, eu também dou os meus dados para eles.

Saudações Ultras
Anuncios G
fjmp_scb
fjmp_scb Equipa Principal
  • *****
  • 1377
  Re: Claques legalizadas
« Responder #31 em: 22 de Novembro de 2007, 11:22 »
Venha as bracarenses!  ;D

Sinceramente não percebi o teu comentário..

Saudações Ultras
Eu queria dizer, que as claques bracarenses deveria se legalizar. mas eu sei que não é fácil.
Rato_RedBoys92
  Re: Claques legalizadas
« Responder #32 em: 22 de Novembro de 2007, 12:12 »
Já agora também quero o nome, morada e nº de Bi dos policias que me escoltam nas deslocações e dos "robocops" desses estádios por Portugal fora.. Quando isso acontecer, eu também dou os meus dados para eles.

Saudações Ultras

Achas Pedro...Os criminosos somos nos nao sao eles...
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Claques legalizadas
« Responder #33 em: 22 de Novembro de 2007, 14:29 »
Já agora também quero o nome, morada e nº de Bi dos policias que me escoltam nas deslocações e dos "robocops" desses estádios por Portugal fora.. Quando isso acontecer, eu também dou os meus dados para eles.

Saudações Ultras

Achas Pedro...Os criminosos somos nos nao sao eles...

Pois! E por não me achar criminoso não vejo motivo nenhum por ter os meus dados pessoais a correr pelas esquadras do nosso país!

Apenas quero igualdade de tratamento e direitos! Mais nada!

Saudações Ultras
Pedro-SCB
  Re: Claques legalizadas
« Responder #34 em: 20 de Dezembro de 2007, 14:16 »
Claques ilegais levam clubes a jogar em estádios vazios


Os clubes que mantenham o apoio aos grupos organizados de adeptos não legalizados serão penalizados com a realização dos seus jogos à porta fechada. Esta é uma das penalizações previstas no projecto diploma para o combate à violência, racismo e xenofobia da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), que ainda carece de discussão e aprovação. Se a nova legislação já estivesse em vigor, por exemplo, Benfica e Vitória de Guimarães jogariam os seus encontros em "casa" sem público, o que representaria um enorme prejuízo financeiro.

É que, ao contrário do que se passa com as claques do Sporting e do FC Porto, as dos encarnados e as do Vitória não estão registadas nem tão pouco avançaram com o processo junto do Conselho para a Ética e Segurança no Desporto. Aliás, neste momento, umas dez claques, num universo de quase três dezenas, estão em situação legal, e outras tantas têm o processo em andamento.

"Apenas podem ser objecto de apoio por parte dos promotores do espectáculo desportivo, nomeadamente através da concessão de facilidades de utilização ou cedência de instalações, apoio técnico, financeiro ou material, os grupos organizados de adeptos constituídos como associações, nos termos gerais de direito ou no âmbito do associativismo juvenil, e registados como tal no CESD (...) A concessão de facilidades de utilização ou cedência de instalações a grupos de adeptos que estejam constituídos como associações é da responsabilidade do promotor do espectáculo desportivo, cabendo-lhe, nesta medida, a respectiva fiscalização", lê-se nos pontos 1 e 4 do artigo 12 do diploma, que é muito claro quanto à punição ao clube infractor: "O incumprimento do disposto no presente artigo implica para o promotor do espectáculo desportivo, enquanto as situações indicadas nos números anteriores se mantiverem, a realização de espectáculos desportivos à porta fechada." Um castigo que vem substituir a multa ou interdição de um clube jogar no seu estádio, mas que também nunca foi cumprida, à semelhança da obrigatoriedade do registo das claques (Decreto-lei 16/2004).

O acesso dos grupos organizados aos recintos desportivos também apresenta novidades. Entre elas o facto de os clubes não poderem vender bilhetes em quantidade superior ao número de elementos filiados. E para melhor segurança e fiscalização, os ingressos têm que estar devidamente identificados com o nome do titular.

As dúvidas de Madaíl

A proposta sobre o novo Regime Jurídico das Federações Desportivas - outro dos diplomas da SEJD apresentados no início da semana ao Conselho Nacional do Desporto - levanta algumas dúvidas a Gilberto Madaíl sobre a "representatividade democrática" do projecto. O presidente da Federação Portuguesa de Futebol aconselha a "maior prudência" na análise da proposta e reserva para Janeiro de 2008 uma posição.

Um dos pontos mais problemáticos do documento da SEJD prevê a redução do peso das associações distritais nas assembleias gerais das Federações. No actual regime jurídico, as associações distritais detêm 55% dos votos e se for aprovado o diploma passarão a ter só 35%. "A ser confirmado o teor de algumas das linhas mestras do documento, que já vieram a público, considero importante manifestar, desde já, as minhas dúvidas no que diz respeito à representatividade democrática futura da Assembleia Geral da Federação", advertiu Madaíl.


in dn
Pedro-SCB
  Re: Claques legalizadas
« Responder #35 em: 21 de Dezembro de 2007, 10:41 »
Só 11 claques estão registadas


A claque do Benfica Diabos Vermelhos, a Frente de Leiria (União de Leiria) e a Energia Tricolor (Estrela da Amadora) não concluíram o processo de registo no Conselho Nacional do Desporto (CND), junto de quem apenas 11 claques estão legalizadas, entre as quais a Torcida Verde, Directivo Ultra XXI, Juventude Leonina e Brigadas Ultra Sporting e as do FC Porto Associação Super Dragões e Colectivo Ultras 95.
Só estas claques registadas poderão ser apoiadas pelos clubes, sendo que a actual lei impede os clubes de organizarem eventos desportivos se as apoiarem. Uma nova versão da lei, a aprovar pelo Governo, obrigará os clubes a jogar à porta fechada se prestarem apoio a claques não registadas.
Há ainda outras claques, como os No Name Boys (Benfica), Fúria Azul (Belenenses), Mancha Negra (Académica), Insane Guys e White Angels (Vitória Guimarães), que nunca apresentaram qualquer documentação para registo.


in publico
Rato_RedBoys92
  Re: Claques legalizadas
« Responder #36 em: 21 de Dezembro de 2007, 11:25 »
Ainda gostava de saber quem é a Energia Tricolor lolololol...
Mais um excelente texto de quem mostra não saber nada do assunto...
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Claques legalizadas
« Responder #37 em: 21 de Dezembro de 2007, 14:06 »
Ainda gostava de saber quem é a Energia Tricolor lolololol...
Mais um excelente texto de quem mostra não saber nada do assunto...

Ou será que deram o nome errado para estarem dentro da lei e ao mesmo tempo ilegais?.. Porque esses são mesmo da pior raça que existem..Nem os do Estrela Vermelha!  ;D ;D ;D

Ridiculo esta lei...

Saudações Ultras
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6032
  Re: Claques legalizadas
« Responder #38 em: 21 de Dezembro de 2007, 15:09 »
As claques que já estão legalizadas que problemas tiveram até agora?
Já que a lei é tão má e prejudicial para as claques seria interessante saber estes pormenores.
Diga-se que as 2/3maiores claques do país já estão devidamente legais, mas se calhar eles é que estão mal...

A do Estrela trocaram o nome, mas energia não ficava mal! O resto do texto corresponde à realidade, é a nova lei que vai ser apreciada dentro em Breve.
Zezinho 3005
  Re: Claques legalizadas
« Responder #39 em: 21 de Dezembro de 2007, 20:03 »

"No dia 28 no jogo do Benfica-Milan estava eu e mais dois amigos na central junto á comunicação social, quando me dirigi para junto da claque do Milão onde tirei fotos à claque pois já antes o tinha feito ás claques do Benfica, simplesmente por ser adeptos de futebol e gostar da festa envolvente. Ao tirar as referidas fotos, spotters incluindo simplesmente por estarem na objectiva da máquina. Como se comprova pelas fotos, os diversos Spotters aparecem, os mesmos após nos verem ali sentados, ficaram um pouco fora de si sem razão aparente nem motivos. Será por pertencermos a um clube simpático (Belenenses) e fazermos parte da claque Fúria Azul, neste caso estávamos como adeptos de futebol e não como membros de claques como acontece por inúmeras vezes, até mesmo porque vivemos numa democracia onde existe a liberdade de escolha e opção clubista. Após efectuadas algumas dessas fotos, neste caso da claque Diabos Vermelhos pertencente ao Benfica, o Sr. Saramago chefe dos Spotters deu ordem para 5 outros elementos virem ter connosco sem motivo aparente, os mesmo vieram na nossa direcção e nós incrédulos sem saber o que eles vinham fazer, tendo provocado uma surpresa enorme para os adeptos que nessa zona se encontravam devido ao brutal aparato que esses 5 elementos estavam a fazer ao se dirigirem para nós. Ao chegarem perto de nós foi-nos pedido que os acompanhassem ao que cumprimos criteriosamente até junto dos WC situados no 3º Piso do estádio onde já se encontravam mais dois elementos dessa força e o tal Sr. Saramago.
Sem saber para onde iríamos e a razão pela qual estaríamos a ser levados para parte incerta os elementos dos spotters começam a elevar o tom de voz, berrando connosco, perguntando de forma exaltada o que estaríamos ali a fazer e porque estaríamos a tirar fotos, perguntando se seria para gozar com eles. Ao que nós perplexos com tais afirmações simplesmente porque estávamos a tirar umas fotos à claque como foi referido anteriormente e que eles aparecem simplesmente porque estão na objectiva. Mas se fosse esse problema bastava que nos fosse pedido para que apagássemos as fotos onde eles aparecem, seja lá porque razão. Nós tínhamos em nosso poder 2 máquinas sendo que por casualidade apenas uma delas tinha as referidas fotos a que eles se referem. A partir desse momento é que veio o terror todo para meu lado (detentor da maquina com as referidas fotos), o Sr. Saramago agarra-me brutalmente pelo ombro e dá-me ordem de prisão sem me dizer porquê, o mesmo leva-me passando por elementos do corpo de intervenção e ao passar pela porta que dá acesso ás escadas para se descer do 3º piso, sendo levando para um sitio onde ninguém nos pudesse visualizar nem mesmo as cameras do estádio. Após passar por essa dita porta agarrado por ele e mais um colega dele, este ultimo agride-me com o rádio na cabeça onde me parte a cabeça e me deixa a deitar sangue, após esse incidente lamentável descemos as primeiras escadas e o mesmo me empurra com a máxima violência para o canto dessas escadas e me começa a sovar brutalmente com pontapés e socos, tendo sido agredido sem dó nem piedade, fazendo ameaças pessoais e para nós não lhes chamar-mos nomes que costumamos chamar quando estamos em grupo. Sempre houve e sempre haverá troca de palavras entre claques e policia mas que não passam daí a não ser nesta situação lamentável. Nunca pensei que isto me pudesse acontecer e que apenas existia nos filmes pois continuaram-me a agredir violentamente, principalmente das partes baixas, e onde proferia frases como “És um homem ou és um rato”, eu em pânico só pedia desculpa de uma coisa insignificante mas pensando que me rebaixando ele pararia com o tormento que se estava a torna aqueles minutos que pareciam horas de agressões barbaras onde apenas me vinha uma coisa à cabeça, a Morte. De repente o mesmo pára e eu pensando que já atinha acabado por ai pegou novamente em mim e começou a descer novamente as escadas em caminho ao posto do estádio da luz a dizer que estava detido por eu, que tinha sido brutalmente agredido, o tinha agredido a ele. Após ter-mos descido provavelmente uns 3 pisos, na cave num canto das escadas voltou a acontecer o mesmo que me tinha acontecido anteriormente, sempre a levar pelo corpo todo sem parar e sempre a ouvir aquelas palavras provocatórias frisando sempre a frase “És um homem ou és um rato”.
Após algum tempo de espera lá me levaram finalmente para o posto onde se encontravam já os meus dois amigos a serem identificados por assistir a um jogo de futebol. Encontrava-me numa situação degradante devido à quantidade de sangue que me corria da cara. Depois de toda aquela violência e de agressões múltiplas lá me revistaram encostado a uma mesa onde posteriormente chamaram os bombeiros para virem cá abaixo para tratar dos meus ferimentos. Os bombeiros mal me viram, ficaram com cara de pânico o que me alarmou mais ainda e disseram logo que se tratava de um traumatismo craniano e pediram um ambulância de urgência para que fosse de imediato para o hospital de Santa Maria. Após me fazerem um pequeno tratamento e limparem as feridas na cabeça e na boca lá fui para a maca dos bombeiros e os bombeiros vendo aquele clima de terror perguntavam o porquê de estar naquela situação ao qual respondi com medo de represálias do Sr. Saramago e seus colegas que tinha caído. Com medo de voltar a viver tudo aquilo de novo e se desta vez tinha conseguido sobreviver na próxima não sei o que poderia ter acontecido tal era a violência e o prazer que eles tinham ao infligir os golpes contra a minha pessoa. Posteriormente fui levado para o hospital Santa Maria mas sempre escoltado sobre detenção por dois spotters, um na ambulância e outro num renault clio que seguia á frente da ambulância, supostamente por agressão a um deles. Após chegar ao hospital fui levado para uma sala de tratamentos e as próprias enfermeiras não ficaram convencidas com a desculpa da queda nas escadas mas preferi continuar com aquela versão pelo medo que estava a passar, como estava sobre detenção, mesmo a medica que me suturou após 2 horas de espera a mesma me disse na cara que estava a mentir mas eu lhe disse que para ficar escrito no papel preferia que ficasse assim. Pelas 23h00 sai do hospital sobre detenção e levado por dois Sporting no renault clio deles para a esquadra de benfica. Após lá chegar todo dorido e sem saber o que me ia acontecer fiquei sem saber o que fazer. Após entrar fui posto numa cela sem as mínimas condições, tendo que tirar os atacadores o cinto e um cordão que tinha na camisola. Ainda lhe consegui perguntar o que me ia acontecer e o mesmo (Saramago) me disse que iam só fazer o expediente e depois iria á minha vida e no dia seguinte iria a tribunal. Após fazer um telefonema que tinha direito, lá fiquei nos calabouços a olhar para aquelas 4 paredes onde estava um frio enorme. Após provavelmente uma hora lá me deram um dos telemóveis, porque o mesmo não parava de tocar e então lá consegui atender com autorização da polícia que era um amigo meu preocupado porque nem uma satisfação lhes foi concedida sobre o meu paradeiro. Ao telefone expliquei onde estava e não lhe quis ali revelar nada do que se passava. O mesmo amigo chegou pelas 01h00 á esquadra para saber o que se tinha passado comigo e os spotters deram autorização para que pudesse falar comigo e passado um tempo deixaram sair da cela e ficar num corredor ao lado dele. Após os mesmos terem feito toda a burocracia, por volta das 02h50 saímos após ter assinado os papéis que tinha que levar para me apresentar no tribunal ás 10h00 de quinta-feira. Entregaram-me as minhas coisas ficando com um dos telemóveis não sei se para uso próprio ou de seus familiares pois não me foi dado o motivo e a camera que tinha as fotos dos mesmos. Finalmente lá consegui sair dali e bastante aliviado pelo que tinha acontecido ter acabado principalmente as tareias que levei no estádio da luz. No dia seguinte pelas 10h00 lá estava eu no tribunal á espera de me chamarem e o Sr. Saramago apareceu também. O mesmo começou logo a perguntar se não tinha aparecido nada no blog do acab portugal porque o mesmo diz que eu colaborava com o blog e mandava fotos para lá, pura mentira porque eu só visito o blog como qualquer outra pessoa. Quando fui chamado para inquérito, quando um senhor que lá estava começa a dizer o que lá estava escrito, que eu estava a ser acusado de agressão ao agente de autoridade, ao qual não percebi porque no caso o agredido fui eu e brutalmente como não se faz a um animal. Não sabia o que fazer e só de imaginar que ele estava na parte de fora da sala fiquei em pânico de reviver tudo o que tinha passado no dia. O que voltei a dizer foi que tinha caído isto devido à enorme pressão psicologia à qual fui sujeito. A frio sei que errei mas na altura estava muito mal psicologicamente e foi o que me pareceu mais seguro para mim pois eles não deixam de ser polícias. Após sair do inquérito só quis mesmo sair dali e ir para casa. Dois dias depois de já conseguir falar do assunto resolvi falar com diversas pessoas competentes e contar o meu caso e por conselho das mesmas decidi avançar com queixa e levar o caso até aos limites e levar o caso a tribunal arranjando logo na altura uma advogada. Decidi revelar o que sucedeu comigo e sei que irei ser motivo de gozo por parte desse Sr. Saramago e os seus colegas mas apenas quero com isto divulgar mais um caso de abuso dos ACAB. Como eu disse a alguns amigos as dores do corpo vão passando mas o psicológico muito dificilmente me vai passar tão depressa como as dores do corpo."


http://acabportugal.blogspot.com/2007/12/pode-no-parecer.html

Sei que neste mundo nao existem "santinhos"de ambas as partes,mas e quem defende os espectadores destes animais???
 

Anuncios M