Quantcast
Trabalho académico sobre o S.C. Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Trabalho académico sobre o S.C. Braga
52 Respostas
10382 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Vlad
Vlad Equipa Principal
  • *****
  • 2808
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #40 em: 06 de Agosto de 2007, 15:58 »
Parabéns pelo trabalho!!!
Acho ainda que se deve aprofundar mais este estudo. Ir mais além.

PS: só achei curioso não haver um único agricultor que seja sócio do SCB. Ou não gostam de futebol ou não gostam do Braga!!  ;D
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
«bracaras«
«bracaras« Juvenis
  • **
  • 164
  • Braga sempre...
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #41 em: 06 de Agosto de 2007, 16:05 »
Parabéns pelo trabalho!!!
Acho ainda que se deve aprofundar mais este estudo. Ir mais além.

PS: só achei curioso não haver um único agricultor que seja sócio do SCB. Ou não gostam de futebol ou não gostam do Braga!!  ;D

pelo menos nenhum dos inquiridos estava ligado a esse sector.. ;D

não quer dizer que não existam mas caso existam devem ter uma expressão diminuta.

Espero que este trabalho seja só o começo para muitos outros, e que possam cada vez mais ser mais sólidos.

quando ao aprofundar quem sabe não surja a oportunidade brevemente de lhe dar continuidade.

Abraço
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 16:09 por «bracaras« »
Anuncios M
Anuncios M
Warrior of Minho
Warrior of Minho Juniores
  • ***
  • 623
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #42 em: 06 de Agosto de 2007, 16:07 »
Parabéns pelo trabalho!!!
Acho ainda que se deve aprofundar mais este estudo. Ir mais além.

PS: só achei curioso não haver um único agricultor que seja sócio do SCB. Ou não gostam de futebol ou não gostam do Braga!!  ;D

pelo menos nenhum dos inquiridos estava ligado a eese sector.. ;D

não quer dizer que não existam mas caso existam devem ter uma expressão diminuta.

Espero que este trabalho seja só o começo para muitos outros, e que possam cada vez mais ser mais sólidos.

quando ao aprofundar quem sabe não surja a oportunidade brevemente de lhe dar continuidade.

Abraço

na minha familia o meu kerido avozinho é agricultor e socio do braga....

ja agora aproveito para felicitar o autor do trabalho pk está mto bom
Orgulhosamente Bracarense!
Ricardo Equipa Principal
  • *****
  • 1632
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #43 em: 06 de Agosto de 2007, 16:52 »
Bracaras, li agora o trabalho e está muito bom. Já foram aqui discutidos aspectos muito importantes. Depois de ler isto, a direcção poderá arranjar meios para consolidar e manter o número de sócios nas faixas que estão melhor representadas e elaborar acções de marketing direccionadas às secções da população que não estão representadas. Creio que a aposta nos emigrantes é imperdível assim como a aposta nos jovens e nas mulheres. Mas atenção! Já troxe muitos amigos afectos a outros clubes ao EMB (e também ao 1º Maio) e todos eles me disseram que nos seus clubes não há tantas mulheres nos jogos!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com
A.COSTA
A.COSTA Equipa Principal
  • *****
  • 12738
  • ALLEZ, ALLEZ, MÁGICO BRAGA ALLEZ
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #44 em: 07 de Agosto de 2007, 02:25 »
Ainda agora vi superficialmente o trabalho, mas deu para reparar que os braguistas de Guimarães (inclui a zona das Taipas), onde eu me icluo, não existem, dado que somando a percentagem de Braga +  Vila Verde dá logo os 100 %. E Póvoa de Lanhoso? E :::::::??????????????????????????

Mesmo assim parabéns pelo trabalho que ajuda a desmistifcar (entre outras coisas) a ideia de que o SCBraga é uma colectividade de encarnados e que em cada bracarense existe um benfiquista. Mentira e ainda bem.

Não tem nada a ver uma coisa com a outra. :o

uma coisa são os mapas que se referem á localização do total dos números de associados existentes ou seja tratam o universo total dos sócios do clube, outra coisa são os inquéritos que refletem uma amostra estatistica de 110 individuos, e como é logico as pessoas que responderam  nenhuma é desse concelho, logo Braga + V. Verde dar 100%. certo! ;)

Abraço



Entendi que estes dados apenas dizem respeito aos inquiridos. Assim sendo fico mais descansado, pois não me tornei invisível bem como os meus pareiros braguistas de Guimarães.  ;D ;D ;D ;D

Uma dúvida: este trabalho académico serviu para quê?
No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo
«bracaras«
«bracaras« Juvenis
  • **
  • 164
  • Braga sempre...
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #45 em: 07 de Agosto de 2007, 13:58 »
Ainda agora vi superficialmente o trabalho, mas deu para reparar que os braguistas de Guimarães (inclui a zona das Taipas), onde eu me icluo, não existem, dado que somando a percentagem de Braga +  Vila Verde dá logo os 100 %. E Póvoa de Lanhoso? E :::::::??????????????????????????

Mesmo assim parabéns pelo trabalho que ajuda a desmistifcar (entre outras coisas) a ideia de que o SCBraga é uma colectividade de encarnados e que em cada bracarense existe um benfiquista. Mentira e ainda bem.

Não tem nada a ver uma coisa com a outra. :o

uma coisa são os mapas que se referem á localização do total dos números de associados existentes ou seja tratam o universo total dos sócios do clube, outra coisa são os inquéritos que refletem uma amostra estatistica de 110 individuos, e como é logico as pessoas que responderam  nenhuma é desse concelho, logo Braga + V. Verde dar 100%. certo! ;)

Abraço



Entendi que estes dados apenas dizem respeito aos inquiridos. Assim sendo fico mais descansado, pois não me tornei invisível bem como os meus pareiros braguistas de Guimarães.  ;D ;D ;D ;D

Uma dúvida: este trabalho académico serviu para quê?

Foi no ambito de uma cadeira cujo o objectivo é fazer um trabalho de investigação, então optei pela geografia cultural como tema e fiz este estudo sobre os sócios do clube.
Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 807
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #46 em: 07 de Agosto de 2007, 14:53 »
antes de tudo, parabéns pelo Trabalho.
é preciso que este tipo de pesquisas, seja cada vez mais fomentado e divulgado.
claro que na investigação, o perfil final de um trabalho, pode sempre ser desvirtuado pelas convicções de cada um. não vejo que seja o caso.
mas, jormais tipo "a bosta", que andam sempre a acusar-nos de benfiquistas, amanhã publicam outro artigo da mesma laia e deita abaixo em minutos, trabalhos que duram semanas/meses a compilar.

claro que quando se trabalha com amostras, os resultados tendem a ser cientificamente pouco críveis, excepto se a constituição da amostra fôr efectuada com elevado rigor.
o facto dos adeptos do clube serem puros braguistas, em nada contraria as minhas convicções.
é que se há cerca de 17% de sócios da amostra, que são adeptos de outros clubes, eu conheço pessoas que não são de Braga, residem cá, e porque gostam de futebol, ficara sócios. Com isto, dou nota de que nessa franja, podem de facto estarem pessoas que nem de Braga são, facto que no trabalho, ficou omisso.
é interessante também ver que o clube é jovem. não creio qu clubes como o blenenses ou boavista, tenham esta distribuição etário. isto e um dado importantíssimo para a SAD reflectir e trabalhar !
A faixa etária mais velha, é quase residual e creio mesmo que estarão neste segmento, os naturais de braga que não adeptos únicos do SCBraga.

gostei, e só espero que o trabalho seja mais divulgado

sei também, que no âmbito do curso de comunicação social, há mais trabalhos sobre o SCBraga pelo que era interessante que nos fossem disponibilizados....
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #47 em: 07 de Agosto de 2007, 15:39 »
Volto a frisar que este estudo é importantissimo e quando tive a possibilidade de aceder a ele prontamente acedi a colocá-lo no site, á disposição de todos...

Este estudo pode conter inúmeras ocasiões de refelexãp e sobretudo, não me canso de dizer, orientar a SAD na identificação de um publico alvo para sustentar o crescimento.

Este trabalho é mais um "serviço público" proporcionado pelo SB e como disse o bracarus, estaremos receptivos a que mais alunos que trataram do nosso clube no ambito de trabalhos académicos, possam ter aqui exposto o seu trabalho e até discutido.

Será um crime não olhar para este estudo de forma orientar os planos da proxima e sguintes épocas. Está aqui um mancial enorme de informação e alguma que não tinha ideia do que significava.

Aliás, sempre me interroguei como o clube não aproveitava - é o termo exacto - a UM e todo o seu mancial de conhecimento para "conhecer" melhor o meio em que o clube está envolvido.

espero sinceramente que este estudo seja, finalmente, a abertura de uma porta para um trabalho ainda mais alargado tendo em vista o enriquecimento do nosso clube.
Anuncios M
Anuncios M
«bracaras«
«bracaras« Juvenis
  • **
  • 164
  • Braga sempre...
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #48 em: 07 de Agosto de 2007, 17:19 »
Volto a frisar que este estudo é importantissimo e quando tive a possibilidade de aceder a ele prontamente acedi a colocá-lo no site, á disposição de todos...

Este estudo pode conter inúmeras ocasiões de refelexãp e sobretudo, não me canso de dizer, orientar a SAD na identificação de um publico alvo para sustentar o crescimento.

Este trabalho é mais um "serviço público" proporcionado pelo SB e como disse o bracarus, estaremos receptivos a que mais alunos que trataram do nosso clube no ambito de trabalhos académicos, possam ter aqui exposto o seu trabalho e até discutido.

Será um crime não olhar para este estudo de forma orientar os planos da proxima e sguintes épocas. Está aqui um mancial enorme de informação e alguma que não tinha ideia do que significava.

Aliás, sempre me interroguei como o clube não aproveitava - é o termo exacto - a UM e todo o seu mancial de conhecimento para "conhecer" melhor o meio em que o clube está envolvido.

espero sinceramente que este estudo seja, finalmente, a abertura de uma porta para um trabalho ainda mais alargado tendo em vista o enriquecimento do nosso clube.

Fico agradado que o trabalho em questão seja apreciado de uma forma geral. Como já referi anteriormente e como o Ric refere também espero que este trabalho sirva acima de tudo como mais uma fonte de informação para o S.C. Braga e dê por assim dizer incentivo a outros futuros trabalhos de investigação sobre o clube e o seu meio e dos quais se possam tirar ilações para um melhor futuro do mesmo.
Confesso que quando comecei a realizar o trabalho muita gente questionou o que é que as ciências sociais neste caso particular de Geografia poderia trazer num estudo sobre o clube, que não viam o que o futebol tinha a ver, na altura respondi que deixassem o trabalho desenrolar e logo veriam o produto final. Aqui está prova que o futebol deixou de ser uma simples modalidade desportiva e passou a ser um amplo “mercado cultural, económico e desportivo” passível de vários estudos. O futebol possui muitas dimensões que se enlaçam, compondo um “puzzle” amplo, diverso e global, esta modalidade desportiva pode assim, ser vista como um espectáculo, competição, mercado, festejo ou ritual, ao mesmo tempo. O futebol tem então uma dimensão que integra as demais: trata-se de uma construção cultural.

 Inicialmente tinha por intuito ficar a conhecer in loco qual é realmente o meio braguista, e entre aspas desmistificar algumas questões que há muito se debatem sobre o clube e os seus associados, bem como introduzir a localização geográfica dos associados através de mapas a diferentes escalas, coisa nova nestas andanças pelo menos em clubes como o S.C. Braga. O resultado foi o que se vê.
O Ric tem razão há na UM vários cursos que podem ajudar o clube nestas questões de estudos de investigação e a deveriam ser melhor aproveitadas e apoiadas pelo nosso clube. Penso que pelo menos áreas do saber com a Geografia, Sociologia, Relações Internacionais e Markting (entre outras) podem ajudar em muito o clube na definição das futuras variáveis a seguir com estudos académicos.
Seria com todo o gosto que caso houve bases de fundo sólidas  integraria um projecto para um estudo multidisciplinar ainda mais aprofundado do clube para o enriquecimento da realidade do clube.

Abraço
« Última modificação: 07 de Agosto de 2007, 17:21 por «bracaras« »
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #49 em: 08 de Agosto de 2007, 09:52 »
carissimos:

Sei bem a capacidade da UM nas várias disciplinas que foram aqui apontadas. Sei tb bem que muitos dos trabalhos académicos podiam ter uma componente mais atractiva para o clube e potenciar aos alunos realizar um trabalho ÚTIL e não apenas um mero exercíco académico sem aplicação prática. Este trabalho é um exemplo cabal. Foi feito por um aluno mas outros trabalhos poderiam ser envolvidos em projectos curriculares e até mestrados(porque não=).
Por outro lado, poder-se-ia explorar em algumas escolas da UM esta parceria com o clube e vários dos projectos anuais passarem a ser menos "globais" e poderem ser orientados para o SCBraga como elemento inserido na sociedade.
Ainda recentemente a Associação Braguista teve uma excelente relação com o curso de Comunicação Social e conseguimos realizar um video sobre a conquista da taça de portugal.

Existem outros trabalhos bem concretos que passo a explicar:
1- Estudar aas envolvente sociológicas da implantação na região de simpatias por outros clubes grandes. Saber quais as razões que estão por trás desta simpatia em detrimento do clube mais representativo da região

2- Estudar e caracterizar os associados do SCB 8a exemplo do trabalho que acabamos de ver) mas com mais recursos e com maior amostragem para obter dados mais fiáveis

3- na a´rea do marketing estudar a planificação de uma campanha ou várias de implantação do clube. Conhecer qual o "melhor caminho" para levar a "mensagem" do Braga

4- Na área sociológica perceber porque os habitantes da região não são sócios ou não se interessam pelo clube

5- na Comunicação Social conseguir que se realizem trabalhos para apresentação no site oficial e jornal do clube. Implementar pesquisas e trabalhos sobre a vida do clube, as modalidades, etc

6- na informática solicitar apoiso  para utilizar recursos de ultima geralão para site e sistemas de avançados de gestão. Implementar estudos sobre bilhética e acessos.


Enfim, estes são alguns exemplos... E podem ser tantos, tantos....
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #50 em: 08 de Agosto de 2007, 15:40 »
Bom trabalho!
Anuncios G
4338
4338 Equipa Principal
  • *****
  • 1684
  • Nick anterior: 6589, no fórum desde 6 Novemb 2006
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #51 em: 08 de Agosto de 2007, 18:29 »
Sim senhora, o trabalho está 5 estrelas, abraço
«bracaras«
«bracaras« Juvenis
  • **
  • 164
  • Braga sempre...
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #52 em: 10 de Agosto de 2007, 17:18 »
Seria benéfico para todos se os trabalhos académicos realizados tivessem um aplicação pratica util.
Mas para isso era necessário uma maior aproximação do clube com os cursos, pois vontade aos alunos não deve faltar.

Abraço
 

Anuncios M