Quantcast
Trabalho académico sobre o S.C. Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Trabalho académico sobre o S.C. Braga
52 Respostas
10370 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
«bracaras«
«bracaras« Juvenis
  • **
  • 164
  • Braga sempre...
  Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« em: 01 de Agosto de 2007, 15:34 »
Boa tarde!

Deixo aqui a informação  de que se encontra na home page do superbraga.com um linK contem um excerto de um trabalho académico por mim realizado sobre o nosso clube.

Quem estiver interessado  em saber mais um pouco sobre o nosso clube é só passar por lá e dar uma vista de olhos.

Aproveito para agradecer ao Superbraga.com a disponobilidade prestada, em especial ao RIC.. ;D

Saudações bracarenses
B_R_A_G_A
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #1 em: 01 de Agosto de 2007, 15:38 »
Precisamos de iniciativas destas para dar a conhecer cada vez mais o nosso enorme... Força Braga


Visitem o blog enorme-braga.blogspot.com
Anuncios M
Anuncios M
disco infiltrator
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #2 em: 01 de Agosto de 2007, 15:42 »
Devo estar lerdo mesmo...não encontrei o link. Dá para postar aqui? Obrigado
Pedro-SCB
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #3 em: 01 de Agosto de 2007, 15:42 »
O trabalho ta muito bom!!

Quero pedir ao Ric, que também coloca-se o meu, se o entender.



http://rapidshare.com/files/36004971/SCBRAGA.pps.html
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 15:48 por Pedro-SCB »
Pedro-SCB
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #4 em: 01 de Agosto de 2007, 15:44 »
Devo estar lerdo mesmo...não encontrei o link. Dá para postar aqui? Obrigado

Está em baixo do próximo jogo do ENORME. 

(lado direito, canto superior direito)
Coiso
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #5 em: 01 de Agosto de 2007, 15:46 »
Devo estar lerdo mesmo...não encontrei o link. Dá para postar aqui? Obrigado

Está em baixo do próximo jogo do ENORME. 

(lado direito, canto superior direito)
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 15:51 por Coiso »
B_R_A_G_A
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #6 em: 01 de Agosto de 2007, 15:48 »
isso mesmo...  ;)

visitem o blog enorme-braga.blogpot.com
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #7 em: 01 de Agosto de 2007, 15:56 »
considero este trabalho de indiscutivel valor.
os dados são fiáveis e o universo estudado bastante razoável.
Pode-se retirar daqui algumas ilações importantes sobre o "público alvo" do SCBraga e onde teremos de fazer mais força para conseguirmos uma maior penetração do nosso Enorme clube.

iniciativas destas terão sempre lugar de destaque neste site .

gostava que todos o lessem com calma e que possamos trazer para aqui ideias válidas

Retiro, para começar, uma constatação: o clube tem pouquissimos sócios além fronteiras e sobretudo no luxemburgo e Canadá onde, apesar de ter filial não tem associados em número razoável. é mesmo escandaloso os poucos associados o que pressupoem o estado de abandono que o clube devota a estas filiais.
Espero que com o sucesso da visista recente ao luxemburgo, este numero possa aumentar.
Apelo até aos nosso amigos foristas de lá que possam incentivar a filiação no nosso clube.

E pode-se tirar tantas, tantas ilacções deste estudo...
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 16:02 por ric »
Anuncios M
Anuncios M
fjmp_scb
fjmp_scb Equipa Principal
  • *****
  • 1377
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #8 em: 01 de Agosto de 2007, 16:08 »
Grande trabalho parabens!
Zezinho 3005
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #9 em: 01 de Agosto de 2007, 16:40 »
Muito o trabalho,muitos parabens....

So uma curiosidade,grande parte dos dados referidos no trabalho,nao sao o resultado dos inqueritos que o Braga enviou por carta aos associados???
Carvalhinha
Carvalhinha Equipa Principal
  • *****
  • 5298
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #10 em: 01 de Agosto de 2007, 17:14 »
Excelente trabalho! Parabéns!
Ora bem, se existem 31 sócios na Suíça, falta-me conhecer 29!
Anuncios G
«bracaras«
«bracaras« Juvenis
  • **
  • 164
  • Braga sempre...
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #11 em: 01 de Agosto de 2007, 17:35 »
Muito o trabalho,muitos parabens....

So uma curiosidade,grande parte dos dados referidos no trabalho,nao sao o resultado dos inqueritos que o Braga enviou por carta aos associados???

Não são...
estes dados são resultantes de um outro inquérito realizado.
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2671
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #12 em: 01 de Agosto de 2007, 17:45 »
Muito Bem!!! BOM TRABALHO!!

Tem conclusões interessantes e curiosas... mas tem uma que me deixa "doente"... 16% de Biclubistas?? Isso dá quase 4000 sócios... É muito!! Sei que as coisas estão a mudar e que à 10 Anos a trás os números seriam certamente mais vergonhosos, mas, mesmo assim ainda são muitos!! Valha-nos o facto de a grande maioria querer que o Braga ganhe quando joga com o tal outro clube.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
Brigada253
Brigada253 Juniores
  • ***
  • 455
  • ORGULHO BRACARENSE
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #13 em: 01 de Agosto de 2007, 17:53 »
EXCELENTE...  

Só gostava de saber um pormenor que poderia ser importante, que é a idade dos biclubistas...;)
LAMPIÕES, LAGARTOS E TRIPEIROS...SÃO TODOS *****!!!

www.brigada253.blogspot
Zé_Bilhas
Zé_Bilhas Juvenis
  • **
  • 139
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #14 em: 01 de Agosto de 2007, 18:06 »
Ainda não li com muita atenção o trabalho, mas parece-me que nos permitirá conhecer um pouco melhor com que números se constrói a família braguista.

PS. Só um preciosismo. Por acaso, tive a curiosidade de saber qual o número de sócios, nos 110 inquiridos, que apoiam os três metralhas (5,6% para cada). Deu um valor de 6,16 (era expectável que fosse um número inteiro ou um número racional com dízima infinita aproximado ...,9999999999999)! Não estou a por em causa a qualidade do trabalho que, repito, ainda não li com atenção. É um preciosismo, talvez uma gralha.
Trabalhos destes são sempre bem vindos.
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #15 em: 01 de Agosto de 2007, 18:51 »
Tem conclusões interessantes e curiosas... mas tem uma que me deixa "doente"... 16% de Biclubistas?? Isso dá quase 4000 sócios... É muito!! Sei que as coisas estão a mudar e que à 10 Anos a trás os números seriam certamente mais vergonhosos, mas, mesmo assim ainda são muitos!! Valha-nos o facto de a grande maioria querer que o Braga ganhe quando joga com o tal outro clube.

Pelo contrário!!! Este trabalho até serve para desmistificar a ideia que a nossa imprensa repete à exaustão: que a massa associativa do Braga não tem identidade e que é, na sua maioria, adepta de outro clube, em particular benfiquista. Ora este estudo diz-nos que provavelmente serão "apenas" entre 3500 a 4000 sócios que serão simpatizantes de outros clubes e que esses estão repartidos de forma mais ou menos equitativa pelos três metralhas. Mas diz-nos mais: é que destes a esmagadora maioria é mesmo adepta do Braga, uma vez que é por este que torce quando estão em confronto os clubes de sua preferência! Serão menos de 1000 os sócios que são realmente adeptos de um dos três metralhas e "apenas" simpatizantes do nosso clube.
Outra nota importante a meu ver é a nossa implantação nas faixas etárias mais jovens. É preciso insistir a acção do clube nestas faixas para que o processo de crescimento não se perca.
Outra questão importante a meu ver é a implantação no público feminino. Seria importante perceber se há diferenças de participação entre mulheres e homens (e.g., assiduidade aos jogos). Penso que o público feminino é chave para o crescimento do clube. Conquistar uma mulher para associada do clube significa muito provavelmente conquistar com ela toda a família. Toda a gente sabe (pelo menos os mais velhos sabem) que a mulher é que é o verdadeiro chefe de família... ;D ;D ;D 

Outra conclusão relevante deste trabalho (e que me parece óbvia): a identificação do clube com a cidade - concentrando-se os seus adeptos no concelho e em alguns concelhos limítrofes (de destacar Vila Verde). Isto implica a meu ver que a estratégia de crescimento do clube vá necessariamente no sentido de identificar o clube com a cidade, como defendo há muito. Esta estratégia não exclui ninguém. A afinidade com a cidade não se mede pelos contornos administrativos desta, mas pelas relações que as pessoas estabelecem com ela...

Parabéns ao autor do estudo! Pode ser um ponto de partida para um trabalho ainda mais pormenorizado que a SAD tem ao seu alcance através do tratamento dos inquéritos realizados aquando da renumeração dos associados.


NOTA: ainda em relação à implantação do clube no público feminino (que eu acho ser muito importante para que o nosso processo de crescimento seja acelerado) aqui fica a minha sugestão radical: criar uma nova categoria de associado exclusivo para o público feminino completamente gratuito que garantiria o acesso a grande maioria dos jogos (eventualmente exceptuando jogos frente aos metralhas e V. Guimarães, por exemplo, para os quais teriam que adquiri bilhete de público). Obviamente que as coisas devem ser pensadas de forma a que uma mulher que opte por ser sócia "sénior" garanta vantagem  no acesso a todos as partidas (incluindo metralhas, UEFA, etc.)
Penso que seria um "investimento" com um potencial muito grande para ser rentável a prazo. Estou convicto que por cada mulher que aderisse a este esquema muito mais sócios ganharíamos: filhos, pais, etc...
«bracaras«
«bracaras« Juvenis
  • **
  • 164
  • Braga sempre...
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #16 em: 01 de Agosto de 2007, 18:54 »
Ainda não li com muita atenção o trabalho, mas parece-me que nos permitirá conhecer um pouco melhor com que números se constrói a família braguista.

PS. Só um preciosismo. Por acaso, tive a curiosidade de saber qual o número de sócios, nos 110 inquiridos, que apoiam os três metralhas (5,6% para cada). Deu um valor de 6,16 (era expectável que fosse um número inteiro ou um número racional com dízima infinita aproximado ...,9999999999999)! Não estou a por em causa a qualidade do trabalho que, repito, ainda não li com atenção. É um preciosismo, talvez uma gralha.
Trabalhos destes são sempre bem vindos.
´

É uma questão pertinente. Passo a explicar: os 5.6% são referentes aos 16,4% dos inquiridos que responderam ter outo clube além do SCB, logo a percentagem não pode ser feita em relação aos 110 inquiridos mas sim apenas ao grupo dos 16.4 em questão.

110-100%
x- 16.4%  fazendo uma regra de 3 simples dá 18

Assim sendo 16.4% ( são 18 absolutos nos 110 totais), logo os 5.6 % dão aproximadamente ( 1 individuo), ou seja cada 5.6 %vale 1 absoluto e os 77.8% equivale a 14 em absoluto. correspondendo aos tais 18.
Espero ter sido  esclarecido.. ;)

Abraço
«bracaras«
«bracaras« Juvenis
  • **
  • 164
  • Braga sempre...
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #17 em: 01 de Agosto de 2007, 18:56 »
EXCELENTE...  

Só gostava de saber um pormenor que poderia ser importante, que é a idade dos biclubistas...;)

posso dizer que eram a maioria senão todos dos 25 anos pra cima.

Abraço.
Rato_RedBoys92
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #18 em: 01 de Agosto de 2007, 19:03 »
Ainda nao li ams terei todo o gosto de ler...
Mas pela leitura rapida que fiz ha varios dados que me deixaram espantados...
Mais tarde comento...Mas desde ja muitos parabens pelo trabalho...
«bracaras«
«bracaras« Juvenis
  • **
  • 164
  • Braga sempre...
  Re: Trabalho académico sobre o S.C. Braga
« Responder #19 em: 01 de Agosto de 2007, 19:05 »
Tem conclusões interessantes e curiosas... mas tem uma que me deixa "doente"... 16% de Biclubistas?? Isso dá quase 4000 sócios... É muito!! Sei que as coisas estão a mudar e que à 10 Anos a trás os números seriam certamente mais vergonhosos, mas, mesmo assim ainda são muitos!! Valha-nos o facto de a grande maioria querer que o Braga ganhe quando joga com o tal outro clube.

Pelo contrário!!! Este trabalho até serve para desmistificar a ideia que a nossa imprensa repete à exaustão: que a massa associativa do Braga não tem identidade e que é, na sua maioria, adepta de outro clube, em particular benfiquista. Ora este estudo diz-nos que provavelmente serão "apenas" entre 3500 a 4000 sócios que serão simpatizantes de outros clubes e que esses estão repartidos de forma mais ou menos equitativa pelos três metralhas. Mas diz-nos mais: é que destes a esmagadora maioria é mesmo adepta do Braga, uma vez que é por este que torce quando estão em confronto os clubes de sua preferência! Serão menos de 1000 os sócios que são realmente adeptos de um dos três metralhas e "apenas" simpatizantes do nosso clube.
Outra nota importante a meu ver é a nossa implantação nas faixas etárias mais jovens. É preciso insistir a acção do clube nestas faixas para que o processo de crescimento não se perca.
Outra questão importante a meu ver é a implantação no público feminino. Seria importante perceber se há diferenças de participação entre mulheres e homens (e.g., assiduidade aos jogos). Penso que o público feminino é chave para o crescimento do clube. Conquistar uma mulher para associada do clube significa muito provavelmente conquistar com ela toda a família. Toda a gente sabe (pelo menos os mais velhos sabem) que a mulher é que é o verdadeiro chefe de família... ;D ;D ;D 

Outra conclusão relevante deste trabalho (e que me parece óbvia): a identificação do clube com a cidade - concentrando-se os seus adeptos no concelho e em alguns concelhos limítrofes (de destacar Vila Verde). Isto implica a meu ver que a estratégia de crescimento do clube vá necessariamente no sentido de identificar o clube com a cidade, como defendo há muito. Esta estratégia não exclui ninguém. A afinidade com a cidade não se mede pelos contornos administrativos desta, mas pelas relações que as pessoas estabelecem com ela...

Parabéns ao autor do estudo! Pode ser um ponto de partida para um trabalho ainda mais pormenorizado que a SAD tem ao seu alcance através do tratamento dos inquéritos realizados aquando da renumeração dos associados.


NOTA: ainda em relação à implantação do clube no público feminino (que eu acho ser muito importante para que o nosso processo de crescimento seja acelerado) aqui fica a minha sugestão radical: criar uma nova categoria de associado exclusivo para o público feminino completamente gratuito que garantiria o acesso a grande maioria dos jogos (eventualmente exceptuando jogos frente aos metralhas e V. Guimarães, por exemplo, para os quais teriam que adquiri bilhete de público). Obviamente que as coisas devem ser pensadas de forma a que uma mulher que opte por ser sócia "sénior" garanta vantagem  no acesso a todos as partidas (incluindo metralhas, UEFA, etc.)
Penso que seria um "investimento" com um potencial muito grande para ser rentável a prazo. Estou convicto que por cada mulher que aderisse a este esquema muito mais sócios ganharíamos: filhos, pais, etc...

è verdade eeste trabalho dá para retirar várias ilações, e muitas das quais já aqui debatidas muitas vezes.

Quanto á questaõ do bi clubismo eu refiro isso mesmo há que fazer uma distinção entre "bracarenses" sócios do clube e os bracarenses habitantes do concelho o que muitas vezes não é feito pela cs aquando o seus comentários.

outro ponto importante como referiste  Pedro é o facto de mesmo nos bis a maioria apoiar o braga.

Com um pouco de tempo e calma dá para retirar deste trabalho  diversas considerações sobre os sócios do nosso clube que podem ser importantes no desenvolvimento e na direcção das  politicas a apostar para esse desenvolvimento.

Acima de tudo o mais importante é conhecermos um pouco melhor o nosso meio o que até aqui pouco tinha sido feito nesse sentido, e muitas das vezes levava a especulações muitas das vezes não muito correctas, enfim.

Abraço
 

Anuncios M