SCBraga SAD: Plano de trabalho da primeira semana - Sábado treino aberto
O SCBraga vai efectuar treinos bi-diários, conjugados com os imprescindíveis exames médicos. Na quarta-feira e quinta-feira, os treinos vai decorrer à porta-fechada, pelo que sexta-feira (no treino matinal – 09h00), os 15 minutos iniciais serão abertos a repórteres de imagem e fotojornalistas.
No sábado, vai acontecer o primeiro treino aberto do SCBraga. Este apronto está agendado para as 09h00, no relvado do Estádio Municipal de Braga.
Domingo é dia de folga para o grupo de trabalho.
-------------------------------------------------------------------------------------------
SCBraga SAD: Cinco reforços apresentados
O Presidente António Salvador apresentou no primeiro dia de trabalho, cinco novos jogadores do plantel arsenalista, sendo que apenas um foi a novidade do dia.
Philco, Roberto Brum, Anilton Junior e Jair Baylón, foram desde há muito tempo anunciados como reforços para 2007-2008, mas a grande novidade foi a apresentação de Kazeem, um médio promissor de apenas 19 anos.
Kazeem Olanrewaju Kareem nasceu a 21/05/1988, é nigeriano, vem do Fulham de Inglaterra e foi contratado por três temporadas. Depois de ter cumprido com sucesso, um pequeno estágio de observação no nosso Clube, em Abril passado, sob ordens de Jorge Costa, o treinador gostou muito do que viu e confiou-lhe um lugar entre os jogadores que compõem o plantel bracarense. Jogador muito rápido, de grande técnica, visão de jogo e muito combativo. É internacional Sub-20 e Sub-23, e apesar de ainda muito jovem demonstra já bastante apetência para o lugar. É mais uma promessa deste excelente plantel, do qual se espera muito.
O jogador diz ter a certeza de boas “chances de singrar no Clube. Conheço o Clube, é um Grande do futebol português”, revelando-se “impressionado com a organização e estrutura” do SCBraga.
Philco é o reforço mais integrado no plantel. O jogador está desde meio da época passada a trabalhar com o plantel bracarense às ordens de Jorge Costa. Este jovem avançado brasileiro refeiu na conferência de imprensa de apresentação que o SCBraga é um “Grande Clube que luta pela Europa”. Considera que esta época o SCBraga vai ter uma “equipa boa”, sentindo-se “adaptado”, prometendo “lutar por um lugar”.
Roberto Brum, com a sua simpatia, deixou ficar a promessa de “muito trabalho”, até porque no SCBraga a “concorrência” no meio-campo é grande. Sobre esse facto, R. Brum diz sentir-se “muito feliz por jogar ao lado de grandes jogadores”, que já teve a oportunidade de defrontar e ainda na última vez, saíu derrotado. Conhecedor do futebol português, Brum teve um clube nacional (Académica) que lhe abriu as portasdo futebol europeu, mas o jogador diz ter a “certeza que o SCBraga vai marcar a sua história na Europa”.
Anilton Junior é outro jogador perfeitamente adaptado ao futebol português. Cumpriu a temporada transacta ao serviço do Desp. Aves, clube pelo qual realizou uma boa época, despertando o interesse do SCBraga que partiu para a sua contratação. Para Anilton, é uma “grande glória chegar ao SCBraga”, até porque desde que chegou ao futebol português, o seu objectivo passava por “subir na carreira”. Conseguiu-o ao “assinar contrato pelo SCBraga”, disse.
Por último, o avançado peruano Jair Baylón, outra das contratações anunciadas desde há muito, mostrou-se extremamente agradado com as ambições do SCBraga. Baylón disse gostar “muito do Clube”, esperando “fazer de tudo para ajudar”. É conhecido como uma das promessas do futebol peruano e é um jovem muito bem cotado internacionalmente. Promete “muitos golos”... assim esperam os bracarenses.
------------------------------------------------------------------------------------
SCBraga SAD: “Mentalidade é vencer” – António Salvador
Após a apresentação pública dos reforços, o Presidente António Salvador respondeu a algumas questões dos Órgãos de Comunicação Social presentes, deixando desde já bem vincados os objectivos da época bracarense.
O Presidente quer um SCBraga cada vez mais ambicioso, onde a “mentalidade é vencer”. Os grandes objectivos do SCBraga são basicamente aqueles que têm sido desde há alguns anos... “fazer sempre mais e melhor”. Esta época, o calendário competitivo tem o acréscimo de uma competição, a Taça da Liga, e esta é mais uma das grandes metas para o grupo de trabalho. Mas vamos por pontos...
Na Liga, o SCBraga vai “lutar até às últimas jornadas” por um lugar de topo, e quando a mentalidade é de vitórias, “é mais fácil ganhar”, atira o Presidente.
O SCBraga “necessita e quer ganhar títulos”, assume António Salvador, acrescentando que na Taça de Portugal e na “nova” Taça da Liga, a meta é a “final de cada uma das provas”.
A Taça UEFA é uma competição de grande importância e o SCBraga tem de lá estar sempre. O Presidente referiu que esta é uma prova importante, apesar de somente após a Fase de Grupos, e caso o SCBraga jogue com Clubes de grande nível (exemplo Tottenham), é que se torna rentável em termos financeiros. Mas António Salvador não deixou de referir que a participação do Clube na UEFA, dá um grande impulso à presença, ao nome e à marca “SCBraga” além fronteiras, algo de extremamente importante quando se fala em crescimento.
Confrontado com as constantes alterações de equipa técnica ocorridas na época passada, o Presidente respondeu com o facto de a temporada 2006-2007 ter sido “a melhor época dos últimos anos”. Voltou a reiterar a sua total confiança no técnico Jorge Costa, que considera um “treinador que tem todas as condições para ser um dos melhores treinadores nacionais.”
-----------------------------------------------------------------------------------
SCBraga SAD: “Parto para esta época com muita confiança” - Jorge Costa
SCBraga.com: Este plantel dá-lhe garantias?
Jorge Costa: A Administração fez um grande esforço e sacrifício para conseguir os jogadores que eu tinha pedido. Neste momento não temos ainda o plantel definitivo, mas dá-me todas as garantias, por isso parto para esta época com muita confiança.
SCBraga.com: Quais são os principais objectivos para esta época?
Jorge Costa: Na Liga, nunca podemos conseguir menos que aquilo que tem sido hábito nos últimos anos. Queremos andar sempre lá em cima, junto aos lugares de topo.
Na Taça de Portugal, fizemos uma boa campanha a época passada, chegamos à meia-final, mas é uma prova que gostavamos de vencer. Para isso temos noção que os sorteios favoráveis ajudam, mas vamos entrar com grandes ambições.
A Taça da Liga é uma competição nova, na qual o SCBraga tudo irá fazer para ir o mais longe possível. À imagem da Taça de Portugal, é uma competição que nos merece todo o respeito e é mais uma possibilidade que temos de conseguir um título.
Na Taça UEFA, o objectivo inicial passa, obviamente, por passar à Fase de Grupos da prova. Depois, o que fizemos a época passada foi extraordinário e gostavamos de repetir.
O que quero deixar claro, é queem qualquer uma destas competições, sabendo que não vamos vencer todas, uma coisa é certa e que podemos prometer; vamos jogar sempre para ganhar.
SCBraga.com: Continua a sentir um grande apoio dos adeptos bracarenses?
Jorge Costa: Na altura em que entrei, as coisas não estavam a correr bem. Fui uma aposta de risco do Presidente e sempre senti o apoio dos adeptos. Eles perceberam (e sabem) que só todos juntos é que conseguiriamos atingir os objectivos e o apoio fantástico que nos deram foi fundamental para a excelente recta final que fizemos.
SCBraga.com: O que espera da massa adepta bracarense este ano?
Jorge Costa: Da massa adepta do SCBraga, apenas espero que sejam o mesmo que a época passada. São um excelente público e o apoio deles é muito importante para nós. Eles sabem-no, tal como sabem que todos juntos somos mais fortes. Têm vindo a assitir ao grande crescimento do Clube, o que nos deixa felizes a todos.
SCBraga.com: Quais são os jogos que mais recorda da época passada?
Jorge Costa: O jogo com o Tottenham em Braga, porque foi muito especial. Depois há três jogos que irei recordar para sempre: Belenenses e Nacional em Braga; e a meia-final da Taça de Portugal em Belém... foram jogos de apoio inexcedível e fantástico.
SCBraga.com