Quantcast
Uma questão de estratégia!!!
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Uma questão de estratégia!!!
10 Respostas
4185 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
J.C
  Uma questão de estratégia!!!
« em: 22 de Junho de 2007, 20:04 »
Caros Braguistas!!!

Em 1º lugar levem este texto como uma critica construtiva!

Em termos desportivos o S.C.Braga nestes últimos anos tem andado na mó de cima, tendo por isso também nesse tempo tido oportunidades únicas de negócio e muito bem aproveitadas pelo nosso presidente. Quanto aos benefícios desses negócios estamos todos de acordo ao dizer que foram bons para o S.C.Braga. Atreves dos dinheiros destas transferências a direcção do S.C.Braga tenta agora voos mais ambiciosos. Mas a pergunta que eu coloco é a seguinte:

Desta forma é possível aspirar a voos mais ambiciosos de forma sustentada?

Na minha opinião não!! O S.C.Braga tem um défice mensal de aproximadamente 50 mil contos mes, 600 mil contos ano!!! Este défice não agoira nenhum futuro promissor para o nosso clube, pois se até aqui vendemos muito e normalmente bem, o mesmo pode não acontecer daqui para a frente... E nesse sentido se não continuarmos a vender, que é a situação normal, ou pelo menos não com os valores registados até aqui, entramos numa grave crise financeira, pois maior parte dos contratos com os nossos jogadores não finda na próxima época! Ou seja, se por acaso não registramos grandes receitas extraordinárias nas próximas 2 épocas estamos tramados com mais 1 milhão e 200 mil contos de passivo!!! Isto seria um desastre... e não é tão improvável quanto isso...

Então como realizar o sonho!!!

Tendo em conta que não podemos entrar em loucuras, restam-nos poucas alternativas, no meu ponto de vista o crescimento sustentado do nosso clube passa por aumentar as receitas correntes através de outros serviços, que neste momento o S.C.Braga não oferece que possam ser receitas correntes, e para tal não é necessário ter muita imaginação, vasta ver o que os maiores clubes de Portugal fazem, falo de colocar uma grande variedade de produtos desde cascois, guarda-chuva, despertadores, bonecos, despertadores, relogios etc, etc com a marca S.C.Braga, distribuídos em locais apropriados, isto é, numa loja agradável e bem localizada (não no fundo de um centro comercial degradado e mal visto). Mesmo não tendo um mercado tão grande como os 3 “estarolas” sempre são mais alguns euros, para além da promoção da marca Braga que esses mesmos produtos fariam… ou seja, vendemos para nós fazer publicidade!!!! Publicidade essa que faria crescer a massa adepta, que por sua vez aumentava as receitas!
Para além desta questão, em termos futebolísticos teríamos que apostar mais e melhor na formação de forma a abastecer parte da equipa principal com recursos internos, reduzindo assim as despesas.
Isto para dizer, que apenas com uma conjugação de factores é possível de uma forma sustentada procurar voos mais altos e não da forma que se esta a fazer… 
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 21:45 por J.C »
ZGANDULO
ZGANDULO Equipa Principal
  • *****
  • 1257
  Re: Uma questão de estratégia!!!
« Responder #1 em: 22 de Junho de 2007, 22:00 »
Já estamos a dar nas vistas!

As classificações nos últimos 3 anos falam por si...

Figuras carismáticas do mundo do futebol nacional...

Presidência como a melhor de sempre...

Aumento de sócios e simpatizantes assim como o aumento de assistências tanto em casa como fora...

Prestação na UEFA como a melhor de sempre...

SE OS OUTROS DEVEM MILHÕES, PORQUE É QUE NÓS NÃO PODEMOS DEVER UNS MILHARES???
Anuncios M
Anuncios M
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Uma questão de estratégia!!!
« Responder #2 em: 22 de Junho de 2007, 22:25 »
esta questão levantada pelo JC deve provocar alguma reflexão e é, inevitavelmente, um passo firme na realidade do clube.

Não sei se , de facto, o défice mensal ronda os 50 mil contos. Se não é este valor não deve andar mto longe.

Sei ~´e que temos jogadores caros e apenas 2/3 hipoteses claras de venda que podem aguentar o clube mais um par de anos. Penso mesmo que o próximo mandato de salvador está garantido com a eventual venda de madrid, LFilipe (em ultimo ano de contrato), Rodriguez e eventualmente Cesinha.para além destserão casos pontuais ou então fruto de revelações...

Se temos "suporte" para 2/3 anos preocupa-me o futuro.
E meus amigos, apesar de sempre batermos na tecla do marketing,<o certo é que este não é solução para esta maleita. Pode e deve ser explorado mas não é o EL Dorado que muitos de nós falamos. E porquê?...é uma pescadinha de rabo na boca. SEm marketing e merchandising não existe promoção e se não existe promoção e impulso de compra não existem receitas vivas destas áreas.

vamos por partes:
Consideremos que 10 mil sócios compram pelo menos uma vez no ano umproduto oficial. Pensemos que sja acchecol e/ou boné e/ou camisola. Que chegue aos 50 euros por ano.TEREMOS 500 MIL EUROS. a 20% DE LUCRO serão 100 mil euros..!!!! Não paga um ano de salários. Mas se pensarmos sempre assim tb não crescemos e diminuimos a possibilidade de vendas...

è por isto que defendo uma aposta clara numa estratégia para o Braga. Determinar o< publico alvo, a região/regiões de penetração e saber de que forma se ataca estes alvos é prioridade. è assim que se gere recursos escassos de forma a não dispersar e atirar polvora seca

Enquanto não optarmos por isto não teremos futuro nestas áreas...

Além disso, tenho como certa apressunção de que todos os presidentes e direcções têm horizontes restritos em termos temporais e apostas claras com dividendos a médio/longo prazo não colhem aceitação. As direcções procupam-se com o SEU TEMPO, AS SUAS VITÓRIAS, AS SUAS ORGANIZAÇÕES. Um presidente é reconhecido por ter conquistado 1 CAMPEONATO, x TAÇAS E TANTAS PRESENÇAS EUROPEIAS... Rraramente ficam para a posteridade os grandes mentores de patrimõnio e os gestores de eleição.

por isso compreendo algumas posições de maior receio em apostar em áreas sem  dividendos imediatos sejam eles de que forma sejam...
J.C
  Re: Uma questão de estratégia!!!
« Responder #3 em: 22 de Junho de 2007, 22:39 »
Mas o principal objectivo do Mkt não é a venda de merchandising, mas sim a visibilidade que esse merchandising dá a marca Braga, o objectivo é tornar a marca Braga uma marca mais forte, para aumentar a massa adepta, pois essa é que dá uma boa fonte de receita! Tal como eu disse o merchandising serve para promover a marca Braga, pois vendes um produto que te faz publicidade, tens um ganho duplo!!!
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 22:41 por J.C »
J.C
  Re: Uma questão de estratégia!!!
« Responder #4 em: 22 de Junho de 2007, 22:54 »

Além disso, tenho como certa apressunção de que todos os presidentes e direcções têm horizontes restritos em termos temporais e apostas claras com dividendos a médio/longo prazo não colhem aceitação. As direcções procupam-se com o SEU TEMPO, AS SUAS VITÓRIAS, AS SUAS ORGANIZAÇÕES. Um presidente é reconhecido por ter conquistado 1 CAMPEONATO, x TAÇAS E TANTAS PRESENÇAS EUROPEIAS... Rraramente ficam para a posteridade os grandes mentores de patrimõnio e os gestores de eleição.


Nem mais...
Vamos imaginar que o Salvador sai agora em Outubro... Saia pela porta grande!!! Era o maior...
E o sucessor é que pagava as favas de ter um défice garantido de 3 M euros por época...
É perciso ver com olhos de ver... Nem tudo que parece é!!!
Mas eu não sou anti-salvador, nem coisa do género e acho que está a fazer um bom trabalho ao serviço do nosso clube, mas tb a gestão da direcção não é tão perfeita como o que pintam...
Augusto Gomes Equipa Reservas
  • ****
  • 966
  Re: Uma questão de estratégia!!!
« Responder #5 em: 23 de Junho de 2007, 00:58 »
É evidente que as vendas de produtos Braga são indispensáveis, mas fundamentalmente para criar um clima de euforia e de agitação.Os lucros da operação serão sempre limitados porque a área de acção está muito circunscrita.

Por outro lado, o Braga, é um facto, vive claramente acima das suas receitas correntes e tem um orçamento a rondar os 5 milhões de euros.Significa que não aguenta dois anos seguidos sem receitas extraordinárias de, pelo menos, 4 milhões de euros.

Só resta uma solução.Gerir à FC Porto, que vive fundamentalmente das receitas da Liga dos Campeões e das vendas milionárias de jogadores.Dois anos sem Liga dos Campeões e sem vendas inflacionadas de jogadores (este ano já vendeu...) obriga necessariamente a baixar o orçamento e as expectativas...

Ao Braga só resta conseguir sempre um lugar na Europa, potenciar as receitas de bilheteira, tentar ir o mais longe na Europa e fazer uma venda boa por ano, pelo menos.Quando deixar de o fazer dois anos seguidos o orçamento terá que baixar 30% no minimo...

Só nos resta manter os padrões dos últimos anos para prosseguir...

Mas podemos ter que passar por crises como a do Boavista e do Vitória de Guimarães...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!
Machado_87
Machado_87 Equipa Principal
  • *****
  • 2367
  • Força Mágico Braga!!!
  Re: Uma questão de estratégia!!!
« Responder #6 em: 23 de Junho de 2007, 02:29 »
Sem duvida que é muito importante haver um melhor trabalho ao nivel do Marketing.

Por exemplo se o Braga tivesse uma loja no bragashopping e outra no bragaparque (ou então só uma num destes dois sitios), lojas devidamente "equipadas" com merchandising novo e com muita variedade, haver por exemplo uma zona interactiva para os mais novos com jogos para a sua idade sobre o SCBraga, mas tambem com jogos de perguntas para os mais graúdos, venda de bilhetes, de cadeiras...
As pessoas iriam comprar muito mais, e iriam ficar mais conhecedoras da marca SCB e da história do Clube.
As vendas aumentariam, aumentaria o "conhecimento" em relação ao Braga, seria muito positivo.

Estou a tentar dar algumas ideias, não tendo grande jeito para isto, faço o que posso para ajudar o ENORME ;D  :P

Temos falado muito sobre este assunto e nada tem sido feito...
É preciso claramente fazer algo mais neste sentido
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre
J.C
  Re: Uma questão de estratégia!!!
« Responder #7 em: 23 de Junho de 2007, 13:22 »
Atenção Marketing não é apenas merchandising!!! Nem o fim principal é esse... Isso não dá dinheiro! O que dá dinheiro é sócios e simpatizantes.

Por falar nisso gostava de saber o que a SAD ganha em adulterar o numero de assistências por jogo, tive a ver hoje o estudo da delloite e reparei num dado interessante, no numero de bilhetes vendidos, onde todos od clubes incluem as cadeiras anuais mais os bilhetes do próprio jogo, o S.C.Braga apenas contabiliza os bilhetes do próprio jogo! Dando por isso uma média de 3 242 espectadores por jogo (2005/6)!!!

Agora ponham-se na posição de um empresa que quer fazer publicidade a sua marca e olha para este números vai pagar menos para ter publicidade no nosso clube pois vai pensar que a visibilidade e menor que a realidade!!!

Já agora o passivo do clube ainda vai aproximadamente em 10 Milhões de euros (2005/6), mas até aqui tem sempre vindo a diminuir e muito, apesar do defice, o único problema é que é a custa de receitas extraordinarias, que por serem extraordinarias não podemos tar sempre a contar com elas!!!

Para além disso confirma-se o defice de 3 Milhões época de defice corrente (2005/6)!!!
« Última modificação: 23 de Junho de 2007, 16:40 por J.C »
Anuncios M
Anuncios M
GanDhi
GanDhi Equipa Principal
  • *****
  • 1366
  Re: Uma questão de estratégia!!!
« Responder #8 em: 24 de Junho de 2007, 01:53 »
Nao esquecer o patrocinio que tambem mete nota ca pa dentro..sempre ajuda qualquer coisinha ;D ;D ;D
E este ano ao que parece vai ajudar muito ;D ;D ;D
Digo eu..Pelo menos o que tenho lido algures demonstra isso ;D ;D
1
1 Equipa Principal
  • *****
  • 3346
  Re: Uma questão de estratégia!!!
« Responder #9 em: 24 de Junho de 2007, 14:17 »
Acho que o Braga se devia "gerir" com o dinheiro dos camarotes (que pagam bastante por ano), cadeiras anuais, quotas, bilhetes e patrocínios (e eventualmente dinheiro da UEFA).

Sou contra dar prejuízo e estar sempre a pensar nas receitas extraordinárias.

Quanto ao passivo tem diminuído apesar da subida das despesas acredito que em pouco tempo o nosso passivo seja "nulo" (embora qq empresa tenha passivo)
Arsenal Braga Juniores
  • ***
  • 283
  Re: Uma questão de estratégia!!!
« Responder #10 em: 24 de Junho de 2007, 21:31 »
Atenção Marketing não é apenas merchandising!!! Nem o fim principal é esse... Isso não dá dinheiro! O que dá dinheiro é sócios e simpatizantes.

Por falar nisso gostava de saber o que a SAD ganha em adulterar o numero de assistências por jogo, tive a ver hoje o estudo da delloite e reparei num dado interessante, no numero de bilhetes vendidos, onde todos od clubes incluem as cadeiras anuais mais os bilhetes do próprio jogo, o S.C.Braga apenas contabiliza os bilhetes do próprio jogo! Dando por isso uma média de 3 242 espectadores por jogo (2005/6)!!!
Agora ponham-se na posição de um empresa que quer fazer publicidade a sua marca e olha para este números vai pagar menos para ter publicidade no nosso clube pois vai pensar que a visibilidade e menor que a realidade!!!

Já agora o passivo do clube ainda vai aproximadamente em 10 Milhões de euros (2005/6), mas até aqui tem sempre vindo a diminuir e muito, apesar do defice, o único problema é que é a custa de receitas extraordinarias, que por serem extraordinarias não podemos tar sempre a contar com elas!!!

Para além disso confirma-se o defice de 3 Milhões época de defice corrente (2005/6)!!!


Tenho a certeza que não foi o Braga que deu esses valores! 3 242 espectadores por jogo , é RIDÍCULO...

Quanto ao teu pensamento em relação às outras matérias, concordo inteiramente, embora na minha opinião não haja muito por onde dar. Ou o Braga pensa criar estratégias extra-futebol afim de começar a gerar receitas fixas ou o plantel tem que começar a ser mais barato.
« Última modificação: 24 de Junho de 2007, 21:37 por Arsenal Braga »
Taça Portugal 65/66 15/16
Taça FPF 76/77
Taça Intertoto 08/09
Taça da Liga 12/13
 

Anuncios M