Quantcast
EMB vence prémio de arquitectura paisagista
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
EMB vence prémio de arquitectura paisagista
34 Respostas
10429 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nemec
Nemec Juniores
  • ***
  • 567
  EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« em: 06 de Junho de 2007, 01:43 »
Projecto do arquitecto Daniel Mangana Monteiro

 

ESTÁDIO MUNICIPAL DE BRAGA VENCE PRÉMIO DE ARQUITECTURA PAISAGISTA

O Estádio Municipal de Braga acaba de vencer o “Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista 2007”, atribuído pela “About Blue”, grupo editorial que «lidera a informação sobre o mercado do ambiente e das cidades». O prémio, atribuído ao autor do trabalho de arquitectura paisagista deste multidisciplinar projecto, reconhece o trabalho desenvolvido por Daniel Mangana Monteiro, responsável pela concepção dos espaços exteriores do novo estádio bracarense.

 

Daniel Monteiro, que iniciou a sua actividade profissional como arquitecto paisagista na Câmara Municipal de Braga, repete, assim, a conquista deste reconhecimento público, depois de o ter feito já em 2005 com o projecto do Cemitério Municipal de Monchique, em Guimarães.

Na memória descritiva elaborada para o concurso de que ora resultou vencedor, o arquitecto recorda que o local de construção do Estádio Municipal de Braga – desenhado por Eduardo Souto Moura e já contemplado com vários prémios nacionais e internacionais – se situa numa encosta a norte da cidade, ocupando terrenos declivosos que começam numa pedreira e culminavam, no extremo norte, numa linha de água.

«Para além de dar resposta às directrizes programáticas de acessibilidade e estacionamento, o projecto pretendia (re)criar uma paisagem que permitisse a continuidade visual entre os espaços circundantes do edificio e o futuro Parque Urbano de Braga/Norte, a par da vontade de ter o edifício inserido em espaço natural», explica.

Por esta razão – diz – optou-se por não construir um espaço exterior ajardinado; optou-se igualmente por demarcar de forma evidente o construído do “não-construído”, através da regularidade de traçado das áreas pavimentadas, ou da evidente antropogénese no desenvolvimento dos taludes, por oposição ao leito meandrizante da linha de água, suavidade no desenvolvimento dos movimentos de terras da linha de vale, ou da inserção do arruamento de acesso ao interior do estádio, acentuando, pela oposição destas duas linguagens, a forma de inserção do edifício no meio natural.

De acordo com Daniel Monteiro, também na escolha dos materiais foi assumido este princípio, predominando o uso de inertes nos espaços construídos e, quando usada a flora, esta aparece colocada de forma compassada. Nos restantes espaços, a irregularidade das plantações, a constituição de maciços arbustivos em orla e a promoção da colonização natural de grandes áreas, foi a solução adoptada.

«A implantação do estádio preserva quase na íntegra o maciço arbóreo a poente e parte importante do nascente; o espaço restante – pedreira, encosta e linha de vale – são ocupados pelo edifício, acessos e novo leito da ribeira; dentro deste, os espaços “naturais” são reconstruídos, nomeadamente a linha de vale, através de aterros, modelação e estabilização de terrenos e execução de plantações e sementeiras», justifica.

Sobre a linha de água hoje visível, o arquitecto paisagista refere que o seu leito original se encontrava, nalguns pontos, quatro metros abaixo do nível actual, tendo sido reperfilado dentro da área de intervenção. «Sempre que possível, foi mantida a permeabilidade do leito e os muros construídos em alvenaria de pedra seca», destaca.

Também a colina a poente do estádio merece a sua apreciação, lembrando que ela resulta de importantes movimentos de recolocação de terras: «originalmente este espaço era para manter intocado, contudo a colocação do estaleiro de obra alterou-a profundamente, tendo sido necessário reconstruí-la».

Na vegetação utilizada, o especialista optou por fazer um reconhecimento informal da flora presente na envolvente próxima e utilizar as espécies predominantes, tendo sido, no entanto, introduzidas algumas novas espécies, nomeadamente amieiros e pilriteiro.

No estrato arbustivo – refere ainda – a escolha recaiu, entre outras plantas, nos loureiros, medronheiros e folhados, procurando sempre a criação de maciços com alguma expressão.

Já no estrato herbáceo, optou por uma mistura comercial de relvado nas áreas mais próximas dos acessos públicos, sendo esta substituída por mistura específica de hidrossementeira nas zonas de colina e talude, uma mistura que procurou recriar a composição florística local de herbáceas e sub-arbustos, considerando que assim promoveu a base para a promoção da colonização natural desejada nestas áreas.

Licenciado em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora, Daniel Mangana Monteiro trabalhou na delimitação da reserva ecológica nacional de vários concelhos do norte, nos espaços exteriores do Campus de Gualtar da Universidade do Minho, no projecto de infraestruturas da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos (Ponte de Lima), na transladação e reimplantação do Cromeleque do Xerez, no adro da Sé de Vila Real, no Parque 25 de Abril (Caminha) e no também premiado Cemitério Municipal de Guimarães.

No ano passado obteve uma “menção honrosa” na categoria de “Espaços Urbanos” do Prémio Alexandre Herculano, promovido pela Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico.

 

Câmara Municipal de Braga, 5 de Junho de 2007

lipe
lipe Equipa Principal
  • *****
  • 3649
  • 100% braga
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #1 em: 06 de Junho de 2007, 13:08 »
Mais uma distinção. ;)
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.
Anuncios M
Anuncios M
pp
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #2 em: 06 de Junho de 2007, 13:43 »
E a funcionalidade para o qual foi concebido como fica...
Prémios e mais prémios... as dificulfades sempre as mesmas !!!
disco infiltrator
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #3 em: 06 de Junho de 2007, 14:17 »
Prémios de arquitectura que fiquem com eles todos. Aquilo deveria ser um estádio para se assistir a um jogo confortavelmente e com acessos adequados - e não é nada disso.

Por mim dipsensava esses prémios todos e o que gostava era ter era um estádio que atraisse gente para os jogos. Elefantes brancos não.
1
1 Equipa Principal
  • *****
  • 3346
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #4 em: 06 de Junho de 2007, 15:40 »
E a funcionalidade para o qual foi concebido como fica...
Prémios e mais prémios... as dificulfades sempre as mesmas !!!


A funcionalidade para o qual foi concebido foi para ser obra de arte. Uma coisa "bonita". Não foi feito pra ser estádio de futebol
Kilo
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #5 em: 06 de Junho de 2007, 16:19 »
 Eu fico parvo da minha vida!

 É um mau estádio para ver futebol??
 
 É desconfortável?

 Tudo bem, tem o problema das escadas, é um facto! É um problema visivel e inquestionável(mas nunca na nascente inferior, que tem acessos priveligiados)! Mas até a minha avó de 75 anos vai toda  satisfeita ver o futebol, mesmo que para isso tenha que subir dois lanços de escadas (poente inferior)!

 Mas de resto...

 Vê-se bem o jogo de qualquer assento no estádio e em termos de conforto não tem por onde ser criticado(se querem um sofá, epa...fiquem em casa ou comprem um camarote)

 Ainda não estive em nenhum estádio mais confortável nem onde se visse tão bem o futebol como no nosso! E já estive na maioria dos estádios nacionais e em muitos do estrangeiro!

 Estando na nascente inferior, os acessos são muito bons! O pior mesmo é para quem está na poente!

 Estacionamento? No dragão deixei o carro a uma hora a pé do estádio! No EMB, mesmo nas maiores enchentes, nunca a mais de 10 minutos!


 A grande crítica que coloco é estar subaproveitado em termos economicos, há ali muito espaço a explorar, mas que será de dificil execução sem um plano geral de investimento em variados negócios!

 Agora o resto das críticas (à excepção das supra citadas escadas) são infundadas!
Nuno À-Braga
Nuno À-Braga Equipa Principal
  • *****
  • 1027
  • "O BRAGA não é um grande... É o ENORME!"
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #6 em: 06 de Junho de 2007, 16:21 »
E a funcionalidade para o qual foi concebido como fica...
Prémios e mais prémios... as dificulfades sempre as mesmas !!!


A funcionalidade para o qual foi concebido foi para ser obra de arte. Uma coisa "bonita". Não foi feito pra ser estádio de futebol

 Só politiquices.

 É um Estádio super-funcional. O que se passa é que é mal gerido. Todos sabemos que, quando o Braga toma atitudes mais inteligentes, a organização dos jogos corre melhor.
 É o melhor Estádio para ver futebol que conheço. Para jogar também.
fmrabit
fmrabit Equipa Reservas
  • ****
  • 863
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #7 em: 06 de Junho de 2007, 16:43 »
     Criticas, criticas mais criticas, mas uma coisa é certa, ganhasse o SCBraga tantos titulos como prémios tem ganho o EMB e ninguém teria duvidas em nos apelidar de 4º grande !
Anuncios M
Anuncios M
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2671
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #8 em: 06 de Junho de 2007, 17:15 »
Mais uma menção honrosa ao nosso estádio.
Quanto às criticas, penso mais uma vez que são desajustadas, eu sócio da poente, e quando não quero subir escadas entro pela nascente e apenas tenho que subir 1 ou 2 lanços de escadas para chegar à bancada inferior, a nascente nem se coloca o problema... Estacionamento claro que podia ser melhor mas se as pessoas chegarem mais cedo de certeza que arranjam lugares bem perto da entrada, eu que chego em cima da hora mesmo assim consigo quase sempre lugares a 10 minutos do estádio.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
Mau Maria Juniores
  • ***
  • 344
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #9 em: 06 de Junho de 2007, 17:18 »
mais um prémio... não por cumprir o objecto para o qual foi feito, mas antes para olhinho ver...

mas eu gosto mesmo é do espaço oco por dentro (lado poente)... dá pra ficar maravilhado.... para quê aproveitar espaços.... pra alugar lojas escritórios.... isso num interessa nada....

Gambit
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #10 em: 06 de Junho de 2007, 18:12 »
mais um prémio... não por cumprir o objecto para o qual foi feito, mas antes para olhinho ver...

mas eu gosto mesmo é do espaço oco por dentro (lado poente)... dá pra ficar maravilhado.... para quê aproveitar espaços.... pra alugar lojas escritórios.... isso num interessa nada....



Já sei porque se fez um wc gigante lá para os lados da 2ª circular...
Anuncios G
BetaMin
BetaMin Juvenis
  • **
  • 162
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #11 em: 06 de Junho de 2007, 18:21 »
mais um prémio... não por cumprir o objecto para o qual foi feito, mas antes para olhinho ver...

mas eu gosto mesmo é do espaço oco por dentro (lado poente)... dá pra ficar maravilhado.... para quê aproveitar espaços.... pra alugar lojas escritórios.... isso num interessa nada....



Oh, d€fici€nt€, por acaso já viste um jogo de futebol no EMB. Eu quando lá vou, até aquelas pedras me falam, e a brisa ao tocar nos cabos de sustentação da cobertura soam à mais pura melodia.

PS: E para todos os que dizem mal deste estádio. 
« Última modificação: 06 de Junho de 2007, 18:24 por BetaMin »
4338
4338 Equipa Principal
  • *****
  • 1684
  • Nick anterior: 6589, no fórum desde 6 Novemb 2006
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #12 em: 06 de Junho de 2007, 19:11 »
O premio de funcionalidade nao vence de certeza  : l
Pedro-SCB
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #13 em: 06 de Junho de 2007, 19:24 »



 ;) ;) :P :P :P
Nuno À-Braga
Nuno À-Braga Equipa Principal
  • *****
  • 1027
  • "O BRAGA não é um grande... É o ENORME!"
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #14 em: 06 de Junho de 2007, 19:54 »
O premio de funcionalidade nao vence de certeza  : l

 Pois já venceu!!! Um dos incontáveis prémios ganhos pelo EMB foi exactamente de funcionalidade. Pesquisem!!! Se não, depois dá nisto.
BRAGA FOREVER
BRAGA FOREVER Equipa Principal
  • *****
  • 6806
  • QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE!
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #15 em: 06 de Junho de 2007, 21:53 »
Eu fico parvo da minha vida!

 É um mau estádio para ver futebol??
 
 É desconfortável?

 Tudo bem, tem o problema das escadas, é um facto! É um problema visivel e inquestionável(mas nunca na nascente inferior, que tem acessos priveligiados)! Mas até a minha avó de 75 anos vai toda  satisfeita ver o futebol, mesmo que para isso tenha que subir dois lanços de escadas (poente inferior)!

 Mas de resto...

 Vê-se bem o jogo de qualquer assento no estádio e em termos de conforto não tem por onde ser criticado(se querem um sofá, epa...fiquem em casa ou comprem um camarote)

 Ainda não estive em nenhum estádio mais confortável nem onde se visse tão bem o futebol como no nosso! E já estive na maioria dos estádios nacionais e em muitos do estrangeiro!

 Estando na nascente inferior, os acessos são muito bons! O pior mesmo é para quem está na poente!

 Estacionamento? No dragão deixei o carro a uma hora a pé do estádio! No EMB, mesmo nas maiores enchentes, nunca a mais de 10 minutos!


 A grande crítica que coloco é estar subaproveitado em termos economicos, há ali muito espaço a explorar, mas que será de dificil execução sem um plano geral de investimento em variados negócios!

 Agora o resto das críticas (à excepção das supra citadas escadas) são infundadas!


Subscrevo!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!
Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 807
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #16 em: 06 de Junho de 2007, 22:16 »
ok,
não vamos ser mauzinhos.
o estádio que está no meu perfl, ganhou o prémio ROCA em parceria com o Guiness Book, para a maior sanita
Pedro-SCB
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #17 em: 06 de Junho de 2007, 23:15 »
Estádio vence Prémio Nacional de Arquitectura Paisagística

O Estádio Municipal de Braga venceu o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagística 2007, que distingue o trabalho realizado pelo arquitecto Daniel Monteiro, responsável pela concepção dos espaços exteriores daquele estádio, foi hoje anunciado.

O prémio é atribuído pela About Blue, um grupo editorial líder na informação sobre ambiente e cidades. O Estádio Municipal de Braga, um projecto do arquitecto Eduardo Souto Moura já distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, foi construído numa encosta a norte da cidade.

O arquitecto Daniel Monteiro foi o responsável pela concepção dos espaços exteriores do estádio, o que lhe valeu o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagística 2007.

Esta é a segunda vez que Daniel Monteiro conquista este prémio, depois de também ter sido distinguido em 2005, com o projecto do Cemitério Municipal de Monchique, em Guimarães.

Licenciado em Arquitectura Paisagística pela Universidade de Évora, Daniel Mangana Monteiro trabalhou na delimitação da reserva ecológica nacional em vários concelhos do Norte do país, sendo da sua autoria os espaços exteriores do Campus de Gualtar da Universidade do Minho, em Braga, o Parque 25 de Abril, em Caminha, e o adro da Sé de Vila Real.

No ano passado foi distinguido com uma menção honrosa no Prémio Alexandre Herculano, promovido pela Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico.

in ojogo
1
1 Equipa Principal
  • *****
  • 3346
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #18 em: 07 de Junho de 2007, 17:59 »
E a funcionalidade para o qual foi concebido como fica...
Prémios e mais prémios... as dificulfades sempre as mesmas !!!


A funcionalidade para o qual foi concebido foi para ser obra de arte. Uma coisa "bonita". Não foi feito pra ser estádio de futebol

 Só politiquices.

 É um Estádio super-funcional. O que se passa é que é mal gerido. Todos sabemos que, quando o Braga toma atitudes mais inteligentes, a organização dos jogos corre melhor.
 É o melhor Estádio para ver futebol que conheço. Para jogar também.

Eu votei no senhor que o mandou construir. Politiquices? Não tenho partido...

É um estádio super-funcional? Em quê?

 Vê-se bem de todos os lados? sim.
É confortável? é relativo já levei com cadeiras nas costas não me senti confortável. São as piores cadeiras dos estádios que fui do euro (todos menos Algarve)
A cidade de Braga é conhecida como a cidade do betão infelizmente... e o estádio é só mais 1 motivo para isso.

Melhor estádio para jogar? Sinceramente não sei. Sei é que já ouvi jogadores, treinadores dizerem que é estranho jogar sem bancadas atrás. E em termos acústicos infelizmente por muito que se grite e bata palmas o som não chega de um lado ao outro. Para mim um estádio tem piada com barulho, para ouvir futebol sem som, melhor com pouco som, ficava em casa a ver na TV.

O mais ridículo para mim é terem gasto o que gastaram (custou o mesmo que Dragão e Luz  ::) ) e por isso pavilhão não se vê e as piscinas atrasadas em relação ao prazo. Além disso fazer um estádio no seculo XXI não muito perto do centro da cidade e não haver parques suficientes é ridículo. Vê-se nos dias de jogos grandes quanto tempo demoramos. E não foi feito no meio da cidade como outros... é que esses ainda têm desculpa de não haver terrenos pros parques.

Por fim os Sr's jornaleiros deviam estar na bancada de cima. Os melhores lugares do estádio são pra eles... a que propósito? Umas cadeiras tipo cinema ali de certeza que tinham saída. Aliás como os estádios dos estarolas têm.

Mas isto já é "batido" demais o tempo não volta atrás... não falarei mais do estádio neste fórum.

Muito pode ser corrigido mas muito foi mal feito de inicio... não dá pra voltar atrás. Nem falo no frio e na humidade...
lipe
lipe Equipa Principal
  • *****
  • 3649
  • 100% braga
  Re: EMB vence prémio de arquitectura paisagista
« Responder #19 em: 07 de Junho de 2007, 21:29 »
Eu fico parvo da minha vida!

 É um mau estádio para ver futebol??
 
 É desconfortável?

 Tudo bem, tem o problema das escadas, é um facto! É um problema visivel e inquestionável(mas nunca na nascente inferior, que tem acessos priveligiados)! Mas até a minha avó de 75 anos vai toda  satisfeita ver o futebol, mesmo que para isso tenha que subir dois lanços de escadas (poente inferior)!

 Mas de resto...

 Vê-se bem o jogo de qualquer assento no estádio e em termos de conforto não tem por onde ser criticado(se querem um sofá, epa...fiquem em casa ou comprem um camarote)

 Ainda não estive em nenhum estádio mais confortável nem onde se visse tão bem o futebol como no nosso! E já estive na maioria dos estádios nacionais e em muitos do estrangeiro!

 Estando na nascente inferior, os acessos são muito bons! O pior mesmo é para quem está na poente!

 Estacionamento? No dragão deixei o carro a uma hora a pé do estádio! No EMB, mesmo nas maiores enchentes, nunca a mais de 10 minutos!


 A grande crítica que coloco é estar subaproveitado em termos economicos, há ali muito espaço a explorar, mas que será de dificil execução sem um plano geral de investimento em variados negócios!

 Agora o resto das críticas (à excepção das supra citadas escadas) são infundadas!
Subscrevo.
Coomo já disse em tópicos anteriotres :
é um prazer assistir a um jogo de futebol neste estádio.
Quanto ao resto é paisagem ou politiquices.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.
 

Anuncios M