Quantcast
MÉDIA DE IDADES...
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
MÉDIA DE IDADES...
43 Respostas
12570 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15119
  MÉDIA DE IDADES...
« em: 30 de Maio de 2007, 23:51 »
Há uma questão que por várias vezes tem sido aqui aflorada, mas que me parece merecedora de maior discussão. Trata-se da média de idades do nosso plantel. È conhecido que no último ano, tivemos uma equipa que podemos apelidar de “velha”, pois, foi nem mais nem menos, que a mais velha da Liga. Acho que é um factor a ter em conta por várias razões. Entre as mais importantes destaco a possibilidade de realizar mais valias com potenciais vendas no futuro e acima de tudo, ambição e vontade de ganhar. É inegável que os mais jovens têm por norma, mais vontade de ganhar, vontade de se afirmar, no fundo, vontade de triunfar. Já não acontece exactamente o mesmo com os mais velhos, pois, ou já ganharam e não sentem tanto a necessidade de ganhar, ou não ganharam, mas acham que já não vão conseguir ganhar. Outro aspecto importante é o factor “forma física”. Não há grandes dúvidas que um jogador jovem reage melhor ao esforço físico que um mais velho. O jovem recupera melhor, ou seja, em menos tempo que outro com mais idade. Este factor é importante, sobretudo quando há jogos ao meio da semana, como acontece quando há jogos da taça.
Por curiosidade resolvi analisar a média de idades dos planteis da época que agora terminou. Cheguei à brilhante conclusão que a média de idades mais elevada pertencia ao nosso clube (27,60).
A direcção deve ter isto em consideração aquando das contratações...

Médias de idades na época 2006-2007:
 
F. C. Porto:
Média Idade   25,15
Média Altura   180
Média Peso   75
 
Sporting:
Média Idade   24,88
Média Altura   177
Média Peso   73

S. L. Benfica:
Média Idade   27,12
Média Altura   178
Média Peso   73

S. C. Braga:
Média Idade 27,60
Média Altura   179
Média Peso   74

Belenenses:
Média Idade   27,10
Média Altura   181
Média Peso   74

Paços de Ferreira:
Média Idade   26,29
Média Altura   179
Média Peso   75

U. Leiria:
Média Idade   26,30
Média Altura   180
Média Peso   75

C.D. Nacional:
Média Idade   26,30
Média Altura   179
Média Peso   75

Estrela da Amadora:
Média Idade   26,74
Média Altura   180
Média Peso   75

Boavista:
Média Idade   26,88
Média Altura   181
Média Peso   77

Marítimo:
Média Idade   25,38
Média Altura   180
Média Peso   76

Naval:
Média Idade   26,25
Média Altura   180
Média Peso   75

Académica:
Média Idade   25,87
Média Altura   180
Média Peso   76

V. Setúbal:
Média Idade   26,14
Média Altura   181
Média Peso   74

S.C Beira-Mar:
Média Idade   25,14
Média Altura   182
Média Peso   75

C.D. Aves:
Média Idade   27,20
Média Altura   177
Média Peso   74





BRAGA SEMPRE MAIS!
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10193
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #1 em: 31 de Maio de 2007, 00:08 »
Caro Ferreira,

A coisa é ainda mais grave do que apresentas. Se considerares apenas o onze inicial-tipo, a média de idades sobe para mais de 29 anos!!!

Onze inicial (idades em Agosto, início da próxima temporada):

Paulo Santos: 34
Luís Filipe: 28
Paulo Jorge: 26
Rodriguez:23
Carlos Fernandes: 29
Madrid: 26
Vandinho:29
João Pinto: 36
Wender: 32
Maciel: 28
Zé Carlos: 32

Média: 29,4

Isto mostra que para além da média de idades do plantel ser elevada, há uma concentração de primeiras figuras em idades avançadas, futebolisticamente falando...
Anuncios M
Anuncios M
Machado_87
Machado_87 Equipa Principal
  • *****
  • 2367
  • Força Mágico Braga!!!
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #2 em: 31 de Maio de 2007, 00:10 »
É realmente uma questão que tem de ser levada em conta...

Há uma questão que por várias vezes tem sido aqui aflorada, mas que me parece merecedora de maior discussão. Trata-se da média de idades do nosso plantel. È conhecido que no último ano, tivemos uma equipa que podemos apelidar de “velha”, pois, foi nem mais nem menos, que a mais velha da Liga. Acho que é um factor a ter em conta por várias razões. Entre as mais importantes destaco a possibilidade de realizar mais valias com potenciais vendas no futuro e acima de tudo, ambição e vontade de ganhar. É inegável que os mais jovens têm por norma, mais vontade de ganhar, vontade de se afirmar, no fundo, vontade de triunfar. Já não acontece exactamente o mesmo com os mais velhos, pois, ou já ganharam e não sentem tanto a necessidade de ganhar, ou não ganharam, mas acham que já não vão conseguir ganhar. Outro aspecto importante é o factor “forma física”. Não há grandes dúvidas que um jogador jovem reage melhor ao esforço físico que um mais velho. O jovem recupera melhor, ou seja, em menos tempo que outro com mais idade. Este factor é importante, sobretudo quando há jogos ao meio da semana, como acontece quando há jogos da taça.
Por curiosidade resolvi analisar a média de idades dos planteis da época que agora terminou. Cheguei à brilhante conclusão que a média de idades mais elevada pertencia ao nosso clube (27,60).
A direcção deve ter isto em consideração aquando das contratações...

Os jovens por norma têm outra "disponibilidade" para abordar o jogo, e as mais valias que possam eventualmente surgir são muito importantes, como é exemplo o nosso clube, que tem conseguido excelentes encaixes financeiros resultantes de vendas de jogadores jovens(caso mais recente Diego)...
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15119
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #3 em: 31 de Maio de 2007, 00:20 »
Caro Ferreira,

A coisa é ainda mais grave do que apresentas. Se considerares apenas o onze inicial-tipo, a média de idades sobe para mais de 29 anos!!!

Onze inicial (idades em Agosto, início da próxima temporada):

Paulo Santos: 34
Luís Filipe: 28
Paulo Jorge: 26
Rodriguez:23
Carlos Fernandes: 29
Madrid: 26
Vandinho:29
João Pinto: 36
Wender: 32
Maciel: 28
Zé Carlos: 32

Média: 29,4

Isto mostra que para além da média de idades do plantel ser elevada, há uma concentração de primeiras figuras em idades avançadas, futebolisticamente falando...

De facto, quando analisamos a equipa-tipo, verificamos que a média de idades é mesmo muito elevada.
Uma equipa com uma média de idades a rondar os 30 anos não tem grande futuro...

BRAGA SEMPRE MAIS!
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15119
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #4 em: 31 de Maio de 2007, 00:27 »
A média de idades da época que agora terminou merece realce, não só por ser a mais elevada da Liga Bwin, mas também porque relativamente à época anterior subiu mais de 2 anos!

Média de idades no Plantel do Braga:

Época 2004/2005: 25,82
Época 2005/2006: 25,56
Época 2006/2007: 27,60


BRAGA SEMPRE MAIS!
HugoSáPinto
HugoSáPinto Equipa Principal
  • *****
  • 1870
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #5 em: 31 de Maio de 2007, 00:28 »
Sem dúvida, é uma constatação pertinente.
Contudo, sem desconsiderar, de todo, os malefícios referidos por vós, inerentes a esta 'excessiva maturidade', tinha de tornar-me 'advogado do diabo', pelos seguintes factos:
- Quanto à ambição e vontade de ganhar, a teoria é relativa, já que existem jogadores 'idosos' com mais empenho e motivação do que os mais jovens, talvez devido à necessidade de ainda se mostrarem válidos para o futebol;
- Relativamente à “forma física”, é certo que o tempo de recuperação é maior, mas os jogadores mais velhos têm, ao invés, a noção de doseamento do esforço, facto que não sucede nos mais jovens que, consequentemente, contraem mais lesões musculares;
- Em termos de experiência, penso ser quase inquestionável o seu valor, uma vez que, geralmente, são mais racionais, não agindo por impulso, nem causando tantos 'problemas no balneário'...;
- Além disso, são a 'voz sábia' necessária para os mais jovens, aconselhando-os e dando-lhes importantes dicas sobre o jogo;
- São o 'elo de ligação' primordial entre o treinador e os seus pupilos;
- Por fim, analisemos, igualmente, os momentos decisivos das provas em que 'ficámos pelo caminho', como a taça UEFA e Taça de Portugal dos anos anteriores. Não teremos nos vacilado devido à falta desta experiência competitiva?...
Outros benefícios mais ficaram, com certeza, por enumerar, mas atente-se nestes, em defesa daqueles que têm, ainda, muito para nos dar e alegrar.  ;)
« Última modificação: 31 de Maio de 2007, 00:36 por HugoSáPinto »
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15119
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #6 em: 31 de Maio de 2007, 00:40 »
Sem dúvida, é uma constatação pertinente.
Contudo, sem desconsiderar, de todo, os malefícios referidos por vós, inerentes a esta 'excessiva maturidade', tinha de tornar-me 'advogado do diabo', pelos seguintes factos:
- Quanto à ambição e vontade de ganhar, a teoria é relativa, já que existem jogadores 'idosos' com mais empenho e motivação do que os mais jovens, talvez devido à necessidade de ainda se mostrarem válidos para o futebol;
- Relativamente à “forma física”, é certo que o tempo de recuperação é maior, mas os jogadores mais velhos têm, ao invés, a noção de doseamento do esforço, facto que não sucede nos mais jovens que, consequentemente, contraem mais lesões musculares;
- Em termos de experiência, penso ser quase inquestionável o seu valor, uma vez que, geralmente, são mais racionais, não agindo por impulso, nem causando tantos 'problemas no balneário'...;
- Além disso, são a 'voz sábia' necessária para os mais jovens, aconselhando-os e dando-lhes importantes dicas sobre o jogo;
- São o 'elo de ligação' primordial entre o treinador e os seus pupilos;
- Por fim, analisemos, igualmente, os momentos decisivos das provas em que 'ficámos pelo caminho', como a taça UEFA e Taça de Portugal dos anos anteriores. Não teremos nos vacilado devido à falta desta experiência competitiva?...
Outros benefícios mais ficaram, com certeza, por enumerar, mas atente-se nestes, em defesa daqueles que têm, ainda, muito para nos dar e alegrar.  ;)


HugoSáPinto,
Concordo com os teus arguemntos até certo ponto. É verdade que a experiência faz falta. Fazem falta  sem dúvida jogadores experientes, até para enquadrarem os mais novos. Penso é que uma equipa não pode assentar maioritariamente em jogadores "idosos". Deve haver um misto de veterania com juventude. Ao saber-fazer e à experiência, é preciso acrescentar "sangue na guelra".

« Última modificação: 31 de Maio de 2007, 00:42 por Ferreira-Braga »
BRAGA SEMPRE MAIS!
HugoSáPinto
HugoSáPinto Equipa Principal
  • *****
  • 1870
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #7 em: 31 de Maio de 2007, 00:43 »
Sem dúvida, é uma constatação pertinente.
Contudo, sem desconsiderar, de todo, os malefícios referidos por vós, inerentes a esta 'excessiva maturidade', tinha de tornar-me 'advogado do diabo', pelos seguintes factos:
- Quanto à ambição e vontade de ganhar, a teoria é relativa, já que existem jogadores 'idosos' com mais empenho e motivação do que os mais jovens, talvez devido à necessidade de ainda se mostrarem válidos para o futebol;
- Relativamente à “forma física”, é certo que o tempo de recuperação é maior, mas os jogadores mais velhos têm, ao invés, a noção de doseamento do esforço, facto que não sucede nos mais jovens que, consequentemente, contraem mais lesões musculares;
- Em termos de experiência, penso ser quase inquestionável o seu valor, uma vez que, geralmente, são mais racionais, não agindo por impulso, nem causando tantos 'problemas no balneário'...;
- Além disso, são a 'voz sábia' necessária para os mais jovens, aconselhando-os e dando-lhes importantes dicas sobre o jogo;
- São o 'elo de ligação' primordial entre o treinador e os seus pupilos;
- Por fim, analisemos, igualmente, os momentos decisivos das provas em que 'ficámos pelo caminho', como a taça UEFA e Taça de Portugal dos anos anteriores. Não teremos nos vacilado devido à falta desta experiência competitiva?...
Outros benefícios mais ficaram, com certeza, por enumerar, mas atente-se nestes, em defesa daqueles que têm, ainda, muito para nos dar e alegrar.  ;)


HugoSáPinto,
Concordo com os teus arguemntos até certo ponto. É verdade que a experiência faz falta. Fazem falta  sem dúvida jogadores experientes, até para enquadrarem os mais novos. Penso é que uma equipa não pode assentar maioritariamente em jogadores "idosos". Deve haver um misto de veterania com juventude. Ao saber fazer é preciso acrescentar "sangue na guelra".



Ora, nem mais!  ;)
Anuncios M
Anuncios M
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10193
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #8 em: 31 de Maio de 2007, 01:09 »
Sem dúvida, é uma constatação pertinente.
Contudo, sem desconsiderar, de todo, os malefícios referidos por vós, inerentes a esta 'excessiva maturidade', tinha de tornar-me 'advogado do diabo', pelos seguintes factos:
- Quanto à ambição e vontade de ganhar, a teoria é relativa, já que existem jogadores 'idosos' com mais empenho e motivação do que os mais jovens, talvez devido à necessidade de ainda se mostrarem válidos para o futebol;
- Relativamente à “forma física”, é certo que o tempo de recuperação é maior, mas os jogadores mais velhos têm, ao invés, a noção de doseamento do esforço, facto que não sucede nos mais jovens que, consequentemente, contraem mais lesões musculares;
- Em termos de experiência, penso ser quase inquestionável o seu valor, uma vez que, geralmente, são mais racionais, não agindo por impulso, nem causando tantos 'problemas no balneário'...;
- Além disso, são a 'voz sábia' necessária para os mais jovens, aconselhando-os e dando-lhes importantes dicas sobre o jogo;
- São o 'elo de ligação' primordial entre o treinador e os seus pupilos;
- Por fim, analisemos, igualmente, os momentos decisivos das provas em que 'ficámos pelo caminho', como a taça UEFA e Taça de Portugal dos anos anteriores. Não teremos nos vacilado devido à falta desta experiência competitiva?...
Outros benefícios mais ficaram, com certeza, por enumerar, mas atente-se nestes, em defesa daqueles que têm, ainda, muito para nos dar e alegrar.  ;)


Hugo,

não estás a ver bem a questão. Ninguém diz que os jogadores mais velhos não são válidos. Muitas das qualidades que apontas são efectivas. Simplesmente, o futebol é um jogo colectivo. É preciso equilíbrio. Experiencia, ponderação, personalidade são necessárias, mas também irreverência, velocidade, resistência física, sangue na guelra...
O que a média de idades indicia é que estamos curtos no que diz respeito a estas últimas carcaterísticas. E, pelo menos do meu ponto de vista, isso viu-se em campo durante a temporada. O futebol de hoje tem exigências físicas que há uns anos não tinha. Isto não significa que uma equipa não seja capaz de acomodar a presença de 1/2/3 jogadores menos "frescos" com uma organização táctica adequada e com uma boa gestão do banco. O problema é quando do onze em campo, a maioria são homens que, naturalmente, já não têm capacidade para render a um elevado ritmo durante 90 minutos, sobretudo em períodos de sobrecarga de esforço.
Repito: a experiência, o saber táctico, a qualidade refinada de jogadores com muitos anos de futebol são qualidades importantes e necessárias. Mas há que sopesar o que perdemos em capacidade de impor ritmos elevados, em manter um nível de jogo uniforme durante uma partida, na capacidade de recuperação de jogo para jogo, etc. A chave é encontrar um equilíbrio. Que a meu ver não existe neste plantel.
Para além disso, e vivendo a SAD da capacidade de realização de mais-valias em transferências de jogadores, ter um plantel tão "velho" (e sobretudo com tantas primeiras figuras de idade avançada) reduz as possibilidades de negócio. Este ponto é fulcral para a nossa subsistência económica.

Notas:
1. Dizer que ficámos pelo caminho na Taça de Portugal e na UEFA por falta de experiência está muito longe da verdade. Em Belém, foi exactamente a nossa menor frescura física que ditou o afastamento (num jogo em que durante os 90 minutos fomos melhores); frente ao Tottenham, perdemos porque simplesmente a diferença de valores era muito grande (embora me pareça que poderíamos ter abordado o encontro de outra forma, em termos tácticos)...
2. Um exemplo relativamente ao que se ganha e perde com a idade: Figo. Está "envelhecido". É mau jogador? Não. Mas já não tem o poder de arranque que o caracterizou, raramente aguenta 90 minutos a um ritmo elevado, é muito mais intermitente no jogo. Por outro lado, sabe esconder a bola como ninguém, ganha faltas, sabe levar o jogo para o ritmo que mais lhe convém, etc... É o que se ganha e perde com a idade. As equipas precisam de uma mescla destas características...
GanDhi
GanDhi Equipa Principal
  • *****
  • 1366
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #9 em: 31 de Maio de 2007, 01:27 »
Eu continuo na minha a idade pa mim nao me interessa...interessa-me a qualidade...O Milan fez o que fez este ano..E tirando um ou outro aquilo  é uma cambada de "cotas"...e nao só o milan mas a maioria das equipas italianas jogam com uma media de idades muito altas e nao é por isso que deixam de ter uma liga melhor que a nossa nem menos competitiva...é preciso é termos uma boa gestao de treino fisico para que os nossos jogadores estarem bem preparados e aguentarem a carga de jogos...E nao se esqueçam que temos das ligas europeias com menos jogos a nivel interno e penso que tirando um ou outro jogo joga-se quase a passo de caracol...
Abraço
Ricard8
Ricard8 Juniores
  • ***
  • 511
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #10 em: 31 de Maio de 2007, 01:39 »
Eu continuo na minha a idade pa mim nao me interessa...interessa-me a qualidade...O Milan fez o que fez este ano..E tirando um ou outro aquilo  é uma cambada de "cotas"...e nao só o milan mas a maioria das equipas italianas jogam com uma media de idades muito altas e nao é por isso que deixam de ter uma liga melhor que a nossa nem menos competitiva...é preciso é termos uma boa gestao de treino fisico para que os nossos jogadores estarem bem preparados e aguentarem a carga de jogos...E nao se esqueçam que temos das ligas europeias com menos jogos a nivel interno e penso que tirando um ou outro jogo joga-se quase a passo de caracol...
Abraço

Tens toda a razão em relação ao Milan que para alem do Kaka é só "velhinhos", mas não se pode comparar a qualidade dos nossos "velhinhos" e dos deles, embora tambem não tenhamos os mesmos objectivos. Os velhinhos do Milan são na maioria jogadores fora do comum e que superam tecnicamente (e não só) a maioria dos jogadores adversarios a não ser o Inter e algumas das outras equipas tipo Roma.
Para alem desta equipa não precisar de vender jogadores para se sustentar como nos precisamos. Para alem de terem um presidente que ja la injetou imenso dinheiro, tem uma massa associativa enorme que faz viver o clube. Ainda a pouco tempo Berlusconi criou um cartão de credito com o nome do Milan e declarou que se este cartão encontrasse o successo desejado os lucros seriam suficientes para contratar Ronaldinho... Para alem de venderem imensas camisolas, pois vendem-se camisolas do Milan no mundo inteiro.

Anuncios G
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10193
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #11 em: 31 de Maio de 2007, 01:52 »
Eu continuo na minha a idade pa mim nao me interessa...interessa-me a qualidade...O Milan fez o que fez este ano..E tirando um ou outro aquilo  é uma cambada de "cotas"...e nao só o milan mas a maioria das equipas italianas jogam com uma media de idades muito altas e nao é por isso que deixam de ter uma liga melhor que a nossa nem menos competitiva...é preciso é termos uma boa gestao de treino fisico para que os nossos jogadores estarem bem preparados e aguentarem a carga de jogos...E nao se esqueçam que temos das ligas europeias com menos jogos a nivel interno e penso que tirando um ou outro jogo joga-se quase a passo de caracol...
Abraço

Tens toda a razão em relação ao Milan que para alem do Kaka é só "velhinhos", mas não se pode comparar a qualidade dos nossos "velhinhos" e dos deles, embora tambem não tenhamos os mesmos objectivos. Os velhinhos do Milan são na maioria jogadores fora do comum e que superam tecnicamente (e não só) a maioria dos jogadores adversarios a não ser o Inter e algumas das outras equipas tipo Roma.
Para alem desta equipa não precisar de vender jogadores para se sustentar como nos precisamos. Para alem de terem um presidente que ja la injetou imenso dinheiro, tem uma massa associativa enorme que faz viver o clube. Ainda a pouco tempo Berlusconi criou um cartão de credito com o nome do Milan e declarou que se este cartão encontrasse o successo desejado os lucros seriam suficientes para contratar Ronaldinho... Para alem de venderem imensas camisolas, pois vendem-se camisolas do Milan no mundo inteiro.


E não me venham com o exemplo do Milan. Sim, senhor, campeão europeu com uma equipa veterana de grande qualidade. Mas qual foi a sua regularidade na Liga italiana? Muito aquém a meu ver do que se exigiria a uma equipa da sua qualidade. Iniciou a Liga com oito pontos de atraso é certo. Mas também a Lazio e a Fiorentina (esta com 15 pontos de penalização) sofreram castigos e com equipas teoricamente com menor potencial, fizeram uma época interna tão boa ou melhor. E a penalização pontual não justifica a distância para a Roma, muito menos para o Inter.
O que quero com isto dizer? Não está, como dizes, em causa a qualidade das equipas e dos jogadores que a compõem como provam alguns jogos da Liga dos Campeões. Mas também a nossa equipa foi capaz de se exibir a bom nível nos jogos da UEFA ou em alguns "jogos grandes" da Liga. Mas essas exibições, pagámo-las com pontos perdidos em jogos ditos "menores". A regularidade de uma época depende, do meu ponto de vista, do equilíbrio do plantel também a nível das idades dos jogadores que o compõem.
Jazzdevill Juniores
  • ***
  • 478
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #12 em: 31 de Maio de 2007, 01:59 »
Sem dúvida, é uma constatação pertinente.
Contudo, sem desconsiderar, de todo, os malefícios referidos por vós, inerentes a esta 'excessiva maturidade', tinha de tornar-me 'advogado do diabo', pelos seguintes factos:
- Quanto à ambição e vontade de ganhar, a teoria é relativa, já que existem jogadores 'idosos' com mais empenho e motivação do que os mais jovens, talvez devido à necessidade de ainda se mostrarem válidos para o futebol;
- Relativamente à “forma física”, é certo que o tempo de recuperação é maior, mas os jogadores mais velhos têm, ao invés, a noção de doseamento do esforço, facto que não sucede nos mais jovens que, consequentemente, contraem mais lesões musculares;
- Em termos de experiência, penso ser quase inquestionável o seu valor, uma vez que, geralmente, são mais racionais, não agindo por impulso, nem causando tantos 'problemas no balneário'...;
- Além disso, são a 'voz sábia' necessária para os mais jovens, aconselhando-os e dando-lhes importantes dicas sobre o jogo;
- São o 'elo de ligação' primordial entre o treinador e os seus pupilos;
- Por fim, analisemos, igualmente, os momentos decisivos das provas em que 'ficámos pelo caminho', como a taça UEFA e Taça de Portugal dos anos anteriores. Não teremos nos vacilado devido à falta desta experiência competitiva?...
Outros benefícios mais ficaram, com certeza, por enumerar, mas atente-se nestes, em defesa daqueles que têm, ainda, muito para nos dar e alegrar.  ;)


Hugo,

não estás a ver bem a questão. Ninguém diz que os jogadores mais velhos não são válidos. Muitas das qualidades que apontas são efectivas. Simplesmente, o futebol é um jogo colectivo. É preciso equilíbrio. Experiencia, ponderação, personalidade são necessárias, mas também irreverência, velocidade, resistência física, sangue na guelra...
O que a média de idades indicia é que estamos curtos no que diz respeito a estas últimas carcaterísticas. E, pelo menos do meu ponto de vista, isso viu-se em campo durante a temporada. O futebol de hoje tem exigências físicas que há uns anos não tinha. Isto não significa que uma equipa não seja capaz de acomodar a presença de 1/2/3 jogadores menos "frescos" com uma organização táctica adequada e com uma boa gestão do banco. O problema é quando do onze em campo, a maioria são homens que, naturalmente, já não têm capacidade para render a um elevado ritmo durante 90 minutos, sobretudo em períodos de sobrecarga de esforço.
Repito: a experiência, o saber táctico, a qualidade refinada de jogadores com muitos anos de futebol são qualidades importantes e necessárias. Mas há que sopesar o que perdemos em capacidade de impor ritmos elevados, em manter um nível de jogo uniforme durante uma partida, na capacidade de recuperação de jogo para jogo, etc. A chave é encontrar um equilíbrio. Que a meu ver não existe neste plantel.
Para além disso, e vivendo a SAD da capacidade de realização de mais-valias em transferências de jogadores, ter um plantel tão "velho" (e sobretudo com tantas primeiras figuras de idade avançada) reduz as possibilidades de negócio. Este ponto é fulcral para a nossa subsistência económica.

Notas:
1. Dizer que ficámos pelo caminho na Taça de Portugal e na UEFA por falta de experiência está muito longe da verdade. Em Belém, foi exactamente a nossa menor frescura física que ditou o afastamento (num jogo em que durante os 90 minutos fomos melhores); frente ao Tottenham, perdemos porque simplesmente a diferença de valores era muito grande (embora me pareça que poderíamos ter abordado o encontro de outra forma, em termos tácticos)...
2. Um exemplo relativamente ao que se ganha e perde com a idade: Figo. Está "envelhecido". É mau jogador? Não. Mas já não tem o poder de arranque que o caracterizou, raramente aguenta 90 minutos a um ritmo elevado, é muito mais intermitente no jogo. Por outro lado, sabe esconder a bola como ninguém, ganha faltas, sabe levar o jogo para o ritmo que mais lhe convém, etc... É o que se ganha e perde com a idade. As equipas precisam de uma mescla destas características...

Concordo em absoluto com o Pedro Ribeiro e já a isso fiz continuada referência em outros posts. Contudo vendo á frente um pouco, há algo que agrava ainda mais o problema: Maciel está fora e Madrid dificilmente continua. Se os substitutos no onze inicial naturais são o Zé Manel de 32 anos ao invés dos 28 do Maciel e do Madrid o Roberto Brum com 28 ao invés dos 26 do Madrid há que fazer de novo as contas... Não esquecer que o J. Tomás jogará e é mais velho que o Zé Carlos. E foi notório no ano que passou o agravar de dificuldades físicas da nossa equipa, que nunca conseguiu fazer jogos uniformes durante os 90'. Se a isso acrescentarmos uma segunda linha de jogadores que eu imagino que jogarão muitas vezes por força de gestão física, castigos e lesões que não dão nem de perto nem de longe as mesmas garantias de qualidade... Enfim, acho que o nosso plantel não só está desiquilibrado em termos de posições como em termos de idades. Espero ser fortemente surpreendido e que o tempo me desminta mas não antevejo uma época serena, a exemplo das últimas.
BRAGA FOREVER
BRAGA FOREVER Equipa Principal
  • *****
  • 6806
  • QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE!
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #13 em: 31 de Maio de 2007, 02:17 »
Realmente a média de idades é um inconveniente e não é de agora. :-\

Olhando pela vertente positiva,também se pode concluir que uma equipa com a maturidade e experiência como a nossa,pode nas alturas de maior pressão, atingir com maior facilidade os objectivos propostos.

Temos o exemplo deste ano que bem perto do fim estávamos  a 6 pontos do Belenenses e com muita experiência conseguimos o 4º lugar.

Mas o melhor mesmo,era distribuir alguns veteranos no meio de "sangue novo". ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!
Apenas_Braga
Apenas_Braga Equipa Principal
  • *****
  • 1195
  • De nascimento até à Eternidade Apenas_Braga
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #14 em: 31 de Maio de 2007, 09:31 »
Meus Amigos

1.º O Beira-Mar tem um média de 25 anos e desceu

2º O Milão ganhou a TCC com uma média de Idade de 28 anos

Se a mádia tem alguma influência a categoria dos jogadores tem muitíssimo mais
JCosta
JCosta Equipa Principal
  • *****
  • 1021
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #15 em: 31 de Maio de 2007, 10:58 »
Caro Ferreira,

A coisa é ainda mais grave do que apresentas. Se considerares apenas o onze inicial-tipo, a média de idades sobe para mais de 29 anos!!!

Onze inicial (idades em Agosto, início da próxima temporada):

Paulo Santos: 34
Luís Filipe: 28
Paulo Jorge: 26
Rodriguez:23
Carlos Fernandes: 29
Madrid: 26
Vandinho:29
João Pinto: 36
Wender: 32
Maciel: 28
Zé Carlos: 32

Média: 29,4

Isto mostra que para além da média de idades do plantel ser elevada, há uma concentração de primeiras figuras em idades avançadas, futebolisticamente falando...


isso é normal acontecer.
Os putoa têm sempre mais dificuldade em afirmarem-se nas equipas.

Era possivel baixar cerca de um ano e meio a esta media só mudando um jogador, mas acho que o João Pinto faz falta e apesar da idade parece-me que desde que o Jorge Costa Chegou ele está com pilhas novas.


Esta questão das idades não me preocupa muito, uma vez que o SCBraga tem substituido bem os jogadores que saem quer por venda quer por dispensa.
Saudinha... da boa.
Cmcorreia Equipa Principal
  • *****
  • 2180
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #16 em: 31 de Maio de 2007, 11:06 »
Boas

A “velha” questão da idade!!!!
Antes de expor a minha ideia que fique bem claro que se tivesse de optar entre uma equipa mais ou menos “velha” é lógico que optaria pela menos”velha” desde que isso não significasse menor qualidade!!!

E é neste ponto que eu quero focar a minha análise não podemos olhar só para a idade temos de ver a qualidade que ela (idade) trás consigo.

Como já demonstraram em termos de idade a nossa média neste último ano foi superior à dos dois anteriores, se analisarmos as épocas em causa vemos que em termos de resultados até melhoramos (o mesmo 4º lugar e melhor nas taças), apesar de em termos de futebol praticado não ser o melhor, contudo só o facto de termos mudado 3 vezes de treinador poderia ser um grande handicap para termos uma época de insucessos o que contudo não se verificou, e na minha perspectiva isso deveu-se também à “idade” do nosso plantel.

Ou seja na minha opinião acho cada vez mais difícil ao SC Braga arranjar jogadores de bom calibre que lhe permitam andar sempre como nos últimos anos, principalmente jogadores de 24/25 anos, pois esses normalmente ou são muito caros ou estão com a cabeça virada para outros lados.

Penso que nesta altura coloca-se um problema ao Braga, como conseguir planteis competitivos sem gastar muito dinheiro? (e note-se que por muito que o Braga queira é quase impossível ir buscar qualquer jogador e ter de pagar no mínimo 500/750 mil euros).
Julgo que esta é uma questão pertinente e de difícil resolução pois se por um lado é difícil ir buscar esses bons jogadores de 24/25 anos por outro se não os tivermos também será mais difícil fazer mais-valias futuras na venda de activos.

Depois de muito escrever, fiquei sem ter uma resposta às minhas dúvidas, isto é qual a melhor opção a tomar, penso contudo que não há uma fórmula mágica mas julgo também que não será possível fazer muito melhor em termos de ter um plantel com a qualidade (pelo menos à partida) do que tivemos e parece que vamos ter, sem ser com jogadores com idade do que nós temos actualmente.

E já chega porque senão ninguém lê isto!!!!!  ;D
Cláudio Correia
lipe
lipe Equipa Principal
  • *****
  • 3649
  • 100% braga
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #17 em: 31 de Maio de 2007, 13:06 »
Concordo quando se diz que temos uma equipa com uma média de idade das mais altas da liga, mas as coisas não se conseguem só com sangue novo tem que haver maturidade, experiência para que se consiga conquistar aquilo que mais queremos.
Se nós tivessemos uma equipa com a média de idades do sporting ( p.e. ) de certeza que não conseguíamos fazer a época que fizemos.
Jogadores novos e com maturidade não é fácil encontrar e os que há estão nos grandes.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.
1
1 Equipa Principal
  • *****
  • 3346
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #18 em: 31 de Maio de 2007, 13:39 »
O Orlando (18 anos) e o outro Peruano (18 anos) vão baixar e muito a media.

Quanto a serem velhos não estou preocupado. O João Pinto com 36 dá "abadas" a 90% dos jogadores em Portugal.

O que interessa é a categoria não a idade como já disseram
moka Juvenis
  • **
  • 165
  Re: MÉDIA DE IDADES...
« Responder #19 em: 31 de Maio de 2007, 14:19 »
o forum tamém tá xeio de kotas e nem por isso é pior k os outros
 

Anuncios M