Quantcast
As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
55 Respostas
13234 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Vlad
Vlad Equipa Principal
  • *****
  • 2808
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #20 em: 16 de Maio de 2007, 17:04 »

Por outro lado, temos que admitir, que caso o SCB tivesse descido de divisão as assistências seriam bem menores ainda. Seriam comparáveis a um jogo de andebol ou de hóquei.


Desculpa lá ó disco, mas às vezes portas-te como a imprensa que o Bracarus tanto critica: exageras, para ter razão.

Não é preciso esperar pela próxima época para comparar as assistências do Braga e do guimarães.

na época 2005/2006 o guimarães ficou em 4.º na média de assistências no seu estádio, teve uma média a rondar os 13/14 mil espectadores. O Braga ficou em 5.º com uma média de 11/12 mil (a académica ficou em 6.º com uma média de 6/7 mil... bem longe).
Como se vê, a diferença não é assim tão grande como os jornalistas a querem fazer crer à força e à custa dos exageros que escrevem.
Eles (guimarães) são mais que nós, mas não são assim tantos, e nem nós somos assim tão poucos. E só acredita nessa historinha quem anda afastado dos estádios há 5 ou 6 anos.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
disco infiltrator
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #21 em: 16 de Maio de 2007, 17:32 »
Prezado Vlad,

Passe o exagero acho que , infelizmente, pode ser que não esteja muito longe da verdade. Espero estar enganado.

Espero desta vez fazer-me entender...

Admito sim, que a diferença de assistências entre o SCB e o Guimarães não é assim tão grande com muitas vezes se diz. Ambos os clubes na primeira divisão e em situações normais as assistências acabam por andar muito próximas, sim. Os nossos adeptos mostraram este ano que até nos jogos fora já conseguimos levar muita gente. Até aí nos podemos comparar ao Guimarães que, quando estava na primeira e segundo a imprensa, era o clube que mais gente movimentava nos jogos fora juntamente com os 3 grandes. Até aqui tudo bem. Concordo plenamante que, nesta  situação, as assistências se equiparam.

O que pretendi dizer foi o seguinte, o SCB atravessa um dos melhores momentos desportivos de sempre e o Guimarães um dos piores. Vamos ser sinceros, o SCB na segunda divisão e num dos seus piores momentos desportivos e financeiros conseguiria atrair tanta gente para o EMB com o Guimarães atrai para  o estádio deles? Mesmo com borlas, promoções, etc ? Conseguiria? Era isto que eu queria dizer.

Oo clube de futebol de guimarães é um dos nossos rivais de eleição e que , a par dos lampiões (por outras razões), são os que mais prazer me dá vencer. No entando, admito que eles têm mais adeptos e que apoiam o clube nos bons e maus momentos. O SCB também os tem mas não são tantos como eles são.

Comparo com o guimarães pois eles são o raro exemplo em Portugal - mas é  um exemplo - para provar que o SCB e a cidade têm capacidade para atrair mais adeptos. Nesse aspecto eu vejo o guimarães como o exemplo a seguir.
Não tenho qualquer problema em admitir, como já disse anteriormente, gostaria que o SCB tenha um dia adeptos assim. E espero que nunca aconteça mesmo mas, caso o Braga um dia passe um mau período e desça de divisão, gostaria que os nossos adeptos e sócios continuassem a ir ao estádio.


Julgo que o SCB está a crescer e estamos a atrair cada vez mais adeptos e cada vez mais jovens. Aquela coisa que se dizia de em Braga serem benfiquistas (das coisas que mais irrita) já está a ser ultrapassada. Acredito que vamos  crescer cada vez mais mas ainda não temos adeptos em número suficiente e tão seguidores da equipa como são os de guimarães. Ainda não temos mas acredito que podemos lá chegar.....


Espero ter-me feito entender.

PS:  e não ando afastado dos estádios há 5 ou 6 anos, não consigo ir tanto como gostaria mas muito de vez em quando lá vou indo...e não é por falta de  vontade

Anuncios M
Anuncios M
tiger Iniciados
  • *
  • 5
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #22 em: 16 de Maio de 2007, 17:34 »

Por outro lado, temos que admitir, que caso o SCB tivesse descido de divisão as assistências seriam bem menores ainda. Seriam comparáveis a um jogo de andebol ou de hóquei.


Desculpa lá ó disco, mas às vezes portas-te como a imprensa que o Bracarus tanto critica: exageras, para ter razão.

Não é preciso esperar pela próxima época para comparar as assistências do Braga e do guimarães.

na época 2005/2006 o guimarães ficou em 4.º na média de assistências no seu estádio, teve uma média a rondar os 13/14 mil espectadores. O Braga ficou em 5.º com uma média de 11/12 mil (a académica ficou em 6.º com uma média de 6/7 mil... bem longe).
Como se vê, a diferença não é assim tão grande como os jornalistas a querem fazer crer à força e à custa dos exageros que escrevem.
Eles (guimarães) são mais que nós, mas não são assim tantos, e nem nós somos assim tão poucos. E só acredita nessa historinha quem anda afastado dos estádios há 5 ou 6 anos.


SuperLiga 2005-2006

   Club                        Average   vs '05   Highest

 1 SL Benfica                43.057    22,8%   63.489
 2 FC do Porto              38.679    7,3%   50.109
 3 Sporting CP              31.640     5,9%   48.018
 4 Vitória SC Guimarães           15.979     5,1%   23.183
 5 SC de Braga             11.550     2,2%   25.000
 6 A Académica de Coimbra  9.865       5,4%   26.118
 7 CF Os Belenenses           5.365    33,1%   16.000
 8 Boavista FC             4.694    -48,6%    9.500
 9 Gil Vicente FC          4.495      1,4%   10.653
10 CS Marítimo            4.324    11,4%   10.000
11 Vitória FC Setúbal           3.835   -29,1%    8.000
12 UD de Leira            3.256  -35,7%   16.796
13 FC Paços de Ferreira        3.076     NEW    5.000
14 Rio Ave FC           2.824   -22,0%    6.000
15 FC de Penafiel       2.253   -45,3%    8.000
16 A Naval 1º Maio           2.101     NEW    6.000
17 CD Nacional Madeira        1.935     4,1%    3.000
18 CF Estrela da Amadora   1.865     NEW    5.000

   Total         10.600   -0,2%   63.489

in http://www.european-football-statistics.co.uk/attn/2000/avepor.htm
Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 815
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #23 em: 16 de Maio de 2007, 17:44 »
"...
Não vou recapitular a minha CONVICÇÃO de que as assistências de Braga são sempre minimizadas face às reais, e que as de Guimarães, são sistematicamente empoladas"
...

Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10193
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #24 em: 16 de Maio de 2007, 17:47 »
Caro disco,

Do meu ponto de vista, não há nada no que disseste que coloque em causa o teu braguismo. Devo dizer, aliás, que prezo muito a maioria das tuas intervenções, que denotam um agudo espírito crítico... embora nem sempre esteja de acordo com elas.
Não me parece que nesta questão as opiniões se afastem demasiado umas das outras. Todos reconhecem a maior adesão que existe em Guimarães ao clube local. Distinguimo-nos quanto à dimensão da diferença numérica entre nós e eles e, presumo, quanto às causas deste facto. O Bracarus, pelo que percebi, considera-a muito pequena, tu pensas que ela é muito grande eu estarei num meio termo. Não me parece que a diferença seja tão grande quanto pareces querer dizer. O que se passa é que a adesão clubista, em Guimarães está mais consolidada do que aqui. É isso que explica que ainda que na Liga de Honra haja tão grande adesão. Em Braga, houve um grande crescimento (relativo) nos últimos anos de modo que há uma franja mais ou menos grande de adeptos que não é tão "militante". De modo que, talvez tenhas razão quando dizes que se fôssemos nós a passar por situação idêntica, teríamos uma quebra grande na mobilização clubista - parece-me contudo exagerada a imagem que fazes - creio que temos um núcleo duro de adeptos que é maior do que aquilo que a esmagadora maioria dos clubes da primeira liga poderia apresentar e para além disso, estou convencido que com a possibilidade de subida em jogo seríamos bem capazes de mobilizar a cidade em torno da equipa na fase decisiva.
Aquilo em que talvez discordemos é nos motivos para estas diferenças. A meu ver, elas residem como referi no facto de durante duas décadas o V. Guimarães ter estado quase em permanência nas competições europeias, mordendo por vezes os calcanhares aos metralhas. Não foi por uma especial política de marketing - o que não significa que discorde da sua validade como forma de apressar processos de adesão. Houve uma geração que foi "educada" no sucesso da equipa da sua cidade e nela, a paixão clubísta enraizou-se.
Nós precisámos de mais tempo. É óbvio que o marketing ajuda a apressar processos de adesão ao clube, mas não é solução milagrosa. Para mim, o importante é que tenhamos consciência do potencial enorme que nesta cidade existe e que façamos tudo para que ele se materialize num apoio crescente ao clube. E que não descuremos o papel importante que terá sempre o êxito desportivo...

A meu ver, a dimensão de um clube mede-se pela sua capacidade de mobilização humana. O historial é importante apenas na medida em que é ajuda a criar uma identidade entre os adeptos, sendo para estes motivo certamente de orgulho. A vertente económico-financeira é relevante apenas na medida em que sustenta o presente e garante o futuro do clube. A grandeza do clube são as pessoas que dele fazem parte...

A minha objecção às tuas palavras (que de alguma forma reproduzem os media) é o não reconhecimento de que nós estamos já num patamar diverso da maioria dos clubes da primeira liga, em termos de mobilização de adeptos. Não podemos deixar que nos comparemos a um Boavista ou a um Belenenses, muito menos Beira-mar, U.Leiria e quejandos (antes destes estaria a Académica e talvez o v. Setúbal e o Marítimo). Boavista e Belenenses, com mais rico historial que nós, porventura nalgumas épocas com melhor comportamento desportivo que nós, não têm de facto a mesma dimensão humana que nós, muito menos a mesma dimensão potencial, porque não têm um "território natural" (engolidos pelo Porto num caso, por Benfica e Sporting noutro). E, repara, não digo isto por uma questão de orgulho balofo. É que esta imagem é importante para o nosso crescimento. Se eu vivesse em Guimarães, perante o constante bombardeamento mediático da grande adesão da cidade ao clube, certamente me sentiria compelido a juntar-me à festa; se porventura tivesse uma simpatia por um dos três metralhas, certamente me sentiria envergonhado por não aderir ao clube no qual grande parte da cidade se revê com paixão. Braga, não pode deixar que se passe uma imagem mentirosa de completo alheamento da cidade em relação ao clube porque esse imagem afasta as pessoas do clube. Ninguém se quer rever num clube vazio de adeptos. É isso que a meu ver está em causa aqui. Não podemos continuar a deixar que passe a imagem de que, em termos humanos, somos um clube como o Boavista e o Belenenses porque não é verdade!!! (Ainda) não estamos ao nível do Vitória de Guimarães mas temos uma cidade por trás que nos garante potencial para estarmos, em alguns anos, a um nível no mínimo idêntico!!!

Abraço!!!
Vlad
Vlad Equipa Principal
  • *****
  • 2808
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #25 em: 16 de Maio de 2007, 17:48 »
Tudo bem disco.

Continuo a achar um exagero enorme dizer que o Braga teria uma assistência semelhante a um jogo de hóquei caso descesse de divisão.

Quanto às diferenças entre as assistências entre os dois clubes, acho que ninguém é cego ao ponto de dizer que eles não são mais que não. Todos admitimos isso. O que eu nego a é a diferença persistentemente relatada por essa Rola (e outros) que escreve nos jornais.

PS: agora fora de coisas sérias, não me trates mais por "prezado"... Não me cai bem. É muito formal. Vlad chega e sobra... ou então Bruno.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
tiger Iniciados
  • *
  • 5
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #26 em: 16 de Maio de 2007, 17:59 »
"...
Não vou recapitular a minha CONVICÇÃO de que as assistências de Braga são sempre minimizadas face às reais, e que as de Guimarães, são sistematicamente empoladas"
...



Se te lembrares do jogos as superiores estão sempre as moscas, se tendo cada bancada 7500 lugares x 2 bancadas faz 15.000 lugares, e as inferiores estão praticamente cheias a 3/4, 11/12.000 pessoas, é só olhar á volta.

Podes sempre verificar com os teus olhos, o estádio leva 30.000 pessoas se o estádio estiver cheio e o placar marcar mais que isso, caso contrario está certo. O bilhete ao publico segundo o site, no domingo é de 5€.
« Última modificação: 16 de Maio de 2007, 18:02 por tiger »
Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 815
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #27 em: 16 de Maio de 2007, 18:01 »
"É que esta imagem é importante para o nosso crescimento. Se eu vivesse em Guimarães, perante o constante bombardeamento mediático da grande adesão da cidade ao clube, certamente me sentiria compelido a juntar-me à festa; se porventura tivesse uma simpatia por um dos três metralhas, certamente me sentiria envergonhado por não aderir ao clube no qual grande parte da cidade se revê com paixão. Braga, não pode deixar que se passe uma imagem mentirosa de completo alheamento da cidade em relação ao clube porque esse imagem afasta as pessoas do clube"

Pedro Ribeiro, certíssimo. Outra vez na "mouche"  ;)
Anuncios M
Anuncios M
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #28 em: 16 de Maio de 2007, 18:09 »
E a imagem que se deixou passar foi a que , em Braga, o melhor é mudar o clube para outra terra....

compreendem as diferenças?

Apesar do objectivo das palvras de salvador, a mensagem não teve o efeito desejado e permitiu...interpretações
estilus Juvenis
  • **
  • 182
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #29 em: 16 de Maio de 2007, 18:47 »
carissimos:

a cronica do Rola é apenas a constatação do que o país desportivo pensa.
sEjamos claros:
Este ano, o Vitoria foi levado ao colo pela imprensa e não só, sob a capa de ter "uma massa adepta única" e que " o vitoria tinha que estar na Liga".
Esta situação foi laragamente explorada pela direcção vitoriana que empreendeu uma bem ardilosa teia de marketing para achamada dos adeptos ao estádio: borlas, cadeiras baratas, etc. Não quero criticar este esquema. Acho mto bem o que fizeram , aunda por cima qdo era nartural algum afastamento da equipa pelos adeptos. A direcção do Vitoria deu bem a volta e trouxe a esperança e a sensação de "algo diferente" ao país desportivo.

E enquanto, "nuestro hermanos" faziam das tripas coração para que a massa huma fizesse arrastar a equipa, aliado a uma boa "treta" do experiente manuel cajuda, por cá, o nosso presidente optava por "querer mandar o clube jogar noutra terra" e protestar pela falta de apoio. Em vez de ter uma atitude postiva e apelativa, jogou forte pelo sentido negativo, quase roçando o insulto para os milhares de apoiantes bracarenses.

Sei que "pretendia puxar pela cidade". Não o nego que mexeu com ela. Mas neste caso de forma negativa, criando umas clivagens ainda maiores na cidade.

os nossos vizinhos não tinham equipa nem resultados para oferecer. Ofereceram descontos, apelos, sentido de bairrismo...
Nós optamos por "terapia de choque" enquanto apresentavamos circo do melhor...

enfim, maneiras de encarar as coisas...
É só um breve comentário: Esta época aqui em guimarãess não houveram borlas.Toda a gente pagava. 5€ mas pagava. e as cadeiras são ao mesmo preço do ano passado na liga betadine. Epá é assim: eu acho que voces lutem pelo que é vosso e o defendam ate ao fim. É bonito isso. também ja aqui disse que desejo as maiores felicidades ao braga. Agora este comentário desse senhor é um facto constatado em todo o país. Somos a 4º melhor massa associativa,o clube Portugues que leva mais gente da TERRA fora, e somos admirados pelo país inteiro.É semana sim semana nao na BOLA a elogiar a invasaõ vitoriana aqui e acolá. Conseguir entupir o transito na VCI no porto nao esta ao alcance de qualquer um. Vamos ser justos e repetir o que o pais ja sabe,e veio nesse jornal: Somos a 4ª melhor massa associativa do país.a pagar metemos 26800. agora imaginem de borla! Admitam la que somo. Até o vosso Administrador, o Salvador disse que mais valia mudar para Guimarães!! Mais palavras para que? Se fosse cá ja nao era do clube esse senhor :)
« Última modificação: 16 de Maio de 2007, 19:04 por estilus »
estilus Juvenis
  • **
  • 182
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #30 em: 16 de Maio de 2007, 18:50 »
"Essa distância, a meu ver, reside nas duas décadas de avanço que o vitória teve (anos 80 e 90), nas quais disputou com muita regularidade os lugares europeus, intrometendo-se algumas vezes na luta dos metralhas, enquanto em Braga, foram mais as épocas de aflição que as de sucesso. Houve uma geração conquistada pelo sucesso em Guimarães. Nós apenas nos temos mantido com alguma regularidade nos lugares cimeiros nos últimos anos. Levaremos tempo a a conseguir uma mobilização humana à altura do potencial da cidade. Mas vamos chegar lá, não tenho dúvidas."

 Únicos o caraças! A grande diferença entre Braga e guimaraes é esta! E mais nada! Vejamos daqui a uns anos, se mantivermos este nível, se não metemos mais gente que eles no estádio... Ou se eles tem andado, nos anos oitenta e maioria dos noventa a lutar para não descer, se tinham esta mobilização que tem hoje em dia!
sempre. V~e a media do ano em que descemos de divisao. Ve as medias sempre. Nadas muito mal informado. Aqui em Guimaraes nao se comemora os titulos dos grandes no centro da cidade! Ai de quem se atrevesse. É a unica cidade onde nao ha uma casa dos 3 grandes. por isso e por sermos a 4ª massa associativa do pais somos unicos. Na liga Vitalis conseguimos ser a 4ª maior assistencia... é que o Guimaraes nao e enorme, é GIGANTE!
Anuncios G
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10193
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #31 em: 16 de Maio de 2007, 18:53 »
Média de assistências

Benfica 38720
FC Porto 37949
Sporting 32862
Guimarães 15388
Braga 12238
Académica 8778
Beira-Mar 6708
Boavista 4703
Marítimo 4357
Belenenses 4007
Leixões 4000
Setúbal 3425
Aves 3113
Paços de Ferreira 2933
Leiria 2763
Estrela da Amadora 2201
Naval 1962
Nacional 1920


Assistências do V. Guimarães

1ª Vizela * 13.000
3ª Penafiel * 13.000
5ª Chaves 10.312
7ª Santa Clara * 10.500
9ª Feirense 12.660
11ª Trofense 12.317
14ª Gondomar 11.180
17ª Varzim 9.519
19ª Oliv. Moscavide 12.911
21ª Gil Vicente 16.343
23ª Leixões 25.710
25ª Estoril 17.535
27ª Rio Ave 23.818
28ª Portimonense 26.631

Total de assistências (falta um jogo) 215.436
Média de assistências por jogo 15.388

Recordes batidos
Mesmo no segundo escalão, os vimaranenses só perdem para os três grandes em assistências, tendo uma média de 15.388 pessoas por jogo


Guimarães é único no que toca a espectadores. A sua presença no segundo escalão criava alguma expectativa quanto aos números de assistências que conseguiria manter, mas a uma jornada do final já é possível tirar conclusões... surpreendentes. O jogo frente ao Portimonense, que teve 26.631 adeptos nas bancadas, não só bateu o recorde da Liga Vitalis, como o de todos os jogos do clube no seu estádio e mesmo os do Euro'2004. Superiores, apenas os números do Portugal-Alemanha do Europeu de Sub-21: 28.184 pessoas.

Os vimaranenses têm até ao momento o impressionante registo de mais de 215 mil pessoas nos jogos realizados no Estádio D. Afonso Henriques e uma média de 15.388 espectadores por jogo, um número que deverá crescer após o jogo de domingo com o Olhanense e aproximar-se ainda mais do recorde do ano passado (média de 15.875). Os números até reflectem os vários momentos da época, pois a euforia inicial deu lugar a uma queda até aos 9.519 do jogo com o Varzim, o do início da recuperação, e depois a uma subida que foi quebrando todos os máximos. Ao ponto de a proeza vimaranense merecer destaque entre as equipas da Liga Bwin. O Vitória é o quarto clube profissional nas médias de assistências por jogo, superando Braga, Académica e Belenenses.

in O Jogo


Não percebo como os termos de comparação são as assistências em Braga, em Coimbra e... em Belém!? ??? ??? ???
Admito como pertinente a comparação com a Académica que penso que é o clube que potencialmente terá mais possibilidades de, em termos de mobilização humana potencial, se aproximar de nós e do V. Guimarães (até porque tem uma grande cidade a suportá-la). Mas estes números mostram que não faz sentido colocarem-nos no mesmo saco que Boavista ou (ainda menos) Belenenses. Sendo os números do V. Guimarães merecedores de elogio, estes números também ajudam a relativizá-los, uma vez que é notória a subida das assistências no último terço da Liga Vitalis, quando as hipóteses de subida se foram tornando mais "reais". Veremos na próxima temporada se os números crescerão pelo simples facto de o clube jogar na Liga Bwin. Eu pessoalmente, não acredito que tal suceda de forma sensível, precisamente pelo facto de o V. Guimarães ter conseguido mobilizar na Liga de Honra grande parte do seu (actual) potencial...
estilus Juvenis
  • **
  • 182
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #32 em: 16 de Maio de 2007, 19:02 »
aliás basta ver logo pela 2ª jornada  da liga vitalis. Varzim-VSC. Caímos na 2ª liga, e mesmo assim levamos 8.500 pessoas a póvoa... Desculpem mas isto nao é normal... vejam videos no youtube sobre isso e mais o resto do campeonato... vejam a imagem de abertura do site www.vitoriasc.pt... palavras para que? Somos unicos nesse aspecto, Gigantes. Abraços
Xispes Juniores
  • ***
  • 367
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #33 em: 16 de Maio de 2007, 19:17 »



Por outro lado, temos que admitir, que caso o SCB tivesse descido de divisão as assistências seriam bem menores ainda. Seriam comparáveis a um jogo de andebol ou de hóquei.

Disco, permite-me discordar neste ponto, porque quando o Braga andou pela segunda divisão, segundo me diz o meu Pai, o estádio tinha sempre uma moldura humana considerável, inclusivé no derradeiro jogo, com a Covilhã o estádio tinha mais de 30.000 pessoas.
andre_carneiro
andre_carneiro Equipa Principal
  • *****
  • 1040
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #34 em: 16 de Maio de 2007, 19:21 »
discussões de quem põe mais gente no estádio... é triste ver as estatisticas. De todos os clubes de portugal, tirando os 3 gdes só braga e guimarães metem mais de 10000 pessoas no estádio... há estadios com meia duzia de merrecos quase literalmente... isto tem de mudar
estilus Juvenis
  • **
  • 182
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #35 em: 16 de Maio de 2007, 19:25 »



Por outro lado, temos que admitir, que caso o SCB tivesse descido de divisão as assistências seriam bem menores ainda. Seriam comparáveis a um jogo de andebol ou de hóquei.

Disco, permite-me discordar neste ponto, porque quando o Braga andou pela segunda divisão, segundo me diz o meu Pai, o estádio tinha sempre uma moldura humana considerável, inclusivé no derradeiro jogo, com a Covilhã o estádio tinha mais de 30.000 pessoas.

Espero, mas SINCERAMENTE espero que o Braga nunca desça de divisao, ao contrario de muita gente que quer que o Guimaraes desça, que o braga desça,etc. ESTUPIDEZ.Se por acaso isso um dia acontecesse, aí é que era a prova dos nove. o Guimaraes conseguiu subir a media de assistencias na 2ª! Garanto-vos que se fosse o braga nao seria ssim.enfim, quantas mais equipas do minho na liga melhor.Que fique claro que sou Socio do Guimaraes a 19 anos, mas que desejo as maiores felicidades ao Braga. Porque alem do futebol ha vida,e ainda ha gente racional.
 Abraço
disco infiltrator
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #36 em: 16 de Maio de 2007, 19:27 »
Que estejam aqui adeptos do Guimarães a comentar em nada me afecta desde que sejam respeitadores e intervenham de uma forma inteligente. Também penso que os adeptos do GMR não vão começar a dizer agora que são os maiores baseados apenas na questão das assistências. A mobilização humana que um clube cria é umas das formas de medir a sua grandeza (talvez a principal) e aí o Gmr ainda é superior ao Braga. No entanto, em outros pontos o SCB é nitidamente superior e sem qualquer comparação - gestão, plantel, margem de crescimento, situação financeira, etc etc

Por isso, vamos todos discutir sendo inteligentes. Da mesma forma que temos o bom senso e admitimos que os adeptos do Vitória são AINDA em maior número, esperemos que os adeptos do Vitória também saibam ver que em outras vertentes, o SCB, está nitidamente acima. Digo isto para não se entrar numa discussão tipo "somos os maiores" "somos os melhores".


Como sempre, li com atenção o que o Pedro Ribeiro escreveu e agradeço as  simpáticas palavras.  De facto entendi onde reside a discórdia e, admito, que fui eu quem não se fez entender. Falha minha.

Eu discordo totalmente quando os jornais nos colocam no mesmo saco, em termos de número de adeptos, que clubes como o Boavista, Belenenses, Marítimo, Académica ou Setúbal. Já  nem falo nestes clubes quanto a este assunto. Muito menos em Leiria e Beira Mar. Para mim é bastante claro que temos mais adeptos e temos muita maior margem de progressão que todos esses clubes. É injusto que se compare o SCB em número de adeptos com esses clubes.
Pode parecer chato, mas o único clube que serve de comparação ao SCB, neste assunto, é o Vitória de Guimarães (sem falar nos 3 grandes) que por coincidência é o nosso rival na Região. Vejo o Guimarães como exempo de mobilização de adeptos e que a cidade de Braga e o SCB também têm condições de atingir. No entanto ainda não atingimos. A controvérsia da minha intervenção residiu no facto de referir que o SCB na segunda divisão ainda não teria capacidade de movimentar tanta gente como fez o Vitória na presente época. Aliás, seria bem abaixo, daí o meu exemplo do hóquei e andebol. Esta situação deve-se ao facto de a massa adepta do SCB ainda se estar a consolidar, felizmente estamos a atrair muita gente e gente jovem fruto destes últimos anos de sucesso desportivo. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer e não se deve dizer que já lá chegamos e que estamos ao nível do GMR. Esta situação pode levar a que alguns se acomodem ou que a direcção comece a ficar satisfeita com a "política de angariação de novos adeptos" - coisa que actualmente no SCB não existe.

Resumindo - para mim a prioridade desta direcção deverá residir em cativar mais sócios e adeptos para o SCB. A cidade e o clube têm capacidade para isso. Não é com discursos e ameaças de mudar o clube de cidade que isso se vai conseguir. Deve-se olhar para o guimarães como exemplo nesse campo e acreditar-se que é possível, demora tempo mas é possível. Eles conseguiram por diversas razões e nós também iremos chegar lá. Mas ainda não chegamos.....

« Última modificação: 16 de Maio de 2007, 19:33 por disco infiltrator »
Bracarus
Bracarus Equipa Reservas
  • ****
  • 815
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #37 em: 16 de Maio de 2007, 21:10 »
não queria que este tópico descambasse e nem sequer isto é para ser um diálogo entre adeptos do SCBraga e do guimarães.
gostei de algumas opiniões do Pedro Ribeiro.
quanto ao psl de guimraes que cá veio, nós pela nossa superioridade acatamos e toleramos. o contrário seria mentira, e daí estarmos de facto num patamar superior.
o objectivo deste tópico, não é vangloriar ninguém, é apenas criticar uma realidade mentirosa, que de tantas vezes repetida, parece real .

mas cada vez que leio o que os vimaranenses escrevem (há aí um que afirma que à Povoa já eram 8.500 ( :o)  fico um pouco baralhado, sabendo que o estádio nem estava cheio e que a lotação oficial são 7.000  ::))   cada vez mais me convenço do de que continuamos com as "convicções" vivas de vários pardelhos:

"...
Não vou recapitular a minha CONVICÇÃO de que as assistências de Braga são sempre minimizadas face às reais, e que as de Guimarães, são sistematicamente empoladas"
..."
« Última modificação: 16 de Maio de 2007, 21:14 por Bracarus »
Xispes Juniores
  • ***
  • 367
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #38 em: 16 de Maio de 2007, 21:35 »



Por outro lado, temos que admitir, que caso o SCB tivesse descido de divisão as assistências seriam bem menores ainda. Seriam comparáveis a um jogo de andebol ou de hóquei.

Disco, permite-me discordar neste ponto, porque quando o Braga andou pela segunda divisão, segundo me diz o meu Pai, o estádio tinha sempre uma moldura humana considerável, inclusivé no derradeiro jogo, com a Covilhã o estádio tinha mais de 30.000 pessoas.

Espero, mas SINCERAMENTE espero que o Braga nunca desça de divisao, ao contrario de muita gente que quer que o Guimaraes desça, que o braga desça,etc. ESTUPIDEZ.Se por acaso isso um dia acontecesse, aí é que era a prova dos nove. o Guimaraes conseguiu subir a media de assistencias na 2ª! Garanto-vos que se fosse o braga nao seria ssim.enfim, quantas mais equipas do minho na liga melhor.Que fique claro que sou Socio do Guimaraes a 19 anos, mas que desejo as maiores felicidades ao Braga. Porque alem do futebol ha vida,e ainda ha gente racional.
 Abraço
Tal como eu referi em cima, o Braga já esteve na segunda divisão e tinha uma média de assistências bastante consideravéis.
Paulobo - VitoriaSC
Paulobo - VitoriaSC Juvenis
  • **
  • 137
  Re: As “convicções” do Fernando Rola, e de outros pardelhos....
« Responder #39 em: 16 de Maio de 2007, 23:03 »
não queria que este tópico descambasse e nem sequer isto é para ser um diálogo entre adeptos do SCBraga e do guimarães.
gostei de algumas opiniões do Pedro Ribeiro.
quanto ao psl de guimraes que cá veio, nós pela nossa superioridade acatamos e toleramos. o contrário seria mentira, e daí estarmos de facto num patamar superior.
o objectivo deste tópico, não é vangloriar ninguém, é apenas criticar uma realidade mentirosa, que de tantas vezes repetida, parece real .

mas cada vez que leio o que os vimaranenses escrevem (há aí um que afirma que à Povoa já eram 8.500 ( :o)  fico um pouco baralhado, sabendo que o estádio nem estava cheio e que a lotação oficial são 7.000  ::))   cada vez mais me convenço do de que continuamos com as "convicções" vivas de vários pardelhos:

"...
Não vou recapitular a minha CONVICÇÃO de que as assistências de Braga são sempre minimizadas face às reais, e que as de Guimarães, são sistematicamente empoladas"
..."


Os nºs do varzim - VSC são de +/- 4.500 adeptos (mais coisa menos coisa).
 

Anuncios M