Quantcast
"Indisciplina e insatisfação".
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
"Indisciplina e insatisfação".
9 Respostas
3107 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Equipa Reservas
  • ****
  • 768
  "Indisciplina e insatisfação".
« em: 13 de Maio de 2007, 15:05 »
A época 2006/2007 está próxima do fim.
Neste tópico não importa analisar ou fazer o sumário da presente temporada a nível desportivo(talvez o faça para a semana), mas sim os vários casos de "indisciplina" e "insatisfação" que na presente temporada assolaram o plantel.
Os casos começaram no estágio de Melgaço. Não ficaram por aqui... A falta, ou alegada falta de "autoridade", dos treinadores que passaram pelo SCB levaram a casos como o de João Pinto e Hugo Leal... Mas será que a responsabilidade é só dos treinadores?
Jorge Luiz veio para Braga e passadas umas semana saiu. Antes, Marcel alegando algo insignificante, também quis sair.
A comunicação social relatava todas as semanas casos de insatisfação... Andrade indignou-se quando percebeu que iria perder a titularidade. Zé Carlos indignou-se pelo treinador estar a gerir o plantel e igualmente ir para o banco. Outros não foram tão explícitos... a quebra de rendimento de Madrid e Luís Filipe, após notícias que davam conta do interesse de clubes nos seus serviços, foi bem evidente, perturbando-os sobremaneira apesarem de serem excelentes profissionais.

Tudo isto me causa muita confusão.
Afinal de contas o SCB não é um clube apetível e o sonho de muitos jogadores?
o SCB não éum clube que estava a disputar até bem pouco tempo atrás 3 frentes competitivas?
O SCB não está em dia nos seus compromissos salariais, sendo dos poucos em Portual nessas circunstâncias?
O SCB não proporciona excelentes condições de trabalho aos seus profissionais?

Então o que falhou?
Acho que será errado atribuir uma só causa ao disposto atrás.
Na minha opinião, a constituição do plantel é um dos aspectos. Falta de ambição, acomodação, falta de espírito de equipa, o individual suplantou os interesses colectivos, a mistíca que não foi interiorizada, etc...
A sucessiva alternância de treinadores contribuiu na minha opinião para agudizar os problemas do balneário... e para terminar, acho que houve uma "desautorização", falta de apoio, da SAD a quem poderia impôr regras e fazê-las cumprir... A substituição de Artur Moneiro por Eládio Paramés, será que não contribuiu para exacerbar a questão? Espero sinceramente que haja melhorias na função de DExecutivo, porque até agora, muito sinceramente não descortino melhorias substanciais.
Além das questões relacionadas directamente com a função de Director Executivo, será que existe alguém que seja agregador do grupo e apaziguador de quesílias?
Acho que faltou muito neste SCB quem transmitisse a "mística", ou seja, a filosofia e dinâmica do clube. Quem melhor que jogadores com carisma para fazer isso? Quem melhor que dirigentes da "casa", com credibilidade, para fazer isso?
O que se passa é que jogadores da casa são poucos, aqueles jogadores que até pouco tempo atrás transmitiam os valores da mística, como o BARROSO, ZÉ NUNO, para não falar no ARTUR JORGE, estão por razões óbvias fora do plantel... podiam contudo estar póximos do plantel! E o que a SAD prefere fazer? contratar ousiders...relegando aqueles que na "ausência" de jogadores da casa podiam transmitir a mística braguista para um qualquer canto, como que os quisessem esquecer para sempre...

Concordando ou não com o texto acima escrito, acho consensual que existiram muitos problemas no interior do balneário. O balneário é, além de espaço fisíco, muito mais que isso... é por excelência o llocal "espiritual", onde os jogadores buscam a foça interior que permite fazer a diferença no campeonato...  é por excelência o loacl de origem do espírito de equipa que permite fazer a diferença na competição... é por excelência o poço de energia eque permite fazer a diferença no jogo.

Na vossa opinião, qual(is) a(s) razão(ões) de tantos problemas e insatisfação no plantel do SCB?


Força Gverreiros
Ricard8
Ricard8 Juniores
  • ***
  • 511
  Re: "Indisciplina e insatisfação".
« Responder #1 em: 13 de Maio de 2007, 15:17 »
Penso que uma das razões foi o facto dos jogadores não atingirem os objectivos. A equipa foi feita para chegar a liga dos campeoes mas ainda estamos no 5 lugar, ou seja um reuktadi pior do que o das últimas épocas.
Anuncios M
Anuncios M
Equipa Reservas
  • ****
  • 768
  Re: "Indisciplina e insatisfação".
« Responder #2 em: 13 de Maio de 2007, 16:59 »
Penso que uma das razões foi o facto dos jogadores não atingirem os objectivos. A equipa foi feita para chegar a liga dos campeoes mas ainda estamos no 5 lugar, ou seja um reuktadi pior do que o das últimas épocas.

Certo Ricard8... mas repara, a maior parte dos problemas surgiram durante toda a época, quando tudo ainda seria possível. mas em certa medida terás razão... o campeonato do SCB foi, desde cedo, irregular.
Força Gverreiros
Bvna
Bvna Equipa Principal
  • *****
  • 1711
  Re: "Indisciplina e insatisfação".
« Responder #3 em: 13 de Maio de 2007, 21:27 »
Aponto talvez dois motivos. Um é por talvez, para alguns jogadores o Braga ser visto/entendido como um "trampolim" e quando não acontece o salto, ou por falta de interesse de outros clubes ou por vontade da direcção em não vender, poderá provocar indisciplina/desmotivação.

Outro hipótese é talvez alguns jogadores pensarem que os adeptos e a direcção acham suficiente o 4.º lugar/5.º lugar, i.e. acesso à UEFA. Logo não fomentam a auto-ambição necessária a dar mais uns litrinhos de suor em campo...

Estou no entanto confiante que, na próxima época, um plantel feito à imagem do actual treinador possa corresponder às reais ambições dos adeptos.
Manuel Pereira Equipa Principal
  • *****
  • 1846
  Re: "Indisciplina e insatisfação".
« Responder #4 em: 15 de Maio de 2007, 22:35 »
O Sporting Clube de Braga precisa de dar um salto organizacional. Para além de eventuais factores individuais "os casos de indisciplina numa empresa são falhas da organização da empresa".
Os clubes portugueses são muito pouco organizados. Ou muito desorganizados, como se queira.
Mesmo quando um treinador tem "um perfil pouco disciplinador" se tiver o apoio incondicional, nesse aspecto, da direcção e nunca for desautorizado por esta, dificilmente aparecem graves problemas de disciplina.
Se num grupo (equipa) houver a  tendência a formarem-se com facilidade vários subgrupos com lógicas próprias, também não ajuda nada a haver uma sã convivência e assim estamos com todos os ingredientes para haver casos de indisciplina. Grupo dos portugueses, grupo dos brasileiros...
Era nesta lógica que José Maria Pedroto dizia qualquer coisa como: "um brasileiro é bom, dois é óptimo, três é uma escola de samba".
Seja como for quando se contrata um jogador também se devem ter em conta os seus antecedentes nas equipas que anteriormente representou.
E se um jogador de comportamento mais "rebelde ou mesmo indisciplinado" estiver num bom grupo em que há verdadeiro espírito de equipa, não haverá grande problemas, mas se em vez de um houver vários então tudo se complica.

Em suma se houver casos de indisciplina na equipa como numa empresa o falhanço e da equipa de gestão...  ou direcção.

Saudações braguistas.
Machado_87
Machado_87 Equipa Principal
  • *****
  • 2367
  • Força Mágico Braga!!!
  Re: "Indisciplina e insatisfação".
« Responder #5 em: 15 de Maio de 2007, 23:14 »
Esta época foi DEMASIADO fertil em casos de indisciplina  :-\
Por vezes até deve ter sido muito empolada pela CS mas de qualquer modo foram demasiados casos, algo a que não estavamos habituados  :-[

Esta época vi uma equipa demasiado "desligada", parece que eram desconhecidos, em certas partes da época não foram uma equipa e isso é algo que não pode acontecer numa equipa com as aspirações do Braga...
A união é fundamental num grupo de trabalho, eu joguei no Braga durante meia época anterior e  esta época em futsal juniores, e na outra época a equipa era extremamente unida, eramos uma equipa na verdadeira ascenção da palavra, todos rumavam para o mesmo lado, sempre juntos e todos se ajudavam e aplaudiam mesmo quando se errava...ficamos em 2º(melhor resultado possivel a seguir a uma "super" fundação jorge antunes)
Nesta época a equipa foi toda nova excepto 3 jogadores e não havia união dentro do balneário, criticas entre todos, grupos que se formaram dentro do balneário e não havia união cada um fazia o que queria e olhava apenas para o seu umbigo, resultado...ficamos em 7º(em 10 equipas) MUITO MAU

A equipa do Braga tem de ser um verdadeiro grupo com muita entreajuda entre todos...
Temos de ser unidos, penso que o Jorge Costa tem um papel fundamental neste aspecto, tem de unir a equipa desde o ínicio, temos de mostrar que somos um grupo unido capaz de ombrear de igual para igual com qualquer equipa deste planeta...ou de outro  ;)

Vamos mostrar a força do SPORTING CLUBE DE BRAGA
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15078
  Re: "Indisciplina e insatisfação".
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2007, 23:42 »
Estas coisas têm que ser encaradas com verdade e sem medo das palavras. Se dissermos aquilo que pensamos que esteve realmente na base de toda essa instabilidade, podemos contribuir para erros do passado não se voltem a repetir.
Na minha opinião faltou LIDERANÇA!
Não se sentiu a acção do timoneiro em relação à correcção daquilo que foram alguns desvios, antes pelo contrário, contribuiu com a sua acção para acentuar esses desvios.
Todas aquelas questões que o Zé enumerou, poderiam e deveriam ter sido tratadas doutra forma, contribuindo para o reforço do grupo. O que se verificou, foi que a coesão do grupo foi-se degradando ao longo da época, em virtude de acções talvez pouco pensadas, ou pouco ponderadas, que levaram a decisões precipitadas, em que na maior parte dos casos, os resultados foram os opstos daqueles que eram pretendidos.
Não quero que entendam isto como uma crítica pela crítica. O que acabei de afirmar é a minha mais profunda convicção. Posso afirmar que nada me move contra o actual presidente, mas considero que a sua acção em termos de liderança deixou muito a desejar.
Gostaria que não vissem estas minhas afirmações como "bota-abaixismo", como muito vezes são apelidados aqueles que ousam questionar as decisões do presidente, mas apenas uma reflexão "em voz alta" daquilo que me parece que falhou claramente nesta época.
Salvador pode fazer muito melhor!

BRAGA SEMPRE MAIS!
Braga Winner
Braga Winner Juniores
  • ***
  • 412
  • De Andorra a Braga eu te acompanho...
  Re: "Indisciplina e insatisfação".
« Responder #7 em: 16 de Maio de 2007, 00:01 »
Problemas no balneário, mudanças de treinadores, indisciplina de jogadores, cansaço (preparação fisica), não atingirem o objectivo da liga dos campeões etc etc etc..., são causas do menor aproveitamento da equipa, mas para mim um dos principais motivos de esta época a equipa não estar entre os 3 primeiros é também a falta de "ambição dos jogadores", excepto o Nem, pois desde que chegou a Braga é o único que pensa em grande e não tem vergonha de o assumir em publico, e isso faz falta.

Para o ano acredito que o Jorge Costa vai fazer com que o Braga seja cada vez maior e vamos ficar entre os 3 primeiros.

Braga Sempre ;)
«Acreditem sempre que o SC Braga pode vencer.»
Anuncios M
Anuncios M
Xispes Juniores
  • ***
  • 367
  Re: "Indisciplina e insatisfação".
« Responder #8 em: 16 de Maio de 2007, 12:34 »


Na minha opinião, a constituição do plantel é um dos aspectos. Falta de ambição, acomodação, falta de espírito de equipa, o individual suplantou os interesses colectivos, a mistíca que não foi interiorizada, etc...

Aí está um dos aspecto principais para o dito "fracasso " esta época. falta de ambição e comodismo por parte de alguns jogadores gritantes.

Acho que faltou muito neste SCB quem transmitisse a "mística", ou seja, a filosofia e dinâmica do clube. Quem melhor que jogadores com carisma para fazer isso? Quem melhor que dirigentes da "casa", com credibilidade, para fazer isso?
O que se passa é que jogadores da casa são poucos, aqueles jogadores que até pouco tempo atrás transmitiam os valores da mística, como o BARROSO, ZÉ NUNO, para não falar no ARTUR JORGE, estão por razões óbvias fora do plantel... podiam contudo estar póximos do plantel! E o que a SAD prefere fazer? contratar ousiders...relegando aqueles que na "ausência" de jogadores da casa podiam transmitir a mística braguista para um qualquer canto, como que os quisessem esquecer para sempre...

Ora aí está(acertaste na mouche). Vou relatar um episódio,se calhar vou cometer uma inconfidência mas que não podia deixar em branco, que aconteceu na época transacta.
O presidente AS quando questionado sobre o porquê da extinção da equipa B, ele responde que foi por motivos financeiros(acho que nem ficava tão dispendioso quanto isso), mas que não haveria problemas porque o SCB iria estabelecer protocolos com outros clubes(posso estar enganado,mas ainda não ouvi por parte do SCB qualquer notícia da existência de protocolos com outros clubes). Essa mesma pessoa volta a colocar-lhe outra pergunta, esta bastante pertinente,sr. presidente no futuro quem irá transmitir a mística e os valores do ENORME? R:os que cá chegarem.( agora eu pergunto, quem? os brasileiros, não tendo nada eu contra eles, mas estes não conhecem os verdadeiros valores do SCB).Esta resposta poderá ter várias interpretações e cabe a cada um interpretá-la como bem entender. Quanto à mística,julgo que o Paulo Jorge,como capitão e tendo ele uma personalidade forte,tem um papel preponderante na transmissão desse mesmos valores.

Reis
Reis Equipa Reservas
  • ****
  • 855
  • 1 REGIÃO, 1 IDENTIDADE. BRAGA
  Re: "Indisciplina e insatisfação".
« Responder #9 em: 16 de Maio de 2007, 13:52 »
Para pensar:
Houve indisciplina? SIM!
Houve reacção pronta tanto do treinador como da SAD! SIM!
Não fico contente, mas parece que há mão pesada para este tipo de comportamento!


Não quero comentar das realidades dos actos de indiciplina, porque nos meandros do futebol acontecem demasidas coincidencias...
Pensem:

- noticias de transferencias e interesse de clubes em jogadores, curiosamente sempre nos piores e melhores momentos do Braga, nunca quando o barco estava sereno...
- há actos de indisciplina entre jogadores do Braga? Sim, há, mas por favor indiquem um clube que não haja qualquer acto igual a este!!!!!
- Falta liderança, mistica? sinceramente não vejo um Barroso/Zé Nuno ser o tal lider perante jogadores como o JVP, Maciel, Paulo Santos, que queira impingir uma mistica clubistica de um clube que no "tempo deles", nunca chegou a ser tão forte como agora. Quando estes jogadores já têm um curriculum invejavel...
- oportunidades! São praticamente todos, os jogadores que não estão habituados ao banco... vieram para o Braga com o intuito de "chegar, ver, vencer e subir na vida", mas quando as coisas começam a andar para trás... Ter um treinador que lhe transmita confiança e vontade poderia ajudar, teria alguma vez acontecido isso?



p.s. são tudo teorias, que, tal como o futebol, por vezes não passam de meras teorias...
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.
 

Anuncios M